
3 minute read
IM Case - Crescendo com o Azure
Crescendo com o Azure
INGRAM MICRO BRASIL CONQUISTA PRÊMIO LATAM PARTNER OF THE YEAR 2019 DA MICROSOFT COM CASE FOCADO NO DESENVOLVIMENTO E NA ADOÇÃO DA PLATAFORMA DE CLOUD

Time Ingram Micro Brasil recebe o prêmio Microsoft Latam Partner of The Year 2019
A Ingram Micro Brasil venceu o prêmio Microsoft Latam Partner of The Year 2019 na categoria Indirect Provider na América Latina e região do Caribe. Ela se destacou com o case “In Partners We Trust and with Azure We Grow”, que mostra uma série de estratégias usadas para conquistar mais clientes e alavancar o desenvolvimento da plataforma Azure no País.
“Receber o prêmio da Microsoft é o resultado do pioneirismo que a Ingram Micro Brasil tem como provedor de serviços Cloud, mais o engajamento dos nossos parceiros que investiram junto conosco nessa jornada e um time de profissionais altamente capacitados e comprometidos”, celebra Flávio Moraes, diretor de cloud e soluções digitais da Ingram Micro Brasil.
Foco no Azure
Atualmente, a Ingram Micro Brasil é líder em distribuição do Azure. A empresa foi a primeira a ter um marketplace no Brasil vendendo CSP. Além disso, ela criou o Easy Azure, responsável por acelerar o crescimento da plataforma de Cloud no País.
A estratégia funcionou bem no início, mas existia a demanda por aceleração dos resultados além do longtail, mercado este que a empresa já estava consolidada. Foi aí que a Ingram Micro identificou a necessidade de mudar sua estratégia rapidamente para alavancar o Azure no Brasil.
Para alcançar esse objetivo, a empresa decidiu apostar em cargas de trabalho mais complexas, como IaaS e PaaS. Além disso, ela desenvolveu programas focados no desenvolvimento da plataforma de Cloud. O primeiro foi o Azure Elite Partners, uma iniciativa formada por MSPs (Managed Service Providers) parceiras. A Ingram Micro Brasil selecionou 25 dessas empresas, que ficaram responsáveis por atuar como agentes transformadores da jornada do Azure no Brasil. As companhias, que já eram revendedores de nuvem de tecnologias complementares, receberam apoio para trabalhar com a solução da Microsoft e identificar oportunidades de mercado.
A estratégia rendeu bons resultados, já que as soluções do Azure foram implementadas em empresas do ramo de Transportes, Alimentício, Manufatura e Serviços. A iniciativa também atingiu uma companhia do setor Automobilístico, que apostou em usar o SAP no Azure para reduzir custos em aproximadamente 35%. A Ingram Micro Brasil também investiu na criação do ISV ON, um programa de relacionamento com parceiros e desenvolvedores de soluções. O objetivo era migrar empresas desenvolvedoras de soluções para a nuvem Azure. A distribuidora ressaltou as principais vantagens da plataforma de cloud, mostrando aos parceiros que uma operação rodando em Azure permite que recursos sejam cobrados apenas pelo seu uso. Além disso, o ISV ON funcionou como uma porta de entrada para companhias que queriam estreitar relacionamento com a Microsoft.
RECRUTANDO PARA O AZURE
O IM Azure, programa de recrutamento, foi criado com foco em suporte técnico, geração de demanda, soluções de automação de marketing, CRM e ativos de marketing digital. Pensando no crescimento do Azure, a Ingram Micro criou uma série de campanhas digitais, com diferentes temas, que foram divulgadas ao longo do ano como uma forma de recrutamento. No total, as iniciativas impactaram 10 mil parceiros.
A companhia também fez uma campanha massiva sobre migração de data center e mostrou as vantagens do Azure durante o Engage, programa itinerante que promove conteúdo sobre nuvem e mesas redondas para discutir oportunidades. O evento passa por nove cidades e cobre 1.800 novos parceiros. Recrutando para o Azure
RESULTADOS E PLANOS PARA O FUTURO
O plano traçado rendeu frutos. “Mais que dobramos o nosso resultado em Azure, fomos capazes de desenvolver e entregar projetos para todos os tipos de porte e segmentos. Hoje temos mais de 1/3 do nosso Azure Comsumption Revenue vindo dos ISVs que fazem parte do nosso programa”, diz Flávio Moraes, diretor de cloud e soluções digitais da Ingram Micro Brasil.
Vale destacar que o ISV ON, assim como as melhores práticas do case, foram replicadas na Bélgica, no Canadá e no Reino Unido. A previsão é de que a Ingram Micro Brasil continue focando no Azure, aumentando o número de ISVs e Elite Partners, investindo em outras áreas de solução do serviço de nuvem e ajudando a consolidá-lo ainda mais no mercado nacional.