
4 minute read
Armadilhas da rede
GCS ram a ser praticados através da internet”.
As forças de segurança de Macau registaram 1.315 casos de burla, mais oito do que em 2021, e 138 casos de extorsão, mais 39.
Advertisement

Wong sublinhou que “os criminosos começaram a tirar proveito do pânico do público para criar várias burlas relacionadas com a epidemia”, assim como, desde Junho, burlas com a encomenda de alimentos ou produtos alimentares.
O responsável mencionou ainda a ocorrência de 92 crimes de extorsão por ‘nude chat’ e 67 casos de pessoas enganadas pelo chamado “falso ‘enjo kosai’”, jovens acompanhantes com possibilidade de serviços sexuais.
O secretário afirmou ainda que, graças a um mecanismo de alerta para tempo para usar as redes ou plataformas sociais online para fazerem amigos”.
O responsável defendeu a importância do “reforço da educação sexual e a prevenção” dos crimes de abuso sexual de menores, que, segundo disse, “são facilmente enganados e prejudicados por malfeitores”.
“É uma questão social, tem de obter atenção de toda
Penas Mais Duras
A vice-presidente da Associação da Construção Conjunta de Um Bom Lar, Loi I Weng, defende penas mais pesadas para os criminosos que praticam actos contra menores. A posição foi tomada para fazer eco das posições do Governo, na sequência do anúncio sobre Estatística da criminalidade e dos trabalhos de execução da lei de 2022 em Macau. Segundo Loi I Weng, que também faz parte da Associação das Mulheres de Macau, deve ser feita uma revisão da pena, com base nos exemplos de Hong Kong e Taiwan, onde aqueles que praticam crimes contra menores não podem ser castigados com uma pena suspensa. Além disso, Loi argumenta que é preciso agravar os limites mínimos das penas, porque que considera que vai contribuir para “reforçar o efeito dissuasor”. Loi considerou ainda que o aumento do número de crimes com menores através da internet subiu devido à pandemia, com as crianças a navegarem cada vez mais a internet, por não poderem sair de casa. Por isso, insistiu que os encarregados de educação devem educar os menores e prepará-los para a utilização das aplicações móveis de conversação.
Ponte de Amizade Carro abalroa
Mota Ap S Ultrapassagem
Um carro abalroou uma moto na Ponte de Amizade, depois de ter sido ultrapassado pela esquerda. As imagens do acidente, que alegadamente aconteceu na passada sexta-feira, estão a circular nas redes sociais e mostram o motociclista a utilizar a berma da estrada para completar uma manobra ilegal. Depois de concluída a ultrapassagem, o carro ultrapassado acelera e parece atingir propositadamente a traseira da mota. Por sua vez, o motociclista surpreendido com o embate consegue controlar o veículo e evitar a queda. No entanto, após ser atingido as imagens permitem ver que deixa cair um objecto no tabuleiro da ponte.
suspensão de transacções suspeitas e cessação de pagamento, a polícia de Macau conseguiu recuperar cerca de 3,7 milhões de patacas em 26 casos.
Hábitos antigos a sociedade, dos pais, das escolas”, disse o secretário.
Com o fim da política de ‘zero covid’ em Macau, em meados de Dezembro, a cidade registou em Janeiro mais de um milhão de visitantes, numa subida de 101,3 por cento em termos anuais, com as receitas do jogo a apresentarem o melhor arranque dos últimos três anos.
Wong admitiu que as forças de segurança prevêem “o ressurgimento de burlões da troca de dinheiro”, assim como “um certo aumento do número de crimes dos casos em geral”, com a retoma do turismo.
De acordo com os dados apresentados na sexta-feira, a criminalidade de 2022 foi a mais baixa desde 2019, o último ano antes na pandemia. Foram assim instaurados 9.799 inquéritos criminais, que se comparam com os 14.178 de 2019, uma queda de 30,9 por cento.
Mais burlas
Wong revelou ainda que a Polícia Judiciária “desvendou vários casos de disseminação de vídeos pornográficos relacionados com menores através da internet” desde que aderiu em 2020 a um projecto internacional de combate a este crime.
Wong Sio Chak defendeu a
HM • 1ª vez • 6-3-23
Execução Ordinária CV3-19-0163-CEO
3º Juízo Cível
Exequente: OLX II INVESTMENT LTD, com sede nas Ilhas Caimão, em Cayman Corporate Centre, 27 Hospital Road, George Town, Grand Cayman KY19008.
Executado: NGAN IEK, CHENG WING SHAN, e SOCIEDADE DE INVESTIMENTO PREDIAL E ADMINISTRAÇÃO DE PROPRIEDADES HANG WO LIMITADA, respectivamente, com domicílio profissional e sede em Macau, na Rua de Foshan, nº51, Edifício Centro Comercial San Kin Ip, 17º andar. ***
FAZ-SE SABER QUE nos autos acima indicados, vais ser vendido por meio de propostas em carta fechada, o seguinte bem penhorado aos executados: IMÓVEL PENHORADO
Denominação: Fracção autónoma “A42”, do 42º andar.
Situação: sito em Macau, na Rua de Nam Keng nºs 50 a 82.
Fim: Para habitação.
Número de matriz: 040918.
Número de descrição na C.R.P.: 22652 a fls. 177 do Livro B75K. O valor base da venda é de MOP$19.055.000,00. ***
São convidadas todas as pessoas com interesse na compra do imóvel penhorado, a entregarem as suas propostas na Secção Central deste Tribunal, até ao dia 14 de Abril de 2023, antes das 17:30 horas, devendo as propostas conter no envelope da proposta a indicação de “PROPOSTA EM CARTA FECHADA” e “NÚMERO DO PROCESSO CV3-19-0163-CEO”.
No dia 17 de Abril de 2023, pelas 9,30 horas, no Tribunal Judicial de Base da RAEM, proceder-se-á à abertura das propostas de preço superior ao do valor base da venda apresentadas, a cujo o acto podem os proponentes assistir.
É fiel depositário do imóvel penhorado o Sr. Luís Jesus Xavier, com domicílio profissional em Macau, na Alameda Dr. Carlos D´Assumpção, nºs 411-417, Edifício Dynasty Plaza, 15º andar D-H, que está obrigado a mostrar o imóvel a quem pretenda examiná-lo (art.º 786º, nº.6 do C.P.C.M.).
Quaisquer titulares de direito de preferência na alienação do imóvel supra referido, podem, querendo, exercerem o seu direito no próprio acto da abertura das propostas, se alguma proposta for aceite, nos termos do art.º 787º do C.P.C.M.
RAEM, 20 de Fevereiro de 2023
O secretário notou que, devido à pandemia, “os crimes tradicionais de burlas e extorsão, por influência da pandemia, também passa-