
1 minute read
1982: Operário conquista o (nosso) título mundial
Em junho de 1982, o Operário foi convidado a representar o Brasil em um campeonato internacional: a President’s Cup, na Coreia do Sul. O torneio tinha o objetivo de desenvolver o futebol naquele país. Foram realizadas 20 edições entre os anos de 1971 e 1993, com essa nomenclatura. E de 1995 até 1999, foi rebatizada como Copa da Coreia.
A edição 1982 contava com dez clubes de vários continentes: PSV (Holanda), Garuda (Indonésia), Hallellujah (Coreia do Sul), Bayern Leverkusen B (Alemanha), seleções nacionais da Índia, Bahrein, Tailândia, Malásia, além dos donos da casa.
Advertisement
Para chegar à final, o alvinegro campo-grandense enfrentou na fase de grupos as seleções da Malásia e da Tailândia, o Hallelujah-COR, o Bayer Leverkusen B-ALE e o PSV. Avançou à semifinal com três vitórias e um empate. Na semifinal, deixou para trás o PSV ao vencer por 4 a 3. E na final sem gols contra a seleção anfitriã, o Galo garantiu a conquista do título mais expressivo da história do clube. A taça foi dividida entre o Operário e a Coreia do Sul.

Arturzinho (de vermelho) levanta a taça