Page 1

Cada geração tem uma oportunidade de mudar o mundo. Bono Vox, cantor e actiVista pelos Direitos Humanos

Não são necessárias mais palavras ou promessas, é preciso acção! Kofi annan, prémio noBel Da paz

M. JEsus GuEdEs / Es FErnão MEndEs Pinto

ESCOLA MUNDO Um desafio para as escolas básicas e secundárias do 2º e 3º ciclo que desejem apoio para trabalhar a criação de valores e a promoção de uma postura activa de cidadania na comunidade educativa. Um trabalho transversal e em rede, que reforça projectos já existentes, dá formação a professores e educadores, apoia a acção dos jovens e das escolas, no sentido de projectar uma ideia de justiça social global - da escola para o mundo.

www.escolamundo.org

Um projecto coordenado em Portugal

Todos nos devemos preocupar com os outros pois não estamos sós no mundo. Esta nova geração começa a sentir isso.

mariza, cantora e emBaixaDora Da unicef portugal

ESCOLA MUND O Tel.: (+351) 21 325 63 00 | www.imvf.org | escolamundo@imvf.org

Uma parceria europeia

• Educar para a cidadania global • Construir uma visão global do mundo

Co-financiamento

• Estimular o pensamento estratégico e cooperativo • Promover uma acção autónoma, responsável, criativa

Esta publicação foi produzida com o apoio da União Europeia. O conteúdo desta publicação é da exclusiva responsabilidade do IMVF e não pode, em caso algum, ser considerada como expressão das posições da União Europeia.


postura activa de cidadania na escola e no mundo

É necessário juntar a voz das escolas portuguesas aos muitos milhares de escolas, professores e alunos que em todo o mundo trabalham para a mudança social.

da escola para o mundo

Mudar é possível, vamos começar na nossa escola!

Um projecto para escolas portuguesas e europeias: Escola Mundo - Cidadania em acção Um desafio lançado nas escolas básicas do 2º e 3º ciclo e secundárias que desejem um apoio para trabalhar com a comunidade educativa no sentido de: • Reforçar valores, trabalhar princípios na cultura da escola • Incentivar uma postura activa de cidadania global • Trabalhar de forma transversal e reforçar os projectos já existentes • Projectar uma ideia de justiça social global, da escola para o mundo Propomos uma metodologia adequada aos professores e técnicos que intervêm em meio escolar, de forma transversal. Trabalhando com cada escola, reforçando princípios e valores orientadores do currículo, bem como as competências essenciais do sistema educativo, operacionalizando estes objectivos através da Educação para o Desenvolvimento - que consiste, em si mesma, num processo activo de aprendizagem que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável.

Actividades do projecto • trabalhar os temas da Educação para o Desenvolvimento e da justiça social global em sinergia com professores e comunidade educativa; • dar formação sobre temáticas e novos métodos participativos, potenciando um trabalho em rede nacional e europeia; • integrar os temas da Educação para o Desenvolvimento nas várias disciplinas, fornecendo pistas e actividades para promover a reflexão; • apoiar a criação de dinâmicas com os jovens, dentro e fora da sala de aula, projectando-as para a comunidade – trabalho de advocacia social junto dos responsáveis educativos e das autoridades locais; • disponibilizar materiais inovadores de suporte, a participação em eventos europeus e uma plataforma digital de aprendizagem.

Vantagens de participar Este projecto permitirá aos professores reforçar os seus próprios valores, reflectir na sua prática em relação com os temas globais, rever as experiências educativas e planificar de forma transversal uma aproximação a estes temas. A participação no projecto está aberta a escolas em vários pontos do país, sendo desejável potenciar parcerias inter-agrupamentos até 2012. O IMVF lança este projecto em parceria com organizações europeias que trabalham a educação para o desenvolvimento nas escolas de cinco países – Leeds DEC – Reino Unido, Open Education Centre - Bulgária, Jäan Tönisson Institute – Estónia e GLEN Latvia - Letónia. Através da plataforma www.escolamundo.org será possível aos professores trabalhar em rede, bem como aceder a materiais e partilhar boas práticas a nível europeu.

CoPy A.Lírio / EB AMArAntE

PAuLo BArAtA

criar valores, trabalhar princípios

Folheto Trptico de Apresentação do Projecto Escola Mundo  

Folheto Trptico de Apresentação do Projecto Escola Mundo

Advertisement