Page 1

Guarulhos, de 11 a 17 de outubro de 2012

Mariana Gouvêia, do Canal Multishow, faz fotos sensuais no interior de São Paulo Pág. 15

A folha do passageiro Ano IV - Núm

ero 171 / Dist ribuição Gra tuita

FERIADO Veja as atividades para comemorar o Dia das Crianças

TRABALHO ESCRAVO Pág. 15

Os dois lados de uma mesma moeda: o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. De um lado, glamour e conforto; do outro, vigilantes se alimentam pelo chão e trabalham em condições subumanas. Procuradoria do Trabalho e Sindicato dos Vigilantes fazem vistoria nesta quinta-feira

Págs. 8 e 9

“O PAU VAI COMER”

Depois do feriadão, a campanha de Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB) para o segundo turno promete esquentar

Pág. 5


GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 alemao@folhadoponto.com.br

AS “NOIVAS VALORIZADAS”

Foto Montagem: Leonardo Bergamini

02

Os candidatos a prefeito derrotados, no primeiro turno, estão esperando a “cantada” perfeita dos noivos Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB), que irão disputar o segundo turno, no dia 28 de outubro, em Guarulhos. Jovino Cândido, do PV, parece já ter acertado com o tucano. Já Alan Neto (DEM) e o cowboy Wagner Freitas (PP) ainda não decidiram quem vão apoiar.

MAIS DISPUTA

A HORA DE DIMINUIR A LETALIDADE POLICIAL

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, do governo federal, está prestes a dar um grande passo, ao abolir de registros policiais o uso dos termos “resistência seguida de morte” e “autos de resistência” nos casos em que policiais, no exercício da profissão, matam civis. O objetivo é que elas sejam investigadas com mais rigor, como homicídio convencional. A “resistência seguida de morte” é um dispositivo arcaico (existe desde a época do regime militar) e que serve, apenas, para encobrir os excessos e aumentar o corporativismo policiais. Não dá para aceitarmos os números divulgados pela Ouvidoria de Polícia do Estado de São Paulo. Somente no primeiro se-

mestre deste ano, 229 pessoas foram mortas pela policia paulista. Durante todo o ano passado, foram registrados 438 mortos em supostos confrontos policiais. Por trás dos autos de resistência, muitos policiais escondem seu caráter violento e, até sádico. As execuções são maquiadas e a Justiça é induzida ao erro, no momento em que arquiva estes casos. O projeto do governo federal garantirá uma política de segurança pública mais transparente e mais séria. Aumentará a segurança da população, no momento em que freia os instintos violentos de um policial estressado e, muitas vezes, mal pago. Uma coisa é certa: não dá para continuar sermos indiferentes às taxas de letalidade policial.

Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br Departamento de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle Diagramação: Rafael dos Anjos Candido publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP. Tiragem: 20 mil exemplares Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br Impressão: TAIGA - F.: 2409-7926

Nem bem saiu de uma eleição, onde foi o primeiro colocado, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), já entrou em outra disputa: “quer-porque-quer” ser reeleito presidente do Legislativo. Pensando nisso, na segunda-feira, saiu a campo para conversar com os vereadores-eleitores.

X

“ZÉ NA FITA”

Soltur, provavelmente, não estará sozinho na disputa,já que poderá “nasser” um adversário que irá incomodá-lo. Trata-se do vereador Zé Luiz (PT). Embora o petista negue a intenção de disputar a presidência da Câmara, ele já trabalha nos bastidores, primeiro para ser indicado pela bancada petista.

“CONVERSA POUCA”

Se quiser disputar a presidência, Zé Luiz não terá tarefa tão difícil, pois ele já começa com 10 votos - nove do PT e um de João Dárcio (PTN), que é apaixonado pela administração. Com o peso do governo, os oito votos restantes viriam facilmente com a distribuição de cargos da máquina. E se faltar alguma coisa, o restante - com alguns “minutos” de conversa. Com o Zé na parada, Soltur terá que dobrar as conversas. O que também não será difícil convencer os parlamentares, é só usar o mesmo argumento usado para convencer a maioria dos eleitores que votou nele e no próprio Zé Luiz nas eleições.

“VOU PARA O GOVERNO”

Contando com a vitória de Almeida, o vereador Zé Luiz disse esta semana, a um companheiro de partido, que como o prefeito não terá dificuldades no Legislativo, já que os chatos vão embora (leiam-se Zé Mário, Eduardo Carneiro e Ricardo Rui), não haverá muito o que fazer na Câmara. Por isso, pretende pleitear uma secretaria no governo.

“EU NÃO ESTOU MORTO”

Observando as movimentações, está sempre o “liso” Geraldo Celestino, que espera o desenrolar do segundo turno para se pronunciar. Com Carlos Roberto, eleito, será forte candidato à presidência. E em caso de derrota do tucano, vai dar muita dor de cabeça, tanto para Soltur e, provavelmente, para Zé Luiz. Com Celestino, a conversa demora vários “minutos” e vara a madrugada.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

03


04 GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

As novas “meninas” da Câmara

ANEL VIÁRIO É BENEFICIADO COM OBRAS DE RECAPEAMENTO O Anel Viário está sendo beneficiado com as obras de recapeamento, que começaram há alguns dias e devem terminar na próxima terça-feira, dia 16. São 29 mil metros quadrados de extensão na avenida Castelo Branco, no trecho entre as avenidas Guarulhos e General Osório. Foi feita a parte de fresagem, uma técnica de restauração que possibilita a remoção controlada de uma ou mais camadas do pavimento, em ambos os lados da avenida, e agora será feito o recape propriamente dito, primeiro, no sentido centro/bairro, e vice-versa. Essa é mais uma etapa do projeto da prefeitura para recapear as vias da cidade por onde passam os ônibus. Nessa primeira etapa, 23 vias de sete regiões estão sendo beneficiadas pelo recapeamento. Esse projeto está a cargo da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), uma vez que integra o programa de obras mitigadoras de empresas com projetos na cidade, ou seja, são obras para minimizar os impactos que tais projetos implicariam no trânsito de Guarulhos e que são revertidas para as vias de passagem dos ônibus, beneficiando os quase meio milhão de pessoas que

se utilizam desse meio de transporte diariamente. CRONOGRAMA - A STT preparou um cronograma de trabalho com base em diversos fatores, mas, principalmente, nas condições das pistas e maior possibilidade de acidentes. A primeira via a receber o recape foi a Papa João Paulo I, no trecho entre o Trevo Bonsucesso e a rua Marinaro, no Bonsucesso, por onde passam duas linhas de ônibus com intervalos de 20 a 25 minutos em ambos os sentidos. As obras foram realizadas no início de setembro. As regiões beneficiadas nesse projeto são: Cumbica, Jardim Leblon, Bonsucesso, Pimentas/Marcos Freire, Jardim Santo Afonso, Cidade Satélite de Cumbica e Vila Augusta (Anel Viário). Pavimentação no Água Azul e no Bambi A STT também está com a responsabilidade pela pavimentação asfáltica de algumas vias que são servidas por coletivos nas regiões da Água Azul e do Bambi. Assim como o recapeamento das 23 vias, essa pavimentação está sendo realizada através de obras mitigadoras de empresas para reduzir o impacto que seus projetos poderiam acarretar ao trânsito da cidade.

O eleitorado guarulhense tirou da Câmara seis representantes do sexo feminino: Silvana Mesquita, Luíza Cordeiro, Eneide Maria, Dona Otávia, Helena Sena e Marisa de Sá. E elegeu somente duas mulheres: Genilda e Verinha Souza, que vão se juntar a 32 marmanjos.

Tudo em casa

Atualmente, podemos dizer, na família dos Souza, há dois vereadores: Eraldo Souza, vereador até 31 de dezembro e Verinha Souza (PT do B), vereadora eleita, que toma posse em primeiro de janeiro de 2013. O mesmo ocorre na família Passos. Neste momento, Gina Passos está vereadora, com o pedido de licença do vereador Geraldo Celestino (PSDB), em primeiro de janeiro, assume a vereança seu esposo, Gilvan Passos (PSDB).

Entra e sai

Saem os médicos: Ricardo Rui (PPS), Eduardo Carneiro (PSDB) e José Mário (PSDB), entra o Toninho da Farmácia e continua Vitor da Farmácia. Ah! Teremos um dentista também: Dr. Alexandre.

Os decanos

Vereador desde 1977, ganhando consecutivamente os pleitos, Paulo Roberto Cecchinato (DEM), perde sua primeira eleição para a Câmara. Agora, o tucano Geraldo Celestino indo para o sexto mandato, é o parlamentar mais antigo na Câmara guarulhense.

Um novo boneco?

Dos que tentaram, apenas João Dárcio (PTN) conseguiu voltar ao parlamento. Eleito em 2000, com pouco mais de 1.000 votos, em 2012 conquista expressivos 4.558 votos. Em seu primeiro mandato, ao romper com o então prefeito Elói Pietá, João Dárcio usava a tribuna sempre munido com um boneco que apelidou de Pienóquio, fazendo menção ao prefeito Pietá. Em caso de briga com o próximo prefeito, Dárcio utilizara outro boneco ou será que ainda tem aquele guardado de lembrança?

Duelo de titãs

O filho do todo poderoso RR Soares, Daniel Soares (DEM), conseguiu superar o filho do todo poderoso Jorge Tadeu, Jorge Tadeu Filho. O pupilo do Apóstolo Valdemiro Santiago, Obreiro/Missionário Jackson, também fica sem assento na Câmara de Guarulhos.


e

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

Política

www.folhadoponto.com.br

DEPOIS DO FERIADÃO, CAMPANHA PROMETE “PEGAR FOGO” NA CIDADE

Até o final de semana, Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB) deverão anunciar novas alianças Gil Campos

A semana está sendo de reuniões, acordos, propostas, conversas, e, também, de muitas especulações e boatos. Mas até o final de semana, os candidatos Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB) deverão anunciar as novas alianças de apoio para o segundo turno das eleições, que acontece

no dia 28 deste mês. Tanto o petista, quanto o tucano espera conquistar o apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno. Wagner Freitas (PP), obteve 9,46% dos votos válidos. A votação de Freitas quase superou a soma de votos dos candidatos que ficaram na terceira e quarta colocações no pleito – Jovino Cândido (PV), que teve 5,47% dos

ALMEIDA TAMBÉM ESPERA DEFINIÇÕES O prefeito Sebastião Almeida (PT), que tenta a reeleição, e conquistou 49,65% dos votos válidos de Guarulhos, enviou nota à imprensa, no início da semana, agradecendo o apoio da população. A coordenação da campanha petista também não anunciou os apoios que o PT terá para o segundo turno. As eleições em Guarulhos não foram definidas no primeiro turno, com uma vitória de Almeida, por apenas 0,35% dos votos válidos, o que representa cerca de 2 mil votos. Foi uma das disputas eleitorais mais acirradas dos últimos anos.

votos válidos, e Alan Neto (DEM), que ficou com 4,94%. Na tarde desta quarta-feira, dia 10, Alan Neto foi o único que prometeu anunciar seu apoio ainda nesta quinta. “Estamos concluindo as conversas”, declarou. O candidato disse que foi importante a decisão eleitoral ficar para o segundo turno em Guarulhos. “É uma nova eleição e temos mais oportunida-

des de rediscutir a cidade”. O democrata creditou a ida de Guarulhos para o segundo turno à potencialização dos candidatos que são considerados do grupo de oposição à campanha de Almeida. Perguntado para onde ele acredita que vão migrar os votos que ele teve no primeiro turno, Alan respondeu rápido: “vão para o famoso voto útil”.

AGRADECIMENTOS E CRÍTICAS AO PT No início da semana, o candidato tucano Carlos Roberto reuniu a imprensa durante entrevista coletiva no comitê central de sua campanha e voltou a criticar o PT. “Eles estão há 12 anos no poder. Se fossem aprovados, teriam 50% mais um voto e venceriam no primeiro turno. Isso não ocorreu, o que confirma a reprovação desse jeito PT de governar”. Ele fez questão de agradecer aos quase 170 mil eleitores Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação do candidato não informou sobre o resultado das reuniões que definirão os novos apoios à sua campanha.

OS CABOS ELEITORAIS PARA O SEGUNDO TURNO O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já se comprometeu a fazer campanha em Guarulhos para o tucano Carlos Roberto. A data de sua primeira visita ao município, no segundo turno, ainda não foi marcada

Já a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, do PT, também estarão em Guarulhos, para ajudar o prefeito Sebastião Almeida

05


06 GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

Política

www.folhadoponto.com.br

QUATRO PRIMEIROS VEREADORES ELEITOS SOMAM 26.480 VOTOS PARLAMENTARES PARA PRÓXIMA LEGISLATURA 1 - Eduardo Soltur (PSD) - 7.183 votos 2 - Prof Auriel (PT) - 6.507 3 - Elmer Japonês (PSC) - 6.467 4 - Prof. Moacir (PT) - 6.323 5 - João Barbosa (PRB) - 6.086 6 - Prof. Romulo (PT) - 5.529 7 - Gileno (PSL) - 5.502 8 - Guti (PV) - 5.127 9 - Zé Luiz (PT) - 4.902 10 - João Dárcio (PT) - 4.582 11 - Prof.Jesus (PDT) - 4.491 12 - Toninho da Farmácia (PRP) - 4.450 13 - Edmilson Souza (PT) - 4.411 14 - Americano (PHS) - 4.167 15 - Lamé (PT do B) - 4.045 16 - Eduardo Barreto (PC do B) - 3.874 17 - Toninho Magalhaes Filho (PTC) - 3.842 18 - Paulo Sergio (PR) - 3.836 19 - Verinha Souza (PRTB) - 3.745 20 - Romildo Santos (PSDB) - 3.704 21 - Genilda (PT) - 3.629 22 - Prof. Samuel Vasconcelos (PT) - 3.580 23 - Pezão (PT) - 3.567 24 - Marcelo Seminaldo (PT) - 3.397 25 - Geraldo Celestino (PSDB) - 3.381 26 - Pastor Anistaldo (PSB) - 3.364 27 - Vitor da Farmacia (PSDB) - 3.287 28 - Heleno Metalúrgico (PDT) - 3.250 29 - Daniel Soares (DEM) - 3.249 30 - Dr. Alexandre Dentista (PSDC) - 2.982 31 - Dr. Laercio Sandes (PMN) - 2.930 32 - Gilvan Passos (PSDB) - 2.749 33 - Ramos da Padaria (PP) - 2.360 34 - Luiz Matogrosso (PP) - 2.329

Os quatro primeiros vereadores eleitos na cidade tiveram, juntos, 26.480 votos. O campeão foi o presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), que conquistou nas urnas 7.183 votos,e foi reeleito. “Não esperava esta votação. Estava até apreensivo, pois os últimos presidentes do Legislativo não conseguiram se eleger”, disse Soltur. Dos novatos, quem surpreendeu foi o comerciante Elmer Japonês, da região de Santa Emília, que ficou em terceiro lugar nas eleições com 6.467 votos. “A

ficha ainda não caiu”, comentou o vereador eleito. PETISTAS - Entre os quatro primeiros parlamentares-campões de votos, estão dois petistas, que são professores: Auriel Brito e Moacir Souza. O primeiro conquistou 6.507 votos, e ficou em segundo lugar; já Moacir, teve 6.323, e assumiu a quarta colocação. O Legislativo irá experimentar uma renovação de 58,82% na próxima legislatura, a partir de janeiro de 2013. Dos 34 vereadores, 20 são novatos. Apenas duas mulheres foram eleitas.

Eduardo Soltur foi o campeão de votos

O petista Professor Auriel ficou em segundo

Elmer Japonês é o novato que teve mais votos

Moacir Souza também conseguiu se reeleger


GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

Política

www.folhadoponto.com.br

ELIMINADOS Principais nomes da oposição ao governo de Almeida (PT) são derrotados nas urnas; outros integrantes que faziam parte do grupo “Centrão”, também não se reelegeram

Os principais nomes da oposição ao governo petista de Sebastião Almeida foram derrotados nas urnas, no domingo, dia 7. Vereadores como José Mário (PSDB), Eduardo Carneiro (PSDB) e Ricardo Rui (PPS) não darão continuidade aos seus mandatos na próxima legislatura, que começa em janeiro de 2013. Os tucanos, em especial, perderam uma cadeira para o próximo ano, e atuará com quatro. A Câmara Municipal regis-

Ricardo Rui

trou uma renovação de 58,82%. Dos atuais 34 vereadores, 20 são novatos.Nomes tradicionais da política de Guarulhos ficaram de fora, como Paulo Roberto Cecchinato (DEM), que está no Legislativo há décadas. CENTRÃO - Em 2010, sob a liderança da vereadora Helena Sena (PSC), surgiu na Câmara de Guarulhos o “Centrão”, um grupo que se dizia independente. Ou seja, não fazia parte, nem da base do governo e nem da oposição. Além de Helena, integravam

Índio de Cumbica

o “Centrão”, os vereadores Eduardo Carneiro e José Mário, ambos do PSDB; Índio de Cumbica (DEM), Vitor da Farmácia (PSDB) e Novinho Brasil (PTN). Em vários momentos, os parlamentares foram críticos ao governo petista de Sebastião Almeida, e ameaçou obstruir votações de importantes projetos, como o do orçamento daquele ano, como retaliação à articulação do governo. Dois anos depois, o resultado das eleições foi catastrófico para quase todos os integrantes

José Mário

do “Centrão”, já que apenas um deles foi reeleito - Vitor da Farmácia, que teve 3.287 votos. “Estou tranquilo. Sempre respeitarei a decisão do povo. Agora, em uma eventual reeleição de Almeida, ele vai governar praticamente sozinho, e isso não é positivo para a cidade”, afirmou José Mário, o único parlamentar - não reeleito - que atendeu aos telefonemas do Folha do Ponto. Na época do “Centrão”, ele fazia parte do PTN.

Eduardo Carneiro

Ricardo Rui (PPS), Índio de Cumbica (DEM), José Mário (PSDB) e Eduardo Carneiro (PSDB), principais nomes da oposição, foram derrotados nas urnas e ficarão de fora na próxima legislatura da Câmara

NOMES QUE FICARAM DE FORA

Silvana Mesquita

Os eleitores deixaram de fora da Câmara, nomes tradicionais da política de Guarulhos. A derrota que mais chamou a atenção foi a de Paulo Roberto Cecchinato (DEM), que estava no Legislativo a quase 40 anos. Segundo sua assessoria, caso tivesse sido reeleito, ele deveria entrar no livro de recordes como o político vivo com mais mandatos consecutivos no Brasil. Também ficou de fora da próxima legislatura a vereadora Silvana Mesquita (PMDB), conhecida por sua atu-

ação política entre os portadores de deficiência física. Outros nomes que não estarão na Câmara a partir de 2013: Luíza Cordeiro (PC do B), Eneide Maria Moreira de Lima (PT), Marisa de Sá (PT), Unaldo Santos (PSB), Novinho Brasil (PTN), Dona Otávia (PRP) e Zuquila (PR). Também não retornarão à Casa os vereadores Wagner Freitas (PP), Alan Neto (DEM) e Eduardo Kamei (PTB); os dois primeiros foram candidatos a prefeito, e o segundo, a vice, e não foram eleitos.

Paulo Roberto

07


08 GUARULHOS, DE 4 A 10 DE OUTUBRO DE SETEMBRO DE 2012

A folha do

Especial

www.folhadoponto.com.br

AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS

CASA-GRANDE E

SENZALA

Denúncias dão conta que funcionários da área de segurança vivem, no dia a dia, situação análoga ao trabalho escravo; procuradora do Trabalho e Sindicato dos Vigilantes vistoriam local nesta quinta, 11 Gil Campos

Os dois lados de uma mesma moeda. De um lado, glamour, conforto, segurança. Do outro, situação de desrespeito com funcionários, infra-estrutura precária, abandono. Assim é o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, segundo denúncias feitas pelo Sindicato dos Vigilantes de Guarulhos, Itaquaquecetuba e Região ao Ministério Público do Trabalho. “A situação do pessoal da segurança no mais importante aeroporto da América Latina é terrível. É análoga ao trabalho escravo. E há 10 anos denunciamos esta situação”, afirmou o

presidente do sindicato, Amauri Rodrigues dos Santos. No ano passado, por conta das denúncias, a Procuradoria do Trabalho de Guarulhos realizou uma vistoria em toda a área do aeroporto e constatou irregularidades (ver matéria ao lado). Na manhã desta quinta-feira, dia 11, a procuradora do Trabalho Rosemary Fernandes Moreira retornará ao local de trabalho dos vigilantes para verificar se os problemas foram solucionados. “Pouquíssimas coisas mudaram no aeroporto. O que fizeram, na realidade, foi uma maquiagem sobre os problemas, mas estamos muito confiantes na atuação da Procuradoria

do Trabalho”, disse o advogado Miguel Abbud, consultor de segurança privada da entidade sindical. Segundo Abbud, hoje a segurança privada do local está sob responsabilidade da empresa Security, cujo contrato com o governo federal ultrapassa os 20 milhões de reais por ano. “São cerca de 600 seguranças privados, somente da Security, no aeroporto”. IMPORTANTE - O Aeroporto Internacional de Guarulhos é um dos mais importantes da América Latina, e o maior do Brasil. São realizados uma média de 650 procedimentos de pousos e decolagens por dia. Recentemente, o aeroporto foi privatizado.

Na foto do alto da página, vigilante se alimenta na própria guarita de trabalho; nesta, trabalhador improvisa mesa, em sala suja, para almoçar


o passageiro

GUARULHOS, DE 4 A 10 DE OUTUBRO DE SETEMBRO DE 2012

Especial

www.folhadoponto.com.br Guarita de lata, um verdadeiro forno para os vigilantes no período de calor, e uma geladeira no inverno

DENÚNCIAS

“Situação terrível”. Assim, o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Amauri Rodrigues dos Santos (foto), se referiu ao trabalho dos vigilantes que atuam no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Segundo informações da entidade sindical, os vigilantes que trabalham nas “guaritas de lata”, localizadas na cabeceira da pista, por até 12 horas, sob forte calor, não têm, sequer, banheiros. “Muitos deles fazem suas necessidades em saquinhos e jogam por lá”, explicou Amauri. As guaritas, afirmou o presidente, são “um verdadeiro forno” no período de calor, e são nestes locais que muitos vigilantes fazem suas refeições, o que comprova uma jornada de trabalho ininterrupta. PRIVATIZAÇÃO - O presidente do Sindicato dos Vigilantes fez questão de dizer que os problemas também atingem os funcionários terceirizados de outras empresas. “Não é apenas o vigilante que sofre no aeroporto”, enfatizou. Ele disse estar confiante na atuação da Procuradoria do Trabalho e, também, no grupo de empresas que assumiu o comando do aeroporto, após sua privatização. “Espero que os problemas sejam resolvidos”.

PROCURADORIA CONSTATOU PROBLEMAS NO ANO PASSADO sência de pagamento de benefícios para o vigilante, como horas extras, horas noturnas, entre outros. “Não dá para ficarmos calados diante de tantos problemas, que desrespeitam e desmotivam o trabalhador da área de segurança privada. Vamos continuar lutando para valorizar mais o profissional”, afirmou o presidente do sindicato, Amauri Rodrigues.

Relatório do Ministério Público do Trabalho, com data de 24 de janeiro de 2012, constatou que os vigilantes que trabalham no Aeroporto Internacional de Guarulhos, de fato, passam por vários problemas, desde a falta de banheiros, como de documentação. O documento confirma que a empresa Treze Listas Segurança e Vigilância Ltda, que - na ocasião - era responsável pela segurança particular do aeroporto, foi autuada pelas irregularidades verificadas no final do ano passado. Todas as denúncias foram proto-

coladas no MPT pelo Sindicato dos Vigilantes de Guarulhos, Itaquaquecetuba e Região. VERIFICAÇÃO - No documento Apreciação Prévia, a Procuradoria do Trabalho constatou, no primeiro momento, ausência de sanitários nos postos de serviços localizados na cabeceira da pista, ausência de refeitórios e de sistema para aquecimento das refeições, guaritas sem energia elétrica e sem conforto térmico, vestiário insuficiente e em condições de conservação inadequadas, o mesmo ocorrendo nos sanitários. Também foram constatadas au-

Banheiros sujos e quebrados para os vigilantes

No único local de descanso para os seguranças, tudo é velho, quebrado e sem conforto

09


10

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

A parceria entre poder público e empresa privada garantirá atividades físicas para a população

PARCERIA ENTRE SAÚDE E SHOPPING AMPLIA PRÁTICAS ESPORTIVAS Uma parceria celebrada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Shopping Bonsucesso vai ampliar ainda mais as ações do Pratique Saúde na região de Bonsucesso, programa que oferece aulas de educação física com acompanhamento de equipe multidisciplinar em todas as unidades da rede. Desde a última terça-feira (9), as atividades de três Unidades Básicas de Saúde (UBS Dinamarca, UBS Normandia e UBSNova Cidade) serão realizadas no “Espaço Viver”, organizado pelo Shopping em suas dependências. Serão contemplados pela parceria cerca de 100 pacientes, com idade superior a 50 anos, que passarão a frequentar as aulas de educação física neste novo espaço, de terça-feira a sexta-feira, das 7h às 8h. A programação semanal inclui exercícios de alongamento, caminhada, relaxa-

mento, ginástica aeróbica, exercício muscular de baixo impacto e ginástica localizada. PACIENTES - Além de ganhar um local com mais infraestrutura para as aulas, os pacientes também poderão participar de passeios, eventos recreativos e festas de confraternização, ações que fazem parte do projeto de socialização e integração dos participantes. Tudo gratuito. Assim como ocorre nas demais UBS, todos os frequentadores do projeto são acompanhados por equipe multiprofissional, composta por médico, educador físico, nutricionista, terapeutaocupacional e fisioterapeuta. Nos outros serviços da rede municipal de Saúde de Guarulhos, as práticas de atividade física acontecem nas dependências da própria UBS ou em locais da comunidade.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

Cidade

www.folhadoponto.com.br

Jornalistas guarulhenses lançam livro sobre homens que se vestem de mulher no dia a dia, e muitos deles são heterossexuais

As escritoras Kissy e Vanessa, autoras do livro

Eles pintam as unhas, usam salto alto, capricham na maquiagem, andam pelas ruas vestidos de mulher e, ainda assim, muitos deles são heterossexuais. São os crossdresses, conhecidos também por CDs. E é, justamente, a realidade destes homens que foi retratada com profissionalismo pelas jornalistas guarulhenses Kissy Fonseca e Vanessa Nathalia. No último final de semana, elas lançaram o livro “Mulheres Genéricas:A Vida dos Crossdresses”. O lançamento da obra aconteceu na Biblioteca do Centro Municipal de Educação Adamastor. Em 108 páginas, as autoras narram as histórias e percalços de

seis personagens reais. Neste livro o leitor tem a possibilidade de conhecer o caminho de sofrimento e angústia por que muitos crosdressers passam até serem entendidos, aceitos por seus desejos e serem vistos com certa ou total incompatibilidade com o gênero de origem.

1º REDESCOBRINDO GUARULHOS NESTA SEXTA-FEIRA Para quem estiver no próximo feriado na cidade e busca uma opção de unir conhecimento e educação ambiental, a Prefeitura de Guarulhos, através da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, realiza no dia 12 de outubro o 1º Redescobrindo Guarulhos. A ação, em parceria com o

historiador guarulhense Elton Soares, consiste em levar um pouco da história e suas raízes ambientais através de passeios monitorados a alguns pontos estratégicos do município. A primeira etapa do Redescobrindo Guarulhos será com uma visita ao Sítio Arqueológico Ribeirão das Lavras, no bairro da

Água Azul, uma das cinco lavras de ouro mais antigas do Brasil. Durante o passeio, todos poderão ainda conhecer mais sobre Mata Atlântica e sua biodiversidade. Já a segunda etapa do projeto acontece no dia 19 com um passeio pelo Centro da cidade, que abordará toda a história da fundação e seus

principais aspectos ambientais. As inscrições para o 1º Redescobrindo Guarulhos podem ser feitas pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com até o dia 11 de outubro. A ação é gratuita com vagas limitadas. Mais informações pelo telefone (11) 2414-0380. Responder Encaminhar

O Centro da cidade será um dos lugares a ser visitado no evento

11


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

Cidade

www.folhadoponto.com.br

PEÇAS INFANTIS E GRATUITAS

Para a sexta-feira (12), Dia das Crianças, o Teatro Adamastor Centro preparou um dia intenso de atividades para os pequeninos. A programação é da Prefeitura de Guarulhos em parceria com a empresa Trifil. No rol de entrada, das 11h às 18h, os grupos Doutores do Riso Curativo e Los Xerebas alegrarão as crianças com as esquetes da “Intervenções de Clown”. Em cima dos palcos, a Companhia dos Atores Grandes apresentará a peça infantil “O Leão e o Ratinho”, às 11h e às 16h. As duas sessões são gratuitas e serão disponibilizados 300 ingressos que podem ser retirados uma hora antes do início dos espetáculos. Mais informações pelo telefone 2809-7729.

Evento da Escola de Trânsito

Escola Pública de Trânsito realiza Semana da Criança A Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), realiza até esta quinta-feira, dia 11, a Semana Especial da Criança em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Diversas atividades estão programadas com o objetivo de proporcionar às crianças os meios necessários para repensar a qualidade de vida e a segurança no trânsito. Será realizado um teatro especialmente preparado para esta ocasião, abordando temas como o reaproveitamento de materiais e noções de segu-

rança no trânsito. Os jogos devem estimular a cooperação entre as equipes. Haverá ainda a confecção de peteca com material reciclável. Para finalizar as comemorações da Semana Especial da Criança está programado um piquenique colaborativo embaixo das árvores do Parque de Transição Fracalanza, situado na rua Joaquim Miranda, 471, na Vila Augusta. As escolas participantes são: EE Jair Miranda, EM Francisco Antunes Filho, EM Cerqueira César, EM José Jorge Pereira e EM Eugênio Celeste.

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ 17 DE OUTUBRO DE 2012

12


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

Esportes

www.folhadoponto.com.br

RODADA DA LIFUGAL Gil Campos

A fase de oitavas de final do 9º Campeonato de Futebol da Liga de Futebol da Vila Galvão, será realizada nesta sexta-feira, Dia das Crianças, 12. Os jogos acontecem no estádios Cícero Miranda e Oswaldo De Carlos. Na primeira arena, as partidas serão entre Corre Atrás e Explosão, às 12h30; 1º de Maio São Rafael e Sucata FC, às13h45, e entre AA Santa Cruz e Juntos por Acazo, às 15h45. Os times terão o apoio de suas torcidas que prometem lotar o Cícero Miranda. Já no Oswaldo De Carlos, jogarão Malokas do Fátima e São João Batista, às 9h30; Brasões Bela Vista e EC Renovo, às 15h; Renovação e Estiva FC, às 12h; Esquadrilha e Servidores, às 13h30; e Unidos do Cinga e Águia de Prata, às 10h45.

GINÁSTICA E BRINCADEIRAS NO PARQUE A Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Escola Pública de Trânsito (EPT) receberam diversas escolas municipais da Prefeitura de Guarulhos no Parque Fracalanza para uma aula socioeducativa e ambiental que integra as comemorações da Semana Especial da Criança, em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito. Na ocasião, as crianças puderam confeccionar uma peteca e ainda aprender mais sobre como a brincadeira chegou ao Brasil. Além disso, o trabalho também estimulou a garotada a abordar temas como o reaproveitamento de

materiais e noções sobre o meio ambiente. Já a Escola Pública de Trânsito (EPT) realizou uma gincana na Cidade Mirim. O Parque Fracalanza oferece gratuitamente cursos de massoterapia, reflexologia, terapias orientais, ginástica rítmica, auriculoterapia, shantala (massagem para bebês), música aplicada e muitas outras atividades, o agendamento deve ser feito pelo telefone 2408-1366. As inscrições para quem quiser participar das palestras e das capacitações sobre sustentabilidade são feitas pelo telefone 2087-3751.

13


14

A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

Cidade

www.folhadoponto.com.br

O Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato

Adamastor Centro tem sexta voltada para as crianças Para a sexta-feira (12), Dia das Crianças, o Teatro Adamastor Centro preparou um dia intenso de atividades para os pequeninos. A programação é da Prefeitura de Guarulhos em parceria com a empresa Trifil. No rol de entrada, das 11 às 18 horas, os grupos Doutores do Riso Curativo e Los Xerebas alegra-

rão as crianças com as esquetes da “Intervenções de Clown”. Em cima dos palcos, a Companhia dos Atores Grandes apresentará a peça infantil “O Leão e o Ratinho”, às 11 e às 16 horas. As duas sessões são gratuitas e serão disponibilizados 300 ingressos que podem ser retirados uma hora antes do início dos

espetáculos. “O Leão e O Ratinho” conta sobre um lindo dia de sol em que o Ratinho decide sair de sua toca e passear na floresta, apesar dos apelos de sua mãe, pois se considera um valente e destemido “rato grande”. Num determinado ponto de seu passeio, distraído, cai sobre as pa-

tas do Leão que descansava sob a sombra de uma árvore. A direção é de Atílio Garret (in memoriam) e a duração é de 50 minutos. Mais informações pelo telefone 2809-7729. Serviço - O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.


A folha do passageiro

TÁ NO P O NT O !

“Zona do Agrião”

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

Coliformes fecais

Também conhecidos por coliformes TERMOTOLERANTES, são um grupo de BACTÉRIAS que vivem no intestino dos ANIMAIS de sangue QUENTE, podendo contaminar a água através das FEZES deles. Talvez você esteja se PERGUNTANDO como essas fezes chegam até a água. Bem, aqui vai a RESPOSTA: por meio do DESPEJO do esgoto TRATADO de forma INADEQUADA. O homem adquire os coliformes quando eles PENETRAM em sua PELE ou são INGERIDOS por meio de alimento ou água INFECTADOS. Daí a necessidade de haver um controle de QUALIDADE desses bens naturais.

P

Ç

Q

U

E

N

T

E

Z

E

E

U

P

L

F

M

X

T

D

N

T

D

L

G

Z

U

M

N

P

M

R

V

B

E

T

E

N

C

A

O

S

M

X

G

E

Q

S

S

M

P

V

L

E

R

S

U

U

D

M

P

J

C

S

E

E

T

L

N

L

D

E

I

S

C

K

L

A

X

T

D

P

J

N

K

L

M

O

V

K

A

J

E

O

A

A

B

T

Q

N

D

N

Y

D

Z

J

E

O

S

N

D

L

E

C

E

S

I

Z

M

F

T

R

E

C

O

A

T

Ç

Q

O

P

E

M

E

U

N

R

K

U

D

R

S

E

R

E

P

R

A

X

A

A

B

K

T

O

O

M

W

J

B

D

T

W

X

R

F

G

N

J

K

A

A

C

V

I

Q

I

O

I

E

U

M

E

E

C

N

R

L

P

Q

G

M

M

U

F

E

G

C

O

E

A

N

B

O

X

N

W

E

Y

C

T

P

J

Q

Z

S

I

C

R

E

Q

O

D

A

T

A

R

T

E

I

D

I

A

R

D

G

I

T

F

D

D

A D

T

Q

I

R

B

O

Z

H

Ç

O

A

L

I

M

E

N

T

O

U

S

I

Z

E

Ç

G

F

F

Q

Q

J

L

L

S

A

R

E

C

A

B

D

R

L

V

C

Q

L

U

Ç

U

U

I

Z

A

I

N

I

M

T

A

I

S

M

Q

B

A

19

D

O S E M R O F I L O C

A

T

T A

A C T R

A G U P E R G U N T A N D O

L A N R O J Q

R E S P O S T A

I

N

O

T

A P E N E T R A M U C

D E S P E J O E I

I N A D E Q U A D A

I A

S B

O

I N G E R I D O S

S O D A T C E F N I T L E

P N A

T R

E I

E D A D I L A U Q

O S S E T N A R E E L O F T E O Z M E R S E T

Somos capazes de resultados inesperados, de mudanças que já não acreditávamos ser possíveis, quando Deus faz parte da nossa vida. Sempre existe um amanhecer onde Deus renova as nossas forças! - “Porque para Deus nada é impossível.” * Lucas 1:37

S

R

N

Maria de Oliveira

S

T

M

Ponto de Fé

O

W

I

A pop star foi pega vomitando no palco durante seu concerto em Palau San Jordi, em Barcelona, na Espanha. A cantora descia uma escada, mas ao perceber que o pior iria acontecer, ela se virou de costas para o público e vomitou.

Zarolha avisa às meninas do Bataclan que vai se casar. Gabriela se entristece ao saber que Nacib arrumou um cozinheiro.

I

Y

E

Gabriela 23h, Globo

R

I

Horóscopo Geremy Batins

Áries - 21/03 a 19/04

Novos desafios, um deles é continuar sendo criativo e apaixonado e persistente. Sensibilidade em alta.

Dois astros em Escorpião acentuam impacto das relações estáveis nos seus planos. Muita conversa e honestidade será essencial.

Libra - 23/09 a 22/10

A melhor forma de amar é com a verdade e a cautela. Uma reviravolta positiva e inesperada vem por ai ... Escorpião - 23/10 a 21/11

Ser discreto sobre sua vida pessoal é lema que deveria ser respeitado por todos os escorpioninos. Dê oportunidades. Sagitário - 22/11 a 21/12

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Com todo seu pique e entusiasmo, você vai ganhar a atenção e o afeto de alguém que tem ideias incomuns.

Câncer - 21/06 a 21/07

Fase positiva da qual deve retirar o máximo proveito. Humildade e felicidade são heranças de família não perca isso.

Você precisa ser menos orgulhoso e aceitar ajuda das pessoas. Seja mais positivo na sua vida.

Depois de muito sofrer, Monalisa, finalmente, reencontrará a felicidade nos braços de sua eterna paixão, Tufão. Segundo fontes dos bastidores da novela, os dois se casarão numa linda - e animadíssima, claro! - cerimônia no Divino. E, nos momentos finais, a empresária anunciará ao amado que está esperando o primeiro filho legítimo dele.

A

W

E

Charlô comemora a vitória sobre Otávio. Veruska não consegue convencer Roberta a desistir de vender suas joias.

Avenida Brasil 21h, Globo

I

C

R

Lado a Lado 18h, Globo Bonifácio afirma a Margarida que não é responsável pela confusão em que se encontra a cidade. Carlota presta queixa contra Teodoro. Guerra dos sexos 19h, Globo

Próximas Emoções...

C

E

Solução

Touro - 21/04 a 20/05

“Minha Novela”

I

U

N

Enviada por Francisco Gaeta - Cumbica envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br

T

V

M

Vomitando...

- Não, exatamente! Eu fico sentado com cara de coitado e ela deita, e finge de morta.

O

E

I

Dois sujeitos estao no bar discutindo a respeito de sua vida conjugal. - Eu e minha mulher fazemos amor estilo cachorrinho - diz um deles. - Ah, ja’ sei! Você pega ela por trás...

N

I

Apresentadora do programa “Zona do Agrião” do canal Multishow, Mariana Gouvêa posou assim, bem à vontade, para um ensaio sensual. De acordo com sua assessoria de imprensa, que divulgou as imagens, a apresentadora foi clicada em um estúdio no interior de São Paulo na última segunda-feira (8). Mariana tornou-se conhecida por supostamente ter dado um fora em Pe Lanza, vocalista da banda “Restart”. De acordo com paparazzi que cobriram o prêmio Multishow, realizado no mês passado no Rio de Janeiro, a apresentadora resistiu aos encantos do músico ao ser abordada por ele no evento.

De vez em quando, ouvimos falar, seja pelos NOTICIÁRIOS da TV ou pelo JORNAL impresso, que a análise da ÁGUA ou de algum ALIMENTO indicou contaminação por COLIFORMES fecais. Mas você sabe o que são?

Será que volta???

Chris Brown e Rihanna já não fazem nenhuma questão de esconder que estão retomando a relação. Mas os amigos de ambos dizem que a decisão de voltar é um desastre anunciado Chris e Rihanna adoram um drama. Eles sabem que seus fãs não apoiam a retomada do relacionamento e que isso é terrível até para a imagem deles, já que Chris foi condenado por agredir Rihanna em 2009 crime pelo foi condenado à liberdade condicional.

© Revistas COQUETEL 2012

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

A

Joelma é chamada de Chayene. E pelo visto, o apelido não é injusto. Quem trabalha com a vocalista do Calypso afirma para quem quiser ouvir que ela é uma pessoa difícil de conviver. Fora isso, por onde passa Joelma dá show de estrelismo e antipatia. E outra: ela não gosta de mulheres. Tem mania de chamá-las de burras.Tadinho do marido Chimbinha, pois dizem que ele é superbonzinho.

Mariana Gouvêa

A L

CURTAS Verdadeira Chayene

www.mariblogandogeral.blogspot.com

S A

Mari

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

Pense nas atitudes que você anda tomando com a pessoa que está ao seu lado. A força da família melhora qualquer auto-estima. Leão - 22/07 a 22/08

Você pode parecer menos objetivo aos olhos dos outros, mas é porque está seguindo seu ritmo. Por isso, cuide mais de si e menos do mundo. Virgem - 23/08 a 22/09

Afaste-se de pessoas e de pensamentos negativos. Seja mais organizado para não perder muito procurando as coisas.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sem grandes problemas, mas se cuide e seja cauteloso. Continue procurando a família e evite se abrir com pessoas que não sejam da família. Peixes - 20/02 a 20/03

O seu espírito amoroso está em dia aproveite. Realize seus desejos. Momento bom para resolver pendências entre os familiares.

15


16

GUARULHOS, DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

A folha do passageiro

edição 171  

Folha do Ponto - A Folha do Passageiro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you