TODA HORA - 1462

Page 1


TODAHORA.COM

TODA HORA

Rua Diogo Bernardes, n. 2, Quadra 01, sala 01 e 02 – 3º. Andar, Prédio Ephigênio Center, Conj. Jardim Espanha - Aleixo.

CNPJ: 15.183.160/0001-90

PUBLICIDADE

Vendas de anúncio 92 98129-5012

De Segunda à Sexta

Das 8h às 17h

TIRAGEM

10.000 exemplares

FILIADO A

DIRETORIA DE REDAÇÃO

Camila Pereira (MTb 1311/AM)

Larissa Cavalcante (MTb 1110/AM)

EDIÇÃO DE ARTE

Victor Costa

Vanessa Alencar

Desirée Souza

CIRCULAÇÃO

Salles Nascimento

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU WHATSAPP!

Fique sempre atualizado com as notícias mais importantes do dia, em tempo real e no conforto do seu celular. Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos, dicas e as informações que você precisa.

Pesquisa mostra favoritismo de Omar Aziz para o Governo do AM

Pesquisa da Census Consultoria, divulgada nesta sexta-feira (5/12), mostra que o senador Omar Aziz (PSD) lidera com folga a disputa pelo Governo do Amazonas em 2026. O levantamento também revela competição acirrada para o Senado, o desgaste da gestão municipal e a vantagem do presidente Lula (PT) no cenário presidencial no estado. A sondagem foi realizada nesta semana, entre os dias 1º e 4 de dezembro, com dois mil eleitores amazonenses. Nos dois cenários estimulados para o cargo de governador, Omar Aziz aparece na dianteira. Maria do Carmo (PL) se mantém na segunda colocação e a terceira é compartilhada entre o prefeito de Manaus David Almeida e o vice-governador Tadeu de Souza, ambos do Avante.

1º Cenário*

Omar x Maria do Carmo x David Almeida

• Omar Aziz

• Maria do Carmo

• David Almeida

*Nos votos válidos, Omar sobe para 46%, ampliando a distância dos adversários.

2º Cenário**

Omar x Maria do Carmo x Tadeu de Souza

• Omar Aziz

• Maria do Carmo

• David Almeida

** Nesse cenário, o senador tem 54% dos votos válidos, consolidando a dianteira. Omar também chega a 57% das intenções de voto no interior do estado.

rápidas

Caso Marielle: julgamento de réus será em fevereiro

O ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para fevereiro o julgamento sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mortos a tiros de metralhadora em março de 2018, na região central do Rio de Janeiro.

Complexo esportivo da Aleam é integrado ao Centro Sensorial

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil), incorporou a estrutura do Complexo de Esportes, Lazer e Condicionamento Físico ao programa de tratamento terapêutico do Centro Sensorial Dr. Hamilton Cidade, inaugurado nesta semana. A iniciativa vai ampliar o leque de atendimentos aos pacientes com transtornos neurodivergentes.

Abin aponta pressões inéditas sobre as eleições de 2026

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) aponta que as eleições de 2026 serão as mais pressionadas desde a redemocratização. Em relatório, o órgão descreve um conjunto de riscos que combina tecnologia avançada, manipulação digital e disputa de poder em múltiplas frentes. O relatório alerta que a integridade do processo eleitoral dependerá da capacidade do Estado de responder às ameaças.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Manaus 06.12.2025

Manaus cria 800 novos cargos e amplia efetivo da Guarda Municipal

Ampliação tem como objetivo reforçar o efetivo e adequar a estrutura da corporação

Último curso de formação da Guarda Municipal ocorreu em outubro

A Prefeitura de Manaus criou 800 novos cargos para a Guarda Municipal, ampliando o quadro atual para 1.100 vagas vinculadas à Administração Direta do Executivo. A proposta do executivo municipal foi aprovada em regime de urgência, nesta semana, pelos vereadores, com o objetivo de reforçar o efetivo e adequar a estrutura da corporação.

Para justificar a ampliação, o Executivo destacou o limite previsto na Lei Federal nº 13.022/2014, que permite efetivo de até 0,2% da população do município. Com base no Censo 2022, Manaus — que tem 2,06 milhões de habitantes — poderia contar com mais de quatro mil guardas, margem reforçada pela estimativa populacional de 2024, que ultrapassa 2,27 milhões. Atualmente, porém, o efetivo é de apenas 575 servidores. "É cediço que o papel da guarda municipal há muito deixou de estar relacionado apenas à garantia da integridade do patrimônio, mas já faz parte integrante do sistema de segurança pública, como bem reconheceu o Supremo Tribunal Federal (STF), atuando de forma preventiva e ostensiva na prevenção e combate à criminalidade em Manaus", destaca o prefeito no projeto de lei.

O texto aprovado aponta, ainda, que a expansão do quadro exigiu um estudo detalhado sobre o impacto financeiro da medida. Segundo o documento, o aumento gerará uma despesa mensal estimada em R$ 5.382.374,37. O levantamento atende às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige análise de viabilidade para qualquer aumento de gastos com pessoal.

O projeto também menciona o encerramento, em 20 de outubro, do curso de formação profissional da Guarda Municipal. Os alunos são oriundos do concurso realizado em 2023, o que torna necessária a criação imediata de vagas para permitir as nomeações.

Concurso

O concurso mais recente da Guarda Municipal ocorreu em fevereiro de 2024, com oferta de 200 vagas, sendo 190 para ampla concorrência e 10 para pessoas com deficiência. Em outubro deste ano, o prefeito anunciou a realização de um novo concurso em março de 2026, com previsão de mais de 500 vagas, visando consolidar um efetivo de mil guardas municipais.

Novas armas

No início do mês, o prefeito David Almeida entregou 150 pistolas Taurus TS9, calibre 9 mm, para a Guarda Municipal. Com a entrega, Manaus se torna a primeira e única Guarda Municipal do Brasil a operar com uma pistola menos letal, equipada com munição de elastômero, tecnologia que garante respostas proporcionais e fundamentadas no uso progressivo da força.

“Depois de 74 anos, fizemos o primeiro concurso para agentes armados, saímos de dois veículos para mais de cem e fomos os primeiros a autorizar a arma de fogo (...) Segurança nem é obrigação da prefeitura, mas nós estamos fazendo, e fazendo muito. Manaus não espera”, David Almeida, prefeito de Manaus

575 servidores correspondem ao efetivo atual

1.100 agentes de segurança

Manaus reforça ações de prevenção e conscientização sobre HIV/Aids

Casos de HIV chegam a 1,2 mil e mortes por Aids a 183 ao longo de todo ano na capital

Manaus registrou 1.298 novos casos de HIV em adultos e 445 novos diagnósticos de Aids em 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante a campanha Dezembro Vermelho. Ao todo, 183 pessoas morreram em decorrência da doença neste ano na capital. Em 2025, a campanha tem como tema “I = I ou I = 0 (Indetectável = Intransmissível)”, mensagem que reforça que pessoas em tratamento regular, mantendo carga viral indetectável, não transmitem o vírus.

Manaus conta com quatro Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e oito unidades de saúde que acompanham 11.954 pessoas vivendo com HIV, incluindo 130 gestantes.

Para prevenção dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferta Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em 14 unidades; Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em 11 unidades; além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e distribuição de insumos preventivos em 193 estabelecimentos da rede.

A enfermeira Marinélia Ferreira destaca a importância de combater o preconceito. “É essencial que pessoas vivendo com HIV/Aids tenham uma rede de apoio, família e amigos, que possam acolher e apoiar o tratamento. Quando há discriminação, o paciente muitas vezes esconde da família, e as chances de abandono de tratamento é muito grande”, alertou.

Subnotificações

Para o infectologista Noaldo Lucena, campanhas frequentes e testes rápidos são necessários para combater a mentalidade do “melhor não saber”, diminuindo assim a subnotificação dos casos. “Esse tipo de ideia leva ao diagnóstico tardio e maior transmissibilidade. Campanhas mais frequentes, trabalhos em escolas e espaços comunitários ainda parecem ser necessárias, já que infelizmente somos culturalmente um povo de “memória curta”, aponta.

Lucena reforça que todas as pessoas sexualmente ativas devem manter a testagem em dia. “Ela é essencial não só para o HIV como para as outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Essas populações precisam ser conscientizadas para não se lembrarem somente em datas especiais, apesar da importância delas”.

Ações estaduais

O sistema de saúde da rede estadual também se soma à campanha. Ao longo do mês, o Programa Estadual de IST/HIV/Aids, em parceria com municípios e organizações sociais, intensificará as atividades no estado, ampliando o acesso à informação e ao cuidado.

O Amazonas apresentou queda de 20% na mortalidade pela doença nos últimos 10 anos, mas a vigilância e prevenção devem continuar firmes.

“Temos avanços, como a redução da mortalidade, que caiu mais de 20% nos últimos dez anos no nosso estado. E campanhas como o Dezembro Vermelho apontam a importância de não baixar a guarda e chamar a sociedade para essa luta”, alerta a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

PrEP e PEP no Amazonas

A PrEP está disponível em oito municípios: Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins e Presidente Figueiredo.

A PEP já chega a 36 municípios, incluindo Itacoatiara, Barcelos, Apuí, São Gabriel da Cachoeira, Rio Preto da Eva, Urucará e outros.

2025

1.298 casos de HIV em adultos

445 novos casos de Aids

183 óbitos

2024

1.756 casos de HIV em adultos

546 casos novos de Aids

244 óbitos

“Com a terapia antirretroviral e o tratamento adequado, as pessoas conseguem viver bem, com saúde e qualidade de vida, sem desenvolver a Aids, que é o estágio avançado da doença”, Viviana Almeida, gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa.

Dezembro Vermelho alerta para a prevenção do HIV, da Aids e de outras ISTs FOTO:

AM chega a 15 vereadores cassados por fraude à cota de gênero

Cassações revelam uso sistemático de candidaturas "laranjas" nas eleições municipais de 2024

O Amazonas vive um amplo ciclo de responsabilização eleitoral desde que a regra de 30% de candidaturas femininas passou a ser fiscalizada pela Justiça Eleitoral. O estado já soma 15 vereadores cassados por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, além de outros parlamentares que aguardam julgamento em situação de risco real de perda de mandato.

Nesses casos, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) identificou votação zerada ou mínima, ausência de propaganda, inexistência de movimentação financeira, prestações de contas idênticas entre candidatas e falta de participação efetiva na campanha. Quando esses fatores convergem, a Justiça cassa aos diploma seguindo a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na capital, o caso mais emblemático é o do vereador Elan Alencar (DC), já cassado em primeira instância após a Justiça concluir que a candidatura de Joana Cristina França foi montada apenas para preencher a cota. A sentença apontou ausência de campanha, inexistência de filiação válida, falta de quitação eleitoral e nenhuma movimentação financeira.

A decisão também anulou todos os votos do partido Democracia Cristã e tornou Joana inelegível por oito anos. Elan recorreu, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) já se manifestou pelo desprovimento dos recursos.

A situação não é isolada. Outros seis vereadores de Manaus enfrentam risco de cassação. No Agir, o MPE apontou que duas candidatas não realizaram campanha, não movimentaram recursos e tiveram votações irrisórias. A eventual confirmação da fraude pode derrubar os mandatos dos vereadores João Paulo Janjão, Dione Carvalho e Rosinaldo Bual, este já afastado devido prisão pelo

crime de “rachadinha”.

Situação semelhante ocorre na Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), onde uma candidatura é considerada fictícia. O processo ameaça os mandatos de José Ricardo (PT) e Jaildo Oliveira (PV). Todos seguem no cargo enquanto não houver decisão colegiada.

Situação no interior

Em Alvarães, o TRE-AM cassou os mandatos dos vereadores Maurício Cruz e Gregson Brendo. Eles fazem parte da “Federação Brasil da Esperança”, cuja fraude envolve três candidaturas “laranjas”.

Em Iranduba, decisões levaram à cassação de Bruno Lima (Republicanos), Raimundo Carneiro (Republicanos) e Reginaldo Santos (Avante). No caso do Avante, a Justiça identificou duas candidaturas fictícias. Todos mantêm o mandato enquanto recorrem.

"Laranjas"

Prática eleitoral ilícita, a fraude de cota de gênero acontece quando partidos políticos simulam o cumprimento da regra que exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas. A irregularidade é realizada com o lançamento de “candidatas laranjas” que não têm intenção real de disputar a eleição, somente para preencher a porcentagem exigida por lei.

Etapas do processo

A decisão de primeira instância não é imediata:

O vereador cassado continua no cargo até julgamento colegiado pelo TRE-AM

A decisão pode ser levada ao TSE, última instância da Justiça Eleitoral

Já em Tapauá, foram cassados os vereadores Luiz Avelino de Abreu, Izaque Martins Ferreira e Rainilson de Souza Pinheiro, todos do União Brasil.

Impacto

político

Em Alvarães, o TRE-AM cassou os mandatos dos vereadores Maurício Cruz e Gregson Brendo. Eles fazem parte da “Federação Brasil da Esperança”, cuja fraude envolve três candidaturas “laranjas”.

Em Iranduba, decisões levaram à cassação de Bruno Lima (Republicanos), Raimundo Carneiro (Republicanos) e Reginaldo Santos (Avante). No caso do Avante, a Justiça identificou duas candidaturas fictícias. Todos mantêm o mandato enquanto recorrem.

Já em Tapauá, foram cassados os vereadores Luiz Avelino de Abreu, Izaque Martins Ferreira e Rainilson de Souza Pinheiro, todos do União Brasil.

Vereadores cassados por fraude à cota de gênero:

Elan Alencar (DC) - Manaus

Gregson Brendo Rodrigues (PT) Alvarães

Maurício Cruz (PT) - Alvarães

Bruno Lima (Republicanos) - Iranduba

Raimundo Carneiro (Republicanos)Iranduba

Reginaldo Santos (Avante) - Iranduba

Luiz Avelino de Abreu (UB) - Tapauá

Izaque Martins Ferreira (UB) - Tapauá

Rainilson de Souza Pinheiro (UB) Tapauá

Maronilson Costa de Fontes (PL)Presidente Figueiredo*

Obervação: *Todos seguem no mandato durante o processo, exceto Maronilson.

MARHIA EDHUARDA BESSA

Caso Benício: projeto cria protocolo para administração de medicamentos

Segundo a proposta, todas as unidades de saúde devem adotar protocolos padronizados e atualizados

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um projeto de lei que institui o Protocolo de Segurança Obrigatório para a administração de medicamentos em todas as unidades de saúde públicas e privadas do estado. A proposta, de autoria da deputada Débora Menezes (PL), surge dias após a morte de Benício Xavier de Freitas, de apenas 6 anos. O caso ganhou forte repercussão e chamou atenção para falhas na segurança de processos hospitalares.

De acordo com o projeto, todas as unidades de saúde devem adotar protocolos padronizados e atualizados com base nas diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde, com o objetivo de prevenir erros na administração de medicamentos.

O PL exige, como requisitos mínimos, a dupla checagem da identidade do paciente,

Caso Benício

• Benício foi internado com suspeita de laringite;

• Médica prescreveu: lavagem nasal, soro, xarope e três doses de adrenalina intravenosa de 3 ml a cada 30 minutos;

• A criança foi intubada.

verificação cruzada da prescrição, dose, via e horário por dois profissionais de saúde, registro detalhado de cada medicamento aplicado, condições adequadas de armazenamento e programas contínuos de capacitação para as equipes envolvidas.

A fiscalização ficará sob responsabilidade das vigilâncias sanitárias estadual e municipais. O descumprimento pode resultar em advertência, multa, suspensão parcial ou total das atividades e até cancelamento do alvará de funcionamento. Conforme o texto, os valores arrecadados com multas serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde para ações de fiscalização e melhoria da segurança do paciente.

Justificativa

Na justificativa, Débora Menezes afirma que a proposta responde à “urgência de medidas legislativas” para evitar tragédias

•Benício teve seis paradas cardíacas e morreu às 2h55

• Família denunciou o caso à Polícia Civil

como a de Benício. Segundo a parlamentar, o episódio expôs falhas graves na checagem e controle de medicamentos e evidenciou a necessidade de protocolos obrigatórios.

“A implementação desta Lei representa um avanço crucial na proteção dos pacientes, especialmente os mais vulneráveis como as crianças, garantindo que tragédias como a do caso Benício não se repitam”, argumenta.

Caso

Benício morreu na madrugada do dia 23 de novembro, após sofrer seis paradas cardíacas. Os pais afirmam que o menino teria recebido adrenalina por via intravenosa, conduta incompatível com o quadro inicial, que segundo eles era de tosse seca e suspeita de laringite.

Os pais de Benício destacam que houve “uma sucessão de erros sistêmicos”, envolvendo prescrição médica, administração da medicação e falta de supervisão.

O Hospital Santa Júlia, onde ocorreu o atendimento, lamentou a morte e informou que a médica e a técnica de enfermagem responsáveis pelo atendimento foram afastadas. Ambas prestaram depoimento à Polícia Civil do Amazonas.

A Justiça negou o pedido de prisão da médica, apontando que ela colaborou com as investigações, possui residência fixa, não tem antecedentes e apresentou documentos que atestam fragilidade emocional.

• Hospital afastou a médica responsável e a técnica de enfermagem de suas funções 26/11

MARHIA EDHUARDA BESSA
Projeto de Lei tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
• Polícia Civil realizou a acareação entre a médica e a técnica de enfermagem

Pagamento do 13º impulsiona economia amazonense no fim do ano

A bonificação é garantida por lei a todos os trabalhadores do regime CLT, além de aposentados e pensionistas

A movimentação da economia do Amazonas deve ganhar um reforço adicional com o pagamento das últimas parcelas do 13º salário. A bonificação é garantida por lei a todos os trabalhadores contratados pelo regime CLT, incluindo empregados domésticos, rurais, urbanos e avulsos. Aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao benefício.

Na esfera estadual, o governador Wilson Lima anunciou, no início de novembro, que o pagamento será realizado entre os dias 11 e 12 de dezembro, enquanto os salários regulares serão depositados nos dias 22 e 23 do mesmo mês. Com isso, mais de R$ 1,2 bilhão deve ser injetado na economia amazonense, reforçando a expectativa de aquecimento do comércio e do setor de serviços para o Natal e o Réveillon. Ao todo, mais de 120 mil servidores, entre ativos (79.283), aposentados (32.505) e pensionistas (8.707), serão beneficiados.

O governo destaca que somente o pagamento da segunda parcela do 13º representará a circulação de R$ 382 milhões, valor estratégico para fomentar vendas, serviços e empregos temporários no período.

“Isso representa renda e oportunidade para as pessoas, e para os representantes do comércio, porque todo mundo vai estar com dinheiro neste fim de ano. É importan-

te também porque os servidores começam a fazer o seu planejamento para o Natal e também para o Réveillon”, afirmou o governador Wilson Lima.

Já os servidores da Prefeitura de Manaus também tiveram adiantamento da primeira parcela do décimo, beneficiando cerca de 33 mil pessoas. A data de pagamento da segunda parte do valor ainda não foi divulgada.

Setor privado e regras

Assim como acontece no serviço público, o pagamento do 13º salário também movimenta o setor privado com o pagamento dos trabalhadores CLT e contribui para a expansão do consumo. O não pagamento no prazo pode gerar multa ao empregador.

Para as empresas privadas, o pagamento deve ser feito em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro, mas em 2025, como a data cai em um domingo, o depósito deve

Pagamento INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar o 13º no último dia 24 de novembro para segurados que não receberam a antecipação feita no primeiro semestre de 2025. Esse pagamento contempla somente quem ainda não tinha o benefício ativo em abril. Quem já era beneficiário em abril recebeu a antecipação do 13º nos meses de abril e maio, e não recebe nesta etapa.

ser antecipado para 28 de novembro. Já a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro, já com descontos legais como INSS e Imposto de Renda. O valor do benefício varia conforme o salário bruto e o tempo trabalhado no ano.

Como utilizar o benefício

Especialistas reforçam que o 13º é uma oportunidade para melhorar a organização financeira familiar. A conselheira do Conselho Federal de Economia (CFE), Ana Cláudia Arruda, explica que o benefício pode ajudar especialmente quem não conseguiu montar uma reserva ao longo do ano.

Ela recomenda que o trabalhador liste prioridades antes de gastar. “Em geral, as pessoas não colocam no papel os gastos e as prioridades. É preciso fazer uma lista pensando no que precisa ser comprado agora e no que pode ficar para depois, sem deixar de incluir a quitação de dívidas antigas, que é fundamental diante dos juros”.

A analista de marketing Thamires Bandeira, de 24 anos, é uma das pessoas que pretende gastar o valor com planejamento. “Antes eu utilizava o 13º para me ajudar a comprar os presentes de fim de ano da minha família. Hoje priorizo o valor no investimento de materiais para o meu empreendimento na área de comunicação e, assim, conseguir um retorno maior”, explica.

Datas de pagamento

CLT: 28 de novembro e 20 de dezembro

Governo do AM: 11 e 12 de dezembro

INSS: 24/11 a 05/12

Dicas de como usar a bonificação

Quitação de dívidas ou negociação com credores

Reserva financeira de emergência

Planejamento de compras

Investimentos

13º salário deve impulsionar de forma significativa a economia

Colapso da Hapvida ameaça mais de 300 mil usuários no AM

Especialistas apontam risco sistêmico para o Norte do Brasil, onde a empresa tem contratos bilionários com o poder público

A Hapvida, responsável pelo atendimento de mais de 300 mil pessoas no Amazonas — incluindo mais de 100 mil servidores públicos estaduais e municipais —, enfrenta o momento mais crítico desde sua fundação. A crise financeira, que já consumiu mais de R$ 100 bilhões em valor de mercado desde 2021, agora provoca temores de quebra operacional, intervenção regulatória e risco direto de desassistência na rede privada e pública do Estado.

A presença da Hapvida é estratégica e massiva no Amazonas, sendo a principal operadora para servidores públicos no estado, com contratos vultosos. Entre eles, um contrato de R$ 5,8 milhões com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outro de R$ 1 milhão com a Fundação Amazonprev, além do contrato com a Prefeitura de Manaus (Manausmed), no valor de R$ 108 milhões.

Dentre os mais de 300 mil usuários que dependem da empresa, estão: policiais, profissionais da saúde, servidores do governo estadual, servidores da Manausmed, trabalhadores de empresas privadas e do Polo Industrial de Manaus, além de autônomos e famílias que buscam a rede de saúde suplementar.

A economista Michele Aracaty afirma que os impactos de uma ruptura financeira “pressionaria ainda mais o atendimento de saúde pública, além de deixar lacunas irreversíveis”. Ela detalha: “A falência de uma operadora tem impacto multidimensional: serviços de saúde, economia, bem-estar social, demissões no quadro de funcionários da empresa, sobrecarga no SUS, produtividade e empregabilidade”.

No entanto, a especialista esclarece que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impede que beneficiários fiquem sem plano imediatamente.

“Caso ocorra a falência da Hapvida, o usuá rio não ficará desassistido, pois a ANS inter vém de forma a proteger o usuário (ocorre o processo de portabilidade extraordinária para outra operadora). Ademais, para mitigar os impactos, a Agência utili za-se de mecanismos regulatórios como a liquidação extrajudicial de forma a garantir a continuidade da assistência, gerando uma porta bilidade extraordinária para outra operadora”, explica a eco nomista.

Fragilidade financeira

A deterioração da Hapvida se agravou após o balanço do terceiro trimestre de 2025 (3T25), quando as ações despencaram quase 50% em um único dia, em queda que consumiu cerca de 60% do valor da companhia em novembro e acumulou queda superior a R$ 9 bilhões no mês. Foi o pior desempenho da empresa na Bolsa desde 2018.

Segundo o site InfoMoney, o baixo desempenho da empresa se deu pela sinistralidade de 75,2%, aumento de despesas, crescimento fraco no número de beneficiários, caixa negativo e elevação da dívida acumulada para R$ 4,250 bilhões, 3,7% acima do registrado no ano anterior.

A Hapvida, que chegou a valer R$ 110 bilhões após a fusão com a NotreDame

Intermédica, agora luta para manter um valor de mercado na casa dos R$ 7 bilhões. A fusão, antes vista como solução para redução de custos, não entregou eficiência. Especialistas ouvidos são unânimes em apontar o risco.

Em entrevista à Times Brasil, o consultor da API Capital, Guilherme Folchini, diz que a Hapvida vive o período mais sensível desde o IPO ("Initial Public Offering", que em português é Oferta Pública Inicial): “A empresa passou por um fato extremamente raro no mercado, que é uma queda de quase 50% em um único dia (...) Não vai ser um trimestre positivo que vai recuperar a reputação. A empresa vai ter que entregar vários trimestres sólidos para recuperar a confiança.”

Manaus 06.12.2025

ANS enquadra a operadora

Diante do cenário alarmante, a ANS convocou a Hapvida a explicar balanços desde 2024 e avaliar o risco de descontinuidade assistencial. É a primeira vez que a agência trata a empresa como “risco sistêmico”, já que a operadora possui mais de 16 milhões de beneficiários em todo o país.

A ANS investiga ainda uma irregularidade contábil de R$ 900 milhões referente ao "Programa Desenrola", lançado antes do período permitido. Caso a agência rejeite o recurso da Hapvida, a empresa será obrigada a refazer todos os balanços de 2024. A decisão é considerada sensível por investidores e reguladores, já que uma republicação desse porte pode gerar efeitos sobre transparência, governança e percepção de mercado.

Empresa anuncia medidas

Para tentar conter o impacto negativo, a Hapvida anunciou um programa de recompra de ações. Na prática, a intenção da empresa é adquirir ações para mantê-los em tesouraria e revendê-los posteriormente, em um momento mais favorável, estratégia que a empresa diz ser voltada a “maximizar a geração de valor para os acionistas”.

Na contramão das críticas, a companhia apresentou números positivos em comunicação oficial. Segundo o posicionamento, a Hapvida registrou receita líquida de R$ 7,8 bilhões, alta de 6% na comparação anual, além da abertura de sete hospitais e 25 unidades ambulatoriais em 2025.

Sindicatos monitoram situação

Os sindicatos que representam os servidores públicos, principais usuários do plano de saúde no estado, manifestam cautela e vigilância. Em nota, o Sindicato de Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) informou:

"Até o presente momento, não recebemos nenhuma denúncia de falta de atendimento, exames ou de tratamento. Estamos monitorando, atentos a qualquer possibilidade de crise nos atendimentos e denúncias que possam aparecer. Inclusive já levantamos documentos para embasar um pedido de explicações ao Hapvida sobre esse iminente colapso", afirma o sindicato.

De forma similar, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, declarou que "está vigilante quanto aos atendimentos dos mais de 40 mil professores e servidores da educação e seus familiares".

O que acontecerpodea seguir?

Caso a Hapvida não apresente capacidade de manter atendimento, a ANS pode adotar:

• intervenção direta;

• liquidação extrajudicial;

• fechamento de unidades;

• transferência emergencial de carteiras;

• redistribuição de beneficiários para outras operadoras.

Perfil dos usuários no AM

A base de beneficiários é composta majoritariamente por famílias de renda média e servidores que utilizam o plano como única forma de acesso a consultas, cirurgias eletivas e exames. Entre eles estão:

• pacientes crônicos;

• idosos com tratamentos contínuos;

• crianças em acompanhamento pediátrico;

• trabalhadores que dependem de atendimento rápido para manter atividades laborais. O

BTG Pactual, Citi e Itaú BBA classificaram o último balanço como fraco e abaixo das expectativas;

A sinistralidade acima de 75% torna a operação deficitária e reduz a capacidade de geração de caixa;

Bancos revisaram preços-alvo das ações para níveis mais baixos, indicando deterioração estrutural;

Sem reestruturação profunda, analistas veem risco de dificuldades para cumprir obrigações e estabilizar o negócio.

Outras polêmicas

Além da crise financeira, a Hapvida acumula:

• denúncias recorrentes de demora em atendimento;

• ações judiciais sobre negativa de cobertura;

• reclamações trabalhistas por falta de estrutura;

• processos referentes a atendimento infantil e materno-infantil;

• críticas sobre superlotação em unidades próprias.

Processo seletivo da Marinha do Brasil tem salário inicial de R$ 9 mil

Estão disponíveis 500 vagas para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários

A Marinha do Brasil está com vagas abertas para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF-RM2), com mais de 500 vagas em todo o País. As seleções são destinadas a profissionais com nível superior em diversas áreas de formação, para atuação, por até oito anos, na Força. A remuneração bruta inicial ultrapassa R$ 9 mil.

As inscrições seguem abertas até 8 de janeiro de 2026. Os interessados devem acessar a página do Distrito Naval (DN) de sua preferência para se inscrever. A taxa de inscrição é de R$ 140,00, com possibilidade de solicitar isenção entre os dias 10 e 12 de novembro, para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e pertencentes a famílias de baixa renda.

As vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas, como: Administração; Direito; Comunicação Social; Psicologia; Ciências Contábeis; Geografia; Informática; Serviço Social; Biblioteconomia; Pedagogia; Português (Letras); Letras (Inglês); História; Matemática; Estatística; Educação Física; Química; Filosofia; Sociologia; Meteorologia; Oceanografia; Segurança do Tráfego Aquaviário; Inspetor Naval; Vistoriador Naval; e Teologia Católica.

Há também oportunidades para profissionais das áreas de Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Mecatrônica, Metalúrgica, Química, Cartográfica, Naval, de Produção, de Telecomunicações, de Sistemas da Computação e de Material) e de Arquitetura e Urbanismo. E, ainda, oportunidades para profissionais da Saúde nas áreas de medicina (diversas especialidades), Odontologia (diversas especialidades), Farmácia, Veterinária, e de apoio à Saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Etapas

O processo seletivo é constituído de seis etapas: Prova Objetiva (PO); Prova de Títulos (PT); Verificação Documental e de Dados Biográficos (VD e VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF); e Designação à Incorporação.

A prova objetiva será realizada no dia 22 de fevereiro de 2026, com duração de três horas. Para a maioria das profissões, a prova será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre a matéria de Língua Portuguesa. Já para os profissionais de medicina, a prova abordará 50 questões sobre atendimento e conduta em situações de emer-

gência e urgência médica, inclusive em áreas remotas.

Os requisitos são

Ser brasileiro nato;

Ter entre 18 e 40 anos até a data de incorporação;

Possuir nível superior na área escolhida;

Estar registrado no conselho profissional correspondente, quando houver.

Carreira e benefícios

O candidato, aprovado em todas as fases e classificado dentro das vagas, ingressará na MB como Guarda-Marinha, sendo promovido a Segundo-Tenente após 6 meses de incorporação, cumpridos os requisitos necessários. Além da remuneração, logo a partir do curso de formação, os Oficiais RM2 têm acesso a diversos benefícios, como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Inscrições seguem abertas até 8 de janeiro de 2026

Concursos públicos

Secretaria Municipal de Meio

Ambiente (Semmas)

30 vagas em nível superior, além de cadastro reserva

Inscrições até o dia 15 de dezembro no site do Instituto Consulplan

Prova prevista para ser aplicada em 25 de janeiro de 2026

Controladoria-Geral do Município (CGM)

35 vagas sendo 25 para nível superior, além de cadastro de reserva

Inscrições até o dia 15 de dezembro no site do Instituto Consulplan

Prova está marcada para o dia 25 de janeiro de 2026

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

9.580 vagas temporárias para nível médio

As inscrições até o dia 11 de dezembro no site da FGV

Prova objetiva será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2026

Caixa Econômica Federal

184 vagas para profissionais de nível superior

Inscrições até o dia 8 de dezembro no site da Cesgranrio A taxa é de R$ 68

Aplicação da prova está prevista para 1º de fevereiro de 2026

Tribunal de Contas de Minas Gerais

30 vagas de nível superior

Inscrições até 9 de dezembro no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 180

Provas serão aplicadas em 25 de janeiro

Polícia Penal de São Paulo

1.100 vagas imediatas

Inscrições até o dia 8 de dezembro no site do Instituto AOCP. Taxa é R$ 122,17

Provas serão aplicadas no dia 8 de fevereiro de 2026

Secretaria de Fazenda de São Paulo

200 vagas de Auditor Fiscal

Inscrições até 9 de janeiro no site da FCC.

Taxa é de R$ 170

Provas serão aplicadas nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2026

Polícia Civil de Minas Gerais

104 vagas imediatas

Inscrições de 7 de janeiro e 6 de fevereiro, no site da Cebraspe. Taxa é de R$ 65

As provas são previstas em 29 de março de 2026

VENDEDOR

Empregos

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não

Informado

Área: Vendas

Requisitos: Ensino Médio completo; Disponibilidade para horário comercial

Contato: enviar currículo para (92) 98494-9811

MOTORISTA

Empregador: Dunorte Pescados

Número de vagas: Não Informado

Área: Transporte

Requisitos: CNH cat. B; Experiência na área; Disponibilidade de horário

Contato: rhdunortepescados@gmail. com

AUX. OPERACIONAL

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Laudo PCD atualizado; Disponibilidade para horário comercial

Contato: carreiras.tutiplast@ gmail.com.br

DOMÉSTICA

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Cuidados com o lar

Requisitos: Ensino Fundamental completo; Experiência na função; Escala 6x1

Contato: talentos. contratacoes@gmail.com

ELETRICISTA

Empregador: Magistral Número de vagas: Não Informado

Área: Elétrica

Requisitos: Experiência na área elétrica industrial

Contato: talentos@magistralam.com.br

APRENDIZ

Empregador: Não Informado Número de vagas: Não Informado

Área: Administrativa

Requisitos: Ensino Médio completo ou cursando; Pacote Office; Disponibilidade no turno matutino

Contato: aprendiz. manaus25@gmail.com

CASEIRO

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Serviços Gerais

Requisitos: Ensino Médio completo; Sexo masculino

Contato: selvapet.vagas@ gmail.com

ATENDENTE

Empregador: Loja Globarium

Número de vagas: Não Informado

Área: Serviços Gerais

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função; Disponibilidade de horário

Contato: recrutamentogbmanaus@ gmail.com

TÉC DE ENFERMAGEM

Empregador: Magistral Número de vagas: Não Informado

Área: Enfermagem

Requisitos: Técnico em Enfermagem; Coren ativo; Experiência em enfermagem do trabalho

Contato: manausoportunidaded52@ gmail.com

AJUDANTE

Empregador: Não Informado

Número de vagas: Não Informado

Área: Operacional

Requisitos: Ensino Médio completo; Experiência na função

Contato: rh@ibv.am

ADMINISTRATIVO

Empregador: Pioneer Número de vagas: Não Informado

Área: Administrativa

Requisitos: Ensino Médio completo; Pacote Office Contato: https://shre.ink/ qjqe

Crimes em aplicativos de corrida disparam em Manaus

Polícia Civil reforça recomendações e critica falta de medidas efetivas das plataformas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) registrou aumento nos crimes envolvendo transportes por aplicativo em Manaus. Ao longo do ano, houve casos de estupro, golpes, roubos e até sequestros, praticados tanto por falsos motoristas quanto por passageiros. Diante do cenário, a PC-AM reforçou as orientações de segurança, enquanto as plataformas afirmam adotar medidas de prevenção. Motoristas, porém, dizem viver sob constante sensação de medo.

O delegado Rafael Allemand, titular do 23º DIP, afirma que os golpes e crimes envolvendo esse tipo de transporte têm se diversificado: “Os crimes mais comuns incluem estelionato, roubos, importunação e violência sexual, além de sequestros mediante restrição da liberdade do condutor”, explicou.

Entre as orientações, o delegado reforça a checagem de informações da corrida antes do embarque, especialmente à noite: “Passageiros devem verificar se o veículo e o condutor correspondem aos dados cadastrados no aplicativo e compartilhar a localização em tempo real com alguém de confiança. Também orientamos a nunca aceitar lenços, bombons, bebidas ou qualquer alimento oferecido durante o trajeto”, destacou.

Ele também alerta para desvios de rota sem justificativa e recomenda que motoristas mantenham contato com alguém de

Medo e vulnerabilidade

Para quem está ao volante, a insegurança também é crescente. Uma motorista de 29 anos, que preferiu não ter o nome divulgado, contou à reportagem ter sido assediada por um passageiro bêbado durante uma corrida.

“Ele disse que eu era gostosa, tentou me beijar e só saiu do carro quando acionei a polícia pelo aplicativo e avisei outros motoristas que eu estava em perigo. Ele se assustou e saiu do carro, que já estava com as portas

confiança e verifiquem a identidade dos passageiros: “Infratores têm usado perfis falsos para cometer delitos, por isso, chama mos atenção para mudanças inesperadas de trajeto: caso o motorista desvie da rota sem justificativa, é preciso entrar em contato com um familiar ou amigo”, orientou.

Casos

Entre os casos mais recentes está o que levou à prisão de Daniel Santana Antonaccio Filho, 25, em novembro, após estuprar e rou bar uma passageira no bairro Petrópolis. Ele utilizava uma conta alugada para atuar como motorista. “O aluguel de contas representa grande perigo à segurança dos passageiros e pode gerar responsabilização criminal e civil do titular”, alertou o delegado.

O que dizem as plataformas?

Outro caso é o de Marcelo Gustavo Lima da Silva, 38, preso em setembro no Pará. Ele é suspeito de estuprar ao menos seis passageiras em Manaus, desviando rotas e, em alguns episódios, chegando a ler trechos da Bíblia durante os ataques.

O delegado criticou a postura das plataformas: “As plataformas terceirizam a responsabilidade por crimes cometidos por seus motoristas. No entanto, as próprias definem preços, avaliação de motoristas e passageiros. Sendo assim, não tem justificativa para a falta de compromisso efetivo com a segurança dos usuários e dos próprios condutores”.

destravadas”, relatou.

O motociclista Jairo Gonçalves, 46, diz que a categoria vive sob perigo constante: “Aqui, somos uma rede bem articulada de motociclistas, mas isso não impede que os crimes violentos aconteçam. Neste ano já perdemos colegas para a violência. Levam os motoqueiros para áreas afastadas e de lá o pior acontece. As plataformas precisam modificar o sistema de segurança”, destacou o condutor.

A empresa alega que trata denúncias com “máxima seriedade” e que a segurança é prioridade. “Inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens”, e iniciativas contra violência de gênero são mantidas em parceria com organizações feministas. A plataforma diz ter um compromisso público de enfrentamento à violência contra a mulher desde 2018.

A empresa destacou que adota mais de 50 funcionalidades de segurança, como botão de emergência, gravação de áudio, câmera interna e monitoramento em tempo real. A empresa utiliza inteligência artificial, que identifica contextos de assédio em avaliações e direciona atendimento humanizado às vítimas. Afirma ainda que 99,9% das corridas são concluídas sem incidentes.

Como denunciar

Disque-denúncia da SSP-AM: 181 Telefone do 23º DIP: (92) 99155-6279

Delegacia Virtual: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

USADO PARA CLONAR VOZES DE VÍTIMAS
ANA PATRÍCIA DIAS

Manaus

06.12.2025

Áries | 21/03 a 20/04

Busque estar na companhia daqueles que pensam como você. Não desista de nada que começou a dar resultados. E nada está acontecendo por acaso também.

Leão | 22/07 a 22/08

Bom período para desenvolver relacionamentos sadios, sua intuição será muito útil no momento de separar o que serve do que não serve.

Sagitário | 22/11 a 21/12

Período positivo para sua vida profissional, se você puder controlar o seu desejo de poder. Não tenha vergonha de ser o que é de querer o que realmente quer.

Festival celebra música regional

CONCERTO DE NATAL NA PONTA NEGRA

Touro | 21/04 a 20/05

Bom período para buscar recuperação financeira. Aproveite para por suas expectativas relativas ao seu trabalho. Tudo tende a caminhar de forma tranquila.

Virgem | 23/08 a 22/09

Seu poder de sedução e carisma conseguirá fazer com que saia vitorioso(a). Nunca desista do seu ideal. Haverá entrada de dinheiro, mas relativo a trabalho.

Capricórnio | 22/12 a 20/01

Há um estímulo a ampliar seus horizontes intelectuais. Permita-se. A atividade mental e argumentativa é aguçada. Bom momento para defender interesses.

SOM Manaus vai receber nos dias 12 e 13 de dezembro a primeira edição do “Festival Meu Norte, Meu Som”, uma experiência dedicada à celebração do som regional e da música popular brasileira. Promovido pelo Grupo Nova Era, o festival é uma iniciativa que valoriza, incentiva e se conecta com a cultura local.

O evento, que acontece no Centro de Convenções Studio 5, na avenida Rodrigo Otávio, Distrito, vai reunir as atrações nacionais Grupo Revelação e Raquel dos Teclados, além de artistas regionais como Uendel Pinheiro, Mara Lima, Márcia Novo, Júlio Persil, Dj Louis Santos e os grupos Orquestra de Beiradão, China e os Astronautas e Debubuia.

Gêmeos | 21/05 a 20/06

Se você já tem compromisso, procure estar pertinho de quem ama e não tenha medo de abrir seu coração. Não adie os problemas no trabalho.

Libra | 23/09 A 22/10

Sua vida profissional encontrará o caminho do progresso. O momento favorece o planejamento financeiro. Realize ações pensando em seus ganhos.

Aquário | 21/01 A 19/02

As zonas mais obscuras do seu mundo psíquico estão recebendo energia de vários astros e você deve aproveitar a coragem para dar um impulso nos seus projetos.

Durante os dois dias, além das atrações musicais, a programação contará com atividades educativas para o público, com workshops e showcases de artistas convidados. O festival celebra a diversidade cultural do estado, que é rica em ritmos e sons, como a toada, o beiradão e a guitarrada.

“O propósito é democratizar a música e valorizar talentos. As atrações nacionais foram selecionadas por suas conexões com a cultura musical brasileira, o que torna o evento ainda mais especial”, disse a gerente de Marketing do Grupo Nova Era, Viviane Cavalcante.

SERVIÇO

Evento: Festival Meu Norte, Meu Som Data: 12 e 13 de dezembro

Ingressos: www.bilheteriadigital.com ou nas Centrais Oba Ingressos

Valor: Pista R$ 50 (meia) R$100 (inteira); Front Stage R$100 (meia) R$ 200 (inteira); Lounge Open Bar R$ 250 e R$ 500

Câncer | 21/06 a 21/07

Ajude os mais necessitados, isso levantará o seu astral, trazendo uma agradável sensação de plenitude e integração com o mundo.

Escorpião | 23/10 A 21/11

Tendência para a criatividade intensa, procurando novos modos de se expressar. Não tenha vergonha de ser o que é de querer o que realmente quer.

Peixes | 20/02 A 20/03

Mantenha seu foco no futuro e na carreira. Suas decisões dizem respeito a você. Não ligue para a opinião dos outros e tudo deverá se encaixar.

SALPICÃO DE NATAL

Ingredientes

3 xícaras de chá de frango cozido e desfiado

700 gramas de maionese

1 xícara de chá de presunto picado

1 e 1/2 xícara de chá de cenoura ralada e pré-cozida

1 caixinha de creme de leite

1 xícara de chá de bacon picado e frito

1 xícara de chá de palmito picado

1 xícara de chá de abacaxi picado

1/2 lata de milho

1/2 lata de ervilha

1/2 xícara de chá de azeitona

Cebolinha a gosto

Batata palha a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Em um refratário, coloque o frango e acrescente cenoura, palmito, presunto, abacaxi, ervilha, cebolinha, bacon, azeitonas e milho. Misture com o auxílio de uma colher; Adicione uma porção de batata palha e mexa. Reserve o restante para a finalização do prato; Junte o creme de leite e a maionese e mexa bem até obter uma mistura cremosa e úmida. Ajuste o sal se necessário; Alise e espalhe bem o creme pelo recipiente com as costas da colher. Polvilhe batata palha e leve para a geladeira até a hora de servir.

FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Grupo Revelação

ITÁLIA JOGARÁ SEMIFINAL DA REPESCAGEM PARA COPA DE 2026 EM BÉRGAMO

futebol Como estão os favoritos ao título da Copa do Mundo de 2026?

Faltando pouco mais de seis meses para o início da torneio que será realizada de 11 de junho a 19 de julho, os principais candidatos ao título vivem momentos diferentes

Argentina

Campeã em grande fase

Os atuais campeões mantiveram o ritmo após conquistarem o tricampeonato na Copa do Mundo do Catar em 2022. Sob a liderança de Lionel Messi, em ótima forma física aos 38 anos, a Argentina dominou as Eliminatórias sul-americanas e garantiu sua vaga no torneio já em março deste ano.

Inglaterra

Talento em todas as posições

Vice-campeã da Euro-2024 e primeira seleção europeia a garantir vaga na América do Norte, a Inglaterra se apresenta como uma forte candidata ao título. A equipe conta com um elenco repleto de talento (Harry Kane, Jude Bellingham, Cole Palmer, Bukayo Saka, Phil Foden, Declan Rice) em sua busca por finalmente conquistar um troféu internacional que lhe escapa desde a Copa do Mundo de 1966.

No limbo

A seleção alemã vem de duas decepções monumentais em Copas do Mundo, tendo sido eliminada na primeira fase em 2018 e 2022, resultados que não condizem com seu status de tetracampeã mundial. Após as derrotas em casa para Portugal (2-1) e França (2-0) durante o Final Four da Liga das Nações, a 'Mannschaft' não conseguiu impressionar nas Eliminatórias.

'Armada' invencível Última batalha de Deschamps

Os campeões europeus, invictos há 31 jogos, chegam à Copa do Mundo nos Estados Unidos, Canadá e México nas melhores condições. Mas seu desempenho dependerá inevitavelmente do rendimento de seu craque, Lamine Yamal, de 18 anos. A questão é se ele conseguirá lidar com a imensa pressão que o aguarda em sua primeira Copa do Mundo.

A última bala de CR7posições

Portugal será um dos grandes favoritos na Copa do Mundo. Com um elenco repleto de jogadores de alto nível, o técnico Roberto Martínez alcançou seus primeiros sucessos ao vencer a Liga das Nações de 2025. Para dar uma despedida à altura a Cristiano Ronaldo, de 40 anos, nada melhor do que um primeiro título mundial para uma equipe que acumula fracassos desde o terceiro lugar conquistado em 1966.

Mar de dúvidas

A chegada de Carlo Ancelotti ao comando em junho ainda não trouxe um salto significativo de qualidade para a seleção brasileira. Os pentacampeões mundiais, em busca do primeiro título desde 2002, não reinam mais absolutos na América do Sul e, na caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026, tiveram sua pior campanha nas Eliminatórias no formato atual, além de registrarem diversas marcas negativas.

O técnico Didier Deschamps disputará seu sétimo e último grande torneio internacional à frente da seleção francesa, e não tem intenção de manchar o legado após haver mantido a França entre a elite do futebol mundial por mais de 13 anos. O treinador elevou as expectativas a um nível altíssimo e sabe que muito se espera dele após uma decepcionante Euro-2024, apesar de ter chegado às semifinais.

Lecheva volta ao Amazonas para comandar comissão técnica

O Amazonas avança nas negociações para definir o técnico que comandará a equipe em 2026 nas disputas do Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série C. O nome mais forte é o de Márcio Fernandes, bicampeão da Série C pelo Vila Nova e ex-Paysandu.

Paralelamente, a diretoria monta uma comissão técnica fixa, que atuará na pré-tempo-

rada no CT do Retrô, em Recife, repetindo a logística de 2024. A ideia do presidente Weslley Couto e do diretor Igor Oliveira é manter uma base permanente que trabalhe integrada ao novo treinador. A tendência é que a escolha recaia sobre Márcio Fernandes, que costuma atuar ao lado do filho, Márcio Júnior, seu auxiliar.

Arena da Amazônia pode receber Supercopa Rei 2026

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou que a Arena da Amazônia está na disputa para sediar a Supercopa Rei 2026. O estádio concorre com outras duas praças: o Mané Garrincha, em Brasília, e a Arena Fonte Nova, em Salvador.

O processo de escolha é conduzido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deve anunciar o vencedor nos próxi-

Flamengo iguala 2020 e vive temporada mais vitoriosa

Clube segue para o Intercontinental em busca de encerrar o ano com mais uma conquista

Em 2025, o Flamengo arrematou mais títulos e igualou a temporada de 2020 como a mais vitoriosa de sua trajetória recente. Sob o comando de Filipe Luís, o clube conquistou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. As conquistas consolidam a força da equipe no cenário nacional e sul-americano.

No ano de 2020, o Flamengo também levantou quatro taças: o Carioca, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Na época, Jorge Je-

sus comandou as três primeiras conquistas, enquanto Rogério Ceni assumiu e garantiu o título do Brasileirão.

E a temporada atual ainda pode ficar maior. No sábado, o clube embarca para o Catar para a disputa do Intercontinental. A estreia será na próxima quarta-feira, contra o Cruz Azul, do México. Em caso de classificação, o Rubro-Negro enfrenta o Pyramids antes de uma possível final contra o campeão europeu, o Paris Saint-Germain. A decisão está marcada para o dia 17 de dezembro.

mos dias. O que se tem definido, desde o dia 1º de outubro, é a data da partida. A Supercopa abrirá o calendário do futebol brasileiro em 2026 e está prevista para 24 de janeiro. “A Supercopa é o jogo inaugural da temporada. Ela continua no calendário e está inicialmente prevista para o dia 24 de janeiro”, afirmou Júlio Avellar, diretor de competições da CBF, na época.

Temporadas Mais

Vitoriosas do Fla

2025: Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Libertadores e Campeonato Brasileiro;

2020: Campeonato Carioca, Recopa SulAmericana, Supercopa do Brasil e Campeonato Brasileiro;

2019: Campeonato Carioca, Libertadores e Campeonato Brasileiro; 1981: Campeonato Carioca, Libertadores e Mundial.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook