Page 1

Guarulhos, 24 de Maio de 2016

Edição 344

ELI CORRÊA FILHO PEDE VETO A PROJETO QUE TIRA DINHEIRO DE GUARULHOS

ONG OFERECE CAPACITAÇÃO

E EMPREGO NOS PIMENTAS

Págs. 4 e 5 Criado em 2004 pelo empreendedor Jorge Ferro (foto), Instituto da Educação Popular ajuda trabalhadores na região dos Pimentas com capacitção profissional e oportunidade de emprego.

Pág. 2

TUDO CERTO

Bella Falconi

PREFEITURA ENTREGA MAIS 1.460 APARTAMENTOS NO LAVRAS

Pág. 15

Pág. 9 LEONARDO E EDUARDO NOS 25 ANOS DO CTN

28/05

Pág. 14

FUI Pág. 2

“UM BEIJO DO GORDO’’

CAMPEÃO

AMIGOS DO SÃO JOÃO VENCE O CAMPEONATO DO JUVENTUDE Pág. 11 Confira ofertas - Página 03


Guarulhos, 24 de Maio de 2016

Edição 344

ELI CORRÊA FILHO PEDE VETO A PROJETO QUE TIRA DINHEIRO DE GUARULHOS

ONG OFERECE CAPACITAÇÃO

E EMPREGO NOS PIMENTAS

Págs. 4 e 5 Criado em 2004 pelo empreendedor Jorge Ferro (foto), Instituto da Educação Popular ajuda trabalhadores na região dos Pimentas com capacitção profissional e oportunidade de emprego.

Pág. 2

TUDO CERTO

Bella Falconi

PREFEITURA ENTREGA MAIS 1.460 APARTAMENTOS NO LAVRAS

Pág. 15

Pág. 9 LEONARDO E EDUARDO NOS 25 ANOS DO CTN

Pág. 14

FUI Pág. 2

“UM BEIJO DO GORDO’’

CAMPEÃO

AMIGOS DO SÃO JOÃO VENCE O CAMPEONATO DO JUVENTUDE Pág. 11 Confira ofertas - Página 03


02

www.folhadoponto.com.br

Cidade ELI CORRÊA FILHO PEDE VETO A PROJETO QUE TIRA DINHEIRO DE GUARULHOS

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão

WhatsApp: 94379 7533

folhadoponto@gmail.com

“FUI. UM GRANDE BEIJO DO GORDO” Hoje, nesta coluna, não vou falar de bastidores políticos. Usarei este espaço somente para me despedir de um grande amigo, Robson Melleiro, lutador, sonhador e especialista em fazer amigos, e que nos 50 anos de vida, procurou fazer amizades e lutar por um ideal, sempre acreditando no seu potencial. Funcionário público municipal exemplar e apresentador de programas esportivos no Rádio e na TV, Robson nos deixou na segunda-feira (23) para, com certeza, ir morar ao lado do criador, deixando muita saudade aos amigos, companheiros da Secretaria de Esportes de Guarulhos e familiares. Abaixo, reproduzo um texto publicado por ele em 11 de fevereiro deste ano, quando completou 50 anos de idade. Estou a poucas horas do termino do dia 11 de fevereiro de 2016, dia em que eu completo 50 anos de idade, o que dizer a mim mesmo? Nossa não saberia nem por onde começar, então eu preferi resumir minha vida em uma única frase e não posso reclamar, pois realmente muitas emoções eu vivi, então fica assim, deixo aqui meu agradecimento ao meu Deus que me permitiu chegar até aqui, minha gratidão a todos que participaram da minha vida desde meu nascimento até o dia de hoje e de alguma forma me ensinaram como chegar até aqui, gostaria de agradecer a todos que de uma forma ou de outra lembraram dos meus cinquenta anos, enfim valeu, daqui a pouco uma nova pagina estará sendo aberta e eu prometo aos que acreditam em mim que muitas e muitas eu ainda ei de escrever. Um grande beijo do gordo Fui

O parlamentar enviou ofício ao Governador Geraldo Alckmin para que reveja o projeto Esta semana, o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM/SP) enviou ofício ao governador Geraldo Alckmin para solicitar veto ao projeto de Lei 123/2016 que, entre outras medidas, aprovou o direcionamento de recursos originalmente destinados às obras de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, para construção de duas represas na bacia do PCJ (Piracibaca, Capivari e Jundiaí). Em sua comunicação oficial ao governador, Eli destacou que respeita a decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo, “entretanto o município de Guarulhos não pode ser prejudicado”. O deputado pondera que a intenção de ampliar a reserva hídrica no Estado não é ruim, mas não é aceitável adiar mais ainda, o atendimento de um justo pedido da população nas regiões do Taboão, São João e Presidente Dutra. Eli pondera, ainda, que não é contrário à construção das duas novas represas nos rios Jaguari, em Pedreira e Campinas, e no rio Camanducaia, em Amparo. “A construção destas obras, porém, não podem implicar em prolongar o sofrimento da população guarulhense”, conclui.

MORADORES DO ANITA GARIBALDI COMEMORAM REGULARIZAÇÃO DA ÁREA

Os moradores do Anita Garibaldi, na Ponte Alta, realizaram uma festa no início da noite deste domingo (22) em comemoração à assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que permitirá regularizar a área

www.folhadoponto.com.br

WhatsApp: 94379 7533

Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

onde hoje vivem cerca de 2,5 mil famílias. O prefeito Sebastião Almeida levou uma cópia do documento pessoalmente aos moradores, que também festejaram os 15 anos do bairro com um bolo de aniversário, no campo de futebol do bairro. “Entreguei uma cópia do TAC à Associação de Moradores do Anita Garibaldi. Agora, temos que aguardar apenas a homologação desse acordo com o proprietário da área para que iniciar o processo de assinatura dos contratos para a aquisição dos lotes no bairro”, explicou Almeida.


GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

Espe

ONG OFERECE CAPACITAÇÃO E “Dar a oportunidade para o povo ter uma profissão digna e principalmente dar a chance de mostrar seu talento”. Este é o principio básico do Instituto da Educação Popular, ONG criada em 2004 pelo empreendedor Jorge Ferro. Desde sua criação, o projeto já ajudou mais de cinco mil pessoas, entre homens e mulheres, a entrar no mercado têxtil, um dos mais importantes geradores de emprego no país. Em entrevista ao Folha do Ponto, Jorge deu detalhes do Instituto, seus projetos para o futuro e um pouco da sua história.

ONG O Instituto da Educação Popular é fruto do sentimento que Jorge carrega desde sempre: o de ajudar as pessoas. “Se for resumir, o instituto é tudo aquilo que eu sempre quis que fizessem pra mim, que é a ajuda, a oportunidade de mostrar meu trabalho, meu talento. Esse é o objetivo do instituto. Nós oferecemos capacitação, treinamento e oferta de emprego. Como eu sou da área têxtil, a ONG é voltada para este setor, que apesar da crise econômica que o país vive, é muito forte. Eu sempre digo, quem sabe costurar e tem um equipamento, não fica sem trabalhar, não fica sem tirar um salário”. Com 12 anos de existência, o projeto já beneficiou mais de 5 mil pessoas, entre homens e mulheres de todas as idades. Atualmente, 30 profissionais estudam no instituto, que conta com 30 máquinas industriais, equipamento de ponta e duas professoras que passam os conceitos para os alunos. “No final do curso, a pessoa sai certificado e aí nós ajudamos na entrada do mercado de trabalho. Ou para quem quer ser trabalhador autônomo, a gente tem uma linha de crédito para que este trabalhador compre as máquinas e equipamentos com um preço mais acessível. De uma forma ou de outra, a pessoa sai do curso trabalhando. E não tem jeito, em São Paulo, você precisa ter capacitação para vencer. E é isso que nós oferecemos na nossa ONG”, promete Jorge. As aulas acontecem todo sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Qualquer pessoa pode participar e todo o trabalho é gratuito. Para os interessados em se inscrever, o instituto fica localizado na rua Campo Maior, 21 – Pq. Jurema, próximo ao Fácil Jurema. Telefones de contato: 2486-1109/99497-7517.

SONHO DA CIDADE GRANDE E quem é Jorge Ferro. Alagoano de nascimento, mas guarulhense de coração, Jorge – nascido em Minerador do Negrão, no Estado do Alagoas – conta que apesar de nunca ter passado fome – seus pais eram fazendeiros – Jorge, como a maioria do povo nordestino, tinha o sonho de conhecer a cidade grande em busca de melhores oportunidades, e desde cedo já tinha a determinação de

realizar essa vontade. “Eu comecei a trabalhar cedo. Aos 19 anos, eu já era empreendedor, abri um açougue na cidade e com pouco tempo já era um sucesso. Mantive o estabelecimento por 3 anos, quando vendi tudo e com o dinheiro vim para São Paulo, que era o meu sonho. Eu morava numa cidade com 2 mil habitantes e encontrei em Guarulhos a grande chance”, explicou Jorge.

FAMÍLIA Aos 51 anos, casado e com quatro filhos – Carlos, Jânara, Cinthia e Patrícia, Jorge faz uma análise de tudo o que passou desde que chegou em Guarulhos. “Eu tive sorte. Meus pais sempre trabalharam e graças a Deus nunca faltou nada para a nossa família. E eu posso dizer que eu tive sucesso na vida e meus pais puderam ver aonde eu cheguei. Hoje, se eu quisesse, poderia deixar de trabalhar. Mas eu tenho esse compromisso e vontade de ajudar as pessoas, e vou fazer isso até quando eu puder”.


ecial

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

05

EMPREGO NOS PIMENTAS

ASSALTO NO 1° DIA E SUCESSO RÁPIDO Então com 23 anos, Jorge chega a São Paulo. O ano era 1988, mais precisamente no dia 5 de maio. A cidade era Guarulhos, mais precisamente na região do Pimentas. Entretanto, um fato curioso logo no primeiro dia aconteceu com Jorge. “Vim para Guarulhos e me instalei na casa de primos. E algo curioso aconteceu, no primeiro coletivo que eu peguei, o ônibus foi assaltado. Posso dizer que o primeiro local que eu conheci foi a delegacia. A gente sempre ouvia que a cidade grande tinha seus perigos, mas logo de cara assim, acho que ninguém espera”, recorda bem humorado. Apesar do susto, o empreendedor já saiu em busca de emprego. “Um dia meu primo perguntou: ‘você quer tentar vender pra ver se tem jeito’. Eu aceitei, estava sem emprego e tinha acabado de chegar. Ele foi

me ensinando, já que eu nunca tinha trabalhado nisso. A empresa era um atacado e uma semana depois eu comecei a me destacar, vendendo muito. Fui ficando amigo do dono, seu Reginaldo, e 30 dias depois, dos 50 vendedores, eu fiquei em 1° lugar nas vendas. Seis meses depois, seu Reginaldo resolveu vender a loja, e perguntou se eu queria comprar. Eu não acreditava, seis meses depois de chegar na cidade grande, alguém queria eu comprasse uma loja”, relembra Jorge. Com muito esforço e compreensão, inclusive do seu Reginaldo, que ajudou Jorge no início, o atacado cresceu e em dois anos, Jorge duplicou o tamanho da loja. Empreendedor que é, logo em seguida, ele vendeu a empresa, e rumou para o rumo têxtil, onde permanece até hoje.

PROJETO

Outro que Jorge quer realizar no futuro são cursos de capacitação integrados com as escolas da prefeitura, criando uma rede de cooperativas. “Meu grande sonho é levar o que é feito na ONG para a cidade inteira. A prefeitura possui algumas máquinas automatizadas, mas estas máquinas estão paradas em diversas escolas. A ideia é: utilizar estes equipamentos para formar pessoas e profissionais e criar junto com tudo isso uma rede de cooperativa, que vai empregar justamente esta pessoa que aprendeu na escola. Ao mesmo tempo, se ensina e se emprega. Qual

a contrapartida? A prefeitura precisa comprar e fazer uniforme para os alunos, SAAE, Proguaru e Rede Fácil. Todas essas áreas necessitam de material têxtil. A gente fez um estudo e a prefeitura economizaria por volta de R$ 10 milhões por ano só em uniformes se este projeto acontecer. E digo isso com propriedade, pois faço uniformes para outros municípios. Tem como fazer o próprio uniforma a cidade. É só querer fazer. Hoje, o uniforme não é feito em Guarulhos, então não gera emprego na cidade, ao contrário, só gastos”, afirmou o empreendedor.

Com a propriedade de viver há quase 30 anos na região dos Pimentas, Jorge faz uma análise do bairro e da cidade num todo. “Quando eu cheguei, a região não tinha nem asfalto. Hoje tem shopping, terminal, hospital, mercado, universidade. É inegável o crescimento. Mas ainda existem problemas, a segurança é um grande desafio, comunidades

em situação de abandono. Falta de esgoto, saneamento, uma vez eu peguei uma chuva e fiquei com medo de ser arrastado com meu carro pela água, imagina a situação de uma pessoa que não tem as mesmas condições. Não tem lazer. Então, é preciso olhar mais para estas pessoas, e é o poder público que precisa fazer algo, e não faz”.

PIMENTAS


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

5º SALÃO DO

LIVRODE

GUARULHOS Cidade Amiga da Leitura

Vem aí o 5º Salão do Livro de Guarulhos Entre os dias 16 e 25 de maio, a Prefeitura de Guarulhos promove um dos maiores eventos literários da Grande São Paulo: o 5º Salão do Livro de Guarulhos, que acontece no Adamastor Centro, na Avenida Monteiro Lobato, 734.

Saiba mais: www.guarulhos.sp.gov.br

Este ano, o Salão do Livro homenageia os autores João Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Carolina Maria de Jesus e Eva Furnari. O 5º Salão do Livro é um evento aberto a pessoas de todas as idades e a entrada é gratuita. Participe.


Cidade

P

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

07

“PRECISAMOS SEMPRE AJUDAR O PRÓXIMO”, AFIRMA VERA tão gostoso observarmos nos rostos das pessoas que ajudamos o semblante estampado da gratidão. É por essas e outras que acredito que precisamos sempre ajudar o próximo. Só quem ajuda sabe o quão bom é este sentimento de dever cumprido”, afirma Vera. Para quem queira conhecer ou ajudar o projeto, você pode comparecer na Rua Euráchio Maurício, número 1108, na região do Pimentas, onde atualmente é a sede das ações da Vera do Povão.

Para mais informações sobre os trabalhos de Vera em Guarulhos, basta ligar no telefone:

(11) 2486-8607

P

O EXEMPLO DE BETHY PINELLI vários setores, principalmente em relação a saúde, ela resolveu agir até para servir de exemplo para governantes do município do deve ser realmente feito. “Passei por muitos problemas na minha vida e sei bem o que é passar por necessidades. Criei 6 filhos com muitas dificuldades. No caso da saúde, por exemplo, quando fui atendente do SUS, vi inúmeros casos que se fosse contar todos daria um livro. Pessoas com problemas graves e que não tinham amparo nenhum. Por isso resolvi ajudar, sem receber nada em troca, até por que precisamos mostrar para nossos políticos o que precisamos na nossa sociedade. Temos que deixar claro que quando nos preocuparmos com a vida dos outros, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores”, afirma Bethy. Outra frente voluntária de Bethy está na ajuda de dependentes

químicos que queiram tratamento, trabalho que ela empenhou há anos. Até por isso, não esconde que pretende lutar para intensificar este tipo de trabalho na nossa cidade. “Ao longo dos anos, eu sempre ia nas ruas da cidade para oferecer ajudar para os dependentes que queriam ajuda. Fiz muitas amizades. Além disso, tudo isso serviu para me mostrar a carência que nosso município apresenta em relação a este trabalho. Precisamos de pessoas com o pulso firme e que olhe por estas pessoas” diz.

Para mais informações sobre as ações de Bethy Pinelli na cidade de Guarulhos, você pode ligar no telefone:

011 94700-4689

(11) 95890-7603

Bethy Pinelli

u

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro . É uma profissão de prestígio social, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. Quando nos referimos aos trabalhos do voluntário contemporâneo, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma “profissionalização voluntária. Existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos. E é assim que se baseia a trajetória da funcionária pública guarulhense Elizabeth Pinelli, conhecida como Bethy Pinelli. Inconformada com o descaso em

u

u Vera

Até que ponto somos capazes de dividirmos o pouco que temos com alguém que nunca nos ajudou ou com algum desconhecido? Para quem nunca passou nenhum tipo de privação, essa questão pode ser muito difícil de responder. Como dizia o escritor Machado de Assis no conto Almas Agradecidas “A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz”. Talvez por isso nós encaramos a solidariedade como mecanismo de preservação do amor e canaliza nosso afeto às pessoas. Podemos chamar de empatia, de caridade, amor ao próximo. Na verdade, quem é solidário sabe, é a imensa sensação de prazer e bem estar que dedicar um tempo em benefício do outro proporciona. Essa solidariedade pode vir de várias formas. De norte a sul do país são inúmeros os projetos criados por pessoas visando o bem-estar do próximo. Aqui em Guarulhos não é diferente. Com um trabalho sem ajuda de empresas ou de nenhum órgão governamental, Veronice Panta da Silva, conhecida popularmente como Vera ou Vera do Povão, há quatro anos procura colocar-se rapidamente no lugar dos necessitados e perceber como é bom ter uma mão amiga que o auxilie nestes momentos difíceis, ajudando com arrecadação e doação de roupas e brinquedos para os mais necessitados. “Sempre tive dentro de mim a necessidade de ajudar o próximo. Devemos fazer o bem, sem olhar a quem, porque não basta somente ajudar. Deve-se fazer de coração. Por isso resolvi dedicar um pouco do meu tempo para arrecadar itens que possam ajudar aqueles que estão passando por alguma dificuldade. É tão lindo o sorriso de felicidade de uma criança ao receber um brinquedo de presente. É


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

ACE


Cidade

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

A Prefeitura de Guarulhos entregou na manhã de domingo (22) mais 1.460 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Os apartamentos de 46 metros quadrados ficam na região do Lavras e vão atender os moradores oriundos das comunidades Hatsuta, Vila Any, Jardim Guaraci, Furpe e Vila Laurita. “Hoje é um dia histórico para Guarulhos, pois estamos atendendo moradores de áreas que esperam há mais de duas décadas por uma solução”, disse o prefeito Sebastião Almeida. No total, foram investidos R$ 110 milhões na construção das unidades, dos quais R$ 81,3 milhões financiados pelo Governo Federal e os outros R$ 28,4 milhões pelo Governo do Estado. Os apartamentos têm sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. Todas as unidades já estão sendo entregues com acabamento como piso, tanque, pia na cozinha e banheiro, entre outras benfeitorias. A dona de casa Jasiele Aleixo da Silva, 27 anos, vai sair de uma área de risco na Vila Any, que costuma ficar alagada nos tempos de chuva. “Estou muito feliz e não vejo a hora de mudar. Toda vez que chove eu perco tudo, mas agora isso vai passar. Estou indo para a minha nova casa com o meu marido e o meu

filho”, disse. “É uma alegria difícil de descrever para quem nunca enfrentou dificuldade”. A mensalidade mínima paga pelos moradores será de cerca de R$ 25 e a máxima, de R$ 80. Durante cinco anos, as famílias serão isentas de IPTU. Segundo o secretário municipal de Habitação, Orlando Fantazzini, a implantação do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Guarulhos tem priorizado ampliar o número de moradias entregues a famílias na faixa de renda de zero a três salários mínimos. “Esse é um fato inédito na história de nosso país”, lembrou Fantazzini. “Está claro que o sonho da casa própria é possível desde que a população se organize”. A Caixa Econômica Federal estima que mais de 4,2 milhões de moradias já foram contratadas pelo “Minha Casa, Minha Vida” no País. Desse total, 30 mil unidades estão somente em Guarulhos. Com a entrega dos apartamentos no Lavras, a Prefeitura já contabiliza cerca de 3 mil unidades apenas neste mês de maio, uma vez que há duas semanas já haviam sido entregues 1.500 moradias no Portal Flora, em Bonsucesso, que também atenderá a faixa de zero a três salários. O secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, destacou que a entre-

www.folhadoponto.com.br

09

PREFEITURA ENTREGA MAIS 1.460 APARTAMENTOS NO LAVRAS Foto:Jair Malavazi/PMG

ga dos apartamentos representará uma nova etapa na vida dos moradores de Guarulhos. “O número de pessoas que vai viver aqui é maior do que a população de muitas cidades de São Paulo”, lembrou o secretário, que estava acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Marcos Penido.

Agasalho Campanha do

2016

NÃO SE ESQUEÇA, ME AQUEÇA. ABRACE ESSA IDEIA! A Prefeitura de Guarulhos lançou a Campanha do Agasalho 2016, com mais de 300 postos de coleta em toda cidade e serviço de retirada de doações em casa. Faça a sua parte: participe e ajude. Todo material arrecadado será encaminhado para mais de 100 entidades beneficentes. É a Prefeitura fazendo mais para quem mais precisa.

Para doar, ligue: 2408-3153 Saiba mais: www.guarulhos.sp.gov.br


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016


Esportes

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

PONTO DO ESPORTE

11

AMIGOS DO SÃO JOÃO CONQUISTA TÍTULO DO CAMPEONATO DO JUVENTUDE

Sociedade Amigos do São João (foto) é o grande campeão do 16º Campeonato do Grêmio Recreativo Juventude. A equipe venceu no último domingo, no Campo do São João o Beira Riop or 3 x 1. Em jogo que só foi definido nos últimos minutos, quando tudo indicava que a decisão iria para as penalidades máximas com o placar de 1 x 1, a equipe do bairro do São João fez dois gols em dois minutos

e só esperou o apito do árbitro para fazer uma grande festa em comemoração ao título, em uma competição que teve a participação de 50 equipes. Prestigiaram o evento o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM), vereador suplente Alemão do Transporte (PT) e o vereador Eduardo Barreto (PCdoB), que fez a entrega da premiação junto com os organizadores Carlinhos, Paulo e Noaldo.

EQUILÍBRIO MARCA RODADA NA DIVISÃO ESPECIAL

A Divisão Especial da ULAFA teve quatros jogos no último final de semana, válidos pela chave “B” da competição. No sábado, o Garotos do América (foto) venceu por 2 x 1 a equipe do Art Bloco. No outro jogo, o Vasco Jardim Paraiso venceu o Ascas Ponte Alta por 1 x 0. Já no domingo, o jogo mais emocionante da rodada foi entre Vasco da Vila Galvão x Renascença que terminou empatado em 3 x 3. No segundo jogo do domingo, o Ganes/ Arsenal venceu o Unidos da Matta por 2 x 1. A próxima rodada marca os seguintes jogos: Sábado (28) – Estádio Cícero Miranda: 13h – A.A. 33 do Bela Vista x AD. Brittu’s, 15h – A.A. Testai x AD. Biricutico/Manguaça. Campo IV Centenário: 13h30 – Vasco do Jd. Paraíso x Unidos da Matta FC, 15h – A.A. Ganes x AD. Renascença. Campo

Vasco da Vila Galvão: 13h – Vasco da Vila Galvão x Garotos do América, 15h – AD. Art Bloco x Ascas Ponte Alta. Domingo (29) - Estádio Cícero Miranda: 13h – Corre Atrás x Zazueira, 15h – União Presidente Dutra x EC. Cabuçu.

ATLÂNTICO PRÓXIMO DA CLASSIFICAÇÃO NA COPA OS DONOS DA BOLA

Pela 3ª Copa Os Donos da Bola, com a realização de sete jogos no último domingo, nos campos do IV Centenário e Macedo, algumas equipes já garantiram vagas para a 2ª fase da competição. Com destaque para a vitória do Atlântico (foto), que se recuperou da derrota na primeira rodada e venceu a equipe do Decorart por 2 x 1. Com a vitória, o Atlântico dá importante passo para a classificação. Os resultados foram os seguintes: Independente/América 1 x 2 Valência, Nova União 3 x 0 Juventus, L3 4 x 3 Família Só Panela, Paulistano 1 x 0 Maranhã, Torre 1x 3 Brisas, Unidos do Cinga 2 x 0 Amigos do Morro, Atlântico 2 x 1 Decorart. A próxima rodada acontece no feriado desta quintafeira (26). No Estádio Cícero Miranda: 8h30 – Unidos do Morro Cabuçu x Atlético Renzo, 10h – Unidos do Hebron x Psicóticos, 11h30 – Renovação x Corre Atrás.


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

AD GUARULHOS PERDE A 1ª NO PAULISTA

Esportes Diego Alves diegoalves@d11.com.br

ELES FICAM!

Foto: Arquivo pessoal

Jogando fora de casa, o AD Guarulhos conheceu sua primeira derrota na Quarta Divisão do Paulista. Em Guaratinguetá, O Índio perdeu por 3 x 0 para o Manthigueira. Apesar do resultado, o AD Guarulhos permanece na

liderança isolada do Grupo 4, com 15 pontos, com campanha de cinco vitórias e uma derrota. Neste sábado (28), às 15 horas no Estádio Antônio Soares de Oliveira, o AD encara a Portuguesa Santista, vice-líder do grupo.

PUBLICAÇÃO LEGAL EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANTONIO SIRIO DA SILVA LIMA e sua esposa se casado for, com o prazo de 20 dias, expedido nos autos da Notificação Judicial (Proc. nº 0055713-84.2011.8.26.0224), que lhe move IMOBILIARIA E CONSTRUTORA CONTINENTAL LTDA.. O Doutor ALEXANDRE ANDRETA DOS SANTOS, Juiz de Direito da 5ª Vara Cível da Comarca de Guarulhos, na forma da lei. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que por parte de IMOBILIARIA E CONSTRUTORA LTDA., foi requerida a Notificação de ANTONIO SIRIO DA SILVA LIMA, portador do CPF nº 095.364.768-43 e sua esposa se casado for para que, no prazo de 30 dias, contados após o decurso dos 20 dias do presente edital, compareçam à Av. Dr. Timóteo Penteado nº2.447, Picanço, Guarulhos, a fim de saldar o débito no valor de R$ 323.230,62 (Trezentos e vinte e três mil duzentos e trinta reais e sessenta e dois centavos), ou efetivar o deposito judicial referente as prestações vencidas de 09.01.1996 a 07.10.2007, bem como as vincendas até a data do efetivo pagamento, devidamente corrigido e com os juros legais incidentes tudo com relação a promessa de compra do lote nº 04-B da quadra 15, do loteamento denominado Jardim City, situado em Guarulhos, sob pena de rescisão contratual, presumindo-se como verdadeiros os fatos articulados pela requerente. Encontrando-se os requeridos, em lugar incerto e não sabido, foi determinada a notificação dos mesmos por edital, com o prazo de 20 dias, o qual será publicado e afixado na forma da lei.

EDITAL DE CITAÇÃO DE MIRANIR DE TAL expedido nos autos da AÇÃO REIVINDICATORIA c/c PERDAS E DANOS E DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÕES, requerida por IMOBILIARIA E COMERCIAL PIRUCAIA LTDA, contra MIRANIR DE TAL e demais invasores, processo nº 4035338-23.2013.8.26.0224, com prazo de 15 (quinze) dias. A Doutora ADRIANA PORTO MENDES, Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Guarulhos, NA FORMA Da lei, etc. FAZ SABER MIRANIR DE TAL (qualificação ignorada), sua mulher se casado for perante este Juízo e respectivo Cartório do 3º Oficio Cível da Comarca de Guarulhos, processam-se os termos da AÇÃO REIVINDICATORIA c/c PERDAS E DANOS E DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÕES, referente ao lote 30 da quadra 163 do loteamento Pq. Continental, imóvel com área de 340,00 m² situado à Rua Trinta e dois A, nº 30, Pq. Continental, Guarulhos/SP, o qual a autora é proprietária e legitima possuidora, diante da invasão ocorrida em meados do mês de 2013, de inteira má-fé, recusando-se a desocupá-lo, voluntariamente. Encontrando-se os réus em lugar incerto e não sabido, expediu-se o presente, por meio do qual ficam os mesmos devidamente citados para os termos da ação, bem como advertidos de que terão o prazo de quinze (15) dias, contados do esgotamento do prazo de vinte (20) dias do presente edital, para contestar o pedido, sob pena de não o fazendo, presumirem-se aceitos como verdadeiros os fatos alegados pela autora. O presente será publicado e afixado na forma da lei. Cumpra-se, na forma e sob as penas da lei.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE LIDERIO SEVERINO, sua mulher se casado for, RICARDO UBIRATAN DA SILVA e sua mulher se casado for com o prazo de 20 dias, expedido nos autos da Notificação Judicial (Proc. nº 0002987-36.2011.8.26.0224), que lhe move BAMBI IMOBILIARIA E INVESTIMENTO LTDA.. O Doutor ALEXANDRE ANDRETA DOS SANTOS, Juiz de Direito da 5ª Vara Cível da Comarca de Guarulhos, na forma da lei. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que por parte de BAMBI IMOBILIARIA E INVESTIMENTO LTDA., foi requerida a Notificação de LIDERIO SEVERINO portador do CPF nº 356.114.566-34 sua mulher se casado for, RICARDO UBIRATAN DA SILVA portador do CPF nº 191.109.618-44 e sua mulher se casado for, para que, no prazo de 30 dias, contados após o decurso dos 20 dias do presente edital, compareçam à Av. Dr. Timóteo Penteado nº 2.447, Picanço, Guarulhos, a fim de saldar o débito no valor de R$ 58.982,95 (cinquenta e oito mil novecentos e oitenta e dois reais e noventa e cinco centavos), ou efetivar o deposito judicial referente as prestações vencidas no período de 19/02/2002 à 19/09/2007, bem como as vincendas até a data do efetivo pagamento, devidamente corrigido e com os juros legais incidentes tudo com relação a promessa de compra do lote nº 02-B da quadra 02, do loteamento denominado Parque Residencial Bambi, situado em Guarulhos, sob pena de rescisão contratual, presumindo-se como verdadeiros os fatos articulados pela requerente. Encontrando-se os requeridos, em lugar incerto e não sabido, foi determinada a notificação dos mesmos por edital, com o prazo de 20 dias, o qual será publicado e afixado na forma da lei.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE DOMINGOS JOÃO DOS SANTOS e sua mulher se casada for, com o prazo de 20 dias, expedido nos autos da Notificação Judicial (Proc. nº 0018701-02.2012.8.26.0224), que lhe move HIDRO-VOLT ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA.. O Doutor JAMIL NAKAD JUNIOR, Juíz de Direito da 9ª Vara Cível da Comarca de Guarulhos, na forma da lei. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que por parte de HIDRO-VOLT ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA., foi requerida a Notificação de DOMINGOS JOÃO DOS SANTOS, portador do CPF nº 003.740.428-88 e sua mulher se casada for, para que, no prazo de 30 dias, contados após o decurso dos 20 dias do presente edital, compareçam à Av. Dr. Timóteo Penteado nº2.447, Picanço, Guarulhos, a fim de saldar o débito no valor de R$ 57.088,80 (cinqüenta e sete mil oitenta e oito reais e oitenta centavos), ou efetivar o deposito judicial referente as prestações vencidas de 31.06.1983 a 31.06.1985, bem como as vincendas até a data do efetivo pagamento, devidamente corrigido e com os juros legais incidentes tudo com relação a promessa de compra do lote nº 16 da quadra 22, do loteamento denominado Jd. Fortaleza, situado em Guarulhos, sob pena de rescisão contratual, presumindo-se como verdadeiros os fatos articulados pela requerente. Encontrando-se os requeridos, em lugar incerto e não sabido, foi determinada a notificação dos mesmos por edital, com o prazo de 20 dias, o qual será publicado e afixado na forma da lei.

EDITAL DE CITAÇÃO DE JOSÉ VIEIRA e sua mulher GILDETE SANTANA OLIVEIRA, expedido nos autos da AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL C/C REINTEGRAÇÃO DE POSSE E PERDAS E DANOS, requerida por BAMBI IMOBILIARIA E INVESTIMENTOS LTDA, contra JOSÉ VIEIRA e sua mulher GILDETE SANTANA OLIVEIRA, processo 0011901-55.2012.8.26.0224, com prazo de vinte (20) dias. O Doutor MAURO CIVOLANI FORLIN, Juiz de Direito da 6ª Vara Cível da Comarca de Guarulhos, NA FORMA Da lei, etc. FAZ SABER ao réu JOSÉ VIEIRA, brasileiro, barbeiro, portador do RG nº 6.132.487 e sua mulher GILDETE SANTANA OLIVEIRA, brasileira, do lar, portadora da cédula de identidade RG nº 13.272.723, perante este Juízo e respectivo Cartório do 6º Oficio Cível da Comarca de Guarulhos, processam-se os termos de uma AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL C/C REINTEGRAÇÃO DE POSSE E PERDAS E DANOS, alegando em síntese, que através do compromisso firmado entre as partes supra mencionadas, os requeridos tornaram-se compromissários compradores de um lote de terreno, situado no local denominado PARQUE RESIDENCIAL BAMBI, lote 07-B da quadra 22, no município e comarca de Guarulhos. Que, entretanto, os suplicados não honraram o pacto firmado, eis que atrasaram no pagamento das prestações no período de 20/08/1997 a 20/08/2001. Que, para tanto, foram os requeridos, devidamente notificados, consoante processo de Notificação, sendo certo que o mesmo assim não solveram as prestações em atraso, esgotando-seos meios suasórios para o recebimento amigável do credito devido. Encontrando-se os réus em lugarincerto e não sabido, expediu-se o presente, por meio do qual ficam os mesmos devidamente citados para os termos da ação, bem como advertidos de que terão o prazo de quinze (15) dias, contados do esgotamento do prazo de vinte (20) dias do presente edital, para contestar o pedido, sob pena de não o fazendo, presumirem-se aceitos como verdadeiros os fatos alegados pela autora. O presente será publicado e afixado na forma da lei. Cumpra-se, na forma e sob as penas da lei.

Torcida flamenguista, apesar do acesso não ter vindo, duas notícias vão trazer consolo a vocês. O Flamengo confirmou sua participação na Copa Paulista. O rubro negro guarulhense já tem sua estreia marcada para o dia dois de julho, diante do Nacional, no estádio Antônio Soares de Oliveira. Inclusive essa partida marcará o inicio da competição. A confirmação foi feita pelo diretor de futebol, Edson Davi Filho, que mantinha a participação do time ainda como duvida por conta das questões financeiras. Entretanto, ”Tico”, como é conhecido, afirmou que o time está dentro, aliás, mantendo a promessa feita em Janeiro de que o time participaria da Copa Paulista. Ele já adiantou que o time não será o mesmo, nem de longe, do que atuou no Paulista da série A3. O dirigente flamenguista disse que o clube não teve condições financeiras de manter o elenco e boa parte dos jogadores já estão empregados em outros times. Exemplo disso foi à ida do zagueiro Carlão e do lateral direito Artur Santos para a Inter de Bebedouro, equipe da última divisão Paulista que é comandado por Edson Vieira, antigo técnico do Flamengo. Porém o clube conseguiu acertar a permanência do goleiro Wagner, que na minha visão, foi o melhor da posição dessa série A3. O arqueiro flamenguista esteve com um pé fora do time. Após o término do Paulista, Wagner foi procurado por dois times que disputarão a série D do Campeonato Brasileiro. O jogador chegou a conversar com estes clubes, mas não chegou a um acerto. Na última terça (17) houve a oferta do Flamengo, que segundo o jogador, foi melhor, e por isso, ele continuará defendendo as metas do time de Guarulhos no segundo semestre. Com este novo contrato, Wagner ficará no clube até o final do Paulista de 2017. O goleiro afirmou a este colunista que está feliz com a renovação e com tantos elogios que recebeu durante o primeiro semestre, porém é consciente de que a posição requer equilíbrio porque elogios e críticas vão e vem rapidamente. A diretoria começou bem a competição até porque é o que dizem: um bom time começa por um bom goleiro.


GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

13


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

LEONARDO E EDUARDO COSTA ABREM AS COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO CTN

Quem em São Paulo ou na Grande São Paulo nunca se sentiu tentado a dar um pulinho na zona norte da capital para comer aquele famoso baião de dois ou dançar um forrozinho? Não há como negar que o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no bairro do Limão, conquistou o posto de principal centro de cultura e lazer dos nordestinos residentes na capital paulistana, bem como um dos pontos turísticos mais visitados por aqueles que almejam um intercâmbio cultural com as riquezas do Nordeste. O espaço ganhou maturidade no seu trabalho e caminha para completar 25 anos de história. Para celebrar esse marco, o CTN inicia as comemorações nos próximos dias 27 a 29. O pontapé da festa já é dado por um grande encontro de artistas que já fazem sucesso no CTN. O show Cabaré, com Leonardo e Eduardo Costa, vai abrir os festejos nesta sexta-feira (27), com um projeto consagrado com turnê realizada em todo o Brasil. Já a partir do sábado (28), o convite ao público é para viver a rique-

za e a diversidade de experiências da cultura nordestina. O CTN vai trazer um mix de atrações que vai promover uma viagem aos estados nordestinos por meio da música, dança, gastronomia e religiosidade. Cortejos de sanfoneiros, blocos de carnaval, quadrilhas juninas, musical sobre Luiz Gonzaga estão entre os atrativos. O domingo (29) encerra com shows da Banda de Pífanos de Caruaru e da dupla de emboladores Caju e Castanha. O CTN Cidadão vai promover ações sociais, como exames médicos gratuitos e cortes de cabelo. Além disso, está prevista a distribuição para o público de prêmios e brindes que chegam a R$ 2 mil reais. SERVIÇOS: Comemoração de 25 anos do CTN Data: 27 a 29 de maio Local: Centro de Tradições Nordestinas End.: Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão - São Paulo Telefone: (11) 3488-9400 / www. ctn.org.br

Cidade

PROGRAMAÇÃO 25 ANOS Sexta 27/05

Show Cabaré com Leonardo e Eduardo Costa – a partir das 20h30 (ingressos à venda)

Sábado 28/05 – Entrada Gratuita

14h – Apresentação do coral do projeto Vila Social 15h – Musical Gonzagão da Cia. Trupe Trupé 16h – Matinê Infantil

18h – Cortejo de Sanfoneiros 19h – Bloco de Carnaval Ziriguidum 20h30 – Show da Banda Xapa Koko

Domingo 29/05 – Entrada Gratuita 10h – Missa do Frei Damião 13h – Banda Trio Zabelê 15h – Quadrilha Junina Caipiras Alegres 16h – Banda Pífanos de Caruaru 17h30 – Caju e Castanha


Tá no Ponto!

TUDO CERTO!

CURTAS Marilene Ferreira

mari@folhadoponto.com.br

OS MAIS POPULARES

A H T T O R M E D I E V A L R

N T H R D H G E A N B Y E T T

T A H E E R D R M S N D N T B

I L I S S I M P E R I O T O M

G M T C O T R E S H E F T R T

A N R O M A B M C C E O R E M

H F N C I F M F T R F R R A S

S N E G R E I A E D S N F I A H D R R Y O A R H I T H T N O 21

Solução

F I C Ç Ã O

Saiba dividir seus aprendizados e vitórias com os outros.

R H O M T B O A F R F H A M E

A N T I G A S E R R E S C O C I A M E A S

lhe querem bem e estão ao seu redor.

Peixes - 20/02 a 20/03

R O B R O R F E H N S T F N N

A

Dê mais atenção as pessoas que

R N R C Ç Ã N B O A D O Y R I A L R S Y A P D D A R N R L E T I L A H L C S H U O S S R H

R

Cuidado com a ansiedade, aguarde o momento certo para agir

Sagitário - 22/11 a 21/12

Clima de criatividade e prazer nas realizações pessoais

E I H I G I M I I C N I C C G

R

Virgem - 23/08 a 22/09

Seja firme em suas decisões e mantenha a serenidade.

Aquário - 21/01 a 19/02

T F E D T A H M S R I L E M N

E

Mantenha-se focado nos seus projetos de vida.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Tensão no setor material alerta para prejuízos financeiros.

C M E A S R I A E F O E R N I

O R I R A D N E L

Leão - 22/07 a 22/08

Noticias boas virão acompanhadas de oportunidades unicas.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

F M A L T G P A H T F M B L K

B O R G I A S

Cautela em relação a assuntos delicados e familiares.

Libra - 23/09 a 22/10

E M E G D A H L N R R T H L I

T

Fuja das negatividades que lhe cercam e aposte no seu potencial

Câncer - 21/06 a 21/07

Tereza e Miguel conseguem chegar a um acordo com Afrânio. Bento discursa contra Afrânio para os cooperados. Edenilson pede ajuda a Santo para fugir de Afrânio. Carlos Eduardo desconfia da tristeza de Tereza.

A E M C P Y A E R E E O A S V

I M P E R I O

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Oren nega ajuda a Adira para resgatar os filhos. Zípora comenta com as irmãs que está triste com a situação entre ela e Miriã que não se entendem. Tales e Quenaz trocam socos e pontapés por causa de Yarin. Joana aparece na porta da tenda e traz um bolo para Arão.

Velho Chico -21h, Globo

F C N A I I F E S O L M N H H

M E D I E V A L

Momento de aprendizado e reflexão. Busque o conhecimento

Os Dez Mandamentos -20h30, Record

Florisval e Rosângela se casam. Gilda promove uma festa de despedida para Eliza no Flor do Lácio e avisa à filha que Dayse e Carlinhos dormirão com ela na casa de Hugo. Arthur vê Carolina preocupada com Gabriel e oferece ajuda.

M O T N B O R G I A S T M O F

G L A D I A D P A P S A P S A T R R T A C U V I K I N G S

Touro - 21/04 a 20/05

Nádia avisa a Sandra que Maria a sondou sobre Filomena. Candinho beija Filomena, que afirma que não atrapalhará sua vida com Sandra. Cunegundes planeja retomar o controle de sua fazenda. Pandolfo

Totalmente Demais -19h, Globo

História: séries de TV A televisão pode ensinar muito mais do que se imagina! Confira algumas SÉRIES sobre História: desde a Idade ANTIGA até a Era MEDIEVAL. — “VIKINGS”: Gravada na Irlanda, a produção narra a trajetória do LENDÁRIO Ragnar Lodbrok, que governou a Suécia e a Dinamarca durante a Idade Média; — “SPARTACUS”: Tem como personagem principal o famoso escravo que se tornou GLADIADOR, o líder da mais importante revolta de escravos da Roma Antiga; — “Reign”: A partir da mistura de elementos históricos com FICÇÃO, conta a história da rainha Maria da ESCÓCIA, que viveu no século XVI; — “ROMA”: Possui como pano de fundo a formação do IMPÉRIO Romano, trazendo as batalhas de Júlio César; — “Os Pilares da TERRA”: Mostra a Inglaterra do século XII, ao longo das lutas pela sucessão ao TRONO de Henrique I; — “Os BÓRGIAS”: Retrata a família Bórgia, que formou três PAPAS e foi muito poderosa durante o Renascimento.

O

Procure a companhia de pessoas mais desencanadas e alegres.

Êta Mundo Bom -18h, Globo

© Revistas COQUETEL

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

N

Áries - 21/03 a 19/04

“Minha Novela” Próximas emoções...

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

O

A revista Forbes realizou um ranking listando as 30 personalidades brasileiras mais populares na web e os jogadores de futebol dominaram as primeiras posições. O número um entre eles é Neymar. Com 56 milhões de seguidores no Facebook e 49 milhões no Instagram, o jogador conquistou o primeiro lugar na listagem, seguido por Kaká, Ronaldinho Gaúcho e David Luiz, no segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. No time feminino, a primeira a aparecer foi a diva do axé brasileiro, Ivete Sangalo, ocupando o 6º lugar. Depois dela, vieram Claudia Leitte em 9º e Anitta em 11º. Para eleger as 30 celebridades brasileiras mais populares das redes sociais, a Forbes considerou as contas reconhecidas dos famosos no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube.

Bella Falconi fez questão de festejar a volta da autoestima com um ensaio sensual. Como toda mamãe de primeira viagem, após o nascimento do filho é normal ficar insegura com o corpo. Os quilinhos a mais e a transformação física nessa fase abalam a autoconfiança de qualquer uma. No caso da musa do abdômen trincado, ela reconhece que não se sentiu feia sem os gominhos que a tornaram famosa, mas diferente da Bella antes de ser mamãe. E para as mamães que estão inseguras como um dia ela ficou, Bella dá um conselho: "Ame-se e respeite-se. Lembre sempre de que o mundo só irá nos valorizar de acordo com o que apresentamos a ele."

15

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 DE MAIO DE 2016

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 344  

Folha do Ponto - 24 de maio de 2016

Edição 344  

Folha do Ponto - 24 de maio de 2016

Advertisement