SEMANAL
ICESP 11 de junho| ano 10, edição 436
www.icesp.org.br | icesp.comunicacao@hc.fm.usp.br
Foto: Divulgação ASCO
COTIDIANO
Diretor geral do ICESP é destaque na ASCO por sua atuação na Oncologia O diretor geral do ICESP, Prof. Paulo Hoff, recebeu o título de fellow da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), durante o encontro anual da entidade, que reuniu mais de 40 mil médicos em Chicago (EUA) para debater o tratamento da doença. O título reconhece Hoff por seu extraordinário serviço voluntário, dedicação e compromisso com a ASCO, além de exaltar a atuação do médico na área e sua dedicação aos pacientes. Todos os membros da entidade são elegíveis para indicar indivíduos que fizeram contribuições significativas para a ASCO, a prática de oncologia clínica, pessoas com câncer ou atividades que tenham impacto na conscientização pública sobre o câncer.
temente são diagnosticadas em estágio avançado e tem como tratamento padrão a radioterapia com cisplatina concomitante, porém quase metade dessas mulheres apresentando recidiva após o tratamento. A oncologista explica que o objetivo do estudo é, principalmente, avaliar a possibilidade de melhorar a sobrevida da paciente, já que o câncer de colo de útero é um grande problema de saúde pública no País, sendo o terceiro mais comum entre mulheres.
Foto: Divulgação Icesp
Estudo apresentado Além da nomeação de Hoff, o estudo CIRCE, um estudo randomizado prospectivo de fase II conduzido no ICESP, que verificou o papel da quimioterapia neoadjuvante para pacientes com diagnóstico de câncer de colo uterino foi tema no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. O trabalho, que tem como primeira autora a oncologista Samantha Silva, foi selecionado como poster discussion na ASCO 2018. De acordo com Samantha, essas pacientes frequenSemanal ICESP | 1 |