Issuu on Google+

NA ROTA DO

Guarulhos, de 7 a 13 de março de 2013

A folha do passageiro

RODOANEL

Ano IV - Número 184 / Distribuição Gratuita

Júlio Rocha, em uma homenagem inesquecível para o Dia Internacional da Mulher. Conheça detalhes da vida deste grande ator, e “encha os olhos” Pág. 15

DIA DA MULHER Guarulhos terá programação especial, com teatro, palestras, filmes e show de Maria Gadú, para comemorar a data. Pág. 12

PROGRAMA EDUCACIONAL

As obras do trecho Norte do Rodoanel deverão começar por Arujá na próxima semana, e chegarão a Guarulhos, trazendo empregos e desenvolvimento Págs. 6 a 9

Almeida lança o Saúde na Escola, que tem como um dos principais objetivos prevenir a obesidade infantil Pág. 5

MINISTÉRIO PÚBLICO VAI INVESTIGAR REAJUSTE DO IPTU

Pág. 5


02

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 alemao@folhadoponto.com.br

PEDIU ARRÊGO

Durou, precisamente, oito meses o afastamento do vereador Toninho Magalhães (PTC) do governo petista. Após o vereador fazer a campanha na coligação com Carlos Roberto (PSDB), o prefeito Almeida não deu moleza e demitiu os funcionários indicados pelo parlamentar na prefeitura. Passaramse as eleições e Toninho já se aproximou do Executivo e pediu nova chance, além de ter indicado novos aliados para serem nomeados. Como o dinheiro não é do prefeito mesmo, é do povo, Almeida aceitou o retorno do parlamentar e será mais um a dizer “sim” ao prefeito na Câmara .

“NÃO QUERO VER A CARA”

Apesar de aceitar os nomes dos aliados de Toninho Magalhães, o prefeito Almeida impôs uma condição: que na lista não conste o nome do presidente do PTC, José Miguel Ribeiro. “Não quero ver a cara nem do Zé Miguel e nem do Cyro Moura (presidente estadual do PTC)”, teria dito o prefeito ao vereador.

“TAMBÉM NÃO QUERO MESMO”

Segundo boa fonte, ao tomar conhecimento do alerta de Almeida, Zé Miguel teria ficado bicudo e dito: “ele não quer ver minha cara, e nem eu a dele. Ele não quer me nomear e eu não quero ser nomeado”. Acredite se quiser...

No final da madrugada desta quarta-feira (dia 6), o cantor Chorão, líder do grupo Charlie Brown Jr. foi encontrado sem vida no apartamento onde morava, na zona oeste da capital paulista. A sua morte deixou um vazio imenso na história do rock e do skate brasileiros, uma legião de fãs órfãos e a triste história de um artista quesolitário e depressivo, se entregou às drogas. Segundo as investigações preliminares do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), que esteve no apartamento do músico logo após a sua morte, Chorão teria tido um momento de surto antes de, supostamente, ser vitimado por uma overdose. No local foram

encontrados um pó branco, que seria cocaína, de acordo com um teste rápido feito ainda no apartamento, e bebidas alcóolicas. Uma mistura suicida. A morte de Chorão deixa um alerta para os jovens, que comumente se deslumbram com o sucesso e correm atrás desse sucesso custe o que custar. E o preço pago por ele, muitas vezes, é caríssimo. É a própria vida. Chorão não foi o primeiro e, infelizmente, não será o último ídolo de uma geração que foi vítima do sucesso, que anda de mãos dadas com a solidão, com a depressão e com as drogas. Elas (as drogas) que ao mesmo tempo elevam o ânimo, derrubam mais ainda a pessoa quando o efeito passa.

Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br Departamento de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle Diagramação: Rafael dos Anjos Candido publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP. Tiragem: 20 mil exemplares

FONE: 2279 2152

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br Impressão: TAIGA - F.: 2409-7926

VAI FALTAR CADEIRA

E por falar em nomeação, as páginas dos últimos diários oficial do município estão vindo recheadas de nomeações de funcionários ligados aos vereadores e aliados políticos do PT. O maior absurdo está na Secretaria de Governo. Conhecendo a estrutura não dá para imaginar onde este povo vai trabalhar, em que sala e onde vão sentar-se, a não ser que o secretário Hélio Arantes mande todos para o auditório. Ou fiquem servindo os seus chefes nos escritórios políticos da vida ou mesmo em casa.

ATÉ TU DILMA?

Que os credores da Prefeitura de Guarulhos estão sem receber há muito tempo, não é mais novidade. Afinal, a farra dos gastos foi grande no ano das eleições. Agora surge informações que a moda veio do governo federal, que também é petista. Esta semana, vários farmacêuticos da cidade reclamavam que estão há mais de dois meses sem receber os pagamentos de repasses que o Ministério da Saúde paga com os remédios da Farmácia Popular.

O DESTINO DA HATSUTA

Alguns funcionários da Secretaria de Habitação vêm tentando convencer moradores e lideranças da favela da Hatsuta a se organizarem para deixar o local, em troca de apartamentos oferecidos pelo governo no programa Minha Casa Minha Vida. Apesar da resistência de alguns, os agentes já contam como certa a adesão da maioria.

SECRETÁRIOS “CORRETORES”

Enquanto agentes da Habitação fazem um serviço, outros integrantes do governo fazem outro. Segundo fontes confiáveis, alguns secretários da prefeitura estão fazendo “bicos” como corretores, oferecendo a área que já seria do BNDES para empreendedores famosos do país.

CADÊ MEU ALVARÁ?

Um antigo secretário municipal não está dormindo à noite com as ameaças de um empresário que, apesar de ter recebido um alvará de reforma de uma antiga fábrica no município, agora vem cobrando um alvará para funcionar o empreendimento. Segundo o empresário, tudo teria sido acertado com o moço, só que agora nem telefone ele atende.

CHARADA POLÍTICA

Me responda: como seria o nome de um político guarulhense hoje que, há mais de 20 anos, era famoso por trair sempre o partido, os amigos e aliados? Resposta: Hoje ele é um velho, traidor e experiente.

A RELAÇÃO ENTRE O SUCESSO, A SOLIDÃO E AS DROGAS

COM RAIVA DO SOFA

Conhece aquele cara que pegou a mulher com outro e botou fogo no sofa. Na discusão de Almeida com Toninho Magalhães, sobrou para Zé Miguel.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

03


04

A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

Política

www.folhadoponto.com.br Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

Deficiente e mobilidade reduzida

O vereador Pezão (PT) criticou o trabalho realizado pela coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Segundo o parlamentar, o trabalho está muito aquém do esperado. Na chefia da pasta está Manoel Firmino, esposo da ex-vereadora Silvana Mesquita, um velho batalhador pelos direitos dos deficientes.

Licença médica

Ainda sobre ele, Pezão deve se licenciar por 30 dias para uma cirurgia no osso da perna esquerda. Assim abre a oportunidade para mais um suplente assumir. Hoje já exercem a vereança quatro suplentes petistas: a ex-vereadora Maria Helena, quinta suplente, não deve se licenciar da Coordenadoria da Mulher, para ficar 30 dias como parlamentar.

Favas contadas

Muitos apostam que Arnaldo Souza, secretário adjunto de Obras, peça licença e assuma como sexto suplente do PT. Além da vontade de assumir a vereança, na sequência viria a ex-vereadora Eneide Lima. E há quem não se agrade desse nome pelos lados do Bom Clima.

Sem acordo

Apesar das inúmeras tentativas, o atual presidente do PT, Benedito Aparecido Silva, não deve mesmo permanecer a frente do partido. Uma das correntes, Mensagem ao Partido, entende que outro nove deve ser indicativo para um mandato tampão. A maioria não quer duas disputas pela presidência em um espaço tão curto de tempo, pois isso pode acarretar um desgaste desnecessário. O nome do ex-vereador Jonas Dias pode ser o indicado para o Tampão.

Um Tiquinho na Câmara

O vereador Lamé (PT do B) pediu licença médica por 15 dias, assumindo em seu lugar o primeiro suplente do partido, Tico Emerson. É a terceira vez que Tico assume a cadeira de vereador. A primeira vez foi em 2005, pelo PSDB, depois foi 2009 pelo PTN.

Ocupando espaços

Onde sentava o Centrão, grupo político formado inicialmente pelos vereadores: Dr. José Mário, Dr. Eduardo Carneiro, Vitor da Farmácia, Helena Sena, Índio de Cumbica e Novinho Brasil. Hoje sentam a bancada do PT. Os petistas saíram da bancada da esquerda e foram para à direita da Mesa Diretora. Será algum sinal?

Maniqueísmo

O experiente vereador Geraldo Celestino (PSDB), o novato vereador Gilvan Passos (PSDB), e o vereador verde Guti (PV), disputam a atenção e o título de líder da Oposição entre os populares. Oficialmente Geraldo Celestino detém o título. Devido a essa disputa, acaba sobrando para o Governo Municipal e seus representantes.

Eu também quero!

Começam a pipocar muitos nomes para serem candidatos aos cargos de Deputado Estadual e Federal. Pelo que se comenta nos bastidores, mesmo o Deputado Estadual Alencar Santana (PT) e os Federais Janete Pietá (PT) e Carlos Roberto (PSDB) não terão vida fácil. É a vontade de chegar lá vida!

Tá difícil

É consenso geral de que os secretários municipais estão fugindo dos credores. Assim eles dificilmente atende os celulares e alguns já estão com um segundo celular para falar com seus auxiliares outros secretários.

Lula, o filhinho do papai Brasil *Carlos Roberto de Campos O que define um filhinho de papai? Geralmente, é um garoto mimado que cresce à sombra de pais, alheio às verdadeiras realidades do mundo. Via de regra, consegue tudo o que quer, mesmo que seja à base de chantagens emocionais. Dificilmente trabalha. Leva a vida com o claro objetivo de gastar sem se preocupar em buscar fontes de renda para sustentar seus caprichos. Afinal, seus progenitores fazem de tudo para que nada lhe falte. Dependendo do grau de riqueza, tem carro do ano, mora bem, come o que quiser na hora que bem entender e geralmente se entrega aos prazeres da vida. Em casos extremos, exagera na bebida e até usa drogas ilícitas. Atualmente, o Brasil – ao ser considerado um paizão – tem um sujeito ilustre tratado como o filhinho querido. Esse cara é o Lula. Age como o todo-poderoso que não pode ser contrariado, já que ele sabe tudo e age como se o mundo só existisse após sua passagem pelo poder. Tudo de bom que ocorreu antes geralmente é escondido embaixo do tapete. Afinal, ele é o bonzão. Exagerando um pouco, se apresentará numa roda de amigos como o sujeito que aconselhou Darwin a definir sua teoria da evolução. Mesmo sem exercer uma profissão, o ex-presidente segue vivendo como um milionário. Viaja para cima e para baixo de primeira classe ou em jatos particulares, patrocinado por empresários e pelo partido, a fim de defender sua perpetuação no poder. Como todo poderoso, o “professor de Deus” age como se ninguém pudesse detê-lo. Quando o Supremo Tribunal Federal foi contra suas orientações ao condenar os velhos companheiros de guerra, partiu para a birra. Quando sente qualquer tipo de ameaça, sai atirando a esmo contra aqueles que tentam lhe falar algumas verdades. Afinal, em sua condição, não existe outra verdade que não seja aquela que propaga. Tanto é assim que mantém a atual presidente Dilma Rousseff, uma criatura sua, como uma mera coadjuvante no condução do país. Ai dela se tentar caminhar com as próprias pernas. Sucatear a Petrobrás ao aparelhar a maior estatal brasileira empregando os petralhas de plantão e a utilizando para rentabilizar as campanhas pela perpetuação no poder foi uma das brincadeiras prediletas do inconseqüente filhinho do papai Brasil. Como ninguém ousa puxar suas orelhas, deixa esse brinquedinho de lado e parte para outro, “sem medo de ser feliz”. Desta forma, não poupou esforços para garantir aos filhos boas participações acionárias em empresas beneficiadas por grandes negociações financeiras que tiveram o aval do paizão. E, como não pode deixar de ser, os prazeres da vida incluem ainda o direito de posicionar uma “amiga íntima” em posto de alto escalão, a fim de ter companhia certa, quando se afastava da primeira dama. Lamentavelmente, o gosto excessivo por bebida destilada e cigarros lhe causou uma séria doença. Mas, felizmente, graças a um atendimento médico de primeira linha, não acessível à grande maioria dos filhos de verdade do Brasil, ele se safou desse mal. Uma pena que – como bom filhinho de papai que é – não tenha aprendido com a adversidade. Curado, volta a adotar o comportamento anterior, passando por cima de tudo e de todos. Mas tudo tem limites. Está chegando a hora do paizão Brasil dar um basta nessa farra. Talvez, se adquirisse o sadio hábito de trabalhar, para saber como é a verdadeira realidade de uma pessoa comum, que paga suas contas e consome só aquilo que cabe no próprio bolso, fosse um bom passo para o Lula começar a aprender a ser um cidadão de bem. *Carlos Roberto de Campos é deputado federal, presidente do PSDB Guarulhos e industrial.


A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

Cidade

05

www.folhadoponto.com.br

PROMOTORIA VAI INVESTIGAR ALMEIDA E A MILLENIO PELO AUMENTO DO IPTU Ministério Público aceita denúncia do vereador Guti (PV) e instaura Inquérito Civil para apurar reajuste do imposto

O promotor Zenon Lotufo, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE), determinou a instauração de Inquérito Civil para apurar o reajuste – considerado exorbitante – do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Guarulhos. O prefeito Sebastião Almeida (PT) e a empresa Millenio – Serviços Técnicos Ltda, contratada pela administração municipal para a atualização do cadastro imobiliário no mu-

Vereador Guti, autor da representação

nicípio, que suscitou os reajustes do imposto terão 15 dias para prestarem esclarecimento à Promotoria. A portaria número 415/2013 foi assinada pelo promotor Zenon Lotufo no último dia 15. Nela, o representante do Ministério Público diz que na representação acatada, consta que “a Prefeitura de Guarulhos estaria realizando a cobrança do IPTU com alíquotas previstas em norma já considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, bem como que teria promovido, de forma desnecessária e antieconômica, a delegação a uma empresa privada, da competência da autoridade administrativa – no caso os agentes de cadastro – de constituir o crédito tributário”. Entre 2011 e 2012, a Secretaria de Finanças de Guarulhos pagou à Millenio R$ 5.081.705,00. O contrato firmado entre a prefeitura e a empresa supera os R$ 9 milhões nestes dois anos. No site

Transparência Cidadã, mantido obrigatoriamente pela Prefeitura de Guarulhos para prestação de contas de todos os gastos públicos, consta que a empresa já teria realizado serviços correspondentes a R$ 7 milhões de todos os valores contratadas. Ou seja, ainda teria cerca de R$ 2 milhões a receber do Município. A contratação da empresa começou em 2009 e só foi concluída com a assinatura de contrato com o Município em fevereiro de 2011. REPRESENTAÇÃO – A prefeitura e a empresa Millenio foram denunciadas no Ministério Público pelo vereador Guti (PV). O parlamentar não aceitou o reajuste do imposto, inclusive aprovado pela maioria dos vereadores no final do ano passado, e pediu providências à Promotoria. “Dependendo, essa ação pode até terminar em suspensão do pagamento do IPTU e responsabilizar civil e criminalmente os responsáveis por este absurdo”, comemorou o vereador nas redes sociais.

Lançamento do Programa Saúde na Escola 2013 A Secretaria de Educação, em parceria com a Saúde, lançou no início da semana, no Adamastor Centro, o Programa Saúde na Escola 2013 que tem como um dos objetivos a prevenção da obesidade infantil. O evento que reuniu cerca de 400 pessoas, contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida, dos secretários Moacir de Souza [Educação] e Carlos Derman [Saúde] e da Coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, Thais Severino da Silva. IDE - Para Almeida, programas integrados como o PSE são de grande importância para a promoção de avanços significativos na aprendizagem das crianças. “A elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB do Município, de 4.5 em 2007, para 5.4, em 2011, só foi possível, a partir de ações integradas entre a educação e a saúde como esta”, afirmou o prefeito. O secretário de Educação, Prof. Moacir de Souza destacou o crescimento do número de atendimentos de 72 mil em 2011, para 77 mil em 2012.

Maurício Burim

O secretário de Educação, Moacir de Souza, discursa ao lado do prefeito Sebastião Almeida durante o lançamento do Programa Saúde na Escola


06

A folha do

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

NA ROTA DO Especial

As obras do trecho Norte do Rodoanel começam por Arujá até chegar em Guarulhos; governo do Estado irá economizar R$ 1,2 bilhão

As obras do trecho Norte do Rodoanel, o maior programa viário do país, deverão começar na próxima semana pela cidade de Arujá. No início do mês passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou os contratos para a execução das intervenções que terão Guarulhos na sua rota. “É uma grande obra para São Paulo e para o Brasil. Serão 44 km [de estrada] e mais 3,6 km de interligação. Com isso, completaremos os 178 km de Rodoanel”, afirmou Alckmin. O empreendimento terá investimento total de R$ 5,6 bilhões, incluindo as desapropriações; deste montante R$ 2 bilhões serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), R$ 1,72 bilhão vem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e o restante do Tesouro do Estado. A obra tem o prazo de conclusão de 36 meses, mas, segundo o governador, a meta é concluí-la até dezembro de 2015. O projeto inclui o plantio de 1,6 bilhão de mudas nas áreas degradas da Mata Atlântica e vai gerar 15 mil em-

pregos diretos e indiretos. “Pode ser que se consiga antecipar um pouco, mas o prazo estipulado é fevereiro de 2016”, ressaltou. A concorrência internacional permitiu que o Estado economizasse cerca de R$ 1,2 bilhão na contratação do último trecho do anel viário, que tiverem como vencedores a Construtora OAS Ltda, a Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa. AEROPORTO - O anel viário vai trazer muitos benefícios à população. O trecho norte vai tirar 17 mil caminhões, por dia, da cidade de São Paulo. Segundo Alckmin, “é um ganho para a mobilidade urbana, melhora a qualidade do ar, o meio ambiente, a saúde das pessoas e o trânsito”, além de se ligar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. “A ligação dará pleno acesso ao aeroporto de Cumbica, sem nenhum prejuízo ao motorista”, afirmou o presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Laurence Casagrande Lourenço.

“O trecho Norte vai tirar 17 mil caminhões, por dia, da cidade de São Paulo”


passageiro

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

07

O RODOANEL Especial

Mais de 3 mil imóveis serão desapropriados No total serão 3.459 imóveis desapropriados para a construção da obra. Não há uma estimativa oficial de quantas famílias deixarão suas casas em Guarulhos. Os números são desencontrados, mas já estão sendo realizados estudos que ajudarão o governo a indenizar as famílias que terão suas moradias atingidas no município. Nenhuma delas, garantiu a empresa Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), deixará o imóvel sem uma indenização. Uma das preocupações em divulgar as áreas a serem desapropriadas é quanto à especulação imobiliária. De acordo com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, uma parceria com o governo federal incluirá os afetados pela construção no Programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, será realizado o plantio de 1,6 bilhão de mudas para diminuir o impacto sobre as áreas degradadas. Além disso, a construção vai gerar 15 mil empregos diretos e indiretos. Com a conclusão do trecho norte, o Rodoanel terá 178 quilômetros de extensão, interligando as 10 autoestradas que chegam a São Paulo. Os trechos sul e oeste já estão prontos, enquanto o leste está previsto para março de 2014.

As famílias que serão desapropriadas vão ser indenizadas

Estado garante acesso a programas sociais para famílias A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) celebrou convênios com as secretarias de Justiça e Defesa da Cidadania, Administração Penitenciária e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para que famílias localizadas na região das obras do Rodoanel Norte tenham fácil acesso aos programas sociais oferecidos pelas pastas. As parcerias, autorizadas pelo governador Geraldo Alckmin, foram firmadas no Palácio dos Bandeirantes, em

São Paulo. A partir de agora, os dados levantados pela Dersa no processo de cadastramento dessas famílias poderão ser utilizadas para identificar a demanda por cada programa. “Os convênios são muito importantes e agregam um valor social fundamental à obra do Rodoanel”, disse Laurence Casagrande, diretor-presidente da Dersa. O Via Rápida Emprego, por exemplo, oferece 130 cursos gratuitos, em diversas áreas. Assim, os moradores

que estiverem em busca de qualificação profissional podem se inscrever em uma das modalidades disponíveis. O programa ainda concede bolsa-auxílio de R$ 210 e auxílio deslocamento de R$ 120 para pessoas desempregadas. QUALIFICAÇÃO - “Vamos qualificar as pessoas para um emprego que existe, que tem demanda intensiva mas que tem carência de mão-de-obra e, como é o mercado da construção civil” , disse o governador Geraldo Alckmin.


08

A folha do

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

Especial

CARLOS ROBERTO PREVÊ

UM NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO O início das obras do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, que vai ligar a rodovia Presidente Dutra à zona norte paulistana, fechando o anel viário em torno da Capital, confirma o espírito empreendedor dos governos do PSDB, que buscam soluções para resolver os problemas que afetam a região metropolitana. O deputado federal Carlos Roberto (PSDB), um defensor do empreendimento desde a fase do projeto, aponta que o Rodoanel Norte pode significar um novo ciclo de desenvolvimento para Guarulhos, desde que a administração municipal saiba aproveitar a oportunidade gerada pelo Governo do Estado e faça sua parte. Em entrevista ao Folha do Ponto, o parlamentar aponta como o Rodoanel Norte poderá facilitar a vida do guarulhense, além de gerar empregos e estimular a reindustrialização desta região, que vem sofrendo uma debandada de empresas, em virtude da má administração do município. COMO O SENHOR VÊ O INÍCIO DAS OBRAS DO RODOANEL NORTE? É UMA VITÓRIA DO GOVERNO DO ESTADO? CR – Antes de mais nada, é necessário vislumbrar todo o processo de implantação deste trecho do Rodoanel, que só está saindo do papel devido à vontade política e determinação administrativa do governador Geraldo Alckmin. Com todas as questões ambientais que implicava, seria mais fácil para um administrador empurrar o problema para frente para não se comprometer. No entanto, como é marca dos governos do PSDB, o projeto levou em consideração todas as questões ecológicas envolvidas para que não ocorressem danos ambientais. E tem mais. O projeto foi muito bem executado e será viabilizado com recursos próprios do governo e financiamentos internacionais, demonstrando a capacidade da administração do PSDB de não ficar esperando as coisas caírem do céu. Há ação.

O resultado é que a obra, diferente do que se tornou praxe nas contratações do governo federal, custará bem menos do que foi orçada. COMO O TRECHO NORTE VAI INFLUENCIAR NA VIDA DO GUARULHENSE? CR – Há dois momentos em que o Rodoanel deve beneficiar os guarulhenses. Já na fase da obra, como deputado federal, já estou buscando junto ao Dersa e às empresas que venceram a licitação para que se contrate mão de obra local. Que os trabalhadores que construirão essa grande obra sejam, em sua maioria, do próprio município. Só isso deve gerar emprego e renda para a população local. Depois, temos que vislumbrar que, devido a sua complexidade, o Rodoanel é um pólo de atração de novos investimentos. Sempre se falou que Guarulhos possui uma posição geográfica privilegiada, já que é cortada por grandes rodovias e tem o Aeroporto Internacional. O Rodoanel fechará esse ciclo, já que ligará essas estradas e permitirá um escoamento melhor tanto da produção local como dos materiais que chegam ou saem do Aeroporto. E isso será determinante para que novas empresas decidam se instalar em Guarulhos. O SENHOR ACHA QUE ESSE É UM PROCESSO IRREVERSÍVEL? CR –Será irreversível se a administração municipal souber aproveitar essa oportunidade e começar agora a preparar Guarulhos para receber o Rodoanel. De pouco adiantará ter essa grande obra, se a cidade não oferecer um planejamento viário para se adequar aos acessos ao Rodoanel, por exemplo. As empresas não virão para cá se não se sentirem atraídas. E isso implica ter uma carga tributária interessante, contar com infra-estrutura, abastecimento de água e energia, entre outros fatores. Ou seja, precisa ter vontade política da prefeitura para que isso ocorra de fato.

EM TERMOS VIÁRIOS, MUITA GENTE CRITICA O RODOANEL PORQUE GARANTE POUCOS ACESSOS AO MUNICÍPIO. COMO ISSO PODE SER RESOLVIDO? CR – A concepção do Rodoanel é essa mesma. Trata-se de uma grande estrada urbana, que facilita a ligação entre as rodovias estaduais e federais que chegam à Capital. O Rodoanel não é uma avenida para facilitar o trânsito local. Em contrapartida, serve para tirar dos municípios da Região Metropolitana boa parte do tráfego que entra nessas cidades por falta de alternativas. Em Guarulhos, isso é flagrante. Hoje, caminhões acabam invadindo nossas ruas e avenidas que já são precárias, vindo pela Dutra e Fernão Dias, principalmente. Com o Rodoanel, eles passarão direto, aliviando o tráfego dentro da cidade.

OU SEJA, O RODOANEL NORTE PODE TRAZER UM NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO PARA GUARULHOS? CR – Sem dúvidas. Guarulhos precisa aproveitar essa oportunidade. O cavalo está passando arreado. Precisamos montá-lo. Mas repito. Isso só vai acontecer se houver sensibilidade por parte da administração municipal em fazer sua parte. O Rodoanel sozinho não é a solução. Por isso, é importante que os verdadeiros representantes de Guarulhos deixem de defender os interesses de seus partidos e passem a vislumbrar os benefícios à população. Eu já estou buscando isso. Fazer com que o Rodoanel Norte se integre a Guarulhos já durante as obras.

Além de garantir desenvolvimento, o Rodoanel irá desafogar consideravelmente a Marginal Tietê


passageiro

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

09

Especial

Para Almeida, cidade será beneficiada com o Rodoanel O prefeito Sebastião Almeida destacou a necessidade de investimentos em Mobilidade Urbana e ressaltou a importância do início dos serviços no trecho Norte. “Nossa cidade será bastante beneficiada pela chegada do Rodoanel Norte”, destacou Almeida, ao lado do go-

vernador Geraldo Alckmin, durante a assinatura dos contratos para início das obras. Ele ressaltou ainda que a prefeitura continuará negociando um acesso do Rodoanel Norte dentro da cidade de Guarulhos. “Espero que o acesso ao aeroporto não seja limita-

do ao terminal de cargas”, afirmou. Segundo o prefeito, a negociação em torno do tema prosseguirá durante a realização da obra. “Tenho muita confiança de que chegaremos a um acordo em torno deste acesso”, prosseguiu. Também participaram da ceri-

ACE-GUARULHOS APOIA OBRAS O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), Jorge Taiar, declarou que a entidade apoia as obras do trecho Norte do Rodoanel, considerado o maior projeto viário do país. A ACE-Guarulhos se colocou à disposição da Dersa S/A para ser o canal de interligação com os empreendedores guarulhenses que deverão ser desapropriados com a obra. “Será um diálogo franco e aberto para que todos passam ser indenizados corretamente”, diz a nota da entidade enviada ao Folha do Ponto: “A ACE-Guarulhos apoia as obras do trecho Norte do Rodoanel por considerar uma obra importante para desafogar o trânsito de grandes cidades como a Capital Paulista e Guarulhos. Acreditamos que o trafego pesado de veículos, com certeza, irá preferir transitar por uma rodovia segura, longe das vias dos municípios. É preciso ressaltar também que a entidade se colocou dis-

posição da Dersa no dialogo com os empreendedores guarulhenses que terão que ser desapropriados. Será um diálogo franco e aberto, para que todos possam ser indenizados corretamente. O mesmo deve ocorrer com os moradores, pois senti por parte da Dersa um grande empenho de não proporcionar transtorno”.

O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar

ANUNCIE:

2279 2152

mônia o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que representou a presidenta Dilma Rousseff, o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, e o presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), Laurence Casagrande Lourenço.


10 GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

COLUNA SINDICAL Por Ricardo Patah

O ROMBO DO FGTS O FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) precisa mudar rapidamente. Levantamento feito por uma ONG ligada ao setor (www.fgtsdevido. com.br) mostra que nos últimos dez anos os trabalhadores perderam R$ 144 bilhões, por falta de atualização correta de seu fundo. Hoje, os rendimentos são de 3% de juros anuais, mais a correção monetária. É um rombo e tanto. Segundo o economista Gustavo Franco, em artigo publicado recentemente na revista “Veja”, o problema está na atual legislação que “tira do trabalhador o direito de decidir sobre a sua poupança e lhe dá a menor remuneração do mercado”. Sua explicação é muito simples: o rendimento de 3% ao ano mais a TR é muito inferior ao que o trabalhador obteria investindo em fundo DI, que pode render 7.2% ao ano. Concordo plenamente. Então, tem que mudar. E isso seria muito simples: o FGTS deveria ter um conselho paritário semelhante ao FAT, onde os trabalhadores pudessem realmente opinar sobre a aplicação dos recursos. Desse conselho participariam trabalhadores, governo e empresários. E as decisões seriam de como investir e usar o dinheiro, na linha do “diálogo e do gasto social”. Quero deixar bem claro que os trabalhadores não querem participar de especulação financeira a fim de remunerar o seu fundo. Mas não podem também abrir mão de uma quantia tão grande, que pode ser aplicado para o bem de nossa economia. O interesse de todos é fazer com o que o Brasil avance e tenhamos cada vez mais inclusão social. Afinal, ainda temos milhões de brasileiros vivendo em estado de pobreza absoluta.

ADPD realiza curso para o transporte escolar para pessoas com deficiência Foi realizado nos últimos dias 16 e 17 de fevereiro na ADPD - Unidade Furnas, o curso de “Orientação a condutores de transporte escolar para pessoas com deficiência e/ ou mobilidade reduzida”, com objetivo de orientar condutores sobre os procedimentos básicos necessários para transportar crianças com deficiência, atendendo as limitações de mobilidade e garantindo o direito á inclusão. O curso teve duração

de oito horas e foi ministrado pela profesora Renata Andrade – especialista em acessibilidade e práticas inclusivas e pela Terapeuta Ocupacional – Janaina Simon. A Coordenação de Projetos da ADPD participou do evento, apoiando os alunos, palestrantes e convidados, pois “Acreditamos que iniciativas como estas aperfeiçoam o nosso trabalho e a nossa responsabilidade social”. O curso foi um sucesso, participaram

Divulgação

Participantes do curso promovido pela ADPD Unidade Furnas

* Ricardo Patah é presidente nacional da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

Inscrições para venda de peixe na Semana Santa vão até sábado A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), encerra neste sábado (9) as inscrições para o comércio de pescados, condimentos, limão e verduras na Semana Santa, que será realizada nos dias 28, 29, 30 e 31, das 8 às 20 horas. Somente poderão se cadastrar aqueles que já possuem licença como feirante ou atacadista do município, pois os mesmos já possuem o alvará da Vigilância Sanitária. A ação tem por objetivo oferecer à população alimentos desta época a preços acessíveis, com qualidade e condições de consumo. As inscrições poderão ser

feitas em qualquer unidade da rede Fácil de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados somente no Bom Clima, das 8h às 13h. As 29 vagas disponíveis serão preenchidas por sorteio no dia 14, às 10 horas, no Anfiteatro Pedro Gonçalves Dias, na Biblioteca Monteiro Lobato, situada à rua João Gonçalves, 310, Centro. Além de cumprir normas, padrões, procedimentos e preços determinados pela SDU, os contemplados deverão apresentar recibo com o recolhimento das seguintes taxas: de licença e ocupação de solo, de comércio eventual e de expedição de alvará previstas na Lei 3.565/89.

cerca de 90 pessoas que de algum modo já contribuíram e prestaram serviços de transporte para a ADPD nos eventos e passeios. Este é o segundo curso que a ADPD realiza para condutores de transporte, em junho pretende realizar um curso direcionado a Empresas e as Agências de Emprego com o Tema “Orientação para a contratação de pessoas com deficiência”, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone 2443-1551.

Coordenadoria da Pessoa com Deficiência firma parceria para cursos com Defesa Civil A Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Coordenadoria da Defesa Civil firmaram parceria nos cursos de capacitação de agentes que contará com mais duas disciplinas: Atendimento a pessoa com deficiência e Libras- Língua Brasileira de Sinais. A inclusão das disciplinas visa melhorar o desempenho dos agentes e voluntários da Defesa Civil no atendimento à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida em situação de risco. No curso o agente terá acesso a aula prática, onde receberá treinamento adequado da linguagem de sinais, de como conduzir uma pessoa com deficiência visual, a melhor forma de auxiliar um cadeirante, atendimento a um idoso acamado, atividades de deslo-

camento, entre outras. Com esta iniciativa, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência reforça o comprometimento social e a preocupação em oferecer maior acessibilidade à pessoa com deficiência, favorecendo a comunicação e interação social. Fábio Nunes Teixeira/PMG

O coordenador Firmino com Paulo Victor, da Defesa


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

11


12 GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

Geral

www.folhadoponto.com.br

Alckmin assina termo entre secretarias em prol da mulher Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi instituído o decreto nº 53.721, de 24 de novembro de 2008, para que em todos os anos posteriores fosse prestada homenagem à professora e antropóloga Ruth Cardoso, por meio de uma medalha. Recebem esta homenagem personalidades e entidades que se destacam na luta em prol da mulher. Na segunda-feira, 4, a cerimônia de entregas ocorreu no Hall do Palácio dos Bandeirantes. Durante a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin assinou uma autorização para a cooperação entre as Secretarias do Emprego e Relações do Trabalho (SET), Justiça e Defesa da Cidadania e o Conselho Estadual da Condição Feminina. O termo

de cooperação visa a conjugação de esforços para concretizar ações desenvolvidas pela SET, proporcionando às mulheres vítimas de violência e em situação de alta vulnerabilidade financeira e social, independente da faixa etária, uma possibilidade de qualificação e capacitação profissional. “Acabamos de assinar um convênio onde as mulheres vítimas de violência, as mais fragilizadas, vão poder ter não apenas segurança, saúde, mas poderem se qualificar no mercado de trabalho, ter bolsa para poder estudar e poderem, por meio do Emprega São Paulo, ter sua autonomia financeira e poderem reestruturar as suas vidas”, pronunciou Geraldo Alckmin.

O governador Geraldo Alckmin assinou os convênios e também foi um dos homenageados pelo Dia Internacional da Mulher

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA MULHER EM GUARULHOS A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM), está elaborando uma extensa programação para celebrar o “13º Mês Especial de Gênero”, em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Neste ano o tema é Mulheres, por uma Guarulhos Justa, sem Violências e sem Desigualdades. Uma grande festa de rua acontece no dia 8 de março, a partir das 15h, no Marco Zero da rua Dom Pedro I, com várias atrações artísticas, musicais, além de atendimento de massagem terapêutica, cabeleireiro, entre outras ações. À noite, acontecerá show com a cantora Maria Gadú no Teatro Adamastor, centro. No dia 24, no Bosque Maria, a partir das 7h, acontece a 13ª Corrida e Caminhada do Batom, promovida pela Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, que realizará também os Festivais da Mulher nos dias 12 e 20

de março, respectivamente, no CIC Leonel Brizola e no Bosque Maia, das 8h às 12h. Este projeto reúne num só espaço diversas atividades desenvolvidas especialmente para atender ao público feminino, como ginástica, vários tipos de dança, testes de glicemia, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, massagem terapêutica, exposição de fotos, entre outras. XIKELELA - A partir do dia 21, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR) promove, das 8H às 17h, uma exposição de telas do acervo do Projeto Xikelela, nas Casas da Mulher Clara Maria. As obras foram produzidas pelos alunos e alunas do curso de arte em tela, no Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela. Ainda, nas Casas da Mulher Clara Maria, projeto diretamente ligado a CPM, acontecerão palestras e a exibição de filmes.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

Esporte

13

www.folhadoponto.com.br

AD GUARULHOS MOSTRA SUA FORÇA E EMPATA COM O SANTOS NA “OURO”

A equipe da AD Guarulhos mostrou toda a sua força nos jogos válidos pela Copa Ouro, evento esportivo organizado pela Associação Paulista de Futebol. A competição é preparatória para o Campeonato Paulista sub 15 e sub 17 da Federação Paulista de Futebol. Nas partidas realizadas no último sábado, dia 2, no Estádio Cícero Miranda, a AD Guarulhos (categoria sub 16) empatou em 0 a 0 com a forte equipe do Santos Futebol Clube, equipe que contou com atletas campeões da última Copa São Paulo Júniores. O jogo foi emocionantes e teve lances de tirar o fôlego dos torcedores. A AD Guarulhos levou perigo em várias ocasiões ao goleiro rival. No final, o empate foi considerado uma vitória para a equipe da casa. Já no sub 15, a AD Guarulhos entrou em campo às 10h45 contra a

equipe do Guarujá, sob o comando do técnico Daniel. Jogando um futebol de muita garra, os atletas guarulhenses venceu pelo placar de 3 a 1. O time de Guarulhos vinha de uma derrota na estreia da Copa

Ouro diante do Ituano. Na categoria sub 17, uma outra vitória diante, também, da equipe do Guarujá. A AD Guarulhos venceu por 2 a 1 e se recuperou, pois, assim como o sub 16, vinha de uma

derrota diante do Ituano. Os jovens atletas foram incentivados pelo técnico Aramis, que entrou em campo com um ataque ofensivo, que não deu chances ao time adversário.

PREENCHIDAS TODAS AS 500 VAGAS PARA A EDIÇÃO 13 DA CORRIDA DO BATON, QUE ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 24 Após apenas treze dias da abertura das inscrições, foram preenchidas nesta segunda-feira, dia 4, todas as 500 vagas da 13ª Corrida do Batom. A informação foi divulgada pela Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, responsável pela realização da competição que acontece no dia 24. O evento é parte da programa-

ção do Mês de Gênero e inclui ainda a Caminhada do Batom, que tem percurso de 2 km e início logo após a passagem das corredoras. Para a caminhada são disponibilizadas 2 mil vagas e não é necessário realizar inscrição. E mais uma vez a competição promete ser acirrada. Também nesta se-

gunda-feira, foi confirmada a inscrição da atleta guarulhense Ana Claudia Emperador, que faturou o título de campeã da competição em 2012, completando o percurso de 5 km em pouco mais de 20 minutos de prova. HORÁRIO - Quem vai participar da corrida ou da caminhada é bom ficar atento aos horários. No domingo, a

distribuição dos 500 kits da corrida e dos 2 mil kits da caminhada terá início às 7h30, na tenda multiuso do Bosque Maia. A largada da corrida será às 9 horas, na avenida Paulo Faccini (altura do portão principal do Bosque Maia). Mais informações no site da prefeitura: www.guaru lhos.sp.gov.br


14 GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

O Folha do Ponto passou a ser, agora, o seu companheiro inseparável nas baladas de Guarulhos. Sempre pronto a divulgar os momentos de alegria dos baladeiros de plantão, o jornal esteve, no último final de semana, em três casas noturnas da cidade. Fique atento, pois o próximo a ser clicado por nossa equipe poderá ser você. Curta a festa, e divirta-se com responsabilidade!

Social

CLICK’S DAS MELHORES BALADAS

www.folhadoponto.com.br

O Ponto na balada

A folha do passageiro Por Edgar Guilherme

5º ANIVERSÁRIO DO

www.oruspix.com.br

AV. PAULO FACCINI Nº205 GUARULHOS - SP TEL:2229-1515

2.

3.

5.

4.

6.

1. 1. Ana Priscila, Carol Magalhães, Lua Nascimento, Ellen Magalhães e Jaqueline Magalhães; 2. PALOMA;3. Kelly Campos, Vanessa Nagen, Pri Mazzaro, Priscila Prosperino, Sérgio Fernandes, Edu Donadelo e Janaina de Souza; 4. Jussara, Oscar e Thalita; 5. Renata, Jacqueline e Carolina; 6. Dayse Nakawatase e Renata Figueiredo.

2.

1.

3.

RUA DOS CUBAS Nº134 (ALTURA DO Nº 590 PAULO FACCINI) GUARULHOS - SP

6.

5. 1. Banda Demoroots; 2. Bruno e Léo Elemento Sarau; 3. Natália e Glauco; 4. Jade, Paula e Mariana; 5. Danielle Bergantini e Jacqueline Bergantini 6. Camila, Jana, Paula, Bruna

4.

AV. PAULO FACCINI Nº405 GUARULHOS - SP TEL:2087-1950

1.

1. Ingrid e Richard ; 2. Jéssica e Felipe; 3. Paula e Juscilene 4. Bruna, Rodrigo, Samuel,Paula, Bruna Trevisani e Ricardo.

2.

3.

4.


A folha do passageiro Mari

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

TÁ NO P O NT O !

15

www.mariblogandogeral.blogspot.com

Mari@folhadoponto.com.br

CURTAS

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

NOVO AMOR...

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Que não está muito saudável "Se (?) Rua Fosse Minha", ciranda

Passar para dentro Diminuição da temperatura

(?) além: exceder o limite de

Dois estilos de nado 24 horas

Matéria de jornal

Aborrecido Mostrarse alegre

Pai da esposa ou do esposo

Hiato de "dieta" De, em inglês

Solange Couto, atriz

D. Pedro (?), imperador do Brasil Letra com a forma de uma roda

(?) Gore, político dos EUA

Causar; provocar Que não brilha; embaçado

BANCO

Aquele indivíduo 41

Solução

P I O

D

A E D S O T E A N T M A I D O

C O A R O T I R

A I A R T I G O

E T E R N A D I A

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Sua intuição está em alta. Aproveite e arrisque nos seus palpites.

Tipo de sangue Curso de água doce

B O R B O L E T A E L I V R E

Luciana Gimenez voltou a falar sobre sua magreza, a apresentadora da RedeTV!, que já havia usado o Twitter para dizer que, além de estar feliz com sua aparência, retomou o assunto na madrugada de terça-feira (5) e declarou que, se possível, perderá mais quilos.

Sílaba de "alma" Espécie de chapéu

A L

Touro - 21/04 a 20/05

Muitas emoções em circulação. Procure evitar o estresse e busque atividades mais reservadas.

Cinema (red.) O dia decisivo

É medida em metros quadrados (pl.)

Não é? (pop.) Seduzido

B O N E

Áries - 21/03 a 19/04

O momento é de renovação. Para mudar de postura, comece com atitudes simples em sua vida.

Cultiva (a terra) Passa pelo filtro

Canto de certos pássaros

Próximas emoções...

Lado a lado- 18h05, Globo Final Feliz. Zé e Isabel é aquele casal que a gente sabe que vai terminar bem no final. O público quer vê-los felizes. Mas mesmo no casamento, tem uma surpresinha... Guerra dos sexos-19h05, Salve Jorge-21h0, Globo Globo Berna. conta para Helô que Nieta fica feliz com a vitória Adalgisa é Wanda e que ela de Felipe. Moysés fala para está envolvida no sequestro Veruska e Nenê que fez negócio de Aisha. Theo enfrenta Lívia. com Vitório no que dia em que ele Haroldo fala para Stenio que morreu. Charlô tenta encontrar Drica quer voltar com Pepeu uma forma de processar Otávio da Turquia. Rosângela fala com e Felipe por acreditar que uma menina na praia com más sabotaram a aposta. Zenon intenções. Helô busca Aisha no pede para trabalhar como aeroporto. Mustafá sente falta motorista da mansão. das joias de Berna e a questiona.

Horóscopo

Extraterrestre (abrev.)

Dedicação; cuidado

O

MAGÉRRIMA...

Cabina de navio O Indivíduo com alergia

R I O

Separada do publicitário João Vicente de Castro desde dezembro, Cleo Pires já circula em nova companhia. O eleito é Rômulo Arantes Neto, dono de um currículo amoroso que inclui a ex “Malhação”, Maria Pinna, e a diretora Amora Mautner.

“Minha Novela”

Pedaço de pano Homem casado

S C

A FILA ANDA!

Produto para penteados

Terceira nota musical

E E N T M S T F R E R A T I R A CA A M A R Z E L O N E A T R A S O G R I E C A O S

Cuidando dos primeiros encaminhamentos para seu casamento com Rayanne Morais, Latino já teria garantido a data e escolhido o local da cerimônia. a celebração poderá acontecer no próximo 12 de outubro, no luxuoso Copacabana Palace.

A vida prometida aos cristãos

O F

“PÉ NO ALTAR”

TNome Completo: Julio Cesar Rocha Nascimento: São Paulo, 22 de outubro de 1979 Signo: Libra Time do Coração: Corinthians Referência, modelo e inspiração: Seus pais, Eduardo e Ana Maria, e seu irmão mais velho José Eduardo, que faleceu aos 16 anos em consequência da Distrofia Muscular, uma doença degenerativa. Com os pais e o irmão, Julio aprendeu desde muito cedo a valorizar as coisas mais simples e a importância de encarar a vida com alegria, de maneira positiva e solidária. Carisma: Uma das maiores alegrias para Julio e interagir com o público. Seja andando na rua ou num evento, faz questão de parar pra conversar, tirar foto e dar autógrafo para cada pessoa que se aproxima. Sua simpatia, simplicidade e bom humor são sua marca registrada e conquistam homens e mulheres de todas as idades.

Tabela (abrev.) Prefixo: contra Aracnídeo parasita

2/of. 5/ácaro. 6/ar tigo. 7/atraído. 8/camarote.

Edu Guedes, que se separou em novembro no ano passado, está tentando refazer sua vida sentimental. O apresentador não quer assumir nada publicamente, pelo menos por enquanto, mas confirmou que está conhecendo melhor uma médica, chamada Thais.

l fi r Pe Júlio Rocha

Movimento dos Sem-Terra (sigla) Valor por transportar produtos

Numa cidade do interior, um casal de noivos vai fazer um exame pré-nupcial, pra ver se tudo vai sair direitinho. Ou melhor, se tudo vai entrar direitinho. Dias depois, a moça vai buscar os resultados. A enfermeira lhe entrega um papel onde apenas se lê: “APM”. A moça não entende e a enfermeira explica: - Pode ficar tranqüila. APM quer dizer: “Apta Para o Matrimonio”. A noiva fica felicíssima. E pega o resultado do exame do noivo. Nele está escrito: “AAPM”. Aí é que ela fica exultante: se com um A só é considerada apta, imagine ele com dois As. Deve ser um fenômeno! Casam. Dez dias depois, volta a moça ao laboratório, querendo saber porque o marido é um fracasso total na cama, já que é “AAPM” . É aí que a enfermeira explica o que a sigla significa: “Apto Apenas Para Mijar”... Enviada por Luana Carmo - Bom Clima , envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br

Geremy Batins

Câncer - 21/06 a 21/07

Você tem vontade de ficar mais recolhido, o que pode ser visto de forma estranha pelas pessoas. Leão - 22/07 a 22/08

Prefira atividades mais reservadas, perto de pessoas que você confia e gosta de estar perto. Virgem - 23/08 a 22/09

Faça mudanças em sua casa. Priorize o conforto e a praticidade para buscar qualidade de vida.

Libra - 23/09 a 22/10

Procure priorizar o conforto e qualidade de vida. Procure dividir as responsabilidades em seu lar. Escorpião - 23/10 a 21/11

Reserve um tempo para ler e conversar com quem você confia. Sagitário - 22/11 a 21/12

O momento é propício para você repensar a maneira como lida com seu cotidiano.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Seu lado pensativo e introspectivo vem à tona no dia de hoje. Aproveite Aquário - 21/01 a 19/02

Amplie seus conhecimentos sobre assuntos complexos. Peixes - 20/02 a 20/03

Você terá oportunidade de ajudar seus amigos, já que eles podem aparecer com problemas sérios.


16

GUARULHOS, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro


Edição 184