Semanal ICESP (12 de dezembro)

Page 1

SEMANAL 12 de dezembro | ano 8, edição 361

ICESP

www.icesp.org.br | icesp.comunicacao@hc.fm.usp.br

DIA A DIA

Divulgação ICESP

“Liderando” traz palestra inspiradora de Mário Sérgio Cortella

“Um dia, nós vamos morrer, mas todos os outros dias, não”. Com a máxima retirada das tirinhas de “Snoopy e Charlie Brown”, o filósofo, escritor e educador, Mário Sérgio Cortella, deu início à palestra realizada na última edição do ano do programa “Liderando o Ser e o Fazer”, promovida no dia 5 de dezembro. Sob olhares hipnotizados de um público que lotou o Auditório do ICESP, Cortella discorreu sobre os valores em uma performance harmoniosa, que permitem levar a vida de uma maneira na qual ela não se torne banal ou superficial, contando casos e convidando a todos a se divertirem e refletirem sobre suas posturas como líderes dentro e fora do ambiente de trabalho. Para o filósofo, liderança é uma atitude, e não um cargo, o que faz com que qualquer um possa desenvolver seu ímpeto de líder. Replicando o discurso adotado em uma de suas 30 obras literárias, “Qual é a tua obra?”, onde afirma que “a vida é muito curta para ser pequena”, o escritor ensina seis valores fundamentais para que a vida, mesmo sendo curta, não se apequene.

Os seis passos para o sucesso

O primeiro valor é o equilíbrio vital, que vem quan-

do nós compreendemos que somos apenas uma pessoa, que não temos uma vida profissional e uma vida pessoal, mas, sim uma única vida com diversas faces, que precisam estar em equilíbrio para que se mantenham em pé. “Na vida, o equilíbrio é o do movimento, o equilíbrio não tem nada a ver com ficar parado, com ficar no meio, o equilíbrio se dá quando você consegue ir aos extremos e voltar”. O segundo é a integridade pessoal, que depende basicamente que sejamos íntegros, que não tenhamos duas caras, que não falemos uma coisa e façamos outra. No meio do caminho, o terceiro valor é honestidade moral, ou seja, que sejamos decentes naquilo que fazemos, que possamos entender que a ética é uma escolha. “A ocasião não faz o ladrão, ela o revela”. Generosidade mental é o quarto valor, que é identificado quando uma pessoa partilha conhecimentos, pois quem sabe, reparte, e quem não sabe, procura. E é justamente quem assume não saber que possui o quinto valor, humildade intelectual. Assim, por fim, todos os valores desaguam no sexto e último, a persistência focal, que define para onde queremos ir e como vamos para lá. Semanal ICESP | 1 |


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.