Page 1

Guarulhos, 05 a 11 de Novembro de 2015

Ano V - N.º 317

MOSTRA DA EDUCAÇÃO

ANISTIA

POPULAÇÃO COMEÇA ADERIR AO PROGRAMA

Pág. 4 Prefeito Almeida abriu a 6ª Mostra da Educação Municipal

Pág. 5 Programa de anistia garante até 100% de desconto nas multas e juros em débitos com a prefeitura. Guarulhenses já começaram a procurar as unidades do Fácil (foto) para parcelar suas dívidas em até 72 vezes.

FINAIS DOS CAMPEONATOS MOVIMENTAM A CIDADE SÁBADO DIA 07 - ESTÁDIO CÍCERO MIRANDA

CEU ITAPEGICA

SECRETÁRIO PROMETE RETOMAR AS OBRAS

12 HORAS - FINAL DA 1ª DIVISÃO - ULAFA

E.C. CABUÇU X ASCAS PONTE ALTA 16 HORAS - AMADOR DO ESTADO - FPF

VASCO (GUARULHOS) X NACIONAL (SÃO BERNARDO) Esportes Páginas. 10 e 11

Pág. 8 Secretário da Educação, Moacir de Souza, recebeu o vereador suplente Mikis Cabeleireiro


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

PONTO Pastor Darlan Codonho darlan2005@hotmail.com

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão

alemao@folhadoponto.com.br

A VAQUINHA Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sitio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. Chegando, constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou: - Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui ? E o senhor calmamente respondeu: - Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos da vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc, para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo. O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por alguns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou: - Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo. O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, foi cumprir a ordem. Assim empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo aquela família, pedir perdão e ajuda-los. Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sitio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sitio para sobreviver. Apertou o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos. E o caseiro respondeu: - Continuam morando aqui. Espantado ele perguntou ao senhor (o dono da vaquinha) : - Como o senhor melhorou este sitio e está muito bem de vida? E o senhor entusiasmado, respondeu: - Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades, que nem sabíamos que tínhamos. Ai ele disse graças à Deus a Vaquinha Morreu!

TODOS OS DOMINGOS BANDA RENOVAÇÃO ÀS 19:00HRS SEJA BEM VINDO!

www.folhadoponto.com.br Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

PRESIDENTE DO PSB, MAS SEM PARTIDO

Está causando estranheza o fato de o vereador Guti anunciar que assumiu a presidência do PSB na cidade, lançando pré-candidatura a prefeito pela sigla, além de realizar reuniões com pré-candidatos. Apesar disso oficialmente, nem na Câmara, nem no Cartório Eleitoral, Guti não representa o partido. Segundo levantamento no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) feito na quarta-feira (4), o partido ainda é presidido por Unaldo Santos. O PV reivindica o mandato do vereador na Justiça.

“FICOU BONZINHO”

Vários petistas ligados ao grupo do prefeito Sebastião Almeida (PT) não andam nada satisfeitos com as opiniões contrárias que o ex-prefeito Elói Pietá vem dando a alguns órgãos da imprensa sobre os projetos ligados ao funcionalismo. Primeiro sobre RJU e recentemente o projeto envolvendo os procuradores. Em reunião entre os companheiros, a opinião é unânime: “Quando Pietá foi prefeito, não valorizou os funcionários, só mandando para a Câmara os famosos 1% de reajuste, mesmo assim, os petistas nunca deixaram de apoiá-lo. Agora, tudo ele é contra, pimenta no olho dos outros é refresco”, teria afirmado um petista revoltado.

“CONHECE A CIDADE E SABE FAZER CAMPANHA”

Um graduado petista confidenciou a amigos, na semana passada, que a possível candidatura de Martello (foto) a prefeito preocupa a cúpula do partido, e já provoca reuniões entre os companheiros. A principal preocupação é a articulação do ex-deputado federal na contratação de um grande marqueteiro de renome nacional. Segundo a fonte, o profissionalismo e o fato de Martello conhecer bem a cidade e saber fazer campanha, é uma provável dor de cabeça para os “vermelhos”.


GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Cidade

MOSTRA DA EDUCAÇÃO COMEÇA COM ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS A abertura oficial da 6ª Mostra da Educação Municipal ocorreu na manhã desta quarta-feira, na sede da Secretaria de Educação. O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, contou com as presenças do prefeito Sebastião Almeida, do secretário de Educação Moacir de Souza, da diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas Sandra Soria, da coordenadora da Mostra, Miriam Augusto da Silva, além de diretores das Escolas da Prefeitura e funcionários da SE. “É com alegria imensa que chegamos a mais uma Mostra da Educação, um momento de conhecer e compartilhar as experiências bem-sucedidas de nossas escolas e CEUs; um momento para valorizarmos cada um dos envolvidos, pois esse trabalho é resultado de um esforço coletivo”, disse o prefeito Almeida. O secretário de Educação, Moacir de Souza, destacou a importância do evento, que este ano apresenta o tema “Autonomia Pedagógica: socializando saberes e práticas na perspectiva de uma educação em Direitos Humanos”: “Este é um momento em que socializamos tudo o que construímos durante todo o ano letivo; a programação está repleta de experiências belíssimas, o que para nós é motivo de muito orgulho”, disse o secretário Moacir de Souza. Com mais de 550 atividades, a Mostra da Edu-

Foto: José Luiz/PMG

cação descentralizada acontece nos CEUs, Escolas da Prefeitura e entidades conveniadas da Educação Infantil e do MOVA, além do Adamastor Centro. A cerimônia de abertura contou ainda com a apresentação da Orquestra da Vila, sob regência do Maestro Vanderlei Banci, exibição do documentário Da Vila para o Centro, de Raul Fernandes, e de uma palestra com o professor Celso Vasconcellos, que contextualizou o tema da 6ª edição da Mostra. Ainda nesta quarta-feira, às 19h30, no Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato,

734 – Macedo) haverá a Conferência Educação na Cultura Digital: entre os saberes do cotidiano e a autonomia pedagógica, com a Dra. Eliane Schlemmer [UFGRS].

SERVIÇO: 6ª Mostra da Educação Municipal De 4 a 13 de novembro, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo), Escolas da Prefeitura, CEUs de Guarulhos e instituições conveniadas. Entrada gratuita.

SAÚDE PREPARA 40 PROFISSIONAIS EM CURSO DE PRECEPTORES DO SUS

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

O secretário Carlos Derman abriu na manhã desta quarta-feira, dia 4, na Escola SUS de Guarulhos, no bairro do Bom Clima, o curso de especialização para Preceptores do Sistema Único de Saúde (SUS) em Residência Médica e multiprofissional. São 40 vagas: 30 para médicos e 10 para outros profissionais, como psicólogos, assistentes socais, dentistas e fonoaudiólogos, entre outros. Os formandos atuarão como facilitadores de aprendizagem e orientadores de projetos aplicativos aos médicos residentes em sua atividade rotineira, respeitando as práticas acadêmicas e os preceitos do SUS. A previsão para formação desses profissionais é setembro de 2016.

O curso, ofertado pelo Hospital Sírio Libanês e Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), atende a 48 municípios brasileiros indicados pelo Ministério da Saúde. Em Guarulhos, terá coordenação das médicas Maria Luíza Ferreira de Souza Vieira da Cunha, diretora do Hospital Municipal da Criança e Adolescente (HMCA); e Maria Letícia Ataíde Braz Vargas, diretora da Região III de Saúde (São João/Bonsucesso). Uma vídeo-aula para representantes dos 48 municípios participantes abordou a importância e a abrangência dessa formação. São 1.400 vagas: mil para Preceptores de Residência Médica e 400 para as demais

especialidades. Além do secretário, participaram da aula inaugural na Escola SUS a secretária adjunta de Saúde, Teresa Pinho, a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, Solange Cristina Aparecida Viale Mendes, e a diretora da Região I de Saúde, a médica Heloísa Helena Sampaio Ferreira de Castro. O secretário destacou que, apesar das dificuldades econômicas em todas as esferas de administração do País, Guarulhos trabalha intensamente para promover a melhoria da qualidade no atendimento nos serviços de saúde. “A própria Escola SUS é um exemplo dessa dedicação, pois propicia a capacitação dos funcionários, condição fundamental para melhorar o atendimento”, disse. Segundo o secretário, apesar dos grandes desafios na rede de Atenção Básica, investimentos como o curso de Preceptores do Sistema Único de Saúde (SUS) em Residência Médica, têm importância decisiva para a oferta de melhores serviços na cidade. “Vocês, futuros formandos, são as sementes deste processo que deve dar muitos frutos para além de 2016, para que possamos oferecer serviço de qualidade à nossa população”, concluiu.


Cidade

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

05

POPULAÇÃO COMEÇA ADERIR AO PROGRAMA DE ANISTIA Proposta oferece ao guarulhense a chance de quitar suas dívidas em até 72 vezes

A população guarulhense tem uma ótima oportunidade de colocar as contas em dia e quitar algumas de suas dívidas com a prefeitura, através da Lei de Anistia. A proposta, aprovada no último dia 28 na Câmara Municipal, oferece aos moradores a chance de parcelar seus débitos em até 72 vezes. O processo de adesão ao programa de anistia começou na terça-feira (3) nas unidades do Fácil, e a população já se mostrou interessada em quitar suas dívidas, comparecendo as diversas unidades do Fácil espalhados pela cidade para saber mais da proposta. Vale lembrar que o prazo para assinatura do termo de acordo – que garantirá desconto de 90% a 100% nas multas e juros – vai até 27 de novembro. Há ainda outros prazos, que vão de 4 a 30 de dezembro, com parcelas escalonadas, que concedem abatimentos de 10% a 80%. A lei aprovada não contempla débitos vencidos até a data da assinatura do termo de acordo, atualizados monetariamente, inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou não. Não se enquadram no programa de anistia os débitos referentes às infrações de trânsito, indenizações devidas ao município e os de natureza contratual.

GUARULHENSE APROVA E JÁ PROCURA UNIDADES DO FÁCIL

O Folha do Ponto esteve na quarta-feira (4), na unidade Fácil do Bom Clima, para saber dos guarulhenses o que estavam achando da Lei de Anistia. “Eu gostei do projeto. Tenho uma dívida de R$ 4 mil e ela pode cair para R$ 1500. É uma oportunidade para colocar as contas em dia”, afirmou Fabiano Alves Rocha, morador do Presidente Dutra que tenta regularizar a situação do seu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Situação parecida da moradora do Continental II, Rosângela de Sousa Lima. “As ve-

Fabiano Rocha

zes com as crianças, escola, saúde, a gente acaba deixando de pagar algumas dívidas. Mas vou analisar as opções de parcelamento para acertar o que estou devendo”, prometeu. Já a contadora Danyelle Cristina de Oliveira, foi ao Fácil a pedido de diversos clientes da empresa. “Este ano, a prefeitura ofereceu mais opções de parcelamento, diferente de alguns anos, o que foi ótimo. Tenho certeza que alguns clientes escolherão alguma das opções de parcelamento para acertarem suas dívidas”, explicou.

Rosângela Lima

Luiz Natal

Confira na tabela abaixo as datas de adesão e os respectivos descontos do programa de anistia:

PARCELAS MENSAIS, IGUAIS E CONSECUTIVAS 1 (Parcela Única) Até 03 parcelas Até 06 parcelas Até 12 parcelas Até 18 parcelas Até 24 parcelas Até 36 parcelas Até 48 parcelas Até 60 parcelas Até 72 parcelas

REDUÇÃO HÁ VALOR DOS JUROS E MULTAS 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%

DATA LIMITE PARA O TERMO DE ACORDO 27 de novembro de 2015 27 de novembro de 2015 4 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015 18 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015

“Quantas pessoas não estavam esperando essa oportunidade para acertar as contas”, afirmou Luiz Natal, proprietário de uma empresa de contabilidade, que tem débitos pendentes com o ISSQN (Imposto Sobre Qualquer Natureza). Eugênio de Oliveira, morador do Paraventi, também foi ao Fácil verificar uma forma de acertar sua dívida do IPTU. “Acho que todo o guarulhense que tem a condição de acertar suas contas, deve fazer. É uma grande oportunidade”, finalizou Eugênio.

Danyelle Cristina

Eugênio de Oliveira

Confira horários e locais de atendimento do FÁCIL Bom Clima Av: Bom Clima, 49 (Paço Municipal junto à Prefeitura) 2a. a 6a. feira das 8h às 20h, aos sábados, das 8h às 13h.

Centro Rua Luiz Faccini, 597 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h Atendimento exclusivo do SAAE

Jardim Presidente Dutra Av: Papa Paulo I, 3.887 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h

Taboão Av: Silvestre Pires de Freitas, 327 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h

Jardim São João Rua Particular, 29 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h

Vila Galvão Rua Caixa D`Água, 14 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h

Cumbica Av: Santos Dumont, 387 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h

Parque Jurema Av: Jurema, 453 2a. a 6a. feira, das 8h às 17h


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015


Cidade

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

07

ProjETo Disk ViVi ComEmorA 9 ANos DE suCEsso Com o objetivo de oferecer treinamento para mulheres habilitadas, mas que ainda têm medo de dirigir, o projeto Disk Vivi acaba de completar 9 anos de sucesso, atendendo cerca de 1300 mulheres em diversas regiões de Guarulhos. A idealizadora do projeto, a pedagoga e empresária Viviane Guedes, conversou com a equipe TBL sobre o sucesso desta iniciativa. TBL - Como surgiu a ideia do Disk Vivi? Viviane - Minha família já é do ramo de auto escolas há muitos anos. Então, trabalhando com eles, percebi que algumas mulheres tinham insegurança para guiar logo após tirarem a carteira de habilitação. Foi assim que surgiu a ideia de criar algo exclusivo para elas. Como sou professora e tenho facilidade para ensinar, foi fácil me colocar à disposição deste projeto. TBL - Na sua opinião, o que seu projeto tem como diferencial? Viviane - Bom, oferecemos 10 aulas em horários flexíveis para cada aluna. Procuramos atender as necessidades diárias de cada uma delas no trânsito. Trabalhamos principalmente para inserir esta mulher dentro do trânsito com tranquilidade e segurança. Até por isso, as aulas são bem personalizadas, seguindo o trajeto que cada uma delas faz para chegar ao trabalho ou para buscar o filho na escola, por exemplo. Também procuramos dar uma noção básica de

mecânica para elas. Acredito que estes detalhes são o nosso grande diferencial. TBL - Em geral, qual o principal medo das mulheres ao dirigir? Viviane - A maioria das mulheres que passam pelo Disk Vivi têm uma noção boa para dirigir, só que elas precisam de um incentivo. De alguém que fale que elas são capazes. Também não posso esquecer que o trânsito hoje em dia é bem caótico e isso atrapalha muito essas mulheres. Elas se preocupam muito com os outros. Até por isso, digo que o nosso trabalho chega a ser psicológico. TBL - Durante estes 9 anos, qual foi o principal retorno que o projeto te deu? Viviane - Nosso retorno é bem legal. Afirmo que 99% das novas alunas do Disk Vivi são provenientes de indicações de ex-alunas. Hoje eu nem gasto mais com propagandas. Todo o conhecimento do meu projeto é boca a boca. Isso é gratificante demais. Digo sempre que este é o principal retorno que o projeto. TBL - Atualmente, quais são as novidades u Viviane Guedes em entrevista para TBL do Disk Vivi? Viviane - Estamos expandindo cada vez mais o Disk Vivi. Começamos recentemente a oferecer auConheça o Disk Vivi las para pessoas com deficiências físicas. Está no Tel: 11 2809 5267 comecinho, porém, já temos um número expressivo Email: contato_vivi@hotmail.com de alunos.

“AiNDA EsTAmos DE oLho NAs NEgoCiAçõEs” No dia 1 de outubro cerca de 28 mil servidores públicos municipais representados pelo Stap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Guarulhos) cruzaram os braços em protesto contra a RJU (Regime Jurídico Único), que retira dos trabalhadores os direitos que antes eram garantidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, após quatro dias de mobilização, a prefeitura municipal cedeu aos pedidos e anunciou a retirada da proposta da Câmara de Ver-

u Marivaldo Freitas

eadores com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas junto aos servidores municipais. “A mobilização foi linda. Porém, vencemos apenas uma parte da batalha. Vamos comemorar muito essa nossa vitória, mas ainda estamos de olho nas negociações com a prefeitura. Permaneceremos em constante atenção”. É o que afirma Marivaldo Freitas, servidor público que participou ativamente dessa paralisação da categoria. Mesmo após um mês de negociações, Marivaldo, que afirma ter

sido um dos primeiros mobilizadores das paralisações desde que a prefeitura tornou pública a intenção de instituir o Regime Jurídico Único para seus Servidores Públicos, ressalta que o próximo passo é achar uma solução que atenda a vontade dos servidores. “A atual proposta não foi discutida com os servidores e isso representou um desrespeito para nós trabalhadores. Temos que esperar uma solução benéfica e que atenda as necessidades. Quero que tudo seja claro e bem explicado”, completa o servidor.


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Retomada das obras do CEU Itapegica

Cidade

SECRETÁRIO ESPERA ASSINAR CONTRATO ESTE ANO Mikis Cabeleireiro pede esclarecimentos sobre obra ao secretário de Educação Moacir de Souza

O secretário de Educação, Moacir de Souza, espera assinar o contrato de retomada das obras do CEU Itapegica ainda neste ano. Ao Folho do Ponto, Moacir afirmou que a licitação para a contratação da empresa responsável pela obra já está em curso. No mês de março, a prefeitura rescindiu o contrato com a empresa Teto Construção Civil, até então responsável pela construção. A obra, iniciada em 2011 com o valor aproximado de R$ 15 milhões, e tinha o prazo de entrega para final de 2013. “A falta de funcionários atrapalharam as obras, e por isso nós cancelamos o contrato com a empresa”, afirmou Moacir.

OBRAS PREOCUPAM LÍDER COMUNITÁRIO Enquanto o CEU não fica pronto, o vereador suplente e líder comunitário, Mikis Cabeleireiro, continua atuando para acelerar a entrega da unidade escolar, se reunindo com secretário da Educação Moacir de Souza para discutir o problema. “As obras estão paradas há muito tempo e a população precisa de uma resposta. Três problemas referentes a licitação fizeram a obra parar. Não sei se por culpa da prefeitura ou das empresas. Mas nós queremos

uma satisfação e principalmente uma solução para isso”, afirmou Mikis.

FIM DAS OBRAS DEPENDE DE LICITAÇÃO Após a reunião, Mikis ouviu a promessa de que as obras serão concluídas em breve. “Foi explicado que as obras ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Educação apenas no mês de março deste ano. Antes, era a Secretaria de Obras a responsável. Agora, o secretário Moacir me prometeu que após a conclusão do processo licitatório, o CEU fica pronto em 90 dias”.

ALUNOS ESTUDAM EM ESCOLA IMPROVISADA

Mikis foi recebido pelo secretário Moacir de Souza

Enquanto a unidade educacional não é concluída, 250 alunos estudam, segundo o líder comunitário, de maneira precária em uma residência sobradada na Vila São Rafael. “É um espaço que não comporta 250 crianças. O risco de acidente é eminente, existe no lugar muitos

vãos e escadas, algo, inclusive, que não é permitido por lei. Essas crianças foram encaminhadas ao São Rafael por causa daquele problema de contaminação na Vila Flora”, explicou Mikis. O local de ensino em questão é a escola José Jorge Pereira, na Vila Flora. No mês de julho, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou que um curso de água que passa debaixo da escola estava contaminando com produtos químicos e metais pesados. Essa água evapora e o vapor se acumula embaixo da escola. Desde então, os alunos estão neste espaço improvisado.

PROBLEMA ANTIGO A falta de funcionários tornou a obra um ponto de tráfico de drogas e prostituição. “O lixo tomou conta do espaço. A obra está literalmente abandonada. É algo que me entristece, como morador, vereador e líder comunitário. A cidade está abandonada e o número de problemas acumulando”, criticou Mikis.


www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

A C I N Ú E D A D I N U T R O P O

A I T S I N A E D A M A R G O PR ATÉ 100% D E D E S C O N TO NAS MULTAS E JUROS

Todos os devedores do município poderão colocar em dia seus débitos com desconto, regularizando sua situação cadastral, tendo acesso a financiamentos em geral. Dívidas vencidas poderão ser quitadas com desconto de até 100% de juros e multas. O valor do desconto dependerá do número de parcelas e da data de adesão ao parcelamento. PARCELAS MENSAIS, IGUAIS E CONSECUTIVAS REDUÇÃO NO VALOR DOS JUROS E MULTAS 1 (Parcela única) Até 3 parcelas Até 6 parcelas Até 12 parcelas Até 18 parcelas Até 24 parcelas Até 36 parcelas Até 48 parcelas Até 60 parcelas Até 72 parcelas

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%

Saiba mais nas unidades do Fácil ou pelo site www.guarulhos.sp.gov.br

DATA LIMITE PARA O TERMO DE ACORDO 27 de novembro de 2015 27 de novembro de 2015 4 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015 18 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015 30 de dezembro de 2015

09


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

PONTO DO ESPORTE

Esportes 699

,90

R$

Promoção Válida até Sábado 07/11/2015

PRIMEIRA DIVISÃO - JORNAL FOLHA DO PONTO - ULAFA E.C. CABUÇU X ASCAS PONTE ALTA FAZEM FINAL NESTE SÁBADO O Estádio Cícero Miranda recebe neste sábado (7), a final do campeonato da PRIMEIRA DIVISÃO - JORNAL FOLHA DO PONTO – ULAFA, entre as equipes do E.C. Cabuçu x ASCAS Ponte Alta. Os dois times que, curiosamente, abriram o campeonato na

CABUÇU

primeira rodada, no dia 9 de agosto, com vitória do E.C. Cabuçu por 2 x 0. As duas equipes já estão garantidas na Divisão Especial de 2016. O jogo começa ao meio-dia e a expectativa é que as duas torcidas compareçam em peso para a apoiar os finalistas.

ASCAS PONTE ALTA

3º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA GUARUCOOP A terceira rodada da competição, realizada na quadra de futebol society do J.A. Sella, Praça das Pedras no bom Clima, foi marcada pelas goleadas. O destaque ficou para a equipe do Radar Móvel (foto), que na segunda rodada já havia aplicado uma goleada de 10 x 2 contra o CPI da CI, voltou aplicar outra goleada, agora por 10 x 1 na equipe do Juntoscoop. Nos demais resultados, a equipe do Tatuzada venceu por 7 x 1 o Só Chapéu. O Boleto 20%

1ª COPA MASTER CHAMPIONS LEAGUE

venceu por 8 x 4 a equipe do Escala Obrigatória. E no único jogo que não teve goleada, aconteceu um empate de 3 x 3 entre as equipes da CPI da CI e Curva do S. A próxima rodada será realizada no dia 10 de novembro, e terá os seguintes jogos para definição de classificação: 14h – Realphaville x Retorno de 3, 14h50 – Vem de Primo x Barra 2 Vida Loka, 15h40 - Só Chapéu x Boleto 20%, 16h30 - Escala Obrigatória x Tatuzada.

1ª COPA CUMBICA Com a vitória por 3 x 1 sobre o Campinense, a equipe do S.E. Estrela de Prata se classificou para as quartas de final da competição, onde enfrentará o Só Embaçam, que venceu por 2 x 0 a equipe do Vale Verde. Já o Alvorada eliminou o Estrangeiro por 2 x 0, e encara agora o União do Ceag, que venceu o Audax R6 por 3 x 1. A rodada das quartas de finais acontece neste domingo (8) e terá os seguintes jogos: 9h30 – Bahia x Nova Cidade, 11h - ABB x Ninguém Dorme, 12h30 - A.D. Só Embaça x Estrela de Prata, 13h50 - União Ceag x Alvorada.

Sucesso entre os esportistas do Uirapuru e região, com grande público comparecendo ao jogos, a 1ª Copa Master Champions League chega as quartas de final, com os seguintes jogos: Sábado (7) – Campo do Farias: 10h - Renascença x Guainumbi (foto), 11h30 - Flamenguinho x Cardoso, 13h - Nacional x Vale Verde, 14h30 - Audax R6 x 4 de Julho.


Esportes

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

11

CAMPEONATO AMADOR DO ESTADO

VASCO DECIDE O TÍTULO NESTE SÁBADO EM GUARULHOS O time do Vasco do Jardim Paraíso derrotou o EC Nacional de São Bernardo, fora de casa, por 1 a 0, no primeiro jogo da final do Campeonato Amador do Estado, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol. O resultado deixa a equipe guarulhense com as mãos no caneco. Vale lembrar que essa é a principal competição de futebol não profissional do estado de São Paulo. A decisão acontece no próximo sábado (7), às 16h, no Estádio Cícero Miranda, na Vila Galvão. O único gol da partida, disputada no domingo (1°), em São Bernardo do Campo, foi anotado pelo jogador Mota, atacante e capitão do Vasco, aos 31 minutos do segundo tempo. Agora, os guarulhenses jogarão por dois resultados (empate ou vitória) no jogo da volta. Se o Vasco do Paraíso confirmar sua vantagem, conquistará o Campeonato Amador do Estado pela primeira vez e ganhará, automaticamente, a vaga para o Campeonato Sul-Americano Amador, no ano que vem.

Para chegar à decisão do Amador, o time do Jardim Paraíso despachou o CA Cravinhos, nas semifinais – derrota no primeiro jogo por 1 a 0, fora de casa, e vitória massacrante pelo placar de 8 a 1, na partida de volta, em Guarulhos. Já o EC Nacional eliminou a AA 33 Bela Vista com uma vitória dramática nos pênaltis (7 a 6), após empatar nos dois jogos das semifinais, 1 a 1 e 3 a 3, impedindo uma final inédita entre duas equipes de uma mesma cidade – o time da AA 33 também é de Guarulhos (do Jardim Bela Vista).

Os times prováveis para o jogo que define o título do Campeonato Amador do Estado são: Vasco do Paraíso – Júlio Cesar, Caio Felipe, Boi, Kauê e Henrique; Claitinho, Hugo, Zâmbia e Clayton Tigrão; Mota e Duílio. Técnico – Ederson Araújo. EC Nacional – Adilson, Augusto, Marco Aurélio, Mizael e Silas; Rogério, Júlio César, Rodrigo Miojo e Fabrício; Leandro e Dieguinho. Técnico – Rodrigo Oliveira.

Flamengo e Corinthians decidem vaga na final em São José dos Campos

As equipes do Flamengo e Corinthians fazem o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista sub-2. Os dois jogos foram transferidos para o estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, por questões de segurança. O primeiro deles ocorre neste sábado (7), às 16 horas, com mando do Corvo. A entrada para a partida é franca. A diretoria rubro-negra disponibilizará cinco ônibus para os torcedores prestigiaram os comandados do técnico Marcelo Marelli em mais uma partida decisiva e histórica. Vale ressaltar que, no duelo passado contra o São Caetano, vencido pelo Flamengo por 2 a 1, houve tumulto nas arquibancadas do estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, após o apito final. Durante a semana, o Flamengo divulgará informações aos torcedores sobre a viagem até o Vale do Paraíba. A equipe do Flamengo já disputou, este ano,

dois jogos na cidade de São José dos Campos, ambos válidos pela Série A3. Na primeira partida, diante do São José, no dia 11 de fevereiro, houve vitória do Corvo por 1 a 0, com gol de Tuco, aos oito minutos do 2° tempo. Curiosamente, Fabrício Lima, artilheiro do sub-20 com oito gols, ao lado de Thiaguinho, foi titular, ostentando a camisa 9. Outro fato é que o cen-

troavante deu lugar justamente a Murilo, companheiro também na categoria inferior, quando o relógio apontou a marca dos 39 do tempo complementar. O segundo duelo, contudo, teve derrota flamenguista: 3 a 1 para o São José dos Campos FC. O Corvo saiu na frente com Gustavo Engel, cobrando falta aos 10 minutos do 1° tempo. Porém, sofreu a virada com os gols de Leandro Diniz, Gustavo e Augusto César. Sem Fabrício Lima, o Rubro-Negro teve dois representantes do atual elenco sub-20 na reserva: o goleiro Matheus Santillo, na reserva de Douglas Baldini, e Murilo, que não acabou acionado. Quem passar de Flamengo e Corinthians terá pela frente Santos ou Red Bull Brasil. O Peixe faz a primeira partida da semifinal em casa, no CT Rei Pelé, no mesmo dia e horário do compromisso rubro-negro.

CIDADE

Irmãos do Asfalto celebram 11º aniversário Com o lema Paz e Liberdade, o Motoclube Irmãos do Asfalto celebra neste final de semana seu 11º aniversário em Guarulhos. A comemoração terá início nesta sexta-feira (6), a partir das 18h, e se encerra no domingo (8). O Clube do Ponto (Campo do Alemão), no bairro do Jd. Acácio, sedia os três dias de festa. Os convidados terão diversas atrações, entre elas shows de rock ao vivo com seis bandas diferentes, praça de alimentação, bar, barracas

de expositores, centenas de motocicletas customizadas, entre outras. O evento tem caráter social. Para ter acesso, os convidados devem doar 2kg de alimentos ou pagar R$ 5,00. Os alimentos serão doados a instituições de caridade, e o recurso arrecadado financia ações sociais, beneficiando idosos e crianças. Segundo o presidente do Irmãos do Asfalto, Ronaldo Medeiros (Tiozinho), 59, milhares de pessoas devem prestigiar o

evento nos três dias de duração. Nas edições anteriores, viajantes do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e diversas cidades de São Paulo vieram a Guarulhos prestigiar a festa. “O ambiente familiar, o clima de harmonia e a nossa filosofia que enaltece a liberdade e rechaça qualquer tipo de preconceito costumam atrair muita gente. O nosso escudo traz uma caveira, representando a igualdade entre os seres humanos”, diz Tiozinho.


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

ACE

GUARULHOS RECEBE CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÕES DE DÍVIDAS A campanha ‘Acertando suas Contas’ possibilita acordos vantajosos para as empresas, que buscam reabilitar o crédito com os clientes, e para os consumidores, que conseguem quitar as dívidas em atraso e limpar o nome

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), promove de 25 a 28 de novembro o “Acertando suas Contas”, importante iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País. Reconhecido pelo seu pioneirismo ao associar oportunidades de renegociação de dívidas com orientações sobre Educação Financeira às famílias brasileiras, o “Acertando suas Contas” é realizado pela Boa Vista SCPC desde 2010, e ao longo destes cinco anos já beneficiou 815 mil famílias. De acordo com a recente pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada em setembro, embora 20% dos consumidores tenham declarado que a situação financeira piorou no 3º trimestre de 2015, a maioria dos entrevistados (77%) ainda acredita ter condições de pagar as dívidas vencidas e que geraram a restrição. Dos que vão pagar totalmente, 67% pretendem regularizar a dívida de forma parcelada, dos quais 66% irão regularizar nos próximos 30 dias. A ação de renegociação do Acertando suas Contas também vai de encontro a essa importante parcela de consumidores brasileiros. Para o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, a parceria com a Boa Vista, que já proporciona vários serviços aos empresários da cidade, traz, nesta campanha, benefícios para os guarulhenses e moradores da região. “O Acertando suas contas vem em momento propício, já que muita gente precisa limpar o nome, ficar no ‘azul’ para as compras de fim de ano e os gastos de janeiro”, afirmou. Confirmaram participação na ação as empresas EDP Bandeirante, Saae, Pernambucanas, AC2 - Produtora de Eventos, JCM & Filhos - Transporte Escolar, Manar Móveis e Decorações, Móveis Sedução, Portu-

Brasil Gráfica e Embalagens e Uptime - Comunicação em Inglês. O “Acertando suas Contas” é uma excelente oportunidade para o guarulhense regularizar as contas que estão com o pagamento atrasado, limpar o nome no SCPC e voltar a ter acesso facilitado ao crédito, especialmente para as compras de fim de ano, explica Maria José Barros, diretora de sustentabilidade da Boa Vista SCPC. Afinal, faltando pouco mais de dois meses para o Natal, muitas pessoas querem reorganizar as finanças pessoais, usando muitas vezes o 13º salário para quitar dívidas pendentes e, com isso, começar o ano novo com as contas em dia. Principalmente neste cenário de crise econômica que preocupa cada vez mais a população. Em Guarulhos, o Acertando suas Contas acontecerá na sede da ACE, localizada na Av. João Bernardo Medeiros, 278, no Bom Clima. O atendimento será feito das 9h às 19h, de quarta a sexta e no sábado, das 9h às 16h. O público será atendido gratuitamente por uma equipe devidamente treinada pela Boa Vista SCPC. Cada consumidor será orientado em como proceder na renegociação da dívida e a participar de uma palestra sobre Educação Financeira. Assim, além de limpar o nome, o consumidor receberá informações que o ajudarão a evitar o endividamento excessivo que pode levá-lo novamente à inadimplência. Os interessados em participar do “Acertando suas Contas” devem comparecer à sede da entidade portando um dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF ou CNH. No local, os consumidores farão a consulta gratuita de CPF no banco de dados do SCPC, para identificação do valor da dívida e do nome do credor. Também neste atendimento, os consumidores verificarão a relação das empresas participantes do “Acertando suas Contas”. Desde que o “Acertando suas Contas” foi lançado já foram concretizadas 346 mil renegociações de dívidas e distribuídas mais de 800 mil cartilhas do Orçamento Doméstico, em mais de 60 cidades onde a campanha já ocorreu. Em 2015, além de Guarulhos, as cidades de Andradina, Campinas, Itatiba, Pirapozinho, Registro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Tietê, todas no estado de São Paulo, também recebem o “Acertando suas Contas”. SERVIÇO

Campanha é oportunidade para o guarulhense regularizar as contas e voltar a ter acesso facilitado ao crédito, diz Maria José, da Boa Vista

Campanha “Acertando suas Contas” em Guarulhos - Realização: Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos e Boa Vista SCPC De 25 a 28 de novembro de 2015 Das 9h às 19h (de quarta a sexta-feira) e das 9h às 16h (sábado)Local: Av. João Bernardo Medeiros, 278 – Bom Clima Documentos necessários: RG, CPF ou CNH. Mais informações: www.acertandosuascontas.com.br


GUARULHOS, 2015 GUARULHOS, 05 13 AA11 19DE DENOVEMBRO AGOSTO DEDE 2015

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br

13


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


Antonia Fontenelle vai se casar em dezembro com Jonathan Costa, filho do rei do funk carioca, Rômulo Costa. O sogro da atriz é um homem cheio da grana, mas está segurando a mão na hora de ajudar nas despesas do casamento dos pombinhos. Andam dizendo por ai que ele não apoia a união, pois prefere ver o filho solteiro e cheio de mulheres por aí, como era antes de o rapaz conhecer Antonia. Rômulo está sendo pão duro com os noivos, tadinhos, e quem está ajudando na festinha ostentação que eles querem fazer é a mãe de Jonathan, Verônica Costa, a Mãe Loira do Funk. Há quem diga que Antonia não quer saber de festa-jabá como fez Preta Gil, que ficou pegando tudo de graça e negociando permuta.

Áries - 21/03 a 19/04

Atitudes impulsivas podem colocar seu orçamento em risco neste momento. Touro - 21/04 a 20/05

A internet realmente está virando terra de ninguém. Depois que Maria Júlia Coutinho, a moça do tempo da Globo, foi ofendida por internautas por ser negra, agora é a vez de Taís Araújo ser xingada pelos raivosos de plantão. A página de Taís Araújo no Facebook está sendo alvo de ataques racistas. Neste domingo (1), no Twitter, um dos assuntos mais comentados é #somostodostaisaraujo. Ela tem recebido inúmeras mensagens de apoio. Falaram baixarias como "negra escrota", "cabelo de esfregão", "entrou na Globo pelas cotas", "já voltou para a senzala?", "cabelo de lavar louça", "esponjaço" etc. Super chato, muita baixaria!

Subdivisão de uma empresa

Ramsés discursa encorajando o exército e segue acompanhado dos oficiais para o deserto. Paser ora para que Deus proteja a vida de Simut. Nefertari se anima com a partida de Ramsés para encontrar Moisés.

Câncer - 21/06 a 21/07

Atenção aos possíveis erros de planejamento, que podem atrapalhar a saúde financeira. Leão - 22/07 a 22/08

(?) Nastácia, criação de Lobato (Lit.)

Mulher muito baixa Barragem; represa

Adriana Alves, atriz

Adornosímbolo de formatura Ordem dos advogados (sigla)

Contar (uma história) Integrante de um corpo de balé A vogal do jogo da velha

Líquido anestésico Pegar (?): surfar

Ditongo de "caule"

(?)+F4, atalho para fechar (Inform.)

Haste usada para arremesso Ave canora brasileira

Relativo aos rins Sarcasmo; zombaria

Coloca em ordem Átomo energizado O divórcio não amigável

Sozinho; solitário Menor número par Prover; abastecer

Tony Belloto, integrante dos Titãs

Produto da transpiração A + os (Gram.) Chegar; regressar "Devagar (?) vai ao longe" (dito)

Sílaba de "gibão"

Voltar à atividade (loja) Terminação da 2a conjugação

BANCO

8

Solução

l Love Paraisopolis -19h, Globo

A Regra do Jogo -21h, Globo

Enviada por Denise Martins/ Cumbica

Juliano revela a Dante O marido no leito de morte chama a esposa e diz: que viu Zé Maria entregar - Querida, vou morrer e preciso confessar... Ela por sua uma maleta para Orlando, vez diz: - Não meu amor, não precisa confessar nada. - Ele mas o policial não acredita. insiste: Preciso sim, quero dizer que te traí com sua irmã, sua Adisabeba esconde Zé Ma- melhor amiga e também com as vizinhas, desde que casamos ria no Morro da Macaca e nunca consegui parar de te trair... afirma que conversará com - Ela: Tudo bem meu amor, eu descobri tudo isso ontem. Juliano. agora fica quietinho e deixa o VENENO fazer efeito...

Libra - 23/09 a 22/10

Evite debates e saiba respeitar o tempo e a opinião de cada um. Escorpião - 23/10 a 21/11

Será preciso amenizar as atitudes individualistas e egocêntricas.

Tenha cuidado redobraSerá preciso aprendo ao avaliar propostas der a respeitar o tempo das coisas acontecerem. incertas. Aja com cautela.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Virgem - 23/08 a 22/09

Procure agir de maneira Supere o passado amistosa. Atente-se para e olhe positivamente amenizar os atritos. . para o futuro!

Processo de interrupção da gravidez

O que falta no vira-lata

Gema agradece Bernardo O resumo dos último cae Raul por resgatarem Chico. pítulos da novela I Love Paraisópolis não foi divulgado Emília revela a Lívia que pela emissora. decidiu se instalar na casa Mas o final promete ser de Vitória. Gema afirma que eletrizante com participaprotegerá Chico e dá um ultições especiais e tudo mais.... mato em Queiroz. Os dez mandamentos -20h30, Record

Tempero com dentes e cabeça (Cul.)

Observa; admira

“Minha Novela” Próximas emoções... Além do Tempo -18h, Globo

EspanVesúvio tado (Geog.) Prefixo de "coautor": companhia

A L O H A O A A B N O E R L T O S O S U S O E R

TÁ CHEGANDO O DIA...

© Revistas COQUETEL

Dispositivo elétrico Cerimônia religiosa

Pequeno Traje femiparágrafo nino para festa de da Bíblia debutante Assento pequeno de bicicletas

V C U O L C N Ã O R I E T A A L O I A V N I O R

mari@folhadoponto.com.br

ATAQUES RACISTAS

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

P R A E R S I L I M E T O R O A A A Ç A N Ç A A U A R D O R E N I A D R R UM A O N N I T I G A B R I

Marilene Ferreira

15

3/alt. 4/relé. 5/munir — pasmo — sabia. 9/litigioso.

CURTAS

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

V S E S T T I D O D E S A B A I L R E

Tá no Ponto!

Sagitário - 22/11 a 21/12

A superação depende da sua força. Não desanime, prosiga confiante.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Seja mais compreensivo e gentil ao lidar com os mais próximos. Aquário - 21/01 a 19/02

Procure harmonizar as diferenças de expectativas deste momento. Peixes - 20/02 a 20/03

Escolha atividades mais habituais, que lhe garantam maior segurança.


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 05 A 11 DE NOVEMBRO DE 2015

~

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 317  

Jornal Folha Do Ponto - De 05 a 11 de Novembro de 2015

Edição 317  

Jornal Folha Do Ponto - De 05 a 11 de Novembro de 2015

Advertisement