Page 1

Guarulhos, 16 a 22 de Junho de 2016

Edição 347

NEM TUDO ESTÁ À VENDA Não perca nossa próxima edição


Guarulhos, 16 a 22 de Junho de 2016

Edição 347

“QUERO UMA CIDADE MELHOR PARA O POVO”

LONGE DAS DROGAS

Páginas 4 e 5

Em entrevista ao Folha do Ponto, vereador Laércio Sandes (DEM) faz análise da administração municipal e conta sobre sua vida e trajetória política.

Programa de Policiamento Comunitário Escolar (PPE), executado desde 2014 pela Guarda Civil Municipal (GCM), visa à diminuição da violência e criminalidade nas escolas municipais e estaduais de Guarulhos; a meta principal é prevenir e afastar os estudantes do consumo de drogas. O trabalho está sendo realizado para 296 mil alunos.

Pág. 2

Pág. 11

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro, deu detalhes do evento que oferece capacitação e inovação aos empreendedores de Guarulhos.

AD GUARULHOS A UMA VITÓRIA DA PRÓXIMA FASE

MUSA

INOVA GUARULHOS

ACE E ULAFA FIRMAM PARCERIA PARA DIVISÃO ESPECIAL

ELEITA

Pág. 9

Pág. 11

Confira ofertas - Página 03

Pág. 15


02

www.folhadoponto.com.br

Cidade

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão WhatsApp: 94379 7533

folhadoponto@gmail.com

INOVA GUARULHOS OFERECE

QUALIFICAÇÃO A EMPREENDEDORES

É QUE SÃO ELES

Vários funcionários demitidos por justa causa de uma empresa guarulhense podem se tornar pedra no sapato de um pré-candidato da cidade. Ele vem sendo atacado nas redes sociais por ex-colaboradores que trabalharam em sua empresa por vários anos e foram demitidos com a seguinte frase: “Procure seus direitos”. Sócios que também foram afastados prometem por “a boca no trombone”.

SE EU FOR VICE, EU CORTO **** Tem um pré-candidato a prefeito que já foi cogitado a ser vice de outro, mas, nesta semana, foi assunto de uma coluna em um jornal da cidade, na qual reafirma sua candidatura. O curioso é que, segundo a nota, esse pré-candidato teria dito que se fosse vice do seu rival cortaria o ****. Um fofoqueiro de plantão, ao ler a notícia, questionou: “Será que esse não é o grande sonho dele?”.

O INVENTOR DA CANETA BIC ? Falando sobre colunistas, um deles utilizou seu espaço num dos jornais locais para dizer que um pré-candidato a prefeito estaria copiando os temas de campanha de um de seus rivais. Ele citou como uma das supostas cópias a frase “hora de virar essa página”. Mas, caro leitor, essa frase não é propriedade de ninguém; é um dos provérbios populares mais antigos que existe. Só que, para o colunista em questão, ela não pode mais ser expressada... Estaria ele pensando que o pré-candidato que teria dito isso primeiro também foi o inventor da caneta BIC? Ou seria apenas um TIC nervoso?

LAVANDO AS MÃOS

A promessa que fez durante a campanha para ser o indicado do PT na disputa pela prefeitura, ou seja, que, se perdesse, estaria nas ruas para apoiar o candidato vencedor, parece que foi esquecida. Com poucas chances de emplacar alguém de sua confiança para ser vice de Eloi Pietá, o deputado Alencar Santana está liberando seus correligionários para apoiarem outros candidatos a prefeito de Guarulhos. Para os amigos mais íntimos, ele não nega que está decepcionado com a situação e dispara: “Vou cuidar da minha vida”.

PIETÁ AMEAÇA “CAIR FORA” Enquanto Alencar lava as mãos, Eloi Pietá cobra união do partido para a disputa pela prefeitura sobre pena de até sair fora do jogo, garante o ex-prefeito. Durante uma reunião de companheiros mais chegados, teria dito que não está muito a fim de empurrar essa carruagem sozinho. “Quando na prévia de 2008 indicamos a Eneide, perdemos para o Almeida; e não fugimos da responsabilidade. Fomos para o palanque e elegemos o nosso sucessor. Infelizmente, agora, não estão repetindo o que fiz”, teria afirmado Pietá.

“Iniciativa para ajudar os empresários e microempresários a inovar em seus negócios”. Este é o objetivo do Inova Guarulhos, evento de empreendedorismo que terá sua segunda edição no dia 28 de junho, no Adamastor Centro. Em entrevista ao Folha do Ponto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro (foto), deu detalhes da iniciativa. “O Inova procura ajudar os empresários a tomar ações e iniciativas para justamente inovar em seus negócios, os auxiliando a prosperar. Às vezes, o empresário está tão envolvido, que não consegue enxergar soluções para se diferenciar da concorrência”. O Inova é fruto de uma união da prefeitura de Guarulhos e diversas entidades, tanto na realização como o apoio: Agende, Guarulhos Empreendedor, OAB, Ciesp, BNI, ACE Guarulhos, Ino9, CWA TV, Sams Club, Clima Agência, Startup Weekend, Tok D’Chef, Asec e Sebrae. ATIVIDADES No dia do evento, os empresários participarão de uma dinâmica, e logo em seguida cinco arenas de construção de conhecimentos diversos oferecerão palestras e ideias para que os empresários de grande ou pequeno porte possam executa-las imediatamente. O empreendedor interessado se inscreverá em apenas uma destas arenas. O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Paes dos Reis, destacou o sucesso do evento. “Na primeira edição, tivemos 100 empresas participantes. E todos aprovaram. Para esta edição, es-

peramos 350, ou seja, mais que triplicou. Isto mostra a relevância que o Inova teve e que continua tendo nesta área”. Os empresários ainda terão a oportunidade de tirar duvidas e receberam consultoria sobre diversos setores de atuação. Tudo gratuito. “OBJETIVO É AJUDAR O EMPREENDEDOR” Para o secretário Luís Teodoro, o Inova é mais uma ação que busca auxiliar o empreendedor, e ao mesmo tempo, aquecer a economia na cidade. “É uma ajuda para sobreviver a esta crise que vivemos e principalmente para que o empreendedor prospere. É fundamental que a prefeitura e entidades possam dar uma chance para que este empresário possa se capacitar”. SERVIÇO Inova Guarulhos – 28 de junho, das 8h30 às 17h Local: Adamastor Centro, Av. Monteiro Lobato, 734. Macedo Inscrições gratuitas pelo site: http://www.eventick.com.br/ inova-guarulhos

www.folhadoponto.com.br

WhatsApp: 94379 7533

Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384


GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS,16 A 22 DE JUNHO DE 2016

Espe

PROGRAMA DA GCM AFASTA ESTU

Ação da Guarda Municipal por meio do Programa de Policiamento Comunitário Escolar tem como objetivo reduzir a

O Programa de Policiamento Comunitário Escolar (PPE) surgiu em 2014, numa parceria entre as secretarias de Segurança e Educação de Guarulhos, com o objetivo de proporcionar um ambiente escolar saudável e favorável ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. De acordo com Paulo Sanchez Perez, inspetor regional da Guarda Civil Municipal (GCM) e que está à frente do projeto desde o início, os guarda-civis foram treinados para aplicarem e divulgarem o programa na rede de ensino, atendendendo atualmente as 140 escolas municipais e 185 estaduais - o que significa um público de 116 mil e 180 mil crianças e adolescentes, respectivamente. O inspetor Sanchez destacou que o PPE trabalha em conjunto com as comunidades onde os colégios estão localizados. “Conhecendo a realidade do entorno das escolas, trabalhamos em parceria com a comunidade para fazer com que aquela escola e aquela comunidade se desenvolvam de forma adequada e com todas as condições favoráveis para conhecimento dentro e fora da escola”, disse. Perez explicou que “a gente aproveita o Programa Escolar, em contato com as famílias, com os pais, para orientá-los em relação aos indicadores de violência e criminalidade que nos prejudicam e fazem todos nós sofrermos as perdas (de estudantes para o mundo das drogas, por exemplo) por conta do mau desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes”. Segundo o inspetor regional da GCM, o PPE é

importante para o futuro de Guarulhos “porque se conseguirmos fazer chegar até eles (crianças e jovens) as orientações de prevenção referente às drogas, à competitividade no mercado de trabalho, às oportunidades relacionadas ao desenvolvimento dentro da escola por meio dos estudos e profissionalização, nós vamos minimizar a vulnerabilidade deles”. “E, consequentemente, conseguiremos reduzir a violência e a criminalidade, porque eles estarão traçando um caminho mais adequado para a vida deles”, assegurou Sanchez.

ATUAÇÃO NOS BAIRROS O trabalho é exercido pela GCM em todos os bairros, porém o programa ainda não alcançou todas as escolas de maneira efetiva, segundo o inspetor. “Mas, esperamos que, com o aprimoramento dos trabalhos, com o investimento em políticas públicas por parte do governo municipal, nesse caminho, a gente consiga ampliar e alcançar todas as escolas”, ressaltou o guarda-civil. “Existe todo amparo da secretarias de Segurança e Educação ao programa”, afirmou o inspetor, lamentando, apenas, que “realmente, o efetivo da nossa GCM ainda não consegue colocar, ao mesmo tempo, um contigente para estar em todos os lugares ou na maioria deles”. Hoje, a GCM conta com 800 guardas e, de acordo com Sanchez, o número de guarda-civis que atuam nas escolas é reduzido por ser um trabalho muito específico. O trabalho do PPE é realizado de segunda a sexta.


ecial

GUARULHOS,16 A 22 DE JUNHO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

05

DANTES DO MUNDO DAS DROGAS

violência e a criminalidade, fazendo atividades sociais com os alunos das escolas municipais e estaduais da cidade

MODO DE AÇÃO DO PPE Com relação às atividades do PPE, Sanchez (foto) comentou que onde a sua equipe chega, ela é bem recebida. “O resultado tem sido muito favorável. As professoras, diretoras e alunos têm nos recebido de braços abertos”. “A gente tem falado com os alunos e com as comunidades, utilizando a metodologia conforme a idade do público”, explicou. Segundo ele, as crianças até 11 anos tem uma grande empatia pelos agentes da GCM por gostarem da viatura, da farda etc; então, é utilizada uma linguagem mais lúdica para atrair a atenção delas. “Já o público adolescente, conseguimos atingí-los por intermédio de indicadores sociais para que eles compreendam que nós os estamos perdendo para a criminalidade; alguns até nos procuram, perguntando como é que faz para tomarem algumas atitudes, para encontrarem uma ajuda determinada, percebendo que existe muita gente trabalhando a favor deles”, acrescentou o inspetor. Muitas vezes, os jovens, e as crianças, principalmente, não tem o conhecimento necessário para buscar ajuda relacionada a diversos assuntos, em especial à droga. Por isso, além de aumentar proteção aos estudantes e à comunidade na qual a escola está situada, o foco do PPE é afastar os alunos do mundo das drogas. “Nós temos números que comprovam que 80% dos jovens que estão apreendidos na Fundação Casa são dependentes químicos. E isso é uma realidade que reflete na sociedade. Se nós não minimizarmos isso, não vamos conseguir colher, daqui a alguns anos, números mais agradáveis”, advertiu o inspetor. “Sabemos que há falhas no desenvolvimento humano e a gente quer que eles (jovens) se desviem desse caminho e que busquem ajuda na instituição (GCM)”, completou. Perez fez questão de dizer que apesar de a GCM ter uma imagem, perante a população, de uma instituição que só aborda, apreende, multa etc, ela também exerce atividades visando à auxiliar a sociedade em diversos segmentos. “O objetivo maior é a prevenção; prevenindo contra as drogas, você já vai tirar 80% dos adolescentes do risco de cometerem um ato infracional, de entrarem em conflito com a lei. E, também, de terem uma expectativa, de estarem focados no estudo e no seu desenvolvimento profissional e pessoal”. O PPE trabalha muito a questão de palestras. De acordo com Perez, há muitas reuniões com os diretores e com os pais dos alunos e, a partir daí, são passadas todas as experiências dos guardas-civis. “A gente é convidado pela direção da escola para fazer par-

te do ambiente dos alunos e tentar ajudá-los para que não ocorra com ele o que tem acontecido muito na nossa sociedade”, frisou o agente da GCM. “O policiamento comunitário tem uma filosofia de trabalho que visa à proximidade e parceria com a sociedade. Para que isso se efetive, existe a necessidade de uma mesma equipe fazer esse policiamento diário; então, é importante que ele (o GCM) identifique o problema, e, estando diariamente nessa atividade, conseguirá identificar quem faz parte daquele ambiente escolar ou não faz, quem tem problema com dependência química de qualquer natureza, quem está nas ruas... Todos os aspectos a gente consegue identificar, e somos treinados na nossa formação para não passarmos por cima do problema”, explicou.


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016


P

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

“QUERO FAZER PARTE DE UMA POLÍTICA DIFERENTE” u Vanessa Vitangelo

A escola contemporânea precisa articular diversos espaços para garantir a aprendizagem de seus alunos. Sabe-se que a criança, ao nascer, inicia seu contato direto com o meio em que se desenvolverá, interagindo com ele e com as pessoas responsáveis por ela, de quem aprenderá os costumes, hábitos, regras, crenças, significados e os valores que servirão de base para sua inserção social. Então, leva-se em consideração que a família, em primeiro lugar, e, logo em seguida, a escola, são responsáveis por esse desenvolvimento sistematizado da criança, influenciando diretamente no seu desenvolvimento integral. Falando exclusivamente da educação para a criança, é relevante afirmar que elas precisam estar em um ambiente favorável ao seu crescimento, onde desenvolva de forma espontânea todo seu aprendizado. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida. Por meio dela, garantimos o nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. Portanto é tão substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar e que A administradora Vanessa Vitangelo sabe muito bem como isso funciona. Com diversos trabalhos no voluntariado relacionados a educação, ela acredita que a simples prática de políticas públicas podem render bons frutos em relação aos desenvolvimento dos jovens. “Educar uma criança não é tarefa muito fácil, os envolvidos com o processo se deparam com muitas dificuldades diariamente. É importante criar uma maneira de agir

que possa auxiliar todos aqueles que fazem parte da convivência da criança, já que atuar de forma organizada pode proporcionar uma harmonia maior no ambiente familiar, onde a educação infantil deve ser iniciada. No meu período de faculdade, participei de diversas atividades educacionais com jovens que me fizeram abrir a mente sobre a importância de um trabalho bem feito na educação. Porém, precisamos que nosso governantes adotem políticas que contribuam para isso”, afirma. Vanessa Vitangelo é uma das pré-candidatas a vereadora pelo PMB Guarulhos. Apoiada por outras vertentes além da educação como, por exemplo, soluções para a melhoria do transporte na cidade, ela quer fazer uma política diferente do que está sendo feita atualmente. “Quero fazer parte de uma política diferenciada, apoiada em várias frente de trabalho. Além da educação, quero propor melhorias para os profissionais do transporte, como melhores condições de trabalho. Acredito que no PMB tenho este suporte para colocar minhas ideias”, destaca Vanessa.

P

A alfabetização como um direito humano

Banco de imagens

dades na construção de uma sociedade justa, aqui em Guarulhos. “Educar para Melhor foi uma amostra de que a educação é o alicerce para um desenvolvimento sólido da sociedade”, afirma São por ações como essa que Samuel Silva é um dos pré-candidatos a vereador do PMB nas próximas eleições. Atuando há mais de 16 anos em ações de responsabilidade social, ele é detentor de vasta experiência em trabalhos nas comunidades carentes, onde atende permanentemente pessoas com intuito solidário e colaborativo. Suas principais realizações são pautadas por atos de mudança e transformação na vida de milhares de pessoas – jovens e adultos – que são alfabetizados e preparados para o mercado de trabalho. Possui experiência em políticas públicas e articulação de projetos no Ministério da Educação e Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho, cujo fruto é da militância na luta por melhorias da qualidade de vida das pessoas e inclusão social.

011 94700-4689

Samuel Silva

u

Ainda sobre educação, ao discutirmos sobre a importância da educação para jovens e adultos, abre-se um caminho de indagações e questionamentos. Hoje, sabemos que ela permite e incentiva o desenvolvimento global, social, cognitivo e motor para cada um indivíduo. A alfabetização é um direito humano, uma ferramenta de poder pessoal e um meio para o desenvolvimento social e humano: uma educação básica de qualidade equipa os estudantes a enfrentar a vida e aprender mais; pais letrados estão mais propensos a enviarem seus filhos para a escola;pessoas letradas são mais capacitadas para conseguir contínuas oportunidades educacionais; e sociedades letradas estão mais bem equipadas para enfrentar desafios difíceis de desenvolvimento como o atual. A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Em Guarulhos, este tipo de trabalho voltado para a educação era explícito no projeto Educar para Melhor. Idealizada por Samuel Silva, a ação consistia em contribuir com a promoção educacional, cultural e econômica de pessoas jovens e adultas em situação de exclusão, para o exercício da cidadania e desenvolvimento de suas capaci-

07

Banco de imagens

Cidade


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

ACE


Cidade

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

09

“QUERO UMA GUARULHOS MELHOR PARA O POVO” Em entrevista exclusiva ao Folha do Ponto, o vereador Laércio Sandes (DEM) analisa a administração municipal, além de contar do trabalho na Câmara, sua história e expectativa para as eleições deste ano

Natural de Goioerê, no Paraná, Laércio Sandes mudou-se para Guarulhos, junto com a família, em 1981. O mais velho de quatro irmãos, Sandes, já aos 13 anos trabalhava, auxiliando os pais no complemento de renda. “Primeiro nos estabelecemos no Paraventi e, logo em seguida, para o Taboão, onde moro até hoje. Naquela época, podia trabalhar de carteira assinada com 13 anos, então eu fui office boy, entregador de jornal, aprendiz de borracheiro, auxiliar financeiro. Eu fiz de tudo para ajudar na renda de casa”, conta o vereador.

ADVOGADO E VIDA POLÍTICA Um dos trabalhos realizados era na área do Direito, e fez Sandes seguir carreira na profissão. “Em 1994 eu me formei pela UNG. Sou advogado especializado em direito trabalhista e previdenciário. E por trabalhar nesta área, que é muito carente na cidade, fui conhecendo o sofrimento do guarulhense, tendo contato com bairros da periferia da cidade”. Em 2008, Laércio concorria pela primeira vez a vereador, pelo PMN. Com 1947 votos, ficou na 2ª suplência. Tentou novamente em 2012, com 2930 votos, foi eleito vereador de Guarulhos.

LEGISLATIVO Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e 1º vice-presidente da Câmara, Laércio fez uma análise do seu primeiro mandato no Legislativo. “Num primeiro momento, e por eu ter essa origem jurídica e ser minha primeira legislatura, foi um pouco difícil de entender o jeito que a Câmara funciona. Além do conhecimento técnico, você precisa do conhecimento político para saber se posicionar. Mas foi uma adaptação rápida. Hoje, o que eu vejo, é que a Câmara poderia ser mais eficiente. Por exemplo, projetos de nomeação de ruas ou homenagens. E até mesmo aqueles projetos importantes que, devido à urgência, acabam não havendo uma discussão aprofundada. No meu ver, os vereadores precisam de mais assessores técnicos, jurídicos e contábeis, mas a gente sabe que a escolha é feito a bel prazer. Acho que hoje esse é um dos problemas do Legislativo”. Apesar de dezenas de projetos de lei e requerimentos, Sandes fez questão de destacar um projeto voltado á Saúde. “Nós fizemos diversas propostas, para todas as áreas. Mas tem a lei 7400/15, que obriga a prefeitura a disponibilizar via internet, os procedimentos médicos e qual a estimativa de tempo que a pessoa vai realizar esse procedimento. Por exemplo, a pessoa marcou uma tomografia. Ela vai conseguir conferir quanto tempo, quantas pessoas estão na sua frente para realizar esse exame. Este projeto já foi aprovado, inclusive, o prefeito Almeida chegou a vetar, mas nós derrubamos o veto e agora está na fase de regulamentação”, explicou o parlamentar.

DEMOCRATAS E ELEIÇÕES Neste ano, Laércio Sandes concorrerá novamente a uma cadeira no Legislativo. Mas desta vez, pelo Democratas, partido que cresceu de maneira rápida na cidade e que tem o deputado

federal Eli Corrêa Filho, como pré-candidato a prefeito na cidade. “Depois de mais de 20 anos no PMN, senti que era hora de mudar. E vi no Democratas e no perfil do nosso pré-candidato Eli Corrêa o melhor projeto para Guarulhos. Em questão de planejamento, remodelação e redefinir os rumos da cidade. É necessário uma administração eficiente, profissional. E eu vejo no Eli Corrêa e no partido estes atributos. Ele tem a experiência de quatro mandatos – dois como deputado estadual e dois como federal -, e vai fazer com que o Executivo dialogue em parceria com o Legislativo. Queremos uma Guarulhos melhor para o povo”, afirmou Sandes. SANDES DESAPROVA ATUAL ADMNISTRAÇÃO

Por fim, o vereador deu sua opinião sobre a administração do prefeito Sebastião Almeida. “Eu estou em Guarulhos desde a década de 80 e ouço nas ruas muitas opiniões. Não tenho duvidas de que Sebastião Almeida é o pior prefeito da história da cidade. Ele não soube administrar e nem delegar, não é um gestor nato. Os secretários fazem o que bem entendem nas suas pastas. Falta com respeito aos vereadores. Tentou transformar a cidade num canteiro de obras, mas não entregou quase nenhuma. A gente vê dezenas de CEUs incompletos e sem prazo de entrega, o próprio Trevo de Bonsucesso. A cidade está, literalmente, no buraco, endividada em quase R$ 4 bilhões. Todos nós vamos sofrer. Por isso tudo, eu dou nota zero ao prefeito”.


www.folhadoponto.com.br 10 06 www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 2016 2016 GUARULHOS, 23 16 A A 30 22 DE DE MARÇO JUNHO DE


Esportes

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

PONTO DO ESPORTE

www.folhadoponto.com.br

11

COM 58 EQUIPES, COMEÇA COPA DA AMIZADE DO SÃO JOÃO

Com a participação de 58 equipes, começou a 36ª Copa da Amizade, organizada pela Associação de Futebol do Jardim São João. Dezenove jogos foram realizados em cinco campos da região do Jardim São João. No jogo mais emocionante da rodada, o destaque ficou com a vitória do Democrata (foto) por 3 x 2 sobre a equipe do São Geraldo. Os outros resultados foram os seguintes: Manchester 0 x 2 Sociedade F.C., Flamengo 1 x 3 Igreja Bola de Neve, Família 13 2 x 1 Turbina de Cana, Nacional Stos Dum. 1 x 0 Ribeirão Preto, Forta Cyty 0 x 2 Negritude, Amigos São João 1 x 1 Só Amigos, Borussia 0 x 1 Zorra, União da Quebrada 1 x 1 Unidos do Lavras, Ousado da Vila 3 x 1 Atlético Soberana, Las Vegas 1x 0 Soberana, Black Night 0 x 1 Unidos do Portugal, Poukas Ideias 2 x 0 Nelas, Democrata 3 x 2 São Geraldo, Unidos da Rocinha 1 x 1 E.C. Lyon/Quarentões, Guaraton 3 x 1 Nova Esperança, Santa Cruz 0 x 3 Guerreiros, Arco Iris 0 x 2 Independente, Unidos L3 0 x 1 Ressaca, A.D. Amizade 0 x 3 Beira Rio Marilena.

ACE E ULAFA FIRMAM PARCERIA PARA ESPECIAL SUA MÃE AVANÇA NA COPA OS DONOS DA BOLA Em coquetel realizado na quinta-feira (9), no salão social da ACE, a ULAFA oficializou a parceria com a diretoria da ACE para a Divisão Especial 2016. Com a presença da diretoria da Ulafa e de 15 diretores das equipes que estão disputando o campeonato foi apresentada a premiação, com os troféus de campeão e vicecampeão. Também serão premiados o artilheiro e goleiro menos vazado. Na oportunidade, as equipes ganharam uma bola da ACE, que prometeu grande apoio ao futebol amador da nossa cidade. Com ânimos renovados, as equipes entraram em campo no último final de semana, completando a 3ª rodada que teve os seguintes resultados: Art Bloco 2 x 1 Vasco Vila Galvão, Corre Atrás 2 x 0 Testai, Inter Biricutico/Manguaça 2 x 1 Zazueira e Brittu’s 6 x 3 E.C. Cabuçu. A próxima rodada terá os seguintes jogos: Sábado (18) – Cícero Miranda: 13h – A.A. Ganes/Arsenal x Ascas Ponte Alta, 15h – Vasco do Jd. Paraíso x Garotos do América F.C. Campo do IV Centenário: 13h30 – Corre Atrás x 33 do Bela Vista, 15h30 – Zazueira F.C. x União P. Dutra. Campo do Vasco: 13h – A.D. Brittu’s x A.D. Biricutico/Manguaça, 15h – E.C. Cabuçu x A.A. Testai. Domingo (19) – Cícero Miranda: 13h – Unidos da Mata F.C. x Vasco V. Galvão, 15h – Art Bloco x A.D. Renascença/Juntos Por Acazo.

Pela primeira fase da 3ª Copa Os Donos da Bola, o equilíbrio prevaleceu nos sete jogos da rodada, realizada no último domingo (12). Cinco jogos terminaram empatados, e as duas vitórias foram pelo placar mínimo de 1 x 0. Destaque para a equipe do Sua Mãe, que venceu o Nem Ligo e garantiu vaga para a 2ª fase da competição. Os outros resultados foram os seguintes: Torre F.C. 0 x 0 Atlético Renzo, Paulistano 2 x 2 Valência, Brasões 1 x 1 Grêmio Jd. Vera, Só Panela 1 x 1 Unidos do Hebron, Corre Atrás 1 x 1 Nova União, Renovação 1 x 0 Juventus. A próxima rodada terá os seguintes jogos: Campo Macedo: 12h30 – 13 da Norte x Taliban, 14h – Atlântico x Amigos do Morro, 15h30 – Industrial x Bela Vista/Vila Nova. Estádio IV Centenário: 11h – IV Centenário x Mogi Jr., 12h30 – Brinco de Ouro/Trincados x 1° de Maio, 14h – Unidos do Cinga x Decorart, 15h30 – L3 x Psicóticos.

AD GUARULHOS A UMA VITÓRIA DA PRÓXIMA FASE

PIAUÍ VENCE NA ESTREIA DA CHAMPIONS LEAGUE

Com organização dos esportistas Dinho e Arapinha, começou na região do Uirapuru, a 2ª Master Champions League, um dos mais disputados campeonatos da categoria Master. Seis jogos foram realizados no Campo do Farias, com destaque para a vitória da

equipe do Piauí (foto) que venceu o Guainumbi por 1 x 0. Nos demais jogos, tivemos os seguintes resultados: Uirapuru 0 x 0 Juventus, Vale Verde 1 x 0 Atração, Lameirão 2 x 1 Nacional, Flamenguinho 0 x 0 Portuguesa e XI Irmãos 0 x 0 Peñarol.

Mais um show do Índio. Jogandom fora de casa, o AD Guarulhos goleou o Atlético Mogi por 5 x 1, pela 9ª rodada da Quarta Divisão do Campeonato Paulista. Os gols da equipe guarulhense foram marcados por Kaique, Bartô, Felipe, Manoel, Douglas e Royce Jr. Com o resultado, a equipe precisa de mais três pontos - em cinco jogos a serem disputados - para garantir vaga na próxima fase. Neste sábado (18), às 15

horas em Mauá, o AD Guarulhos encara o Grêmio Mauaense.

MILAN X JUVENTUS NA FINAL DO CAMPEONATO DA ACM

As equipes do Milan x Juventus são os finalistas do 3° Campeonato de Futsal da ACM. A final acontece na próxima segundafeira (20), às 21 horas. Em duas semifinais equilibradas, o Milan venceu o Napoli por 4

x 3. E a Juventus só avançou após vencer a Inter de Milão por 7 x 6 nos pênaltis, depois de um empate em 2 x 2 no tempo normal de jogo. Na segunda, às 20 horas, Napoli x Inter de Milão disputam o 3° lugar da competição.


12

www.folhadoponto.com.br

Cidade

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

A Prefeitura de Guarulhos está realizando a operação Cuidando da Cidade. Serviços de roçagem e limpeza de córregos e valas; recolhimento de entulho; conserto e pintura de guias e sarjetas; limpeza e varrição de ruas, praças e parques; asfalto e revitalização da sinalização viária. E o SAAE realiza a manutenção das redes de água e esgoto em busca de vazamentos para evitar o desperdício e garantir o abastecimento. Juntos, vamos fazer de Guarulhos a cidade que todos queremos.

Saiba mais: www.guarulhos.sp.gov.br

Cuidando da cidade.


Tá no Ponto! CURTAS Marilene Ferreira

mari@folhadoponto.com.br

HORA DO SIM

Com uma bela recepção, Pepê e Talita Marciano se casaram na noite de segunda-feira (13), no Espaço Santa Ceia, em São Paulo. Thalyta está grávida de quase dois meses, de gêmeos, e chegou emocionada, usando vestido branco, estilo princesa, com direito a coroa, véu e buquê de rosas amarelas. Pepê também usou branco, num modelo acetinado com detalhes em vermelho. Como padrinhos, estavam Sonia Abrão, que levou Pepê até o altar, Tati Minerato, Faa Morena, Netinho de Paula, entre outros. Organizado por Sebah Vieira em conjunto com a equipe da Assessoria Case com Classe, o evento teve como tema o Dia dos Namorados, com uma identidade visual própria e um monograma criado especialmente para a ocasião.

Áries - 21/03 a 19/04

O trabalho em equipe continua em alta, mas você precisa estar sempre atento! Touro - 21/04 a 20/05

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

ELEITA MUSA

Apesar de exposição atrelada à profissão de atriz e cantora, Mariana Rios, que estampa a seção Musa GQ de junho, não descuida da privacidade nem por um segundo. Seguida por 4,5 milhões de seguidores no Instagram, Mariana afirma ser cuidadosa em suas postagens nas redes sociais. “Sei o que quero que chegue até as pessoas e o que pertence só a mim! Não exponho minha vida pessoal!”, explica. Questionada se encontrou um parceiro amoroso ou se está à procura, ela simplesmente ignora a pergunta. Mas afirma que não liga para aparência e gosta de bom papo e risadas. Para os pretendentes, ela sugere: “Um homem precisa ser discreto para me encantar. E saber falar na hora certa”.

“Minha Novela” Próximas emoções... Êta Mundo Bom -18h, Globo

Maria descobre que Sandra visitou Araújo. Eponina desabafa com Mafalda e Filomena sobre sua primeira noite com Pandolfo. Pancrácio é preso com um de seus disfarces. Escrava Mãe-19h30, Record

Juliana está apavorada, ainda agarrada por Osório. Ela tenta se desvencilhar, mas ele continua com as mãos em sua boca. Juliana tenta escapar e consegue tirar a mão de Osório de sua boca.

Câncer - 21/06 a 21/07

Tente se tornar atraente, busque seu autoego interior.

Leão - 22/07 a 22/08

Esteja atento as Não tente se impor ciladas da vida. nem dar ordens. Observe o clima ao re- Busque o amor própio. dor.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Virgem - 23/08 a 22/09

Haja Coração -19h, Globo

Camila questiona Giovanni sobre seu envolvimento com a explosão. Adônis mente para Shirlei sobre sua faculdade. Camila e Giovanni se declaram apaixonados um pelo outro. Velho Chico -21h, Globo

Miguel afirma que jamais será como Afrânio. Luzia sonda Chico Criatura sobre a noite em que Olívia e Isabel estiveram em seu bar. Tereza se consulta com Ceci.

Libra - 23/09 a 22/10

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Entre em contato Confie no seu com pessoas taco, mostre seus pontos de vista e não queridas que estão londesista do que quer. ge e mate a saudade.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Você tem mais chance de se dar bem se ficar na sua, bem calmo. Sagitário - 22/11 a 21/12

Reserve mais O engajamento em As finanças tempo para curtir causas coletivas continuam em a companhia dos amicresce e você tende a ofe- destaque e pedem mais gos. recer valiosos conselhos! atenção.

Aquário - 21/01 a 19/02

Bom momento para comprar a casa própria ou adquirir algo para o seu lar. Peixes - 20/02 a 20/03

Tire o máximo de proveito das motivações externas que podem aparecer neste período.

www.folhadoponto.com.br

13


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 16 A 22 DE JUNHO DE 2016

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 347  

Jornal Folha do Ponto - De 16 a 22 de Junho de 2016

Edição 347  

Jornal Folha do Ponto - De 16 a 22 de Junho de 2016

Advertisement