Page 1

Organizada em 1/1/1965 – 54 anos proclamando o Evangelho Cooperante com as Convenções Batistas Mineira e Brasileira Rua Gardênia, 390, Caiçara | 30.770.510 | CNPJ 19.763.595/0001-08 www.belavista.org.br / (31)3464-2545 / Redes Sociais: @ibbvbh Banco Itaú (341), Agência 3120, C/C 26.340-9

Pastor da Igreja: Pastor Hugo S. Zica Pastor Emérito: Pastor Elias D. de Melo

7

BOLETIM SEMANAL 2019/41 Domingo, o dia do Senhor, 13 de outubro de 2019 A TENDA DE DEUS NO DESERTO (3): A PIA DE COBRE (Leia Êxodo 30:17-21, 38:8, 40:31,32)

Estamos fazendo a jornada rumo ao Tabernáculo, onde estão as figuras das coisas que há no Céu (Hebreus 9:23). Vimos que existe um muro, feito de leve, porém resistente, linho, assim como as verdades eternas são doces e firmes, separando o povo de Deus do mundo. Vimos que existe uma porta, pela qual temos acesso a este lugar. A Tenda figura verdades espirituais, o Senhor Jesus é a porta (João 10:9) e o caminho (João 14:6). Passando pela porta, o Altar. Ali se faziam sacrifícios e holocaustos, porque não podemos acessar à presença de Deus portando nossas culpas e delitos. O segundo objeto que foi ordenado por Deus, ficava entre o Altar e o Tabernáculo propriamente dito: a Pia de Cobre. Deus ordenou que fosse feita e ordenou também que os sacerdotes lavassem nela suas mãos e seus pés antes de adentrarem à Tenda, “para que não morressem”. Entrar na Tenda sem a necessária purificação seria tido por Deus como profanação, irreverência, crime de gravidade extremíssima. Aprenda que mesmo sendo o sacrifício de Jesus todo-suficiente por nós, precisamos continuamente nos lavar e purificar. Há sujidades a todo nosso entorno; mister é que nos purifiquemos sempre para estar puros perante nosso Deus que é todo-Santo. Lavar as mãos e os pés tem a ver com nossas obras (mãos) e caminho (pés). Tudo o que fazemos deve ser puro, assim como também todo o nosso procedimento, motivações, atitudes. Lavamo-nos não em água, mas (veja Efésios 5:25) na Palavra de Deus. Ela é o fomentador de nossa santificação. Crentes que se alimentam da Bíblia estarão limpos em suas mãos e pés. Davi fez referência a isso no Salmo 26:6, quando disse: "Lavo as minhas mãos na inocência". Mas ele revela também seu porquê

e seu para quê: "e assim andarei, SENHOR, ao redor do Teu altar. Para publicar com voz de louvor, e contar todas as Tuas maravilhas. SENHOR, eu tenho amado a habitação da Tua casa e o lugar onde permanece a Tua glória." Existe um motivador muito real para a santificação: o anseio pela comunhão com Deus, o louvor e toda a gratidão que há em nosso coração se derramando perante Ele. O Apóstolo também ensina a mesma verdade, em 1 João 3:1-3: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. (...) agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que Nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro." Uma última consideração neste estudo bíblico é referenciar-me a Êxodo 38:8: "Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam para servir à porta da tenda da congregação." O texto inicialmente me confundia, porque não via como espelhos seriam usados para fazer uma pia; até que me lembrei que espelhos naquele tempo eram discos de bronze/cobre polidos até refletir a imagem. É sua riqueza (porque um espelho era caríssimo!) e sua vaidade, que estas mulheres renunciaram para que o objeto fosse construído, e, quanto a elas, bastou-lhes a renúncia acompanhada do serviço à porta da tenda. Nenhuma delas requereu privilégios sacerdotais; ficaram felizes em abrir mão de sua riqueza e vaidade a fim de servir a Deus como pudessem. Que exemplo para nós! Que Deus nos permita entesourar no coração as lições da pia de cobre. Pastor Hugo S. Zica


CULTO DA MANHÃ – 10:10

CULTO DA NOITE – 19:00

Prelúdio Instrumental

Prelúdio Instrumental

Oração Inicial

Oração Inicial

Louvores e Honras

Louvores e Honras

Tiago 5:13b “Está alguém entre vós alegre? Cante louvores.” Amigo de Deus

1 Pedro 1:21 “E por Ele credes em Deus, que O ressuscitou dentre os mortos e Lhe deu glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estivessem em Deus.”

Oração de Louvor a Deus Exultação (CC 15) 1 Tessalonicenses 5:16-24 Regozijai-vos sempre. 17. Orai sem cessar. 18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19. Não extingais o Espírito. 20. Não desprezeis as profecias. 21. Examinai tudo. Retende o bem; 22. abstende-vos de toda a aparência do mal. 23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 16.

Oração Silenciosa (Confissão / Intercessões) Oração Pastoral Cumprimentos / Avisos

Oração de Louvor a Deus Levítico 19:2 “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque Eu, o SENHOR vosso Deus, sou Santo.” Oração Silenciosa (Confissão / Intercessões) Oração Pastoral

Lucas 6:38 “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitarão no vosso regaço; porque com a medida com que medirdes também vos medirão de novo.”

Laços Benditos (CC 379) (Dízimos e Ofertas)

Ele é Exaltado (Dízimos e Ofertas)

Oração de Gratidão

Oração de Gratidão

Atos 9:10-31

Lucas 5:1-11

Recebi um Novo Coração do Pai

Inspiração Musical: Cláudia Alves Resende

Pregação da Palavra, Pr. Hugo S. Zica IRMÃO SAULO, O NOVO CONVERTIDO

Pregação da Palavra, Pr. Hugo S. Zica A SANTIDADE DE JESUS

Oração e Bênção Final

Graça de Deus, Infinito Amor (HCC 291)

Poslúdio Instrumental

Oração e Bênção Final Poslúdio Instrumental


ANOTAÇÕES – MANHÃ

ANOTAÇÕES – NOITE

“Irmão Saulo, o Novo Convertido” (Atos 9:10-31)

“A Santidade de Jesus” Lucas 5:1-11

O reino dos céus é um tesouro escondido (Mateus 13:44). Quem troca suas riquezas neste mundo por ele encontra tesouros de valor inigualável:

Todo mundo tem uma ideia a respeito de Deus – todo mundo tem uma ideia a respeito de Jesus. Neste texto nós vemos estas diferentes ideias e a forma como elas concordam ou contradizem a verdade. Somente conhecendo o verdadeiro Jesus é que podemos ter a bênção da salvação.

1. Um ________________ inigualável. 9:10-12

1. O __________________ Jesus (5:1-3) 2. Um ________________ inigualável. 9:13-16

2. O __________________ Jesus (5:4,5) 3. ____________________ inigualáveis. 9:17-19 Também 9:26-29a

3. O __________________ Jesus (5:6,7) 4. ____________________ inigualáveis. 9:20-25 Veja 9:16 e também 9:29,30 4. O __________________ Jesus (5:8-10a)

5. Uma _______________ inigualável. 9:29,30 5. O __________________ Jesus (5:10b,11)

Conclusão: 9:31 “Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria, tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.”

Existe somente Um Jesus: Deus Único e Poderoso, Maravilhoso e Misericordioso. Você O conhece?

“SENHOR, EIS QUE ESTÁ ENFERMO AQUELE A QUEM TU AMAS” (João 11:3) Continuemos a orar por: Átila, sobrinho de Geraldo. Aurita, mãe de Adriana. Dália Pizzati, saúde. Ermelina, irmã de Pr. Elias. Frederico, filho de Marlene. João Batista de Magalhães, amigo da irmã Adriana, sofrendo de câncer e também por sua irmã, Iracema. Irmão Davi, pai de Hélio e Noêmia. Jorge, marido de uma amiga de Karyna, está desenvolvendo Alzheimer também sua esposa Lídia e toda a família. José de Arimateia, amigo do irmão Hélio Pereira. Juliano, irmão de Janaína. Junielle, irmã de Janaína. Juracy Nascimento, saúde e livramento do tabagismo. Lúcia Helena, irmã de Mª Rosário. Lourival Zica, irmão de Daniel, tio do Pastor. Joaquim, excongregado da IBBV (em Unaí), complicado problema de saúde. Márcio Nominato, amigo de José Roberto, está enfrentando um câncer. Também em favor de Márcio Ribeiro, amigo de José Roberto, que está lutando contra uma meningite. Maria Isabel e Pr. Elias. Pr. Eli Dias de Melo (Parkinson). Paulo Peixoto, ex-membro da IBBV. Quadro delicado de saúde. Pr. Elias Corrêa Camargo, idoso e enfermo, do RJ. Paulo, a pedido de Raquel Duarte. Rafaela, amiga de Adrielly e Rosângela, mãe de uma amiga de Adrielly. Valmária, recuperação de cirurgia. Zenair, amiga de Arnalberto. Zenilde Torres, problemas no pulmão. Lembre-se do bebê Enzo e seus pais, Crisderson e Célia; também de Suely, irmã de Magaly e tia do Pastor. Ore todos os dias pela sua igreja! Ore pela salvação dos não-crentes! Ore pelo despertamento dos crentes!


A IGREJA EM AÇÃO OUTUBRO: MÊS DA MÚSICA Este é o mês em que temos enfoque especial no ministério de música de nossa igreja. Somos gratos aos irmãos que têm se dedicado a este serviço em nossa igreja, cujo empenho nos toca. Obrigado, irmãos! Ao longo do mês receberemos convidados musicais, aos quais já estendemos as boas vindas e oramos pela bênção do Senhor sobre sua vida. Em especial quanto a nosso amado Mendelssohn Rocha e sua família, a quem muito amamos no Senhor. PELAS MANHÃS Temos nossa maravilhosa Escola Bíblica reunindose às 09:00 e nosso Culto da Manhã, às 10:00, em que o Pastor prega nos Atos dos Apóstolos, tem sido um tempo de crescimento e bênção. Venha! JUVENTUDE Próximo sábado, 19/10, teremos, às 19:30, nosso Culto de Juventude. CORAL O Coro da Igreja já está se preparando para o musical de Natal, que deverá acontecer no dia 15 de dezembro. Os interessados em participar, procurem Ariadne ou Sônia. CONSTRUÇÃO Ore pelos próximos passos de nossa obra. Hoje você deve reparar no rodapé da plataforma, bem como nos alisares das portas internas. Nosso propósito é caminhar para a conclusão da parte interior, para que em 2020 possamos dedicar-nos à parte exterior. Continue, portanto, a orar e contribuir. +1% As ofertas para Missões são de grande importância, por isso não deixe de mensalmente dedicar 1% de seus rendimentos, a mais que o dízimo, para a obra missionária. TRANSMISSÃO PELA INTERNET Temos trabalhado em melhorar nossa transmissão ao vivo dos Cultos. Queira sempre curtir e compartilhar os vídeos em nossa página no facebook, @ibbvbh. ONTEM Por motivo imprevisto, que lamentamos, não aconteceu ontem o Culto da Juventude que estava previsto. Foi remarcado para o próximo sábado, mesmo sábado. Jovens e adolescentes, queiram vir! Que toda a igreja sinta-se à vontade para participar.

• • • • • • • • •

AGENDA DE OUTUBRO 15/10 Aniversário: Caick Simões Carvalhais* 16/10 Aniversário: Lúcia 16/10 Aniversário: Glaucus 16/10 Bodas: Ricardo e Cláudia (20, b. Porcelana) 19/10 19:30 Culto da Juventude 24/10 Reunião do Conselho da Igreja 26/10 Encontro das Equipes Musicais 27/10 Assembleia da Igreja 29/10 Aniversário: Michele Silva Ribeiro

• • • • • •

Semanalmente Domingo, 09:00 Escola Bíblica Dominical Domingo, 10:10 Culto ao Senhor Domingo, 19:00 Culto ao Senhor 4ª-feira, 19:30 Reunião de Estudo e Oração 2ª-5ª, 08:30-17:30 Atendimento Pastoral (agendar) 4ª e 5ª, 13:30-17:30 Oficina de Artesanato LEITURA BÍBLICA SEMANAL Dia 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10

Em 2 Anos

Em 1 Ano

1 Reis 16 / Colos. 3 1 Reis 17 / Colos. 4 1 Rs. 18 / 1 Tess. 1 1 Rs. 19 / 1 Tess. 2 1 Rs. 20 / 1 Tess. 3 1 Rs. 21 / 1 Tess. 4 1 Rs. 22 / 1 Tess. 5

Ezeq. 46 /Salmo 102 Ezeq. 47 /Salmo 103 Ezeq. 48 /Salmo 104 Daniel 1 / Salmo 105 Daniel 2 / Salmo 106 Daniel 3 / Salmo 107 Dan. 4 / Sal. 108,109

SERVINDO AO SENHOR, HOJE / PRÓX. DOM. Atividade 13/10 20/10 Portaria Introdução Intercessão Cantina C. Infantil Sonoplastia Multimídia Música

Arnalberto Giny Benedita Juventude Lúcia e Adriana João Marcos Caleb Resende Ariadne Kayo Ana Luiza Adrielly Raquel

Insp. Mus. Dirigente

Cláudia (N) Pastor

Wesley Hélio Adriana Casais Sônia e Milena Isaac Adrielly Luana Chelder Lúcia Cláudia A. Giny Geraldo Conj. Aliança (N) Pastor

NOVOS MEMBROS Aos que desejam passar pelo Batismo, ou tornar-se membros de nossa igreja pela Carta de Transferência, procure o Pastor Hugo para ser devidamente orientado.

Profile for Hugo Zica

BOLETIM SEMANAL IBBV-BH | 13 de outubro de 2019 | 2019/41  

Boletim Dominical da Igreja Batista Bela Vista - BH para o domingo, 13 de outubro de 2019. Cultos transmitidos ao vivo, via Facebook @IBBVBH...

BOLETIM SEMANAL IBBV-BH | 13 de outubro de 2019 | 2019/41  

Boletim Dominical da Igreja Batista Bela Vista - BH para o domingo, 13 de outubro de 2019. Cultos transmitidos ao vivo, via Facebook @IBBVBH...

Profile for hugozica
Advertisement