High Profile Brasil: Janeiro/Fevereiro

Page 1



3


CONTEÚDO 3 5

NOTA DO EDITOR CONHECA O TIME

CAPAS

6 20

LUIZA BRUNET: A PORTA-VOZ DA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER SUSY SHIKODA: USANDO A MENTE PARA SUPERAR OS DESAFIOS DA VIDA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

12

A TRANSFORMAÇÃO NÃO TEM PLATEIA

VIAGEM

14 40

PIPA, UM PEDACINHO DE PARAISO TROPICAL “O BRASIL ME DEU A LIBERDADE QUE EU SEMPRE QUIS” ALBERTO MAS

MODA E BELEZA

19 36 38

QUEM TEM MEDO DE SUA PROPRIA IMAGEM?

O INÍCIO DE UMA NOVA ERA COMO A NOSSA AUTOIMAGEM INFLUENCIA NOSSOS COMPORTAMENTOS E CONSEQUENTEMENTE NOSSA AUTOESTIMA

LIVROS

16

10 LIVROS QUE VOCE PRECISA COMPRAR

ENTREVISTAS

26 34 49 52

ENTREVISTAS: MELHOR DO BRASIL NA EUROPA

INFLUENCIADORA DO MÊS ENTREVISTA RELÂMPAGO: JUSSARA CALMON ENTREVISTA COM RITA MONTEIRO DA MTV

CARIDADE

54

EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA SONHAR

MARKETING

46 58

“O PRESENTE E O FUTURO ESTÃO NO TIKTOK. E VOCÊ?”

DICAS PARA COMECAR O INSTAGRAM DA MELHOR MANEIRA

PRODUTOS

42

PRESENTES PARA PESSOAS QUERIDAS


5


Luiza Brunet Vida carreira e parceria Entrevista: Rafael dos Santos, editor-chefe 6


Capas

participar e vencer alguns concursos de desfile e fotografia, tornou-se famosa no início da década de 80, quando tornouse top model exclusiva das calças Dijon. Foi capa da revista e grande destaque nos períodos de Maio de 1983, dezembro de 1984 e maio de 1986. Fez ensaios nua para diversas revistas masculinas, como, Ele e Ela e Playboy. Devido a sua forte sensualidade, Luiza tornou-se um dos grandes símbolos sexuais do Brasil nos anos 80 e 90.

Luiza Brunet teve uma breve carreira de atriz. Fez Anjo Mau (1997-1998), O mapa da mina (1993), Araponga (1990), com algumas participações especiais. Também atuou no filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986). Já tomou parte numa campanha de prevenção ao câncer de mama e também se engajou numa campanha de amamentação. Hoje, Luiza Brunet é empresária e ativista.

Luiza, nos tempos em que se iniciou na carreira de modelo, teve rivais, como Monique Evans e Xuxa Meneghel, na preferência masculina.

Filha de Luiz da Silva, um agricultor cearense de Sobral, e de Alzira Botelho, uma costureira mineira de Almenara, Luiza nasceu em uma casa humilde de madeira em Itaporã, no interior do Mato Grosso do Sul. Foi a segunda filha de oito irmãos. Quando completou 9 anos, a família estava passando por muitas dificuldades financeiras, quando seus pais decidiram sair de Itaporã em busca de oportunidades melhores de trabalho. Eles partiram com seus oito filhos para o Rio de Janeiro. Na Capital Fluminense, enfrentaram muitas dificuldades. Eles foram viver no bairro de Inhaúma, no Morro do Engenho, subúrbio carioca. Sem conseguir trabalho formal, seu pai virou camelô, e a mãe, faxineira. Com uma vida difícil, Luiza começou a trabalhar aos doze anos como babá. Durante sua adolescência, trabalhou também como empregada doméstica, empacotadora em um supermercado e vendedora em uma loja de roupas.

Luiza Brunet, então, decidiu que queria tentar, também, a carreira de modelo, mesmo contra a vontade do marido. Após

Em sua estreia na São Paulo Fashion Week, em 13 de junho de 2007, após toda uma carreira de sucesso nas passarelas, Luiza desfilou para a grife da amiga Tereza Santos.

7


C p

Fotografia: Pino Gomes Moda: Paulo Zelenk Beleza: Rafael Senn Assistente de Fotografia: Mauricio Ribeiro

O nosso editor-chefe se encontrou com a Luiza no Rio, leia a entrevista.

Luiza, você vem de uma família simples e virou um símbolo de beleza e mulher independente. Qual o seu conselho para as jovens que querem seguir a carreira de modelo hoje?

8

A avaliação será feita pela agência. Existem critérios para uma jovem se tornar modelo, pois há alguns padrões a serem seguidos. Contudo, existe também o inesperado; hoje esses padrões estão bem flexíveis. No entanto, sonho é para ser realizado. Se você acha que tem qualidades para ser modelo,


Contudo, sonho é para ser realizado.

ka na

o

procure uma agência ou um agente e se apresente. A minha própria história foi de luta, em uma época que era bem mais difícil.

5 dicas para virar modelo:

1. Grande parte das top models começam a carreira antes de completar 18 anos. Tenha sempre seus pais ou guardiões com você nas entrevistas e nos desfiles, se possível.

2. Descubra em qual perfil você se encaixa: foto, vídeo, desfile, etc.

3. Procure uma boa agência de modelos. 4. Prepare-se para os testes. Treine o desfile, o que falar, como se maquiar, como se vestir. Tenha um estilo.

5. Seja profissional e estude muito. Dentre todos os tipos de trabalho que você já fez e faz hoje, qual o que você mais se identifica e gosta: empresária, atriz, modelo ou ativista?

empregada doméstica.

Aos 16 anos, fui emancipada para casar. E começava uma nova história: eu me tornei empresária; tenho um contrato com a Avon, há 25 anos, com uma linha de perfumes LB, top de vendas no Brasil. Hoje me considero realizada, no meu melhor momento como ativista. Poder exercer a cidadania é maravilhoso.

A vida das celebridades é acompanhada nos tabloides, jornais e revistas, tanto no Brasil quanto no exterior. Você, em algum momento, pensou em não tornar pública a violência que sofreu por algum motivo? Eu já trabalhava com o tema. Fui embaixadora do Instituto Avon por quase 10 anos. Sabia muito bem que a pauta era importante. É preciso falar sobre essas violações. Jamais tive medo de expor as agressões que sofri. A repercussão deu muita visibilidade, e a pauta ficou nos veículos de informações . Muitas mulheres, por conta disso, vieram a público e fizeram denúncias.

Todas as fases foram muito importantes. Meu melhor momento foi na década de 80: ter me tornado modelo no Brasil, principalmente saindo de onde saí, no interior do Mato Grosso do Sul. Morei no subúrbio do Rio. Comecei a trabalhar aos 12 anos, em uma casa de família, como

Por que você acha que sofreu comentários maldosos, mesmo de mulheres, sobre o que aconteceu? Você acha que a lei no Brasil realmente funciona ou deve ser alterada? Quais as suas sugestões para as autoridades?

9


Infelizmente, há mulheres com pensamentos e atitudes machistas, e isso só atrapalha uma pauta tão importante. A ONU diz que todas as mulheres já sofreram algum tipo de violação ou violência. O Brasil é o quinto país que mais fere e mata mulheres, além do preconceito e do racismo estrutural. A Lei Maria da Penha é considerada uma das três leis mais eficazes e importantes. Recentemente, foram incorporadas à lei a importunação sexual e as medidas protetivas. Viajei para vários países e tive a oportunidade de conhecer vários projetos de políticas públicas para a pauta da violência contra mulheres e o feminicídio. No Brasil, precisamos de mais investimentos, de delegacias especializadas e treinadas para colher o depoimento das mulheres vítimas de violência, de mais Casas Abrigo para mãe e filhos. Naturalmente, suporte psicológico e para a saúde geral da mulher que chega em estado deplorável também precisam ser ampliados com novas redes de atendimento.

Você tem feito um trabalho maravilhoso propagando a mensagem de que não é aceitável a violência contra a mulher, seja ela verbal, física ou emocional e, com isso, tem gerado muitas matérias na mídia sobre o assunto. Por que tornar público o assunto da violência contra a mulher? Que diferença isso faz para a sociedade e para as mulheres em geral? Ter me tornado ativista para causas da mulher é algo maravilhoso. Poder ser a porta-voz, juntamente com tantas outras mulheres que são também porta-vozes de uma causa genuína , urgente e perigosa, é algo inefável. Quanto mais falarmos e dermos visibilidade para que as mulheres, meninas , homens e meninos entendam que não é justo esse tipo de tratamento e que é crime subjugar , ferir , ou matar uma mulher, melhor será. Infelizmente, no momento em que a família é obrigada a ficar no confinamento devido à COVID-19, o número de agressões e feminicídio aumentou drasticamente no mundo todo. Estamos vivendo a maior pandemia do mundo e não estávamos preparados para isso. No entanto, a violência de gênero está presente há séculos! Precisamos lutar para mudar esse comportamento.

10


Ter me tornado ativista para causas da mulher é algo maravilhoso.

11


Treinamento e Desenvolvimento

A Transformação Não Tem Plateia Blenda Bortolini

Lembro-me de um conto que escrevi, há mais de 20 anos, para crianças. Minha personagem, a sementinha, resistia a ser transformada, mesmo querendo ser uma linda e vistosa árvore. O desconforto da solidão e a imaturidade não a deixavam crescer. Hoje, essa minha personagem aparece com uma nova mensagem em um tempo bem oportuno, em que precisamos nos reinventar. A sementinha é alguém que se reinventou.

Ninguém nasce grande.”

O que é um broto? É a ação da esperança de uma semente. A esperança brota do desejo. Broto é o fruto de uma semente morta. Toda plantação deve seus frutos a uma semente que morreu. Se uma semente não morre, ela não gera frutos.

Há esperança! Use a chuva de lágrimas, o aconchego da solidão deste tempo e o calor da solidariedade e deixe gerar uma nova fase. Se a sua terra for fértil, reinvente-se! Floresça e dê frutos.

A transformação não tem plateia. Ela acontece de dentro para fora. Ela fica longe dos holofotes . Quando passamos pela transformação, geralmente estamos sozinhos ou com poucos amigos. Ela começa no incômodo, no desconforto. Acontece nos bastidores, no camarim, na noite fria. A crise nos transforma. O silêncio da solidão é o combustível para o nosso autoconhecimento. É a estufa que germina as nossas raízes. Precisamos respeitar o nosso tempo, nossas fases, para que nasçamos e frutifiquemos. Como diria meu personagem, Sr. Grilo, para a Sementinha: “Ninguém quer ser pequeno para crescer, mas todos querem ser grandes e vistosos.

12

Para o que parece morto dentro de nós, basta um pouco de calor humano e um pouco de orvalho do céu em nossa terra, que teremos o nosso “broto” – o ensaio de uma vida nova. O inverno e o sol sempre secam as sementes para que elas nasçam. Não importa o tempo ou a estação se ambos podem secar as sementes. Em todo o tempo, é necessário se reinventar.



Viagem

PIPA,

by William Bartlett

um Pedacinho de Paraíso Tropical Depois de meses de quarentena no Reino Unido, aparentemente sem perspectivas de um fim à vista (as restrições estão previstas para continuar por meses ainda!), Rafael e eu decidimos que estenderíamos nossa visita de Natal que fazemos a cada dois anos ao Brasil. Decidimos partir mais cedo, em dezembro, do que normalmente fazemos, e voltar mais tarde que o normal também. Ambos podemos trabalhar remotamente e, com uma diferença de tempo de apenas três horas, parecia ser a coisa lógica a se fazer, já que no Brasil pelo menos tem sol e não existem tantas restrições como as que temos atualmente na Inglaterra. Mas antes do Natal em família e o trabalho remoto, o que verdadeiramente queríamos eram férias. Então, depois de um fim de semana com família e amigos em São Paulo, fomos para o nordeste do Brasil para fazer uma viagem que não parecia ser fácil no tempo que tínhamos: tínhamos muito terreno para cobrir em menos de duas semanas – uma viagem de 1,500km em estradas que pareciam menos que promissoras, de acordo com guias e blogs online. Mas eu pesquisei no Google Earth e estradas que, há um ano, foram reportadas como trilhas de poeira, agora estavam claramente pavimentadas – poder ver as estradas antes de viajar era tranquilizador (embora possivelmente as informações fossem falsas: Google Earth não parece demonstrar o número e o tamanho dos buracos que se encontram nessas estradas, e são ainda piores à noite, com animais de todos os tamanhos caminhando pelas ruas também). Voamos de São Paulo para Natal, que fica no estado do Rio Grande do Norte (um vôo de mais ou menos 3 horas e meia), e pegamos nosso carro alugado (consegui alugar um carro cuja agência nos permite pegar o carro em Natal e deixá-lo em São Luís, em vez de termos que fazer uma viagem de ida e volta, que teria sido completamente

14

impraticável no tempo que tínhamos disponível). Do aeroporto, dirigimos para o sudeste, em direção ao nosso primeiro destino, Praia de Pipa. A vila é conhecida simplesmente como “Pipa”, e tem várias praias, sendo a principal a Praia de Pipa, e as outras são Praia dos Golfinhos e Praia do Amor, que era onde estávamos hospedados. Uma vantagem de viajar no meio de uma pandemia é que reservar hospedagem e restaurantes foi fácil – em retrospecto, provavelmente não havia necessidade de reservar nada – e fomos capazes de reservar um dos lugares mais procurados de Pipa: Pousada Terra dos Goitis. Chegamos tarde da noite, mas sabíamos imediatamente que tínhamos chegado num lugar especial: depois de


ser calorosamente recebidos numa linda recepção, nos sentimos completamente em casa durante nossa estada no local. A pousada é um conjunto de uns 10 chalés – cada um é mobiliado belamente (pisos de madeira dura escura, camas de dossel com mosquiteiros (não que tenhamos tido algum problema com mosquito), banheiros espaçosos, cozinhas totalmente equipadas, etc., e cada chalé em seus próprios terrenos (com terraço privado, deck solar, etc.). É como ter seu próprio pedaço de luxo na selva, onde você está rodeado por uma rica folhagem tropical, que está iluminada por borboletas azuis enormes e pássaros coloridos – fomos até visitados por um macaquinho numa manhã! Durante a noite (invariavelmente depois de uma cachaça a mais!), adormecemos ao som das ondas quebrando na Praia do Amor, que ficava a alguns metros de nosso chalé. E o lockdown de inverno em Londres rapidamente parecia uma coisa muito distante... Os donos da pousada são um casal gay que venderam a casa deles em Barcelona para começar esse projeto faz uns dez anos. O processo lhes ensinou que as coisas demoram mais no Brasil, e que não se pode fazer nada para acelerá-lo: tem que aceitar a situação, ir para a praia e tomar uma cerveja enquanto se espera! Além de ser um lugar muito relaxante e acolhedor, os donos foram muito atenciosos com todos os hóspedes: não só se asseguravam de que cada chalé estava mobiliado belamente e bem equipado – como eles falaram que queriam que a gente estivesse mais feliz e relaxado do que estaríamos em casa, e isso significava não somente prover todas as coisas que teríamos em casa (e mais, se os hóspedes pedissem, o que Rafael invariavelmente fazia!) também se esforçaram para entender e responder às necessidades particulares de cada hóspede. São verdadeiramente apaixonados pelo trabalho deles, e isso significa que os hóspedes têm a garantia de uma estadia perfeita. Só ficamos três noites em Pipa, mas parecia ser

mais tempo, de tão relaxante que foi o nosso tempo lá: além do conforto de nosso chalé, também aproveitamos longos passeios em praias desertas, almoços simples, como churrascos (o nosso favorito era um lugar muito simples, onde se podia comer tudo o que se queria por pouco mais de 15 reais, escolhendo a carne e o pescado assado, saladas, arroz, feijão e farofa!). Depois, passávamos a tarde ao lado da piscina antes de irmos novamente para a praia no fim de tarde para aproveitarmos o pôr do sol e tirarmos inúmeras fotos da paisagem (ou melhor, do Rafael!) e para tomarmos caipirinhas baratas nas barracas na praia! À noite, costumávamos caminhar até o centro da vila (um passeio de uns 10 minutos) para jantar em um dos fantásticos restaurantes que existem em Pipa – para uma vila tão pequena, é de muito bom gosto, tem um charme simples, mas chique. Comemos frutos de mar, especialmente moqueca, e frutas tropicais deliciosas, algumas das quais eu já conhecia, mas outras que nunca tinha visto na vida – nisto começou um jogo de adivinhação com minha família no Reino Unido, onde a gente enviava fotos das frutas e pedíamos para que adivinhassem que fruta era. Mas tomei cuidado de não enviar muitas fotos das praias e do paraíso – isso poderia parecer insensível da nossa parte! Então voltamos para nosso chalé para aproveitarmos o som das ondas e das cigarras nas árvores das redes de nosso terraço - e mais uma cachaça! O nosso próximo destino era Canoa Quebrada, uma viagem de 450km, então precisávamos começar muito cedo!

15


Livros na língua portuguesa Conversa (Afiada), Dyandreia Valverde Portugal (Compra aqui)

(Compra aqui)

Moving Abroad – One Step at a Time, Rafael dos Santos (Compra aqui)

10 Livros que Você

By Lola S

Be Your Own Miracle, Susy Shikoda (disponível em português também)

Este é um livro escrito por nosso próprio CEO e Editor-Chefe, Rafael! Se você sempre quis mergulhar e ir para o exterior, este livro o ajudará a atingir esse objetivo, um passo de cada vez. Leia este livro e faça o movimento que você sempre quis fazer há maneira melhor de transformar seus hábitos de trabalho do que fazê-lo no país dos seus sonhos?

(Compra aqui)

Mindset: Changing the Way You Think to Fulfil Your Potential, Dr. Carol Dweck (Compra aqui) Este livro é uma leitura essencial para aqueles que desejam descobrir o poder de sua mentalidade. Dweck explica como nossa mentalidade pode impactar nosso sucesso, mostrando-nos que a mentalidade certa pode ajudar cada um de nós a alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais.

16

O livro infantil “Glori Paranaense Vanderli B objetivo de despert autora se inspirou no Londrinos e são adm Os personagens sã travesso coelho Dani divertida e inspirador a autora e o livro a prêmios de liter

Dyandreia é “a caravela da escrita” a conquistar novos horizontes artísticos. Neste intercâmbio de ideias, a autora se expande, contorna as margens da generosidade literária ao doar ao seu leitor a beleza destas crônicas reunidas numa “Conversa (A)fiada”, num vasto escopo de temas.

Minha escrita viaja mundo sem fronteiras, Ivanilde Morais de Gusmão

Literatura brasileira escrita por autora premiada internacionalmente. A autora nos presenteia nessa obra com uma antologia de alguns de seus contos e poesias publicados pela Rede Sem Fronteiras e premiados em diversos salões do livro. Textos que falam sobre temas polêmicos, pesquisas, românticos, atuais e inteligentes em prosa e verso.

Gloria Duck, em

Esta obra é mais que um livro. É uma experiência de vida após a descoberta de um câncer de mama, compartilhada com muito carinho pela autora, que tem o poder de nos levar a reflexões importantes e decisivas. Com uma narrativa simples e empolgante, o leitor poderá vivenciar, pelas experiências da autora, fatos reais, muitos dos quais já vivemos ou ainda viveremos.

Livros na lín


Livros

Lis – Descubra um Amor Maior, Sandro Vita

deu a louca na pata, Vanderli Bello (Compra aqui)

(Compra aqui)

ia Duck, em deu a louca na pata”, da autora Bello, é uma história inspiradora criada com tar as crianças para as suas habilidades. A os patos da raça Bali que vivem nos parques mirados pelas crianças que circulam por lá! ão divertidos e a simpática pata Gloria e o iel mostram as suas habilidades de maneira ra. “Gloria Duck” alçou voôs altos e já levou a receberem várias homenagens e vários ratura na Inglaterra, E.U.A. e no Brasil.

Sem Fronteiras pelo Mundo... Volume 5, Rede sem Fronteiras (Compra aqui)

Dimas sofre de uma doença implacável e silenciosa. Vivendo em um estado de negação ele não sabe onde encontrará forças para redescobrir a vontade de viver. Certo dia, ele decide atender ao último desejo de sua mãe, deixado em uma carta secreta. Com base em eventos da vida real sobre suicídio, homofobia e depressão, esta é uma história sobre o quanto estamos profundamente apegados a velhos conceitos e como isso nos bloqueia na busca de um amor maior.

5º volume - Coletânea Internacional Lusófona de grande alcance. Escritores de todo o Brasil, da América do Norte, Europa e África. Uma seleção que enche os olhos e pensamentos e que vai levar os leitores a se deliciarem nestas viagens, fictícias e reais, tanto na prosa, como no verso. Passando pela mitologia grega, chegando à nossa mãe África, correndo para Portugal, Itália, Suíça, Ásia, Caribe, Paris, América Latina, pelos Arquipélagos ao redor do mundo.

ê Precisa Comprar

Chaos in the jungle/Confusão na Floresta, Angela Guerra

Sherwin

(Compra aqui) O Bem sempre prevalece!... O Mal, aqui, não é tão mau assim, mas como perturba!... Desgostosa com todas do Reino, a Fada Travessa decide ir para a floresta fazer das suas... ‘Tadinhos dos animais!...

Taming Your Gremlin: A Surprisingly Simple Method for Getting Out of Your Own Way, Rick Carson (Compra aqui) Se você sente que precisa sair de comportamentos autodestrutivos, então você deveria comprar uma cópia de Taming Your Gremlin. Este é o companheiro perfeito para ajudá-lo a derrotar seus inimigos internos e manter o equilíbrio emocional, essencialmente ajudando você a domar sua mente para deixá-lo viver a vida que deseja viver.

ngua inglesa

17


QUEM SOMOS Somos uma empresa, com mais de 19 anos de experiência, que atua cuidando de todo o processo de reconhecimento de Cidadania Italiana e demais serviços consulares.

O QUE FAZEMOS Pesquisa genealógica no Brasil e na Itália Árvora familiar e todo o processo de Cidadania Italiana Jus Sanguinis, por casamento ou através de processo legal

Traduções e Interpretação Registro de AIRE no Consulado Italiano

ANGELA BANZI CEO

MAIS INFORMAÇÕES FONE: +44 7772506787 CONTATO@ABANZI.COM WWW.ABANZI.COM


Moda e Beleza

QUEM TEM MEDO DE SUA PROPRIA IMAGEM? POR ANDREI KOSCINA QUEM TEM MEDO DE SUA PRÓPRIA IMAGEM? Deixe-me adivinhar: Você é daqueles que odeia olhar um retrato seu, certo? Não? Muito bem. Você faz parte de apenas 5% dos clientes que fotografo. Acrescento que já ouvi alguns se desculparem comigo dizendo que “simplesmente não fotografam bem”. Por que tendemos a ser tão hipercríticos sobre nossos próprios retratos? Ao longo desses anos trabalhando como fotógrafo de retratos corporativos e editoriais, muitas vezes me deparo com o maior desafio para qualquer profissional, o qual é convencer os nossos clientes de que eles estão incríveis. Convencê-los é o desafio. Vejo colegas fotógrafos frustrados, independentemente de seu trabalho ser de alta qualidade. Não é incomum que o olhar do cliente vá direto para as partes de que não gosta: o queixo duplo, a cintura, os ombros, e a lista é interminável. É meu papel estar profundamente envolvido em cada etapa de uma sessão de fotos. Assim, para produzir imagens de qualidade, tenho que pensar obsessivamente em todos os elementos do quadro, como: composição, iluminação, roupa, cores, poses, configurações, adereços, cabelo, maquiagem e, apesar de todo o esforço que coloquei no aspecto criativo, tudo se reduz a como meu cliente vai gostar de si mesmo. Houve momentos, em minha carreira, nos quais eu queria parar de fotografar todas as vezes em que ouvia meu cliente expressar sua insatisfação com seus traços físicos. Eu costumava pensar que a culpa era toda minha e que minhas habilidades não estavam à altura do trabalho. Costumava me culpar pela escolha errada de um ângulo ou posição de iluminação. Um dia, percebi que, por mais sensível ou técnico que eu pudesse ser, nada seria bom o suficiente para agradá-los. Meu momento de luz veio quando me coloquei no lugar deles e tentei entender por que eu não gostava de me ver nas fotos. A simples conclusão a que cheguei foi que o que vemos em nossa foto não corresponde necessariamente

a como queremos ser vistos. Achamos que somos mais atraentes do que realmente somos. Somos propensos a um preconceito chamado autovalorização: uma tendência a supervalorizar nossas próprias características. Para tornar as coisas mais complexas, vivemos em um mundo de intenso marketing de mídia social, por isso nos comparamos a outros e a padrões irreais. Sendo assim, venho aqui dizer que a vida é muito curta para evitar olhar as próprias fotos e proponho algo para transformar o seu ano novo. Pare de se maltratar. Da próxima vez que vir um retrato corporativo seu, lembre-se: 1) Seu cérebro provavelmente está mentindo para você, pois ele apenas procura por falhas. 2) As inseguranças particulares do seu corpo provavelmente são irrelevantes para as pessoas, porque elas não se importam. Essas paranoias estão apenas em sua mente. 3) Suas imagens devem agradar aos seus clientes-alvo, ao seu público, acima de tudo; não a você mesmo. Tenho certeza de que receberá muitos elogios em sua última sessão de fotos. 2021 está só começando e ele apresenta uma nova oportunidade para você sair da sua concha e começar a brilhar. Eu realmente acredito que um bom retrato pode promover nosso amor-próprio e aumentar nossa autoestima. Portanto, abrace essa nova experiência, transforme-se, pois o mundo é seu.

19


Produção e cabelo: Maristela Aroca Do Estela Maris HAIR&ART


Capas

Susy Shikoda Usando a mente para superar os desafios da vida

Susy Shikoda é Autora, Palestrante Internacional, Neuro-Coach, e Master em PNL (Programação Neurolinguística). Encontrou seu verdadeiro propósito depois de uma experiência com um câncer de mama, e agora se dedica a educar e a inspirar as pessoas com o que aprendeu em seu caminho. Por que você decidiu seguir a carreira em Treinamento Mental e Neuro-Coaching? Tudo começou há dez anos atrás, quando acordei em uma manhã e senti um nódulo acima da mama, bem abaixo da clavícula, 3 meses depois fui diagnosticada com câncer da mama invasivo. Daquele dia em diante, minha vida mudou completamente, ter câncer é algo que muda a vida totalmente, porque faz você perceber o quanto a vida é frágil, e isso nos faz querer encontrar o verdadeiro propósito na vida. Não é fácil essa nova realidade, muda completamente a nossa vida diária, afeta as relações, e precisa ser muito forte e determinado para superar algo como o câncer.

Minha filha foi quem me ajudou a sair das sombras da minha mente, me deu esperança e decidi que iria lutar contra minha doença por ela. Durante minha batalha contra o câncer, aprendi tantas coisas, técnicas maravilhosas que ainda uso até hoje, por exemplo, o poder da manifestação e a PNL (Programação Neorolinguística), essas técnicas me ajudaram a não perder meu cabelo durante o estágio da quimioterapia – eu parecia melhor do que antes, tanto que muitas pessoas ficavam chocadas quando descobriam que eu estava em fase de tratamento. Quatro anos depois, eu decidi compartilhar minha história e assim ajudar as pessoas que estavam passando pelo mesmo problema que o meu. Encontrei um mentor no Brasil, o Escritor, Palestrante e Conferencista Cesar Romão, que me ajudou a escrever minha história e levar para o mundo afora. Nos anos que se seguiram comecei a perceber o poder incrível que a mente tem, não só para manifestar o que desejamos, mas para prevenir certas enfermidades tanto do corpo físico como

21


do mental. Lancei meu primeiro livro, “Seja O Seu Próprio Milagre”, e me especializei em PNL (Programação Neurolinguística), com o criador da técnica o Dr. Richard Bandler. Senti a necessidade de aprender mais sobre esses milagres genéticos que aconteceram comigo, então comecei uma Pós Graduação em Neurociência e Psicologia aplicada para através do cérebro obter mais recursos e entendimentos para programar a mente. Todos os desafios que passamos em nossas vidas, vêm por algum motivo... e todos recheados de ensinamentos construtivos e nutritivos, pode ser uma doença física, mental ou emocional como tristeza, auto-estima, e até perdas materiais... seja qual for, acredite tirando o melhor deles e evolua! Minha experiência com o câncer me trouxe uma perspectiva diferente da vida que tinha

Quais são suas principais dicas transformar os desafios em sucesso?

para

1- A primeira coisa é o auto conhecimento,

você precisa saber quem é de verdade, lá no fundo, saber o que gosta ou não... o que te incomoda ou que te faz feliz. Muitas vezes as pessoas ficam insatisfeitas por não fazerem aquilo que desejam, mas na verdade elas nem sabem o que realmente querem, e assim ficam estagnadas, as oportunidades passam e elas não conseguem identificar deixando escapar grandes oportunidades. Se não souber o que realmente quer como irá reconhecer quando elas chegarem?

2- Utilizando dessa sabedoria interior criamos

habilidades para superar qualquer desafio e ainda trabalhar com as emoções para que sejam grandes aliados tanto na cura como prevenção de doenças.

MAMÃE, SE VOCÊ PERDER O CABELO POR CAUSA DA QUIMIOTERAPIA, ENTÃO EU CORTAREI O MEU CABELO TAMBÉM, PARA QUE POSSA SER EXATAMENTE COMO VOCÊ antes, encontrei meu grande “Porquê”, trabalho com o que amo... consigo utilizar meus dons e aptidões para um bem muito maior que é apoiar e inspirar as pessoas quando elas mais precisam no caminho do câncer, e para muitas outras simplesmente ajudar a curar o que as adoecem para prevenir futuras enfermidades.

3- A terceira dica é você saber qual é o seu “Grande Porque”?

Precisamos de algo que nos impulsione todos os dias para levantarmos da cama pela manhã, seja um sonho para realizar, um proposito ou simplesmente o amor... que foi o meu caso por exemplo, quando minha filha de 5 anos na época que eu estava em tratamento me disse “Mamãe, se você perder o seu cabelo, eu também vou cortar o meu e vou ficar igualzinha a você” e me deu um abraço! Ela me inspirou a continuar a luta, e acho que é por isso que ainda estou aqui, sem minha filha, talvez não tivesse superado minha doença! Mas os “porquês” de nossa vida podem mudar, e o importante é saber identificá-los e fazer deles degraus para nos levar até o topo rumo ao sucesso.

4- Ação!! É preciso colocar a mão na massa, pois nada vai cair do céu, assim como dizia a canção de Geraldo Vandré “Quem sabe faz a hora não espera acontecer” ... saia da zona de conforto, seja proativo, vá além

22


das expectativas... saiba utilizar sua energia de maneira equilibrada, lembre-se... onde colocamos nossa atenção é onde está a nossa energia!

5- Veja com os olhos da sua mente e comece manifestar aquilo que deseja! Explore suas dadivas, utilize seus sentidos, principalmente a intuição. Comece a mostrar para sua mente consciente que é possível materializar o que deseja, comece com pequenas coisas ... como um presente que você gostaria de receber por exemplo, depois comece aumentar para quem sabe a casa ou o carro dos seus sonhos, mas lembre-se de ser bem detalhista, quanto mais melhor!

E o tempero para todo esse sucesso é sem dúvida o sentimento de “Gratidão”, que é magico!

Como o seu Treinamento “Essential MInd” e Neuro-Coaching ajudam as pessoas a solucionar seus problemas? A partir do momento em que as pessoas aprendem a usar o cérebro fisiologicamente (nutrição, exercício, energia), eles aprendem como acessar e programar efetivamente a mente para equilibrar suas emoções, identificar suas crenças limitantes, e remover traumas do passado através dos 7 sentidos essenciais (olfato, gosto, tato, audição, visão, o sexto sentido, e a energia).

Utilizo técnicas de NLP, óleos essenciais, Barras de Acesso e a Tecnologia Eléctron Plus que é a versão moderna da técnica PEMF (Pulsed eletromagnetic field), desenvolvida pela NASA para ser utilizada nos astronautas para ativar a energia magnética perdida. Com todos esses recursos as pessoas acessam o poder que existe dentro de si e começar manifestar e co-criar uma vida muito mais feliz.

Qual seria o seu maior conselho para alguém que está lutando contra o câncer? Abrace sua dor. É tão importante viver o momento, seja ele qual for... não tente fazer de conta que não está acontecendo nada, seja sincero com você mesmo. O câncer é um processo e você terá que passar por ele, terá dias em que vai estar bem, e outros não..., mas tudo vai passar, tenha fé, esperança e acredite! Leia, nutra seus conhecimentos e aplique em você, aumente a sua conexão interior. Sempre digo para as pessoas em meus treinamentos, tenha consciência das suas emoções... não camufle o que está sentindo, para cada dor existe um remédio... mas para saber qual utilizar precisamos saber o que estamos sentindo. Dentro de nós existe uma força imensa, curadora, dadivosa! Tente conectar-se a ela, vai te trazer não só o sucesso em seus tratamentos,

23


mas também te levará por um caminho onde encontrará a sua verdadeira essência e proposito nessa vida, sou testemunha disso... aconteceu comigo!

Conte um pouco sobre a sua nova Obra, “Os 7 Sentidos Essenciais: Como Usar Sua Mente Para Viver, Sorrir e Amar”? Esta obra é o resultado do que me tornei através do trabalho que desenvolvi com as técnicas que usei durante o meu tratamento de quimioterapia e radioterapia. No meu primeiro livro, “Seja O Seu Próprio Milagre”, ensino o que aprendi durante o tratamento do câncer, algumas descobertas que impactaram minha vida e me levaram para caminhos maravilhosos, que com certeza irá levar o meu querido leitor à muitas descobertas.

Claro, se você está doente, não pode ignorar a medicina tradicional, mas eu diria que a combinação desses dois seria uma boa opção para o equilíbrio do corpo, mente e energia.

Quais são os benefícios para seus clientes ao treinar a Mente e o Cérebro? Os benefícios são ilimitados! Fornece uma conexão com o corpo, a mente e a energia vital para manifestar e ajudar a encontrar os propósitos verdadeiros na vida como: •

Melhorar a saúde e previnindo contra doenças no corpo físico e energético;

Melhor concentração, atenção, e o autoconhecimento para reconhecer comportamentos e emoções;

E essa conexão mente e cérebro acontece através do estímulo dos sete sentidos, 5 básicos mais intuição e energia ou espiritualidade.

Desenvolvimento da autoestima e a capacidade de autodesenvolvimento, a qual ajuda as pessoas a ver suas qualidades únicas e identificar a origem de suas inseguranças e desequilíbrios;

Como seu Treinamento “Essential Mind”, inspira as pessoas a fazerem mudanças em suas vidas?

Habilidade de se relacionar com os outros, maior capacidade de expressar sua personalidade real, assim aprofundando as relações na vida;

Cura das feridas emocionais que impedem de prosseguir o caminho;

E finalmente, o treinamento estimula e renova as habilidades intelectuais para permitir que você complete suas tarefas diárias mais efetivamente.

E essas descobertas coloquei em minha nova obra, defendo a tese de que a mente é a chave que abre todas as portas da nossa vida, e através do cérebro conseguimos acessar a mente de uma maneira incrível!

O Treinamento faz com que as pessoas explorem sua potencialidade máxima como ser humano perfeito e absoluto que é, levando a consciência do que realmente necessita, encontrando soluções para concretizar seus objetivos e identificando outras perspectivas possíveis não só em suas vidas como também das pessoas amadas que estão a sua volta. O despertar para o que existe dentro delas é tão profundo que as transformações acontecem antes mesmos que o treinamento termine. Como a Terapia Holística ajudou na sua transformação? A terapia holística transformou completamente minha vida. A abordagem holística tem tudo a ver com quem você é como pessoa, e usa isso para trabalhar em qualquer tipo de problema que venha de dentro de você, de suas emoções. Basicamente, ajuda a tratar as enfermidades do corpo e mente mais efetivamente, porque cuida da pessoa e não da doença. Acho que a terapia holística é essencial porque te dá um leque de opções e permite que aprenda coisas

24

sobre você mesmo e seu corpo que não sabia que existiam anteriormente.


SUA DOR. É TÃO “ACEITEI IMPORTANTE SENTIR, E TENTE NÃO SUPRIMIR A DOR PELA QUAL ESTÁ PASSANDO.

25


Entrevistas

Você sempre quis ser contadora? Eu me formei como dentista no Brasil em 2004 e, também, fiz MBA em gerenciamento hospitalar. Minha mãe também era dentista. Tinha sua própria clínica e gostaria que eu continuasse com o negócio da família, porém minha vida mudou desde que fui passar férias em Londres para visitar o meu irmão que, na época, morava lá. Em 2007, estabelecemos juntos uma empresa de contabilidade em Londres. Com isso, comecei a estudar contabilidade para que pudesse adquirir uma qualificação profissional para contadores. Com certeza, mudar de ocupação fez com que eu saísse da minha zona de conforto. Era um tipo de trabalho bem diferente do que estava acostumada, mas sempre gostei de matemática e de números e me apaixonei por contabilidade.

Adriana Modesto Basilio

Hoje posso realmente dizer que gosto do que faço e gosto do meu trabalho. Por que as pessoas deveriam escolher sua empresa de contabilidade em vez de outras?

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

Somos uma equipe de contadores experientes e temos mais de 20 anos de experiência e conhecimento. Respeitamos todos os nossos clientes, e nosso objetivo é proporcionar relacionamento comercial confiável, honesto e de longo prazo.

Temos uma equipe jovem e estamos sempre acompanhando novas tecnologias e desenvolvimentos para avançarmos no mundo dos negócios em constante mudança. Hoje temos de lidar não somente com legislação e cálculos complexos, mas também precisamos entender de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do nosso cliente para que possamos, sempre, oferecer a melhor estratégia para o seu negócio. Biografia Trabalho como contadora há mais de 13 anos no Reino Unido, onde ganhei muita experiência não apenas em contabilidade, mas também em gestão de negócios. Não é somente a parte contábil que me interessa, mas todo o percurso de negócio que faço com os clientes, desde começar sua própria empresa, dar-lhes apoio e aconselhamento ao longo de todo o tempo. Dedico-me 100% ao que estou fazendo, principalmente se tenho de cumprir metas e prazos. No meu tempo livre, gosto de passar o tempo com minha família, fazer exercícios, passear, ler livros e viajar.

O que fez você decidir seguir a carreira de cantora? Desde pequena, já sabia que queria ser cantora, ouvia muita música em casa com minha família. Um dia, meu tio Gilberto, jornalista, chegou a minha casa com um disco cuja contracapa tinha uma pena que brilhava na luz, na qual estava escrito “Outras Palavras”. Era o disco do maravilhoso Caetano Veloso. Foi amor à primeira vista. Até hoje, tenho uma relação afetiva com esse CD. Foi naquele momento que eu pensei: é isso o que quero fazer como profissão. É muito fascinante podermos viabilizar a nossa arte para pessoas que têm uma conexão com nossa música, capaz de nos sentirem tão intimamente, que realmente somos inspiradores de sonhos. Foi exatamente esta a minha escola: passar à frente minha verdadeira arte, com o mesmo carinho pelo qual Caetano viabilizou o início do meu amor pela música. Se você pudesse fazer um dueto com qualquer pessoa, quem seria, e por quê? Ahhhh (suspiros). Trabalhei com um artista brasileiro, compositor, cantor e produtor musical com trinta anos de carreira, por oito anos — Lulu Santos. Excursionei como vocal e fiz muitos duetos com ele. Estou respondendo o que fiz porque foi exatamente a pessoa com quem eu gostaria de ter feito e, se não tivesse feito, era com quem gostaria de fazer. Biografia Nada vai substituir o talento dessa artista carioca que conseguiu harmonizar sua paixão pela música com sua vocação humanitária. Hoje, morando na Inglaterra, usa esses conhecimentos e seu talento como cantora para divulgar a ONG Fraternity Without Borders UK.

Bella Negreiros

Dona de uma voz privilegiada e encantadora, Bella Negreiros vem reafirmando sua versatilidade, no decurso de uma longa carreira de sucesso.

No Brasil, durante a sua permanência na banda do cantor Lulu Santos, participou em inúmeros shows nacionais e internacionais. Em Londres, participou em vários eventos e shows.

26

Convidada pelo departamento de Língua Portuguesa, representou a música brasileira na renomada Queen Mary University of London e realizou também vários espetáculos no “The Troubadour”, palco onde já se apresentaram Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Bob Dylan.


A literatura sempre foi a minha paixão. Tinha o costume de escrever diários na minha adolescência, lia romances, poesias e criava contos infantis para minha irmã mais nova na hora de dormir. Usava as velas e as sombras das mãos para os contos. Ela não dormia de tão atenta e sempre me pedia para recontar a mesma história que tinha inventado. Era um sufoco recomeçar algo tão espontâneo. Eu acabava dormindo de tanto cansaço. Muito da minha criatividade se deve à falta de energia elétrica do meu bairro em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O quarteirão inteiro ficava sem luz, e o que tínhamos para fazer dentro de casa era ouvir os contos da Blenda e as canções da minha mãe para a gente dormir. Com 15 anos, iniciei o meu primeiro trabalho com as crianças e, para memorizar algumas atividades, eu criava contos, escrevia peças teatrais. Via a alegria das pessoas com nossos improvisos no palco. O tempo foi passando, e fui me apaixonando ainda mais pela literatura. Os anos se passaram e, em 1997, tive um problema de saúde que me levou a ficar em casa. Fiquei em casa por dois anos em tratamento médico e, por recomendação médica, eu deveria fazer somente o que me dava prazer. A literatura foi minha opção. Deixei minha vida de produtora cultural, fechei minha empresa. Apresentei meus projetos a uma editora, fui aceita e iniciei a minha vida como escritora. No primeiro dia de lançamento, foram 400 livros vendidos em duas horas. Depois disso, não deixo a literatura jamais, pois sei o bem que me fez e faz as pessoas.

Blenda Bortolini

O que é Salmos Modernos? Um Projeto Cultural internacional que leva o nome de Salmos Modernos. É formado por artistas, escritores e compositores que apreciam o contato com o Criador e O reconhecem como uma fonte inspiradora. Trata-se de um Projeto Cultural com uma grande originalidade e expressão artística distinta. A arte sempre teve influências religiosas. Como vivemos em um mundo com tanta diversidade cultural religiosa, as nossas inspirações artísticas têm, como base, a originalidade do sagrado: seus atributos transcendentes. A maioria dos artistas contemplam as obras do criador para as suas inspirações. Nós nos inspiramos no próprio Criador, na essência do Divino. Ele é a fonte inspiradora. Os autores seguem uma linha poética inspirada nos mesmos traços dos Salmos bíblicos, associados à arte, à poesia, às artes plásticas e ao movimento da dança. A poesia sacra faz parte da Antologia Salmos Modernos, estamos no 4º volume do Projeto. Nosso tema para o próximo volume é Extraordinário Amor. Afinal, o ser humano é constituído por uma cultura religiosa desde a pré-história. Vale lembrar que não estamos reescrevendo a Bíblia, mas entendemos o que é adoração poética: uma linha artística que vem sendo usada desde a Era Renascentista e continua viva e bem aceita em nosso tempo. Biografia Blenda Bortolini, brasileira, cidadã europeia, mãe, esposa, empresária e escritora, com mais de 31 livros publicados na Suíça e em diversos idiomas. É também fundadora da Associação Céu do Brasil e do projeto “Salmos Modernos”, com o tema “Bondade e Fidelidade”. Seus livros são lançados na Europa e nos EUA.

Qual é a sua principal dica de nutrição para todos seguirem?

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

Por que decidiu escrever literatura infantil?

Acredito que a dica mais importante sobre nutrição seja sempre procurar o equilíbrio entre uma alimentação saudável e prazerosa. Ao contrário do que muitos pensam, a alimentação deve também ser fonte de prazer, deve estimular nossos sentidos. Isso melhora, e muito, nossa relação com a comida. O que fez você decidir se tornar nutricionista no Reino Unido? Com certeza, o amor pela profissão e a paixão por lidar com pessoas, aprender com elas. Isso faz com que o trabalho vire uma fonte de satisfação imensa! Biografia Carolina Capellari Simon tem 10 anos de experiência. No Brasil, trabalhou em diversas instituições, desde hospitais, até casas geriátricas, escolas de educação infantil e restaurantes. Em 2014, mudou-se para Londres e logo começou a atender seus pacientes em uma clínica, até que, em 2018, abriu seu próprio consultório na Harley Street, onde assiste seus pacientes atualmente.

Carolina Capellari Simon

Seu trabalho é pautado no atendimento humanizado e personalizado, levando em consideração todos os aspectos da vida do paciente, auxiliando, ao longo dos anos, centenas de pessoas a terem uma melhor relação com sua alimentação, de forma consistente. Apaixonada pela Saúde Pública, Carolina tem como objetivo a promoção da saúde por meio da nutrição, mudando definitivamente o comportamento alimentar e a vida dos seus pacientes. Nutricionista registrada e segurada no Reino Unido (GRCCT e FNTP), Carolina é Bacharel em Nutrição e Dietética, Pósgraduada em Saúde Pública e Nutrição em Patologias, especialista em Nutrição Materno-infantil e certificada pelo ISSN.

27


Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

O que diferencia você de outras cabeleireiras?

2

Minhas clientes são sempre recebidas com um sorriso. O conceito do meu salão é exclusividade. Com isso, cada cliente tem total privacidade. Salões de grande porte acabam demorando mais para finalizar os cabelos. Pontualidade é fundamental, pois valorizo o tempo das minhas clientes. Conforto e higiene são valores essenciais: os clientes são recebidos em um ambiente agradável e pronto para o seu atendimento. Entender o que o cliente deseja é primordial, por isso converso com minhas clientes para entender exatamente o resultado esperado, mas sempre dentro das possibilidades do cabelo. Normalmente, explico a parte técnica, como funciona a química e como ela age quando é usada. Tenho minhas clientes como amigas. Quando estamos juntas, é muito mais do que fazer os cabelos. É um momento de total aconchego. Qual foi o momento de maior orgulho da sua carreira até agora?

Ganhar, para muitos, significa vitória e soberania, mas, para mim, é ter orgulho de cada sacrifício feito, cada lágrima rolada e cada palavra não entendida. Sou a prova de que qualquer pessoa, independentemente da idade, vence, com esforço e dedicação. Biografia Cristina Miranda Christensen é natural do Rio de Janeiro, Brasil; mora na Noruega há mais de uma década. Frequentou a Escola de Cabeleireiro Adam og Eva e lá se tornou cabeleireira. Na HeadBrands Education, em Copenhagen, Dinamarca, concluiu o curso de balayage e, também, cursos online na Behind the Chair University, localizada nos EUA. Em novembro de 2020, ganhou o prêmio de Melhor do Brasil na Europa 2020, na categoria cabeleireira. Atualmente, além das suas atividades profissionais, colabora com a Revista High Profile, como colunista da seção Dicas de Cabelo e suas Tendências. C² Cris Christensen Hair Salon Hair Stylist, International Salon Best of Brazil European Awards Columnist at High Profile Magazine, UK Por que você decidiu começar um site de notícias brasileiras na Europa? Quando decidi morar em Londres, em 2004, não havia opções de pesquisa na Internet sobre a cidade para a qual iria migrar. Lembro-me de que, naquela época, eu procurava revistas de viagem e guias turísticos em bancas de jornais e livrarias, para poder saber mais sobre a Inglaterra. Assuntos, como imigração em Londres e vistos, não existiam. Foi em meados de março de 2004 que lancei o Portal eLondres.com, com este propósito: informar e ajudar outras pessoas que tinham o desejo e o sonho de saírem do Brasil para morar na terra da Rainha. Desde então, publicamos, há 16 anos, conteúdo gratuito sobre vários temas e já ajudamos milhares de imigrantes e turistas com nossas notícias e novidades sobre a capital britânica.

Erico Maia

28

Cristina Christensen

Sem dúvida, ganhar o Prêmio Melhores do Brasil na Europa foi um divisor de águas na minha vida. Além da credibilidade no segmento de cabelos, as portas se abriram e, hoje, sou mais respeitada como profissional. Sem esquecer a oportunidade de conhecer excelentes profissionais em diferentes áreas, fiz novos amigos e espero levá-los para a vida.

Qual foi a parte mais difícil de começar um negócio? Não diria que foi “difícil”, mas, sim, desafiador, pois, antes de morar em Londres, eu já tinha minha própria empresa de marketing e publicidade em Fortaleza. Desde cedo, trabalhei por conta própria, e empreender estava no meu sangue desde os 14 anos de idade. Quando decidi morar no exterior, em 2004, fui, com orgulho, trabalhar em cozinhas de restaurantes lavando pratos, cozinhando e fazendo faxina, como meio de sustento em terras estrangeiras. Como já cheguei ao país com espírito empreendedor, sempre tive a ideia de monetizar o portal de alguma forma. Demorou um pouco até ser reconhecido e ganhar espaço na comunidade brasileira em Londres, mas, quando consegui isso, alcancei novos horizontes, trabalhando e oferecendo meus serviços, que eu já fazia no Brasil, a empresários brasileiros em Londres. Após 17 anos, temos marcas consolidadas e reconhecidas, no mercado brasileiro e na Europa, e atendemos vários clientes de marketing digital, além de continuar ajudando pessoas a realizarem o sonho de morar na Inglaterra. Atualmente, temos também o Portal BrasileirosNaInglaterra, que é um Guia de empresas e serviços brasileiros no Reino Unido. Biografia Érico Maia, 41 anos, é natural de Fortaleza, Ceará. Começou a empreender aos 14 anos e, em 2004, a convite de um amigo que já morava em Londres, foi tentar a vida no exterior. Ao chegar, lançou o Portal eLondres.com para falar sobre a cidade e ajudar pessoas que desejassem, também, morar em Londres. Anos depois, lançou o Portal BrasileirosNaInglaterra.com, que é um guia de empresas e serviços brasileiros no Reino Unido. Hoje, os dois portais são referências na comunidade brasileira em Londres e servem como fonte de pesquisa sobre a vida no exterior.


Ao cozinhar, qual é o seu prato favorito? Gosto muito de trabalhar com a combinação de ‘surf and turf’, cuja composição do prato é feita por frutos do mar e carne vermelha. Um exemplo dessa combinação é um salmão escocês com tomate cereja confitado, chouriço e gnocchi defumado. O que fez você querer se tornar um chef? Venho de uma família de italianos, em que a tradição de gostar de cozinhar passa de geração para geração. Costumo dizer que minha avó e minha mãe são muito mais talentosas do que eu, na cozinha. Minha família foi a minha maior inspiração para eu iniciar minha trajetória como chef profissional, pois acredito que cozinhar é uma um ato de amor e vivenciei isso dentro da minha casa. Hoje tenho a oportunidade de fazer isso para aqueles que vêm até o meu restaurante.

Geo Bassani

Biografia

Neste ano, Geo Bassani, gaúcho de Porto Alegre, radicado em Londres desde 2008, recebeu seu sexto Good Food Award e o prêmio Hospitality Lockdown Hero por alimentar 5000 moradores de rua. Qual foi o momento de maior orgulho na sua carreira até agora? Seguramente, o convite para realizar um trabalho artístico para o projeto da Michelle Obama. Acredito que foi um orgulho tanto para mim, quanto para a minha família e também para o Brasil, porque fui o único representante brasileiro, e de toda a América Latina, a desenvolver esse projeto. Além da obra de arte, eles me nomearam para pintar a entrada da prestigiada galeria ArtBeam, onde o meu Graffiti foi eleito o trabalho do ano nos Estados Unidos. Por que decidiu mudar para Europa? Vim com o propósito de abrir minha empresa já que estava com bastante demanda de clientes que já tinham base aqui, na Europa, e especialmente em Londres. Entre eles, desenvolvi trabalhos para a McLaren, Red Bull, a famosa Battersea Power Station, LCR Property l London & Continental Railways Limited, Zentrum Paul Klee, dentre outros trabalhos privados para Designer de interiores e Celebridades; como Caroline Stanbury, do reality show Ladies of London.

Biografia Graduado em Publicidade pela PUC Campinas, Gustavo Nénão possui trabalhos de Graffiti em 39 países de 3 continentes. Único brasileiro selecionado para desenvolver um projeto para a ex-primeiradama americana Michelle Obama, em Nova York. Em 26 anos de carreira, recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, com menção honrosa pelo combate ao trabalho infantil. Mantém uma agenda com várias palestras e workshops. O local da sua última apresentação foi o famoso museu de arte Zentrum Paul Klee, em Berna, capital da Suíça. Recentemente, recebeu o Prêmio Best of Brazil in Europe Awards, como melhor Artista.

Gustavo Nenao

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

Desde 2018, comandando o The Angel & Crown, o recém-eleito melhor chef brasileiro na Europa acumula conquistas, tais como: 50 melhores chefs do Reino Unido e 20 melhores com menos de 30 anos de idade.

29


Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

O que fez você decidir se tornar uma blogueira? Eu me formei em jornalismo em 2016. Trabalhei muitos anos para revistas no Brasil e agências de publicidade. Durante muito tempo, eu viajava o mundo e cuidava dos perfis de redes sociais dos meus clientes. Até que, um dia, resolvi compartilhar minhas experiências de viagens e investir no meu blog, como fonte de informação, e inspirar outras pessoas. Comecei a escrever no blog em 2015, quando morava no Chile, porém, até então, era mais um hobby para contar sobre minhas aventuras chilenas. Em 2016, quando me mudei para a Suécia, investi no blog como um emprego fixo e decidi me dedicar 100% ao blog. Qual é o seu maior objetivo de carreira? Meu maior objetivo é viajar todos os 193 países do mundo. Até hoje (2021), visitei 38 países e falo 4 idiomas. Meu maior foco é viajar e continuar aprendendo novos idiomas (minha meta é falar 7 idiomas antes de completar 30 anos, tenho 26 agora!). Biografia

Luana Östling

Luana, 26 anos, paulista e blogueira de viagens. Já viajou para mais de 38 países e fala quatro idiomas (português, inglês, espanhol e sueco). Atualmente, mora em Estocolmo, na Suécia. Em seu blog, você vai encontrar experiências incríveis e únicas pelo mundo. Se estiver procurando aventuras fora do óbvio, então encontrou o blog certo! Por que você decidiu seguir carreira na literatura? Mesmo antes de ler, já amava os livros. Meu passatempo e programa preferido era ficar nas livrarias. A leitura despertou em mim, bem cedo, meu lado criativo. Creio que escrever é meu destino! Agora, mesmo na pandemia, escrevi 3 livros que irão fazer parte dos 21 títulos que já coleciono. E como se dentro de mim brotassem livros, a decisão foi fácil, porque amo o que faço e faço o que amo. Qual é o destaque da sua carreira até agora? Com certeza, os meus livros Mulheres Cheias de Graça e Mulheres que São uma Desgraça e Os Sete Inimigos da Promessa. Contudo, eu me sinto muito orgulhosa de tudo o que já alcancei, e o fato de que adoro o meu trabalho também ajuda muito! Biografia Luzia Helena Pereira é casada com o Bispo Riva Eduardo Pereira e tem três filhos: Riane, Lucas e David. Atualmente, mora em Londres, onde desenvolve um trabalho expressivo com pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social e espiritual, tais como: prostituição, violência doméstica, abusos psicológicos e dependência química. É formada em Teologia pela Filadélfia, com especialização em Missiologia. Pastora, com mais de 30 anos de experiência ministerial, Mentora na área de Psicologia Comportamental, Juíza Arbitral Internacional, palestrante, conferencista internacional e escritora reconhecida. Em 2020, ganhou o prêmio de Melhor Escritora Brasileira na Europa. Luzia Pereira exerce um ministério relevante e abrangente por toda a Europa, Brasil e EUA. Mentora influente, ela projetou o Congresso Europeu de Mulheres (CEM) no qual coordena e agrupa, anualmente, mulheres de diversas nacionalidades para receber novas estratégias ministeriais e fortalecer suas lideranças locais, contribuindo, assim, para a Expansão do Reino de Deus e edificação da Igreja de Cristo no âmbito mundial, promovendo o empoderamento pessoal. Idealizadora do Projeto Clínica da Alma, tornou-se especialista em libertação de indivíduos traumatizados por suas histórias de vidas. Trabalha, arduamente, combatendo o tráfico internacional humano e a violência contra mulheres.

30

Luzia Pereira


Qual a principal diferença entre as indústrias do turismo na Europa e no Brasil? A indústria do Turismo desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento no país, promovendo crescimento econômico e gerando emprego, principalmente entre os jovens. Os Europeus são os que mais realizam viagens turísticas. A indústria do turismo, na Europa, tem uma estrutura fantástica, incluindo a qualidade do meio de transporte e a infraestrutura local. Mesmo em cidades pequenas, existem pontos de informação sobre o que fazer e o que visitar, ampliando muito as opções para o turismo gerar renda local. No Brasil, o turismo interno é muito forte, porém o número de turistas estrangeiros visitando o país ainda é muito pequeno, comparando com o que tem a oferecer. Por exemplo, o Brasil recebeu em torno de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros em 2019, enquanto o Reino Unido recebeu mais de 40 milhões. Além da distância, a preocupação com segurança e pouca infraestrutura ainda é um fator prejudicial. Mas, aos poucos, o Brasil está conseguindo mudar esse quadro. Nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, já se percebe um grande desenvolvimento na infraestrutura e no sistema de transporte, incluindo explicações e sinalizações em inglês. Temos visto, também, um crescimento forte de brasileiros que vivem no exterior optando pelo turismo no Brasil. Aproveitando o câmbio favorável, esses brasileiros estão desfrutando de uma série de facilidades, como o Brasil Airpass – que permite viajar para várias cidades no Brasil com preços bem acessíveis –, para explorar as diversas riquezas naturais que o país tem para oferecer.

Mabel Castro

Planejar, organizar e realizar os sonhos dos meus clientes é muito gratificante. O papel do agente de viagens muda constantemente. Num momento, posso estar auxiliando uma família a ir ao encontro dos seus entes queridos; no momento seguinte, posso estar encontrando uma solução de urgência para pessoas de negócios viajarem com eficiência, ou ajudando alguém a encontrar as férias dos seus sonhos. Quase sempre, a solução é específica para cada um, portanto eu converso bastante com meus clientes para entender os seus objetivos e poder auxiliá-los da melhor forma possível. Acaba que criamos uma relação de amizade com eles. Biografia Mabel Castro é diretora da Mabel Castro Travel, uma premiada agência de viagens no Reino Unido que se destaca pelo atendimento de excelência, personalizado aos seus clientes. Mabel tem mais de 20 anos de experiência no mercado de turismo e aviação, tendo atuado profissionalmente no Brasil, na Suíça e, nos últimos 10 anos, no Reino Unido. Ela foi autora convidada de diversas publicações sobre turismo em revistas de destaque e participou como convidada em diversos painéis de discussão sobre empreendedorismo, aviação e turismo.

Com o que você mais gosta de trabalhar na indústria da moda? A moda é um meio de comunicação. Ela transmite, pelas peças de roupa, várias características. Apenas com a imagem, podemos dizer a idade, a profissão, os hábitos, os hobbies, e muitas outras coisas, das pessoas que a vestem. Minha maior satisfação é quando faço as pessoas conectarem quem são com a imagem que estão passando ao mundo. É muito gratificante, pois isso traz o sentimento da beleza, da realização, da confiança e da segurança, aumentando a autoestima e tornando isso um ciclo positivo. O que torna o aplicativo NTW diferente de outros aplicativos de moda? A originalidade está no fato de serem roupas reais que as pessoas têm no seu closet. Temos consultoras de imagem capacitadas e, com a metodologia da NTW, ajudam na montagem de looks, de malas de viagens. Na maioria dos apps, são robôs que fazem essas combinações, e as peças são de imagens de lojas que os patrocinam. O nosso app usa pessoas e roupas reais; isso é o que torna o aplicativo NTW diferente de outros aplicativos de moda. Biografia Renata é a vencedora do melhor do Brasil na Europa na categoria moda, em 2020; fundadora da Nothing to Wear Consultoria de Imagem e NTW APP . Membro do board da AICI Portugal e criadora do Método Impulso. Atua, há 7 anos, com a construção da imagem pessoal dos principais jogadores de futebol na Europa.

Renata Aron

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

Do que você mais gosta, sendo agente de viagens?

31


Premiação Melhor do Brasil na Europa 2020

Qual é a melhor parte de ser um escritor? Na minha opinião, escrever é uma responsabilidade enorme porque, quando você expressa ideias de forma escrita, essas ideias ficarão eternizadas e terão a chance de impactar a vida de pessoas que, talvez, você sequer venha a conhecer pessoalmente. O melhor de ser um escritor é estar consciente dessa ferramenta, desse “poder” e estar disposto a utilizá-lo em prol de melhorar a vida dos leitores e daqueles que estão ao seu redor. É poder fazer tudo o que está ao meu alcance para contribuir para um mundo melhor através de minhas histórias. É saber que um texto será lido, um parágrafo interpretado, uma linha memorizada e, com isso, quem sabe, destinos serão alterados. É saber que existe sempre espaço para melhorar como profissional, para poder estar mais consciente, poder ser mais claro, para que cada palavra, cada letra, conclua seu objetivo, que é o de transformar a vida das pessoas para melhor. Qual é o seu plano de carreira para o ano?

Sandro Vita

Em 2021, teremos o lançamento de quatro novos livros, sendo dois deles para o público infantil. Em 2020, dois de meus livros foram eleitos para “consideração” pela empresa Netflix e, neste ano de 2021, eles concorrem a chance de terem suas histórias adaptadas para uma série de TV. O livro Porta do Sol também ganhará uma nova edição pela Underline Publishing, uma conceituada editora com sede em Nova Iorque, e chegará com força para o público americano. O livro Lis – Descubra um amor maior, ganhará versões em espanhol, italiano, francês, russo e alemão. Três dos livros já publicados têm seus direitos autorais em processo de negociação com uma editora que pretende levar as histórias e o nome do escritor Sandro Vita para o público chinês. Tenho o objetivo de encontrar parceiros e mecanismos capazes de fazer a literatura brasileira ficar mais acessível para o público em geral, dentro e fora do Brasil. Biografia escritor – empresário – filantropo Carioca, radicado em Londres, jornalista freelance pelo British College of Journalism, tem sete livros publicados em português e inglês, dentre eles o best-seller Porta do Sol, que alcançou mais de meio milhão de leitores. Sucesso de público e crítica, suas histórias trabalham a temática sociocultural e abordam questões, como: a discriminação da mulher, a depressão na vida moderna e as causas e efeitos das diferentes formas de migração. Seu estilo criativo envolve gêneros de mistério e suspense com um toque de sobrenatural/espiritualidade. Utiliza-se dos acontecimentos diários para contar histórias que contribuem para a transformação positiva da vida das pessoas.

Qual é a melhor parte de trabalhar com entretenimento? Para mim, é dividir, com o público, o amor que tenho de estar em cena e transmitir alegria e felicidade a todos, e poder fazê-los esquecer todos os problemas da vida durante minhas apresentações. Qual foi o ponto mais alto de sua carreira? O ponto mais importante da minha carreira foi em 2015, quando desfilei no Red Carpet, em Cannes, para a apresentação do filme Love, de Gaspar Noé, e fui notícia mundial. Logo em seguida, devido a minha aparição, vários trabalhos apareceram para mim no cinema e shows em várias partes da França.

Stella Rocha

Outro ponto de destaque foi receber o prêmio de Melhor Entretenimento do Brasil na Europa, porque isso foi muito importante, pois ser reconhecida pelo seu trabalho não tem preço. Agradeço a todos os envolvidos e, principalmente, ao Rafael dos Santos pela oportunidade e por organizar um evento tão importante para a nossa comunidade. Biografia Stella Rocha é atriz, comediante e apresentadora de eventos na França. Natural de Belém do Pará, no Brasil, foi a Paris em 1992 e estudou dramaturgia na Universidade de Paris XX. Ela já atuou como atriz no teatro, em várias séries da TV e no cinema, na França. No teatro, Stella atuou como Roberta no grande teatro francês “Palais Royal”, na peça “Un point c’est tout” (Um ponto e nada mais). Em 2001, ela teve uma breve participação nas telas do cinema francês na comédia “L’ex-Femme de ma Vie”. No canal TV Paris Première, Stella ciceroneou os convidados do programa semanal “17ème sans ascenseur” (17° andar sem elevador). Em 2015, ela fez uma aparição no tapete vermelho do “Cannes Film Festival” por fazer parte do elenco do filme do diretor Gaspar Noé, “Love”.

32



Entrevistas

Influenciadora do Mes - Derla Nome completo: Derllad Kadar Cidade onde nasceu: Lagarto, SE, e me criei em SP Idade: 37 anos Foco no Instagram: moda e fazer dos meus seguidores pessoas importantes e serem vistas Onde mora: Mentor, Ohio, USA

1

Conte um pouco da sua história, de onde vem, a família e a vida antes de mudar para os EUA. Sempre fui pobre , tive uma infância difícil. Sou a filha do meio (somos três filhos do mesmo casamento), e minha mãe sempre fez de tudo para não deixar a gente passar fome, pois manter-nos alimentados era o essencial. Afora as dificuldades da vida, ainda surgiu mais uma, que foi a minha visão. O problema foi descoberto tarde e, por isso, fui perdendo a visão gradativamente . Quando fiz 24 anos, fiz meu primeiro transplante de córnea e, aos 27, o segundo, no olho esquerdo. Foi um sucesso, as córneas estão ótimas; porém conseguir 35% de visão é uma benção para mim, mesmo que seja pouco. Eu usava lentes especiais, as esclerais, que me davam uma vida normal. Podia enxergar 80% . No entanto, em 2017, meus olhos começaram a ter complicações, como úlcera de córnea, por conta das lentes. E se eu continuasse as usando, ficaria cega definitivamente, sem reversão. Então, hoje vivo uma vida cheia de restrições, porém isso não me faz ser incapaz. Apesar desse pequeno detalhe, a minha visão, DEUS ME DEU DONS INFINITOS QUE SUPERAM TUDO! Mesmo com todas as dificuldades, hoje estou casada com um americano que é um anjo em minha vida.

3 2 Você conheceu seu esposo pelo Instagram, né? Conta tudo!

34

4

Nós nos conhecemos através do Instagram, (ele me achou, rs) em 2017, quando tive várias complicações: na visão, a úlcera de córneas, e fiquei desempregada. Então, Deus envia um anjo, SEAN KADAR, meu marido. Ficamos três meses nos conhecendo através de ligações de vídeos. Foi então que eu vim para os Estados Unidos para conhecê-lo pessoalmente e ficar de vez na vida dele. Não sabia falar nenhuma palavra em inglês , sem enxergar direito, rs… mas isso é só um detalhe, quando se tem FÉ EM DEUS, AMOR E CORAGEM. Você tem uma deficiência visual, mas você não é incapaz de ter uma vida feliz, muito pelo contrário, né? Explique para nós um pouco da sua deficiência e como você se vira no dia a dia.

SIM, CERATOCONE. Porém, ele foi descoberto tardiamente. Por isso, creio que meus transplantes não me deram 80% de visão ou mais. Após o transplante, obtive somente 35% a 40%. Já me acostumei a enxergar com o que tenho hoje. Às vezes, acho que Deus continua fazendo milagres em mim, porque sinto que enxergo bem ou me acostumei a ter o que tenho. Bom, gosto de pensar que Deus está o tempo todo agindo na minha vida, (rs) mas, mesmo assim, faço tudo. Evito


sair sozinha , mas não quer dizer que não possa sair. E se eu sair, existem várias formas de me virar. Não sou cega! Enxergo pouco, mas enxergo. Então uso a câmera do meu celular para dar zoom e enxergo através dele, e me viro. Não posso dirigir nem trabalhar igual a todos. Mas trabalho em obras com o meu marido. Ele sempre me supervisiona para ver se eu fiz certo. Por exemplo: eu pinto, e ele enxerga para mim e pede para eu fazer novamente se for necessário; também coloco piso. Meu rosto vai muito próximo do piso, mas, quando não coloco o rosto, uso minhas mãos para sentir se está nivelado . Além disso, sou artista plástica, artesã, crio e faço meus biquínis, crio e cozinho vários pratos; sou costureira, enfermeira, engenheira; como disse, são vários dons que Deus me deu. A visão é só um detalhe. Ah! E influencer! Rs

4

5

Como é a vida de uma “Influencer” brasileira nos EUA? Como é seu dia a dia? A vida é mesmo boa como mostram as fotos? As pessoas acham que ser influencer não é trabalhoso, que não é um trabalho! Ser influencer é ótimo, eu amo! Sempre amei

Unsplash @maddibazzocco

Tudo o que faço na minha vida, seja o que for, faço com muita dedicação e sempre me colocando no lugar do outro. Sempre me pergunto: Como eu queria que alguém fizesse isso por mim? Sempre pensei desse jeito em tudo na minha vida. Qual seu conselho para mulheres que querem morar nos EUA? Vejo as pessoas, muitas vezes, mostrar que tudo aqui é uma maravilha. O país é maravilhoso, as oportunidades são para todos, todos os serviços são valorizados; você, sendo faxineira ou sendo um médico, todos são valorizados! Porém viver em um outro país cuja cultura não é a sua, não é a sua língua; começar sua vida do zero; se a pessoa não tiver um bom estado psicológico, não aconselharia. Porque, aqui, os sentimentos, as emoções, tudo se multiplica. A falta dos familiares, dos amigos, deixa a pessoa mais vulnerável. Porém a qualidade de vida é outra! Mas você tem que trabalhar e dar duro! As pessoas, muitas vezes, falam que na América não se vive sem trabalhar, e é bem isso mesmo! Então eu diria: se você é forte e tem um bom psicológico … VENHA , JOGUE-SE, Rs...! A vida não é fácil em lugar algum e, se for para enfrentar a vida, por mais que ela seja difícil , que seja difícil em um país desenvolvido !

6

tirar fotos e ser fotografada e poder influenciar as pessoas a fazerem coisas boas. Mas, para quem pensa que é fácil…, isso é uma doce ilusão. Saber influenciar não é qualquer pessoa que consegue, saber elaborar a foto do produto que você recebeu, criar algo que atraia seu público não é tão simples assim. Rs... Porém eu amo o que faço! Pois tudo o que tenho hoje é por ser influencer. O Instagram fez muita diferença na minha. E sou muito grata.

Quais as suas top 5 dicas para ser uma influencer no Instagram? 1= Seja você! 2= Seja luz para agregar algo de bom para quem te segue! 3= Faça com amor e dedicação. 4= Seus seguidores são mais importantes que qualquer famoso! Porque são eles que te conhecem. 5= Humildade! Mantenha a sua essência, pois existem muitas Xuxas querendo ser a Xuxa! Entrevista: Rafael dos Santos, editor-chefe 35


Moda e Beleza

Cristina Miranda-Christensen. Cabeleireira formada a 8 anos pela Adam & Eva Skolen, Oslo Noruega. Especialista em tratamento de queratina. Formada em Balayage Freehands pela Escola HeadBrands Copenhagen, Dinamarca. Premiação Melhor Salão de Cabeleireiro Brasileiro na Europa 2020.

O inicio de uma nova era Mais que nunca, a mulher tem um lugar importante na sociedade e, para nós, mulheres brasileiras, cuidar da nossa beleza é primordial, olhar no espelho e nos sentirmos seguras com a nossa imagem nos fazem felizes. Desagrada-nos quando o look está incrível e há insatisfação com a cor do cabelo, o corte, ou ainda tem aquele frizz que cisma em não obedecer. Que tal começar 2021 com um novo projeto? Cuidar de você! Hoje em dia, a cosmetologia nos permite brincar com cores, estilos, texturas e volume sem perder a qualidade do cabelo. Vamos conhecer algumas das tendências 2021 que irão transformar seu visual: 36

Choco Se você tem o cabelo escuro e nã pode optar pelo castanho choc todas as mulheres, as cores e nua escuras, frias ou quentes. Cuida pensável. Faça uma hidratação p assim você irá manter o Veja o efeito da cor abaixo: o


olate! ão quer radicalizar na coloração, colate. Além de combinar com ances podem variar entre claras, ar dos cabelos tingidos é indispelo menos a cada quinze dias, o brilho por mais tempo. o maravilhoso Chocolate 6.7!

Balayage Balayage é uma técnica francesa. Muito usada nos anos 90, voltou há alguns anos com toda a força e continuará nas cabeças em 2021. Muitas técnicas com diferentes dimensões e cores podem ser escolhidas por você, sempre lembrando que é essencial uma consulta com seu colorista para saber as condições do cabelo, no que diz respeito à qualidade e à textura. Se seu cabelo estiver saudável para receber uma descoloração, tenha certeza de que você não irá se arrepender. O famoso chanelzinho Não podemos esquecer do corte Bob ou mais conhecido como Chanel... Esse corte chegou em 1920, popularizou-se nos anos 60 pelo ícone da beleza Vidal Sassoon e jamais saiu da moda. Em 2021, teremos variações, entre longo, médio e curtinho, fazendo a cabeça de todas as mulheres. Lembre-se de que você é livre para ter o cabelo que quiser. Transforme-se!

37


Moda e Beleza

Renata Aron é a vencedora da categoria Moda 2020 no Prêmio Melhor do Brasil na Europa. É fundadora da Nothing To Wear Image Consulting e do aplicativo NTW, além de estar no conselho da AICI Portugal e ter criado o Método Impulso.

COMO A NOSSA AUTOIMAGEM INFLUENCIA NOSSOS COMPORTAMENTOS E CONSEQUENTEMENTE NOSSA AUTOESTIMA Para podermos compreender a influência que a autoimagem tem sobre nossos comportamentos, primeiro precisamos saber que ela está relacionada a nossa autoestima. Você sabe o que é autoestima? No dicionário, encontramos o significado: qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. No entanto, vou mais além: autoestima é saúde, é cuidar de você e da sua imagem pessoal. Isso significa que a visão que temos sobre nós mesmos impacta diretamente no quanto nos valorizamos ou nos desvalorizamos. Essa percepção molda as nossas escolhas, sentimentos e comportamentos. Autoestima não se cria, ela se desenvolve à medida que caminhamos ao longo da nossa vida. Dizemos que, quando uma pessoa tem baixa autoestima, quando ela se vê de forma negativa, acaba criando sentimentos de inadequação, vergonha, ansiedade, culpa e tristeza. Não nos sentimos bem e demonstramos isso ao mundo através da nossa imagem e como nos relacionamos com todas as áreas da nossa vida. Já o oposto, quando temos uma autoestima alta, nos sentimos bem com o nosso reflexo no espelho, o que nos leva a ter sentimentos e comportamentos positivos, trazendo-nos autoconfiança também em todas as áreas da nossa vida. Percebem por que dizemos que a autoimagem e a autoestima caminham juntas e são o núcleo dos nossos comportamentos? Esses ciclos se tornam viciosos, pois nosso cérebro grava, na nossa memória, a resposta que damos às circunstâncias vividas. Assim, toda vez em que repetimos o comportamento, para ser mais rápido e prático, para economizar nossa energia, nosso cérebro busca padrões já registrados na memória. Ou seja, teremos a mesma resposta para situações afins.

Além disso, também sugiro ao meu cliente fazer um exercício: - Quando foi a última vez que se olhou no espelho e se sentiu realmente bem? Que sorriu? Sentiu confiança? Sentiu que podia dominar o mundo? - Então, naquele dia, como estava vestido? Cores? Peças de roupa? Sapatos? Acessórios? Como estava seu penteado? Usava maquiagem? Quanto mais detalhes você listar, melhor. Faça também o exercício ao contrário, no dia em que se sentiu inseguro, triste, frustrado.... A ideia é ter bem claro o que vai lhe dar a resposta com o sentimento e comportamento de segurança e confiança. 2. Torne um hábito A partir das respostas sobre autoconhecimento, é preciso construir novos hábitos, saber gerar a intenção de como quer se sentir. Vou exemplificar: Se nos sentimos seguras todas as vezes em que vamos trabalhar com um certo blazer, nos maquiamos e prendemos o cabelo, ao nos olharmos vestidas assim, nosso cérebro já tem na memória o sentimento e o comportamento resultante dessa imagem: Blazer X + maquiagem Y + cabelo preso = confiança e segurança Logo, sentindo-nos seguras e confiantes, aumentamos nossa autoestima, o que nos deixa ainda mais confiantes. Repetindo esse comportamento, entramos no ciclo vicioso positivo falado anteriormente No começo, é difícil; por isso, ao acordar, tire um tempo antes de se arrumar para criar a intenção de como quer se sentir. Então, escolha os itens que irá usar. Repetindo esse processo, dia após dia, ele acabará se tornando um hábito! Isso acontecerá porque seu cérebro criará uma associação entre o seu autoconhecimento e as respostas positivas em relação aos seus sentimentos e aos seus comportamentos frente a eles.

Como podemos mudar esses ciclos? Como podemos conquistar uma autoimagem positiva, aumentando nossa autoestima e, consequentemente, nossa confiança e segurança? Através do autoconhecimento e da construção de um novo hábito! 1. AUTOCONHECIMENTO Para conquistarmos uma imagem que nos traga confiança, segurança em si, o primeiro passo é saber quem somos. Do que gosta? Quais suas qualidades e defeitos? Quais dessas características quer transmitir ao mundo? Como é seu lifestyle? Quais seus objetivos profissionais? O que gosta de vestir?

38

Unsplash @higdonc



Viagem

“O Brasil me deu a liberdade que eu sempre quis”

Uma entrevista s a M o t r e b l A com

Entrevista por Rafael dos Santos

Alberto é proprietário da Terra dos Goitis, os quais são chalés privados na região da Praia do Amor em Pipa. Pipa fica no Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil. Alberto é originalmente de Barcelona, mas mudou para o Brasil há 15 anos, quando sentiu que precisava mudar sua vida. Por que você mudou para Pipa? Mudei para Pipa em 2005, então já moro aqui há 15 anos. Foi uma decisão que aconteceu devido ao meu amor por viajar ao estrangeiro e por visitar novos países. Cada país que visitei parecia ter sua própria versão de paraíso – na Itália, foram as pizzarias; na Argentina, aquela carne tão deliciosa e restaurantes excelentes – todos esses lugares tinham pequenos pedaços de paraíso. Com o tempo, percebi que queria encontrar o pedaço perfeito de paraíso para mim. Um dia, visitei Pipa numa viagem e percebi, imediatamente, que Pipa era o lugar para mim. Naquele momento, tomei a decisão de mudar minha vida. Eu me enamorei completamente por Pipa. As pessoas, por aqui, falam que é Pipa que escolhe a pessoa; você não escolhe Pipa, e acredito que isso foi o que aconteceu – Pipa me escolheu! Você se considera como estrangeiro ou local? Eu me considero como um local. Tenho uma anedota engraçada sobre isso! Quando cheguei a Pipa, só havia um bar que vendia café expresso, e eu ia lá todos os dias e pagava 3 reais. Um dia, depois de um ano e meio morando em Pipa, fui lá, como qualquer outro dia, e quando fui pagar, a garçonete falou: “Não, não, são somente 2 reais!”. Claro, perguntei a ela, mas por quê, se sempre foram 3 reais antes?! E ela me falou, “Agora são 2, porque você é um local e pertence a esse lugar”. Todo esse tempo eu estava pagando mais do que o necessário para o meu café! Mas são coisas pequenas como essa que me fazem sentir como pertenço à Pipa. Quando você mudou para Pipa com seu parceiro, vocês se sentiram bem recebidos pelos habitantes locais?

40

Nunca tivemos nenhum problema aqui. É possível que as pessoas estivessem falando sobre nós nas nossas costas, mas nunca nos sentimos como se não fôssemos aceitos aqui. Meu parceiro também se chama Alberto, e nos tornamos conhecidos como “os Albertos”! Não sei se todos sabiam que éramos parceiros, mas não acho que teria feito qualquer diferença, na verdade. Você experienciou um choque cultural quando chegou aqui, devido à diferença de estilo de vida que existe entre Espanha e Brasil? Isto é o que falei antes, sobre o assunto de que Pipa escolhe a pessoa. Se tivesse havido um choque cultural, então não acho que Pipa teria me escolhido. Por exemplo, aqui, quando você está dirigindo atrás de outro carro, e esse carro para de repente para falar com um amigo, isso pode ser surpreendente para pessoas que não estão acostumadas com isso. Mas não tem sentido em falar: “Cara, o que é que você fez?!”, porque aqui não é Londres, Barcelona, ou Nova Iorque, e não tem que estar com pressa aqui, porque o estilo de vida é simplesmente diferente. Naturalmente, tive que me adaptar a algumas coisas, mas não foi um choque cultural para mim, porque este era o estilo de vida que estava procurando. Eu queria um estilo de vida que me permitisse parar e falar com um amigo sem que ele precisasse agendar um café comigo, e esse é o estilo de vida que tenho aqui em Pipa. Quais são as principais coisas que você acha que são necessárias saber antes de mudar para o Brasil? Vou contar para você algumas das coisas de Pipa que eu adoro. As pessoas são muito mais relaxadas aqui. Por exemplo, se uma relação acaba, os brasileiros falarão: “não era para ser”. Normalmente, quando uma relação acaba, você quer morrer! Mas aqui as pessoas levam isso na caminhada. As canções brasileiras explicam muito bem o estilo de vida brasileiro. Muitas delas falam “deixa acontecer”, o que reflete perfeitamente o quanto o modo de vida brasileiro é mais relaxado. Na Europa, sempre ficamos obcecados pelo que deu erra-


travel do, enquanto aqui é apenas algo para aceitar e seguir em frente. Eu diria que é necessário saber por que você quer ir a um lugar. Se quer vir para Pipa para se tornar milionário, esta não é uma boa razão. Mas se quer se tornar milionário em termos de qualidade de vida, então pode ser que o Brasil seja o lugar certo para você. Se você precisa escapar de sua vida estressante e se sente como se quisesse mudar seu modo de vida, então, sim, o Brasil pode ajudar nisso. Mas precisa saber o que você quer dessa experiência; se não, você não obterá o máximo dela. Vou contar uma pequena história. Um dia, quando eu estava construindo a pousada, o engenheiro me falou, “Alberto, tivemos um problema com o caminhão, por isso os materiais de construção que encomendei não vão chegar hoje”. Claro, fiquei estressado e completamente histérico por causa disso. Então ele me falou, “Olha, todos os dias, você está aqui, enlouquecendo e tentando supervisionar o que está acontecendo na construção. Você precisa ouvir sua música, colocar roupa de banho e ir à praia. Você tem sorte que o caminhão quebrou, porque significa que você tem o dia livre. Vá e relaxe.”. E ele estava certo! Eu tinha me acostumado tanto com meu antigo modo de vida, que tinha esquecido de que ganhei tempo para aproveitar a minha nova vida. Isso é algo que você precisa entender – este é um lugar onde você pode esquecer seus problemas. Aprenderá muito com os brasileiros. Sempre pensamos que sabemos tudo, mas, na verdade, não sabemos nada. Temos tanto para aprender! Como europeu, o que você acha do “jeitinho brasileiro”? Acho que o jeitinho brasileiro funciona! Na Europa, digamos que vamos para o cartório porque acabamos de comprar um apartamento, vestiremos um terno para que tudo pareça perfeito. Aqui, você pode ir ao cartório vestindo um short e umas havaianas. É menos formal, e eu gosto muito disso. O jeitinho brasileiro permite que você faça as coisas mais rapidamente. Em Barcelona, se eu precisasse que algo fosse reparado, eu podia esperar uma semana para que tudo estivesse preparado. Aqui, dizem, não será fácil, mas vamos fazê-lo, e acabam o trabalho em duas horas. É verdade que nem sempre seguem os protocolos oficiais, mas definitivamente funciona. Foi difícil abrir um negócio aqui como estrangeiro? Acho que abrir um negócio nunca é fácil, não importa em que país você esteja, mas aqui a burocracia é terrível. Em muitos países, você consegue processar os

papéis muito rápido, mas, no Brasil, há muitos papéis, e você está sempre preenchendo os mesmos papéis. Demora muito, mas não vale a pena se estressar com isso – vai acontecer quando acontecer. Quando estava no começo do meu negócio, fui a um cartório com alguns papéis, e a mulher disse que, se eu voltasse no dia seguinte, tudo estaria pronto para mim. No dia seguinte, voltei, e faltavam alguns papéis. Eu falei, “Por que não me ligou? Acabo de dirigir 27 km para chegar até aqui, quem vai pagar a minha gasolina?!”. E a mulher simplesmente me falou, “Olha, senhor, erros acontecem.”. Na viagem de regresso para Pipa, eu estava absorvendo toda a beleza ao meu redor, e pensei: “Olha, não foi a perda total de um dia. Erros acontecem, e não há nada que você possa fazer a respeito disso. Que ia fazer? Matá-la por não ter meus papéis prontos? Claro que não. Voltarei no dia seguinte e espero que estejam prontos, não é um problema”. Quando se está abrindo um negócio em outro país, é importante se adaptar ao modo local de fazer as coisas, e isso foi o que eu tive que fazer. E como é administrar um negócio, agora que você já passou alguns anos aqui? Eu amo ter um negócio aqui! Mas como já falei, é necessário adaptar-se ao modo brasileiro de fazer as coisas. Aqui, as pessoas adoram pedir desconto. Sempre dizem, “Qual é o desconto se fico aqui por 5 dias?”, e depois é, “OK, então qual é o desconto para 7 dias?”. E sempre falo: “Bem, se eu sigo dando descontos, quando você ficar aqui por um mês, será gratuito, com todos esses descontos!” Mas é preciso entender que isso é normal aqui, e você tem que ser firme com qualquer que seja a sua oferta final. Na Europa, ninguém vai entrar num bar e pedir desconto no seu copo de vinho! Mas aqui é normal, e é importante aprender a trabalhar com isso. Você recomendaria a outros europeus mudarem para o Brasil? Claro! Sem dúvida. O Brasil é um país muito acolhedor, e os brasileiros apreciam seja lá o que você tiver para oferecer - não em termos de dinheiro, mas em termos de felicidade. Os brasileiros são tão abertos, e eu adoro estar aqui. Eu o recomendaria para qualquer pessoa. Eu vim aqui para ser mais livre do que era na Espanha, e Pipa me deu essa liberdade.

Unsplash @jaimedantas

41


Produtos

Coleção dos 3 filmes de Bridget Jones

Single: The Art of Be Independent, Judy F

(Compra aqui)

(Compra aqui)

Que poderia ser melhor presente para sua amiga solteira que uma coleção de filmes sobre a solteira mais querida do Reino Unido, Bridget Jones? Emparelhado com chocolate e uma garrafa de vinho, será uma noite perfeita para uma solteira.

Bonsai Trio Kit

5 presentes para seus amigos solteiros

(Compra aqui) As plantas são o presente perfeito para qualquer pessoa, e isso inclui pessoas solteiras! Este kit vem com tudo que você precisa para cultivar 3 tipos diferentes de árvores bonsai, e você pode ter certeza de que eles irão animar uma casa solitária.

Buyagift One Night Charming Escape Gift Experience Box ((Compra aqui) Se você tem amigos casados morando no Reino Unido e você quer enviar-lhes um presente, por que não lhes presenteia uma estadia num lugar lindo? Às vezes, todos precisamos de uma pausa, e essas caixas de presente de experiência são a maneira perfeita de ajudar seu marido amigos tiram um merecido dia de folga juntos.

Ser solteiro não é alg precisa ser curado! P ser muito divertido s solteiro. Este livro aju seu amigo solteiro a orizar o relacioname com ele ou ela mesm portanto, se seu ami está um pouco depr ido por ser solteiro, e é o presente para ele

PRESENT PARA PE

d i r e u Q

Sandy Leaf Farm Ultima Kit (Compra aqui)

É sempre divertido experim hobbies com seu parceiro não comprar um kit para e juntos? Não é apenas um mas também permitirá qu dez garrafas de seu própri frutarem juntos.

Snowdonia Cheese Company Cesta de Presente, £29.99 Tábua de Queijo Personalizado (Compra aqui)

42

Quase todo mundo adora queijo, certo? Uma tábua de queijos personalizada é um presente atencioso e que seus amigos casados podem compartilhar juntos em sua nova casa. Ajude-os a melhorar suas habilidades de hospedagem com este lindo presente!

(Compra aqui) Agora que têm a tábua de queijos, que tal o queijo? Esta deliciosa cesta de queijo contém três queijos e todos os extras que se precisam e é o presente perfeito para seus amigos casados desfrutarem juntos.


eing Satisfied, Fulfilled and Ford

Single and Ready to Flamingle Caderno Compra aqui)

go que Pode ser udará a priento mo, igo rimeste e ou ela.

das

TES ESSOAS By Lola Sherwin

ate Gin Maker’s

mentar novos o, então por que eles fazer gim lindo presente, ue preparem io gin para des-

Single and Loving It: Livro para Colorir para Adultos, £3.99 (Compra aqui) Ser solteiro significa que você tem todo o tempo do mundo para fazer as coisas de que gosta. E quem não gosta de colorir, certo? Este livro está repleto de designs incríveis para você colorir e citações otimistas para mantê-lo motivado - o presente perfeito!

Quer ajudar seus amigos a indicar ao mundo que são solteiros? Entao isto poderia ser o presente perfeito! Que poderia ser melhor que um caderno que literalmente o anuncia na capa?

5 presentes para seus amigos casados Butterkist Cesta de Noite de Cinema (Compra aqui) Se você quer ajudar seus amigos casados a terem uma noite perfeita juntos, por que não comprar para eles esta linda cesta de noite de cinema? Tem pipoca, bombons e porta-pipocas, então agora tudo o que eles precisam fazer é escolher um filme e relaxar!

43


Conjunto de Velas Perfumadas (Compra aqui) Geralmente, você não pode errar com uma vela como presente. Então, por que não comprar 12 velas para sua namorada? O presente perfeito!

5 presentes para sua namorada

OGX Argan Oil of Morocco Cesta de Presente (Compra aqui) Se a sua namorada adora cuidar de seu cabelo, então este pode ser o presente para ela! Tem todos os produtos de que ela precisa para manter o cabelo bonito e brilhante, e temos certeza de que ela vai adorar.

Rosa Real Preservada num Colar (Compra aqui) Este lindo colar tem uma rosa verdadeira preservada dentro dele. Que melhor símbolo poderia haver de seu amor eterno por sua namorada? Ficará lindo nela também.

Massageador de Pescoço e Ombro (Compra aqui) Não há nada mais relaxante do que uma massagem, então por que não presentear a mulher de sua vida com seu próprio massageador portátil? Esta máquina tem vários recursos que a tornam o presente mais relaxante que você encontrará!

5 presentes para seu namorado

Kit de Crescimento de Barba

(Compra aqui) Seu parceiro está constantemente tentando deixar a barba crescer? Então ajude-o com este kit bacana de crescimento de barba! Este é o presente perfeito para o homem barbudo em sua vida.

44

Boxclever Press 2021 Diár (Compra aqui)

Se sua namorada adora organizada, um diário presente perfeito para Ajude-a a manter sua vid ordem com este lindo d de 2021!

Hobsons Mixed English Rea Case (Compra aqui)

Se o seu namorado adora c tão este é o presente para e contém 12 cervejas britânica desfrutarem.


rio

a ser é o ela. da em diário

Niimo Kit de Moldagem de Mãos (Compra aqui)

Thetford Design Moldura da Árvore Genealógica (Compra aqui)

Se você tem amigos que acabaram de ter um bebê, não encontrará melhor presente para eles do que este. Este kit fornece tudo que eles precisam para fazer moldes dos pés ou mãos de seus bebês, deixando-os com um presente que eles poderão guardar para sempre.

5 presentes para seus amigos que tem filhos Mum’s “Me Time” Caixa de Mimos, (Compra aqui) Ser um novo parente pode ser muito estressante. Noites sem dormir tornam-se a norma e parece que não tem tempo para si! Compre isso para ajudar a nova mãe em sua vida a lembrar de tirar um momento para se mimar.

al Ale & Beer

cerveja, enele. O cesto as para eles

Barbeador Elétrico sem Fio

Ajude seus amigos a exibir suas preciosas fotos de família com esta impressionante moldura de árvore genealógica. Há espaço para 6 fotos, o que significa que há muito espaço para seus amigos celebrarem a família por meio de fotos.

Double-Sided Octopus Plushy (Compra aqui) Toda criança precisa de um ursinho, e esse aqui é super fofo! Tem uma cara triste de um lado e uma cara feliz do outro e é a companhia fofa perfeita para o novo bebê crescer.

Nova Mae Colar Prateado, £15.99 (Compra aqui) Este lindo colar apresenta uma mãe e uma raposa bebê e é o presente perfeito para qualquer nova mãe em sua vida. Ele vem em uma embalagem linda também!

(Compra aqui) Este barbeador ajudará o homem em sua vida a cuidar de seus pelos faciais com perfeição. É uma máquina de barbear de alto desempenho e você pode ter certeza de que seu parceiro vai agradecer por isso!

Hugo Boss Bottled Night Eau de Toilette (Compra aqui) Todos queremos que nossos parceiros tenham um cheiro delicioso, né? A loção pós-barba é o presente perfeito, e este tem um cheiro amadeirado que não domina os sentidos.

Travando Carteira (Compra aqui) Todo mundo precisa de uma carteira, então carteiras são um presente bastante confiável! Esta é uma opção compacta, elegante e funcional, e é feita de materiais que lhe permitem ser duradoura.

45


Marketing

“O presente e o futuro estão no TikTok. E você?”,

por Paula Tebett Paula é criadora de conteúdo e especialista em mídias sociais para negócios. Jornalista e pós-graduada em marketing, faz consultorias, mentorias e cursos para empreendedores sobre o mundo digital e suas possibilidades. Como palestrante, levou suas ideias para eventos nos Estados Unidos e Europa. Já palestrou para mais de 12 mil pessoas, em encontros presenciais e on-line. Produz conteúdo digital para grandes marcas com bom humor e autenticidade, características que norteiam o seu trabalho. @paulatebett

O TikTok já é o quarto maior aplicativo em número de usuários no mundo, tem um público que não é mais formado apenas por jovens. Sua expansão abre um novo lugar de compartilhamento de conteúdo para pessoas e empresas. Bom para o entretenimento e para os negócios. É fácil entender o porquê de ser um aplicativo atraente para todas as marcas. O primeiro ponto positivo é o aumento crescente de pessoas ligadas no TikTok. O período de quarentena e isolamento social por causa da pandemia de coronavírus tem contribuído, e muito, para essa ascensão cada

Unsplash @mrmcbuckets

46

Unsplash @alexbemore


vez mais veloz, já que os índices de pessoas conectadas na internet, em diferentes plataformas, também aumentaram. O que mais agrada no TikTok, atualmente, é o enorme alcance orgânico, incomparável a qualquer outra rede social. Não à toa, marcas gigantes, como a TEDx e The Washington Post, já entenderam e se posicionaram no TikTok. E há também espaço para empreendedores, influenciadores e pequenas marcas que buscam chegar a outro patamar na internet. Para isso, uma opção de muito valor à disposição dos usuários é poder compartilhar conteúdos criados em outras plataformas com o TikTok e espalhar os vídeos desse aplicativo em outras redes sociais. Dessa forma, o recurso de transmídia, que permite essa interação entre os aplicativos, favorece o alcance e o crescimento do perfil em várias frentes e muda a perspectiva quanto à produção de conteúdo. Existe a função de compartilhamento para o Instagram, por exemplo, e ainda a possibilidade de divulgar links, como os dos canais de Youtube, e-commerce, blogs, etc.

5 dicas para você usar o TikTok para negócios

Garanta seu arroba na plataforma, utilizando o mesmo nome de usuário do seu Instagram. Vá em “descobrir” e digite palavras-chave do seu nicho para ver o que perfis do seu segmento estão produzindo. Veja também as hashtags utilizadas.

1

2

Vá em configurações, transforme a sua conta em uma conta pro e escolha a opção que melhor define o seu perfil: criador de conteúdo ou conta corporativa. Configure o seu perfil com a mesma foto que utiliza em outras redes sociais, escreva o que você faz e escolha a categoria do segmento em que atua. Faça conteúdo diariamente, pensando sempre em levar uma transformação para a sua audiência. Por isso é importante que seu vídeo ou ensine, ou entretenha, ou motive as pessoas.

3

Todo vídeo postado precisa ter uma legenda com call to action, cinco hashtags e uma capa com um título estratégico. Observe os desafios indicados pelo TikTok, participe fazendo uma conexão com sua marca, utilizando as músicas que estão em alta. Você pode ser visto por muitas pessoas.

5

Unsplash @plhnk

A própria rede social já está convidando e querendo que as marcas estejam no TikTok. É mais uma oportunidade para as empresas continuarem a atingir públicos diferentes e marcar suas posições; vender produtos, de maneira direta, e promover vídeos que expliquem produtos e serviços. 47



Entrevistas

COLUNA ENTREVISTA RELÂMPAGO por Rafael dos Santos

JUSSARA CALMON

Neste mês, a coluna “Entrevista Relâmpago” fala com a atriz Jussara Calmon que, dentre tantos trabalhos, foi atriz da Globo nas novelas Vale Tudo e Tieta do Agreste, dentre muitas outras. Descubra agora um pouco mais sobre essa artista brasileira que hoje reside na Noruega. Jussara Calmon é uma artista multitalentosa: atua, canta, escreve e é professora. Tem três livros lançados. É uma das maiores musas do cinema brasileiro. Recebeu o prêmio de melhor Vedete pela ESBATE. Seu instagram tem quase 10k seguidores, e o vídeo de sua música Novinha Recalcada ultrapassou 50k de visualizações. Fez teatro na famosa escola Jaime Barcelos.

1.

Jussara, você tem uma história de vida que e Jussara, você tem uma história de vida que envolve teatro, cinema, televisão e dança. Se você estivesse falando com a Jussara de 15 anos de idade, qual o conselho que daria para ela sobre carreira? Onde investir seu tempo e dedicar a vida? 1 - Estudar e correr atrás. Correr atrás foi o que eu fiz. Saí de casa muito nova e não tive nin-

guém para me mostrar o caminho. Consegui tudo sozinha. Acho que todos devem correr atrás de seus sonhos e investir neles. Hoje em dia, investir é estudar.

2.

Você virou notícia internacional quando teve um rápido relacionamento com Robert de Niro. Você gostaria que o romance tivesse durado? Preferia que a mídia não tivesse sido tão invasiva e compartilhasse tanto a sua privacidade? 2 - Na realidade, foi um romance de carnaval. Então, ninguém tinha a pretensão de que durasse mais, apesar de que eu tive todos os contatos dele, do agente nos EUA, mas foi amor de carnaval, como diz a música. Na realidade, a mídia veio a falar sobre isso bem depois, porque, na minha época, não era como agora. Hoje você sai com uma pessoa famosa e fica famosa no outro dia. Não houve invasão de privacidade também não. A mídia foi até legal no que divulgaram na época, porém, há uns três anos, esse assunto veio à tona novamente, porque a mídia é muito mais pesqui-

49


sadora. A Internet ajuda muito também.

3.

Você hoje mora na Noruega, então explique para nós quais as 7 principais diferenças entre a cultura brasileira e a cultura norueguesa. 3 - Sinto-me confortável em falar dos estrangeiros que moram aqui. Temos poucas oportunidades. Quanto às culturas, tanto do Brasil quanto da Noruega, já não vejo muita diferença, mas tem as principais. A brasileira é muito rica. É somente uma pena que não tenhamos alguém para zelar pela nossa cultura como deveria ser e, assim, fica difícil para o artista ou produtor brasileiro pedir apoio. Falar também sobre a cultura de um país de primeiro mundo, como a Noruega, é muito fácil, porque o país tem tudo nas mãos.

5.

Temos como fazer cultura na Noruega, temos facilidade porque temos apoio. Estas são as principais e esmagadoras diferenças.

meu programa chamado ‘Estilo de Vida’. Tenho agora um outro projeto de ir para o Brasil, que só acontecerá após tomar a vacina. Lá, vou fazer um Doc-Drama para o qual já está tudo certo. É sobre a minha história de vida, que é a minha biografia ‘Jussara Calmon, Muito Prazer’. Iremos filmar assim que eu chegar, e tem um filme para o qual vou fazer minhas cenas. O nome dele é ‘Rocinha - Toda história tem dois lados’, da diretora Rayssa de Castro, uma pessoa lutadora que está conseguindo levar bem esse filme. Planos, temos sempre. Se não tivermos, é porque estamos mortos. Por isso estou sempre pensando em fazer alguma coisa nova.

4.

Você escreveu um livro para crianças em 2013 em duas línguas e hoje dá aula de dança na Noruega para crianças. O que você mais gosta na sua nova carreira e por que a escolheu?

50

escrito em dois idiomas, português e norueguês e tem o livro ‘Segredos Revelados’, com depoimentos de meus fãs. Atualmente, não trabalho na Noruega. Dei aula de dança. Trabalhei para o Estado durante 12 anos. Creio que não foi bem uma escolha, a vida que foi me levando. Eu sou filha de circense, então a vida me levou, e cheguei até aqui.

4 - Bem, como a música diz “Deixa a vida me levar, vida leva eu!”. Na realidade, tenho três livros: minha biografia ‘Jussara Calmon, Muito Prazer’; depois, veio o livro infantil que é

Já faz muitos anos que você vive na Europa, trocou o calor brasileiro pelo frio europeu, além de muitas outras trocas positivas e negativas que existem quando deixamos nosso país para morar em outro. Quais seus planos para o futuro no mundo das artes? Tem projetos planejados no Brasil? 5 - Projetos planejados eu tenho, sim. Tenho o meu canal no YouTube, no qual publico o


O que é o Amazon Business? O Amazon Business combina a seleção, conveniência e valor que você espera da Amazon, com recursos que podem ajudar a melhorar suas operações. Torne a compra mais simples: melhora os processos de compra e aumenta a eficiência em toda a sua organização. Obtenha mais, em um só lugar: acesse uma ampla seleção de produtos e um conjunto cada vez maior de ferramentas e recursos. Trabalhe em seus termos: transforme a compra em um driver de valor para qualquer organização, em qualquer estágio de crescimento. Evoluir com ousadia: eleve sua organização com inovações que transformam as operações cotidianas. Crie uma conta empresarial gratuita


o r i e t n o M a t i R revista

Entrevistas

Ent

Como você se sentiu ao ser escolhida para a MTV Brasil, como a primeira VJ negra do programa? Menina, foi uma experiência incrível para mim. Quando abriram as aplicações para essa posição na MTV Brasil, parecia que todos os jovens brasileiros queriam passar os seus nomes para serem considerados para essa posição! No total, foram 2000 concorrentes, algo assim. Se isso acontecesse hoje, seriam 2 milhões de concorrentes, né? Contudo, naquela época, sem as mídias sociais como as que temos agora, foram 2000 concorrentes, mas parecia que todo mundo estava tentando ser apresentador da MTV Brasil! O processo de aplicação demorou 6 meses. Foram 6 eliminatórias e, a cada vez que era escolhida, eu me sentia incrível. Para uma menina negra alcançar isso, era quase impossível imaginar. Eu não acreditava que uma menina carioca que tinha dreads e um piercing no nariz fosse selecionada para algo assim, entende? Mas meu pai e um amigo meu me encorajaram a aplicar, e eu falei: vou lá! E seis meses depois, fui eleita. Naquela época, eu não falava nada de inglês, mas menti e falei que, sim, claro que falo inglês! Havia momentos em que alguém falava em inglês, e eu ficava sem entender nada! Mas era engraçado. Aquela época da minha vida foi maravilhosa para mim. Nunca vou me esquecer daquela experiência. Agora, minha foto no Instagram é daquela época, de quando eu estava na MTV, porque sou tão orgulhosa daquela experiência! Foi muito bom. Até hoje, levo essa fama comigo. Eu e um menino chamado Felipe éramos os únicos negros apresentadores naquele show. Até mesmo no staff do prédio da companhia, não tinha negros, só éramos nós. Foi um momento divisor de águas para mim: eu, na MTV, representando minha comunidade, com meu sotaque carioca! Foi verdadeiramente incrível. Conheci grandes pessoas naquela época, até fiquei amiga dos músicos do Living Colour, uma banda descoberta por Mick Jagger nos EUA. Gosto muito da música dessa banda até hoje, porque me lembra daquela época da minha vida. Aqueles três anos passaram muito rápido. Mas foram muito bons, e conheci quase todos os meus ídolos! Recentemente, um jornalista que se chama Bhuvi Libanio escreveu um artigo sobre dez mulheres negras da América do Sul que tinham sido influentes nos últimos trinta anos, e ele me escolheu para representar a indústria da mídia. Imagina isso! Que incrível!

52

Qual é o seu maior sonho na vida? Olha, Lola, estou com um problema muito sério. Meu pai, jovem idoso de 87 anos, mora sozinho no Rio de Janeiro. Meu sonho é poder cuidar dele, mas já que estou aqui, na Inglaterra, e ele está lá, isso acaba sendo muito difícil no meio de uma pandemia, entendeu? Então, lancei uma campanha, que se pode encontrar no meu Facebook. É para ajudá-lo com o cuidado, a comida, as vitaminas, porque ele está quase desnutrido. Só quero cuidar dele! É muito difícil saber que ele está lá, durante a pandemia, no Brasil, porque o Brasil está passando por um tempo muito difícil. Mas a gente vai vencer essa situação. O amor e a compreensão vão vencer. Como disse meu pai, quem tem medo de morrer não nasce!


versão de mim. Sou budista também. Nesse momento, as pessoas estão com muito medo de morrer ou de perder uma pessoa querida. Porém temos que entender que a vida é maravilhosa e temos que dignificá-la. A companhia do outro, o abraço, a amizade – nós tivemos que passar por isso para dar valor à vida.

Qual foi o maior desafio da sua carreira e como você o superou?

Por que você decidiu se mudar para a Inglaterra? Eu vim para cá por causa de uma coisa, e essa coisa é a educação dos meus filhos. Não vim para ficar rica ou algo assim, era só para poder educar meus filhos num sistema de educação muito bom. Minha filha, agora, está estudando Relações Internacionais na faculdade! Estou muito orgulhosa de meus filhos. Lá no interior do Rio de Janeiro, onde nasci, tem muitos analfabetos. Tem muitos adultos lá que nunca foram para a escola, inclusive meu pai, porque sempre trabalharam. Meu pai só sabe assinar o nome dele, não sabe escrever nada mais. Mas ele sempre trabalhou, construiu nossa família e uma casa para a família. Então, quero começar um projeto naquela região que ajude os caseiros e os empregados domésticos a aprenderem a ler, sabe? Acho que seria uma coisa linda para fazer. Faz muitos anos, eu estava estudando para ser professora de ensino fundamental, amo a educação! Por isso queria que meus filhos tivessem acesso a uma boa educação.

Acho que o maior desafio é agora, sabe? É essa virada que preciso dar. Quero fazer faculdade de Cinema ou de Saúde, ou Assistência Social, aqui, em Londres. O cinema me interessa porque quero muito filmar essa cidade que me abraçou! Eu amo Londres. E a saúde e assistência social me interessam por causa dessa situação, porque quero ajudar as pessoas. Sim, o maior desafio é manter minha mente sã e meu coração em paz nessa pandemia.

Você se sentiu bem-vinda quando se mudou para a Inglaterra? Sim! Nunca tive problemas com racismo aqui, nunca. Meu filho teve um incidente uma vez com dois policiais. Eles o pararam porque andava com uma bicicleta nova, e eles lhe perguntaram se era dele. Mas ele simplesmente falou: “Se está comigo é porque é minha, né?” E falou que, se eles não tinham algum mandado para o parar, ele iria embora, porque estava atrasado para o seu treino de futebol. E se foi! Quando ele me falou isso, eu lhe disse: “Filho, você está louco?” E ele me respondeu: “Mãe, não estamos no Brasil”. Se ele tivesse feito isso no Brasil, acabaria com um tiro no peito! É muito diferente aqui. Sempre me sinto bemvinda aqui na Inglaterra!

Como você espera inspirar as gerações que virão depois de você? Com muita luta! Não foi fácil chegar até aqui, e as próximas gerações têm que entender que, para ser bem-sucedida na vida, é preciso lutar. Em 2019, quando voltei para a Inglaterra depois de ficar um tempo com meu pai no Brasil, quase fiquei sem moradia. Como consequência disso, entrei em depressão, mas uma organização, chamada Women in Prison, começou a me dar um grande suporte, e isso me ajudou muito. A prisão a que se referem pode ser de várias formas: mental, emocional, matrimonial, financeira, basta que a mulher se sinta presa numa situação. Eu me encontrava assim, mas eles me ajudaram muito! Agora, estou criando um projeto junto com as mulheres dessa organização e estou muito feliz. Há várias mulheres na organização que passaram por situações diversas. Então criei uma maneira em que as mulheres pudessem falar das situações pelas quais passavam, por meio da qual elas pudessem dar um novo começo para as vidas delas. Dei muitos passos para chegar até aqui e, agora, vejo que passei por muitos obstáculos para ser a melhor

53


Caridade

Educação:

um caminho para sonhar Fraternidade Sem Fronteiras Com o acolhimento educacional, Fraternidade sem Fronteiras permite que crianças e jovens africanos tenham novas perspectivas de vida Quanto custa, para uma criança, frequentar uma escola? Depende. Se ela for moradora da África, o custo pode ser um prato de comida. Não é exagero, é realidade, das mais tristes. Na África Subsaariana, uma em cada três crianças e adolescentes está fora da sala de aula, de acordo com informações da Unesco. Muitas vezes, elas deixam de estudar porque precisam trabalhar em troca de uma refeição ao dia. Se for menina, a causa da ausência escolar tem outros fatores. Quase 50 milhões de meninas menores de idade estão fora da escola na África Subsaariana devido ao casamento precoce e à gravidez durante a adolescência. Nesta região ao sul do deserto do Saara, considerada uma das mais pobres do mundo, 40% das menores se casam antes dos 18 anos. “As crianças e jovens, muitas vezes, só têm no casamento ou no trabalho na roça as alternativas para não passarem fome aqui”, revela, com angústia, Cesaltina Muchanga, coordenadora pedagógica do Projeto Acolher Moçambique, da Fraternidade sem Fronteiras (FSF). Analfabetos e famintos. Seriam estes os únicos destinos para tantas vidas? Não. Os horizontes podem ser outros quando se encontram corações dispostos a oferecerem novas possibilidades. É o que a Organização Humanitária Internacional Fraternidade sem Fronteiras tem feito há 10 anos nos Centros de Acolhimento em Moçambique, na África. A instituição que nasceu em Campo Grande, no Brasil, em 2009, deu vida ao Fraternity Without Borders UK, em 2017. Atualmente com 30 Centros de Acolhimento, 12 mil crianças e 931 jovens atendidos, o objetivo da FSF sempre foi fazer com que o prato de comida não servisse de moeda de troca para a ausência nas salas de aula. Por isso, estrategicamente, os centros de acolhimento estão, na maioria deles, construídos ao lado das escolas moçambicanas. “Nesses locais, temos cozinha, banheiros e refeitórios. Assim, quem estuda de manhã sai da aula e almoça no Centro; quem estuda no período da tarde pode almoçar antes de estudar”. Garantida a alimentação, a Fraternidade sem

54

Fronteiras também se preocupa em acompanhar o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Quem é acolhido com idade de 6 a 12 anos, em um dos Centros, recebe, além de uma refeição por dia, reforço escolar e atividades culturais, como dança e canto. Os maiores, com idade acima dos 12 anos, no ensino secundário, da 8ª a 12ª séries, recebem apoio financeiro para o transporte e material escolar, já que as escolas ficam longe das aldeias. E ainda para os jovens que querem cursar uma universidade, a FSF oferece condições para que possam ter uma profissão, seja em um curso superior ou profissionalizante. Atualmente, seis jovens universitários estão apadrinhados pela ONG. Especiosa Marge chegou ao Centro de Acolhimento, em Barragem, com 11 anos. Hoje, é acadêmica do curso de biologia. Toda a sua trajetória educacional foi trilhada dentro do Projeto Acolher Moçambique e tornou-se a primeira universitária da Fraternidade sem Fronteiras. “Eu sou muito feliz e grata. Não sei onde eu estaria se não fosse a Fraternidade sem Fronteiras que me ajudou desde a alimentação, material escolar, transporte e moradia... Não me falta nada nos estudos”, agradece a jovem prestes a colar grau como bióloga. Luis Amosse é mais um jovem com a vida transformada graças ao amor generoso dos padrinhos da FSF. Ele também está na faculdade e cheio de gratidão por tudo que já viveu e ainda irá viver. “A Fraternidade sem Fronteiras ampliou nossa visão. Eu sei que,


com os estudos, o nosso futuro será diferente e brilhante”. Encontrar um local com possibilidade de sonhar transforma vidas. E quanto antes o sonho chegar, melhor. “Aos oito anos, aquele menino trabalhava pastando gado para ganhar uma refeição. Não tinha mãe nem pai. Morava com a tia que permitiu o trabalho porque sabia que era a única maneira de ele não passar fome”. Todas as atividades do Projeto Acolher Moçambique são mantidas pelo apadrinhamento. É a doação mensal, no valor de £15, que garante a essas crianças e jovens a oportunidade de crescerem e serem quem quiserem ser. E as opções de mudança são muitas. Nos Centros de Acolhimento, há cursos de capacitação profissional na área da panificação, costura, marcenaria e artes. “Na padaria, eles aprendem sobre panificação, confeitaria e culinária. Na costura, técnicas que podem gerar renda. Assim como na marcenaria, com a reforma de móveis ou com a técnica de Batik – tingimento em tecidos. O importante é que eles enxergam uma realidade diferente do que já viveram até ali. A FSF permite a mudança de realidade”, resume Alan Xavier, coordenador do Projeto Acolher Moçambique.

Aulas de inglês, informática, matemática e português também são ministradas por multiplicadores da Ação de Voluntários Sonhar sem Fronteiras. Pelo menos, 115 jovens já puderam estudar um novo idioma ou conhecerem o universo dos computadores e da internet. Durante a pandemia, as aulas foram reformuladas e passaram a ser online e ao vivo. “Num primeiro momento, essas aulas ajudam como um reforço escolar visando, principalmente, aos jovens que querem entrar em uma universidade. Mas o objetivo maior é saber que o conhecimento oferecido aqui pode render possibilidades para que cada uma desenvolva suas habilidades e, até mesmo, uma profissão e, com isso, ajude a sua comunidade”, explica Dani Borges, coordenadora da Ação Sonhar sem Fronteiras. A melhor equação da vida é somar a generosidade de quem doa com a satisfação de crianças e jovens felizes sabendo que o alimento do corpo é importante, mas o alimento do saber, este é para sempre e transformador!

55


Inicie SEU teste gráti

CLIQUE

FRETE grátis de 2 dias

40.000 Episód


is de 30 dias AGORA!

E AQUI

0 Filmes & dios de TV

300.000 livros para emprestar


Marketing

Dicas para comecar o

Instagram da melhor maneira Rikardo é um influenciador no Instagram e publicista. Ele ajuda empresas pequenas e médias a crescerem seu negócios. Também tem uma empresa de eventos que coordena os eventos “Favela Chic” e “The Wonder” em Bristol na Inglaterra.

Unsplash @solenfeyissa

Dicas para começar o Instagram da melhor maneira É de se reconhecer que 2020 foi um ano muito difícil para todos, principalmente para nós, empreendedores. Tivemos que nos reinventar, buscar alternativas para continuar no mercado e permanecer empreendendo. Uma das ferramentas que nos auxiliou nesse momento foi o Instagram, mesmo para aqueles que pensavam que nunca iriam utilizá-lo. Hoje, então, separei algumas dicas de como você pode iniciar o ano de 2021 usando essa ferramenta digital como parte do seu trabalho e fonte de renda. Veja abaixo:

s e i r o

St

O Story continua sendo a forma mais adequada de promover a sua empresa. Assim, uma dica acerca disso é que você deve fazer pelo menos dez stories por dia, tentando humanizá-los o máximo possível; ou seja, deve criá-los de forma natural e descontraída.

58

x

Aa


Reels

O Reels pode trazer para a sua empresa maior visualização e aumento de seguidores, pois ele é ainda a ferramenta com maior abertura de visualizações no Instagram.

Eu, particularmente, adoro essa ferramenta. Ainda continua sendo a melhor maneira de humanizar seu perfil e atingir o seu cliente potencial. Duas dicas: faça lives apresentando novos produtos e, além disso, tenha convidados que possam discutir com você assuntos que irão atrair a atenção de seus clientes.

e v i L

Unsplash @katerinapavlickova

Compras pelo Instagram

Se você é empreendedor, coloque sua empresa dentro do Instagram. O Instagram prefere que você fique com ele e, por esse motivo, criou a possibilidade de você vender pela plataforma.

Para a alegria de todos, neste ano de 2021, o IGTV será monetizado. Isso quer dizer que o criador de conteúdo começará a receber pelo trabalho. Isso mostra que o Instagram torce para que você faça sucesso, o que significa que você deve implementar essa técnica o mais rápido possível.

IGTV

Monetizado

Dividir Plataformas Se você é daqueles que gosta de TikTok e Twitter, você deve também compartilhar seus conteúdos dentro do Instagram. Isso pode atrair seguidores de outras ferramentas e direcionar seu trabalho de uma melhor forma. Unir as ferramentas é sempre uma boa ideia e pode ajudar a exaltar seu produto. Unsplash @solenfeyissa

Existem várias formas e muito mais informações para que você se torne fera dentro dessa ferramenta. Por isso, não deixe de me seguir @perolasderikardo, pois existem muitas dicas, e uma delas poderá ser perfeita para você! Se precisar saber mais sobre como trabalhar no Instagram, entre em contato, posso ajudá-lo com isso. Beijocas a todos, e vamos dominar este ano de 2021 juntos!!!

59


O que é a Lista de Casamentos da Amazon? A Amazon Wedding List oferece aos casais acesso a mais de 250 milhões de produtos, desde copos até guitarras, e torradeiras a trampolins. Com muito para escolher, os cônjuges podem criar uma lista de presentes de casamento tão única quanto eles. Os benefícios da Lista de Casamentos da Amazon incluem: Recomendações de presentes de casamento populares Compartilhe sua lista de casamentos com amigos e familiares com o clique de um botão, via redes sociais ou e-mail Lista de agradecimentos para rastrear facilmente presentes Frete grátis para membros Prime ou em pedidos acima de £20 (restrições se aplicam). Use a ferramenta Lista de Desejos Universais da Amazon para adicionar presentes de toda a web a uma lista de casamento.

CRIE SUA LISTA DE CASAMENTOS




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.