Page 1

SEMANAL 16 de novembro | ano 8, edição 357

ICESP

www.icesp.org.br | icesp.comunicacao@hc.fm.usp.br

DIA A DIA

Crédito: Jornal de Ciências do Instituto Nanocell

Presidente do Conselho Diretor do Instituto recebe Prêmio Cientista do Ano

O Presidente do Conselho Diretor do ICESP e coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do hospital, Prof. Roger Chammas, foi contemplado, no final do mês de outubro, com o Prêmio Cientista do Ano. A premiação, que faz parte da primeira edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano, do Instituto Nanocell, é dividida em duas categorias (professores e alunos) separadas em seis áreas distintas das ciências, e visa contemplar o trabalho de profissionais com base em

um período de sua carreira, seja como jovens pesquisadores de talento ou pesquisadores sêniores. Os premiados foram indicados pela academia e pelo público leigo. Ao todo, foram mais de 10 mil indicações. O Instituto Nanocell selecionou com base nos currículos dos cientistas e das empresas com maior número de indicações, aqueles que tinham méritos científicos e ações afirmativas suficientes para a premiação e uma das etapas da competição contou com voto da sociedade. Participaram da disputa 72 cientistas de várias regiões do Brasil. Chammas concorreu na categoria professor, no quesito “câncer: da prevenção à cura”, por seu desempenho no ICESP e seu papel como cientista e gerador de novos conhecimentos. O professor tem como áreas de interesse em pesquisa Glicobiologia e Medicina Experimental; Adesão Celular, Glicosilação e Câncer; e Microambiente tumoral como alvo teragnóstico. “Fiquei muito gratamente surpreso com a indicação para este prêmio, baseada em votos da comunidade nas suas duas primeiras fases. Para mim, o prêmio reflete o reconhecimento público do trabalho nas áreas de ensino e pesquisa em Câncer, que todos nós temos feito aqui no ICESP”, comentou o professor.

Semanal ICESP | 1 |


DIA A DIA

Divulgação ICESP

De olho no bolso: Educação financeira é tema de palestras no Instituto

O ano está acabando e com a chegada de janeiro uma série de dívidas extras entram no orçamento, como o IPVA, IPTU e até mesmo a compra de materiais escolares, para aqueles que têm filhos pequenos. Programar as contas e organizar as finanças é um objetivo sempre frequente na lista de metas de um novo ano e, para ajudar seus colaboradores, o ICESP promoveu, nos dias 24 de outubro e 7 de novembro, palestras sobre educação financeira.

Durante os encontros, o Gerente Regional de Desenvolvimento (SICOOB), Vitor Suarez, buscou apresentar modelos de como gerenciar gastos mensais e não se enrolar com as dívidas. De acordo com Vitor, todos os métodos e esforços são válidos, desde cadernos e planilhas com controle de entrada e saída de dinheiro até o uso de ferramentas online, como aplicativos que ajudam o usuário a se organizar.

Guia Bolso Um dos aplicativos vigentes no mercado com essa função é o GuiaBolso. O programa é um serviço pessoal de controle financeiro capaz de sincronizar automaticamente todas as despesas do usuário. Para usar o app, basta realizar um cadastro inserindo dados de internet banking (apenas a senha de visualização) e deixar o programa fazer o resto. Todas as transações da conta bancária serão sincronizadas automaticamente. Contas de bancos diferentes podem ser incluídas no mesmo cadastro e, além disso, o aplicativo também

realiza a classificação automática das despesas em categorias, como Mercado, Transporte, Bares/Restaurantes, entre outras. O GuiaBolso também permite a criação de um orçamento ideal para os gastos do mês e o acompanhamento do andamento desse plano financeiro ao longo das semanas. O app possui versões para iOS, Android e também está disponível como webware para navegadores. Conheça outros aplicativos no link https://goo. gl/4jqnTm.

Profissionais do ICESP se tornam membros do subcomitê regional da AACR O Presidente do Conselho Diretor do ICESP e coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do hospital, Prof. Roger Chammas, e a chefe do laboratório de Biologia Molecular do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do ICESP, Profa. Luisa Lina Villa, foram convidados a se tornarem membros da AACR Regional Advisory Subcommite on Latin America. O subcomitê é um braço regional consultivo da AACR

Semanal ICESP | 2 |

– American Association for Cancer Research (Associação Americana para Pesquisa em Câncer), na América Latina, e tem como objetivo prestar assistência à AACR em sua busca pela prevenção e cura do câncer através de pesquisa, educação, comunicação e colaboração internacional. Os novos membros deverão auxiliar fornecendo conselhos para a AACR a respeito de pesquisa em câncer na América Latina, recomendar programas e iniciativas baseadas nas necessidades da região.


DIA A DIA Instituto promove evento sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos No dia 4 de novembro, o ICESP realizou mais um “Dia do PGRSS”. O evento tem como objetivo apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde. Durante toda a manhã, a equipe de Hotelaria e Governança em parceria com o setor de Desenvolvimento de Pessoas, promoveu uma série de palestras voltadas para o assunto. De acordo com a coordenadora de governança Edite Vasconcelos, a proposta é ampliar a conscientização socioambiental dos colaboradores, com uma programação que busca esclarecer alguns processos internos. A abertura do evento ficou por conta do diretor da Diretoria de Engenharia Clínica e Infraestrutura (DECI), José Eduardo Lopes. Em seguida, além de uma palestra externa, com um

representante da empresa Green Company, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o premiado projeto de devolução de medicamentos do Instituto, conduzido pela farmacêutica Cintia de Oliveira, entender um pouco mais sobre biossegurança, em um bate-papo com o Prof. Bryan Strauss, coordenador da pesquisa médica do hospital, além de discutir o descarte correto de resíduos químicos, com a enfermeira do setor de Quimioterapia, Flávia Cardoso. Para encerrar o encontro, a gerente de Hotelaria Vânia Pereira agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da atenção ao tema. “O ICESP tem em sua natureza um perfil sustentável, mas, para que isso se mantenha, é fundamental fazer com que os profissionais que aqui atuam entendam os processos e se engajem em ações para executá-los corretamente”.

Divulgação ICESP

Aprendizes do ICESP se reúnem em nova edição da Jornada do Jovem Aprendiz

No último dia 4 de novembro, a Gestão de Desenvolvimento de Pessoas organizou mais uma “Jornada do Jovem Aprendiz”. O encontro contou com a presença de Erasmo Dias, que tratou do tema empreendedorismo, na palestra “Empreender Transforma”. Entre os tópicos abordados, Erasmo levantou questionamentos para reflexões, como: “Como você está cuidando do teu maior empreendimento?”, “Qual a diferença entre desejo e sonho?”, “Quais os recursos e metas necessárias para alcançar os seus sonhos?”, “Como alcançar

um visão vencedora e empreendedora?”, entre outros. Além dessas discussões, durante o evento, o Gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Joed Júnior, realizou uma dinâmica de integração e desenvolvimento de habilidades relacionais e de comunicação. Participando com muita energia e empenho, estiveram presentes 45 jovens que atuam no Instituto. No próximo mês, os aprendizes participarão do Coral de Natal e realizarão atividades sociais.

Semanal ICESP | 3 |


DIA A DIA

Divulgação ICESP

Chefe de gabinete do HC participa de bate-papo do Café Reflexivo

Foto: Sérgio Cota

Divulgação ICESP

No dia 10 de novembro, o ICESP promoveu mais uma edição do Café Reflexivo. O bate-papo foi realizado com a chefe de gabinete do HCFMUSP, Elizabeth de Faria, e intermediado pelo psicanalista Walmir Cedotti. Elizabeth contou um pouco sobre a história de implantação do ICESP e da

criação de alguns processos internos, como a Agenda Cirúrgica. “Foi um período de erros e acertos, mas o nosso lema era de que uma vez abraçado um desafio, ele não se devolve”. Dessa época, o aprendizado que carrega é que você pode encontrar as soluções de grande parte dos problemas cotidianos no próprio dia a dia. Para isso, porém, é necessário estar aberto a ver as coisas de diferentes pontos de vista e sob os mais diversos aspectos. “Da rotina de hotéis até a agenda de um salão de cabeleireiro, a gente usou os mais inusitados cenários como referência”, lembrou.

Abrindo as atividades do Novembro Azul, o setor de Hospitalidade trouxe a dupla Gerson e Melodia. Um dos componentes da dupla, o Gerson, fez tratamento de câncer de próstata e aceitou aproveitar a ocasião para alegrar os pacientes do ICESP ao som de boas músicas.

Ainda na programação do mês, os pacientes atendidos na Urologia estão sendo atendidos pela equipe da Payot, recebendo serviços de hidratação, limpeza de pele e manicure.

Divulgação ICESP

No dia 9 de novembro, foi comemorado o “Dia do Hoteleiro”. Na ocasião, os profissionais da área que atuam no ICESP se reuniram para esse clique especial.

Divulgação ICESP

No dia 9 de novembro, o Centro de Convenções Rebouças foi palco de um Curso sobre Faturamento e Boas Práticas. O encontro reuniu lideranças e equipes responsáveis pelo faturamento nos Institutos de todo o Complexo.

Semanal ICESP | 4 |


AGENDA Visita Educativa JCI Atenção, a visita educativa da Joint Commission International acontece na próxima semana, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. Todo nosso trabalho e empenho serão avaliados e reconhecidos mais uma vez. Você é parte fundamental desta conquista!

Gincana Cidadão ICESP 2016 Fique ligado, a competição ainda não acabou! As avaliações para a Gincana Cidadão ICESP 2016 foram prorrogadas até o dia 30 de novembro. Empenhe-se e não perca a chance de ser o grande campeão deste ano.

BENEFÍCIOS

Universidade Anhanguera Vantagem: 10% de desconto nos cursos de graduação e pós-graduação. Tel.: (11) 4991-9165

ICESP NA MÍDIA Urologista do ICESP marca presença no jornal Hora News Para abrir as comemorações do Novembro Azul, o chefe do serviço de urologia cirúrgica do ICESP, Prof. William Nahas, marcou presença no jornal Hora News, da rede Record News, para falar sobre o câncer de próstata. O médico esteve ao vivo explicando um pouco

mais sobre prevenção e diagnóstico precoce, desmistificando o tabu dos exames de rastreamento (PSA e toque retal) e abordando ainda os possíveis desdobramentos do tratamento da doença. Para assistir ao bate-papo, acesse o portal R7 ou entre em contato com a Comunicação do Instituto.

Semanal ICESP | 5 |


BEM-ESTAR DICA DA SEMANA

Harry Potter e A Criança Amaldiçoada - Parte 1 e 2

A garota no trem

A obra Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, conta a vida de Harry agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto o bruxo lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Dirigido por Tate Taylor e baseado no romance best-seller de Paula Hawkins, o suspense tem como protagonista Rachel, uma jovem que está desolada por seu divórcio recente e passa seu tempo indo para o trabalho fantasiando sobre a vida de um casal aparentemente perfeito, que vive em uma casa onde seu trem passa todos os dias. Em uma fatídica manhã, Rachel vê algo chocante acontecer lá e se torna parte de um mistério com surpreendentes desdobramentos.

Reprodução

Reprodução

DICA DA SEMANA

GOURMET Bruschetta Nutricionista: Vivian Anhê Savane

27/11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer

Modo de preparo: 1. Corte os pães em tiras de aproximadamente 1 centímetro, coloque em uma assadeira e leve ao forno para dourar. Reprodução

2. Tempere o tomate com os temperos a gosto e adicione o manjericão. 3. Distribua a mistura sobre os pães e leve ao forno novamente por aproximadamente 5 minutos.

Ingredientes: • 2 pães francês (integral); • 2 tomates picados; • Folhas de manjericão;

• Sal, pimenta e orégano a gosto; • 1 colher (sopa) de azeite

4. Regue com azeite e sirva.

Semanal ICESP é uma publicação produzida pela Assessoria de Comunicação | Jornalista responsável: Luna Rodrigues Equipe: Fernanda Geppert, Luna Rodrigues e Raquel Tomacelli Diagramação: Milena Rosa e João Freitas | Marketing: Mariane Ribeiro | Gerente de Comunicação: Thaís Mirotti

Semanal ICESP | 6 |

Semanal ICESP (16 de novembro)  

Semanal ICESP (16 de novembro)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you