Page 1

Futebol americano

Guarulhos, de 26 de abril a 2 de maio de 2012

A folha do passageiro Ano III - Número 145 / Distribuição Gratuita

TRABALHO

Conheça as festas em comemoração ao Dia do Trabalho, em Guarulhos

Pág. 12

Emoção e garra marcam jogos entre Corinthians e Santos, e Lusa e Osasco , no Clube do Ponto Pág. 11

Destaque na

Sexy

Vestida de líder de torcida, a paraguaia Larissa Riquelme vai arrasar em maio Pág. 15

A igreja matriz vai receber azulejos com tinta à base de ouro Págs 8 e 9 numa nova reforma, segundo revelou o padre Bosco

MACONHA NA PORTA DO FÓRUM

Pág. 13


02 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA Gil Campos

gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

PONTO SEM NÓ

Sebastião Alemão - Fone: (11) 2279-2152 / 7865-2240 - alemao@folhadoponto.com.br

CASAMENTOS À VISTA

Seis pré-candidatos a prefeito estariam prestes a formar alianças para a disputa das próximas eleições. Com isso, uns abririam mão da candidatura a prefeito para serem vice. As conversas estão acontecendo e nos próximos dias novidades poderão acontecer. Veja abaixo as possíveis alianças:

CARLOS ROBERTO E ALAN

Pela afinidade entre o PSDB e os Democratas, a dobrada Carlos Roberto, prefeito, e Alan Neto, vice, pode acontecer. Boa fonte garante que as conversas já foram iniciadas e estão adiantadas em nível estadual. Por enquanto, nem um dos dois confirmou. A verdade é que tanto Carlos Roberto como Alan Neto (só falta definir o jingle!) sabem fazer campanha e uma possível dobradinha preocupa o governo petista.

JOVINO E KAMEI

M... no ventilador Enfim, a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que vai investigar a atuação de Carlos Augusto Ramos - o Carlinhos Cachoeira, empresário do ramo farmacêutico acusado de manter um esquema de jogos ilegais, corrupção e tráfico de influência, foi instalada na manhã desta quarta-feira, dia 25. Agora, resta à comissão arregaçar as mangas e trabalhar sem paixões ideológicas, políticas e partidárias , o que será muito, mas muito difícil. Inicialmente, a presidente Dilma Rousseff e a base governista incentivaram o início das investigações, pois, na ocasião, acreditavam que os respingos de uma CPMI iriam atingir apenas a oposição. Depois que a Polícia Federal começou a divulgar trechos das escutas telefônicas iniciadas há pouco mais de um ano envolvendo Cachoeira, já preso, e alguns figurões da polí-

tica, entre eles o senador Demóstenes Torres, veio à tona o envolvimento da Construtora Delta, empresa que mais recebe dinheiro do governo federal. O governo tentou recuar. Vendo que não mais teria jeito, e sob pressão de Dilma, indicou como relator o deputado federal petista Odair Cunha. A sociedade está atenta e um tanto desconfiada, até porque a maioria dos seus membros já esteve acusada de envolvimento em algum caso de corrupção, como o senador Fernando Collor de Melo e o deputado federal Cássio Cunha Lima, ex-governador da Paraíba. Isento deste grupo o deputado Vital do Rêgo Filho, presidente da comissão, pela sua idoneidade. Agora é acompanhar os trabalhos, pois Cachoeira ainda vai jogar muita m... no ventilador.

Expediente Diretor-geral: Sebastião Bispo da Silva Editor: Gil Campos (MTb 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br Diretora Administrativa / Designer Gráfica: Marilene Ferreira Diagramação: Rafael dos Anjos Candido publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Rua Tacayoshi Tamura, 16, Jardim Acácio, CEP 07144-120, Guarulhos, SP. Tiragem: 50 mil exemplares - Periodicidade: Semanal Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br Impressão: TAIGA - F.: 2409-7926

ADRIANA E PEREIRA

Há tempos que Jovino Cândido (PV) e Kamei (PTB) se paqueram e jogam confetes um no outro. Jovino já declarou publicamente que quer o japa como seu vice. Só falta ele aceitar. O ponto positivo é que tanto o PV quanto o PTB precisa de uma coligação na proporcional. Seria o casamento perfeito para ambos.

A conversa está quente nos bastidores. Quatro partidos estão ensaiando uma aliança - PDT, PMDB, PC do B e PMN. O presidente dos Metalúrgicos José Pereira (PDT) e Adriana Afonso (PMDB) já estariam apalavrados para a disputa das eleições. Segundo fonte pedetista, uma pesquisa estaria sendo encomendada para saber qual dos dois teria o melhor cacife para disputar a prefeitura. A coligação só seria na majoritária.

REUNIÃO DA PAZ

Está programado para o próximo sábado, a partir das 9h, um café no teatro Adamastor, no Centro, uma reunião com pastores evangélicos e com a participação do prefeito Sebastião Almeida. O encontro servirá para definir detalhes da Marcha para Jesus que deverá acontecer no dia 23 de junho. Mas a grande expectativa do governo é selar a paz entre a secretária da Cultura, Adriana Farias, e os pastores, já que a secretaria conseguiu arranhar a imagem do prefeito com os religiosos após autorizar, com o apoio da prefeitura, uma peça teatral - que segundo os evangélicos - denegria a imagem da religião. Até o cantor gospel Davi Sacer virá do Rio de Janeiro para, com sua voz, trazer paz à reunião.

PESQUISA À VISTA

Os dirigentes do PT do B encomendaram uma pesquisa eleitoral que deverá ir a campo nos próximos dias. O objetivo é saber qual a verdadeira avaliação dos pré-candidatos a prefeito para decidirem a quem o partido dará apoio. A legenda comemora o sucesso do evento realizado no último sábado, dia 21, em um hotel da cidade e anunciou que voltará a se reunir no próximo dia 10, já com a presença do pré-candidato Mordidinha já recuperado da enfermidade.

FESTA NO MACEDO

A Associação Atlética Macedo comemora no dia 1o de maio 84 anos de fundação. O evento começa no sábado, dia 28, às 8h30, em comemoração aos 34 anos de profissionalismo do clube, com o jogo dos ex-profissionais X amigos do Inocoop. Já no Dia do Trabalho, os jogos serão o dia inteiro envolvendo todas equipes do clube.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

03


04 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

*Carlos Roberto de Campos

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

Empresário, suplente de deputado federal e presidente do PSDB Guarulhos

Chega de deltadutos, tetodutos e outros dutos de dinheiro público O mundo político está em polvorosa. Não se fala em outra coisa que não sejam os esquemas ligados a Delta Construções, “coincidentemente” a empreiteira que mais recebe recursos do PAC, o tão comemorado Programa de Aceleração do Crescimento, uma das principais bandeiras eleitorais do PT. Há notícias baseadas nas investigações da Polícia Federal sobre empresas de fachada, ligadas ao esquema do contraventor Carlos Cachoeira. A empreiteira carioca teria montado um “deltaduto” para irrigar campanhas eleitorais. A CPI do Cachoeira, instalada nesta quinta-feira no Congresso, será uma ótima oportunidade para investigar os negócios do contraventor e seus elos com a construtora e políticos. Nesse sentido, como toda CPI séria, tem que ir a fundo numa verdadeira limpeza ética, independente dos partidos envolvidos. Se houver ervas daninhas no nosso partido, elas devem ser arrancadas e jamais escondidas sob o tapete, como adoram fazer os petistas. Neste sentido, se há indícios de que os contratos da Delta são movidos por esquemas políticos, todos devem ser checados. Inclusive os firmados entre a empresa e a Prefeitura de Guarulhos, conforme mostrou a imprensa local, que pagou R$ 1,5 milhão pela pavimentação de duas avenidas em Cumbica no ano passado. Assim como a suspeita construção do Puxadão do Aeroporto de Guarulhos, cujo teto desabou às vésperas de sua inauguração, em

dezembro. Neste caso, inclusive, houve questionamentos da Justiça devido à dispensa de licitação. E por falar em tetos que caem, as investigações em cima de empreiteiras contratadas pelos governos do PT devem chegar a Teto, responsável pelo elefante branco Terminal Rodoviário de Guarulhos, que levou R$ 18 milhões de dinheiro público numa obra – de utilização duvidosa – que não resistiu ao primeiro vento mais forte. Esta é mais uma empreiteira acusada de envolvimento em negócios escusos, a ponto de chegar a ser impedida de fechar novos contratos com o poder público, enquanto a situação não ficar esclarecida. Aliás, o PT poderia resgatar o espírito investigativo que dizia ter antes de chegar ao poder. Mais uma vez, contrariando seus princípios, em Guarulhos, desde que assumiu a Prefeitura, a companheirada – em 12 anos - não permitiu que nenhuma CPI fosse instalada pelos vereadores, numa demonstração de que quem deve teme. Por outro lado, nós do PSDB pregamos a transparência acima de tudo, provando que é possível administrar a coisa pública com os olhos voltados à população, sempre defendendo os interesses da sociedade. Sem os deltadutos, tetodutos ou outros dutos que só servem para levam embora o dinheiro público. Digo e repito quantas vezes forem necessárias: é possível fazer muito mais com menos.

Em câmera Lenta

Há um mês na vereança, quatro sessões ordinárias, o vereador Moacir de Souza (PT) ainda não se acostumou com o ritmo do Parlamento. Moacir ficou três anos e 3 meses à frente da Secretária da Educação. “O Executivo tem mais agilidade, o ritmo é bem mais rápido. Aqui é muito devagar”.

A culpa é da GCM

Durante a sessão de terça-feira, 24, a vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) reclamou ao presidente da Câmara, Eduardo Soltur - foto, que pedras da exposição eco-câmara, colocadas no salão de entrada da Casa, estariam sumindo. O espaço foi criado há 18 meses e este seria o primeiro caso de sumiço de objetos. A parlamentar informou que ao contestar o presidente teria dito a ela de que a responsabilidade seria da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo Luiza, até pedras semipreciosas teriam desaparecidos. “Se até pedras somem na Câmara, eu fico imaginando o que pode acontecer com outras coisas”, declarou a vereadora.

Em segundo plano

Com a instalação de vários computadores para futuramente ser implantado uma lan house popular, as peças da exposição de pedras foram relocadas para o fundo do salão. Há uma semana, a exposição de cartazes sobre os 32 anos do Partido dos Trabalhadores esconderam ainda mais o espaço criado para mostrar questões ecológicas.

Atire a primeira pedra

Então a vereadora resolveu colocar sua exposição junto com a exposição petista. Assim a briga virou para o vereador Edmilson Souza (PT). Em tom de brincadeira, mas com muito sarcasmo, Edmilson falava pelos bastidores do plenário: “já tem tanta gente querendo jogar pedra no PT e a Luiza coloca as pedras bem à mostra!”.

Contestação “indígena”

vereador Índio. Tá e...

O vereador Índio de Cumbica (DEM) afirmou com todas as letras que o presidente do Legislativo, Eduardo Soltur (PSD), teria descumprido o Regimento Interno na sessão de terça-feira. “Quando os trabalhos se iniciaram, eu contestei o senhor, pois contei 13 vereadores em plenário. Na segunda vez havia 16 e para iniciar as votações são necessários 18”, explicou o

ANUNCIE:

4965 2400 7746 7650


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 25 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

05


06 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

Foto: José Luiz/PMG

O prefeito Sebastião Almeida, durante a assinatura de convênio entre a prefeitura e a Caixa que garantrá a liberação de recursos federais para a execução de várias obras em Guarulhos

PREFEITURA TERÁ R$ 464 MILHÕES PARA OBRAS A parceria assinada no final de semana passado entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal garantirá a liberação de R$ 464 milhões para realização de obras na cidade com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Do va-

lor dos contratos, 440,8 milhões serão de recursos federais e R$ 23,2 milhões de contrapartida do governo municipal. Piscinões em vários bairros da cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Várzea do Palácio e reservatórios estão entre as obras

mais importantes. Durante a assinatura dos contratos, o prefeito Sebastião Almeida enfatizou que Guarulhos tem sido beneficiada com recursos porque apresenta bons projetos ao governo federal. “Vivemos uma nova fase na cidade em

várias áreas. Estamos mudando uma realidade e o governo federal tem sido nosso parceiro. Queremos muitas outras coisas para melhorar a qualidade de vida da população. Nossa missão é construir uma cidade mais saudável”, afirmou.

TRABALHO PREPARA NOVA TURMA PARA O MERCADO A Secretaria do Trabalho promoveu, no Centro Municipal de Educação Adamastor/Centro, a entrega dos certificados de uma nova turma de alunos formada pelo CTMO (Qualificação Social e Profissional). As aulas dos cursos profissionalizantes tiveram início em fevereiro, com carga horária de 100 horas. A iniciativa faz parte do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, do Governo Federal. Os cursos ministrados são os seguintes: auxiliar administrativo com ênfase em RH e contabilidade, cabeleireiro, controle de medidas, corte e costura básico, eletricista instalador, informática com ênfase em auxiliar administrativo, informática com ênfase webdesigner, leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, leitura e interpretação de comandos e projetos elétricos, logística, marketing e vendas, montagem e manutenção com ênfase em redes e organizador de eventos.

O secretário do Trabalho, José João de Macedo, destacou a importância do aprendizado constante para uma melhor qualificação profissional e, consequentemente, para o aproveitamento das melhores ofertas de emprego. “Gostaria de estabelecer com vocês o compromisso de que irão continuar estudando, fazendo novos cursos. Por que só dessa forma vocês poderão conseguir um bom emprego e a tão desejada realização pessoal”, afirmou.

O secretário Macedo com uma formanda


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

07


08 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012 www.folhadoponto.com.br

A Matriz

de roupa

A folha do

Especial

“nova” Uma das principais identidades de Guarulhos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição vai passar por reforma e ganhará azulejos pintados com tinta à base de ouro

Gil Campos Uma das principais identidades de Guarulhos e símbolo da fé cristã de seu povo, a Matriz Nossa Senhora da Conceição vai ganhar “roupa nova”. Ainda neste semestre, a igreja – localizada na Praça Tereza Cristina, no Centro – passará por mais uma reforma e receberá, no seu interior, azulejos coloniais pintados à mão com tinta fabricada à base de ouro e óleo de copaíba. Numa segunda fase da reforma, serão colocados no seu exterior azulejos industriais. A Matriz foi construída, originalmente, em taipa de pilão. A construção, provavelmente, começou em 1741 e terminou entre 1761 e 1763. Ainda assim, não há tombamento por parte do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural de Guarulhos. “Trata-se da valorização artística da igreja. Não vamos descaracterizar nada”, enfatizou o pároco, padre Antonio Bosco da Silva (foto acima). Para colocar os azulejos, serão retirados todo o lambril (revestimento de madeira) existente e que, segundo o sacerdote, tem cerca de 10 anos. A pintura dos azulejos coloniais que serão colocados ao longo da igreja irá retratar os 20 mistérios do Rosário (ver quadro do lado). Um artista plástico já foi contatado; será o mesmo que fez as pinturas dos azulejos da paróquia Nossa Senhora do Brasil, localizada na capital. Padre Bosco

ainda não sabe quanto custará a nova roupagem da Igreja Matriz. Cada pintura terá a medida 15m por 15m. Depois de desenhados, os azulejos serão pintados e, posteriormente, queimados para se atingir uma tonalidade de pintura antiga. A FIG-Unimesp já teria colocado seu forno à disposição da igreja para realizar a queima dos azulejos. CUSTOS – “Estamos providenciando o orçamento e precisamos contar com o apoio de parceiros para tornarmos a nossa igreja mais bonita e mais aconchegante para nossos fiéis. Não tenho dúvidas que a Matriz é o ponto artístico-cultural mais marcante da cidade”, observou. Uma das maiores preocupações do pároco da Matriz é com a ação de pichadores, que agem na região central da cidade. Mas há projetos para a instalação de uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) a poucos metros da igreja. “No início do ano, nos foi apresentado o projeto da base que seria instalada até o final deste ano. Estamos muito confiantes, pois ela irá, não só preservar nosso patrimônio, mas dará mais segurança aos fiéis”, observou padre Bosco. Também é pretensão do pároco recuperar as pinturas do teto que, segundo ele, foram retiradas na década de 1960 e que retratava a imagem de Nossa Senhora da Assunção cercada por anjos. “Este é um sonho. Queira Deus que consigamos realizar”, suspirou.

Mistérios do Rosário *************************** MISTÉRIOS GOZOSOS 1. Anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora 2. Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel 3. Nascimento de Jesus em Jesus 4. Apresentação do Menino Jesus no templo 5. Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei

MISTÉRIOS G 1. Ressurreiç 2. A ascensão 3. Espírito Sa 4. Assunção 5. Coroação

MISTÉRIOS DOLOROSOS 1. Agonia mortal de Jesus no horto das Oliveiras 2. Flagelação de Jesus atado à coluna 3. Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes 4. Subida dolorosa do Calvário 5. Crucificação de Jesus

MISTÉRIOS L 1. Batismo d 2. Bodas de 3. A proclam 4. A Transfigu 5. Instituiçã


o passageiro

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

Especial

www.folhadoponto.com.br

Igreja redescobre fonte de água benta do século XVII Durante um pequeno serviço de reforma que foi realizado no salão que dá acesso a várias dependências da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, como o escritório da administração, uma surpresa: foi redescoberta uma fonte de água benta do século 17, que estava escondida por várias camadas de tinta. “Foi uma grande surpresa para nós. Quando começamos a fazer a raspagem da tinha, encontramos a fonte de água benta, que na verdade é uma pia de sacristia, esculpida em pedra. Uma coisa linda”, disse o padre Bosco, que apresentou a redescoberta ao Folha do Ponto. A fonte de água benta poderá ser visitada pelo público. Para isso, a igreja está organizando um memorial com cerca de 300 peças dedicadas à liturgia e que foram preservados durante décadas. Os objetos, segundo padre Bosco, não tem valor econômico, mas histórico e sentimental.

Fotos: Gil Campos

Rascunho de uma das pinturas que serão retratadas nos azulejos coloniais da Matriz

Imagem do Cristo Morto, localizada no interior da Catedral de Guarulhos

Túmulo de D. Luiz Gonzaga muda de lugar na Catedral

O novo túmulo de D. Luiz Gonzaga construído recentemente

GLORIOSOS ção de Nosso Senhor Jesus Cristo o Gloriosa de Jesus ao Céu anto sobre os apóstolos e Maria no Cenáculo Gloriosa de Nossa Senhora ao Céu de Nossa Senhora no Céu

LUMINOSOS do Senhor no Jordão Caná mação do Reino uração de Jesus ão da Eucaristia A fonte de água benta, do século 17, que estava coberta por camadas de tinta

O túmulo onde, um dia, será sepultado o bispo emérito de Guarulhos, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, 75, construído no interior da Igreja Matriz – que também é uma catedral, pois é lá que existe, no altar, a cadeira do bispo – mudou de lugar. No ano passado, D. Luiz apresentou ao Folha do Ponto, com exclusividade, o local onde quer ser sepultado. Antes o túmulo estava localizado no lado direito do altar. “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, brincou, na ocasião em que falava sobre a sua renúncia com bispo da cidade apresentada ao Papa Bento XVI por completar 75 anos, como determina o Cânon 401 (Código de Direito Canônico), parágrafo 1º. Agora foram construídos dois túmulos, com três metros de profundidade cada um, logo no lado direito da entrada da Igreja Matriz. No local, há décadas, existia a capela do Senhor Morto e, mais recente, uma livraria. “São túmulos agora bem maiores. Espero que fiquem desocupados por longos anos”, enfatizou padre Bosco.

09


10 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br

De Portugal para Guarulhos Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega à cidade no Dia do Trabalhador para comemorar os 100 anos de aparição na Cova da Iria

No dia 13 de Maio de 1917, três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram ter visto “...uma senhora mais branca que o Sol” sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Portugal. Para comemorar os 100 anos desta primeira, de outras aparições, a Igreja Católica está percorrendo várias partes do mundo com a imagem peregrina de Nos-

sa Senhora de Fátima. Em Guarulhos, a imagem vai chegar no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Haverá uma missa, ao meio-dia, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro, celebrada pelo bispo D. Joaquim Justino Carreira. “A vida da imagem para nossa cidade é motivo de muita alegria para todos os católicos, pois estaremos comemorando o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima para as três crianças”, afirmou o pároco da Matriz, Antonio Bosco da Silva.

Divulgação

Bispo Dom Joaquim irá fazer a celebração

A imagem peregrina da santa chegará em Guarulhos na próxima terça-feira


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

Esportes

www.folhadoponto.com.br

CORINTHIANS VENCE SANTOS NA DISPUTA DO FUTEBOL AMERICANO Uma disputa emocionante marcou a Super Copa São Paulo de Futebol Americano no domingo, dia 22, no Clube do Ponto, no Taboão. A equipe do Corinthians Steawroller, que tinha como uma de suas atrações o ator Alexandre Frota, derrotou o Santos Tsuna-

mi por 51 a 21. O tempo chuvoso que deixou o clássico ainda mais aguerrido do que o esperado. A partida foi dominada pelos ataques. O Corinthians fez o esperado: alternou corridas e passes, marcou sete touchdowns e um field goal para completar

o placar de 51 pontos. O Santos surpreendeu e conseguiu, pelo ar, marcar três vezes. No entanto, a evolução do time praiano foi insuficiente para causar qualquer preocupação à equipe de Parque São Jorge, que tomou 21 pontos. RODADA - O clássico marcou a

segunda vitória da equipe na Super Copa São Paulo de Futebol Americano. Na rodada inicial, o Timão derrotou a Portuguesa por 49 a 0. No próximo jogo, que acontecerá no dia 20 de maio, o Corinthians encara o Osasco Soldiers, em rodada dupla na cidade de Santos.

Lusa tem jogo histórico ao vencer Osasco Para a Lusa Rhynos, o domingo no Clube do Ponto foi histórico. A equipe lusitana conquistou sua primeira vitória na era fullpads ao derrotar, pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Americano, o Osasco Soldiers por 30 a 6. O jogo começou com o Osasco no ataque, mas logo a equipe praiana foi parada pela fortíssima defesa da Lusa e foi obrigada a dar o punt, com um retorno praticamente nulo. Assim, a Lusa deixou o Osasco em ótima posição de campo para marcar os primeiros pontos no jogo. O primeiro tempo terminou 6 a 0 com derrota da equipe lusitana. Nas próximas etapas da partida, a Lusa mudou sua tática de jogo com a entrada do QB Catullo, tendo a equipe apostado em um jogo mais aberto, usando seus Tight Ends mais como recebedores do que como bloqueadores, o que só foi possível graças a uma incrível reação da linha ofensiva. Deu certo e a Lusa saiu de campo vitoriosa. Serviço - Clube do Ponto (Campo do Alemão) Avenida Silvestre Pires de Freitas, 2311, Taboão, Guarulhos

Fotos: Luiz Carlos Maia

O vereador Kamei, entre os jogadores da Lusa, apoiou o evento

A disputa foi acirrada entre o Corinthians e a equipe do Santos AgNews

No jogo histórico para a Lusa, a equipe venceu o Osasco Soldiers

O casal Alexandre Frota e Fabiana e o enteado Enzo no Clube

11


12 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

VICTOR & LEO

Fotos: Divulgação

EM GUARULHOS, DE GRAÇA A Prefeitura de Guarulhos promove diversas apresentações musicais no próximo fim de semana em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1ª de maio (terça-feira). A principal atração é a dupla sertaneja Victor & Leo, que toca no domingo (29) no Pimentas (rua Mucugeo, s/nº). A Festa do Trabalhador começa às 13h e terá ainda a participação do Grupo do Sidnei, Pagode pra Valer, Voraz e Papo Cabeça. A entrada é gratuita. A região do Taboão também recebe a festa em homenagem aos trabalhadores. No sábado (28), a população poderá curtir os shows dos grupos Papo Cabeça, Samprazer, Sampa Crew e Nuwance

a partir das 18h. O evento é gratuito e acontece na rua Joaquina de Jesus, s/nº. No Dia do Trabalhador, terça-feira (1º), uma missa será realizada no Parque Linear Transguarulhense, no Continental. O encontro religioso começa às 9h e contará com a apresentação musical do padre Antonio Maria. OUTROS SHOWS - Nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, os grupos Magya e Papo Cabeça e o cantor Rodriguinho se apresentam no palco que será montado na avenida José Rangel Filho, na Ponte Alta. A prefeitura promove o show na região para marcar a entrega de 40 apartamentos do Conjunto Habitacional Ponte Alta, que acontece no sábado (28) às 14h.

Victor & Leo estará no Pimentas no domingo, dia 29, na Festa do Trabalhador

49 anos dos Metalúrgicos terá show de Jorge Aragão

Continuam sendo entregues os cupons que darão direito ao sorteio de 10 prêmios na comemoração dos 49 anos do Sindicato, em 30 de abril, no Clube de Campo (Parque Primavera). O presidente do sindicato, José Pereira dos Santos, afirmou que a festa será “um grande evento para a família metalúrgica; um dia de lazer com muitas atrações culturais”. Um grande ato está programado para 30 de abril no Ginásio Poliespor-

tivo do Clube (rua Galáxia, 126, Parque Primavera), das 15h às 21h. Haverá o sorteio, além de muitos shows com artistas consagrados e grupos da base sindical e de Guarulhos. A grande atração musical será o compositor Jorge Aragão. Mas outros artistas como Caju & Castanha, Buzão do Forró, Energizza, Carlos Augusto & Daniel, João Vitor & Yasmin, Zezinho Barros e Tatiane Marques e Os Anjos farão a alegria dos participantes.

O cantor e compositor Jorge Aragão será a atração do 49o aniversário

Sindicato dos Químicos também realiza festa

O dia do trabalhador do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos será comemorado no domingo, dia 29, com uma festa especial, no Clube de Campo em Mairiporã (Estrada do Saboó no Bairro Marmelo). O evento que irá acontecer das 10h às 17h terá shows do Grupo Rastapé, apresentação de dança do ventre e grupo de pagode, brincadeira, muitas outras atrações, sorteio de prêmios e vários motivos para você e sua família comemorarem o dia de trabalho junto à família química. Além da infraestrutura do local, como acesso ao parque aquático, quadras, churrasqueiras, extensa área de lazer e conveniência e pedalinho, a festa contará com uma ampla praça de alimentação, com barracas e quiosques de lanches, bebidas, churrascos, doces e salgados, e brinquedos.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

Geral

www.folhadoponto.com.br

Marcha da Maconha

se concentrará na porta do Fórum Gil Campos A Marcha da Maconha de Guarulhos, que acontecerá na tarde desta sexta-feira, dia 27, terá concentração a partir das 15h na fren-

te do Fórum, na rua 9 de Julho, no Centro. O evento será o primeiro da cidade a favor da legalização do que hoje é considerada uma droga. A marcha irá percorrer as ruas Capitão Gabriel, João Gon-

Em São Paulo, no ano passado, a Marcha da Maconha teve prisão de manifestante

RUA DO SAMBA

RETORNA NESTE DOMINGO Para quem estava com saudades, ela está de volta. No próximo domingo, dia 29, a partir das 14h, a praça do Skate, na avenida Nova América, no Jardim São Paulo será palco de muito samba, gente bonita e diversão. No comando da festa estarão os grupos Sambadá, Aballou e a cantora Erica Cardial. O evento é gratuito e faz parte do calendário da Liesg para o ano de 2012, que ainda conta com diversos eventos programados. Para sa-

A cantora Erica Cardial estará participando da Rua do Samba, no Jardim São Paulo

ber mais, basta acessar o site da entidade www.liesg.com.br. Idealizado pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), com o apoio da Secretaria de Cultura, a Rua do Samba vem contribuindo para a preservação de nossas heranças e referências culturais; bem como, prestar uma justa homenagem a todos aqueles que lutaram, lutam e continuarão lutando pelo Samba em prol da cultura popular.

çalves, Tiradentes (com parada na frente da Câmara Municipal) e terminará no Bosque Maia, na avenida Paulo Faccini. O evento faz parte de uma grande manifestação que acontece em pelo menos outras 30 cidades brasileiras e 500 ao redor do mundo durante o mês de maio, com o objetivo de levantar o debate por mudanças na lei de drogas e pela regulamentação do plantio, comércio e uso da cannabis sativa (nome científico da maconha) em todo o território nacional, como alternativa à violência do crime e do Estado, e a intromissão deste, sob condutas privadas dos cidadãos. “A proibição [da maconha] causa mais problemas e mais mortes na sociedade. Defendemos seu uso medicinal. Não defendemos seu

uso de forma recreativa, pois a maconha é um psicoativo e, como tal, precisa ser regulado como é o álcool”, explicou Sidinei Roberto Nobre Júnior, 35, o “Sid Cerveja”, um dos coordenadores da marcha na cidade. “Nossa perspectiva é salvar vidas”, enfatizou. CONSUMO – Durante a marcha, segundo Sid Cerveja, não será permitido o consumo de maconha. “Não é para a galera levar maconha para a marcha e fumar na rua. Não vamos admitir. Quem o fizer, não será de nossa responsabilidade”, afirmou. Ele não teme repressão por parte da polícia e garantiu que será uma manifestação pacífica. “O próprio STF considerou legal as marchas que defendem mudanças na legislação”, observou.

13


14 GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro


A folha do passageiro

TÁ NO PONTO!

CURTAS

“Solidário’’

www.mariblogandogeral.blogspot.com

“A paraguaia na sexy” LARISSA RIQUELME

“Na parada de sucesso”

Melissa se surpreende com a notícia de que Valéria não perdeu o bebê e tenta convencer Carmem a deixar a filha em sua casa até o dia do casamento.

Cida diz a Conrado que seus pais querem conhecê-lo. Samuel afirma que ganhou o tablet em uma rifa. Rosário grava seu CD no estúdio de Kleiton enquanto Inácio sai com Dinha e Heraldo. Naldo chega em casa e descobre que Socorro morreu.

A paraguaia mais famosa do mundo é capa da revista “Sexy” de maio e vem com tudo nesse próximo mês. Fantasiada de líder de torcida, Larissa Riquelme tirou a roupa e posou nua para a publicação. As novas fotos divulgadas pela revista não mostram muita coisa, mas já dá para matar a curiosidade dos fãs da modelo que ficou famosa por guardar seu celular no decote enquanto assistia aos jogos da Copa do Mundo. Durante o ensaio, Larissa revelou que os elogios dos brasileiros à beleza dela são mais picantes do que em sua terra natal. “E devo dizer que eu gosto muito”, garantiu. a paraguaia.

O sucesso de Michel Teló está chegando a níveis astronômicos. Graças à canção Ai Se Eu Te Pego, o cantor atingiu o primeiro lugar da Billboard, publicação americana que reúne todos os artistas do mundo que fazem sucesso nos Estados Unidos, na categoria Músicas Latinas.

“Biografia”

Mascaras 22h, Record Otávio pergunta a Elvira o que ela sabe sobre Maria. Décio afirma ter tido a impressão de que ela sabia de algo. Elvira pede um milhão de reais para contratar uma advogado e processar o juiz Eduardo Sotero.

NA BALADA Um homem chega na balada e encontra uma mulher, e então dá um garfo a ela. E ela pergunta: para quê o garfo, e ele responde: é por que eu to dando sopa, e ela diz: mas sopa se come de colher, e ele responde: é que eu sou difícil... Enviada por Fernando Souza/ Cumbica envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br

(ARISTÓTELES)

Horóscopo

Áries - 21/03 a 19/04 Sua popularidade ajuda você a dialogar. O dia traz sensibilidade

Libra - 23/09 a 22/10 O dia incentiva você a fazer atividades ligadas à natureza.

para lidar com os outros e reconhecer suas necessidades, tornando melhor a comunicação. Touro - 21/04 a 20/05 Hoje você consegue agir de forma a fazer as pessoas percebe-

Busque locais que lhe trazem paz, mesmo que dentro do seu dia a dia. Sua espiritualidade desperta.

rem o que há de bonito em suas vidas. Seu lado generoso é evidenciado. Cuide de si e dos outros.

em um relacionamento, aproveite esse momento. Caso contrário, procure se conhecer melhor.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 Sua imagem em foco o ajuda a conquistar pessoas e a promover sua personalidade em ambientes sociais e profissionais. Carisma e poder de sedução se destacam.

Sagitário - 22/11 a 21/12 Harmonia na área de relacionamentos faz você buscar a companhia de seus entes queridos. Compartilhe momentos de afetos e incentive a troca de sentimentos Capricórnio - 22/12 a 20/01 Trabalhe em conjunto para atingir objetivos em comum. A conjunção favorece suas relações profissionais e torna as tarefas em grupo mais produtivas e prazerosas.

Câncer - 21/06 a 21/07 Você entende melhor suas emoções no dia de hoje. É um momento propício para explorar sua intimidade e refletir sobre as necessidades de seus relacionamentos.

Peixes - 20/02 a 20/03

Localizada em Bruxelas, na BÉLGICA, a superpiscina tem 33 metros de PROFUNDIDADE e é usada para MERGULHOS turísticos, treinamento de bombeiros e FILMAGENS submarinas. Além disso, já registrou mais de 100 mil inversões de INICIAN-TES, o chamado BATISMO. Criação de um ENGENHEIRO civil apaixonado por ESPORTE, foram necessários três ANOS de estudos, 21 esboços até chegar ao PROJETO final e o equivalente a 11 milhões de reais para a ideia se tornar REALIDADE. Em 2004, a piscina, que REPRODUZ o mar de Bora Bora, ilha no oceano PACÍFICO famosa pelas águas CRISTALINAS, foi inaugurada no país europeu. D w P V X j G Z H D j V l ç V m R C G V R A N F I l m A N K Y C B m D I R Y P U Q T C P H E Y E m S V F m j m V I H Z O P B T P E R X w I N P P w T R P w j X O E D A D ç Q B C H A ç w S E T N A I

ç H V G O N D F X Q C I O C

E N G E N H E I R O U D m I

Z U D O E C j E A m E R N S I A E X I S U Y ç F m S G m O w O Q F R m N N C G m N w S F N U F O S I T A N I P l

R I G T T G V l l A ç R B D

P G U Q E P F E T R O P S E

E F l N F R E A l I D A D E

R E H F I U w j G j U w Z T

H T O ç F A C I G l E B K T

N K S B X C G Q H S I G A A

m A l G Y Q X U O I D E R P

C R I S T A l I N A S H X D

O C I F I C A P A B C S G X 38

Solução

C R O S I S T A L I O N I A D S E R P

A C I G L E B

O C I F I C A P

Harmonia em casa e para nas relações com seus familiares. Que tal se aproximar das pessoas que você ama? Divirta-se ao lado deles e cuide de seu lar.

A piscina sem fim Já imaginou uma PISCINA com a profundidade de um PRÉDIO de 11 andares? Pois não imagine; ela EXISTE e se chama Nemo!

E Z U D O R P E R N G M E R G U L H E N S N E X I S T E H R E S E I O E A R N T L O A R I O D D N U F O R P A M S I T A B S D I N I E E

Virgem - 23/08 a 22/09 Mais de dedicação ao seu trabalho. Suas atividades profissionais trazem uma sensação de prazer que fazem você produzir com mais qualidade.

Aquário - 21/01 a 19/02 Saia da rotina e experimente coisas novas como cuidar da aparência. O dia sensibiliza você a buscar as coisas boas da vida. Você se dedica ao amor e à conquista.

© Revistas COQUETEL 2012

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

A N I C S I P

Leão - 22/07 a 22/08 Explore atividades divertidas ao lado das pessoas que você gosta. Sua vida social é favorecida hoje. Fortaleça suas amizades através de programas prazerosos.

Escorpião - 23/10 a 21/11 Você será incentivado a explorar seu lado sexual. Se estiver

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

F I L M A G O T E J O R P E D A D I O S E T N A I C

Anderson Silva deu a cara a tapa durante o lançamento de sua biografia. Não só no texto do livro ‘O relato de um Campeão nos Ringues e na Vida’, que foi lançado na última terça-feira, 24, no Rio de Janeiro, mas também na hora de falar sobre polêmcias envolvendo o seu nome.

Moreira joga Carminha em um alçapão. Nina se decepciona ao saber que Tufão não desmascarou a esposa. Moreira avisa a Max que o sequestro de Carminha agora é para valer. Zenon interroga Nina, que inventa que estava com o namorado na hora do sequestro.

Pensamento da semana

Pense como pensam os sábios e fale como falam as pessoas simples.

Geremy Batins

Avenida Brasil21h, Globo

Amor eterno amor18h05, Globo

Cheias de Charme19h05, Globo

Namorado raspa a cabeça em solidariedade à panicat Babi Rossi No domingo, após ter sido obrigada a raspar a cabeça ao vivo no Pânico na Band. Depois, em casa, Babi teve uma surpresa: o namorado Maiko fez a mesma coisa.

Próximas Emoções...

“Minha Novela”

ilustração: nivaldo

Mari

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

15


16

GUARULHOS, DE 26 DE ABRIL A 2 DE MAIO DE 2012

A folha do passageiro


Folha do Ponto - Edição 145  

A Folha do Passageiro

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you