2 minute read

Sétima Arte .............................................. Capa, 6 e 7 Crônicas da Redação ............................. Página

GESTÃO MUNICIPAL

Feltrin avalia a metade de seu mandato

Advertisement

Prefeito faz retrospectiva de sua jornada à frente do Centro Administrativo Prefeito Avelino Maggioni, destaca conquistas e antecipa desafios que o Poder Executivo terá no novo ano que se aproxima

Eleito com praticamente 50% dos votos válidos, a chegada de Fabiano Feltrin, do Progressistas, ao Executivo, ocorreu em meio a uma pandemia. Claro que seu caso não foi isolado. Todos os eleitos em 2020 passaram por situação similar, mas o atraso no processo eleitoral, que empurrou o pleito para 15 de novembro, e a crise sanitária ainda em curso, não permitiram aos gestores tempo nem condições necessárias para uma transição regular.

Com a pandemia debelada (ou ao menos bem controlada neste momento), Feltrin avalia seus dois anos à frente do Centro Administrativo Prefeito Avelino Maggioni. Na entrevista ao lado e que segue na página 4, o gestor analisa seu meio mandato, destaca a manutenção do alto escalão, a retomada dos eventos, a chegada de novos à cidade, os planos para sua presidência no Cisga, orçamento, Farroupilha entre os melhores municípios do País, o fortalecimento dos laços da Prefeitura com o setor produtivo e, por fim, projeta 2023.

Avaliação de meio mandato

Quando assumimos a Administração Municipal entramos em um verdadeiro furacão. Não tivemos o tempo necessário de uma transição devido ao fato de a eleição ter sido adiada. Somado a isso, à época haviam problemas da administração com a sociedade civil organizada, com o único hospital do município, falta de vagas no Ensino Infantil, parque de máquinas sucateado, contratos com interrogações e, ainda, com o agravante da sequência de um novo pico da pandemia. Imediatamente, fizemos a reestruturação com enxugamento da máquina pública, com diminuição de cargos de confiança, convocamos para o primeiro escalão pessoas com aptidões para as suas pastas, quase todos indicados pela sociedade civil organizada, honrando o compromisso feito com a população de inserir novas lideranças, implantamos a rotina do compliance e começamos a trabalhar sem folgar nem nos finais de semana. Trouxemos a Secretaria da Saúde para dentro do Gabinete Compartilhado do Prefeito e Vice, trabalhando juntos (aliás, algo inédito no Brasil) e auxiliamos na criação do CGC (Conselho Gestor Comunitário), para podermos governar junto com a comunidade. O resultado disso tudo foi a entrega do dobro de vagas de Ensino Infantil, um Ambulatório com mais 15 leitos para desafogar o Hospital Beneficente São Carlos, e o maior volume de obras da história em tão pouco tempo. Tudo em meio a uma pandemia, talvez o pior momento da humanidade. Atacamos assuntos difíceis como o Fundo de Previdência Complementar e, aos poucos, fomos melhorando a saúde, sendo uma referência no Estado. Fomos também os melhores em políticas públicas de desburocratizações. Não imaginava fazer tanto em tão pouco tempo. Estou muito feliz e sinto a população feliz também. Um governo transparente e de bons propósitos.

Time unido

Secretariado com prefeito, primeira dama, vice-prefeito, rainha e princesas no Entrai

This article is from: