29 minute read

MULHERES NA OAB

Next Article
FINITUDE DA VIDA

FINITUDE DA VIDA

TER ME TORNADO A PRIMEIRA PRESIDENTE DA OABSP É UMA QUEBRA ”DE PARADIGMA PATRICIA VANZOLINI

PELA PRIMEIRA VEZ EM 90 ANOS, MULHERES ASSUMEM A PRESIDÊNCIA DA OAB EM 4 ESTADOS

Advertisement

ENTRE AS CONQUISTAS INÉDITAS ESTÁ A OAB-SP, CONSIDERADA A MAIOR SECCIONAL DO BRASIL, COM SUA NOVA PRESIDENTE PATRICIA VANZOLINI. PIRACICABA SEGUE O AVANÇO DA PRESENÇA FEMININA NA GESTÃO DA ORDEM E ELEGE A ADVOGADA FERNANDA DAL PICOLO COMO PRIMEIRA MULHER ELEITA NA OAB DA CIDADE

POR LEILA LEMES BRANCO

Um fato histórico marca o início de 2022 na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Pela primeira vez em 90 anos, quatro seccionais brasileiras passam a contar com uma mulher presidindo a OAB, assumindo o pleito no triênio 2022-2024. Em São Paulo, o comando fica a cargo de Patricia Vanzolini; no Paraná, com Marilena Winter; em Santa Catarina, com Cláudia Prudêncio; e na

Bahia, com Daniela Borges, que tem como vice outra mulher, Christianne Gurgel, algo também inédito no país. Para se ter uma ideia, no mandato anterior, todos os 27 presidentes de seccionais eram homens.

A OAB Piracicaba também conquista esse marco e elege Fernanda Dal Picolo como a primeira mulher presidente da instituição, desde sua fundação em 1932.

SP – PATRICIA VANZOLINI

Patricia Vanzolini é advogada criminalista, mestre e doutora em direito. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher eleita presidente da OAB/SP. A advogada foi vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, é professora universitária e autora de diversos livros. PR – MARILENA INDIRA WINTER

A advogada Marilena Indira Winter, primeira presidente da OAB-PR, é mestre em Direito Privado e doutora em Direito das Relações Sociais. Atualmente, é professora de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de Procuradora do Município de Curitiba.

A Trinova conversou com a advogada criminalista, professora e escritora Patricia Vanzolini, que assumiu a presidência da OAB de São Paulo, a maior seccional do país e que será dirigida por uma mulher pela primeira vez. “A simples presença de uma fi gura feminina em um cargo decisório, de liderança, abre-nos os olhos e nos dá uma nova dimensão para as questões de gênero. Ter me tornado a primeira presidente da OAB-SP é uma quebra de paradigma, pois foram nove décadas em que só homens estiveram na galeria de presidentes. O fato é que o mundo mudou, o contexto histórico mudou e a Ordem precisava espelhar esse novo momento”, explica a advogada Patricia.

O processo eleitoral da OAB de 2021 foi o primeiro sob o efeito da resolução da paridade de gênero e das cotas raciais, que estabelece que mulheres representem 50% das pessoas em chapas eleitorais e que 30% dos cargos na diretoria, e também de conselheiros em todos os órgãos da OAB, sejam voltados para pretos e pardos durante o período de dez eleições, ou seja, por 30 anos. “As iniciativas da Seccional referentes à paridade, igualdade racial, inclusão de pessoas com defi ciência e de pessoas LGBTQIA+ têm de servir de exemplo aos cidadãos. Elas devem extrapolar o âmbito da instituição e servir de parâmetro na construção de uma sociedade mais justa”, acrescenta Vanzolini.

O resultado histórico de mulheres eleitas é considerado uma mudança mais que necessária, uma vez que mais da metade dos profi ssionais brasileiros do Direito são mulheres e representa o retrato de décadas de luta feminina no âmbito do Direito. Uma luta desde a criação da OAB, em 1930, em que mulheres não tinham direito ao voto, até chegar em 2016 com a instituição do Plano Nacional de Valorização da Mulher

BA – DANIELA BORGES

Advogada há 20 anos, Daniela Borges, de 42 anos, foi eleita como a primeira mulher a presidir a OAB-BA. Ela é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito. Daniela tem como vice outra mulher, Christianne Gurgel, algo também inédito no país.

TORÇO PARA QUE NOSSAS ELEIÇÕES NÃO ENTREM SÓ PARA A HISTÓRIA DA OAB, MAS QUE SEJAM UM DIVISOR DE ÁGUAS, CONTRIBUINDO PARA QUE LIDERANÇAS FEMININAS TENHAM MAIS VOZ E VEZ NA ADVOCACIA, COMO ”UM TODO. PATRICIA VANZOLINI

Crédito: banco de imagens OAB/SC

SC – CLÁUDIA DA SILVA PRUDÊNCIO

A advogada Claudia da Silva Prudêncio foi eleita primeira mulher presidente da OAB-SC. Especializada em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos – IPEJ, Claudia tem uma trajetória de mais de 20 anos na OAB, assumindo diferentes funções, além de ser professora em cursos de graduação e pós-graduação de Santa Catarina.

Advogada, que, por lei, obriga a participação de pelo menos 30% de mulheres em todas as comissões da Ordem.

“Atualmente, no âmbito da OAB-SP, as mulheres correspondem a 46% do total de cargos diretivos das subseções, substancialmente acima da cota de 30% estipulada pelo regulamento de paridade da Ordem. Isso já representa um avanço signifi cativo e animador. Em relação a presidentes, foram eleitas 62, o que corresponde a apenas 25% – revelando que temos muito a avançar. Enfi m, torço para que nossas eleições não entrem só para a história da OAB, mas que sejam um divisor de águas, contribuindo para que lideranças femininas tenham mais voz e vez na advocacia, como um todo”, conclui a presidente da OAB São Paulo.

COM TODAS AS MUDANÇAS HAVIDAS NA SOCIEDADE, COM CERTEZA O SONHO DA MULHER HOJE EM DIA NÃO SEJA MAIS DE SER DONA DE CASA. ELA QUER ESTAR INSERIDA NO MERCADO DE TRABALHO, SER PROTAGONISTA ”DAS MUDANÇAS SOCIAIS FERNANDA DAL PICOLO

PIRACICABA – FERNANDA DAL PICOLO

A advogada Fernanda Dal Picolo, primeira mulher eleita na OAB Piracicaba é pós-graduada em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário e há nove anos atua no Gava Advogados Associados na área trabalhista.

PLEITO EM PIRACICABA

Entre as presidentes das subseções está a advogada Fernanda Dal Picolo, que assumiu a gestão da OAB Piracicaba em janeiro. Para ela, sua candidatura à presidência aconteceu de forma natural. A advogada iniciou suas atividades na OAB Piracicaba como membro da Comissão de Prerrogativas. Posteriormente foi presidente da Comissão da Criança e do Adolescente e integrou a Comissão da Mulher Advogada. Concomitante a isso, atuava, também, na Comissão de Direito do Trabalho, da qual também foi presidente. “Após toda essa trajetória, fui convidada para integrar, em 2018, a chapa que concorreria às eleições, no cargo de Vice-Presidente, quando fomos eleitos para o triênio 20192021. Talvez esse diferencial de vivência na Ordem me levou a ser convidada a encabeçar a chapa concorrente nas eleições do ano passado”, explica.

Questionada sobre sua opinião em relação à decisão da Ordem de aplicar a resolução de paridade de gênero e racial para a maior representatividade da diversidade, a presidente da OAB Piracicaba é direta: “No mundo atual não deveria haver espaço para qualquer tipo de segregação, quer seja de gênero, racial, religiosa, enfi m, já deveríamos ter civilidade bastante para rechaçar qualquer tipo de cisão. É triste ver que necessitamos ainda da ‘força da lei’ para que se observem e respeitem as mais elementares normas de convivência social. Todavia, se há aqueles que não possuem sensibilidade social e humana, temos que nos valer da imposição legal para que possamos viver em um lugar melhor”, explica.

Para a Dra. Fernanda, o resultado histórico do aumento da representatividade feminina na OAB, longe de querer estabelecer uma disputa de gênero, demonstra que as mulheres de hoje em dia estão, realmente, se inserindo na vida da sociedade. “Com todas as mudanças havidas na sociedade, com certeza o sonho da mulher hoje em dia não seja mais de ser dona de casa. Ela quer estar inserida no mercado de trabalho, ser protagonista das mudanças sociais”, conclui a advogada Fernanda, reforçando que essas transformações demonstram que a mulher quer ser protagonista da sua própria história.

O ASSUNTO É DIVÓRCIO

POR LEILA LEMES BRANCO

Ninguém se casa pensando em separar, afi nal tendemos a acreditar na frase ‘até que a morte nos separe’ tão enraizada em nossa cultura. Mas quando o casamento não vai bem, o divórcio pode ser uma saída para o relacionamento seguir saudável para todos os envolvidos, principalmente se tiverem fi lhos. Lidar com o divórcio ou a dissolução de união estável não é uma decisão fácil e envolve um processo que põe fi m aos vínculos pessoais e jurídicos do casamento, incluindo decisões sobre guarda e convivência dos fi lhos, pensão alimentícia, partilha de bens, dívidas e até a mudança do sobrenome.

A advogada de Piracicaba Dra. Jussara Moretti é pós-graduada em Direito Penal e especializada em Direito de Família e Sucessões, com forte atuação no atendimento a mulheres que buscam uma solução para encerrar seus casamentos. Sócia do advogado Dr. Adriano Lopes Albino, que atua nas áreas cível, empresarial e do consumidor. Dra. Jussara mantém em seu perfi l no Instagram, @jussaralaom, vídeos chamados “Treta do Dia”, nos quais esclarece dúvidas sobre divórcio e traz para as páginas da Trinova algumas dessas questões.

Trinova - Como fi ca a partilha de bens no processo de divórcio? Dra. Jussara - A partilha de bens é defi nida pelo regime de casamento das partes. O regime determinado por Lei é o da comunhão parcial de bens, no qual se dividem os bens adquiridos onerosamente pelo casal na constância do casamento, excluídas doações e heranças. Já no regime de separação total de bens não há partilha de bens, enquanto na comunhão universal todo o patrimônio é dividido em 50% para cada um. Para se casar em outro regime que não seja da comunhão parcial, deve ser elaborado um pacto antenupcial.

Dra. Jussara Moretti

Trinova - Quem pode pedir pensão alimentícia e como é defi nido o valor? Dra. Jussara - A pensão alimentícia é devida aos fi lhos menores e aos maiores dependentes fi nanceiramente, geralmente estudantes de graduação ou curso técnico. A pensão deve custear as despesas fi xas e garantir o mesmo padrão de vida que a criança tinha enquanto os pais mantinham o relacionamento. Pais também podem pedir pensão aos fi lhos. E os netos aos avós.

Trinova - No caso de guarda compartilhada, como é defi nida a pensão alimentícia? Dra. Jussara - Muitas pessoas pensam que a condição de guarda compartilhada desobriga o pagamento de pensão. É um mito! Os pais dividem os direitos e obrigações dos fi lhos, mantendo-se a necessidade de pagamento. A pensão é defi nida pelo trinômio – proporcionalidade-necessidade-possibilidade – analisando-se os rendimentos de cada um e as necessidades de cada fi lho. Assim, a ideia de que cada um deve pagar metade das despesas do fi lho também é um mito se os rendimentos não forem iguais.

Trinova - O que é regime de convivência? Dra. Jussara - Em geral, quando um casal se divorcia, os fi lhos passam a morar com um dos pais e é necessário estabelecer as regras de convívio com o outro genitor. Dessa forma, é possível garantir a convivência familiar saudável defi nindo-se os períodos de contato, a programação de datas comemorativas, feriados, férias escolares, etc. É essencial que a rotina da criança e dos pais seja estabelecida em qualquer modalidade de guarda.

Trinova - Qual a importância de consultar um advogado especializado nesse assunto? Dra. Jussara - O fi m do casamento não é o fi m da família! Para chegarmos a um acordo justo é preciso muita conversa e muita discussão, por isso é fundamental a atuação de um profi ssional especializado na área nesse processo. O divórcio pode ser muito difícil, mas é possível recomeçar sem desacreditar do amor.

Av Dr João Conceição, 450 - B. Paulista - Piracicaba - SP 19 3435-1866 19 98173-2347 @jussaralaom lopesmoretti.adv@gmail.com

Dra. Silvia Pagliuso

ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO APONTA CAMINHOS PARA O MELHOR MOMENTO DE SE APOSENTAR

VOCÊ PLANEJA SUA APOSENTADORIA? TEM IDEIA DE QUAL É O MELHOR CAMINHO? AJUDA PROFISSIONAL PODE SER FUNDAMENTAL POR KÁTIA CAMARGO

Silvia Pagliuso é advogada, especialista em direito previdenciário. Mas, além de advogar, ela também atua há 25 anos como técnica de enfermagem. Em 2022, deve se aposentar da área de saúde e passará a se dedicar exclusivamente ao direito, profissão que já exerce diariamente desde 2013, em Piracicaba, mas pela experiência e conhecimento esperou o melhor momento para decidir pedir o benefício. Ela sabe bem os ganhos e perdas que a escolha pode trazer. Silvia lembra que apesar de serem carreiras distintas, em comum, suas duas profissões - o direito e a enfermagem - devem contribuir para trazer condições para o bem viver, tanto para o reestabelecimento da saúde quanto para quem deseja ter uma aposentadoria que ofereça condições dignas de se manter. A advogada faz questão de destacar que aprende e se sente muito útil e realizada com as duas escolhas profissionais que fez em sua trajetória.

Você já pensou como pretende viver ao se aposentar? Sabe o momento certo para isso acontecer? Tem dúvidas de como proceder? A advogada viu no direito a oportunidade de contribuir com a dignidade das pessoas por meio de informações que ajudam a ter escolhas corretas e confi áveis. “Muita gente não sabe quais são seus direitos e o melhor momento para se aposentar. Quando oriento, mostro as opções que ela pode ter, quais seriam as opções que ela pode fazer. Saber munir uma pessoa com informação correta e ver que ela pode ter a chance de um salário melhor é muito gratifi cante.Vejo que tem muita gente que acaba perdendo algumas oportunidades de melhores escolhas por falta de clareza de seus direitos”, conta. A advogada conta que atende casos de clientes que estão espalhados por todo Brasil e em mais cinco países. “Atualmente existem um emaranhado de leis e normas que envolvem e afetam a aposentadoria. Nosso papel é ajudar a pessoa que está pensando em se aposentar a escolher o melhor momento para ela solicitar o benefício ou mesmo se preparar para isso”, diz. A especialista é formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Em 2013, cursou extensão em Direito Previdenciário e Trabalhista pela Proordem em Campinas. Desde 2015, se especializou em benefícios junto ao INSS e é uma das colaboradoras do blog aposentadoria do INSS. “Sempre fui muito curiosa e busco me aperfeiçoar constantemente. O advogado precisa estar sempre atualizado para conseguir oferecer o melhor caminho para seus clientes”, diz. Uma das dicas importantes quando o assunto é aposentadoria é não fazer nada por impulso. “Aposentar repentinamente pode trazer problemas no futuro, por isso, é imprescindível planejar antes e buscar ajuda de um profi ssional qualifi cado para orientar o melhor caminho. E quanto antes começar a pensar nisso, melhor”, diz. Outra coisa importante quando se pensa em aposentadoria é fazer estimativas do quanto você precisa ganhar para manter seu padrão de vida. “Levante despesas como moradia, alimentação, saúde e lazer e gastos que você pretende ter quando se aposentar. Com isso fi ca mais fácil saber qual deve ser sua renda e planejar como chegar lá”, diz.

EM BUSCA DO SONHO

A advogada lembra que, ao decidir fazer direito, enfrentou grandes desafi os para dar conta de tudo, mas não desistiu do sonho. “Eu trabalhava no hospital à noite, estudava de manhã, cuidava da minha fi lha que tinha quatro anos na época, além da casa e do marido. Passava muitos fi nais de semana me dedicando aos estudos e trabalho. Mas, hoje vejo que todo esse esforço valeu a pena e o direito entrou na minha vida para não sair mais”, lembra. ESCRITÓRIO DIGITAL

Você já ouviu falar em escritório digital? Apesar da profi ssional ter um espaço físico para receber os clientes em Piracicaba, ela conta que a maioria de seus atendimentos ocorrem de forma virtual. “Em 2017 participei de uma palestra em São Paulo e conheci detalhes de como funcionava a advocacia digital. Em 2018 conheci o fundador do Blog Aposentadoria do INSS - Dr Rodolfo Accadrolli e hoje faço parte do primeiro escritório digital de advocacia do Brasil especializado em benefícios previdenciários, o Accadrolli e Maruani. Decidi trabalhar de forma digital e percebi que isso foi um grande acerto em minha carreira, pois ampliou bastante minha possibilidade de atuação”, diz. Ela destaca que hoje tem clientes nos mais diferentes lugares do Brasil e no mundo, até cidades distantes, que nunca teriam acesso. “Com esse trabalho feito pela internet não há barreiras de localização”, diz. A advogada lembra ainda que quando chegou a pandemia de Covid-19, o direito digital acabou sendo fundamental e ganhando ainda mais espaço no mercado. “Vimos aumentar muito o número de demandas. Como já trabalhava de forma virtual desde 2018, não precisei fazer grandes mudanças para seguir com o fl uxo do trabalho. Nesse período percebi que as pessoas naturalizaram ainda mais o atendimento on-line”, destaca.

SILVIA PAGLIUSO Advogada OAB/SP 384.566

Av. Independência, 724, sala 16, Edifício Liberty Vila dos Frades, B. Alto, Piracicaba 19 98422-5504 @silviapagliuso.adv

Aponte a câmera do seu celular e saiba mais

Dra. Patricia Borba

UMA ADVOGADA COM OLHAR APURADO PARA O DIREITO MÉDICO

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PRECISAM ESTAR ATENTOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA POR KÁTIA CAMARGO

Nos últimos anos o número de conflitos envolvendo a área da saúde aumentou e se tornou frequente perante os tribunais de justiça. A advogada Patricia Borba de Souza se especializou na área do direito médico. Em seu dia a dia atende muitos casos de profissionais da saúde e instituições médicas que procuram os seus direitos para a defesa de uma acusação indevida e também buscam orientações jurídicas para atuar de modo preventivo. Em conversa com a revista Trinova, a advogada ressaltou que o direito médico tem um papel importante nesse cenário de proteção jurídica às partes envolvidas nos direitos relacionados à saúde. A especialista faz ainda um alerta: tem aumentado o número de casos de pessoas que usam indevidamente as redes sociais para fazer acusações infundadas à classe médica. “Muitas vezes, as pessoas criam um cenário que não é verdadeiro para comprometer o profissional de saúde. Mas caso fique provado que a acusação não é real, a pessoa pode acabar sendo processada. Tenho pelo menos três casos que envolvem mídias sociais na justiça”, destaca. Além da área médica, a advogada é mestra em Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos, Doutora em Direito Político e Econômico. Ela também é membro do Grupo de Pesqui-

sas Direito e Desenvolvimento Sustentável na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente compõe a diretoria da associação FADDH - Frente Ampla pelos Direitos Humanos, é membro do Núcleo de Direitos Indígenas e Quilombolas da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP e compõe o quadro de docentes da Escola de Direito onde ministra aulas de Direito Civil e Direito Processual Civil. Saiba como foi a conversa com a advogada:

Trinova - Como você começou a trabalhar na área de Direito Médico? Patrícia Borba - Eu morava em São Paulo e minha irmã já trabalhava como médica em Piracicaba. Decidi me mudar para a cidade e acabei naturalmente tendo contato com o universo dos médicos, conhecendo seus desafios e me especializando nessa área. Percebi que os médicos tinham pouco conhecimento sobre quais eram seus direitos e deveres e vi uma oportunidade de ajudar bastante nessa área. Hoje tento orientar também os profissionais de saúde e empresas na parte preventiva. Atualmente até dou alguns cursos para a classe médica, com aprofundamento sobre o Código de Ética Médica, destacando as normas que devem ser seguidas.

Trinova - Quais são os maiores desafios da sua área de atuação? Patrícia Borba - Na maioria das vezes lidamos com a dor e o sofrimento, seja do profissional de saúde ou da família que pode ter sido afetada. Acho que o ponto fundamental do meu trabalho é realmente ouvir o fato sem julgamento, acolher a pessoa que está buscando ajuda, sempre lidando com a verdade dos fatos. Meu trabalho conta também com a ajuda de um perito para apurar os detalhes do caso relatado. Explico para o cliente todas as etapas do meu trabalho para que ele confie e fique tranquilo que estarei cuidando do caso dele.

Trinova - Para atuar na área do direito médico, o que o profissional precisa ter? Patrícia Borba - Qualquer advogado que pretende atuar nessa área precisa conhecer as responsabilidades civis e penais dos profissionais. Também é necessário que conheça a fundo o Código de Ética Médica e as demais leis dos conselhos não só da medicina, mas de outras profissões ligadas à área da saúde.

Trinova - Tem aumentado o número de pessoas que usam as redes sociais para acusar profissionais de saúde? Patrícia Borba - Sim, percebo que as pessoas têm usado as mídias sociais, como Facebook, Youtube, para fazer o que chamam de ‘denúncia’. Mas quando se checa a veracidade do fato, nem sempre a situação foi relatada de forma correta. Muitas vezes, essas falsas denúncias colocam o médico em uma situação catastrófica mesmo quando se prova que não foi real, ou que ele não é culpado, mas já comprometeu a imagem do profissional. Nesses casos costumamos processar a pessoa que divulga as inverdades.

Trinova - Além de atuar no direito médico, você também compõe a diretoria da associação FADDH - Frente Ampla pelos Direitos Humanos e é membro do Núcleo de Direitos Indígenas e Quilombolas da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Fale um pouco sobre isso? Patrícia Borda - Passei uma parte do meu doutorado fazendo pesquisa de campo em comunidades Quilombolas, conhecendo, entrevistando e convivendo com pessoas da comunidade. Foi uma experiência muito importante na minha vida. Para me dedicar ao estudo na prática acabei alugando uma casa perto de Cananéia, em São Paulo. Eu já atuava na área médica e continuei fazendo o trabalho, despachando de forma on-line. Com essa experiência, consegui enxergar os desafios dessas pessoas e hoje faço parte do Núcleo de Direitos Indígenas e Quilombolas da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP.

19 ) 3432-1612 19 ) 98364-8000

COGNITOS SYSTEM CRIA SOLUÇÕES CRIA SOLUÇÕES EM SOFTWARES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

POR LEILA LEMES BRANCO

Quando se pensa em um sistema informatizado para gerenciar os processos de um negócio, muitas vezes, o primeiro pensamento é de que são ferramentas desenvolvidas para grandes empresas e exigem um alto investimento. A boa notícia é que a Cognitos System vem mudando esse conceito e oferece soluções em softwares para micro e pequenas empresas de qualquer área de atuação, aliando tecnologia de ponta, gerenciamento e integração das informações, por um preço acessível de investimento do empresário. Fundada em Piracicaba, em 2002, a empresa atende em todo o Brasil. São mais de 350 clientes no estado de São Paulo, com cerca de 30% deles na cidade piracicabana. A especialidade da empresa foi criar ferramentas que atendam os principais desafi os que o micro e pequeno empreendedor enfrenta na administração do seu negócio. “Nosso objetivo é trazer para os empreendedores soluções que só estavam disponíveis às grandes organizações devido ao alto custo. Assim, o empresário pode ter em suas mãos informações necessárias para controlar a operação e tomar decisões para o futuro do seu negócio”, conta Tiago Dressano, fundador da Cognitos.

Soluções ideais para cada necessidade

A Cognitos disponibiliza sistemas de emissão de notas fi scais, gestão fi nanceira, controle de estoque, controle de contas a pagar e a receber, sistema com ferramentas de formação de preço, gestão comercial, gestão de produção e e-commerce. “As soluções centralizam as informações em uma única plataforma. Uma visão completa do negócio, que elimina a necessidade de planilhas individuais para controle de cada setor”, explica Tiago destacando que as ferramentas ajudam o empresário na gestão de ponta a ponta. “A proposta é oferecer agilidade para o empreendedor que, muitas vezes, se desdobra para dar conta de tudo”. A Cognitos também oferece uma solução sob medida, sistema modular confi gurado com as ferramentas necessárias para cada empreendedor e nicho de negócios. Conta ainda com o módulo de produção (PCP), para o controle do fl uxo de produção da fábrica, integrado com os demais processos da empresa.

E-commerce e restaurantes

Restaurantes também podem ter um software de gestão. A ferramenta é ideal para bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias, oferecendo uma boa experiência ao cliente, tornando a operação do estabelecimento segura e inovadora. De acordo com Tiago, eles lançaram também o sistema de e-commerce, transformando a loja física em uma versão virtual. “O lojista terá acesso a um painel completo e intuitivo, onde irá confi gurar, cadastrar seus produtos e administrar seu e-commerce, sem precisar fazer qualquer tipo de programação e fazer a gestão única do estoque físico e on-line. Isso ajuda o empresário a digitalizar sua empresa e vender pela internet”, diz Tiago.

Entre os benefícios, a gestão na palma da mão

Além dos benefícios dos softwares, a Cognitos oferece todo o suporte de sua equipe na implantação e treinamento dos módulos adquiridos. E para facilitar ainda mais a vida do empreendedor, disponibiliza um aplicativo para que o empresário acesse o sistema de gestão de qualquer lugar, por meio do celular.

@ cognitos@cognitos.com.br (19) 2533-8888

Aponte a câmera do seu celular e saiba mais

CRESCIMENTO EXPONENCIAL

NIVALDO JOSÉ CAMILLO DE OLIVEIRA

CEO da Sicoob Cocre

ACocre é uma cooperativa de crédito com 53 anos de história, mas foi nos últimos quatro anos que ela experimentou o maior crescimento de sua história. Nesse período, a instituição fi nanceira cooperativa alavancou o seu crescimento e atingiu números antes inimagináveis, colocando a sua evolução sempre muito acima do seu mercado, fruto do trabalho, gestão e empenho de todos os colaboradores. Para se ter uma ideia, entre 2018 e 2021, a cooperativa viu as suas operações de crédito saltarem de R$ 225 mi para R$ 419 mi, um aumento de 86%. Já os ativos, que representam todas as riquezas e patrimônios de uma organização, e por consequência o quanto ela pode ser considerada sólida e segura para receber investimentos, saiu de R$ 574 mi para R$ 1,1 bi no mesmo período, um acréscimo de 103%, o que signifi ca que a cooperativa mais que dobrou o seu tamanho em apenas quatro anos. Tudo isso teve refl exos, claro, no interesse das pessoas em investirem e aplicarem os seus recursos na organização. A captação aumentou 156%, saindo de R$ 386 mi para R$ 988 mi, enquanto o número de sócios também cresceu, passando de 14 mil para quase 22 mil no mesmo espaço de tempo. Neste período, a Cocre também distribuiu mais de R$ 50,5 milhões em sobras para os seus cooperados, que seria o lucro apurado de uma empresa ao longo do exercício contábil. Como se trata de uma cooperativa, esse recurso é devolvido em conta corrente para todos os mais de 22 mil sócios. Tudo isso cobrando menos pelos mesmos produtos e serviços que o cooperado encontraria em qualquer instituição fi nanceira bancária tradicional. Para se ter uma ideia de quanto o valor cobrado a menos é representativo, entre 2018 e 2021, se todos os cooperados Cocre fossem comprar os mesmos produtos e serviços que compraram nesse espaço de tempo em outras instituições fi nanceiras, teriam gasto R$176 milhões a mais, o que signifi ca que, fazendo negócio com uma cooperativa, a pessoa ganha mais através das sobras e das suas aplicações fi nanceiras e ainda deixa de gastar, o que também possui impacto direto sobre a economia da região. Quanto menos se cobra, mais recurso fi ca disponível para girar a economia local. Tudo isso, claro, não foi fruto da sorte. A Cocre contou muito com a ajuda e o trabalho forte de pessoas engajadas e comprometidas com a construção do negócio para os 50 anos seguintes. A partir de 2018, uma nova fi losofi a de trabalho, pautada no profi ssionalismo e nas premissas do mercado, passou a fazer parte do dia a dia da instituição. A direção foi reformulada, buscando no mercado profi ssionais com grande gabarito técnico, profi ssional, comportamental e ajustados aos valores da organização, além de serem referência para o setor. Foi então que a cooperativa passou a vivenciar, nos anos seguintes, os anos de maior estruturação e crescimento de sua história. Foram criadas e reformuladas diversas áreas dentro da estrutura, como: RH, Comunicação, Marketing, Sustentabilidade, Compliance, Controles Internos e Riscos, Tecnologia da Informação, Inteligência de Mercado, Crédito, Cadastro, Comercial, Relacionamento com o Cooperado, Governança Corporativa, entre outras. Diante disso, alguns pontos importantes começaram a ser cumpridos, como a implantação de sistemas de segurança da informação, LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), reformulação do planejamento estratégico, treinamento de colaboradores, realização de parcerias estratégicas com as melhores instituições do mundo, como Deloitte, MIT PE (Massachusetts Institute Technology Professional Education), FGV, USP, Dale Carnegie, Arbache Innovations, IBGC, Sebrae, Icatu, entre outras, para potencializar e pivotar o crescimento da instituição. Com todas essas mudanças, novas fi losofi as de trabalho também começaram a surgir. Uma delas foi o movimento de criação de Squads, grupos de trabalho com profi ssionais multidisciplinares formados para focar em um grande desafi o e resolvê-los em tempo recorde, utilizando metodologias ágeis, o que rendeu muitos frutos para a cooperativa em apenas poucos meses. Para se ter uma ideia, um dos grupos conseguiu fazer a carteira de crédito crescer mais de R $60 mi em apenas três meses. Todas essas ações aconteceram enquanto a cooperativa fazia aquilo que passou a ser o principal foco: cuidar das pessoas. Novas ferramentas de treinamento e desenvolvimento foram implantadas e até uma academia interna de formação de líderes, tendo os próprios líderes como professores. Ao todo, foram mais de 182 horas de treinamento por colaborador nos últimos quatro anos, o que resultou, claro, em muita inovação, reconhecimento, mérito e promoção. Foram mais de 164 nesse período, em um universo de cerca de 200 profi ssionais. Com tudo isso, a cooperativa passou a fi gurar entre as melhores empresas para se trabalhar desde 2019 e não mais saiu de lá, atingindo em 2021 o título de quarta melhor cooperativa de crédito para se trabalhar no Brasil dentro da sua categoria, segundo o ranking Great Place to Work. O olhar para a comunidade também passou a ser prioridade. Foram criados 16 projetos sociais que, todos os anos, impactam mais de 5 mil pessoas, falando sobre educação fi nanceira, cooperativista, empreendedora e humana. Com isso, o resultado não poderia ser diferente. A Cocre passou a ser mais conhecida em sua área de atuação, passando uma imagem de empresa sólida e confi ável, o que impulsionou a abertura de novas contas e a captação. Em 2021, então, a Cocre atingiu o seu maior índice de satisfação na pesquisa NPS, com nota 79, uma das maiores do Brasil quando o tema é instituição fi nanceira.

Gente feliz e satisfeita faz mais gente feliz e satisfeita. Para os próximos anos, as ambições são ainda maiores. Impulsionada pela BC#, apoio do Banco Central às cooperativas de crédito, a Cocre quer seguir o seu ritmo de crescimento, dobrando de tamanho a cada quatro anos, levando justiça fi nanceira através de produtos e serviços que façam sentido para a vida das pessoas, além de projetos sociais que marcam e promovem o desenvolvimento sustentável.

ADVOGADO IDEALIZA CURSO PARA OAB NA PANDEMIA

Dr. José Oscar Silveira Junior

APÓS O SUCESSO DAS LIVES NAS PLATAFORMAS DIGITAIS, O ADVOGADO JOSÉ OSCAR SILVEIRA JUNIOR DECIDIU INOVAR

POR KÁTIA CAMARGO

Em 2020 o mundo todo passou por mudanças drásticas, algumas delas sem precedentes. De um dia para outro, toda a população mundial se viu obrigada a conviver com uma realidade totalmente inimaginável, digna de fi lmes de fi cção: pessoas trancadas em casas, proibidas de exercer seus trabalhos; sem dinheiro; mortos aos milhões e a incerteza de um mundo colapsado do dia para a noite. Além disso, as tragédias sociais se intensifi caram em uma escala nunca antes experimentada por esta geração. Nesse cenário, as profi ssões que mais lidavam com as tragédias humanas, especialmente os profi ssionais de saúde, iam na contramão do isolamento, e saíam corajosamente para enfrentar de perto esse inimigo trazido pela pandemia de Covid-19. A advocacia, não diferente disso, também teve que se reinventar, pois a função do advogado, da Justiça, nesse cenário de caos social, é justamente trazer a pacifi cação esperada. Com um aumento absurdo das demandas judiciais, aumento da criminalidade, de divórcios, violência doméstica, crimes cibernéticos, abusos, quebra empresarial, entre vários outros problemas, o advogado se fez ainda mais necessário para operar o direito em um cenário onde até o Poder Judiciário estava se adaptando à nova realidade. Sendo assim, da mesma forma que a Constituição Federal prediz que o advogado é indispensável à administração da justiça, a advocacia teve que se reinventar, se amoldar à nova fase mundial. Nesse sentido, o advogado José Oscar Silveira Junior, advogado desde 2008 e professor de direito há 11 anos, mestre pela UNIMEP e especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito, se viu no desafi o de mudar e reinventar os rumos da advocacia, assim como fi zeram muitos colegas de profi ssão. Buscou fazer do caos uma nova opção para sobreviver no mercado: o mundo digital. Iniciou uma série de lives pelas plataformas digitais em sua rede e, tamanha a audiência, tomou a decisão de fundar a empresa Oscar Cursos e Treinamentos Ltda., onde conjuga conhecimentos jurídicos e preparação para concursos e exames da OAB. Junto com professores renomados da capital paulista, idealizou o primeiro curso preparatório para a OAB após a paralisação dos exames. O desafi o era preparar, em 30 dias, o aluno que estava há três meses esperando a nova data do exame. A campanha foi um sucesso e, lançando esse conteúdo gratuito pela plataforma do YouTube, em um mês, teve 210 mil visualizações e muitos aprovados por conta do curso. Assim, após adaptar quase na totalidade os atendimentos virtualmente, foi realizando a retomada gradativa dos atendimentos presenciais. Hoje conta com uma equipe reduzida com 4 advogados e 1 estagiário, onde sempre se propõe a priorizar o estudo e acompanhar as alterações legislativas, também fomentadas nesse período pandêmico. A advocacia exerce o direito. O direito acompanha as mudanças sociais. Se a advocacia não acompanha essas mudanças, não há como aplicar a lei à situação atual, ao caso concreto.

Alanis Carraro, Paulo Romera, Oscar Júnior, Henrique Benatti e Marcela Sanches

DR. JOSÉ OSCAR SILVEIRA JUNIOR Advogado e Professor

R. Alexandre Herculano, 120, Edifício JK Medical Center, Torre A, sala 12, Vila Monteiro, Piracicaba 19 3432-3932 @oscarcursosetreinamentos

Aponte a câmera do seu celular e saiba mais

This article is from: