2 minute read

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO BTP implementará primeiro projeto 5G do setor portuário na América Latina

Conectividade também aumentará a efetividade da comunicação entre mais de 1.500 colaboradores, inclusive com uso de ferramentas e aplicações próprias

A Brasil Terminal Portuário (BTP) vai impulsionar a transformação digital de suas operações com a implementação da primeira rede privada 5G do setor portuário no continente latino-americano. À frente da gestão de um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, a BTP é um dos principais operadores portuários brasileiros, com atuação no Porto de Santos, que é o maior da América Latina.

Advertisement

O projeto, desenvolvido em parceria com a TIM e Nokia, prevê a implementação da rede privada 5G no primeiro semestre de 2023, já na frequência prevista pela Anatel para a cidade de Santos, que também está programada para este ano. Um dos principais objetivos da BTP neste projeto é ter uma rede privada que possibilite a implementação de soluções para aumentar a conectividade dos equipamentos e, consequentemente, a sua eficiência operacional.

Ricardo Arten, CEO da BTP, informa que a implantação do 5G faz parte de um pacote de investimentos associados à renovação contratual por mais 20 anos de concessão à BTP para operar no Porto de Santos. “Queremos aumentar nossa capacidade operacional dentro dos limites atuais do terminal e a tecnologia é fundamental nesse processo. Acreditamos que a tecnologia tem o poder de tornar o setor portuário mais eficiente, seguro e sustentável. Estamos investindo continuamente no desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias digitais para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções”, afirma.

A tecnologia 5G viabiliza soluções de monitoramento remoto e em tempo real de equipamentos, guindastes de diferentes portes e atividades, com gestão a partir de uma central de monitoramento. A conectividade também será fundamental para aumentar a efetividade da comunicação entre os mais de 1.500 colaboradores, inclusive com uso de ferramentas e aplicações próprias. Os primeiros testes foram realizados com Prova de Conceito, utilizando rede de acesso e core privado, e avaliaram velocidade, cobertura e latência. Os resultados foram positivos e atingiram as metas e especificações estabelecidas pela empresa.

Sobre a BTP

Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do país e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEUs. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder.

Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional). Mais informações no portal www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario.

MATÉRIA DE CAPA