Page 1

Guarulhos, 24 a 30 de Setembro de 2015

699

,90

VÁLIDA ATÉ SÁBADO 26/09/2015

Ano V - N.º 311

CONGRESSO DA MULHER EMPRESÁRIA

“RJU BUSCA IGUALDADE”

Pág. 12

CAMINHÃO DO FÁCIL

FICA NA V.OPERÁRIA ATÉ SEXTA Pág. 08

GRANDE FINAL DA COPA JAIR GALHARD

Será neste domingo no Campo do Alemão

Em entrevista ao programa Radar de Notícias, o prefeito Sebastião Almeida (PT) defendeu o projeto do Regime Jurídico Único

Pág. 11

Pág. 05

MARTELLO É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO Em evento que reuniu cerca de 500 pessoas, entre lideranças políticas e comunitárias, o PSD deu posse a nova executiva do partido na cidade. O empresário Fausto Miguel Martello, novo presidente da legenda, foi lançado pré-candidato a prefeito de Guarulhos. Pág. 04


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

PONTO Pastor Darlan Codonho darlan2005@hotmail.com

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão

COMO DAR UM JEITO EM ALGUÉM QUE VOCÊ NÃO GOSTA

“… aquilo que o homem semear, isso também colherá…” (Gálatas 6:7). “Uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias, passou a não se entender com ela, pois as personalidades eram muito diferentes e Lili foi se irritando com seus hábitos. A sogra, por sua vez, frequentemente a criticava. De acordo com antiga tradição chinesa, a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Lili, já não suportando mais conviver com ela, decidiu visitar um amigo de seu pai. Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse: – Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra. Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar de sua sogra porque isso causaria suspeitas. A cada dois dias ponha destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter cuidado e agir de forma amigável. Lili respondeu: – Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o que o senhor me pedir. Lili ficou muito contente, e voltou para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra. Semanas se passaram e a cada dois dias Lili servia a comida “especialmente tratada” à sua sogra. Ela sempre lembrava do que Sr.Huang tinha recomendado sobre evitar suspeitas e, assim, controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe. Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e as atitudes da sua sogra também. Elas passaram a se tratar como mãe e filha. Um dia, Lili foi novamente procurar o Sr. Huang e disse: – Querido Sr. Huang, por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra. Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra Sr. Huang. Ele sorriu e acenou com a cabeça. “Lili, não precisa se preocupar. As ervas eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela”. Amados, em vez de envenenarmos cada vez mais as pessoas, deveríamos nos esforçar para amá-las… QUEM SABE ELAS NÃO MUDAM? TODOS OS DOMINGOS BANDA RENOVAÇÃO ÀS 19:00HRS SEJA BEM VINDO!

www.folhadoponto.com.br Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

alemao@folhadoponto.com.br

O PAU COMEU NO NINHO

O momento de paz na festa dos tucanos, realizada na Câmara Municipal no último domingo (20), durante a convenção partidária durou pouco. Quando tudo parecia tranquilo, o pau comeu na casa dos tucanos. Uma militante acusou os assessores de um vereador de agredi-la, e tudo acabou na delegacia.

ANULAÇÃO DA CONVENÇÃO Na segunda-feira (21), mesmo com os ânimos mais calmos, a militante Sônia Delfino, que se diz agredida, resolveu protocolar no diretório estadual, processo de anulação da convenção. Segundo ela, houve várias irregularidades.

FIDELIDADE TAMBÉM NÃO DUROU ELI...ELI Se a paz não durou muito no ninho, a fidelidade também não. Está certo que a festa era de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Eli Corrêa Filho para prefeito. Mas não precisava exagerar. Quando o pai do deputado puxou um coro da plateia gritando Eli..Eli..Eli, o tucano Geraldo Celestino ajudou gritando também. “Pobre” Carlos Roberto...

PLANO B DE CELESTINO A empolgação de Geraldo Celestino tem motivo. Mesmo com o lançamento da candidatura de Carlos Roberto para prefeito, ele desconfia que o empresário possa desistir lá na frente. Por isso, já conversou com o grupo de Eli Corrêa para uma possível aliança na campanha.

DE QUE LADO ELE ESTÁ? Segundo boa fonte, a alta cúpula do PT não anda nada satisfeita com o vereador Eduardo Barreto (PCdoB). Tudo porque apesar de se beneficiar do Governo para trazer candidatos para o seu partido, ele não poupa críticas a determinadas secretarias da administração, deixando descontente o alto escalão petista. Esta semana, um “companheiro” graduado saiu-se com esta: “Vamos fechar a torneira dele, pra ver se ele traz candidatos pro PCdoB”.


GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

Cidade

PSD LANÇA MARTELLO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO “Quero governar a cidade em que nasci”. Foi assim que o empresário Fausto Miguel Martello iniciou seu discurso no evento de posse da nova executiva do PSD em Guarulhos

Por Jordan Mello O empresário e presidente municipal do PSD (Partido Social Democrático) Fausto Miguel Martello é pré-candidato a prefeito de Guarulhos em 2016. O anúncio foi feito durante a posse da nova executiva municipal, na última quarta-feira (23), em evento do partido no Restaurante Guaru Center, na região central da cidade. Aproximadamente 500 pessoas, entre filiados da legenda, lideranças comunitárias, vereadores, ex-vereadores, militantes partidários e empresários marcaram presença no evento. O vereador pelo partido Rogério Santos foi o primeiro a falar. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje, participando dessa festa. O PSD é um partido muito familiar, e que vai fazer e já está fazendo as mudanças que a cidade precisa. Vamos juntos em mais uma batalha”.

“MARTELLO CONHECE GUARULHOS” Já o secretário de Serviços Públicos, vereador licenciado e vicepresidente do partido, Eduardo Soltur, destacou a grandeza da legenda. “O PSD é um partido novo, mas que já nasceu grande. Somos o quarto maior partido do país. Na minha opinião, candidato tem que ter a raiz em Guarulhos. E o Martello é filho de Guarulhos, é empresário na cidade e todo mundo conhece a família dele. Quando eu vi que o Martello queria ser candidato, eu não perdi tempo, fui conversar com ele e o convidei a entrar no PSD. O nosso partido vai fazer diferença nas próximas eleições. Confio e sei do potencial do Martello. É um conhecedor da Câmara Municipal e da cidade, sabe onde vai poder mexer. Tenho certeza que vem forte para as eleições”

“ACESSIBILIDADE ZERO NA CIDADE” O vereador suplente da legenda, Toninho Messias, também deu seu apoio a Martello, além de pedir mais cuidado e atenção para as pessoas com deficiência física. “A acessibilidade e a mobilidade que uma pessoa com deficiência física precisa é zero nessa cidade. Algumas melhorias foram feitas, mas há muito a ser conquistado. Eu acredito que com Martello prefeito, vamos fazer muito para as pessoas com deficiência”.

MARTELLO PROMETE CHOQUE DE GESTÃO “Quero agradecer a todos os presentes. Estou aqui graças a amigos que confiaram em mim. Eu estava afastado da política há muitos anos. Com o tempo, a vontade de ajudar a minha cidade foi

crescendo mais e mais. Eu vim para somar no PSD e fazer o partido ficar ainda mais forte. Vamos trabalhar junto, fazer uma chapa firme e eleger muitos vereadores nessa cidade. Nós vamos percorrer cada bairro dessa Guarulhos e ouvir cada cidadão. Se eleito, vamos arrumar a cidade, fazer um choque de gestão, valorizar o funcionário público. Só vai ficar na prefeitura quem trabalha, quem quer ajudar o povo. O guarulhense quer emprego, quer creche para os filhos, saúde, segurança. Vou ajudar a cada um de vocês. Quero cuidar da cidade em que nasci”, prometeu o pré-candidato.

TRAJETÓRIA POLÍTICA O empresário de 62 anos foi vereador e presidente da Câmara por dois mandatos, além de ter ocupado o cargo de Deputado Federal. Martello estava afastado da vida púbica desde 1998, quando terminou seu mandato na Câmara Federal. Martello sempre foi considerado campeão de votos em Guarulhos. Já na primeira candidatura a vereador, em 1988, foi o mais votado, conquistando mais de sete mil votos. Em 1992, foi novamente o mais votado, desta vez, com 12 mil votos. Os números o credenciaram para disputar as eleições como deputado federal, em 1994, conquistando a cadeira com 91 mil votos. Nas eleições de 1998, conquistou 79 mil votos, não se reelegendo, mas conseguiu ficar com a primeira suplência.


Cidade

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

05

“RJU BUSCA IGUALDADE NO FUNCIONALISMO PÚBLICO” Prefeito Sebastião Almeida dá detalhes do Regime Jurídico Único, projeto de lei que pretende unificar regime jurídico de trabalho de todos os servidores municipais de Guarulhos

“O Regime Jurídico Único já era pra ter sido implantado em Guarulhos há muito tempo. O que nós estamos fazendo é unificar este regime, que seja regra para todo mundo. O RJU é um meio de buscar igualdade no funcionalismo público”. Foi assim que o prefeito Sebastião Almeida (PT) iniciou, na última terça-feira (22), sua entrevista aos jornalistas Pedro Notaro e Carlos Arnone no programa Radar de Notícias, transmitido pela Rádio Imprensa (102,5 FM) e TV Guarulhos (Canal 3 NET). O chefe do Executivo deu detalhes e tirou dúvidas sobre o RJU (Regime Jurídico Único), polêmico projeto de lei que pretende unificar o regime jurídico de trabalho de todos os servidores municipais de Guarulhos, que passará a ser Estatutário. Entre os temas debatidos pelo prefeito, destacam-se os seguintes:

Fim das faltas abonadas

“Hoje, o funcionário estatutário tem direito a oito faltas abonadas por ano. Só para ilustrar um pouco essa questão. Com o RJU, nós vamos beneficiar diretamente 18 mil servidores. Agora, veja só, se 18 mil servidores tiverem o direito de faltar 8 vezes por ano, nós vamos ter 144 mil ausências no trabalho por ano. Se a gente dividir isso por 264 dias de trabalho, nós vamos ter 545 servidores faltando todos os dias. É inadmissível você ter esse número de ausência a cada dia de trabalho. O que nós estamos fazendo, em vez de oito para um pequeno grupo de servidores, vamos oferecer duas faltas abonadas para todos os servidores. É o bom senso que precisa prevalecer. Não há rotina que você consiga organizar, nem meio de organizar secretaria nenhuma, por causa da insegurança de qual efetivo de servidores trabalhará no dia. Nós estamos buscando justiça e igualdade”.

Aposentadoria Sobre as vantagens do novo sistema de aposentadoria, Almeida listou as vantagens que os servidores passarão a ter: Licença prêmio: Três meses de licença remunerada a cada 5 anos de trabalho. Isso, os estatutários já tem e os celetistas não. Nós vamos estender esses benefícios aos celetistas Quinquênio: A cada cinco anos, 5% de aumento no salário. Outro benefício que só os estatu

Prefeito Sebastião Almeida com os jornalistas Pedro Notaro e Carlos Arnone no estúdio tários têm atualmente. Celetistas terão o mesmo benefício. Sexta parte: 1/6 do vencimento quando completar 25 anos de trabalho. Abono de permanência: Aquele servidor que se aposenta e tendo a necessidade de continuar no serviço, nós vamos oferecer 11% a mais no salário, para que ele continue trabalhando, se for interessante ao serviço público. Auxílio-doença pago diretamente na folha sem suspensão na remuneração e auxílio-doença sem carência: “Hoje no INSS tem 12 meses de carência. Imagina o servidor celetista que precisa dar entrada na sua aposentadoria e o INSS está em greve? Você não consegue benefício nenhum. No RJU, a gente puxa isso tudo pra gestão da administração. Você não depende mais do INSS. Outro benefício importante, o acúmulo. Tem duas profissões hoje na prefeitura, saúde e educação. Por exemplo, se você tem uma professora que trabalha no regime celetista aqui em Guarulhos, e trabalha em Mauá no regime celetista, 4 horas aqui e 4 horas lá. Só que ela só pode ter uma aposentadoria, mesmo tendo contribuído em duas, porque o INSS não concede benefício em duas. Se eu implanto aqui o RJU, ela pode se aposentar aqui pelo estatutário e se aposentar lá em Mauá pelo INSS. Pode ainda se aposentar em Guarulhos pelo estatutário e em São Paulo, também pelo estatutário. Olha a quantidade de benefícios que nós vamos assegurar para esses funcionários da educação e saúde”. O prefeito deixou claro, porém, que os funcionários da PROGUARU, comissionados da prefeitura, secretários e diretores continuarão na regra geral,

não sendo aplicados ao RJU. “O regime se aplica aos servidores concursados”, explicou o prefeito.

FGTS

“Existe hoje uma regra muito clara. Primeiro, quem está trabalhando já não tem direito de receber o fundo de garantia. Agora, o Conselho Nacional do Fundo de Garantia definiu um critério: se a conta do Fundo de Garantia ficar três anos inativa, ou seja, sem depósito, o segurado pode sacar esse dinheiro. Só que já existe jurisprudência hoje, no Brasil todo, de municípios que implantaram o RJU e entraram com uma ação, inclusive, com sindicatos, na Caixa Econômica Federal para que o saque do FGTS possa ser feito antes de completar os três anos. Então, já existe condições claras do trabalhador receber antes desse prazo”.

“Estou aberto ao diálogo” Uma das principais reclamações dos sindicalistas é a falta de diálogo com o Executivo. Contrário há algumas das medidas, os servidores esperam conversar e garantir melhores condições no RJU. Diálogo que é bem-vindo pelo prefeito. “É claro que estou aberto ao diálogo. Um projeto desta magnitude e importância precisa ser debatido. Inclusive, quero marcar para a próxima semana uma reunião com o pessoal do Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos) para discutirmos. E o mais importante, estou aberto para ouvir sugestões dos servidores. Mas veja, é preciso ter responsabilidade”. A expectativa do prefeito é que o projeto seja discutido e aprovado ainda este ano.

Prefeito se reúne com vereadores para discutir REGIME JURÍDICO ÚNICO O prefeito Sebastião Almeida se reuniu com um grupo de vereadores na manhã desta terça-feira, dia 22, no Paço Municipal, para apresentar e tirar dúvidas sobre o projeto de implantação do Regime Jurídico Único (RJU), que pretende unificar os regimes de trabalho dos funcionários públicos municipais. A medida está sendo

discutida atualmente com os trabalhadores da administração pública, antes de seguir para votação na Câmara Municipal de Guarulhos. Segundo Almeida, o encontro com os vereadores da base aliada do governo no Legislativo serviu para elucidar várias dúvidas que existiam a respeito do tema. “A lei do Regime Jurídico

Único vai assegurar direitos iguais a todos os servidores municipais, dispensando um olhar especial para a aposentadoria do funcionário público”,destacou. Segundo o prefeito, o projeto prevê que a remuneração dos servidores aposentados será muito próxima ao último salário recebido na ativa, a partir do momento em que a legislação

entrar em vigor. “As pessoas trabalham esperando um dia se aposentar, mas se permanecerem no regime geral da previdência elas vão ganhar menos”, explica o prefeito. Para mais informações, os servidores podem acessar o portal do servidor, no site da prefeitura, através do site: http://portaldoservidor.guarulhos.sp.gov.br/rju


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

Cidade

Orquidário propõe práticas inusitadas de cultivo

Jazz para contentar os ouvidos e mais de 300 espécies de orquídeas com cores e flores variadas para aguçar os sentidos e alegrar a alma dos frequentadores do Bosque Maia, que durante três dias - na sexta (18), sábado (19) e domingo (20) - comemoraram o aniversário do Orquidário Público de Guarulhos de um jeito diferente: aprenderam a cultivar as plantas em rolha de garrafa, cascas de nozes, espiga de milho, pedra e em outros suportes inusitados. Alessandro Marconi, orquidólogo paulistano, deu o “tom” na última sexta-feira (18) de como seria a celebração. Em palestra, explicou como é possível mudar o meio ambiente onde vivemos com atitudes

Luiz Henrique Zanetta - Secretário de Meio Ambiente

que, aos olhos de alguns, pode parecer “loucura”. Em 2014, quando resolveu reflorestar as marginais Pinheiros e Tietê com mil mudas de Cattleya Loddigesii, espécie de orquídea que originalmente era nativa dessas áreas, muitos duvidaram de seu projeto. No começo, não foi fácil. Mas ele e a produtora de cinema Carolina Sciotti não desistiram. Sem dinheiro para financiar o projeto Mil Orquídeas Marginais, resolveu, com mais um grupo, arrecadar recursos pelo site coletivo Catarse, pedindo doações a partir de R$ 15. “As pessoas foram contribuindo e conseguimos angariar R$ 14 mil”, lembra. Além disso, conseguiram também revolver entraves burocráticos para a execução da ação. Passadas as dificuldades iniciais, hoje, as margens dos rios Pinheiro e do Tietê ganharam um colorido especial. Algumas das 700 mudas plantadas da espécie Cattleya já começaram a florir. “Devolver a flor à lapela desses rios parece uma atitude pequena, mas trata-se de uma poderosa força motriz que pode recuperar o bioma natural da região”, afirma. Atualmente, o orquidólogo está estudando outras espécies para continuar o plantio. “Não pretendo finalizar essa iniciativa. As mil orquídeas são apenas o começo”. No sábado (19) e domingo (20), os produtores e orquidófilos Masuji Kayasima e Sérgio Oyama explicaram como é possível cultivar orquídeas em apartamentos, por meio de pequenos suportes, como copos de café, espigas de milhos e cascas de nozes.

NESTE DOMINGO FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS

Ação, realizada em parceria com a ONG Deixe Viver e com a Universidade Guarulhos, ocorre no domingo, das 13h às 18h. Para quem pretende ter um bichinho de estimação, o Internacional Shopping Guarulhos traz uma excelente oportunidade. O empreendimento, em parceria com o Curso de

Medicina Veterinária da Universidade Guarulhos e voluntários da ONG Deixe Viver, promove no próximo dia 27 de setembro – das 13h às 18h - a 9ª Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2015. No local, 22 cães e 5 gatos castrados e vacinados estarão disponíveis para adoção. Adoção responsável

Para levar um mascote para casa, é preciso ter mais de 18 anos, portar cópia do RG, CPF e um comprovante de residência, além de doar R$ 50,00 para a ONG Deixe Viver. No ato da adoção, o interessado assina um termo de responsabilidade pelo animal, se comprometendo a cuidar bem dele.

Serviço 9ª Feira de Adoção de Cães e Gatos Quando: 27 de setembro, domingo Horário: Das 13h às 18h Local: no piso superior, próximo ao Hipermercado Extra Endereço: Rod. Presidente Dutra, km 230 – Itapegica Telefone: (11) 2414-5000


Cidade

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

07

SEDE DO PROJETO ARCA É INAUGURADA NO SANTA INÊS CONHEÇA O PROJETO Já estão abertas as inscrições para os cursos disponibilizados pelo Projeto Arca. O atendimento acontece das 9:00 até às 18:00.

Rua Vicente Leporace, 57, Santa Inês.

Fotos: Jéssica Caroline

Você também pode conhecer os trabalhos através do facebook: facebook.com/projetoarcataboao

u A sede do Projeto Arca, na rua Vicente Leporace, Santa Inês O prazer de ajudar ao próximo. Este é o combustível que há quase 1 ano move o Projeto Arca, que neste último domingo, 20, inaugurou a sede na rua Vicente Leporace, 57, no bairro Santa Inês. Moradores e padrinhos do projeto estiveram presente para prestigiar a inauguração. Assim como a maioria das boas ideias, o projeto precisou de incentivo para entrar em ação, como lembra o idealizador, Sergio Salles. “No natal de 2001 recebi o convite de um amigo para apadrinhar duas crianças órfãs. Ao conhecê-las e ver a necessidade de carinho que aqueles pequenos tinham, resolvi que se um dia eu tivesse a oportunidade de ajudar alguém, seria com carinho, atenção e amor. Arca significa atitude real de carinho e amor”, afirma. A partir daí foram anos de luta para tirar o sonho do papel e concretizar o projeto. Até que, em

outubro do ano passado, Sergio e alguns amigos resolveram se dedicar integralmente ao trabalho. O grupo já realizou diversas atividades, que não ficaram restritas apenas a crianças. “Me reuni com alguns amigos e colocamos no papel o que queríamos fazer. Nossa primeira ação foi organizar uma festa do Dia das Crianças e desde então não paramos mais. Decidimos ajudar não só o público infantil, mas também idosos ou qualquer pessoa que necessitasse. Para se ter uma ideia, este ano fomos ao Recanto dos Avós, e lá entregamos kits de higiene pessoal para eles. Estamos abertos para ajudar”, lembra Sergio, que antes do projeto, ajudou diversas famílias com cestas básicas e outras necessidades, inclusive uma família refugiada da Síria. Agora, com a sede, o espaço para cursos e atividades estão à disposição da população.

Edna Borges assume vaga na Câmara Municipal A suplente e vice-presidente do PTdoB, Edna Borges, assumiu provisoriamente como vereadora durante a sessão da última quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Guarulhos. Ela substitui a vereadora de seu partido, Verinha Souza, que está em licença médica até o dia 1º de outubro. “Estou muito emocionada com a oportunidade. Não é a primeira vez que assumo, mas sempre tenho um prazer enorme de fazer isso. Mesmo que por pouco tempo vou fazer o possível para lutar em pról da nossa cidade e, sobretudo, da minha região, o Jardim Marilena”, afirma Edna, que assumiu pela primeira vez em 2013.

u Sergio Salles (terceiro agachado da esq. para dir.) com voluntários do Projeto.

facebook.com/tblcomunicacao

tblcomunicacao@gmail.com

011 96425-3892

@tblcomunica

Conteúdo produzido pela TBL Comunicação


08

www.folhadoponto.com.br

Cidade

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

CÂMARA APROVA SERVIÇO DE ENTREGA RÁPIDA

Vereadores votam a favor do projeto de lei que regulamenta serviço de entrega rápida em Guarulhos. Se sancionada, prefeito Sebastião Almeida tem 6 meses para regulamentar a lei Por Jordan Mello Foram mais de 10 anos de luta por reconhecimento. E agora, o sonho está cada vez mais próximo. Na última quinta-feira (17), a Câmara Municipal aprovou em 2ª votação o Projeto de Lei 4804/2013, que regulamenta o serviço de entrega rápida em Guarulhos. Vinte e três vereadores votaram a favor do PL, criado pelos parlamentares Claudílson Pezão, Dr° Alexandre Dentista (PSDC) e Prof° Rômulo Ornelas (PT). Se sancionada, prefeito Sebastião Almeida tem 6 meses para regulamentar a lei. “Com a aprovação, nós passamos de fato e direito a ter uma categoria reconhecida, inclusive, juridicamente. E com o direito de ter uma série de benefícios e responsabilidades, tanto com a categoria, como com quem utiliza o serviço”, afirmou Wagner Gomes, presidente do Sind-Entregas de Guarulhos e Região.

“VAMOS TER OS NOSSOS DIREITOS” Trabalhador da categoria há 25 anos, Silvânio José da Silva, retrata a luta do trabalhador informal e a expectativa de ser regularizado. “Era a sensação de trabalhar sem os seus direitos. De ser

parado pela fiscalização por não ser reconhecido. Mas graças a Deus isso vai mudar, é uma alegria muito grande para nós”, explicou Silvânio. “Os nossos 400 trabalhadores estavam dispersos, sem uma identidade profissional, agora passam a ser regulamentados no município. É uma vitória, mas temos muitas batalhas em prol dos trabalhadores ainda”, esclareceu Josildo Sales, secretário-geral do sindicato. “NÚMERO DE TRABALHADORES

PODE AUMENTAR”

Segundo Wagner, uma pesquisa de origem e destino será realizada junto com a Secretaria de Transportes e Trânsito. “Nós temos aproximadamente 100 estabelecimentos, entre mercados, super e hipermercados. E alguns destes locais funciona entre 8h às 24h. Em média, oito entregadores trabalham por mercado, então seria necessário dois turnos de oito horas, por exemplo. Só nessa conta por cima, nós já teríamos 800 trabalhadores, no mínimo. Mas vamos detalhar tudo isso com a pesquisa de origem e destino, para detalharmos isso”. De acordo com o presidente, 70% dos trabalhadores de entrega rápida atu-

CAMINHÃO DO FÁCIL FICA NA V. OPERÁRIA ATÉ ESTA SEXTA

Os moradores da Vila Operária tem até esta sexta-feira (25) para aderirem ao acordo, firmado na 5ª Vara Cível de Guarulhos entre representantes da comunidade e a Imobiliária Continental. O equipamento funciona das 9h às 16h no Campinho da Vila Operária. Conforme acordo judicial, o valor do metro quadrado dos lotes será de R$ 700,00 a vista, podendo os moradores financiarem a compra diretamente com a Imobiliária Continental em até 250 meses, com juros de 0,8% ao mês e correção monetária. Para a consumação

da compra e venda dos lotes, os moradores deverão comparecer no caminhão munidos de documentos originais, acompanhados de cópias da cédula de identidade (RG), CPF, comprovante de residência, certidão de casamento ou nascimento. Caso não haja por parte do morador a adesão à compra, os lotes serão reintegrados para a Imobiliária Continental. A comunidade ainda tenta prorrogar a permanência do caminhão até a próxima semana, mas até o fechamento desta edição, não foi confirmada.

Josildo Sales, Wagner Gomes e Silvânio da Silva am na chamada “zona periférica” da cidade. Motivo, segundo ele, que não causaria “roubo” de clientes dos taxistas, que chegaram a se opor ao projeto. “A classe de clientes nosso é D e E. São pessoas que moram a pouco mais de 5 km dos mercados nas regiões mais periféricas de Guarulhos. Não vai atrapalhar os taxistas”, garantiu Wagner.

PRÓXIMOS PASSOS O sindicato agora deve marcar nos próximos dias, uma assembleia para explicar à categoria todas as novidades, avanços do projeto e apresentar uma cartilha com os direitos e dever do trabalhador regu-

larizado. “Nós vamos ganhar direitos trabalhistas, mas também deveres. Então é importante explicar detalhadamente para os nossos companheiros. Questões de documentação, adequação dos veículos, que não podem ter mais de 7 anos de vida útil. Enfim, uma série de normas que precisam ser cumpridas”, afirmou Wagner. Além de representar Guarulhos, o Sind-Entregas, fundado em 2007, atua em outras nove cidades: Poá, Arujá, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes, Mairiporã e Caieiras. Em Arujá, especificamente, as negociações para a regulamentação da categoria já foram iniciadas.

CORREDOR SEM PASSAGEIRO A polêmica sobre a inauguração do corredor metropolitano de ônibus no município de Guarulhos terminou no último sábado (19), quando a secretaria de transportes de Guarulhos e a EMTU entraram em acordo, autorizando o início da operação. Só há um detalhe: quase nenhum passageiro se utiliza dos veículos, e os pontos de ônibus ficam praticamente desertos durante o dia. INVESTIMENTO Projetado e construído pela EMTU/SP sob coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o trecho Cecap-Vila Galvão representou investimento de R$ 99,7 milhões. Somados aos R$ 39,7 milhões da ligação de 3,7 km entre Taboão e Cecap, operando desde 2013, o investimento total do Governo do Estado foi de R$ 139,4 milhões. O novo trecho conta com três faixas de circulação por sentido,

uma delas exclusiva para ônibus em 9,6 km construídos em pavimento rígido, característica que proporciona mais conforto ao usuário e menor custo de manutenção da via. Possui, ainda, 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor, além de 2,7 km de via que serão compartilhados com o tráfego local. Em alguns pontos, entretanto, a empresa ainda realiza manutenção. O único ponto que tem o maior movimento é o ponto localizado em frente ao Poupatempo.


GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

09


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

PONTO DO ESPORTE

Esportes

Promoção Válida até Sábado 26/09/2015

PRIMEIRA DIVISÃO - JORNAL FOLHA DO PONTO - ULAFA Com os resultados dos jogos do último final de semana, quatro jogos já ficaram definidos para a 2ª fase. As outras quatro partidas serão definidas neste final de semana com a realização de seis jogos: três pela Chave C e 3 pela Chave D. No último final de semana, a equipe do Bola +1 FS (foto) confirmou a boa campanha, vencendo o Gueto por 3 x 0. A equipe terminou a Chave B em 1° lugar, com 12 pontos. O São Geraldo venceu o Âncora por 3 x 0 e ficou com o 2º lugar. Chiclete Adams bateu o Vila Real por 2 x 1 e ficou em 3º, deixando a 4ª colocação com a equipe do Vila Real. Na Chave A, o Brasões bateu o Anhembi por 4 x 1, garantindo a liderança da

chave. O Fogo na Bomba empatou em 3 x 3 com o Juntos por Acazo, terminando em 2º lugar, com a equipe do Juntos em 3º. A 4ª colocação foi definida no confronto direto entre Família Só Para Lokos 3 x 0 Extra Cabuçu. Com esses resultados, os confrontos para a 2ª fase ficaram sendo os seguintes: Brasões x Vila Real, Fogo Na Bomba x Chiclete Adams, Bola +1 F.S x Família Só Para Lokos e São Geraldo x Juntos Por Acazo. Os outros confrontos só serão definidos depois da última rodada das chaves C e D, que será a seguinte: Sábado (26) – Arena De Carlos: 13h30 – Ginga Brasil F.C. x Ascas Ponte Alta, 15h30 – Capim Maluco F.C. x Quixabei-

COPA PAULISTANA

Zinho

Chiquinho

ra F.C. Estádio Cícero Miranda: 13h30 – A.D. Vila Nova Inocoop x E.C. Cabuçu, 15h30 – S.E. Parque Stella x E.C. Renovação. Domingo (27) - Arena De Carlos: 13h30 – Família 237 x Novo Horizonte F.C., 15h30 – Vila Nova F.C/ADS B.Vista x Meninos Do Morro F.C.

RAJAN NA FINAL NA COPA OURO DE FUTEBOL A equipe do Rajan Transportes (foto) é a 1° finalista da competição, depois de uma excelente vitória no último sábado (19) sobre o Leões da Vila por 2 x 1. A equipe aguarda agora o vencedor da outra semifinal, que será realizada neste sábado (26) às 15h, no Campo do Ipiranguinha, entre C.A. Paulistano x G.R. Truckvan. A grande final acontece no dia 3 de outubro.

Lúcio

Com excelentes atuações do goleiro Chiquinho, do volante Zinho e do zagueiro Lúcio (fotos), autor do gol de empate, a equipe Senior Sub-50 do Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu excelente resultado na penúltima rodada, ao empatar com a equipe do Ipiranga, na casa do adversário, por 1 x 1. Com esse resultado, a equipe permanece em 1º lugar com 19 pontos e 16 gols de saldo, jogando a última rodada contra a Portuguesa que está em 2º lugar, também com 19 pontos, mas com 14 gols de saldo, para definir quem fica com a primeira colocação. O jogo será no próximo sábado (26), às 9h no Campo do Sindicato dos Metalúrgicos. Já o Super Master Sub-40 do Sindicato dos Metalúrgicos não conseguiu a classificação para a 2ª fase. Jogando fora de casa, a equipe foi derrotada no sábado (19) pelo Grêmio Campo Grande por 2 x 0, ficando em 5º lugar com 13 pontos.

GUARULHOS É DESTAQUE NO AMADOR DO ESTADO As duas equipes de Guarulhos conseguiram grandes resultados na estreia do Campeonato Amador do Estado, promovido pela Federação Paulista de Futebol. No Estádio Cícero Miranda, o Vasco Jd. Paraíso (foto) aplicou uma goleada de 5 x 0 no São Paulo, da cidade de Itu, com gols de Mota (2), Erivelto, Duilio e Henrique. Já a equipe do A.A. 33 do Bela Vista foi até Itu, jogar contra o E.C. Vitória, no Estádio Novelli Jr. E conseguiu um empate em 2 x 2, com os dois gols marcados por Tom. Neste final de semana, os mandos de campos se invertem. No sábado (26), Vaco do Jd. Paraíso vai até Itu jogar às 15h contra o São Paulo, podendo perder até por uma diferença de quatro gols, que garante vaga para a próxima fase. Já a equipe do Bela Vista joga domingo (27), às 15h, no Estádio Cícero Miranda, precisando da vitória para se classificar. Em caso de empate, serão aplicados os critérios de cartão vermelho e amarelo, respectivamente.

1° CAMPEONATO EVANGÉLICO DE FUTSAL DE GUARULHOS Começa no próximo dia 27 de Setembro, o 1° Campeonato Evangélico de Futsal de Guarulhos. A competição conta com 500 atletas em 32 equipes, representando as igrejas evangélicas de toda a cidade. O torneio é organizado pela Liga Evangélica de Desporto, que complete seu 1° ano de vida no dia 31 de novembro. O presidente da liga, Douglas Carneiro da Silva (foto) falou sobre a

criação da competição. “Nós criamos o campeonato porque a gente sabe que em alguns torneios, existe muita confusão, briga, palavrão. E é algo que o evangélico não gosta. Então criamos este campeonato especificamente para nós”, afirmou Douglas, que conta com a ajuda do Bispo Eliseu, Carlos Alberto e Pastor Reginaldo na organização do campeonato. Os jogos serão realizados nos gi-

násios do CEU Cumbica, Ginásio da Ponte Grande, Arena Ponto de Encontro e Quadra da Wimpro. Entretanto, Douglas não descarta a possibilidade de outras praças esportivas receberem as partidas. O campeão da competição leva uma moto 0 km e um fardamento. As inscrições acontecem até o dia 27 de setembro. Para mais informações, os telefones de contato são: 35342040/96088-0339.


Esportes

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

DISPUTA PELO CINTURÃO Atleta da Guarulhos Fight Team Acácio Pequeno luta por título

No próximo sábado (26), a GFT (Guarulhos Fight Team) representa a cidade em duas competições de MMA. Na cidade de Garça, acontece o Impactotal 6. Acácio Pequeno disputa o cinturão na categoria até 84kg, contra Thiago Garofalo. Com um cartel de 8 lutas (5 vitórias e 3 derrotas), Acácio está entre os 20 melhores lutadores de sua categoria. O evento acontece a partir das 20h, no Meu Hotel, Av. Dr. Labieno da Costa Machado, 3361 – Garça.

ALEMÃO ESTREIA NO AMADOR Já em São José do Campos acontece a 6ª Copa VFC de lutas amadoras, com a estreia de Wederson Delmondes “Alemão”. A competição acontece na Av. Dr. Nelson D’Avila, 1048 – Centro, São José dos Campos, a partir das 20h. A equipe Guarulhos Fight Team conta com 11 competidores, destes, 5 profissionais. Os treinamentos acontecem na Academia Boa Forma – Rua Reriutaba, Uirapuru, Guarulhos. Para mais informações, os telefones de contato são: 2411-1379/97800-7720.

GRANDE FINAL DA COPA JAIR GALHARD Ginga Brasil e Psicóticos decidem o título neste domingo

Chegou a grande final, as equipes do Psicóticos e Ginga Brasil vão decidir o título da Copa Jair Galhard de Futebol Veterano. O grande jogo acontece neste domingo (27), às 11h, no Campo do Alemão, Jd. Acácio. Para chegar a final, o Psicóticos derrotou a equipe do Guaru Jr. por 3 x 2 na decisão por pênaltis, após empate em 0 x 0 no tempo normal. Já o Ginga Brasil venceu o Jurema por 3 x 0. A competição presta homenagem ao saudoso jornalista Jair Galhard (foto), morto no ano passado.

www.folhadoponto.com.br

11

TEM INÍCIO MATA-MATA DA ASCLUB A 8ª rodada do Campeonato Infantil da ASCLUB (Associação de Clubes Dente de Leite de Guarulhos) aconteceu no último final de semana, com os seguintes resultados: Sub-14 – Cecap 0 x 1 Guaru Jr., Destaques 3 x 3 A.A. 33. Sub-16 – Triunfo 1 x 0 Força Jovem, Talentos 0 x 1 CT Guarulhos, Pimentão 1 x 0 Acredite Se Quiser, Brasões 3 x 0 A.A. 33, União Malvinas 0 x 0 Proj. Areião, Vasco 0 x 1 Beira Rio, Raça Preta 7 x 0 Meninos de Ouro, Cecap 3 x 0 Bem Amigos. Já os duelos das oitavas de final começam neste sábado (26), com as seguintes partidas: Sábado (26) - Estádio Cícero Miranda: 8h30 – Guaru Jr.(foto) x Talentos (Sub12), 9h30 – Guaru Jr. x CT. Guarulhos (Sub-14), 10h30 – Pimentão x Proj. Areião (Sub-12), 11h30 – Pimentão x Proj. Areião (Sub-14). Arena De Carlos: 9h – EF. Alvorada x Cecap (Sub-14), 10h – Força Jovem x Destaque (Sub14), 11h – América x A.S.M.G. (Sub-12). Campo Triunfo: 14h – Triunfo x Acredite Se Quiser (Sub-16).


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

ACE

Fotos: Divulgação / ACE

PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE

COMEMORAM SEU DIA COM JANTAR DANÇANTE Na última terça-feira, dia 22, comemorou-se o Dia do Contador; Associação da categoria em Guarulhos completou um ano de atividades no dia seguinte Nesta terça-feira, dia 22 de setembro, comemorou-se o Dia do Contador. E os profissionais da categoria celebraram a data em grande estilo, com um jantar dançante realizado na última quinta-feira, 17, no Restaurante Guarucenter. O encontro foi organizado pela Associação das Empresas de Contabilidade de Guarulhos (AECG), que completou um ano de atividades no dia 23. “Este é apenas o início de uma história de sucesso. A AECG nasceu com o objetivo de fortalecer a classe dos contadores e priorizar o aperfeiçoamento profissional. Hoje, com essa casa lotada e esse clima de irmandade percebo que estamos no caminho certo”, discursou a presidente da AECG, Silvana Araújo. A AECG nasceu a partir da união de profissionais da área que se reuniam na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos. A entidade representa mais de 20 escritórios de contabilidade da região, que atendem mais de 2.500 empresas. “Os contadores são os que trabalham para que nós trabalhemos tranquilos, sabendo que gente competente cuida de nossas obrigações legais. A categoria merece comemorar”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar.

EMPODERAMENTO FEMININO É DESTAQUE NO 2º CONGRESSO DA MULHER EMPRESÁRIA

Evento foi prestigiado por empresárias do Conselho da Mulher Empreendedora, da ACE-Guarulhos

Ideias para o futuro, construção de um país melhor e o protagonismo da mulher foram marcas do 2º Congresso Estadual da Mulher Empresária, realizado na última sexta-feira, 18/09, no Anhembi. O evento, organizado pela Associação Comercial de São Paulo e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), teve a participação de cerca de 400 pessoas, que puderam aprender com cases de sucessos e palestras de convidados como Luiza Trajano, presidente do Grupo Magazine Luiza. O jornalista e economista Donny de Nuccio, apresentador e editor-chefe do programa “Conta Corrente”, da Globo News, fez uma análise do atual momento econômico brasileiro. De acordo com ele, o momento de crise não é para amadores: “Algumas empresas vão morrer. É do jogo. É a seleção natural”, disse, em relação à competitividade do mundo dos negócios. No entanto, ele relembrou o caso dos Estados Unidos, que em meio à crise de 2008 viu o surgimento de modelos de negócios inovadores, como o Airbnb e WhatsApp, hoje empresas bilionárias. “No meio das cinzas, muita riqueza é criada, muita empresa nasce.” Essa mensagem de esperança foi compartilhada pelas empresárias Adriana Neves, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, e Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas e vice-presidente da Facesp.

Num dos painéis mais comentados do Congresso, três empresárias falaram sobre suas histórias e como construíram negócios inovadores e diferentes. Uma das executivas a falar na mesa-redonda foi Manuela de Souza, presidente do Grupo Europa. Ela assumiu a presidência da empresa aos 26 anos, após a morte do pai e do irmão, inicialmente preparado para a sucessão. Na sua avaliação, foi importante ter tido a humildade de aprender com quem já estava na empresa e “ter intimidade com o erro para encarar os desafios com coragem”.

Empresárias de Guarulhos participaram do evento no Anhembi


GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

13


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


S

L

O

B

E

M

I

R

C

O

T

L

E

L

N

T

R

T

R

S

O N

A

I

O

A

F

C

A

A

B

E

R

L

A

D M Y

T

A

O G

I

R

T

R

L

R

H

S

C

N

I

R

R

R

U

F

E

T

S

E

A

N

Y

E

I

T

E

Õ

E

O

L

L

E

R

S

T

P

Y

S

N

R

I

A

L

M P

H

A

B

E

R

A

I

Ç

T

O

I

N

C

N

L

I

S

O

Ã

C

T

R

N

N

I

I

N

S

I

O D

I

A

T

O

L

F

Y

A M

N

N

V

T

B

E

I

L

C

P

S

N

I

O O

F

A

C

G

D

A

O

B M

I

R

D

A

I

H

E

I

V

N

E

E

I

M R

T

T

T

E

I

V

R

B

A

B

I

A

T

E

M C

I

I

F

S

O

E

E

H

N

I

O

O

A

R M

L

F

S

N

Ç

L

N

S

R

A

U

A

D

N

T

Ã

N

G

I

C

H

R

S

M O

A

O

A

H

A

S

T

E

I

T

T

R

D

H M

M B

R

P

R

A

T

I

C

A

R

F

S

F

Y

G

F

A

I

O

T

A

N

L

S

O N

A M U

H

T

M

A

N

C

O N

T

A

T

O

R

N

L

S

E

R

T

S

E

V

L

I

S

I

G

C

L

I

N

I

C

O

S

R

V

I

I N A L A Ç Ã O

R E S M P O I T R I A V T O O R I A S S O

Z O

E

S

I L I C I T A D

A R U T P A C

E R

N O S E M I

O Õ

I

N Ç

I

D

C D E T E N Ç Ã O

S E Õ S E L S C N

O

A O C I F A R L T A G S E O L R I A S S A P S O V I C O N

Corte os gastos desnecessários e estabeleça prioridades!

E

T

No contexto, você tende Conflitos internos não a manifestar seu lado resolvidos tendem a se mais complicado, alimentando manifestar, por isso, procure não se expor. e atrito. Reveja suas atitudes!

Sagitário - 22/11 a 21/12

G

S

A R I E F

Virgem - 23/08 a 22/09

N M C

A

Ao defender seus inteContenha suas reresses, procure adequáações, a fim de descobrir respostas para os pro-los aos da maioria, demonsblemas. Desarme-se! trando senso de coletividade.

N

S

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Escorpião - 23/10 a 21/11

D

O O N O

R

Adote a praticidade, pois as soluções para os desafios pedem esse tipo de comportamento.

Leão - 22/07 a 22/08

I

Z

H

P

Touro - 21/04 a 20/05

Contenha-se e seja flexível com as pessoas que você gosta, pois elas precisarão do seu autocontrole.

A

R

C

U

A quadratura com Mercúrio sugere que você concilie todas as áreas de sua vida.

M O

A loira chega na autoescola vestida de goleira. O instrutor, curioso, pergunta: - Por que está vestida assim? A loira responde: - Você disse que o celta estava ocupado e que iria me treinar no gol...

Geremy Batins

Libra - 23/09 a 22/10

N O

Enviada por Fernando Marausse/Pimentas

Ahmós.

Atritos em casa tendem a lhe desestabilizar, por isso, promova acordos.

D

I

R

Os dez mandamentos -20h30, Record

Câncer - 21/06 a 21/07

Ç

I S S

Patrícia avisa a Benjamin que Alceste está com Maria. Margot pede ajuda a Grego. Sabão vê Alceste com Maria e avisa a Dom Pepino. Soraya desmaia ao saber que Maria está com Alceste.

Horóscopo Áries - 21/03 a 19/04

L

Õ

Solução

l Love Paraisopolis -19h, Globo

A Regra do Jogo -21h, Globo Moisés diz que não sabe Romero disfarça seu desqual será a nova praga e conforto em relação à Atena Ramsés pede que ele vá na frente de Djanira. Clauembora. Gahiji e Chibale dine acalma os ânimos de ficam apreensivos com a seus amantes, mas se incovisita de Yunet a cozinha. moda ao perceber que FeliMeketre defende Bak ao vê-lo sendo maltratado por ciano se importa com Nora.

A

E

H O L O

Lívia enfrenta Melissa e a expulsa de seu quarto. Gema elogia Felipe para Emília. Felipe conta a Zilda que demitiu Pedro. Anita revela a Roberto que está grávida e é destratada pelo rapaz.

C M A

S

U T V C

Além do Tempo -18h, Globo

E

Y

26

“Minha Novela” Próximas emoções...

CEGONHA A VISTA...

Aline Gotschalg e Fernando Medeiros vão constituir família. Os ex-BBBs, que se conheceram na edição do reality show este ano, vão ser pais. Embora ainda façam mistério, a barriga dela já é notória e não está dando mais para despistar os fãs e a imprensa. Ela confirmou as suspeitas em entrevista à revista "Marie Claire".

O TRÁFICO de pássaros é considerado CRIME cuja pena pode chegar a quatro anos e meio de DETENÇÃO. Mas o que nem todo mundo sabe é que esta PRÁTICA, além de ILEGAL, pode causar DANOS à saúde de quem compra ou negocia os ANIMAIS. Aves silvestres comercializadas de forma ILÍCITA podem ser portadoras de ZOONOSES e transmitir doenças para os seres HUMANOS – mais um MOTIVO para pensar duas vezes antes de comprar uma ave chamativa em alguma FEIRA clandestina. Para começar, as CONDIÇÕES de maustratos a que são submetidos – desde a CAPTURA ao transporte – levam os PÁSSAROS a adquirir LESÕES e outras enfermidades. A maioria das zoonoses propagadas por aves SILVESTRES são de fácil transmissão para o homem, como por ingestão ou INALAÇÃO, por exemplo. Além disso, pássaros selvagens dificilmente apresentam sinais CLÍNICOS, o que dificulta o diagnóstico de distúrbios. VÍRUS, bactérias e outros micro-organismos NOCIVOS aos humanos podem causar doenças RESPIRATÓRIAS ou dermatológicas pelo CONTATO com estes animais.

O G

A M T A S E N I

O humorístico Tapas & Beijos acabou na semana passada depois de cinco anos no ar na Globo. As protagonistas Fernanda Torres e Andréa Beltrão vão ficar livres finalmente uma da outra. Claro que diante da mídia elas fingiam ser amigas, além de somente colegas de trabalho. Mas quem convivia com as duas comentou que a história não era bem assim. A guerra de egos reinava por ali, principalmente por parte de Fernanda. Que coisa, né? Como esses famosos enganam o público, viu?

Crime e danos à saúde

N N T I

AMIGAS?

Na noite da última terça-feira (22), Gisele Bündchen resolveu provocar os fãs em suas redes sociais. A modelo publicou uma foto com uma lingerie florida, segurando uma rosa, como se estivesse comemorando a chegada da Primavera aqui no Brasil. Vale lembrar que, nos últimos tempos, Gisele e o marido, Tom Brady, ganharam as manchetes dos tabloides por conta de supostas crises no casamento. O jogador de futebol americano, por sua vez, negou problemas conjugais em uma entrevista de rádio e eles até já foram flagrados se divertindo juntos. Mesmo depois de ter se aposentado das passarelas, Gisele Bündchen segue renovando seus recordes. A nova lista feita pela revista Forbes, indica que a modelo brasileira segue como a mais bem paga do mundo, pelo nono ano consecutivo. Segundo a publicação, entre junho de 2014 e junho de 2015, Gisele faturou 44 milhões de dólares, o equivalente a R$ 176 milhões!

© Revistas COQUETEL

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

O O R L

mari@folhadoponto.com.br

A MAIS BEM PAGA...

S C E C

Marilene Ferreira

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

S

CURTAS

15

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

S I A M I N A

Tá no Ponto!

Capricórnio - 22/12 a 20/01

A quadratura com Mercúrio pede equilíbrio, já que tende a lhe prejudicar no trabalho.

Aquário - 21/01 a 19/02

As circunstâncias a sua volta tendem a colaborar com instabilidade emocional. Controle-se! Peixes - 20/02 a 20/03

Procure administrar suas ações em favor do bem-estar de todos.


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 311  

JORNAL FOLHA DO PONTO - DE 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

Edição 311  

JORNAL FOLHA DO PONTO - DE 24 A 30 DE SETEMBRO DE 2015

Advertisement