
1 minute read
Dr. Marcus Vinícius Simone
QUEM NUNCA PASSOU PELO INCÔMODO DE UMA DOR DE CABEÇA, DOR NOS OMBROS, NO PESCOÇO, NA REGIÃO PRÓXIMA AOS OUVIDOS E MAXILARES?
Você sabia que estes sintomas podem estar relacionados com seus dentes?
Advertisement
As dores de cabeça estão entre os problemas mais incapacitantes do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, afetando cerca de 15% da população brasileira, algo em torno de 31 milhões de pessoas, a maioria na faixa etária entre 25 e 45 anos. Após os 50, a taxa tende a diminuir, principalmente em mulheres, isto pelo fato de estar relacionada também a fatores de variações hormonais do organismo como o nível de cortisol, que é diretamente afetado. Predominantemente no sexo feminino, apresentando uma prevalência em 25% a mais que o dobro em relação aos homens, segundo o Ministério da Saúde.
A dor de cabeça é facilmente confundida com uma cefaleia comum, e tem sido subestimada, pouco reconhecida e tratada no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). São mais de 150 os tipos já identificados, de acordo com estudos da Sociedade Internacional de Cefaleia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia.
Toda dor funciona como um estado de alerta, avisando de que algo não está em sua devida normalidade, ou que estamos obtendo alguma movimentação prejudicial ao nosso corpo. O mecanismo da dor funciona

Dr. Marcus Vinícius Simone CROSP 116474
• Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantodontia pela Universidade de São Paulo – USP, SP
• Estética Facial e Oral pelo Miami Anatomical Research Center – Miami, FL
• Diretor Técnico na Clínica MVM Odontologia Integrada
R. Capitão Pacheco e Chaves, 1056 - CJ 26/28, Mooca Tel. 11 2777-8070 Cel. 11 93002-8070 www.mvmodontologia.com.br