1 minute read

GRÁFICO 57 – MERCADO FARMACEUTICO BRASILEIRO EM BRL/USD BILHÕES – PPP

segundo o Canal Farmácia da Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos em seu anuário de 2020. O Brasil que em 2020 era o 7º pais no ranking de faturamento no mundo em medicamentos, responde por 2% do mercado mundial, sendo o principal mercado na América Latina e com projeções segundo a consultoria IQVIA antiga QuintillesIMS Health ocupará a 5ª posição no ranking mundial.

GRÁFICO 57 – MERCADO FARMACEUTICO BRASILEIRO EM BRL/USD BILHÕES – PPP9

Advertisement

Fonte: IQVIA; elaboração Sindusfarma, 2020

Os medicamentos com prescrição médica responderam em 2020 por 69% das vendas (média dos últimos 5 anos), sendo os outros 35% dos remédios isentos de prescrição médica. Os laboratórios de origem nacional respondem por 55% das vendas e os genéricos por 15%, sendo que a venda em termos de unidades vendidas (caixas), os laboratórios nacionais possuem um market share de 76% e os genéricos de 35%.

Em termos de carga tributária que incide sobre os medicamentos o estado do Rio de Janeiro segundo a Sindusfarma, dados de 2017 é quem possuía a maior alíquota com 20% de ICMS, todos os outros estados aplicavam alíquota entre 17%-18%, os genéricos possuíam uma alíquota especial em Minas Gerais e São Paulo de 12%. Os impostos no Brasil são o maior vilão da indústria farmacêutica no país, representando 31,3%, colocando o país na liderança quando comparado com outros países, como observamos no GRÁFICO 58. Quando comparamos a carga tributária no preço final com outros setores no país, medicamentos de uso humano só ficam atrás de refeições em restaurantes (32,3%) e trator (31,8%). Só como comparativo, medicamentos de uso animal tem uma carga tributária de 13,1% como podemos observar no GRÁFICO 58.

9Metodologia PPP (Pharmacy Purchase Price) – Preço de Compra da Farmácia.

This article is from: