Page 1

Guarulhos, 19 a 25 de Novembro de 2015

699

,90

R$

Promoção Válida até Sábado 21/11/2015

Ano V - N.º 319

A EMPRESA PODE! A POPULAÇÃO NÃO PODE

Esportes

Finais de Campeonatos no São João e Cumbica

Páginas 10 e 11

ALEXANDRE DE SÁ ELEITO NA OAB

O advogado Alexandre de Sá Domingues venceu as eleições para presidente da Subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil. Compareceram as urnas 3556 advogados. Alexandre recebeu 1524 votos. A votação aconteceu na quarta-feira (18), na UNG.

MARCHA

Páginas 08 e 09 Há cerca de três meses, parte de residências da comunidade São Rafael foram retiradas, sob a alegação de estarem embaixo da rede eletrica da Bandeirante Energia. Enquanto isso, uma empresa de reciclagem que estava na mesma situação continua instalada e funcionando no local, contrariando as leis do Meio Ambiente.

da Consciência Negra vai abordar a resistência ao racismo

FERIADÃO Confira o que abre e o que fecha na cidade

Página 05


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

PONTO Pastor Darlan Codonho darlan2005@hotmail.com

A CARAVANA DA VIDA E A CARAVANA DA MORTE Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: “Jovem, eu lhe digo, levante-se!” O Jovem sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo.” Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas. (Lucas 7: 14.17) Pensamento: Primeiro, as palavras de Jesus penetram a terrível dor de uma viúva que acaba de perder seu único filho. Depois elas passam pela escuridão do além e chamam de volta aquele que ela havia perdido para sempre. Compaixão. Poder. Os homens que têm um, raramente possuem o outro. Jesus reúne os dois como ninguém antes ou depois. Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva, ele mostrou que a morte não tem a última palavra. A última palavra é de Jesus. É a palavra mais poderosa que existe, mas, é uma palavra sempre temperada com compaixão. Um dia, toda a dor e sofrimento, todas as perdas que nos rondam se renderão à palavra de Jesus. Quando Jesus fala, até a morte tem que recuar. Graças a Deus, pela esperança viva e verdadeira que temos em Jesus! Jesus estava acompanhado de uma multidão quando entrou na cidade de Naim. Outra multidão saia da cidade levando o filho único de uma viúva para o cemitério. Aquelas duas caravanas se encontraram, a caravana da vida e a caravana da morte, uma com Jesus e a outra pela mãe enlutada. A viúva, que perdera seu filho único, liderava a caravana da morte. Jesus compadeceu-se dela e lhe disse: “Não chores!”. Interrompendo o cortejo fúnebre, Jesus tocou o caixão e, parando os que o conduziam, disse: “Jovem, Eu te mando: levanta-te!”. Sentou-se o que estivera morto, passou a falar e Jesus o restituiu à sua mãe. Jesus trouxe vida onde reinava a morte. Jesus trouxe consolo, onde dominava a tristeza. Jesus trouxe esperança onde imperava o desespero. Jesus tem poder não apenas para enxugar nossas lágrimas, mas também para por um fim às causas que nos fazem chorar. Oremos Tu És maravilhoso, ó Deus! Teu poder é ilimitado. Tudo está sob o Teu comando. Tu tens autoridade sobre a vida e a morte. É a Ti que recorro em todo tempo, de paz e também de angústia. Em nome de Jesus, amém.

TODOS OS DOMINGOS BANDA RENOVAÇÃO ÀS 19:00HRS SEJA BEM VINDO!

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão

folhadoponto@gmail.com.br

DESESTABILIZANDO O MOVIMENTO Parece que os integrantes do grupo político do secretário da Educação, Moacir de Souza, já detectaram quem está por trás das fofocas espalhadas na cidade, de que o movimento do grupo petista Novos Tempos, Novas Ideias, programado para o dia 26 no Parque do Povo, e que vai contar com a participação de líderes nacionais, estaduais e municipais, seria para lançar Elói Pietá como candidato a prefeito. Boa fonte dos companheiros rechaça a ideia, dizendo que tal conversa fiada está sendo plantada pelo principal adversário de Moacir no partido, o deputado Alencar Santana (foto).

“TÁ VIVO E NO JOGO”

Fontes do movimento afirmam que não está programado nenhum lançamento de campanha para prefeito durante o encontro. O movimento será para demonstrar força, além de provar que Moacir (foto) está no jogo e muito vivo e irá para as prévias do partido, que serão realizadas no primeiro semestre do ano que vem para escolher o candidato a prefeito da legenda. Este colunista ligou esta semana para 40 petistas com direito a voto nas prévias, se confirmando o favoritismo de Moacir de Souza, caso a escolha fosse hoje. O resultado seria este: Moacir 60%, Alencar 20%, Pietá 10%, Nenhum 10%.

“ESSE CARA SOU EU”

Enquanto vários pré-candidatos a prefeito da oposição se reúnem, ou em grupo ou separados, para discutir possíveis alianças, tanto para o 1° turno ou para o 2° turno, o possível candidato do PSDB, Carlos Roberto (foto), continua, assim como fez nas últimas eleições; com o seu estilo individual, não quer conversar com ninguém e sonha em vencer as eleições sozinho para não ficar devendo pra ninguém. O PT agradece, e deseja que ele sempre seja o adversário deles.

ALEMÃO DO TRANSPORTE ASSUME Está programado para esta quinta-feira (19), na seção ordinária da Câmara Municipal, a posse de Alemão do Transporte (foto) como vereador. O presidente da Coopertransguaru assume a vereança devido a licença de Maurício Brinquinho. Alemão prepara projetos e indicações, principalmente na área dos transportes. Além de reivindicações para o Parque Santos Dumont e região do São João.

CIRCULANDO NA CAPITAL FEDERAL

www.folhadoponto.com.br Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

O presidente do diretório municipal do PMDB em Guarulhos, Rabih Khalil (foto), esteve esta semana em Brasília para prestigiar o congresso da Fundação Ulisses Guimarães. Rabih aproveitou e pediu a colaboração de vários parlamentares para destinarem recursos do Governo Federal para Guarulhos, principalmente na área de qualificação. Em reunião com os deputados Eli Côrrea Filho e Baleia Rossi (PMDB), eles se colocaram a disposição.


GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

A C I N Ú E D A D I N U T R OPO

A I T S I N A E D PROGRAMA ATÉ 100% D E D E S C O N TO NAS MULTAS E JUROS

Todos os devedores do município poderão colocar em dia seus débitos com desconto, regularizando sua situação cadastral, tendo acesso a financiamentos em geral. Dívidas vencidas poderão ser quitadas com desconto de até 100% de juros e multas. O valor do desconto dependerá do número de parcelas e da data de adesão ao parcelamento. PARCELAS MENSAIS, IGUAIS E CONSECUTIVAS REDUÇÃO NO VALOR DOS JUROS E MULTAS 1 (Parcela única) Até 3 parcelas Até 6 parcelas Até 12 parcelas Até 18 parcelas Até 24 parcelas Até 36 parcelas Até 48 parcelas Até 60 parcelas Até 72 parcelas

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%

Saiba mais nas unidades do Fácil ou pelo site www.guarulhos.sp.gov.br

DATA LIMITE PARA O TERMO DE ACORDO 27 de novembro de 2015 27 de novembro de 2015 4 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015 18 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015


Cidade

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

05

MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Aguardada com grande ansiedade e um dos principais eventos do Novembro Negro, neste feriado de sexta-feira (20) acontece a 10ª edição da tradicional Marcha Contra o Racismo, com o tema "Retroceder Jamais”, que promete movimentar a região central de Guarulhos. Os participantes sairão às 9 horas, da praça dos Estudantes, na Vila Progresso, com destino ao Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo. Antes da saída acontece a concentração no Marco da Consciência Negra, que está instalado na confluência das ruas Professora Anita Guastini Eiras e Lucila, atrás da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano. Antes do início do evento haverá apresentação da cantora Céllia, em comemoração ao novo monumento.

EVENTOS

Por volta das 13h30, no auditório 3B do Adamastor Centro, haverá a apresentação do V Festival de Culturas e Artes Negras, com o bloco Afoxé da Liga das Escolas de Samba e o encontro de comunidades e sambistas com Projeto Samba Fino. Outras

atividades são a exposição de artes afro-brasileira e indígena e a contação de história, com Tânia Amares.

TOTEM

Um dos grandes destaques neste ano é o Marco da Consciência Negra, instalado na confluência das ruas Anita Guastini Eiras e Lucila. Medindo 3,70 metros de altura, o monumento é feito de ferro cilíndrico com 40 centímetros de diâmetro, preto, e contém 13 figuras moldadas na vertical, com símbolos Adinkra, dos povos Achanti, de Gana, e dos Gyaman, da Costa do Marfim, que são de onde vieram muitos dos antepassados dos afrodescentes.

públicos que são atingidos pelo racismo cotidianamente: o genocídio da juventude negra, o racismo no futebol, na mídia, no acesso a bens e serviços, enfim, as diversas faces em que o preconceito se concretiza.

Nesta quinta-feira (19), a partir das 14 horas, a programação do Novembro Negro reserva a Oficina Conversando sobre Racismo com participantes do programa Projovem. A atividade acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sítio dos Morros (rua Samuel Libório de Avila, 24 Jd. Valéria) e propõe diálogos sobre as diversas formas e

Os Centro de Educação Unificados (CEUs) da cidade abrem espaço a uma programação especial gratuita à comunidade com enfoque em campanhas realizadas no mês de novembro, marcado principalmente pelas comemorações da Consciência Negra e campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata Nesse período, três CEUs terão uma programação especial para celebrar o

HOJE

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO NOS CEUS

O QUE ABRE E FECHA NO FERIADÃO

mês da Consciência Negra e a Campanha Novembro Azul. As campanhas serão realizadas nas seguintes unidades: Cumbica (avenida Atalaia do Norte, nº 544 – Jd. Cumbica), Ottawa-Uirapuru (av. Morada Nova, 208 - Jardim Ottawa) e Ponte Alta (rua Pernambuco, 836 - Jd. Ponte Alta).

CAMPANHAS

As atividades do Novembro Negro objetivam ampliar a leitura de mundo dos alunos e comunidade em torno da importância da cultura africana no Brasil, bem como sobre as ações de enfrentamento do racismo, por meio de visitas ao Museu Afro Brasil e apresentações culturais como teatro de fantoches, contação de histórias e rodas de capoeira. Criado em 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Bra-

Fotos:Fabio Nunes Teixeira e Márcio Lino/PMG

VAI ABORDAR A RESISTÊNCIA AO RACISMO

sil no dia 20 de novembro e tem como finalidade promover reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Já a campanha do Novembro Azul tem como objetivo alertar a população masculina sobre os cuidados necessários para prevenir o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

SOLIDARIEDADE Para ajudar as vítimas do rompimento de barragens em Mariana, em Minas Gerais, o CEU Presidente Dutra (Final da Rua Maria de Paula Mota, antiga Rua 100) realizará terça-feira, 24, às 19h, uma ação social durante a aula de Zumba. Para participar basta doar um 1,5L de água.

Em razão do feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20 de novembro), confira abaixo o funcionamento dos serviços públicos municipais: Fácil Fácil Móvel Escolas e creches UBSs Farmácia Popular Policlínicas Hospitais UPAsPevs – Zona Azu – Feiras Livres – Coleta de Lixo – Zoológico (9 às 17h)CEUS (cursos e atividades)

SEXTA (20 ) fechado fechado fechadas fechadas fechada plantão plantão plantão normal normal** (8 às18) normal normal normal normal

SÁBADO (21) DOMINGO(22) funciona * fechado fechado fechado fechadas fechadas fechadas fechadas fechada fechada plantão plantão plantão plantão plantão plantão normal fechados normal** (8 às 13h) liberada normal normal normal não tem normal normal normal normal

* Somente a unidade Bom Clima (Paço Municipal) – das 8 às 13 horas ** A Zona Azul funciona normalmente na sexta-feira (20), das 8 ás 18 horas, e no sábado (21), das 8 às 13 horas.

Vereadores Pezão e Samuel Vasconcelos, prefeito Sebastião Almeida e Edna Roland, coordenadora de Igualdade Racial de Guarulhos


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015


Cidade

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

07

IMPACTO SOCIAL ARRECADA ALIMENTOS PARA MATERNIDADE Menos de mim, mais de nós. Foi com esse lema que a rede de amigos Impacto Social organizou no último sábado, 14, uma atividade com o objetivo de conscientizar pessoas a se esforçarem pelo próximo. Na oportunidade, eles arrecadaram alimentos destinados ao Hospital e Maternidade Jesus, José, Maria em ação conjunta com o Barbosa Supermercado. Para Gianini Ferreira, um dos integrantes do projeto, essa ação só engrandece a vontade de fazer o bem das pessoas. “Hoje está sendo um dia muito especial para a gente. Essa arrecadação, além de ajudar no hospital, mostra a vontade que o ser humano tem de ajudar o próximo, principalmente os necessitados. Não é à toa que cada dia só cresce o número de amigos que querem ajudar. Isso, sem dúvida, é o mais gratificante”, afirma. Ao logo dos meses, diversas pessoas já foram impactadas para participar da rede. Uma delas é o advogado Gideão Machado, voluntário do Impacto Social desde o início dos trabalhos. “Conheço o Gianini há muitos anos e quando ele me apresentou essa ideia encarei na hora, até porque já tenho algumas outras ações que também visam ajudar o próximo. Queria que todos soubessem o quanto é bom ajudar”, afirma Gideão que há quatro anos organiza uma festa que arrecada brinquedos no dia das crianças. O Impacto Social não é uma ONG, apenas uma rede de pessoas que querem fazer o bem, utilizando as redes sociais. A primeira ação da rede foi a doação de sangue, quando o resultado contou com mais de 100 doações. Depois disso, eles organizaram visitas a asilos e uma campanha para arreca-

dar fraldas geniátricas. Todo o sucesso das duas primeiras ações resultou na parceria deste último sábado. Hoje, os trabalhos da rede Impacto Social já estão presentes em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Itatiba, Santos e Rio de Janeiro, além de Guarulhos, onde tudo começou.

u O advogado Gideão Machado

Para quem quiser conhecer mais sobre a iniciativa, basta enviar um e-mail informando nome, cidade e celular. redeimpactosocial@gmail.com

REVELAÇÃO F.C. PLANEJA MONTAR CATEGORIAS DE BASE Em um projeto que busca ser pioneiro no futebol amador guarulhense, o Revelação Futebol Clube, do bairro Jardim Teresópolis, planeja nos próximos meses montar categorias de base do clube. A ideia é trabalhar com garotos de até 15 anos, dividindo-os em times de acordo com a idade de cada um. Falta apenas alguns detalhes para que esse projeto do Revelação venha a ser executado. Os treinamentos devem acontecer na Quadra Verde, localizada na rua Marcelo Piteto. Segundo o atual presidente do clube, Camilo Rodrigues, o principal objetivo desta iniciativa não é descobrir novos talentos, mas sim, disponibilizar a prática de esportes para os jovens da região, sendo esse o motivo do pionerismo. “Nossa ideia em organizar uma categoria de base para o clube tem como princi-

u Camilo Rodrigues, presidente do Revelação F.C.

pal objetivo colocar o esporte na vida dos jovens. Moro há muitos anos aqui no bairro e como agora sou presidente do Revelação, vou colocar este projeto em prática. Creio que essa iniciativa deve até ajudar a tirar alguns jovens do mau caminho”, afirma Camilo, que também acumula o trabalho de treinador da equipe. O lançamento do projeto deve acontecer no dia 19 de dezembro, durante a 27a Festa dos Solteiros e Casados do bairro. Na oportunidade, alguns jovens serão distribuídos em dois times como uma espécie de preliminar da partida principal. “Será uma amostra do como deve ser feito nosso trabalho. Vamos começar a organizar ali o projeto que possivelmente seja efetivo já no começo de 2016. Contamos com a ajuda de todos da região para que a ação seja um sucesso”, finaliza.


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

Espe

“ELES PODEM...SÓ A PO Enquanto empresa de reciclagem trabalha normalmente ao lado das torres de energia da EDP Bandeirante, parte das residências da comunidade na Vila São Rafael está sendo retirada

Um peso, duas medidas. Esse é o sentimento dos moradores da comunidade da Vila São Rafael. Há três meses, a prefeitura, junto a empresa EDP Bandeirante, responsável pela distribuição de energia na cidade, solicitou a retirada de algumas casas na comunidade, que estão próximas das torres de energia, locais com alto risco de acidentes. Até aí, nenhum problema, a questão levantada pelos moradores é a da empresa Novo Rumo – antiga Galvani, segundo os moradores -, que realiza a reciclagem do entulho de obras. A empresa está localizada entre as ruas Excelsior e Aviação, em um local onde estão, pelo menos, seis torres de energia da EDP Bandeirante. Por que o tratamento é diferenciado e por que a empresa também não é despejada são algumas das perguntas que a população da comunidade está fazendo as autoridades da cidade.

BAIRRO SOFRE COM POEIRA E BARULHO Quem mora nas ruas próximas a empresa, falou sobre a dificuldade de se viver no bairro após a chegada da empresa. “É um problema sério, mas ninguém vem conversar com a gente. Eu tive que fazer uma cirurgia por conta de problema respiratório, é muita poeira. É um bairro humilde, mas residencial, a gente paga IPTU alto, aqui não tem nenhum ‘jumento’. É um absurdo essa empresa estar aqui”, criticou Genival Almeida, morador da Vila São Rafael há 30 anos. “Se ficar sem chover 15

dias, a gente morre sufocado aqui. Ainda mais agora, que a gente tem que economizar água. Fora o barulho, que é dia e noite. Eu não sou contra a reciclagem, mas é preciso que essa empresa seja instalada em outro lugar, afastada dos bairros. É terrível, o povo está sofrendo, ela não trouxe nenhum benefício para nós”, relatou Elias Martins, morador há 45 anos do bairro. “Com 74 anos de vida e 50 de bairro, é um absurdo eu ter que conviver com essa situação”, criticou Décio Moreno.

COMUNIDADE TEME DESOCUPAÇÃO

Se os moradores próximos a empresa de reciclagem já estão sofrendo com a situação, quem vive na comunidade da São Rafael ainda convive com o medo da desocupação dos seus imóveis. Há 18 anos na comunidade, Daiane Cipriano falou sobre esta situação. “A desocupação começou depois que essa empresa se instalou, há alguns metros da comunidade. E ainda assim, os moradores que estão aqui há anos foram retiraddos das suas casas, há pouco mais de três meses. Nós questionamos a situação, porque a empresa

* Genivaldo

* Elias

funciona debaixo das torres e podem ficar lá, e nós, moradores, fomos expulsos. Um peso, duas medidas. Eles podem, só o povo que não. A resposta é que a desocupação será por partes. Mas todo mundo comenta que os funcionários da empresa nem se preocupam, porque sabem que não vai acontecer nada com eles. Enquanto isso, o povo sofre. Em outros lugares, foi prometido casa, apartamento popular ou até mesmo um dinheiro como ressarcimento. E aqui, nada”, afirmou Daiane.

* Décio

MIKIS PROMETE AJU O vereador suplente e líder comunitário Mikis Cabeleireiro prometeu ajudar a comunidade do local. “Os moradores me procuraram logo após a instalação dessa empresa, no sentido de reclamar da poeira, barulho e principalmente dessa questão de os moradores terem suas casas retiradas e a empresa, com seu maquinário enorme, com peças de aço, estarem trabalhando normalmente perto das torres de energia. Porque não é possível que os trabalhadores daquela empresa possam trabalhar ao lado das torres de energia, e a população é obrigada a sair da região, não é perigoso para eles também? Por que só o povo é retirado? É óbvio, e quero deixar muito claro, a situação dos moradores naquela região não é certa, mas porque o tratamento é diferente com eles? Por isso que eu peço aos órgãos competentes, CETESB, secretarias de Desenvolvimento Ur-


ecial

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

09

OPULAÇÃO QUE NÃO” “OU SAÍ, OU A MÁQUINA PASSA POR CIMA”

Eledilma Pinheiro dos Santos, moradora e integrante da comissão de moradores que, junto com a prefeitura e Bandeirantes, discute uma solução para o problema, foi uma das moradoras que já sofreram a desocupação, realizada há três meses. “Ninguém está ajudando a gente. Nem prefeito, nem vereador. Eles estão pegando a população e jogando na rua. Desapropriaram os moradores que estavam perto de uma das torres, foram mais de 400 pessoas que perderam suas casas. Eu tive que sair correndo, o pessoal da EDP Bandeirante no dia falou: ‘ou saí da casa, ou a máquina passa por cima’. Hoje eu moro perto do esgoto, com rato passando a toda hora, não tenho mais vontade nem de

comer. A gente quer uma vida melhor, tem mulher grávida, cadeirante que não sabe pra onde ir”, desabafou Eledilma

“SE EU TIVER QUE SAIR, NÃO SEI PARA ONDE EU VOU”

UDA A COMUNIDADE bano, Habitação e Meio Ambiente que tomem uma atitude com a empresa e que ajudem o povo. E a população da são Rafael pode conter comigo nessa briga, vamos lutar juntos”.

Já Renato Moreira de Jesus sofre com a expectativa de sua casa ser desocupação. Em 30 dias, estão previstas mais desapropriações, próximas a outra torre de energia da EDP Bandeirante. Enquanto a data não chega, Renato espera uma solução. “É um absurdo, lá na empresa, os maquinários fica debaixo da torre, e eles não tiram. E nós, trabalhadores, estamos nessa situação. Sou pai da família, responsável por oito

* Daiane

pessoas na minha casa. Agora, em 30 dias, mais retiradas de casas estão previstas e a minha residência está entre elas. Honestamente, se eu tiver que sair, não sei para onde eu vou, peço que a situação seja resolvida o mais rápido possível”. Morador há 30 anos do bairro, Renato quase não lembra da última vez que um prefeito visitou a comunidade. “Acho que foi o prefeito Paschoal Thomeu, e eu nem lembro o ano. Já o atual nunca veio aqui”.

* Eledilma

* Renato


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

PONTO DO ESPORTE

Esportes 699

,90

Promoção Válida até Sábado 21/11/2015

R$

1ª COPA CUMBICA – UNIÃO DO CEAG E ABB FAZEM FINAL

ABB

UNIÃO DO CEAG

Grande publico deverá comparecer às 10h neste domingo (22), no Campo do Farias, no Bairro do Uirapuru, para acompanhar a grande final entre ABB do Jardim Otawa x União do CEAG do Bairro dos Pimentas.

A competição, que contou com a participação de 24 equipes foi um sucesso, e a expectativa é que as duas equipes façam uma uma grande final.

TAÇA CIDADE DE GUARULHOS: QUARTAS DE FINAL DEFINIDAS Começou no último final de semana, a Taça Cidade de Guarulhos, a última competição esportiva da ULAFA neste ano. O campeonato teve início com a participação de 16 equipes, no sistema eliminatório – quem perder está fora -. E já na primeira rodada, surpresas: Atual campeão da Primeira Divisão da ULAFA, o ASCAS Ponte Alta já deu adeus a competição. Contra a equipe Real Acácio F.C., a equipe empatou no tempo normal por 1 a 1, sendo eliminada na disputa por pênaltis por 4 a 2. O E.C. Cabuçu, vice campeão da Primeira Divisão também não deu

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA GUARUCOOP

Dois jogos realizados na última terça-feira (17) encerraram a primeira fase do campeonato, que está sendo realizado na Quadra do Sella, no bairro do Macedo. A equipe Curva do S venceu o Radar Móvel por 4 x 3 e o Juntoscoop (foto) bateu por 6 x 3 a equipe do CPI da CI. Com esses resultados, ficaram definidos os confrontos das quartas de finais, que serão realizados na próxima terça-feira (24) com os seguintes jogos: 14h - Retorno de 3 x Escala Obrigatória, 14h50 - Boleto 20% x Juntoscoop, 15h40 - Curva do S x Tatuzada e as 16h30 - Radar Móvel x Barra 2 Vida Loka.

sorte. Perdeu para a equipe do Vasco Vila Galvão por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Adrianinho, aos 25 minutos da primeira etapa . Confira todos os resultados da rodada: Vasco Vila Galvão 1 x 0 E.C. Cabuçu, Beira Rio F.C. 2 x 1 Corre Atrás F.S., Art Bloco 1(3) x 1(2) Ganes/Arsenal, Juntos Por Acazo 1 x 0 A.D. Brittu’s, Real Acácio 1(4) x 1(2) ASCAS Ponte Alta FC, S.E. Parque Stella 5 x 2 União Presidente Dutra, Vila Nova/ ADS Bela Vista 1(5) x 1(4) Família Só Para Lokos, Meninos do Morro 1 x 0 Zazueira F.C. Neste final de

COPA PAULISTANA

Nesta sexta-feira (20), às 11h, no Estádio dos Metalúrgicos, o Sindicato dos Metalúrgicos Sub-50 (foto) faz o jogo de volta contra a equipe do Penha, válido pela semifinal. No jogo de ida, realizado no último sábado (14), a equipe guarulhense perdeu por 1 x 0. Agora, para se classificar, os Metalúrgicos precisam de uma vitória por qualquer placar para chegar a final da competição. O diretor e jogador Emerson Magrão convoca todos os jogadores para esse importante jogo. A equipe tentará trazer para Guarulhos o título de campeão, já que em 2014 ficou com vice-campeonato.

semana, já têm início os confrontos das quartas de final, com os seguintes jogos: E.C. Juntos Por Acazo x Vila Nova/ADS Bela Vista, Vasco Vila Galvão x Real Acácio F.C., Meninos do Morro F.C. x S.E. Parque Stella (foto), A.D. Art Bloco x Beira Rio F.C. Neste sábado (21), já teremos a realização das quartas de final, com os seguintes jogos: Arena Oswaldo De Carlos: 14h - Meninos do Morro x Parque Stella, 16h - Vila Nova/ADS Bela Vista x Juntos Por Acazo. Estádio Cícero Miranda: 14h - Beira Rio x Art Bloco, 16h - Vasco Vila Galvão x Real Acácio.

CHICLETE ADAMS CONQUISTA SÉRIE A DO CAMPO DA PAZ

COPA SPORTAÇÃO

Neste domingo (22), no Estádio Cícero Miranda, quatro jogos serão realizados, válidos pelas quartas de finais da competição. As 12h30 - Psicoticos x Praça é Nossa, 14h - Esquadrão x União Presidente Dutra (foto), 15h30 - Garotos do América x Brittu’s e às 17h - Nações x Corre Atrás. Em caso de empate, as partidas serão definidas nas penalidades máximas.

A equipe do Chiclete Adams (foto) é campeã da Serie “A” do Campo da Paz. Em final disputada no ultimo domingo (15), a equipe venceu o Cruz Azul por 1 x 0. Cearázinho marcou o gol do título. Além do troféu de campeão, o Chiclete Adams teve o goleiro Zé como o melhor goleiro do campeonato e William recebeu o troféu de melhor técnico.


Esportes

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

COPA MASTER CHAMPIONS LEAGUE

RENASCENÇA E AUDAX R6 NA DECISÃO

www.folhadoponto.com.br

11

GRUPO

MESA DE BAR

COMEMORA 30 ANOS DE SUCESSO

RENASCENÇA Renascença x Audax R6 fazem a grande final da Copa Master Champions League. O jogo acontece neste sábado (21), às 13h no Campo do Farias, em Cumbica. Na semifinal, o Renascença venceu por 1 x 0 a equipe do Cardoso. Já o Audax goleou o Nacional por 4 x 1. Os organizadores Dinho e Arapinha parabenizaram as 12 equipes que participaram do campeonato e prometeram uma grande festa para o encerramento, com distribuição de vários brindes, antecipando o Natal para as crianças com a instalação de muitos brinquedos no parque ao lado campo.

AUDAX R 6

COPA SOLTUR: DECISÃO SÁBADO E DOMINGO

Eduardo Soltur

Martello

Realizada desde março, a Copa Soltur de Futebol Master e Veteraníssimos teve oito meses de jogos realizados, com 30 equipes inscritas – 14 na categoria Master e 16 na Veteraníssimos –. Agora, neste final de semana, as duas categorias conhecerão os seus campeões. No sábado (21), às 16h, no Campo Distrital do Jd. São João, as equipes da Soc. Esp. Jd. São João x Veteranos do Leões F.C. fazem a final na categoria Veteraníssimos. Já no domingo (22), às 8h30, no mesmo campo, GPM F.C. X União Pres. Dutra disputam o título na categoria Master. Amarelo, responsável pela organização da copa, pede para as equipes que participaram desta edição, que o procure no Distrital do São João neste final de semana para confirmar a inscrição de sua equipe para a próxima edição 2016. A copa contou com o apoio do vereador Eduardo Soltur e do PSD (Partido Social Democrático), através do presidente Fausto Miguel Martello.

Sucesso em Guarulhos e região, o grupo Mesa de Bar irá comemorar seus 30 anos de existência no domingo (22), no Parque Cecap, com a realização de um show que terá a participação do Fundo de Quintal e do grupo JB Samba. O Mesa de Bar toca samba raíz e, desde 1985, sempre permaneceu no cenário musical guarulhense, agitando as noites dos amantes desse ritmo. É composto por dez integrantes – dos quais, cinco irmãos: Pepe Rodrigues (Pepino da Cuíca); Sérgio do Pandeiro; Zé Roberto; Carlinhos Preá; Durval Batera; Marcos; Dimi do Cavaco, Dimi; Rafael e Maurinho. “Cada um toca um instrumento, mas, dependendo da música, eu entro com o agogô, toco conga. O Maurinho, do reco-reco, também toca tamborim; Então, nós vamos fazendo uma mudança, acrescentando, dando aquele ‘molho’”, explica Pepino da Cuíca, ressaltando a diversidade instrumental do grupo. Pepino da Cuíca diz que ele e seus companheiros já se apresentaram com artistas importantes do samba: “Beth Carvalho, Jamelão, Zé Kéti, dona Ivone Lara, Clementina de Jesus”. E, também, o JB Samba, que é importante na carreira do Mesa de Bar, segundo Cuíca. “São grandes amigos nossos [o JB], foi através deles que nós gravamos nosso primeiro CD, em 1993, chamado ‘LP Troféu’”, lembra. Com relação à festa de comemoração dos 30 anos, Cuíca conta que o próprio Fundo de Quintal se interessou em participar do evento. “O JB Samba já viria, o Fundo de Quintal foi uma maravilha. É a cereja do bolo para fazermos o fechamento da nossa festa”. O integrante do Mesa de Bar agradece também ao seu amigo Mauricio Coruja, que acompanha a carreira do grupo há anos. “Agradeço ao Coruja, que já nos conhece há muito tempo e sempre, que pode, dá uma força”. O show começa às 16h neste domingo (22), no Clube do Cecap - Av. Monteiro Lobato, 3415, Cecap. Para mais informações, os telefones são: 2440-1300/97756-8699.

Mauricio Coruja parabeniza Pepino e o Mesa de Bar pelos 30 anos de carreira


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

CONGRESSO DA FACESP RECONHECE TRABALHO DA ACE-GUARULHOS

ACE

Entidade recebeu duas láureas e ações do Conselho da Mulher Empreendedora foram apresentadas no Guarujá

A

Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos participou, na última semana, do 16º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizado entre 4 e 6 de novembro no Hotel Casa Grande Guarujá sob o tema “Novas ideias. Construindo caminhos”.

ACE-Guarulhos recebeu duas láureas no Congresso da Facesp, no Guarujá

O evento reuniu mais de 400 ACs paulistas e a entidade de Guarulhos teve seu trabalho triplamente reconhecido. Primeiro com o Conselho da Mulher Empreendedora, que compôs uma sala de debates sobre como implantar órgãos como o de Guarulhos. Regina Yabu e Aurea Caccia apresentaram o histórico de quase 10 anos de fomento ao empreendedorismo feminino e trabalho social como forma de estimular outras ACs. Além disso, a ACE-Guarulhos conquistou duas láureas. O troféu do Prêmio

Eleito presidente para o biênio 2016/17, William Paneque recebe homenagem da ACE no Guarujá

ACMais de boas práticas de desenvolvimento empresarial, na categoria ‘Desenvolvimento Local’, foi mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido com afinco por diretoria e colaboradores, sob a liderança do presidente Jorge Taiar. Os resultados do Programa Empreender Competitivo também foram lembrados com louvor e uma placa. A ACE-Guarulhos foi homenageada pelo programa no qual os protagonistas são os próprios empreendedores, com o case de sucesso no Núcleo de Empresas de Contabi-

lidade do Empreender, que chegou a ter 21 escritórios participantes. “Eu fui privilegiado por representar o atual presidente Jorge Taiar no Congresso. Os prêmios recebidos coroam um processo acumulativo, que vem de outras gestões. O que é plantado agora pode ser colhido mais à frente. A gestão de longo prazo, duradoura, baseada na meritocracia é sempre a melhor”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da ACE, William Paneque, que nesta semana foi eleito para suceder Taiar na presidência a partir de janeiro.

ACE-GUARULHOS RECEBE MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÕES DE DÍVIDA

D

e olho na alta da inadimplência e buscando deixar os consumidores ‘no azul’ para as compras do final de ano, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), promove a campanha de negociação de dívidas “Acertando suas Contas”, importante iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País. Reconhecido pelo seu pioneirismo ao associar oportunidades de renegociação de dívidas com orientações sobre Educação Financeira às famílias brasileiras, o mutirão é realizado pela Boa Vista SCPC desde 2010 e, ao longo destes cinco anos, já beneficiou 815 mil famílias. Em Guarulhos, a ação acontece de 25 a 28 de novembro, na sede da ACE, no Bom Clima. Para o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, a parceria com a Boa Vista na execução do mutirão também tem um importante papel social. “O ‘Acertando suas Contas’ vem em momento propício, já que muita gente precisa limpar o nome para as compras de fim de ano e os gastos de janeiro”, afirmou. “A economia do País não reagiu neste ano e os números da inadimplência podem ser minimizados com ações como esta.” De acordo com a recente pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente,

“Campanha beneficia o comércio e o consumidor às vésperas das compras de fim de ano”, diz Jorge Taiar realizada em setembro, embora 20% dos consumidores tenham declarado que a situação financeira piorou no 3º trimestre de 2015, a maioria dos entrevistados (77%) ainda acredita ter condições de pagar as dívidas vencidas e que geraram a restrição. Dos que vão pagar totalmente, 67% pretendem regularizar a dívida de forma parcelada, dos quais 66% irão regularizar nos próximos 30 dias. A ação de renegociação do Acertando suas Contas também vai de encontro a essa importante parcela de consumidores brasileiros. A campanha é uma excelente oportunidade para o guarulhense regularizar as contas que estão com o pagamento atrasado, limpar o nome no SCPC e voltar a ter acesso facilitado ao crédito, especialmente para as compras de fim de ano, explicou Maria José Barros, diretora de susten-

tabilidade da Boa Vista SCPC. “Afinal, faltando pouco para o Natal, muitas pessoas querem reorganizar as finanças pessoais, usando muitas vezes o 13º salário para quitar dívidas pendentes e, com isso, começar o ano novo com as contas em dia”, afirmou Barros. Em Guarulhos, o ‘Acertando suas Contas’ acontecerá na Avenida João Bernardo Medeiros, 278, no Bom Clima. O atendimento será feito das 9h às 19h, de quarta a sexta e no sábado, das 9h às 16h. O público será atendido gratuitamente por uma equipe devidamente treinada pela Boa Vista SCPC. Cada consumidor será orientado em como proceder na renegociação da dívida e a participar de uma palestra sobre Educação Financeira. Assim, além de limpar o nome, o consumidor receberá informações que o ajudarão a evitar o endividamento excessivo que pode

levá-lo novamente à inadimplência. Confirmaram participação na ação as empresas EDP Bandeirante, Saae, Pernambucanas, AC2 - Produtora de Eventos, JCM & Filhos Transporte Escolar, Manar Móveis e Decorações, Móveis Sedução, PortuBrasil Gráfica e Embalagens e Uptime - Comunicação em Inglês. Os interessados devem comparecer à sede da ACE portando um dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF ou CNH. No local, os consumidores farão a consulta gratuita de CPF no banco de dados do SCPC, para identificação do valor da dívida e do nome do credor. Também neste atendimento, os consumidores verificarão a relação das empresas participantes do “Acertando suas Contas”. Serviço Campanha “Acertando suas Contas” em Guarulhos Realização: Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos e Boa Vista SCPC De 25 a 28 de novembro de 2015 Das 9h às 19h (de quarta a sexta-feira) e das 9h às 16h (sábado) Local: Av. João Bernardo Medeiros, 278 – Bom Clima Documentos necessários: RG, CPF ou CNH. Mais informações: www.acertandosuascontas.com.br


GUARULHOS, 2015 GUARULHOS, 12 AA25 18 DE NOVEMBRO DE 2015 GUARULHOS, 19 13A 19DE DENOVEMBRO AGOSTO DEDE 2015

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br

13 13


14

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, GUARULHOS,19 12AA25 18DE DENOVEMBRO NOVEMBRODE DE2015 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


PLÁSTICA ???

Em uma entrevista, Ana Paula Arósio declarou que não se incomodava com as pequenas rugas em seu rosto. Pelo jeito, a atriz de 40 anos, mudou de opinião. De acordo com amigos, Ana Paula se submeteu a uma cirurgia plástica facial pouco antes do lançamento de seu filme ‘A Floresta que se Move’. E esse não foi o único procedimento feito pela atriz. Ela também fez uma lipo no abdômen.

Áries - 21/03 a 19/04

Deixe as coisas acontecerem naturalmente. Use mais a sua intuição. Touro - 21/04 a 20/05

“Minha Novela” Próximas emoções... Além do Tempo -18h, Globo

Ninfa amada por Zeus (Mit.) Doenças como a sífilis e o HIV (sigla) Hierarquias do sistema judiciário

(?) Pereira: Paulo Betti em "Império" (TV)

Acessório comum ao golfe e ao beisebol

Eduardo Galeano, escritor uruguaio

Título de Roberto Carlos (MPB) Bobina, em inglês Greta (?), atriz (Cin.)

Estar na posse de Receber um legado

A emissora ainda não divulgou os ultimos capítulos ...

Belisa ajuda Juliano, que consegue fugir de Guerra. Tóia afirma a Romero que não se casará com ele. Orlando sugere que Gibson interne Belisa novamente. Romero cede à sedução de Atena.

Câncer - 21/06 a 21/07

Encontrará a estabilidade emocional que

Libra - 23/09 a 22/10

Agora é o momento de diferenciar determinalhe faltava. Tenha paciência para das situações que pareciam muito confusas anteriormente. lidar com os mais próximos. Leão - 22/07 a 22/08

Escorpião - 23/10 a 21/11

Sentirá um pouco o peso das responsabilidades que foram adiadas. Continue confiante.

Se sentirá mais instigaVocê precisará buscar do a apostar em coisas energias para enfrentar o afastamento de determinadas novas. Ha um ciclo a ser renovado dentro da sua vida. pessoas.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Virgem - 23/08 a 22/09

Tente evitar ser tão A felicidade e a paicurioso e ficar mexendo xão estarão estampanas coisas dos outros. Encontre das no seu rosto. Aproveite o a harmonia e a paz que lhe falta. momento.

Sagitário - 22/11 a 21/12

Foque mais no seu presente. Tente controlar um pouco as recordações menos positivas.

Descanso (?) Remunerado: o DSR

Unidade Orçamentária (sigla) Que não é gostoso Raiz, em inglês

Abreviatura de "Santa"

Aparelho olímpico só para homens Dotar de asas Oferta; concede

Diz-se do bolo que não cresce

BANCO

Ernesto Nazaré: compôs "Brejeiro" Trecho de história em quadrinhos

Programa humorístico da Rede Globo (TV)

36

Solução

Eliza conta para Jonatas Melissa se descontrola e invade o escritório de Emília que foi humilhada por Arpara falar com Pedro. Methur na frente de Carolina. lissa acusa Anita de seduzir Arthur expulsa Cassandra Felipe. Ariel promove um de sua agência.Gilda avisa a encontro entre Bernardo e Eliza que conseguiu dinheiro Emília Roberto propõe ter para ir ao Rio. Arthur enconum filho com Anita.. tra Eliza. A Regra do Jogo -21h, Globo

Ingrediente do refogado A do nêutron é nula

Alcoólicos Anônimos (sigla)

Totalmente Demais -19h, Globo

Os dez mandamentos -20h30, Record

"We Are (?)", canção da Copa (2014)

Conquista do Cruzeiro em 2014 (fut.)

3ª pessoa do discurso (Gram.) Atraente

"O que é de gosto, é (?) da vida" (dito)

Criatura Como é como o chamada Predador a cidade de Recife (Cin.)

A V L I D E R I O N E E O E G N H E Z A I L A L G A R B O E E R N C I A S A A S E R U I M R G O L A O A E N O T IR A T O T A L

Amanda Pinheiro, atriz e modelo que chegou a participar do Zorra Total, estaria sofrendo uma ordem de despejo. Em entrevista ao jornal O Dia, da última quarta-feira (18), o proprietário do imóvel alugado pela loira diz que ela já deve R$ 25.144,43 desde agosto do ano passado. Para a publicação, ele diz que Amanda alugou o apartamento em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em novembro de 2011, por 30 meses.

Gracyanne Barbosa mostrou suas super curvas ao usar um look todo branco para malhar. Com um bumbum bem evidente e voluptuoso, a modelo fitness ainda posou mostrando o muque, na manhã de quarta-feira (18). A mulher de Belo está em Miami, na Flórida, e mesmo assim achou um tempo para malhar. Na legenda, ela postou um texto motivacional. “Sorte? Que nada! As minhas conquistas vêm da força de lutar e fazer dos obstáculos o combustível para as vitórias. Desistir? Essa palavra não faz parte dos meus dias e nem das minhas batalhas..Hoje estou aqui, pronta para mais um trabalho, sempre disposta a enfrentar novos desafios e conquistar o que desejo, por mim, pelo meu Tudão, por nossa família e por cada um de vocês".

© Revistas COQUETEL

Indivíduos engraçados ou brincalhões A principal memória do sistema (Inform.)

G A RA G I M A T T R A CO O S T E L T A R A R A A A D R A

DESPEJADA ...

Cargo para o qual foi eleito Vladimir Putin Planador (2000-08 e do voo li- 2012-18) vre (ing.) Órgão formado de néfrons (Anat.) Edwin Aldrin, astronauta Reação natural à situação nova

L

mari@folhadoponto.com.br

TUDO EM CIMA...

S E D U T O R

Marilene Ferreira

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

3/dst — one — ram. 4/coil — root. 10/instâncias — paraglider.

CURTAS

15

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

P R E E S I D E I N T H ER U S S Z O

Tá no Ponto!

Último Sorriso ... Um senhor morre e o seu melhor amigo vai ao velório. Ele pra fazer bonito resolve dizer algumas palavras... Mas sua dentadura cai sobre o caixão e para não pagar mais mico ainda diz: - Vai amigo, leva meu último sorriso. Enviada por Fernanda Barbosa/ Gopouva

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Seja mais participativo nas atividades da sua família, se aproxime mais, lhe fará bem.

Aquário - 21/01 a 19/02

Confie em quem vive ao seu lado, preserve os bons costumes. Compartilhe seus sentimentos. Peixes - 20/02 a 20/03

dedique-se ao agora. O momento mais importante da sua vida é o presente, aproveite!


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2015

Válido até 21/11

~

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 319  

Jornal Folha do Ponto - De 19 a 25 de Novembro de 2015

Edição 319  

Jornal Folha do Ponto - De 19 a 25 de Novembro de 2015

Advertisement