Page 1

semanal

ICESP www.icesp.org.br | semanal@icesp.org.br

25 de junho | ano 5, edição 181

Cotidiano

Aconteceu Solenidade de cinco anos do ICESP Divulgação ICESP

Nesta terça-feira (25), foi realizado mais um evento em comemoração aos cinco anos do ICESP, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O diretor geral do Instituto, Prof. Paulo Hoff, iniciou a solenidade com uma apresentação sobre o hospital. O professor mostrou alguns números importantes de produção e contou um pouco da história do ICESP. “Rapidamente, o Instituto se tornou um grande provedor de serviços para a população, uma das maiores instituições de tratamento do câncer da América Latina. Em julho deste ano, alcançaremos a marca de dois milhões de procedimentos realizados”, destacou. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional, mos-

trando os setores e serviços prestados por diversos profissionais da instituição. Participaram, também, do evento o secretário de Estado da Saúde, Prof. Giovanni Guido Cerri, a secretária de Estado dos Direitos da Pes-

soa com Deficiência, Prof. Linamara Rizzo Battistella, o vice-diretor da FMUSP, Prof. José Otávio Costa Auler Junior e o vice-diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Yassuhiko Okay, representando o Prof. Flávio Fava de Moraes

dos que aguardavam suas consultas. O repertório trouxe canções de com-

positores brasileiros com referencia regionais e folclóricas.

Arraial do ICESP

Divulgação ICESP

Na última sexta-feira (21), o ICESP contou com a apresentação do grupo musical “Seresteiros de Diadema”. A cantoria em celebração a mudança de estação - outono para o inverno -, foi destinada aos pacientes, acompanhantes e colaboradores que estavam presentes nas recepções do 4°SS, 4°, 5° e 11° andar do hospital. O projeto foi idealizado pelo setor de Hospitalidade do Instituto com o objetivo de descontrair e alegrar to-

Semanal ICESP | 1 |


Cotidiano

Arraial do ICESP

A quinta Meta Internacional de Segurança do Paciente exigida pela Joint Comission é “Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados da Saúde”. As mãos são as principais vias de transmissão de microorganismos, pois a pele é um dos reservatórios de diversos patógenos, ou seja, de microorganismos causadores de doenças. Eles podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio do contato, por isso é essencial realizar a higiene adequada das mãos, uma vez que a atitude é uma das maneiras mais eficazes de prevenir infecções. Todos os profissionais envolvidos na assistência, direta ou indiretamente, devem estar conscientes de que a higienização correta está diretamente ligada à segurança dos pacientes.

Para entrar no clima das festividades que acontecem no mês de junho, as recepções do ICESP estão, agora, com uma decoração especial. Nas paredes, foram pendurados objetos típicos de festa junina, como chapéus de palha confeccionados pelas voluntárias do Instituto.

Divulgação ICESP

Divulgação ICESP

Qualidade em Destaque

As colaboradoras ainda se vestiram a caráter, com acessórios característicos como lencinho xadrez no pescoço e, desta forma, descontraíram os pacientes e deixaram o atendimento mais alegre. As decorações ficam no ambiente até o final do mês.

Prontuário eletrônico do paciente A identidade visual do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) passou por alterações com o objetivo de simplificar o acesso. As principais mudanças foram a reorganização dos itens nas telas principais, a inclusão de novos itens de prontuário como “Receitas” e

Agenda Junho 28 Treinamento PGRSS Julho 4

Treinamento de notificação de risco

“Relatórios SAME” e, por fim, a alteração da nomenclatura de alguns itens. Estas modificações não interferem nos perfis de acesso já disponibilizados. Os colaboradores que tiverem dúvidas ou dificuldades podem ligar para o Service Desk no ramal 3000.

Programe-se Não fique de fora Na próxima sexta-feira (28), será realizado mais uma integração dos colaboradores com a diretoria. O treinamento co-

meça às 14h30 e se estende até às 18h20, no Anfiteatro II. A presença é obrigatória para os colaboradores convocados.

Semanal ICESP | 2 |


Gourmet

Adoç antes Colaboração: Liria Nubia Alvarenga, nutricionista do ICESP

O adoçante, ou edulcorante, pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias do que o açúcar. Quando foram lançados, os adoçantes eram indicados apenas para pessoas diabéticas ou com restrições alimentares. Conheça os principais tipos disponíveis no mercado: Aspartame: é o tipo mais utilizado entre os adoçantes com capacidade para adoçar até 200 vezes mais do que o açúcar. Sacarina: é o tipo mais antigo, com capacidade para adoçar até 500 vezes mais do que o açúcar, porém pode deixar sabor residual na boca.

Ciclamato: muito utilizado em conjunto com a sacarina, principalmente em bebidas líquidas dietéticas como refrigerantes e sucos. É bastante utilizado em alimentos, mas é proibido em países como EUA por possível associação com efeitos cancerígenos, dependendo da dosagem. Sucralose: bastante utilizada em produtos assados, pois é estável as altas temperaturas. Adoça 600 vezes mais do que o açúcar. Frutose: é extraído de frutas, cereais e mel, tem capacidade para adoçar até 173 vezes mais do que o açúcar. Deve ser usado com moderação, consumo limitado para diabéticos. 

Esteovídeo: tem capacidade para adoçar até 300 vezes mais do que o açúcar e é encontrado na planta Stevia Rebaudiana. Não contém calorias e é estável em altas temperaturas. O órgão que regulamenta a alimentação e os medicamentos nos EUA, o Food and Drug Administration (FDA) recomenda que o consumo diário de adoçantes dietéticos seja de 4 a 6 pacotinhos de 1 grama quando em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos. Vale lembrar que ainda se consome a substância embutida em alimentos diet industrializados. Portanto, é preciso ficar atento ao excesso e não ultrapassar a quantidade máxima a ser ingerida por dia.

Pão de leite diet de liquidificador Ingredientes

Modo de preparo

• 600 ml de leite desnatado • 3/4 de copo de adoçante para forno e fogão • 2 envelopes de fermento biológico • 1/2 copo de azeite • 1 colher de sobremesa de sal • 1 ovo • 1 e 1/2 kg de farinha de trigo

Bata os ingredientes no liquidificador (exceto a farinha) Coloque numa tigela e vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa desgrude das mãos Cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos Não é preciso sovar Basta baixar a fermentação amassando bem a massa até eliminar todo o ar dela Faça as bolinhas e coloque na assadeira com distancia de 1 cm de uma para outra Deixe crescer por mais 40 minutos Asse em forno alto até que fiquem levemente douradas Reprodução

Você tem dúvidas sobre alimentação? Encaminhe-as para nós, pelo e-mail semanal@icesp.org.br.

Semanal ICESP | 3 |


Bem-estar

Cuide-se Entre muitos

Na hora de ler

Colaboração: Walmir Cedotti, psicanalista e consultor de pessoas do ICESP

Reprodução

Preste atenção na postura Mantenha a coluna reta e evite posições que causem desconforto ou dores. Sentar no chão não é indicado. A boa postura é ótima para coluna e olhos. Deixe-os um pouco inclinados para baixo ao ler.

Reprodução

Seja para preparação de relatórios corporativos, elaboração de trabalhos acadêmicos ou, ainda, apenas por lazer, a leitura está na rotina da maioria das pessoas. Entretanto, é necessário atentar-se a alguns cuidados com a visão. Um hábito que pode ajudar a evitar problemas é ler em ambientes claros e com luz natural.

Pausas Descanse periodicamente os olhos e a mente. Pause, pelo menos, cinco minutos a cada 50 páginas. Durante a leitura as pessoas reduzem em até 80% a frequência do piscar, o que pode causar desgaste.

R e pro dução

As vantagens de ser invisível O livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. Autor: Stephen Chbosky Editora: Rocco

R e pro dução

Diretor: Chris Renaud, Pierre Coffin País/ano: 2013

ro d u ç ã o

Meu malvado favorito 2 O ex-vilão Gru volta às telonas. Além de encarar novamente seu antigo inimigo, Victor, ele ainda terá que lidar com a mente maligna de El Macho e seu filho Machito. A animação estréia no Brasil em julho.

Rep

Divirta-se

A coletividade humana, quando unificada em pensamento e intenção, revela a natureza relacional do homem enquanto espécie. Quando escolhe determinado caminho manifesta sintomas para alertar que algo em seu sistema não está bem. As famílias, as equipes e as redes sociais podem escolher seguir o caminho que integra ou que separa e destrói. O que irá determinar esta escolha será o caráter que modela o comportamento de cada um individualmente. Só haverá multidão se pessoas estiverem interligadas pela dinâmica de tempo e espaço. O tempo é dimensão democrática da existência, transcorre rigorosamente no mesmo modus operandi para cada um. O espaço será o que cada qual definir, uma vez que ele é criado dentro da gente pela geografia do coração, pela arquitetura da mente que pensa e pelos horizontes do querer que aponta para aquilo que deseja.

Festa Junina Entre as festas tradicionais estão a Quermesse do Calvário, que conta com 20 barracas de comidas, fora correio elegante, quadrilha, jogos e sorteios de brindes. Essa comemoração acontece todo o mês de junho. Informações: todos os finais de semana de 1º de junho a 7 de julho, Rua Cardeal Arcoverde, 950 - Pinheiros.

Semanal ICESP | 4 |


Giro 17 segunda-feira Saúde Vacina da gripe H1N1 terá produção 100% nacional. Parcerias podem trazer mais autonomia ao país.

18 terça-feira Mundo Programa de ajuda terá 1 milhão de bebês sem HIV na África. O objetivo de eliminar o vírus até 2015.

19 quarta-feira

Publicado em: Folha de São Paulo

Chegou em casa às 19h e foi direto para o banho? A TV da sala ficou ligada e as luzes acesas? Saiba que você está usando uma energia valiosa, que abastece o chamado “horário de pico” do consumo de energia elétrica. Esse período varia entre 18h e 21h, quando funcionam, ao mesmo tempo, comércio, fábricas, iluminação pública, iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maior parte dos

chuveiros. O consumo, portanto, aumenta muito. Segundo o Programa Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (PROCEL), um quarto de toda energia elétrica do país é gasta em residências. O chuveiro é um dos maiores responsáveis pela alta do preço da conta no fim do mês. Não à toa, é o campeão de consumo nas casas brasileiras e representa até 35% da conta no final do mês.

Twittes

Quiz

Reprodução

Ciência Imagem do instituto da Bélgica mostra fóssil achado na China candidato ao mais antigo ancestral das aves.

Energia no horário de pico

20 quinta-feira Corpo humano Estudo de assimetria do corpo ajuda tratamento de doenças do coração.

21 sexta-feira Novidades na saúde Rio de Janeiro ganha hospital do SUS dedicado a cirurgias cerebrais e fará até dez procedimentos diários.

22 sábado Música Além do Rock in Rio, a cantora americana Beyoncé fará turnê em quatro capitais brasileiras.

23 domingo Mundo O ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, foi hospitalizado devido a uma infecção pulmonar e seu estado é grave.

HC ensina idoso a melhorar equilíbrio na Semana Mundial de Prevenção de Quedas http://migre.me/f9PEj

Qual o risco de transmissão do vírus da hepatite C em acidente com agulha contaminada?? a) 1 para 3 acidentes

HCFMUSP

@hospitalHCFMUSP

24 jun

b) 1 para 30 acidentes c) 1 para 300 acidentes

Estudo da FMRP desvenda mecanismo de defesa contra Leishmaniose http://goo.gl/xoWQ0 USP Online

@usponline

25 jun

Resposta do Quiz anterior: O refeitório possui 88 lugares disponíveis.

Fonte: Folha

O Semanal ICESP é uma publicação produzida pela Assessoria de Comunicação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira - OSS Jornalista responsável: Victor Ramos | Reportagem: Fernanda Geppert, Raquel Tomacelli, Cauê Zuchi e Karla Correia Projeto Gráfico e Diagramação: Vivian Kuwajima e Victor Duro | Assessoria de Marketing: Felipe Godoy

Semanal ICESP | 5 |

Semanal ICESP (25 de junho)  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you