Page 1

Guarulhos, de 23 a 30 de março de 2016

Ano V - N.º 335

27 ANOS DA TRAGÉDIA QUE ABALOU GUARULHOS

Quase três décadas depois do maior acidente aéreo verificado em Guarulhos, o Folha do Ponto encontra o sobrevivente Alex Ferreira de Lima, que carrega até hoje, no corpo e na alma, as marcas da tragédia

ABANDONOU O BARCO

APRESENTAÇÃO DA VIA CRUCIS GUARULHOS

Pág. 2

ALEMÃO DO TRANSPORTE VAI DEIXAR O PT

ACONTECE NESTA SEXTA

Pág. 5

DE LAMBER OS BEIÇOS

Páginas 8 e 9

Pág. 15

Confira ofertas - Página 03 Válido Até 19/03/16

30/03/16


Guarulhos, de 23 a 30 de março de 2016

Ano V - N.º 335

27 ANOS DA TRAGÉDIA QUE ABALOU GUARULHOS

Quase três décadas depois do maior acidente aéreo verificado em Guarulhos, o Folha do Ponto encontra o sobrevivente Alex Ferreira de Lima, que carrega até hoje, no corpo e na alma, as marcas da tragédia

ABANDONOU O BARCO

APRESENTAÇÃO DA VIA CRUCIS GUARULHOS

Pág. 2

ALEMÃO DO TRANSPORTE VAI DEIXAR O PT

ACONTECE NESTA SEXTA

Pág. 5

DE LAMBER OS BEIÇOS

Páginas 8 e 9

Pág. 15

Confira ofertas - Página 03


02

Opinião

www.folhadoponto.com.br

PONTO SEM NÓ WhatsApp: 94379 7533

Sebastião Alemão

folhadoponto@gmail.com

DEFINIDO: ALEMÃO VAI DEIXAR O PT

O presidente da Coopertransguaru e suplente de vereador Alemão do Transporte deverá deixar o PT até o próximo dia 30 de março. Segundo foi apurado, a decisão teria sido tomada após reunião com a diretoria da cooperativa e o seu grupo político. O destino de Alemão ainda é incerto, segundo boa fonte, ele teria recebido convite de três partidos da oposição para se candidatar a vereador, mas ainda não decidiu qual será o seu destino.

TEM FANTASMA NA CÂMARA ?

Alguns funcionários da Câmara Municipal vem brincando nos corredores do Legislativo, oferecendo um prêmio para quem conseguir fotografar no gabinete da vereadora em exercício Eneide Lima, a ex-deputada federal Janete Pietá, que faz parte do quadro de assessores da parlamentar. Segundo funcionários, há muito tempo que a esposa do ex-prefeito Elói Pietá não é vista na Casa, apesar de receber salários. Só para relembrar, nos tempos de vereador, o marido Pietá sempre denunciava a existência de fantasmas na Câmara.

JANETE E ENEIDE DESEMPREGADAS

Apesar da brincadeira, tanto Eneide Lima quanto Janete vão ficar desempregadas a partir de 1° de abril. Devido a lei eleitoral, os vereadores que ocupam cargos de secretários retornarão e os suplentes em exercício são obrigados a deixar o Legislativo, e juntos com eles, vários assessores que, se não forem nomeados na prefeitura, vão para a fila do Bolsa Família.

MAIS UMA DESEMPREGADA ?

Não é preconceito contra as mulheres. Mas a atual secretaria moradora de Atibaia, Patrícia Ianda, poderá fazer companhia para Janete e Eneide. É que o seu partido PT do B foi esvaziado e praticamente não tem candidatos a vereador para a próxima eleição. Segundo fonte do Paço Municipal, o prefeito Almeida teria dado a incumbência para a moça montar o time em dez dias, sob pena de cair fora do governo e voltar para a sua terra natal.

PP COMEMORA CHAPA DE PRÉ-CANDIDATOS O presidente do PP, Kiko Magalhães, está comemorando o bom time de candidatos a vereador que montou na sigla. Segundo boa fonte, o partido garante que tem uma chapa de respeito e que deverá eleger de dois a três vereadores na próxima eleição.

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

PONTO Pastor Darlan Codonho darlan2005@hotmail.com

O PODER DA DETERMINAÇÃO

Por que como imaginou na sua Alma,assim É; (Provérbios 23:7).

A casinha da escola rural era aquecida por um velho e bojudo forno a carvão. Um garotinho tinha a função de ir mais cedo à escola todos os dias, para acender o fogo e aquecer o recinto antes que a professora e seus colegas chegassem. Certa manhã, eles chegaram e encontraram a escola envolvida pelas chamas. Retiraram o garotinho inconsciente do prédio em chamas, mais morto do que vivo.De seu leito, o semiconsciente e pavorosamente queimado garotinho ouviu ao longe o médico que conversava com sua mãe. O médico dizia a ela que seu filho seguramente morreria. Porém o bravo garoto não queria morrer. Ele se convenceu de que sobreviveria. De alguma maneira, para surpresa do médico, ele realmente sobreviveu. Quando o risco de morte havia passado, ele novamente ouviu o médico e sua mãe falando baixinho que o fogo destruíra tantos músculos na parte inferior de seu corpo, quase que teria sido melhor que ele tivesse morrido, já que estava condenado a ser eternamente inválido. Mais uma vez o bravo garoto tomou uma decisão. Não seria inválido. Ele andaria. Finalmente, ele teve alta do hospital.Num dia ensolarado, sua mãe o conduziu até o quintal para tomar um pouco de ar fresco. Neste dia, ao invés de ficar sentado na cadeira, ele se jogou no chão. Arrastouse pela grama, puxando as pernas atrás de si. Arrastou-se até a cerca de estacas brancas que limitava o terreno. Com grande esforço, levantou-se apoiando-se na cerca. E então, estaca por estaca começou a arrastar-se ao longo da cerca, decidido a andar. Começou a fazer isso todos os dias até que um caminho se formou ao lado da cerca, e em volta de todo o quintal. Não havia nada que ele desejasse mais do que dar vida àquelas pernas. Finalmente,ele foi capaz de ficar em pé, depois de andar mancando, e então, de andar sozinho. Mais tarde, de correr. Começou a caminhar para a escola, depois passou a correr para a escola, e a correr, pura e simplesmente, pela alegria de correr. Na faculdade, integrou o time de corrida com obstáculos. Depois, no Madison Square Garden, aquele rapaz sem esperanças de sobreviver, que seguramente não andaria nunca mais, e que jamais poderia esperar correr -- aquele rapaz determinado, o

Glenn Cunningham, corrida de uma milha!

Dr.

foi o corredor mais rápido do mundo na

www.folhadoponto.com.br

WhatsApp: 94379 7533

Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384


GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

FIQUE VIVO.

ACABE COM O MOSQUITO! Salve sua vida e de sua família.

Mantenha sua casa e seu quintal sem água parada.

Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. As três doenças têm sintomas parecidos, mas com intensidade e gravidade diferentes. A atenção deve ser triplicada este ano e os cuidados já começam em casa, eliminando todos os focos do mosquito transmissor. Colabore e denuncie locais com acúmulo de água parada. VEJA DICAS DE PREVENÇÃO Feche as caixas d’água com tampas Elimine a água dos pratos de vasos das plantas

Não deixe acumular água em recipientes Não acumule água nos pneus

Disque Saúde: 0800-7722-986 Saiba mais: www.guarulhos.sp.gov.br


Cidade

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

05

APRESENTAÇÃO DA VIA CRUCIS GUARULHOS ACONTECE NESTA SEXTA

Três mil pessoas assistiram encenação no ano passado. Expectativa é que o público seja ainda maior neste ano Mais uma vez o projeto litúrgico Via Crucis Guarulhos encenará a tradicional Via Sacra da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, em Guarulhos. A apresentação acontece na sexta-feira da Paixão (25), às 18h30, no CEU Presidente Dutra, após a celebração da Santa Missa. No elenco do projeto estão jovens, adultos, crianças e idosos do próprio bairro e região, que se uniram com um único propósito: encenar a Paixão de Jesus Cristo envolvendo toda a comunidade. Cerca de 100 atores entrarão em cena. Este ano, o evento incorpora uma proporção ainda maior com o auxílio da prefeitura e da cidade. “A equipe convida a todos os moradores de Guarulhos para o dia da encenação, que no ano de 2016 chega a sua quarta edição.

O intuito do projeto é apresentar um espetáculo repleto de emoção através da evangelização”, conta Jefferson Rafael, um dos diretores do projeto. Preparação acontece desde o ano passado As preparações já acontecem desde o final de 2015, onde foram divididos núcleos teatrais de coordenação e preparação. Com o apoio total da Paróquia e de toda a comunidade local, em especial o Pároco Salvador Rodrigues de Brito e o Vigário Padre Dr. Antônio Carlos Frizzo, os coordenadores do projeto arrecadaram doações diversas para a apresentação. Ao todo, 130 pessoas (dentre staffs e núcleo teatral) estão engajadas para a realização do evento.

Todo o trabalho que vem sendo realizado é voluntário, e partiu da mobilização dos moradores e paroquianos. “O intuito do projeto é apresentar um espetáculo repleto de emoção através da evangelização”, explicou Vinicius Leite, diretor de elenco e espetáculo. Por meio de uma mensagem de amor e otimismo, a Via Crucis Guarulhos quer transpassar aos seus espectadores, uma reflexão sobre os inúmeros conflitos enfrentados por todos nos dias atuais, através da estória bíblica. “Em nossa última apresentação, no ano de 2015, que foi realizada na Praça do Orobó, estimamos que aproximadamente três mil pessoas prestigiaram a encenação”, afirmou Jefferson, que espera apresentar este ano um evento tão emocionante quanto foi o anterior.

Serviço A encenação Via Crucis Guarulhos acontece nesta sexta-feira (25) às 18h30 no CEU Presidente Dutra, na rua Maria Paula Motta, s/n. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.viacrucisgru.com.br ou facebook.com/ viacrucisguarulhos.

1ª VOLTA CICLÍSTICA INTERNACIONAL REÚNE MAIS DE 100 ATLETAS Cerca de 120 atletas participaram neste domingo da 1ª Volta Ciclística Internacional da Cidade de Guarulhos, prova teve percurso de 130 quilômetros e 3 horas de duração, com largada no Shopping Bonsucesso e chegada na avenida Lauro de Gusmão Silveira, no Taboão, passando pela Dutra, avenidas Paulo Faccini, Salgado Filho e Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco (anel viário) e Marginal do Rio Baquirivu.  O primeiro a concluir o percurso foi o atleta Roberto Pinheiro, da equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos. Kléber Ramos, o Bozó, também da Funvic, ficou com a segunda colocação, seguido por Maicke Rene Monteiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro. Completaram o pódio Alan Maniezo, de Ribeirão Preto, e Frederico Mariano (UFF), na quarta e quinta colocações, respectivamente. Gosto muito de correr em circuitos como esse. A prova foi muito bem organizada e com excelente nível técnico. Andamos bastante na estrada em uma velocidade muito alta, onde a nossa equipe fez um excelente trabalho, mas quando entramos no circuito, os trechos de subida foram decisivos para o resultado”, disse Roberto.  “Reunimos em Guarulhos as melhores equipes e os melhores ciclistas do País. Por isso, o nível da competição foi muito alto. As provas foram disputadas com lealdade e respeito e os atletas que subiram ao pódio mereceram muito estar ali”, afirmou o organizador José Claudio dos Santos, o Facex.  A 1ª Volta Ciclística Internacional da Cidade de Guarulhos foi uma realização da Associação Desportiva Facex (ADF), por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com apoio da Prefeitura de Guarulhos, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016


GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

07


Voo 801

08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

´

Quase três décadas depois do maior acidente aéreo verificado em Guarulhos, o FOLHA DO PONTO encontra um sobrevivente que carrega até hoje, no corpo e na alma, as marcas da tragédia Gil Campos - Especial para o Folha do Ponto

Vinte e sete anos se passaram daquela fatídica manhã de 21 de março de 1989 que abalou Guarulhos. Mas a lembrança continua viva e dolorida na memória de um homem, principalmente quando ele se olha no espelho. E não é pra menos. As cicatrizes que percorrem 54% do seu corpo e a saudade do irmão morto não o deixam esquecer quando o Boeing cargueiro 707-349C da Transbrasil prefixo PT-TCS caiu sobre a favela do Jardim Ipanema, a 2.700 metros da cabeceira da pista do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, em Cumbica, às 11h54, deixando um rastro de destruição, 25 mortos (três tripulantes da aeronave e 22 pessoas em terra) e mais de 100 feridos. “Foi tudo muito rápido. Não me lembro de detalhes, do momento da queda do avião. Mas me vi correndo pelas ruas, com a pele descolando do corpo e os cabelos completamente esfarelando, gritando por socorro entre inúmeras pessoas também desesperadas e uma densa nuvem de fumaça e poeira. Depois apaguei”, relata com exclusividade ao FOLHA DO PONTO o autônomo Alex Ferreira de Lima, hoje com 38 anos. (foto) As queimaduras no seu corpo provocadas pela explosão do avião que trazia sob suas asas 15 mil litros de combustível, não são piores que as últimas lembranças que Alex tem do irmão Alano, na época com seis anos de idade – cinco anos mais novo que ele – e morto na tragédia. “Lembro do meu irmão a todo momento, lembro de suas últimas palavras, o vejo brincando de bolinha de gude com um colega, que também morreu. E escuto o barulho ensurdecedor do avião se aproximando de nossa casa. Depois, minha memória apagou”, conta pausadamente e com um profundo olhar de tristeza, por mais que queira forçar um sorriso no canto dos lábios. Foto: Klaus Werner-Revista Veja

Não era para Alano estar em casa no momento em que o avião caiu. Era para ele estar na pequena escola onde estudava, no Jardim Bela Vista. Mas algo de estranho aconteceu na manhã. “Fui deixar meu irmão na escola, como fazia todos os dias. Mas chegando lá, sem nenhum motivo, ele teve uma crise de choro. Chorava sem parar, agitado, nervoso. A professora disse que não tinha condições de ficar com ele na sala de aula. Perguntei o que estava acontecendo e não respondeu, só chorava. Então resolvi voltar com ele para casa”, contou. A caminho do casebre onde a família morava – eram os irmãos Alex, Alano e Alan, e os pais Lusmar e Adão – na rua Rancharia, “Alemão” como era chamado por ser muito loiro, se acalmou. Chegando em casa, a mãe havia saído para um mercado próximo, o pai para o trabalho na Bauducco e Alan para a casa de amigos. “Meu irmão foi para o quintal brincar de bola de gude com um amigo, o Cláudio, nosso vizinho”. As horas se passaram. Por volta das 11h30, Alex com fome resolveu fritar batatas. Escutava o irmão se divertindo no quintal enquanto estava na cozinha. De repente, Alano o chama: “Teco (apelido de Alex) vem aqui fora”. O relógio marcava 11h54. Veio o barulho, a explosão, o fogo, os gritos e os mortos. Alex acordou no Hospital Bom Clima para onde foi socorrido por um taxista. O irmão também foi socorrido, mas morreu uma semana depois da tragédia. “Fiquei seis meses internado. Tomava anestesia geral todos os dias para fazer os curativos. Quando sai do hospital, de cadeira de rodas, fiquei sabendo da morte do meu irmão. No dia em que ele morreu, uma enfermeira disse que me viu conversando na enfermaria com uma pessoa que ela não via. Não lembro disso, mas acho que era meu irmão. Tenho muita saudade”.

´

Espe


ecial

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

09

foto:Luiz Novaes

DEPOIS DO ACIDENTE, ELE PASSOU A SER CHAMADO DE ‘CHURRASCO’

TRAGÉDIA EM NÚMEROS

801

era o número do voo que caiu em Guarulhos

25

mortos, sendo que três tripulantes e 22 em terra

26

26 toneladas de equipamentos eletrônicos vindo de Manaus (AM) eram transportados pelo avião

3

horas, o período que o aeroporto ficou fechado depois da tragédia

30

casas ficam completamente destruídas

Não bastassem as marcas da tragédia pelo corpo e a dolorosa recuperação, Alex enfrentou preconceito. “Eu era uma criança, tinha apenas 11 anos. E as pessoas passaram a me chamar de ‘churrasco’. Aquilo me doía muito, chorava por conta disso, mas foi mais uma luta vencida e, hoje, todo mundo me conhece por ‘churrasco’, e virou até um apelido carinhoso”, conta Alex. Ele recebeu o FOLHA DO PONTO em sua casa, no Parque Uirapuru, comprada com o dinheiro da indenização paga pela Transbrasil. No corpo cheio de cicatrizes, ele tatuou o símbolo do seu time de coração, o Corinthians. E curte a todo instante o filho Felipe, de cinco anos. “De certa forma, ele [o filho] preencheu o vazio deixado pelo meu irmão, ‘Alemão’. Hoje sou de boa com vida. O que aconteceu não me faz sofrer mais”, afirmou. No começo, ele não podia sequer ouvir o barulho de um avião. O medo, na época, o impediu de ir para os Estados Unidos fazer cirurgias plásticas; elas foram realizadas no Brasil, e foram mais de 10. Mas este temor não mais existe. Ele já voou e trabalha hoje bem próximo do local onde a queda do avião mudou para sempre a sua vida.

Hoje, todo mundo me conhece por ‘churrasco’- diz Alex

“De certa forma, meu filho Felipe preencheu o vazio deixado pelo meu irmão”

BAIRRO QUE CONVIVE COM O PERIGO,GANHARÁ UM MEMORIAL ÀS VÍTIMAS A área onde o Boeing cargueiro da Transbrasil caiu há 27 anos, após tocar em um sobrado na avenida Otávio Braga de Mesquita, pode ser chamada de Jardim Ipanema ou Jardim Schaffer. Os seus moradores, todos pós-acidente, convivem diariamente com os aviões em rasante, se preparando para pousar na pista do aeroporto, cuja a cabeceira fica a menos de 3 mil metros. “A gente não tem mais medo. Até se acostumou com o barulho”, diz Victor Leandro, 28. Outro morador do local, Izidro Santiago Lins, contou que já sentiu muito medo, principalmente nas madrugadas quando, segundo ele, “os aviões vêm bem baixinho”. “Só é ruim pra gente

assistir uma TV. Não dá para escutar nada”, disse. No local onde o avião caiu, hoje está instalado uma quadra. E em breve vai ganhar um memorial às vítimas da tragédia. A iniciativa é do vereador Romildo Santos (DEM). “Queremos que, com o memorial, fique um alerta para a cidade, seja pelos riscos de acidentes, como pelos ruídos, nível de calor e poluição que são muito prejudiciais aos moradores do bairro”, afirmou. Ainda não há prazo para a construção do memorial, que terá formado de uma aeronave. Segundo investigações da Aeronáutica, na época, o Boeing teria caído por falha humana.

100

mil era o número de pessoas que moravam na área, segundo a prefeitura

15

mil litros de combustível abasteciam o avião no momento da queda

Vereador Romildo Santos (DEM) quer criar memorial no local onde o avião caiu

Memorial deverá ser construído ao lado da quadra


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

ACE

ACE-Guarulhos troca experiências sobre comércio ambulante em Mogi Dirigentes da entidade se reuniram na Prefeitura da cidade vizinha com os responsáveis por projeto de sucesso Dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos estiveram na Prefeitura de Mogi das Cruzes na última quinta-feira, 17, para se reunir com os responsáveis pelo eficaz projeto que organizou o comércio ambulante naquele município. O presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Osvaldo Bolanho (que já presidiu a Associação Comercial de Mogi, entre 2000 e 2002). A intenção do encontro foi trocar experiências para que a ACE-Guarulhos traga subsídios a fim de construir projeto parecido por aqui. “Temos um case de sucesso em uma cidade grande, como Mogi das Cruzes. E o que é positivo precisa ser replicado em outras praças”, disse Paneque, que esteve acompanhado do superintendente Maurici Dias Gomes, da diretora do Empreendedor Individual Silvana Araújo e do conselheiro Alexandre Bolonha (Silvana e Bolonha vão desenvolver o projeto na ACE). “Em Guarulhos, percebemos uma desorganização muito grande. Existem ambulantes legalizados, mas não há

padronização nenhuma. Muito menos fiscalização”, explicou Silvana. “Nos principais centros comerciais, aparecem ambulantes de outras cidades e até países. Sem barracas, expondo os produtos – muitos deles falsificados – no chão, atrapalhando o comércio regular, os ambulantes legalizados e os próprios consumidores”, observou Bolonha. Participou da reunião o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Mogi, Luiz Carlos Pinheiro. “Aqui nós temos 250 empreendedores de rua. O número é congelado. Não há como aumentar. Eles cumprem obrigações de padronização e capacitação que está diretamente ligada à renovação das licenças”, explicou Pinheiro. Anualmente, os licenciados passam por cursos feitos em parceria com o Sebrae. “E, com o objetivo de valorizá-los, não chamamos mais de ambulantes, mas de empreendedores de rua.” A padronização (estabelecida em decreto que entrou em vigor em 2010) facilita a fiscalização. “É mais fácil encontrar ‘forasteiros’. São poucos, mas quando aparece alguém fora das normas nossa fiscalização identifica com rapidez”, disse o secretá-

Encontro aconteceu na última semana, em Mogi das Cruzes rio de Segurança Eli Nepomuceno. “Melhorando a regulamentação, diminuímos a necessidade de fiscalização. Uma coisa está ligada a outra”, disse Pinheiro. Os empreendedores também comemoram.

“Depois da organização as vendas aumentaram”, disse Luciana Vecchi, que comanda a lanchonete Vecchi Donald’s (sim, é de propósito) ao lado do marido Junior. “Temos esse negócio há

17 anos, mas com o projeto Empreendedor na Rua passamos por capacitação todo ano e controle de qualidade. Isso é muito importante, ainda mais porque trabalhamos com alimentação”, completou.


Cidade

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

GUIMAGUARULHOS

PONTO DO ESPORTE

11

699

,90

R$

Promoção Válida até 30/03/2016 Terça a Sexta

Semifinais definidas

O campeonato de veteranos GuimaGuarulhos já conhece os semifinalistas na categoria 40 anos. O Vasco da Vila Galvão venceu o Pica Pau por 2 x 1. Pelo mesmo placar Secretaria de Esportes (foto) eliminou a equipe do Ascas Ponte Alta. Já o Paradão Vila Barros venceu por 3 x 0 o União Presidente Dutra. E a equipe do GPM, que jogava pelo empate contra o Unidos da Matta, não foi além de 1 x 1. Os confrontos da semifinal ficaram os seguintes: Vasco Vila Galvão x GPM e Secretaria de Esportes x Paradão Vila Barros. Como não haverá rodada na semana da Páscoa, a semifinal será realizada no dia 2 de abril, junto com as semifinais da categoria 50 anos, que será entre Sindicato Metalúrgicos x 20 de Novembro e Unidos do

Paraventi x Estrela Velha Guarda. A ULAFA irá definir nos próximos dias os horários e locais dos jogos.

Emoção marca jogos na Copa Cecap

Quatro jogos foram realizados no Estádio Cícero Miranda, pela 3ª fase da Copa Cceap. No sábado (19), a forte equipe do Estrela Guarulhos (foto) venceu de forma emocionante o Nações pelo placar de 4 x 3. Em seguida, o Vasco do Jardim Paraiso conseguiu a classificação ao empatar nos acréscimos com a equipe do Esquadrilha Vila Barros, vencendo depois na disputa de pênaltis por 4 x 2. Nos jogos de domingo (20), a equipe do Psico venceu de virada o Renovação pelo placar de 4 x 2. No outro jogo, mais emoção, depois de estar vencendo a equipe do Corre Atrás por 2 x 0, o Só Na Bola cedeu o empate, mas conseguiu a classificação na disputa de pênaltis ao vencer por 4 x 3. Na próxima semana não haverá rodada em virtude da semana da Páscoa.

Vasco Vila Real na final da Copa Galvila

O Vasco Vila Real (foto) é a primeira finalista da 4ª Copa Galvila de Futebol. Em jogo emocionante no Estádio Cícero Miranda, a equipe venceu de virada o Sua Mãe por 3 x 2, e agora aguarda o seu adversário, que sairá do jogo entre Paulistano x Brisas. A partida será realizada no dia 3 de abril às 10h30 no Estádio Cícero Miranda.

JH Pizzaria lidera grupo no 16ª Campeonato da Juventude

Na última rodada do 16º Campeonato do G.R. Juventude de Guarulhos algumas equipes já garantiram vagas para a 2ª fase. O destaque fica para a equipe JH Pizzaria (foto), que lidera a chave “E” e já está na 2ª fase em 1º lugar. Em cinco jogos, obteve quatro vitórias e um empate. Os resultados da última rodada foram os seguintes: JH Pizzaria 1 x 1 Juventude, Unidos Portugal 2 x 1 Atlético Sob., Independente 1 x 1 União Malvina, Vet. Bondança 2 x 1 Malandrinho, Turma do Morro 0 x 1 Combinado, Unidos Vila 1 x 2 GPM, Ajax Fort. 4 x 0 Nóis Tá Um Nojo, Renegados 0 x 1 Black Night, Ressaca 1 x 1 Amigos S. João, Amigos Mar. 1 x 0 Nova Esp. A, Negritude 2 x 1 Ponte Preta, Juventus 0 x 2 Forta Cyty, Zorra 3 x 3 Ribeirão Preto, Arco Íris 0 x 4 Nelas, Flamengo x Tradição (Cancelado), Paraguaçu 0 x 2 Las Vegas, Sociedade Sob. 1 x 1 Beira Rio Mar., IG. Bola Neve 2 x 1 Sem Preconceito, Nacional Fort. 3 x 1 Borrussia, Unid. Vila Fort. 1 x 1 Turbina Cana, Tamo Junto 1 x 0 Madrugada. A próxima rodada será realizada no domingo de Pascoa (27), mas só terá seis jogos que estão em atraso nas suas chaves: Campo do Guarani Lavras: 12h – Amigos Marilena x Ponte Preta, 13h30 – Nois Tá Um Nojo x Turbina de Cana, 14h50 – Unidos da Vila Fortaleza x Amigos São João. Campo São João: 12h – Ressaca x Família 13, 13h – Negritude x Tradição, 14h30 – Nova Esperança B x Flamengo.

1° de Maio vence mais uma na 21ª Copa Servidores A equipe do 1º de Maio depois de vencer os donos da casa (Servidores) na primeira rodada, confirmou o favoritismo ao vencer o Arsenal do Bela Vista por 2 x 1 assumindo a liderança da chave “A” na 21ª Copa Veteranos 34 anos Servidores. São duas vitórias em dois jogos e o artilheiro da competição Pezão, com quatro gols. Nos outros dois jogos da rodada, o Testai venceu por 3 x 2 a equipe do Servidores e o Unidos do Beira Rio se recupe-

rou da derrota na 1ª rodada e venceu o Real do Presidente Dutra por 3 x 2. No próximo domingo (27) não haverá rodada devido à semana da Pascoa. A competição volta a ser realizada no dia 3 de abril com os seguintes jogos: Campo dos Servidores: 9h – Ascas Ponte Alta x A.D. Águia De Prata, 10h30 – Leões De Israel x A.A. Jurema, 11h45 – Inter/Juntos Por Acazo x Unidos Da Vila Tijuco.


12

www.folhadoponto.com.br

Esportes

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

ACADEMIA CT FIGHT FITNESS PROMOVE SAÚDE E ESPORTE

Cleber de Souza e Oscar Aguiar

“São professores conhecidos no meio, como o personal trainer Terry Gibson, que treina, inclusive, a Roberta Paes, competidora de wellness. Nós queremos transformar a visão de esporte e melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos. Além de promover um ambiente agradável para realizar as atividades”, explicou Oscar Aguiar, diretor e promoter da academia. Diferencial Segundo o proprietário e professor de Capoeira (Herança Cultura Mestre Catitu), Cleber de Souza, a diferença da CT Fight para outras academias é o tratamento diferenciado para cada aluno. “O aluno faz uma consultoria antes de começar a treinar. A gente identifica os pontos fortes, os pontos que precisam ser mais ou menos treinados. Um aluno nunca vai fazer a mesma coisa que o outro. São treinos específicos para cada um”. Além de Cleber, o mestre de muay-thai, Cleiton Teixeira, também é proprietário e administra a academia. Serviço Academia CT Fitness Fight – av. Brigadeiro Faria Lima, 874 – Cocaia. Telefones: 99629777/97585-5559.

TONY SOBRINHO LANÇA ÁLBUM “PARE E PENSE” Mais de três décadas dedicadas à música. Este é o músico e cantor Tony Sobrinho, que lançou recentemente Pare e Pense, seu quarto disco solo e o 12° da carreira. Em entrevista exclusiva na redação do Folha do Ponto, Tony deu detalhes do novo trabalho e da sua carreira consolidada.

Show eclético é diferencial

Com tantos anos de estrada, um dos diferenciais do artista é sua diversidade, sempre adequando seu show ao público presente. “Eu gosto e toco de tudo, sertanejo, raiz, samba, rock. O público pede e a gente tenta atender da melhor maneira possível”, contou Tony Sobrinho.

“Hoje existe muita máfia na música”

O cantor ainda faz uma análise sobre a situação da música nos dias de hoje. “Antigamente existia muito talento. Hoje, existe muita máfia, você precisa de um empresário que aposte em

O FIORAVANTE VOLTOU? Foto: Site oficial do Santos

Depois de longos anos o ginásio Fioravante Iervolino voltou a receber uma equipe da cidade em suas instalações. O Guarulhense, time que disputa a Liga Paulista de Futsal, realizou alguns treinos nos últimos dias no local. A ideia da equipe é utilizar a quadra sempre que possível. Vale lembrar que o Fioravante é administrado pelos Falcões MC. A entidade possui uma concessão de uso dada pela Prefeitura, e consequentemente, deu a permissão ao clube Guarulhense de usar o ginásio. Num momento de escassez de espaços para a prática esportiva na cidade, a notícia aparentemente traz certa esperança. Resta saber se Wimpro e AD ASA, outras equipes de futsal, terão a mesma ideia e sorte de conseguirem treinar no local, e amenizarem a triste realidade da falta de quadras no município.

ROGÉRIO DELGADO EFETIVADO NO FLAMENGO

Pare e pense

Quarto disco solo de Tony Sobrinho, Pare e Pense conta com letras de grandes nomes do sertanejo brasileiro. “São 19 músicas. Têm canções do Ronaldo Adriano, Paulo Nascimento, João Miranda, Toni Gomide e muitos outros. São pessoas que fazem a música sertaneja sobreviver. E agora nós vamos sair pelo estado para realizar shows e já temos projeto para lançar outro disco ainda este ano”, explicou o músico, que também deseja se apresentar em Guarulhos. “É difícil. A gente sabe que Guarulhos não apoia seus talentos. Eles preferem pagar 400, 500 mil em um artista de fora, ao invés de dar oportunidade aos artistas da cidade. Mas vamos seguir tentando”.

diegoalves@d11.com.br

você, independente do seu talento. Se você não der dinheiro, ele vai te descartar. Infelizmente é assim, o interesse financeiro é maior que o talento”.

“Família sempre foi da música”

Nascido no bairro de São Miguel, em São Paulo, Tony conta que sempre teve envolvimento na música, graças a sua família. “Meu pais, tios, todos eles eram músicos. Mas apesar de eles até conseguirem ganhar dinheiro, nenhum deles realmente investiu. Mas eu sempre tive o sonho de gravar, viajar fazendo shows e divulgar meu trabalho. Eu já me apresentei no Chacrinha, Bolinha, Raul Gil, TV Gazeta, graças a Deus tivemos muito sucesso”, conta Tony, que já fez partes dos grupos Mult Som e Caravana da Alegria, além de uma parceira de sucesso com o cantor Ito Reoli, onde lançaram quatro discos.

Contato

Para informações de shows e contatos, os telefones são: (11) 24530-4359/9 9179-5750, falar com Maria José.

A diretoria do Flamengo oficializou a permanência de Rogério Delgado no comando do time. Depois da demissão de Edson Vieira, na 12ª rodada, Delgado assumiu de forma interina e conduziu o rubro-negro a uma série de quatro vitórias seguidas. Além disso, a equipe não tomou gols em nenhuma destas partidas. Com este retrospecto positivo a diretoria não pensou duas vezes e o manteve como técnico. O novo comandante também tem o aval do elenco, já que Rogério participou de toda a pré-temporada feita em Janeiro, quando ainda era auxiliar ,e por isso, conhece bem os jogadores que tem. Faltando quatro rodadas para o fim da 1ª fase, ele tem agora a missão de subir a equipe à série A2. Vale lembrar que este ano sobem apenas dois times. Flamengo joga nesta quinta Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o São José Esporte Clube. A partida acontece nesta quinta-feira (24) às 20 horas, no Estádio Martins Pereira, em São José. Foto: Site do Flamengo

Criada no dia 4 de janeiro, a academia CT Fitness Fight é mais um local de condicionamento físico e atividade esportiva. Com 700 alunos, a academia oferece aulas de musculação, capoeira, muay-thai e jiu-jitsu, além de Ritmos e Mexe Fitness. Atualmente, o local conta com quatro professores, mas também está recebendo currículos para instrutores de aeróbica e fitness.

Diego Alves


GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

www.folhadoponto.com.br

13


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016


Táno noPonto! Ponto! Tá

I

conhece em um

NOVO formato Acabamento em Espiral

+

Capa Dura de 75 jogos

Áries Áries- 21/03 - 21/03a a19/04 19/04

HáA uma tendência tensão com aSarelaxar agiraconselha de forma a turno elhe mais Evite discutir desnão prática. se sobrecarregar com necessariamente. tantas tarefas! Touro Touro- 21/04 - 21/04a a20/05 20/05

Aproveite para ameniSua cabeça e seu zar problemas e valoricorpo tendem a se zar suas interações. Curta os beneficiar dos momentos de momentos a dois. a fase! prazer. Aproveite Gêmeos Gêmeos- 21/05 - 21/05a a20/06 20/06

Câncer Câncer- -21/06 21/06aa21/07 21/07

Libra Libra- -23/09 23/09aa22/10 22/10

Conduzapara sabiamente Encarar momentoseus de defeiencaMomento as a busca por atenção e tos de forma mais rar as inquietações trocas em suas relanatural. Ao mesmo tempo, o modo como se Aproveite envolve com persistentes de maneira ções de amizade. você se valorize mais. demandas! a as autoconfiança. racional! Leão Leão- -22/07 22/07aa22/08 22/08

Procure meEstude conduzir as oportunidalhor suas responsabilides materiais que o mer-

Escorpião Escorpião- -23/10 23/10aa21/11 21/11

um se bom momento Você sente mais aupara exercitar a gentoconfiante ao lidar com tileza e o companheirismo. dades e lidar com demandas os grupos, mas os aspectos ficado tem disponível, o momenAfaste-se de conflitos. nanceiros tendem a lhe abalar. mais complexas. mo é propricio para mudanças. Virgem Virgem- -23/08 23/08aa22/09 22/09

Sagitário -- 22/11 22/11 aa 21/12 21/12 Sagitário

Capricórnio Capricórnio--22/12 22/12aa20/01 20/01

Procure ser Procure sermais maisflepráxível perceber as tico para em suas abordabelezas ao seuaberto redor. Se doeas gens. Esteja para um pouco mais. interações pessoais!

Aquário Aquário--21/01 21/01aa19/02 19/02

Aproveite a alegria Aja com bom senso e decoerência estar ao em lado relação das pessoas que ama! Alegre-se aos seus ideais, ainda que estecom seus entes queridos. jam em desacordo com a maioria. Peixes Peixes--20/02 20/02aa20/03 20/03

Não anule quanto Sua generosidade Aproveite para Está se sugerindo uma Demonstre sua cooperação Aproveite momen-mais Não deixe desupelado seu Você se omostra aos seus interesses tende a lhe colocar em e, rar as dificuldades que fase positiva para tranas demandas coletivas to consciente para cuidar tanto de de próprio bem-estar! Moacerca posição de destaque no meio zer maior qualidade à rotina e pessoais, procure equilibrá-los sua aparência física quanto de lhe afastam das pessoas que ainda que lhe seja desagradável, mento de pensar em si proprio seu próprio potencial, o que lhe para sua atuação. commelhorar as demandas profissionais! social. sua mente. a melhorar . gosta. Insista relações. impulsiona respeite os níveis hierárquicos! e fazer valernas a sua vontade.

1

Enviada por Fernando Bremmer/Cocaia

boneca da Barbie para vender? Diana Virgílio ficaBand feliz ao ver as Globoexige que Artur Os-20h20, dez mandamentos - conforta Tenho a Tereza. BarbieArtur ginasta, a mande Jorge embora. cinzas do que antes eramDoninha Mert pede Meltem -20h30, Record Barbie noiva e a Barbie para Dianadaque os objetos da caixa de HeBentofala sente ciúmes ad-Jorgedoutora Moisés questionaSeHenutmire em casamento. nãopor tinha intenção de provinte épor cinco reais e a Barbie lena,suas que ela queimou. Luimiração de Luzia Santo. sobre ela chora, lim chegaorigens à casae de vocar o incêndio. Diana za fica incomodada ao se desquitada por R$ confessando que ele os é hebreu. Belmiro comenta com Ab- 250. Yadgar e abraça não tem a assim?! desculpa lembrar ataque de ciú-aceita Como Arão diz adoJoquebede e Miriã dias que planos para as pore que a flagra Jorgedesquitada demitido. éClamepais. de Resat Laerte contra ela e querBarbie que contou a verdade a Moisés, terras de Eulália voltarem tão cara? Munir saindo do Moisés deixando-as em choque. para vem o celular André. Juliana obriga Jairo rice liga - Porque com ode carro do a prosperar. Orientado por banco com dinheiconta a Ramsés que ele é hebreu, a apedido de Javier, a participar de suas aulas Diana Ken, casa do Ken, os moveis Doninha, Afrânio se aproximas Ramsés não sese importar Munir diz denuncia cai na caidero.gestante. Silvia pega mas a chamada de Tereza.do Ken... e o abraça.Selim. xama postal. pensando em Felipe.

Geremy Batins

Solução

R A L O

Horóscopo

Solução

M A N E I R

BANCO

Solução Jogos que você já

“Minha Novela”Próximas emoções...

promete se vingar.

42

9

festa de aniversário para Irene. ele,seu Bia e Gustavo irão para a Cassandra termina Arthurzinho fica arrasadoEnviada com aspor timentos. Eliseu Moraes/Pimentas cadeia. Scarlett avisa a Ricardo relacionamento com Fabinho por críticas que recebe sobre seu CD. que os dois não podem ficar junElisa é chamada para fazer uma causa de Débora. Gilda decide se tos. No altar, Caíque se surpresessão de fotos em uma agência mudar para o Rio de Janeiro com ende quando Laura revela que de modelos. Pedroe fica preso nos Thais Fersoza Michel Teló seus filhos. não se casará com ele. Laura e Vitória Geração Brasil Em Família Meu Pedacinho de Chão destroços de um barco e João/Miestão –radiantes com a chegaMarcos se casam. -22h15, Record -19h, Globo A senhora tem -21h, Globo 18h, Globo guel mergulha para salvá-lo. Fatmagül Êta Mundo Bom Velho Chico -21h, da da primeira filha. Neste

Renato pensa em ir à casa Cidão -18h, chama Globo Matias para domingo, 20, a atriz e o serGlobo de Tenório, que Babilônia foi mordido -21h, trabalho, etem Ritaum se mau detanejo compartilharam uma um Anastácia Regina conta para Beatriz que osepor foto umajuntinhos cobra, mas Milita sespera. Megan tenta pressentimento e Sandra em uma rede processo contra Guto foi conta reaberto. convence médico ao desisDavi. Brian para tenta distraí-la. Maria ensocial eorevelaram nomeKaren da duzir ignora Luís Fernando. Olga tir da ideia. Juliana lamenta Jonas que Alex que e Jack safrenta Sandra, a acusa menina: "Melinda". No post, pede que Vinícius ajude Murilo. por aRenato mas não aceita toda o bem do conteúdo do envefutura-mamãe mostrou semais insinuar para Celso. Wolnei de pede dinheiro a Inês. convite do médico para tenlope. Megan convida Danilo sua felicidade e afirmou: Luís "É Fernando Dita se questiona livra da Regina chantagem tar muito a sorte empor outra sair. Gláucia pega fios sobre para Vinícius. Beatriz humilha Inês. amor essacidade barriga.. de Cunegundes.Ernesto concomA alegria ele. Gina surpreende cabelo de Danilo. Vander pega o trabalho que comprou é tão grande que Guto não de fessa a Filomena que sempre Pedro Ferdinando comOseu com Danilo por causa com Rodolfo. cabee dentro do peito.. papai briga a enganou, e a dançarina comportamento. de Megan. e a mamãe da Melinda!

Otávio Müller, ator

N U

O

A Mulher que amamenta criança alheia

R

I E Q

1a pessoa da Santíssima Trindade (Rel.)

N

N E C

C

E

Ç K A

N

C A R T O

Y D M K S S

Profissão de Daniel (Mús.) Resposta dos noivos, no altar Pedro (?): declarou o Dia do Fico

I P

Próximas emoções...

A

Comer a última refeição da noite O médico que deixou de Vitamina prestar do limão socorro

V A L A S

“Minha Novela”

Botar; Condição colocar do rio assoreado Hiato de "paetê" Droga Museu de popular Niterói (RJ) durante Peça de os anos 60 bingo Sem voz Interjeição Forma de nojo reduzida Cauda de de "muito" animal Fritz Lang, iLUsTRaçãO: fERnandO cineasta Quadril; S X N E R austríaco cadeira Apenas (bras.) Z R U P Ç Tecido Gênero Interromper Ç E N F K cortado musical a gestação K Jay-Z L V A A de modo de Onde esoblíquo B tá? I (pop.) R S R Dez, em C G T E W inglês F I P Õ M Capitão (abrev.) Z O Símbolo I I deO (?) O alvo do públicas: A S resistência L Rbasquete J ruas e elétrica E O A(Eletr.) UVogais X de avenidas Y S K T "selo" R

A

Totalmente Demais - Você está com aspecto horrível! Você está doente? -19h, Globo - Sim, estive no médico e ele diagnosticou deslocaEliza convida Gilda para morar mento de órgão. Sete Vidas -18h, Globo com ela e a mãe promete pensar. Globo - Deslocamento de órgão? Alto Astral-19h, Durval tenta ser simpático com - Nunca escutei falar. O que é isso? Débora acusa Cassandra de Marcos nun- ameaça Laura e afirBernardo. Vinícius prepara uma - Ele disse que meu fígado foi pro casaco... ter se importado com seus ma senque se ela não se casar com

YBANCO S V

Fim, em inglês Adeus, em espanhol

2/en. 3/ten. 4/reza. 6/datena. 9/cleópatra.

INOVANDO “Minha Novela”

S D L H A H N A P S E Ç deu vontade o mocinho pega ato. As irmãs foram clicadas com vários modelos e ostentaram Doença séria... mesmo e faz a festa... muita boa forma e simpatia. DeramPróximas um show deemoções... beleza. Dois bebuns - um diz pro outro:

Movimento que preceRelativo deu o Surrealismo(abrev.)

C A R U S A D A T M A E Z

Cacau Colucci, estrela do ensaio Aline Bernardes ficou bastante codo Paparazzo mais acessado da nhecida por participar do Concurso Miss Bumbum no ano de 2012, ela história do site, em 2010, está de não foi a vencedora mas graças as volta em novo ensaio sensual. na cruz. Na Sexta-Feira Santa, ele cravou sua suas curvas que realmente cha-Em comemoração pelos 10Cristo lança no CORAÇÃO de Jesus e acabou levando um jato anos de SANGUE nos olhos. Cássio sofria com um problema mam muita atenção. Além disso do EGO, a ex-BBB posou de pela visão e, naquele instante, foi CURADO Oração rapidaesta morena desfilou o carnaval Matériamente. Converteu-se ao CRISTIANISMO e se refugiou terceira vez e mostrou que seis prima da pela escola de samba mancha na Cesareia, onde virou MONGE. Ao ser descoberto, manteigafoi Repouso decapitado, assim como outros MÁRTIRES necessácristãos. anos continua com tudo em cima. (?) sangue,A Anitta resolveu inovar no verde, palmeirense fanática O sertanejo está solteiro atoàque porio história do santo é apresentada no Novo Testamento de salvar saúde Com o corpo mais saradoporque visual compartilhou nesta vem se oeconsolidando nesse Mateus (27:54), Marcos (15:39) e Lucas (23:47). vidas desde fim do relacionasegunda-feira (21) um clique ano, ela já posou nua para já teve, como ela mesma diz, mento com Jade Magalhães, K F Y H D C Y U S T V H X M Ç M U mostrando oeleita resultado - tema em Sexy, e foi Musa da A C M E A R P N M A R T I R E S T a loira chegou ao estúdio onde 2013. Luan Santana já É formaO R J Q T Ç L W U K R B W doYpor J O M porário - da mudança feitaem em Copa das Confederações O Galinho aconteceram as fotos focada foi apontado como affair de E em I N Q C U R A D O E Ç Ç prótons, Dde QuinW O G seu Erosto. Naclima imagem, a canelétrons e 2013. neste festivo de (fut.) T S V J T N T G Q T W P W nêutrons Rtino N H U manter a dieta que a fez ganhar Anitta, Bruna Marquezine, torado aparece toda de preto está e L T A Y P I M A G E M K N VerossíG P N F Copa Mundo a beldade O bairro Brás,de emmassa São Paulo, trêsdoquilos S I Orecebeu E U Tum Z super E Ç time J T de T E mil; GacreS I C Bárbara Evans, Carol Bellimos-quase trabalhada no carão, surpreenditável com a agenda cheia, e vem Q A Q M Q Z U J W B O B G Q F U B beldades nadesde tarde novembro, desta terça-feira (24). O coquetel de lançamuscular quando e dendo as que ex-BBB Cacau Col-cair... ao não aparecer sem asobrantrando deixou bola Ç N E K O Ã Ç A R O C D F ESonho U deG N vida que da nova coleção da omarca reuniu celha,e supostamente cobertae mento X I Desagi YdeQ S O R muitas P C Çmusas, U Q B Qse quer H N E lucci Aline Gotschalg. começou a treinar com auxílio realizar Numa (?): V S I M P A T I A K A Z P V L em OsituaM por maquiagem parapista as fotos todo mundo ficar Lbabando. ção favorável (pop.) agora soltinho na ele que umfizeram personal trainer. M D J C F W N M I B R A Sinal SCélebre I L J antecipado rainha do ensaio feito por ela. S O HAna L S Ç Oe Tati W AMinenerG A T H pelo Adopio T da coruja S U Entre as musas estavam presentes, Paula está aproveitando bastante, Egito

Relações Internacionais (sigla)

R

OS BEIÇOS Com a "Bola" toda!

São Longuinho CAÇA PALAVRAS - São Longuinho

N RA T RA M A CC EN C OE R C A A D O ER FA R T E A N N CR A I E A I O R D T A AD RA B RC AO N D T E E NE N D EA R AC E R S A T S AO ND OE A L L S D O M D A F ON I C O E O P A T R A O M O S O M U M I S I R I V E L P S A I V I A S P R ES S A G I O

e ar-

Pegando geral... INOVANDO

Empregado doméstico Motivo de desgaste Modo ou forma Abertura de uma de relação (?) religiosas: be- no piso pase comportar francisca- ra escoar Lutador de MMA coEsotérica queneditinos, lê o e carmelitas nhecido futuro como Aranha água no baralhonos (pl.)

3/end — sif — ten. 4/dadá — viés. 5/adiós. 9/presságio.

sm e s, a u na o m s m r,

mari@folhadoponto.com.br

para instarealizada roedor tratamento bredeumlar atocanos na pelo fase juiz esgotos normativo finalde dopazda doença de esgoto projeto partida daDar casa (em veículo) Esposa Siglade ingleO que você deve fazer quando perde algumaTor coisa (Mit.) e não a encontra de jeito sa dos EUA Dez, em o algum? Segundo uma típica SIMPATIA brasileira, a melhor solução é invocar (?) Piovani, inglês atriz famoso São LONGUINHO (originado da palavra “Longinus”, nome comum aos Peça cujo Em, em mártires). Quando o OBJETO reaparecer, só não pode deixar de agradecer-lhe, tamanho espanhol determina Alexandre, dando três pulinhos. Celebrado no dia 15 de março, o o tipo de o (?), rei SANTO é especialmente popular na ESPANHA também roda na da e Macedôbicicleta nia ecom líder sua no BRASIL, apesar de existir apenas uma igreja militar da IMAGEM, em Guararema, interior de São Paulo. Segundo Moradia ApresentaAntiguidade dor do "Bra- e rural próestudos RELIGIOSOS, Longinus se chamavaImpõe CÁSSIO sil Urgente", xima à gastos era um dos CENTURIÕES romanos escolhidos para vigiar cidade na Band

M A R T I R E S R M E A D O O L T N H I S A G E M G N G E J E I I Õ B U O I A R O C E U G N A S R N O U I A O S T N B R A S I L N A E A P S E O I S S A C

a m a er ua

15

www.folhadoponto.com.br Revistas COQUETEL GUARULHOS, DE 05 11 A DE JUNHO, DE www.coquetel.com.br 2014 (?) precoce: Consulta Função do © Marilene Ferreira Escavações Cerimônia popular sofacilita o no texto.Grande Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque mari@folhadoponto.com.br arquiteto

C R I C U R S T I M I A N O Ã Ç I O S I M P A T M O A H N

iae a, s e so, nm

MODINHA DO BRÁS DE LAMBER

PALAVRAS PALAVRASCRUZADAS CRUZADAS DIRETAS DIRETAS CAÇA-PALAVRAS www.coquetel.com.br © www.coquetel.com.br © Revistas Revistas COQUETEL COQUETEL

DT S D IO AC Z GI O NV S OI C SL A T I C B O

nto!

CURTAS CURTAS Marilene Ferreira

15 23

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

GUARULHOS, DE 26 DE MARÇO A 1º DE ABRIL DE 2015

Enviada por Mariana Fenix/São João


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 23 A 30 DE MARÇO DE 2016

30/03/16

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 335  

Jornal Folha do Ponto - De 23 a 30 de Março de 2016

Edição 335  

Jornal Folha do Ponto - De 23 a 30 de Março de 2016

Advertisement