Issuu on Google+

www.folhadoponto.com.br Guarulhos, de 20 a 26 de outubro de 2011

A folha do passageiro

Prefeito Almeida entrega obra no Pimentas neste domingo, dia 23 Página 4

CADÊ

Ano III - Número 127 - Distribuição Gratuita

A ex-BBB Maria Melilo será a capa da revista Playboy deste mês

Terminal

A TERRA SAGRADA

Página 15

Show gratuíto Elba Ramalho se apresenta no Adamastor Centro Página 13

Cara Limpa

Decreto é revogado e projeto já tem nova regulamentação Página 6

Páginas 8 a 10

Índios de Guarulhos querem área de 20 hectares para implantar aldeia e resgatar cultura


2

pontoopinião

De 20 a 26 de outubro de 2011

Ponto de Vista

Gil Campos

gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

PONTO SEM NÓ

Sebastião Alemão - Fone: (11) 2279-1004 / 7865-2240 - alemao@folhadoponto.com.br

“FIQUE TRANQUILO!”

No governo do saudoso prefeito Néfi Tales, o secretário de gabinete Humberto Ramalho ganhou um apelido dos vereadores. Catorze anos depois, o atual chefe de gabinete do prefeito Almeida, Rafael Paredes (foto) ganhou o mesmo apelido, que é “Fique Tranquilo”.

“FIQUE IRRITADO!”

2

pontoopinião

MAIS UMA TENTATIVA Ponto de Vista DE INIBIR

Gil Campos

gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

O governador de São Paulo Geraldo Alckimin sancionou nesta quarta-feira, dia 19, a nova lei estadual que amplifica a prevenção ao uso de bebidas alcóolicas por crianças e adolescentes. É mais uma tentativa de proibir a venda de álcool a menores. Lei que proíbe a venda já existe, mas, agora, além de coibir a venda e o consumo, a nova legislação responsabiliza o proprietário do estabelecimento comercial - seja ele bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas. A vigência já é imediata. Agora, o comerciante será obrigado a exigir documento de identificação para realizar a venda ou deixar que o produto seja consumido no local. Supermercados, por exemplo, deverão expor as bebidas alcoólicas em espaço separado dos demais produ-

tos com a devida sinalização sobre a lei. Em 30 dias haverá blitzens educativas. Não restam dúvidas que toda ação para coibir o alcoolismo infanto-juvenil é válida e o governo do Estado não está medindo esforços para atingir esse objetivo. O alcoolismo é a segunda causa de morte evitável em todo o mundo, atrás apenas do tabagismo. Levantamento feito pela Secretaria da Saúde aponta que uma pessoa é internada no Estado por problemas decorrentes do uso do álcool a cada 20 minutos. O Cratod (Centro de Referência em Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) detectou que 80% dos pacientes diagnosticados alcoólatras deram o primeiro gole antes dos 18 anos, parte deles muito jovens, com 11 ou 12 anos.

PARABÉNS PRA QUEM? Na próxima semana, o sistema de transporte público de Guarulhos, incluindo o Bilhete Único, estará completando cinco meses. Mas as reclamações nas ruas são inúmeras. Tudo mudou e, ao mesmo tempo, nada mudou; aliás, de acordo com o que se escuta nos terminais e pontos de ônibus, piorou. A foto acima, tirada no terminal do São João, retrata a insatisfação do usuário que está cansado de pegar mais de um veículo para chegar ao trabalho. O grande número de reclamações está na demora do trajeto - o que antes era feito em 20 minutos, hoje, não raro, ultrapassa até os 60 minutos. A Secretaria de Transportes e

Trânsito (STT) parece que emudeceu diante da imprensa; ou nada tem feito ou não tem transparência no diálogo com a população. O governo tem perdido, dia-a-dia, a luta travada com os perueiros que ficaram fora da licitação e que estão trabalhando sob determinação judicial. A cada dia o número destes trabalhadores nas ruas aumenta, como aumenta a já exorbitante quantidade de multas aplicadas contra eles que, por sinal, acusam a administração municipal de perseguição (ver reportagem especial nesta edição). Diante de tudo isso e muito mais, uma pergunta: há motivos para comemorar os cinco meses do “novo” sistema?

Os vereadores ou algum munícipe que precisem de algum favor do governo com urgência, recebem do “Paredão” a seguinte resposta: “Fique tranquilo que eu resolvo isso”. Só que muitos esperam omeses De 26 de maio a 1 de junho de 2011 e não têm os problemas resolvidos. É para ficar tranquilo?

PONTO SEM NÓ

APOIO A UM TAXISTA

Sebastião Alemão - Fone: (11) 2279-1004 / 7865-2240 - alemao@folhadoponto.com.br

Edmilson Americano, vereador pelo PHS, que recentemente declarou à imprensa que não será candidato à reeleição, afirmou esta semana O sonho partido político é ter de uma candidatura a prefeito para poder numa roda de de todo parlamentares, que sério não ficará alavancar os candidatos vereador com um bom trabalho, poder até chegar a fora das eleições no anoa que vem. e, Americano governar o Município. afirmou que ele e seu grupo deverão apoiar um candidato, mas que só existe uma condição: terá que ser um taxista. Da Guarucoop, é claro!

CANDIDATURA PRÓPRIA

CARA-DE-PAU

Ao contrário desta filosofia, o presidente do PSC Guarulhos, José Oliveira (foto), declarou na semana ERALDO PRTBdo passada ao Folha do Ponto que respeitavaNO a vontade O vereador Eraldo Souza, que está sem partido há mais vereador Alan Neto de ser candidato a prefeito, mas no de um ano, declarou na última terça-feira, diapensa 18, que próximos dias irá se filiar no PRTB. Esta será momento o partido não em nos ter candidatura própria. a primeira vez que o partido terá um representante no Legislativo guarulhense. “Queremos apenas eleger vereadores”, disse Oliveira. A sigla na cidade está nas mãos do grupo do vereador Lamé (PT do B).

NOS BRAÇOS DO GOVERNO VERA CANDIDATA

Na verdade, boa fonte garanteEraldo que Oliveira dopara PT, inclusive, vai se está filiarbem forapróximo do prazo alguém já se reuniu com a alta cúpula do que governo Almeida, com direito a almoços e cafezinhos, pretende ser candidato, porque não vai tentar inclusive, tendo a companhia do chefão doem partido, Nascimento. a reeleição 2012. Gilberto Sua sucessora política será a irmã Vera Souza, funcionária da Câmara, que será candidata pelo PT do B, partido que fará coligação com o PRTB, que terá como líder o seu irmão.

FORA DO CENTRÃO?

Segundo a mesma fonte, o governo quer que Oliveira MUITO” dê“FALA um jeito na vereadora Helena Sena (foto). Ou ela Vários vereadores brincavam no final da última sessão com Zuquila e Daniel se enquadra com a administração municipal e deixe o Soares (está substituindo Helena Sena que está de licença). Eles diziam quefora Centrão ou o presidente dê um jeito dela cair a dupla “fala demais” e “atrapalha a sessão”. Tudo gozação, porque até hoje do partido... e logo! ninguém ouviu a voz dos dois. Nem na bancada e, muito menos, na tribuna do Legislativo. Daniel é o contrário do pai, o missionario RR Soares, que é quem mais fala na televisão brasileira.

MAIS UM CARA-DE-PAU

Alan Neto também foi incoerente na entrevista que concedeu ao Folha do Ponto, quando disse que “a maioria dos projetos morre no ninho” e que os vereadores são submissos ao governo. Quem conhece Alan se surpreendeu.

APRENDEU COM O AVÔ

Como na música de campanha, Alan disse que aprendeu tudo com o seu avô. Na sua trajetória política, o velho Alan nunca foi oposição de governo nenhum, nem o próprio ( 1seguindo 1 ) 2 2seus 7 9passos, 1 0 também 0 4 não fez oposição até hoje a projetos do governo. neto,

(11) 2279 2152

EMBRÓGLIO JURÍDICO

O PTN, que até semana passada, era cobiçado por muitos candidatos a vereador e até por futuros candidatos a prefeito, ficouExpediente em baixa esta semana, já que ninguém sabe Diretor-geral: Sebastião Bispo da Silva quem vai presidir o partido Editor: nos próximos meses à briga das liminares. Gil Campos (MTb devido 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br

ESTADO GRAVE

Diretora Administrativa / Designer Gráfica: Marilene Ferreira Fotografia e Diagramação: Rafael dos Anjos Candido o publicação BAMF-Eventos Ltda., CNPJ nJoão 10721005/0001-67, Por falar em PTN, o presidente dodapartido em Guarulhos, Dárcio (pai) está Rua Tacayoshi Tamura, 16, Jardim Acácio, CEP 07144-120, Guarulhos, SP. internado na UTI na Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Ele foi socorrido em estado Tiragem: 50 mil exemplares - Periodicidade: Semanal

grave pelo próprio filho, João Dárcio, no dia 16 para o Hospital Carlos Chagas, ao passar Telefone: 2279-1004 Telefone: (11) 2279 1004 / (11) (11) 2279 2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br mal em seu escritório de advocacia. Foi diagnostica um aneurisma na veia Impressão: TAIGAdissecante - F.: 2409-7926 aorta. Teve de ser transferido para a Capital, onde permanece internado.

UNALDO E ARMANDO


De 20 a 26 de outubro de 2011

pontocidade 3


4

pontopolítica

De 20 a 26 de outubro de 2011 José Luiz/PMG

Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

Continua sentada

O vereador Geraldo Celestino (PSDB) voltou de licença de 30 dias, agora quem saiu por 15 dias foi o vereador Romildo Santos (PSDB) - foto. Assim a primeira suplente de vereador do partido, Gina Passos, continua na vereança por pelo menos mais 15 dias.

Almeida concede entrevista ao lado do secretário de Trânsito, Atílio, no novo terminal

Veja bem, o mundo dá voltas

Em 2007, o então vereador do PSOL, Edson Albertão, presidiu uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou o contrato entre a prefeitura e o Ministério de Esporte, ligado ao PC do B, para a implantação do Projeto Segundo Tempo em Guarulhos.

Amnésia política

O projeto tinha como objetivo incentivar o esporte entre as crianças. Na época havia suspeita de desvio de recursos. O tempo passou e hoje Albertão faz parte das fileiras do PC do B, mas as denúncias do Projeto 2º continuam. Segundo o vereador Geraldo Celestino (PSDB), Albertão deve estar com amnésia, pois na época apresentou um relatório em separado com uma condenação veemente contra a gestão do contrato e ao PC do B.

Onde andará?

Celestino relembrou ainda que o Projeto Segundo Tempo, implantado na cidade, foi assinado entre uma ONG e o Ministério do Esporte. Diante da denúncia do então deputado federal, Orlando Fantazini, de desvios de verbas públicas, a Câmara começou a investigar e a Justiça foi acionada. Anos depois, o presidente da ONG, José Cláudio Néris, que foi candidato a vereador pelo PC do B, foi condenado a devolver aos cofres públicos meio milhão de reais.

Com 100 anos de atraso

Ao comentar da tribuna da Câmara as péssimas condições dos trabalhadores brasileiros, o vereador Novinho Brasil (PTN) afirmou: “não é possível estarmos em pleno século vinte e ainda pessoas trabalhando sem as mínimas condições”, afirmou o parlamentar, que embora seja Novinho, errou a data. Estamos no século vinte e um há 10 anos.

Ninho tucano

Foi realizada na noite desta terça-feira, 18, no Clube Guarulhão reunião para o lançamento das pré-candidaturas para o cargo de vereador e a prefeito. Compareceram ao encontro, além dos cinco vereadores tucanos, o vereador Índio de Cumbica (DEM), o vereador e presidente do PPS, Dr. Ricardo Rui, o presidente do PC do B, Toninho Silvan, o presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Guarulhos e região, José Pereira, o vice-presidente do PDT municipal Josenildo, conhecido como Cabeça. Marcaram presença, os deputados estaduais do PSDB, Celino Cardoso e Pedro Tobias, que também é presidente Estadual do PSDB, entre outras personalizas.

Terminal Pimentas começa a operar no domingo, dia 23 A população que utiliza o sistema de transporte coletivo passa a contar, a partir de domingo, dia 23, com o Terminal Pimentas. A obra, orçada em R$ 12,8 milhões, possibilitará a interligação da região com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e a rodoviária do Cecap. A estimativa é que sejam realizados cerca de 40 mil embarques e desembarques diários. “O terminal é mais um passo para a integração do sistema de transportes de Guarulhos. Iniciamos esse processo com a implantação do Bilhete Único, que já reduziu os gastos dos usuários com as passagens dos ônibus”, destacou o prefeito Sebastião Almeida.

Segundo terminal de ônibus da cidade – o outro fica na rodoviária do Cecap –, o empreendimento facilitará a locomoção das pessoas para o Hospital Pimentas-Bonsucesso, Unifesp, CEU Pimentas, Teatro Adamastor Pimentas e Shopping Bonsucesso. FUNCIONAMENTO - O Terminal Pimentas funcionará diariamente das 4h às 1h40, com 22 linhas municipais em operação, sendo 15 de micro-ônibus e sete de ônibus. A frota em circulação será de 167 veículos, todos devidamente adaptados para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No local, haverá ainda um posto para aquisição e recarga do cartão do Bilhete Único.

Greve deixa 200 motoristas de braços cruzados, diz Stap

Cerca de 200 motoristas da prefeitura de Guarulhos estão de braços cruzados, segundo Denilson Bandeira, 45, diretor geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal (Stap). Nesta quinta-feira, dia 20, a categoria participará de audiência na Justiça do Trabalho, em São Paulo, às 13h30, podendo suspender a paralisação. Os motoristas exigem isonomia entre os salários da municipalidade; final das terceirizações contratadas pelo governo e o fim da autorização para digirir. “O

que está acontecendo é ‘desvio de função’, pois só pode dirigir o concursado, quem tem fé pública, mas hoje, até os comissionados dirigem as viaturas oficiais da prefeitura”, afirmou Denilson. NOTA - O governo divulgou nota (chamada de “mentirosa” pelo Stap) informando que “estava em processo de negociação para atender a reivindicação dos motoristas [quando] o sindicato mudou seu posicionamento, rompendo as negociações com a Administração”. Os serviços emergenciais estão funcionando 100% por força de liminar.

Manifestação começou na terça-feira, dia 18


pontopolítica 5

De 20 a 26 de outubro de 2011

Fotos: Imprensa/PSDB

CARLOS ROBERTO DÁ PONTA-PÉ INICIAL NA SUA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO

O deputado federal e presidente do PSDB Guarulhos, Carlos Roberto, lançou, na noite de terça-feira, dia 18, sua pré-candidatura à prefeitura, em evento que reuniu cerca de 500 pessoas. Ao lado do presidente estadual do PSDB e deputado estadual Pedro Tobias, Carlos Roberto afirmou que o partido está construindo seu melhor momento na cidade e disse não ter dúvidas de sua vitória na eleição majoritária. “O PSDB Guarulhos está

vivendo um momento muito especial e de união. Aumentamos nossa bancada na Câmara e o número de filiados. Isso demonstra o anseio da população por mudança. Eu faço parte desta mudança, por isso estou me colocando à disposição do partido e firmando um compromisso com vocês”, disse. Na oportunidade, o presidente do diretório municipal apresentou os 55 pré-candidatos ao Legislativo e falou sobre a importância da união

da militância. “Política não se faz sozinho; política é ‘pluri’. Não é com promessas que chegaremos aos nossos objetivos. Mas, sim, mostrando trabalho, compartilhando ideias e oferecendo oportunidades. A sociedade tem um viés importantíssimo que é o da oportunidade. Todos os países que seguiram esse viés se tornaram países de primeiro mundo”, afirmou Carlos Roberto. Pedro Tobias manifestou apoio à pré-candidatura do

deputado federal e afirmou que o partido não medirá esforços para o eleger. “Assim como venceu em sua vida particular, Carlos Roberto vencerá na vida pública. Estou certo de que ele não usará a prefeitura como um cabide de emprego como outros fazem hoje, porque tem caráter. O partido vai fazer tudo o que puder para vê-lo prefeito de Guarulhos e ver essa cidade no caminho certo, com transporte público de qualidade, esgoto tratado

e a saúde primária funcionando”, disse Tobias, que também é médico. GOVERNADOR - Representando o governador Geraldo Alckmin, o deputado estadual Celino Cardoso também manifestou apoio ao pré-candidato. “Carlos Roberto está desempenhando um grande trabalho na Câmara. Quando vereador e agora como deputado federal já demonstrou que tem competência para governar Guarulhos”, comentou Cardoso.

PT DO B QUER INDICAR O VICE, DIZ PRESIDENTE Rafael dos Anjos

Gil Campos

O presidente do PT do B Guarulhos, Rabih Khalil, de 31 anos, disse que o partido não irá abrir mão de indicar o candidato a vice-prefeito nas próximas eleições. “É prerrogativa do PT do B indicar o candidato a vice-prefeito. Nós temos quadros e temos gabarito. Não vamos abrir mão disto. Vamos até convidar os partidos da base aliada para discutirmos essa questão”, afirmou Rabih em visita à redação do Folha do Ponto, na manhã dessa quarta-feira, dia 19. O partido, inclusive, pretende elaborar até um plano de governo para apresentar aos candidatos a prefeito de Guarulhos no próximo ano. Ele confirmou que, na atual conjuntura, o PT do B – que tem como líder na Câmara, o vereador Lamé – ainda faz

vel” para disputar as eleições do próximo ano. “Nossos pré-candidatos a vereador somam 50 mil votos e em coligação com o PRTB vamos lançar 49 homens e 21 mulheres na disputa. Vamos dar trabalho”, afirmou. INGERÊNCIA – Rabih garantiu que o governo não teve

nenhuma ingerência na formação da chapa do PT do B. “Não aceitamos nenhum ex-vereador no partido. Inicialmente, nosso compromisso público foi não filiarmos nenhum pré-candidato que teve mais de 2 mil votos e depois baixamos este número para 1,8 mil votos”, revelou.

EXECUTIVA DO PARTIDO TEM EX-PPS Gordinho, Zé Paulera, Rabih, Adalmir e obreiro Fábio fazem parte da Executiva

parte da base aliada do governo Sebastião Almeida. “Temos que ter responsabilidades na atual conjuntura política. Hoje fazemos parte da base, não há nenhuma pendência com o governo. Para 2012, ainda vamos discutir”. E enfatizou: “ser da base não é ser submisso ao governo, a nossa prioridade é com o nosso gru-

po”. Ele negou a existência de qualquer tipo de desgaste com o governo Almeida. “A meta do PT do B é o melhor para a cidade, agora se é na situação ou na oposição ainda não sabemos. Mas vamos lutar para o melhor de Guarulhos”, observou Rabih. Ele garantiu que o partido montou uma “chapa invejá-

Parte da nova executiva municipal do PT do B foi apresentada ao Folha do Ponto pelo presidente Rabih Khalil. Compareceram à redação, além de Rabih, o obreiro Fábio Pompêo, Zé Paulera, e os ex-integrantes do PPS Adalmir Abreu e Marcos Fonseca, o “Gordinho”, recém-filiados ao PT do B. Adalmir, autor do pedido de cassação do prefeito Sebastião Almeida no caso da OnG Água

e Vida, contou que deixou o PPS por conta de divergências políticas internas e que “vai manter a sua independência e coerência”. “Eu sempre vou respeitar a decisão do partido, mas não serei subalterno ao prefeito”, enfatizou. LEGISLATIVO - O partido disse que pretende eleger três vereadores nas eleições do ano que vem. A Executiva começa a discutir alianças para 2012.


6

pontocidade

De 20 a 26 de outubro de 2011 Márcio Lino/PMG

Rua D. Pedro, no Centro; poluição visual que deixa a cidade feia

GUARULHOS DE CARA LIMPA É REVOGADO E ALMEIDA ASSINA NOVA REGULAMENTAÇÃO Novo texto da publicidade no Município já está em vigor e atende reivindicações da população

A Prefeitura de Guarulhos, por meio do Decreto nº 29.330/11, revogou nesta terça-feira, dia 18, o Decreto Municipal nº 27.630 de 2010, Guarulhos de Cara Nova, que regula a instalação de anúncios de publicidade, incluindo anúncios sonoros, folhetos, panfletos, painéis e outdoors. O novo texto que já está em vigor, atende as reivindicações da população

sobre modificações na redação de alguns artigos. As alterações atingem alguns incisos entre eles o que prevê a instalação do anúncio na fachada. A espessura máxima que antes era de quinze centímetros passará a ter 20. Além disso, o proprietário poderá utilizar 40% na testada do imóvel que consta no IPTU. Se o estabelecimento comercial

for de esquina, o proprietário poderá usar essa cota para a frente e lados. No que se refere às áreas livres, os outdoors terão altura máxima de 10 metros e os totens publicitários de 15. Ambos não terão altura mínima. Já no artigo que trata das pinturas em muros e fachadas de edificações será permitida a veiculação de anúncio indi-

Frota de veículos oficiais da prefeitura passa por revisão O Departamento de Transportes Internos (DTI) da Secretaria de Obras implantou no final de agosto a revisão preventiva para toda a frota municipal. Com a iniciativa, a prefeitura espera reduzir custos e diminuir a quantidade de veículos parados na oficina. A mudança já está surtindo efeito, em setembro dos 60 carros que passaram por revisão apenas cinco voltaram por apresentar problemas mecânicos. A oficina do DTI é responsável por toda a parte elétrica, mecânica leve e pesada, funilaria, tapeçaria e pintura em geral da frota, que hoje gira em torno de 700 veículos. O local dispõe de elevadores, estufas e tornos para produção de pequenas peças. No DTI, a preocupação com a manutenção da frota vai

cativo na porta de material metálico, do tipo enrolar, sem entrar na cota de 40%, o que antes não era permitido. SOLICITAÇÕES - Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Álvaro Garruzi, a revisão tem por objetivo atender às diversas solicitações de empresários e comerciantes durante reuniões e palestras realizadas pelo órgão sobre o assunto.

“É necessário criar legislação que compreenda a arquitetura vigente do município, no que se refere a outdoors e totens, que ainda não é adequada, por conta de anos de irregularidades”, concluiu. A SDU continuará promovendo diversas atividades sobre o Guarulhos de Cara Nova, com a finalidade de orientar e esclarecer todos os interessados sobre o tema.

MaIS de 100 vagaS salários de até R$ 6.679,89 CONCURSO PÚBLICO

A oficina do DTI da prefeitura implantou a revisão preventiva da frota de veículos

além dos investimentos em maquinários, pois o departamento também investe em formação e capacitação. Exemplo disso é o curso de eletricidade automotiva que foi desenvolvido para os funcionários da oficina. INTRODUÇÃO - Na atividade, os alunos aprendem sobre introdução à eletricidade, tensão e corrente elétrica, resistência, conceitos de amperagem, voltagem e potência, além de leitura e interpretação de instrumentos de medição, funcionamento do gerador de carga e do motor de partida e introdução à injeção eletrônica.

A Câmara Municipal de Guarulhos abriu concurso para diversos cargos de nível médio e superior. A inscrição será feita por meio da Internet nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.camaraguarulhos.sp.gov.br partir do dia 17 de outubro de 2011 até às 23h59min do dia 11 de novembro de 2011. Os editais completos estão disponíveis nos mesmos endereços eletrônicos. Os candidatos podem também se dirigir ao Posto de Inscrição na Câmara Municipal, localizada na Rua João Gonçalves nº 604 – Centro – Guarulhos / SP, das 9h às 16h, durante o período de inscrição, exceto aos sábados, domingos e feriados, para preenchimento da inscrição e emissão de seu boleto bancário. Comissão de Concurso Público


De 20 a 26 de outubro de 2011

pontocidade 7


8

pontoespecial

Em busca da

Após serem expulsos de Guarulhos há séculos, índios “retor Gil Campos Os índios estão em “guerra” em Guarulhos, mas sem arcos e flechas; uma guerra pacífica e política. As etnias que moram na cidade (são 14, ver quadro) estão reivindicando do governo saúde e educação para a comunidade indígena e, também, terra. Elas estão em busca da Terra Sagrada. Trata-se de um projeto que consiste em construir sete ocas – a maior de 300 metros – numa área de 20 hectares, onde será um lugar de estudos da cultura indígena, com palestras, exposições, comidas típicas dos índios, danças e trilhas, e fortalecimento das aldeias. “Fizemos a entrega do projeto Terra Sagrada em 2008, mas as reivindicações dos índios em Guarulhos começaram em 2000. Até o momento não tivemos resposta. Estamos dando tempo ao tempo, aguardando uma resposta oficial. Se ela for negativa, vamos procurar outros meios de reconquistar nossa terra”, disse o líder indígena Awa Tupi (foto maior), que não revelou a idade ao Folha do Ponto. Ele é da etnia Tupi-Guarani, cuja aldeia-mãe fica em Peruíbe, no litoral paulista. Mas o historiador Maurício Pinheiro, de 53 anos, que faz

parte de um grupo que discute as políticas indígenas junto ao governo municipal, informou que o prefeito Sebastião Almeida (PT) irá se reunir com os indígenas nos próximos dias, ocasião em que receberá documentação oficial do projeto Terra Sagrada. “O diálogo entre índios e governo avançou muito na cidade. Os indígenas conquistaram o Centro de Referência Indígena Kuaray Wara no Parque City Las Vegas, no Jardim City, inaugurado em agosto passado, que foi uma grande vitória. Agora lutam pelo Terra Sagrada. Guarulhos tem um problema com relação a terras. Eles precisam de um lugar com matas, com cachoeira”, explicou Pinheiro. EXPULSOS – “A gente foi expulso de Guarulhos e descemos a serra. Agora estamos retornando e queremos nossa terra, queremos o espaço Terra Sagrada”, enfatizou Awa Tupi. Pelo Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena cresceu 11% no Brasil, com relação ao Censo 2000,quando 734 mil pessoas se declararam indígenas. Em Guarulhos, com base no Censo 2000, existiam 2,8 mil índios, mas atualmente estão cadastrados na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) apenas 305 indígenas. A grande maioria das etnias existentes em Guarulhos vem de estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco, Paraíba e Alagoas – o maior grupo é o alagoano Xacuru, com mais de 100 integrantes na cidade, segundo explicou Awa Tupi.

Preconc

A índia Maria nia Pankararé, motivo de chac rar atendimento Ponte Alta. Ela o esposa Sinéz Reis com sério de coluna. “Tive abaixo-assinado cretaria de Saú garantir meu contou. Segundo Anit maram que não t consulta e se fos ternação, teria q um ou dois ano ela apresentou o de carimbado pe dação Nacional d “Fui vítima do Disseram que a via ali. Me iden indígena e fui m cota, debochara zendo que ali n de ser índio. O diferenciado na direito nosso. Q reconhecidos nas”, afirmou.


a Terra Sagrada

pontoespecial 9

De 20 a 26 de outubro de 2011

rnam” e querem terra de 20 hectares para construir ocas e preservar sua cultura Fotos: Gil Campos

ceito

Índios em São Paulo

a Anita, da etdisse ter sido cota ao procuo na UBS da a estava como zio Lameu dos os problemas e que fazer um o para a Seúde e, assim, atendimento”,

ta, na UBS afirtinha vaga para sse caso de inque esperar por os. Na ocasião, o cartão de saúela Funai (Fundo Indio). o preconceito. aquilo não serntifiquei como motivo de chaam de mim dinão tinha isso O atendimento a saúde é um Queremos ser como indíge-

No Estado de São Paulo, cerca de 4,5 mil indígenas estão aldeados nos litorais Norte e Sul, e no interior. São 44 aldeias, sendo 17 Tupi Guarani, e o restante Guarani.

O historiador Pinheiro: “os índios precisam de lugar com mata e cachoeira”

A índia Anita disse que sofreu preconceito ao procurar atendimento de saúde

ETNIAS DE GUARULHOS

LÍNGUA PATAXÓ

1 – Pataxó 2 – Tupi Guarani 3 – Tupinambá 4 – Maxakali 5 – Guajajara 6 – Wassu Cocal 7 – Xucuru 8 – Xavante 9 – Guarani 10 – Terena 11 – Fumô 12 – Pankararu 13 – Pankararé 14 - Geripankó

Ãghõ Honãg (Meses do ano) Ariomã – Janeiro Erimiopã – Fevereiro Urapiná – Março Iriawá – Abril Txawapê – Maio Aktxawã – Junho Aridxawá – Julho Anienã – Agosto Kraimakã – Setembro Dxarepotxê – Outubro Kritawê – Novembro Meramiã – Dezembro


10

pontoespecial

De 20 a 26 de outubro de 2011

MAROMI, PRIMEIROS HABITANTES DE GUARULHOS O historiador Benedito Antonio Prezia conta, no livro “Guarulhos tem História – Questões sobre História Natural, Social e Cultural” (Editora Ananda), que os primeiros habitantes de Guarulhos foram os indios Maromomi, chamados posteriormente de Guarulho ou Guarulhos. “A história dos Maromomi em Guarulhos está muito ligada à atuação dos jesuítas no litoral e no planalto paulista. Os primeiros contatos remontam ao

período em que o padre Anchieta era superior do convento de São Vicente, por volta de 1570”, escreveu Prezia. No site da prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br) consta que Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, em um local até então habitado pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases.

Índios querem assistência diferenciada Os indígenas de Guarulhos querem que o governo garanta assistência diferenciada na Saúde para as etnias. “A gente quer assistência igual ao atendimento na aldeia, pois existem recursos federais para isso. Não pelo fato do índio ser melhor que ninguém, mas temos direito e a prefeitura tem que ir procurar esses recursos. Queremos que o governo municipal reconheça a questão indígena”, afirmou Awa Tupi. O historiador Maurício Pinheiro explicou que, como se tratam de povos originários, eles têm o direito a serem ressarcidos pelo o que foi retirado deles pelos homens brancos, como a terra. Awa disse que em Guarulhos “a saúde não funciona”. “Perdemos nos

últimos anos dois indígenas por conta da precariedade do município em nos atender”, denunciou. Ele afirmou que quando os índios precisam de atendimento, geralmente vão para São Paulo onde existem a Casa de Saúde Indígena (no Paraíso), Farmácia do Índio, Laboratório do Índio e hospitais referências como o Santa Marcelina, o de Itaquera e a Unifesp. EDUCAÇÃO – Awa também reivindica escola para os índios. “As nossas crianças estudam em escolas como toda criança, e isso acaba fazendo com que elas percam muito sua identidade, sua cultura. A gente precisa de escola bilíngues para as crianças indígenas”, afirmou.

Gravura retrata índios da etnia Maromomi, que teriam sido os primeiros habitantes

Em Guarulhos, os indígenas vivem do artesanato


Arquivo FP

De 20 a 26 de outubro de 2011

pontocidade

11


12

pontoesportes

De 20 a 26 de outubro de 2011 Fotos: Arquivo FP

COPA SOLTUR

Quartas-de-finais acontece no final de semana Gil Campos

A Copa Eduardo Soltur de Clubes Dente de Leite realiza no final de semana a sua fase de quartas-de-finais. Serão 12 jogos. No sábado, dia 22, no Clube do Ponto, no Taboão, jogarão CRB e Triunfo (categoria Dente de Leite), às 11h; CRB e Triunfo (Dentão), às 12h; CRB e Triunfo (Juvenil), às 13h20;

Talentos e União Guarulhense (Dente de Leite), às 14h40; Talentos e EF Mathias (Juvenil), às 15h50; e Portuguesa/Vila Flórida e Deixa Que Eu Bebo (Dentão), às 17h. No campo da AA Macedo, no domingo, dia 23, as partidas serão entre Mogi Júnior e CET Guarulhense (Juvenil), às 13h; Meninos de Ouro e AA Alvorada (Dente de Leite), às

14h30; AD Taboão e AA Alvorada (Dentão), às 15h30; AD Taboão e Por Acaso (Juvenil), às 16h40; Brasões e Vai Mais Demora (Dentão), às 17h50; e Brasões e Ribeirão (Dente de Leite), às 18h50. OITAVAS – No feriado de 12 de outubro, os resultados dos jogos pelas oitavas-de-finais foram os seguintes: no Clube do Ponto, Portuguesa/

Vila Florida 1 X 0 Meninos da Vila (Dentão), AD Taboão 1 X 0 Meninos da Vila (Juvenil), AD Taboão 1 X 1 Moraes (Dentão), Madrugada 1 X 3 Por Acaso (Juvenil) e Vai Mais Demora 3 X 2 Madrugada (Dentão). Na arena Oswaldo De Carlos, CRB 2 X 0 Bola na Rede (Dentão), ASMG 4 X 2 CRB (Juvenil), Meninos de Ouro 0 X 2 EF Mathias (Juvenil), Triunfo

DOZE JOGOS MARCARÃO A PRIMEIRA RODADA DA TAÇA CIDADE GUARULHOS

A Taça Cidade Guarulhos já tem data para a primeira rodada: é no sábado, dia 29 de outubro, na Arena Oswaldo De Carlos. O torneio é da União das Ligas e Associações do Futebol Amador de Guarulhos (Ulafa). Jogarão às 13h, EC Brasões e Garotos América; às 14h30, Ponte Alta e Unidos da Matta; e, às 16h, AA 33 Bela Vista e Gueto FC. No domingo, dia 30, no estádio Panelão Cecap, entrarão em campo AA Testai e Grêmio Santa Rita, às 14h, e Unidos Crepúsculo e AD Hungria, às 15h30. No estádio IV Centenário, ainda no domingo, Anita FC e Estrelado FC, às 14h; Psicóticos FC e AE Família Pimentas, às 15h30; e Unidos Itapegica e Saudosa FS, às 17h30. Encerrando a rodada, no Oswaldo De Carlos as partidas entre Ganes/Arsenal e Independente FC, às 13h; Bola + 1FS e Zazueira FC, às 14h15; AD Brittu’s e Bela Vista/Pimentas, às 15h30; e União Presidente Dutra e EC Cabuçu, às 17h.

Jogos disputadíssimos e muita festa: assim é a realização da Taça Cidade Guarulhos, da Ulafa

2 X 1 Renascença (Dentão), Triunfo 2 X 1 Beira Rio (Juvenil), Talentos 4 X 2 Magestic (Juvenil), Brasões 1 X 0 Magestic (Dentão), CET Guarulhense 2 X 0 Ribeirão (Juvenil) e AA Alvorada 3 X 2 CET Guarulhense (Dentão). No AA Macedo jogaram Deixa Que Eu Bebo 3 X 2 União Guarulhense (Dentão) e Mogi Junior 3 X 1 União Guarulhense (Juvenil).

Disputa por vagas na final da Primeira Divisão é no domingo Domingo, dia 23, acontece as disputas pelas vagas na grande final do Campeonato da Primeira Divisão 2011, promovido pela União das Ligas e Associações do Futebol Amador de Guarulhos (Ulafa). A Arena Oswaldo De Carlos será o palco das partidas. Às 13h30 entrarão em campo Saudosa FS e Psicóticos. Já às 15h30, será a vez de Unidos Crepúsculo enfrentar a equipe do Garotos América. Nas quartas-de-finais, os resultados foram os seguintes: Bola + 1 FS 1 X 1 Garotos América; nos pênaltis, a equipe Garotos venceu por 5 a 4. Psicóticos FC venceu o Independente por 2 a 0 e, no tempo normal, Unidos Crepúsculo empatou em 1 a 1 com o Gueto FC, vencendo nos pênaltis por 5 a 3.


Arquivo FP

pontocultura 13

De 20 a 26 de outubro de 2011

Elba Ramalho realiza show gratuito no Adamastor Centro, em Guarulhos A cantora paraibana Elba Ramalho traz a Guarulhos no próximo domingo, dia 23, o show que comemora seus 30 anos de carreira. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e pelo Sesc de São Paulo, parceria que tem trazido grandes shows e espetáculos para a cidade. A apresentação acontece no Pátio de Eventos do Adamastor Centro e começa às 15h. O show é gratuito e os ingressos (limitados) devem ser retirados na bilheteria do local no sábado, dia 22, das 14h às 18h. Baião, maracatu, xote, frevo, pastoril, caboclinhos e forrós fazem parte da história musical de Elba Ramalho. No repertório desta apresentação estão sucessos consagrados como “Anunciação”, de Alceu Valença, “Leão do Norte”, de Lenine, “Banquete dos signos”, de Zé Ramalho, entre outros. Serviço: O Pátio de Eventos Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Zizi Possi fez show na cidade Os professores da rede municipal de Guarulhos foram homenageados com um show da cantora Zizi Possi, na sexta-feira, dia 14, no Adamastor Centro. Cerca de 2,5 mil educadores compareceram ao evento que ocorreu em função do Dia do Professor (dia 15). O prefeito Almeida e o secretário de Educação, Moacir de Souza, participaram do show.


14

pontocultura

De 20 a 26 de outubro de 2011


pontodiversão 15

De 20 a 26 de Outubro de 2011

TÁ N O P O N T O !

Conheço pessoas que estão fazendo uma preparação tão minuciosa para os dias de chuva que eles não estão aproveitando o brilho do sol de hoje. (WILLIAM FEATHER)

Mari - Blog: mariblogandogeral@blogspot.com.br

CURTAS... FORA...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

MARIA MELILO EM BUENOS AIRES

© Revistas COQUETEL 2011

Julga crimes como o homicídio A Norma, Natureza de “Insensada nefrite to Coração”

Característica do desejo infantil

Não religiosa Informativo do estado de saúde de um paciente

As letras Angra dos (?), da communicípio posição do RJ gráfica

Luta; batalha Produto Interno Bruto (sigla) Alimento achatado Tolo; simplório Hastes de dobradiças Dupla; casal

A Vida da Gente - 18h05, Globo Rodrigo leva Júlia para a casa de Lourenço e Celina e se esforça para cuidar da menina sozinho. Eva conversa com o diretor da empresa para tentar manter o patrocínio de Ana. Celina chega em casa e se apressa para ajudar Rodrigo a cuidar de Júlia. Aquele Beijo - 19h05, Globo Claudia desabafa com Vicente e ele a conforta. Belezinha vai ao cinema com as amigas e Agenor aparece no meio da sessão. Íntima pede a Iara para consultar Hermanita sobre o destino de Belezinha. Vicente convida Claudia para jantar. Íntima descobre que Belezinha foi ao cinema e vai atrás dela. Olga arma uma cilada para Cleo. Claudia liga para Rubinho e conta que já sabe que ele saiu com Brigitte.

Fina Estampa - 21h, Globo Teodora dá seu preço para Griselda, que fica horrorizada. Quinzé exige que a mãe não dê dinheiro a sua ex-mulher. Teodora chora pensando na conversa com Griselda. Wallace treina pesado, não sente dor no coração e fala para a esposa que vai desafiar o campeão de MMA novamente. Tereza Cristina tenta impedir Griselda de se mudar para o condomínio. O corretor entrega o recibo de venda da casa para Griselda, que fica radiante.

Vidas em Jogo 21h30, Record Cleber paga uma prostituta para ter relações sexuais. Elton tenta seduzir Margarida para convencê-la a desistir de forçá-lo a trabalhar. José pede Marizete em casamento e os dois planejam a cerimônia. Patrícia e Francisco visitam a ABADS.

Mídia com opção de idioma

Brado ouvido em touradas

Cacá Diegues, cineasta brasileiro

Área turística de balneários 1ª vogal Abrigo Confessa- temporário de do publiesquimós camente

BANCO

700, em romanos Formato do sifão

29

Solução L A I B C O A L E A T N I A M M D E V D I C C D O

De acordo com a coluna “Olá!” do jornal “Agora, Rodrigo Faro quebrou o dedinho do pé esquerdo em um acidente doméstico. Ainda segundo a publicação, o apresentador segue sua agenda normalmente, mas ficará com o dedo enfaixado até o final do mês.

“Minha Novela”

Tamanho intermediário de roupas

Afluente do rio Amazonas

Carta que vale 15 pontos, no buraco Atração esportiva de Guadalajara em 2011

PAPO... O pai fala para o filho: - Durante quinze maravilhosos anos, eu e sua mãe fomos as pessoas mais felizes desse mundo. E o garoto: - E depois, pai, o que aconteceu? - Depois, tudo mudou. - Nós nos conhecemos e nos casamos... Enviada por Silvio Marcus / Cecap envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br

Compõem versos, como no soneto

Metal empregado em fissão nuclear

Energia supostamente captada por videntes Apresenta similitude com

Geremy Batins

T C I P B O I S S C O O I M T A O N D L A D S A

“SEM PARAR”

Níquel (símbolo) Encaminhada

R G E N L I O O S R S I C A A A P I N I R R A E S P S U O R G L U F E S

Foram decididos novos detalhes do ensaio sensual de Gracyanne Barbosa para a “Sexy”. Além declarear os pelos para ficar dourada, a mulher de Belo será clicada nos Lençóis Maranhenses, segundo o “Extra”. Para espantar o olho gordo, a dançarina irá usar um pingente de vidro com sal grosso dentro. Esbanjando glamour, Gracy posará usando mais de R$ 300 mil em joias.

HUMOR do LEITOR

Casaco, em inglês

J U R P R E P I N P A C O L P V U L L A U CO R R A P A N I P R O

“GLAMOUR”

A ex-BBB Maria Melilo é a capa da edição especial da Playboy O Mundo de Playboy, que chega a bancas nesta sexta-feira (21). A publicação traz fotos inéditas da vencedora do Big Brother Brasil feitas por JR Duran em Buenos Aires, em junho. A edição especial também traz uma seleção de reportagens do melhor da Playboy no Brasil e no mundo, e algumas das mulheres que estiveram na página da revista masculina no último ano.

Autores (abrev.) Litro (símbolo)

Dores abdominais Próprio da raposa

(?)-mail, correio (?) Hick- eletrônico mann, apresentadora gaúcha da TV Record

3/dvd — olé. 4/coat. 5/laica — purus. 6/prélio. 7/vulpino. 8/biscoito. 11/corresponde.

Tom Cavalcante não será mais contratado da Record no ano que vem. O contrato, que termina em dezembro próximo, não será renovado. A decisão já foi tomada e, dificilmente, alguma das partes voltará atrás.A relação do humorista com a emissora já vinha desgastada desde que ele perdeu o horário nobre de sábado para “Os legendários”, de Marcos Mion. A audiência de seu programa também não decola. Para os amigos, Tom confidencia que gostaria de voltar para a Globo.

Fibra produzida no NE Tomba

Horóscopo Áries - 21/03 a 19/04

Não convém ficar alimentando mágoas. É preciso se desligar do passado para viver o momento atual com mais espontaneidade.

Libra - 23/09 a 22/10

Há um conflito que envolve o seu trabalho e os seus anseios pessoais. Você vai perceber de forma clara todas as coisas que te incomodam. No campo afetivo, convém baixar as expectativas.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Touro - 21/04 a 20/05

Cuidado com discussões no trabalho. Há indícios de estresse por causa do excesso de tarefas e de responsabilidades.

O dia começará pesado e você terá uma sensação de impotência neste dia. Fazer planos mais humildes e ficar rigorosamente dentro dos limites vai ajudá-lo(a) a manter a situação sob controle.

Sagitário - 22/11 a 21/12

Gêmeos - 21/05 a 20/06

O que você tem a dar pode valer mais do que andam oferecendo. Entretanto, não se deixe derrotar pelo sentimento de desvalorização.

Não convém se sobrecarregar de tarefas ou a sua energia vital se esgotará. Este é um dia em que a sua tolerância será testada, por isso não espere facilidades nos relacionamentos em geral.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Câncer - 21/06 a 21/07

Será difícil conviver com pressões, seja no trabalho, em família. Você terá a sensação de que as coisas estarão muito lentas ou arrastadas, mas dar tempo ao tempo será a sua melhor opção agora.

Leão - 22/07 a 22/08

Terá a sensação de que o dia estará amarrado. Talvez seja hora de abrir mão de objetivos desgastados. Invente novas formas de ser feliz ao invés de lamentar o que já passou.

Suas necessidades afetivas podem bater de frente com os assuntos profissionais. Talvez seja preciso sacrificar uma das coisas, para que a outra cresça.

Aquário - 21/01 a 19/02

O trabalho pode absorver grande parte do seu tempo, mas será preciso cuidado para não se sobrecarregar. O seu corpo merece tanta atenção quanto o seu trabalho ou a vida a dois.

Peixes - 20/02 a 20/03

Virgem - 23/08 a 22/09 Há possibilidade de lidar com um sentimento de perda, seja do ponto de vista material ou afetivo. Talvez seja hora de selecionar melhor as pessoas da sua estima ou poderá sofrer uma decepção.

As emoções e os problemas que você vinha tentando evitar podem transbordar agora. Por mais difícil que a situação possa parecer, é preciso tentar resolvê-la. No campo afetivo, não espere facilidades.

ANUNCIE:

2279 2152 - 7746 7650 GUARULHOS NO PONTO:


16

pontocidade

De 20 a 26 de outubro de 2011


Edição 127 - Folha do Ponto