Issuu on Google+

www.paguemenos.com.br

novembro/dezembro 2007

Água límpida e ar puro Turismo ecológico e cultural em Meruoca

E MAIS Rita Ladim Cemitério São João Batista 10 anos do Planetário Rubens de Azevedo


CAPA

Ar puro e água cristalina Clima de montanha, cachoeiras e bicas, fazem de Meruoca um dos destaques turísticos do Ceará

5 Editorial

4

Rita Ladim

Culinária

8

Homenagem à fundadora do Colégio Irmã Maria Montenegro, em Fortaleza

Astronomia

9 Cemitério São João Batista Arte e história no cemitério de São João Batista, o mais antigo de Fortaleza

15

10

Trabalho

12

Artigo

14

Entrevista

18

Serviço

19

Humor

20

Compras e Serviços

21


EDITORIAL

Pague Menos Informatudo é uma publicação da Pague Menos Gerenciadora de Serviços S/A, empresa do Grupo Pague Menos. Sua edição é bimestral, com tiragem de 10 mil exemplares e circulação gratuita e dirigida. Endereço: Rua Leonardo Mota, 2602 Dionísio Torres Fortaleza - Ceará CEP: 60170-041 | Fone: (85) 4011-8282 Fax (85) 4011-8262 | e-mail: pmgs@pmgs.com.br. Opiniões, conceitos e informações expressas em matérias assinadas e peças publicitárias são de responsabilidade de seus autores e anunciantes.

Pague Menos Informatudo Fortaleza - CE | Novembro/Dezembro 2009

PAGUE MENOS GERENCIADORA DE SERVIÇOS S/A Diretoria: Armando Lima Caminha Filho

E mais um ano vai chegando ao fim. Esperamos que tenha sido repleto de realizações e agora já esteja cheio de projetos para 2010.

José Laédio Medeiros Raimundo Ivan Soares e Silva Magalhães PAGUE MENOS INFORMATUDO

Dezembro também é sinônimo de férias e, portanto, momento de arrumar as malas e escolher o próximo destino. A sugestão desta edição é a cidade de Meruoca. Confira as imagens, se aventure nas cachoeiras e aproveite o clima ameno da serra.

Coordenação Editorial Paulo Maciel Brandão (Mtb CE 00514 JP) Redação Ana Rabelo, Lyana Ribeiro e Lycia Ribeiro Edição de Arte Sérgio Domingues

Para entrar o ano cuidando da saúde, a entrevista trata dos cuidados necessários no manuseio dos alimentos. O engenheiro e professor Claudio Lima fala sobre a importância da alimentação no dia-a-dia.

Fotografia Alcides Freire, André Adeodato e LocalFoto Fotolitos e Impressão Tiprogresso Publicidade e Distribuição

Na seção Perfil, conheça a trajetória da pedagoga Rita Landim, fundadora do Colégio Irmã Maria Montenegro e uma das homenageadas no último Encontro de Mulheres Pague Menos. E ainda: saiba como escolher o tipo de óleo vegetal ideal para as suas receitas, entenda quais os motivos que podem levar à demissão por justa causa, os sintomas e os cuidados com a diabetes, entre outras matérias.

Pague Menos www.paguemenos.com.br GRUPO PAGUE MENOS Empreendimentos Pague Menos S/A Presidente Francisco Deusmar de Queirós Diretoria Edson de Arruda Câmara Júnior, Josué Ubiranilson Alves, Maria

Boa leitura, boas festas e até ano que vem!

Auricélia Alves de Queirós, Patriciana Maria Queirós Rodrigues e Pedro Ronaldo Carvalho Praxedes Demais empresas Pax Corretora de Valores e Câmbio Ltda., Renda Corretrora de Mercadorias S/C Ltda., Renda Florestal Ltda., Renda Participações Ltda., Pague Menos Comércio e Importação, Ltda., Pague Menos Fidelização e Eventos, Ltda., Pague Menos Gerenciadora de Serviços S/A, Joongbo Química do Brasil, Maxi Rádio 95.5 FM

4

Informatudo


TURISMO

Ar puro e água cristalina Clima de montanha, cachoeiras e bicas, fazem de Meruoca um dos destaques turísticos do Ceará FOTOS ANDRÉ ADEODATO

Informatudo 5


Que tal nessas férias, fugir das praias e fazer um programa diferente? Praticar rappel caminhar nas trilhas ecológicas e fazer vôo livre pode ser uma boa opção? Então, arrume as malas e siga para Meruoca, cidade vizinha a Sobral. É isso mesmo! Situada a apenas 260 km de Fortaleza, é possível encontrar um clima ameno e programação de tirar o fôlego. Por sua altitude, o que garante um clima agradável durante o dia e até frio no período noturno, Meruoca também é considerada região ideal para a prática do vôo livre e de parapente. Não é para menos que o município tem investido no turismo ecológico. A região é um verdadeiro convite para interagir com a natureza: imensa área verde, grandes altitudes e fauna diversificada, além do clima serrano, cascatas, bicas, riachos, cachoeiras, piscinas naturais e trilhas. A cidade também promove o Festival de Inverno da Serra da Meruoca, que acontece todos os anos em maio. O evento já faz parte do calendário cultural do estado e é voltado para a valorização da cultura popular, com apresentação de música e dança folclóricas, além da venda de artesanato e culinária típica da região.

6 Informatudo

ORIGEM Meruoca, que pertencia ao atual Município de Sobral, tem sua origem na construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1727. As missões religiosas catequizavam os nativos Tapuios, da Nação dos Tarairiu (Rerius), também chamados de Ararius, e outras tribos que vieram da Bahia. Inicialmente, eles se assentaram às margens do Rio Acaraú e foram expulsos posteriormente, fugindo para a Serra da Meruoca. O nome, de origem indígena, significa “casa das moscas” (meru = mosca que come fruta e oca = casa). Tudo porque na sua origem a região e as ocas eram infestadas por esses insetos. Mas hoje o lugar jamais poderia ficar às moscas. Suas atrações naturais são muitas, entre elas a Cachoeira do Buraco da Velha, Balneário do Ytacaranha e a Pedra do Bocão. Os montes oferecem oportunidades para lindas vistas da região e para esportes radicais, como o rappel. Também é um ponto de encontro para os adeptos do vôo livre, que costumam ir de lá à praia de Camocim carregados pelas brisas da região. Não faltam opções de trilhas e passeios ecológicos. É só escolher e aproveitar!


TURISMO ATRAÇÕES Balneário do Ytacaranha – Localizado perto do açude São José, próximo à Igreja Matriz, o balneário é fomado por várias pequenas quedas d’água e uma piscina natural. Buraco da Velha – Fica a 2 Km da cidade, trata-se de uma gruta, com bonita queda d’água. Dizem que uma velha cobra habitava o lugar e tornou-se inspiração para o nome. Pedra do Bocão – Ideal para a prática de rappel e de esportes radicais, sua base assemelha-se a uma boca. De acordo com crenças populares, é morada de uma princesa encantada. Sítio Sales – Localizado a menos de 6 Km da cidade, na rodovia Meruoca/Massapé, permite banhos em água cristalina.

Pedra Grande – Localizada nas proximidades do Sítio Socorro de Baixo, a cerca de 8 km do município, a Pedra Grande tem 60 metros de altura. Açude do Quebra – Localizado no sítio que leva o mesmo nome, o local permite banho e a prática da pesca. Localiza-se a menos de 1 Km desde a Igreja Matriz, pela estrada que leva a Sobral. Sítio do Monte – Para chegar é só percorrer cerca de 4 Km pela rodovia Meruoca/Sobral. As atrações do local são uma antiga casa de farinha, engenho de cana, senzala e dois açudes.  Sítio Caiana – localizado no subúrbio de Meruoca, a 500 metros do centro, oferece chuveiro ao ar livre com água extraída de um olho d’água natural.

Bica do Sabiá – Fica no Sítio Genipapo, a cerca de 2 Km do perímetro urbano, na estrada que leva a Sobral. Bela paisagem e delicioso banho de cachoeira.

Informatudo 7


CULINÁRIA

Gordura das plantas Como escolher adequadamente o óleo vegetal Para preparar quase todos os pratos, é preciso utilizar óleo vegetal. O ingrediente faz parte da alimentação diária, mas deve ser utilizado de forma correta. Afinal, o uso abusivo pode provocar problemas de saúde. No caso das frituras, por exemplo, quando o óleo é submetido a temperaturas altas (acima de 180ºC) por muito tempo, ele se torna saturado e libera substâncias prejudiciais ao organismo. Daí porque não é recomendável reutilizar o óleo de frituras. Nesse caso, é preciso ter cuidado também ao descartar o óleo de cozinha. Jogá-lo no ralo da pia é uma prática que prejudica o meio ambiente, além de provocar o entupimento da rede de esgoto. Todo óleo vegetal pode ser reciclado e se transformar em produtos ecológicos. Para isso, a forma mais adequada de descarte é acondicioná-lo em recipiente de vidro ou garrafa PET, tampados, e entregar em postos de coleta seletiva, como os mantidos em supermercados, por exemplo. DE OLHO NO RÓTULO Canola – Tem ômega 3 e, como o óleo de girassol, é rico em gorduras monoinsaturadas e previne doenças cardiovasculares. Ideal para peixes, legumes e verduras.

8 Informatudo

Gergelim – É rico em ômegas 6 e 9, funcionando como antioxidante. Na cozinha, Dá um toque especial a receitas orientais, mediterrâneas e saladas. Milho – Contém ômega 6 e baixo teor de gordura saturada. É bom para massas doces. Soja – Com ômega 6, ajuda a regular os níveis de colesterol.Vai bem em doces ou salgados e especialmente em frituras. Girassol – Com ômegas 3, 6 e 9 e vitamina E, é rico em gordurasmonoinsaturadas, que aumentam o colesterol HDL (bom) e reduzem o LDL (ruim). Serve para conservas e cozidos. Amendoim – Com vitamina E e ômega 6, tem ponto de saturação de 220 ºC e, por isso, é recomendado para frituras. Também dá sabor a pratos frios. Arroz refinado – Comparado aos outros óleos, este tipo é 20% menos absorvido pelos alimentos e, por isso, é um dos mais indicados para frituras.


PERFIL

Rita Landim Homenagem à fundadora do Colégio Irmã Maria Montenegro, em Fortaleza Basta entrar no site do Colégio que ela fundou, junto com o marido, para saber que a professora Rita Maria Machado Landim é adorada por alunos, ex-alunos e funcionários. Depoimentos postados na Internet por ex-alunos mostram a importância que essa educadora cearense teve – e ainda tem – na vida de centenas de crianças e jovens. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará, e em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará, Rita demonstrou aptidão para a licenciatura muito cedo. “Desde muito novinha já sabia que queria ser professora. Minha brincadeira favorita era ensinar as filhas das domésticas a ler e escrever. É uma vocação verdadeira”, lembra Rita. O começo da carreira no magistério aconteceu após a conclusão do Curso Normal, no Colégio Imaculada Conceição. Lá, integrou-se ao grupo de professores voluntários, orientados pela mestra religiosa Irmã Maria Montenegro, de quem se tornou discípula. Mais tarde, o casal Rita e Luiz Carlos Mourão Landim, frequentadores do Encontro de casais com Cristo, da Paróquia de São Vicente, recebeu o convite que mudaria suas vidas: fundar e administrar uma escola. Em 1981, começava a funcionar o Colégio Irmã Maria Montenegro (CIMM), com apenas 72 alunos. Hoje, as duas sedes – uma na Rua Pinho Pessoa e outra na Água Fria – somam mais de dois mil matriculados. Números que mostram que a receita de amor, religião e educação deu certo. “Recentemente, a mãe de um aluno decidiu tirá-lo do CIMM por achar que ele precisava de outra ‘receita’ para passar no vestibular. Depois de poucos meses ele voltou

e agora se prepara para o exame com a gente, que sempre esteve ao lado dele, desde o maternal. A mãe explicou como mudou de idéia: ela estava com um parente hospitalizado, sendo tratado por duas médicas exemplares. Muito satisfeita com o tratamento humano que estava recebendo, perguntou qual tinha sido a formação delas. As duas estudaram conosco e fizeram questão de ressaltar a importância da nossa educação para a formação humana, além da profissional”, conta a professora orgulhosa. O brilho nos olhos da educadora Rita Landim só desaparece quando se lembra da mestra e amiga que deu nome ao Colégio. “Irmã Maria passou todos os anos de funcionamento do colégio presente e atuante. Apenas no ano passado, com a saúde frágil, ela se ausentou das reuniões pedagógicas e religiosas da escola. Infelizmente, faleceu há um ano”, relembra. Em julho, a professora Rita Landin foi uma das homenageadas no Encontro de Mulheres Pague Menos, ao lado da escritora Ana Miranda e da jogadora de vôlei de praia Shelda Bedê. “Foi uma emoção única. É o reconhecimento de um árduo trabalho dedicado à educação. Soube que fui uma das escolhidas por unanimidade, o que me honra ainda mais”, relembra. Às vésperas de completar 30 anos dedicados à educação, Rita traça novas metas: “O grande desafio para os educadores, atualmente, é acompanhar a evolução das mídias. São muitas novidades que acontecem muito rápido. Temos que nos capacitar mais rápido ainda, para trazer esses incrementos para serem aliados em sala de aula”.

Informatudo 9


ASTRONOMIA

Conhecimento e lazer Planetário do Centro Cultural Dragão do Mar comemora 10 anos O Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, completou 10 anos de atividade em abril passado. E ainda em clima de comemoração, um dos mais importantes espaços culturais de Fortaleza se prepara para entrar na segunda década de história com equipamentos novos e tecnologia de última geração. “A partir de março de 2010, vamos entrarnaera digital em grande estilo”, festeja o diretor do Planetário, professor Dermeval Carneiro. O novo planetário é um conjunto integrado, composto pelos seguintes equipamentos: Zeiss Skymaster zkp4 – Planetarium; Projetor Space Gate Quinto Full Dome 3D e Sistema de Comando PowerDome. Traduzindo: mais opções de produção de imagens em três dimensões com melhor qualidade e mais diversidade – e tudo digitalizado! Segundo o diretor, o equipamento será o segundo do Brasil com essas especificações e o oitavo do mundo a apresentar tanta tecnologia. “O novo equipamento conta com o sistema Space Gate Quinto, com projeções em toda a cúpula, proporcionado ao espectador a sensação de interagir com o espaço. O sistema todo é controlado por um conjunto de computadores com tecnologia infravermelha – Conjunto Power Dome”, explica Dermeval Carneiro, a frente do Planetário desde sua inauguração.

10 Informatudo

O equipamento atual vai ser transferido para o município de Sobral, onde será instalado na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse. E enquanto o novo equipamento não chega, vários projetos estão em andamento no Planetário Rubens de Azevedo. Destaque para o Planetário na Sala de Aula, com visitas de alunos dos ensinos fundamental, médio e superior de escolas públicas ou particulares, entidades educacionais e ONGs. Outro projeto é o Noite das Estrelas, que funciona há três anos, sempre nas noites de quarto crescente lunar. Nessas noites, o Planetário disponibiliza telescópios ao público para observação astronômica, quando é possível conferir em detalhes as crateras da lua, planetas e nebulosas. Para quem quer se aprofundar no tema da astronomia, o Planetário oferece também cursos de introdução à astronomia, cosmologia e de formação continuada e capacitação de professores de física, ciências, biologia e matemática. Não por acaso, a cada ano, o Planetário recebe cerca de trinta mil pessoas interessadas na beleza e no conhecimento de estrelas e planetas. Vale a pena conferir! HORÁRIO DE SESSÕES AO PÚBLICO Sextas a domingos, às 17h, 18h30min e 20h. Ingressos: R$ 4,00 (meia) e R$ 8,00 (inteira). www.dragaodomar.org.br/planetario


Quem foi Rubens de Azevedo? Poeta, pintor, desenhista, historiador, geógrafo, escritor e astrônomo. Rubens de Azevedo destacou-se em vários ramos profissionais. Porém, a ciência sempre foi sua grande paixão, sobretudo a Astronomia. O astrônomo cearense criou, pioneiramente em 1947, a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA). Também fundou, em 1948, o primeiro observatório popular Brasileiro, o Observatório Popular Flammarion e também, a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. É responsável pela instalação de associações e clubes de Astronomia e de observatórios e planetários no Brasil e foi precursor na luta pela implantação de um planetário no Ceará. Faleceu em Fortaleza, em janeiro de 2008, aos 86 anos.

Informatudo 11


TRABALHO

Engenheiro de Petróleo Características e perspectivas de uma das mais promissoras carreiras da atualidade Às vésperas de se tornar um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o Brasil é o local certo para quem pensa em se formar em engenharia de petróleo – uma atividade em acelerada expansão. Principalmente com as recentes descobertas de novas jazidas de petróleo e gás na camada pré-sal, a exploração desses novos campos pode dobrar a produção nacional de petróleo e gás, ampliando ainda mais a demanda por esse tipo de profissional. O engenheiro de petróleo trabalha em operações que vão desde a perfuração dos poços até o refino do combustível. Pode atuar ainda na comercialização, procura de reservatórios, transporte e distribuição de petróleo, na elaboração de equipamentos e na prestação de serviços de consultoria para empresas do setor. Os profissionais da área também podem trabalhar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matériasprimas ou captando compradores. É preciso conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês. O mercado de trabalho não se limita a empresas diretamente envolvidas com exploração de petróleo e gás natural. O profissional é requisitado em empresas de engenharia, órgãos governamentais e instituições de pesquisa e ensino. A formação do engenheiro de petróleo está ligada a especializações em tecnologia de ponta e exige

12 Informatudo

habilidades matemáticas e aptidão para ciências exatas, com destaque para a química. Além disso, sua atuação envolve contato com diversas áreas da engenharia, como as de química, plásticos, elétrica e civil. No entanto, com a busca por formas de energia limpas e sustentáveis, o mercado vem dando prioridade a profissionais que tenham familiaridade com a área de gestão ambiental. A Universidade Federal do Ceará (UFC) oferece o curso de graduação, com duração de quatro anos, e a Universidade de Fortaleza (Unifor) o de especialização em Processamento e Refino de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, com duração de um ano. Na graduação, as aulas são recheadas de cálculos, principalmente nos dois primeiros anos. Depois, entram matérias mais específicas, como fontes alternativas de energia, técnicas de exploração e refino do petróleo, prospecção de petróleo, entre outras. Na grade curricular também há disciplinas ligadas à gestão do negócio, como marketing, empreendedorismo, gestão ambiental e direito internacional. No momento em que se discutem novas matrizes energéticas, como os biocombustíveis, os engenheiros de petróleo começam a agregar também conceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. E considerando que o País vive a expectativa de se tornar um dos principais produtores mundiais de petróleo, a previsão é que o número de vagas no setor aumente ainda mais. É o que se pode chamar de profissão do futuro. Aqui e agora.


Informatudo 13


ARTIGO

Por falar em obesidade... A parte da ciência que trata das razões da obesidade é complexa e multifatorial; resultante da integração entre causas genéticas, distúrbios metabólicos, ambientais e emocionais. Acometendo quase um terço da população mundial, a obesidade transformou-se em um dos mais graves problemas de saúde pública deste novo milênio. É possível que, apenas na América Latina, cerca de 200 mil indivíduos morram por ano vitimas de complicações em virtude do excesso de peso. No Brasil, o problema vem tomando proporções cada vez mais assustadoras. Órgãos governamentais vinculados ao ministério da saúde, em recentes pesquisas, constataram que já ocupamos o sexto lugar no ranking dos países com maior índice de obesos; atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália e França. O ambiente contemporâneo, somado aos hábitos alimentares do cotidiano, especialmente nas cidades mais desenvolvidas, é um potente estimulo para obesidade. Fatores como: estresse, sedentarismo, alimentação inadequada, excessiva ingestão de calorias, longos intervalos entre as refeições, entre outros, vem agravando de forma acelerada a questão do aumento de peso no País; especialmente entre as populações de baixa renda e menor nível educacional. Tal relação pode ser explicada por uma maior palatabilidade e pelo baixo custo de alimentos de grande densidade energética, como açúcar e gorduras. A obesidade é uma doença crônica. O tratamento tem como principal objetivo, bem acima da questão estética, o controle para evitar que o obeso seja conduzido a cirurgias e outros processos patológicos, entre eles: a dislipidemia (alto colesterol), aterosclerose, hipertensão arterial, infarto, derrame cerebral, varizes, gota, artrite, osteortrose, diabetes,complicações respiratórias, apnéia do sono e muitos outros. É importante salientar que todas essas e outras doenças elevam o índice de mortalidade entre os indivíduos acima do peso. Pessoas obesas, sejam elas portadoras de outras doenças ou não, devem ser acompanhadas por médicos e nutricionistas. Como também levar a sério a reeducação alimentar, para que haja um maior equilíbrio nutricional e consequente controle do peso, aumentando a qualidade de vida no constante acompanhamento da obesidade. Portanto, a dieta é extremamente valiosa. O programa/plano alimentar, para redução do peso, tem de considerar, além da quantidade de calorias a ser ingerida, as preferências alimentares, o aspecto financeiro, estilo de vida e o equilíbrio energético para boa manutenção da saúde. Hoje dispomos no mercado, como auxílio às dietas hipocalóricas e para manter o suporte de micronutrientes,de inúmeras opções em suplementos, vitaminas, fibras e uma gama de produtos light. O importante é criar nas pessoas, especialmente nos obesos, a consciência de que é perfeitamente possível modificar hábitos alimentares sem perder o prazer de comer. E que a iniciativa em procurar um profissional nutricionista é o primeiro passo no controle e prevenção da obesidade. Vale ressaltar que cada caso é único. Por isso, cada pessoa tem uma diferente resposta quando submetida a um determinado tipo de dieta. No entanto, vale lembrar que tanto na questão da obesidade como em qualquer outra patologia, não existem profissionais nem dietas milagrosos.

14 Informatudo

Dra. Roseane Feitosa de Oliveira é Nutricionista, Especialista em Administração de Serviços de Nutrição e Dietética, Diabetes e Hipertensão.


Fundado em 1872, o cemitério de São João Batista é o mais antigo de Fortaleza. Localizado no bairro de Jacarecanga, o cemitério abriga mais de 16 mil túmulos. Uma visita ao lugar a às suas sepulturas, que são verdadeiras obras de arte, pode render bons conhecimentos sobre a história de Fortaleza. Entre as personalidades que estão sepultadas no local, destaque para o Barão de Studart, Frei Tito, Alberto Nepomuceno, Tristão Gonçalves e Virgílio Távora, entre outros. FOTOS ALCIDES FREIRE

Informatudo 15

CIDADES

Beleza Celestial


16 Informatudo


CIDADES Informatudo 17


ENTREVISTA

Mulher, sexo forte Maria Hermenegilda da Silva, presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher Em março se comemora o Dia Internacional da Mulher, data de reflexão para homens e mulheres. Afinal, a luta pela tolerância e contra a violência é uma bandeira compartilhada por ambos os sexos. Apesar de várias conquistas, infelizmente ainda existem muitos motivos para manter-se alerta e vigilante contra a discriminação. Para falar sobre o tema, a Revista Informatudo entrevistou a assistente social Maria Hermenegilda Silva, presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. No seu segundo mandato, ela destaca os avanços e os desafios que ainda mobilizam o movimento feminista e toda a sociedade. Como funciona o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher? O Conselho é um órgão fiscalizador dos setores públicos, no âmbito federal, estadual e municipal no que diz respeito às ações para atenuar e erradicar a discriminação contra a mulher. Além disso, o Conselho participa de fóruns e debates que discutem quais os melhores caminhos a seguir. No Ceará, já se avançou muito nos últimos anos, mais ainda existem poucas delegacias especializadas e casas-abrigos. O papel do Conselho, portanto, é manter-se vigilante, verificando se as políticas públicas estão saindo do papel e se os

18 Informatudo

recursos foram garantidos para que isso aconteça. Agora, o próximo desafio é a criação de um órgão executor das políticas públicas para a mulher, compromisso assumido pelo governo estadual, com verba garantida e políticas discutidas com a sociedade. Por falar em sociedade civil, qual o seu papel no combate à violência contra a mulher? Costumo dizer que nós todos temos responsabilidade no enfrentamento à violência contra mulher. Poder público e sociedade organizada, em geral. As políticas públicas estão sendo discutidas em conferências, onde o grande público é convidado a participar. O Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, por exemplo, é fruto dessa mobilização. Qual o papel do Pacto de Enfrentamento à Violência? O Pacto é resultado de conferências estaduais que aconteceram em todo o Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, voltada para o desenvolvimento de um conjunto de ações, com atenção especial às mulheres negras, indígenas e àquelas que vivem no campo e nas florestas.


SERVIÇOS

De olho em seus direitos O que pode causar demissão por justa causa

Perder o emprego não é uma situação agradável para ninguém. Principalmente, se a demissão for por justa causa. Além de o funcionário perder o direito a receber o FGTS e o 13º salário proporcional na hora da dispensa, ainda terá dificuldades para conseguir outro emprego. Assim, é importante ficar atento à legislação. Até atos corriqueiros como bolões de apostas ou troca de emails com brincadeiras ou fotos impróprias podem servir de motivo para o patrão dispensar o empregado nessas condições. A demissão por justa causa, prevista no artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluem os seguintes casos: • Ato de improbidade: furto ou roubo de bens da empresa e falsificação de documentos, inclusive atestados médicos; • Desídia no desempenho das respectivas funções: trata-se de negligência ou má vontade constantes na realização das tarefas; • Condenação criminal do empregado com sentença definitiva: ou seja, quando já não cabem mais recursos contra a decisão judicial; • Embriaguez habitual ou em serviço: a lei refere-se à embriaguez não apenas durante o horário de trabalho; • Violação de segredo da empresa: divulgação de marcas, patentes ou fórmulas da empresa ou qualquer informação considerada estratégica pela empresa, sem autorização; • Incontinência de conduta ou mau procedimento: refere-se principalmente a atos de natureza sexual, tais como a exibição de fotos de pessoas nuas aos colegas,

assediar sexualmente colegas de trabalho, etc. Mau procedimento diz respeito a tudo que seja incompatível com o regulamento interno, como usar veículos da empresa ou se ausentar durante o horário de trabalho sem autorização; • Ato de indisciplina ou de insubordinação: caracterizase da por descumprimento de ordens gerais da empresa. Insubordinação é o não cumprimento de ordens do chefe imediato em relação ao próprio empregado; • Negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado ou for prejudicial ao serviço: trata-se de usar o horário de trabalho para vender produtos aos colegas ou clientes da empresa sem autorização do patrão; • Abandono de emprego: faltar ao serviço por prazo 30 dias ou mais, sem justificativa. Mas para caracterizar abandono, o empregador deve comprovar que houve intenção do empregado em deixar o serviço; • Ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa ou ocorrência de ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa: calúnia e difamação contra colegas, empregador ou clientes. Nos casos envolvendo agressão física, justifica-se apenas em defesa própria ou de outra pessoa. • Prática constante de jogos de azar: são basicamente os jogos de apostas, do bicho, bolões – quando feitos de forma frequente.

Informatudo 19


HUMOR

Humor Perspicácia - Mulher, você está ótima! Tão magra! Adorei esse seu corte de cabelo, curto e fashion! O que é que você tem feito? - Quimioterapia... - Que bom! Em que universidade? Comparação A madame para o carro no sinal e uma pedinte, muito suja e descabelada, pede dinheiro para comprar comida. A mulher tira 50 reais da bolsa e pergunta: - Se eu lhe der este dinheiro, você não vai sair com suas amigas e gastar tudo? - Que é isso, dona, eu não tenho amiga. - E não vai sair gastando pelas lojas? - Não, nem deixam eu entrar em loja. - Você não vai usar para ir a um salão fazer cabelo e unhas? - A senhora tá maluca? Faz muito tempo que não sei o que é salão. - Bom, eu não vou lhe dar o dinheiro. Mas vou levar você para jantar comigo e meu marido esta noite.

- Mas teu marido num vai brigar? Eu tô mal vestida, suja e fedorenta... - Não faz mal, entre aí. Quero que ele veja como fica uma mulher quando ela para de sair com as amigas, fazer compras e ir ao salão. Certeza A moça entra na delegacia e anuncia para o delegado de plantão: - Acabo de ser violentada por um débil mental. - Você tem certeza disso? - Certeza absoluta. Tive que ensinar tudo para ele. Surpresa A mulher acorda o marido no meio da noite e diz, emocionada: - Querido, sonhei que você estava me dando um colar de brilhantes! O que será que esse sonho quer dizer? - Você vai saber no seu aniversário... O aniversário chega e o marido entra em casa com uma linda caixa retangular. A mulher a abre alegremente e encontra um livro: “O Significado dos Sonhos”.

Tenha paciência! Um cara muito solitário decidiu arranjar um bicho de estimação como companhia. Mas, como ele era muito excêntrico, tinha que ser um bem diferente do que todo mundo tem. Na loja, depois de virar e mexer, acabou escolhendo uma centopéia. Com tantas perninhas, aquele sim era mesmo um bicho incomum. A casa dela era a própria caixinha em que foi entregue pelo vendedor. No caminho de volta, o cara pensou que o melhor começo para a nova amizade seria tomarem juntos uma cerveja. Então, destampou a caixinha e indagou à centopéia: - Gostaria de ir comigo até o bar tomar uma cervejinha? Mas não houve resposta de dentro da caixinha. Ele esperou um pouco e tentou de novo: - Que tal ir comigo tomar uma cerveja, heim? De novo, nenhuma resposta. Meio chateado, ele chegou bem perto da caixinha e gritou: -EI, VOCÊ AÍ! QUER IR TOMAR UMA CERVEJA? Lá de dentro da caixinha veio uma vozinha: - Cacete! Já ouvi desde a primeira vez. Só estou calçando os sapatos!

20 Informatudo


Agência de Publicidade ADVANCE COMUNICAÇÃO E MARKETING Rua Silva Jatahy, 15 - sl 604 Meireles - 4006-2727 Agências de Viagem MUNDIALTOUR Av. Barão de Studart, 2360- sl 12 Aldeota - 3246-3080 Água Mineral NEBLINA Av. Antônio Sales, 1317, 12ºAldeota - 3246-3666 Animais de Estimação/Clínica Veterinária PRONTO SOCORRO VETERINÁRIO Rua Visc. do Rio Branco, 3305 Joaquim Távora - 3252-4171 Antiquário ANTIQUÁRIO MARCIANO LOPES Rua Jorge da Rocha, 158 - Aldeota 3224-0044 Artesanato CEART - CENTRO DE ARTESANATO DO CEARÁ - Av. Santos Dumont, 1589- Aldeota - 3268-2970 CENTRO COMERCIAL MONSENHOR TABOSA Av. Mons. Tabosa (entre Av. Dom Manuel e Rua Ildefonso Albano) CENTRO DE TURISMO Rua Sen. Pompeu, 350 - Centro 3488-7411 FEIRA DE ARTESANATO Av. Beira Mar (próximo à Rua Visc. de Mauá) MERCADO CENTRAL Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro - 3454-8586

PALÁCIO DA MICRO EMPRESA Av. Mons. Tabosa, 777- Meireles 3221-6690 Automóveis/Aluguel VIPER RENT A CAR Rua Carlos Vasconcelos, 1319 A - Aldeota - 3224-2811 Automóveis/Reboque/Munck AUTO PEÇAS CASTELÃO 24 HORAS Av. Dedé Brasil, 4997- Castelão 3295-3727

CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR Rua Dragão do Mar, 81 -Praia de Iracema - 3488-8600 Cinemas ART IGUATEMI Av. Washington Soares,85 Lj A (Iguatemi) Edson Queiroz - 3241-3342 SÃO LUIZ CENTRO Rua Major Facundo, 500 - Centro 3226-8739

Bares/Churrascarias/Restaurantes CANTINHO DO FAUSTINO R. Delmiro Gouveia, 1520 - Varjota 3267-5348

SÃO LUIZ IGUATEMI Av. Washington Soares, 85 Lj 234 Edson Queiroz - 3241-3769

MIXTURA PAULIXTA R. Major Facundo, 844 - Centro 3221-2140

CINE BENFICA Av. Carapinima, 2.200 - Benfica 3283-6000

RESTAURANTE O PAULINHO Av. Godofredo Maciel, 3884 Maraponga - 3296-1526

CINE NORTH SHOPPING Av. Bezerra de Menezes, 2450 - São Gerardo - 3217-1243

TILÁPIA RESTAURANTE Rua Vicente Leite, 1131 – Aldeota3268-1734

CINE ALDEOTA Av. Dom Luis, 500 - Aldeota - 34581710

Cabeleireiros R&N CABELEIREIROS Rua Barão de Aracati, 1390 Aldeota - 3266-0004

UNIBANCO DRAGÃO DO MAR Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - 3219 2641

Calçados/Bolsas/Cintos GUSTTI Av. Carapinima, 2200 - Lj 141 Shopping Benfica- Benfica 3281-1220 Centros Culturais CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro 3488-4100

Clínica Médica/ Dermatologia DR. JOÃO HENRIQUE CÂNCIO Av. Antonio Sales, 3443 - Dionísio Torres - 4008 6233 Clínica Médica/ Pediatria DRA. MARIA ILCE MONTEIRO ALMEIDA Av. Imperador, 675 - Centro 3231-7201 Clubes RECREIO CLUBE DE CAMPO Av. Recreio, 1090 - Lagoa Redonda 3476 -8330

Informatudo 21

COMPRAS E SERVIÇOS

Compras e Serviços


Cobrança/Arrecadação PAGUE MENOS SERVIÇOS R. Leonardo Mota, 2602 - Dionísio Torres - 4011-8282

Eletrodomésticos/Autorizadas ISOCEL (GRADIENTE) Rua Sen. Pompeu, 2120- Centro 3221-4255

Farmácias/Drugstores PAGUE MENOS MATRIZ Rua Senador Pompeu, 1520 Centro - 3488-8000

Condomínio/Administração VIPER CONDOMÍNIO Rua Carlos Vasconcelos, 1389 - Aldeota - 3457-0303

PANASONIC CENTRO TÉCNICO AUTORIZADO Rua Pinto Madeira, 1264 - Aldeota 3231-9615

PAGUE MENOS ABOLIÇÃO I Av. Abolição, 2090 - Meireles 3433-8300

Confecções FERROVIA R. Confúncio Pamplona, 131 Benfica - 3226-2266

PHILIPS - WALITA Av. Prof. Gomes de Matos, 677 - Montese - 3491-0800

Consórcio CONSÓRCIO EMBRACON Av. Santos Dumont, 2500 - Lj 1 a 4 - Aldeota - 3466 -4220

SHARP CENTRAL DE SERVIÇOS Av. Br. de Studart, 1081- Aldeota 3244-0800

Consultoria Empresarial PONTE&CAMINHA e-mail: vponte@fortalnet.com.br

Enfermeiros SERVICO DE ENFERMAGEM COOPEN Rua Ministro Joaquim Bastos,133 - Fátima - 3257-8109

Cooperativa de Crédito CEDZAT - COOPERATIVA DE FOMENTO AO CRÉDITO DE FORTALEZA -Rua Leonardo Mota, 2602 - Dionísio Torres 4011-8272

Engenharia ORION ENGENHARIA, CONSULTORIA E AVALIAÇÕES Rua Silva Jathay, 15,sala 305 Meireles - 3248-9958

Corretagem PAX CORRETORA DE VALORES Rua Sen. Pompeu, 1520 - Centro - 3255-5506

Escolas/Cursos COLÉGIO SANTO THOMAS DE AQUINO Rua Mário Mamede, 750 - Fátima 3272-5222

RENDA CORRETORA DE MERCADORIAS Rua Sen. Pompeu, 1520 - Centro 3231-7869 Diagnóstico por Imagem OMNIMAGEM Av. Tristão Gonçalves, 1343 Centro - 3252-4400 Doces e Salgados BIBI DOCES E SALGADOS Av. Santos Dumont, 2815 - Aldeota 3261-9717

22 Informatudo

Escolas/Cursos/Idiomas CBL - CENTRO BATISTA DE LÍNGUAS Rua Vicente Leite, 1503 - Aldeota 3261-7326 CENTRO DE CULTURA ESTRANGEIRA Rua Artur Ferreira, 112 - Montese 3225-3069 Esoterismo/Artigos de Umbanda CASA ZÉ PILINTRA Av. Imperador, 293 - Centro 3212-2079

PAGUE MENOS ANTÔNIO SALES Av. Antônio Sales, 2850 - Dionísio Torres - 3433-8330 PAGUE MENOS JOSÉ BASTOS Av. José Bastos, 520 Panamericano - 3433-5533 PAGUE MENOS SANTOS DUMONT Av. Santos Dumont, 1256 - Aldeota 3488-8060 Farmácias/Manipulação FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO PAGUE MENOS Av. Santos Dumont, 1256 - Aldeota 3488-8084 Fotografias LOCAL FOTO Av. Barão de Studart, 1045 Aldeota - 3461-1294 TIBICO BRASIL Rua Eduardo Garcia, 714 - Aldeota 9991-2194 Fundações FUNDAÇÃO DEUSMAR QUEIRÓS Av. Senador Virgílio Távora, 1701 Sl 1006 - Aldeota - 3224-6559 FUNDAÇÃO MARIA NILVA ALVES Rua Olegário Memória, 3300 Água Fria - 3273-2450 Funerárias PLANO DE ASSISTÊNCIA FAMILIAR SÃO RAIMUNDO - R. Prof. Costa Mendes, 1573 - Rodolfo Teófilo -3281-2225 - R. Senador Pompeu, 453 - Centro 3231-8108


Internet/Provedores FORTALNET Av. Rui Barbosa, 3299 - Joaquim Távora - 3216-8000

Gráficas EXPRESSÃO GRÁFICA Rua João Cordeiro, 1285 - Aldeota 3253-2222

IVIA Av. Sen. Virgílio Távora, 1701 - 2º andar - 3264-4747

QUADRICOLOR Rua Ildefonso Albano, 1402 Aldeota - 3254-5566 TIPROGRESSO Rua Senador Pompeu 754 - Centro 3464-2727 Home Care SAÚDE RESIDENCE Av. Pe. Antônio Tomás, 180 Aldeota - 3311-3000 www.sauderesidence.com.br Hospitais HOSPITAL ANTÔNIO PRUDENTE Av. Aguanambi, 1827 Fátima - 3277-4000 Hotéis/Pousadas HOTEL IBIS FORTALEZA Rua Dr. Atualpa Barbosa Lima, 660 Praia de Iracema - 3052-2450 HOTEL VILA GALE FORTALEZA Av. Dioguinho, 4189 - Praia do Futuro - 3486-4400 Imobiliárias ROYAL SHOP IMÓVEL Rua Carolina Sucupira, 1397 Aldeota - 3052-0505 Informador TELEMAR (24 HORAS) - 102 Informática/Equipamentos/ Manutenção VTI INFORMÁTICA Rua Tibúrcio Cavalcante, 1573 - Aldeota - 4009-5290

SECRELNET Av. Dom Luis, 500 - Aldeota 3288-2000 Laboratórios/Análises Clínicas LABORATÓRIO CLEMENTINO FRAGA Rua Carlos Vasconcelos, 947Aldeota - 3261-7877 LABPASTEUR – CENTRO DE MEDICINA LABORATORIAL Av. Dom Luís, 1233 / Térreo – Aldeota Central de Atendimento: 3462-6000 Locação de Mão-de-Obra VIPER SERVIÇOS Rua Carlos Vasconcelos, 1319-B - Aldeota - 3133-1313 Mercadinhos MERCADINHO SANTA ISABEL Rua Prof. Nogueira, 444 - Parque Araxá - 3243-5284 Motéis SHOPPING MOTEL Av. Rogaciano Leite, 999 -Edson Queiroz - 3273-1234 Móveis Estofados SCULTURAL DESIGNER’S PROJETOS E REFORMAS Rua Álvaro Correia, 595 - Varjota 9104-8612 Móveis para Escritório LOJA DAS ESTANTES Av. Mister Hull, 3979 - Antônio Bezerra - 3235-4143

Museus ARTUR RAMOS (CASA JOSÉ DE ALENCAR) Av. Washington Soares, s/nº Messejana - 3229-1898 DA IMAGEM E DO SOM Av. Barão de Studart, 410 - Aldeota 3264-2462 DA MOTOCICLETA Rua Samburá, 4 - Mirante 3243-6082 DAS SECAS Rua Pedro Pereira, 741 - Centro 3281-6444 DE ARTE E CULTURA POPULAR Rua Sen. Pompeu, 350 - Centro 3101-5507 DE ARTES PLÁSTICAS DA UFC Av. da Universidade, 2853 - Benfica 3288-7481 DO AUTOMÓVEL Rua Des. Manoel Sales, 70 - Ed. Queiroz - 3273-3129 DO FAROL R. Vicente de Castro, s/ Cais do Porto DO FERROVIÁRIO Av. Francisco Sá, 4829 - Álvaro Weyne - 3286-2525 DO MARACATU R. Rufino de Alencar, 323 - Centro 3231-5447 HISTÓRICO DO CEARÁ R. São Paulo, 51- Centro 3251-1502 Pedicure DR. SCHOLL Av. Abolição, 3273 - Meireles 3242-0816

Informatudo 23

COMPRAS E SERVIÇOS

PLANO ASSISTENCIAL FUNERÁRIO CRISTO É VIDA (24 HORAS) - R. Jacinto de Matos, 903 Jacarecanga - 3223-2542


Perfumarias CONTÉM 1G MARGARIDA PERFUMADA Rua Br. de Aratanha, 186 Lj 02 - Centro - 3231-6525 Pneus E G PNEUS Rua General Sampaio, 1768 Centro 3231-0077 Produtos em Polietileno JOONGBO QUÍMICA DO BRASIL LTDA. Rua Lourival Sales, 501 - Canto Verde - 3275-0029 Rádio FM Maxi Rádio 95,5 FM Av. Des. Moreira, 2001 - 13º Aldeota - 3264-3373 Recursos Humanos/Estagiários ALLSERVICE EMPRESARIAL Rua Pedro Borges, 30 - Sl 703Centro - 3254-6333 Recursos Humanos/Profissionais FAST JOB Rua Juvenal de Carvalho, 1180 - Fátima - 3452-3870 MARPE CONSULTORIA Av. Pontes Vieira, 1091 - Dionísio Torres - 3452-2942 Táxi RÁDIO TÁXI FORTALEZA Rua Solon Pinheiro, 760 - Centro 3254-5744 Teatros ARENA ALDEOTA Rua João Carvalho, 630 - Aldeota3224-1113 TEATRO EMILIANO QUEIROZ (SESC) Av. Duque de Caxias, 1701 Centro - 3288-1775 TEATRO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR Rua Dragão do Mar, 81 -Praia de Iracema - 3488-8600

24 Informatudo

TEATRO DO HUMOR CEARENSE Rua Osvaldo Cruz, 1 - loja 9 - Beira Mar - 9129-7281 TEATRO JOSÉ DE ALENCAR Rua Liberato Barroso, 38 - Centro 3151-2583 TEATRO SÃO JOSÉ Rua Rufino de Alencar, 323- Centro 3231-5447 Tele-Ajuda CVV-CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Av. Barão de Studart, 598 3261-5767 Tele-Entrega EQUIPE 100 Av. Heráclito Graça, 760/sl 104 - Centro - 3254-8128 Transporte escolar BIG TÁXI ESCOLAR Rua Júlio Siqueira,182/103- Dionísio Torres - 3227-7465 Utilidade Pública Informações turísticas Setur - Aeroporto 3392-1667 Setur - Rodoviária 3230-1111 Secretaria de Turismo do Ceará 3101-4669 Saúde Alô Saúde 0800-2751520 SAMU - Ambulância 192 IJF - Instituto José Frota 3255-5000 HGF - Hospital Geral 3101-3272 Ceatox (intoxicação) 3255-5050 Disquequeimados 3255-5016 Fiscalização Sanitária 3254-4828 Farmácias Pague Menos (24h): - Centro 3488-8000 - Praia 3433-8300 Proteção e Segurança Decom 3452-4507 SOS Telecheque 0800-2859131 Polícia 190 Bombeiros 193 Polícia Federal 194 Defesa Civil 199

Polícia Rodoviária 3213-0131 Delegacia da Criança e Adolescente 3101-2044 Delegacia da Mulher 3101-2496 Delegacia de Roubos e Furtos 3101-1141 Delegacia de Roubos de Veículos 3101-2491 Delegacia de Proteção ao Turista 3101-2488 Divisão Anti-Sequestro 3238-1086 Juizado de Menores 3281-3711 Juizado Móvel 3283-3856 APAVV - Vítimas de Violência 32651539 Transporte Aeroporto Pinto Martins 33921200 Terminal Rodoviário 3230-1111 AMC - Multas 3486-7400 Detran (Aldeota) 3101-4798 Detran (Maraponga) 3101-5588 Detran (São Gerardo) 3101-4781 Perícia do Detran 154 Outros serviços Fala Fortaleza 0800-2850880 Cagece (Água) 0800-2750195 Correios e telegramas fonados 3003-0100 Coelce (Eletricidade) 0800-2850196 Disque Cidade Limpa 08002751531 INSS 135 CVV - Valorização da Vida 1410



Revista Pague Menos Informatudo