Page 1

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

“EU EXIJO RESPEITO”

Ano V - N.º 297

PREFEITURA SE COMPROMETE A INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO SOBRE AMBULANTES ILEGAIS

Pág. 11

NOVA FASE DAS OBRAS DO TREVO

Págs. 4 e 5

VEREADORA DONA MARIA (PT), AUTORA DO POLÊMICO PROJETO DE LEI QUE PROÍBE A PARADA GAY EM GUARULHOS, FALA COM EXCLUSIVIDADE SOBRE SUA INDIGNAÇÃO COM AS MANIFESTAÇÕES REALIZADAS NA AV. PAULISTA, NO DOMINGO (7).

Pág. 7

ALMEIDA FAZ VISTORIAS EM VÁRIOS BAIRROS

Pág. 8

TRÊS ANOS DO FÁCIL MÓVEL

Pág. 7


02

Opinião

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA * Romildo Santos

DIGA NÃO A IDEOLOGIA DE GÊNERO! Os municípios de todo o país tem até o dia 24 de junho para aprovarem as metas do Plano Municipal de Educação (PME). Em Guarulhos, a administração municipal, se prepara para enviar a Câmara Municipal o Projeto de Lei para que os vereadores possam votar. Mas, o assunto que parece ser tranquilo, e que pode nos levar a crer em avanços na educação, tem causado preocupação de setores da sociedade, especialmente quanto a inclusão da Ideologia de Gênero e da Educação Sexual no currículo escolar de crianças em idade de alfabetização. Para quem não sabe, a Ideologia de Gênero prega que não existe a figura do menino ou menina, homem ou mulher. Que esta identidade é algo imposto pela sociedade e que cabe a nós definirmos o que somos. Um absurdo, em se tratando de se colocar um tema tão espinhoso para crianças de 6 a 11 anos. Outro tema delicado é a educação sexual. A Prefeitura de Guarulhos vem distribuindo livros que parecem ingênuos e lúdicos, mas não são. Um exemplo é “Ceci quer um bebê”, que aborda de forma fantasiosa, por meio do imaginário de uma criança a gravidez, tudo isto pelo fato de sua mãe estar gestante. Só que o texto do livro possui abordagens como chamar o amigo para ir ao quarto, que deve ter a porta fechada, e o chama para deitar na cama para fazer um bebê. Outro absurdo! Não podemos aceitar este tipo de abordagem. A escola deve, sobretudo, ensinar aos seus alunos a escrever, a ler, a fazer conta, a conhecer a história de seu país, entre outros. Em audiência pública realizada em 20 de maio, no plenário da Câmara Municipal, onde recebemos setores da sociedade a favor e contra, pude ver que o assunto é sério e que a um movimento para que se aprove nos municípios do Brasil estes temas. Foi uma forma que o PT encontrou para tentar impor suas vontades, já que em âmbito federal o Congresso que vetou a inclusão dos temas no Plano Nacional de Educação (PNE). Como vereador, que defende a família, farei de tudo para que estes temas não sejam aprovados e implementados em nossa cidade. E não adianta a prefeitura dizer que na verdade, o que querem, é a implantação da “Igualdade de Gênero”. Eu não acredito! Tenho certeza que, com a ajuda dos meus colegas de partido e de parlamentares que defendem a família, o PL não irá avançar. Romildo Santos é vereador e líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal

www.folhadoponto.com.br Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão

alemao@folhadoponto.com.br

IMPUBLICÁVEL

Na manhã de quarta-feira (17), este colunista recebeu um e-mail do secretário de Esportes e presidente do PP de Guarulhos, Wagner Freitas, confirmando sua pré-candidatura como prefeito e a saída amigável do vereador Ramos da Padaria da legenda. Ainda no e-mail, Wagner tece críticas pesadas e ofende moralmente o vereador Luiz Matogrosso, com palavras que não publicaremos em respeito ao nosso leitor. Ao tomar conhecimento do pronunciamento do cowboy, Matogrosso lamentou: “Que pena, pra que tanta maldade, e de pensar que esse moço despreparado quer ser o nosso prefeito. Que Deus o abençoe”.

O QUE É ISSO COMPANHEIROS ?

O ex-vereador Ulisses Correia não quer ver nem pintado o vereador petista Marcelo Seminaldo. “O filho de Maria” não está nada contente com as insinuações do parlamentar, que estaria reivindicando a expulsão da vereadora Dona Maria do PT. Em uma roda de amigos nessa semana, Ulisses teria ameaçado: “Se prejudicarem minha mãe, quem vai sair candidato sou eu, e no PT. Aí a coisa vai pegar”.

UM “ZAP ZAP” PARA VERONEZI

Parece que os tucanos de Guarulhos não estão a fim de esperar de braços cruzados a decisão do empresário Carlos Roberto de sair ou não como candidato a prefeito em 2016 pela legenda. Após as tentativas, sem êxito, com o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) e o vereador Guti (PV), a bola da vez, segundo boa fonte, é o empresário Victor Veronezi (General Shopping). Para isso, convenceram no último domingo (14), na convenção do PSDB, o governador Geraldo Alckmin a se empenhar para trazer o jovem empresário para ser candidato a prefeito pelo partido. Ao que tudo indica, o primeiro telefonema já foi feito, e Victor Veronezi teria balançado com o convite.


GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

Cidade

“NÃO SOU HOMOFÓBICA, EU EXIJO Vereadora do PT fala sobre polêmica da lei que proíbe Parada

Por Jordan Mello

Na manhã desta quarta-feira (17), em entrevista exclusiva ao Folha do Ponto, a vereadora Dona Maria (PT) falou pela primeira vez sobre a polêmica do projeto de lei de sua autoria, que proíbe a Parada Gay em Guarulhos. Afirmando estar entristecida com o que viu durante a passeata realizada na Av. Paulista, a parlamentar de 72 anos pede respeito, não só para a religião evangélica, mas para todas que se sentiram desrespeitadas com as imagens de depredação dos símbolos religiosos. A história começa na segunda-feira (8), um dia após a passeata. “Eu estava atendendo os moradores no meu escritório, como sempre faço às segundas-feiras, quando um assessor me mostrou as fotos da Parada Gay. Foi me dando um desespero, mal-estar e tristeza que eu nunca tinha sentido. Eles têm todo o direito de se manifestar, mas com respeito. Aquela cruz e todas as insinuações que tiveram foram um total desrespeito a Jesus Cristo, e eu, como evangélica, precisava fazer alguma coisa”, afirma Dona Maria.

“NÃO IMPORTA A RELIGIÃO, É PRECISO TER RESPEITO” Segundo a parlamentar, também chamou a atenção o fato da Igreja Católica não ter se manifestado sobre a destruição dos santos que ocorreram na Av. Paulista. Para Dona Maria, este foi mais um motivo para a criação do projeto. “É preciso respeito com todas as religiões. Não importa se é evangélica, católica, espírita ou budista. Os homossexuais exigem respeito, mas fazem essa selvageria ofendendo as religiões”.

NÃO QUERO BRIGA, EU QUERO PAZ”

Após encaminhar o projeto a Câmara Municipal, o assunto foi o mais falado na cidade, o que gerou, segundo a vereadora, uma onda de hostilidade nos perfis sociais da parlamentar. Apesar disso, Dona Maria afirma que já sabia que o tema geraria repercussão, mas nega ser homofóbica. “Não é um assunto qualquer, é um tema sério. Agora, é um direito meu de protocolar o projeto. Se eles pedem liberdade para se manifestar, eu também tenho esse direito. Estou sendo hostilizada e discriminada nas redes sociais e na cidade. Não sou homofóbica, no meu grupo de assessores têm negros, brancos, católicos, evangélicos, homossexuais e heterossexuais. Todos se respeitam e nunca tivemos qualquer tipo de problema. Tanto que meu filho, durante o seu mandato, criou o projeto que instituía o Dia do Orgulho Gay, e eu não fui contra. É uma injustiça que estão fazendo comigo, e isso me entristece. Eu não quero briga, eu quero paz”.

“NÃO VOU RETIRAR O PROJETO” Manifestações durante a Parada Gay revoltaram os religiosos do país

Apesar do PT ter criticado publicamente a vereadora, inclusive com advertência do Diretório Estadual e até com possibilidade de expulsão do partido, a vereadora disse que não tem medo de represálias, e que vai manter o projeto na Câmara. “Não me importa o PT, não me importa o cargo de vereador. Em primeiro lugar é Deus. Eu largo tudo para servir e defender o meu Deus. Não vou retirar o projeto, a Câmara Municipal é soberana e será dos vereadores a palavra final”, afirmou Dona Maria.


Cidade

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

05

RESPEITO”, AFIRMA DONA MARIA Gay na cidade e afirma ter total autonomia em seu mandato

“ACONSELHADA”, VEREADORA SUBSTITUI O PROJETO Após reunião com Bispo Diocesano e pastores evangélicos, Dona Maria decide apresentar um novo projeto

Mas a situação mudou. Poucas horas depois de dar entrevista ao Folha do Ponto, a vereadora se reuniu com o Bispo da Diocese de Guarulhos Dom Edmílson Amador Caetano (foto) e com pastores evangélicos, e decidiu voltar atrás no próprio discurso. Em carta aberta divulgada pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (17), Dona Maria afirmou que vai substituir o projeto original por outro que “priorize a defesa do respeito a todos os símbolos e manifestações religiosas provenientes de todas as religiões existentes no Brasil”. O novo projeto proíbe a realização de “manifestações, paradas, marcha, procissão, festa ou qualquer outra ação coletiva coordenada pelo Poder Público, ou Entidade Privada de caráter filantrópico ou não que agridam símbolos ou sentimentos religiosos de todas as religiões praticadas no Brasil”. Um dos artigos ainda define a multa no valor de R$ 500 mil para quem infringir a lei. Outro ponto da proposta é a proibição de investimentos públicos para a organização destes eventos. Qualquer agente público ou político da Administração Municipal que disponibilizar recursos a estes eventos, também será multado em R$ 500 mil, e caso ocorra reincidência, a multa será aplicada em dobro. Este agente ainda perderá o cargo público em que esteja nomeado ou empossado. A vereadora ainda afirmou que o projeto original “cumpriu o seu papel político quando levantou o debate sobre a necessidade de se respeitar as convicções religiosas cristãs”.

“EU TENHO AUTONOMIA COMO VEREADORA” Outra polêmica que Dona Maria fez questão de explicar é sobre a influência que o filho tem em seu mandato de parlamentar. Ulisses Correia também é membro do PT e foi vereador por dois mandatos na cidade, inclusive sendo eleito presidente da Câmara Municipal. Mas, segundo a vereadora, seu mandato não sofre qualquer tipo de interferência do filho. “Eu gosto de política, já tinha trabalhado com o meu filho durante o mandato dele. Então, eu tenho experiência e tenho vontade de ajudar as pessoas.

Esse é o meu trabalho na Câmara. Todas as determinações, requerimentos e projetos são de autoria e responsabilidade minha. Eu tenho autonomia como vereadora. Mas, sobre aquilo que eu desconheço, peço ajuda ao meu filho, porque ele tem mais experiência que eu. Agora, no projeto que proíbe a Parada Gay, o Ulisses não teve nenhum envolvimento, ate porque ele estava viajando. Eu elaborei o projeto com os meus assessores e mais ninguém”, explica.

“MULHERES DEVERIAM TER PAPEL MAIOR NA CÂMARA”

Atualmente, dos 34 vereadores que compõem a atual Legislatura, apenas 4 são mulheres – Dona Maria, Verinha Souza (PT do B), Profª Eneide (PT) e Profª Marisa de Sá (PT) - para a parlamentar, o número é pequeno e com preconceito por parte dos outros vereadores. “Acho que deveríamos ter muito mais mulheres, inclusive, nas comissões. Eu sinto que sou tratada com diferença pelos vereadores homens, por ser mulher e também pela questão da minha idade. É algo me entristece”, revela Dona Maria. Vereadora em definitivo desde o dia 15 de março, após o então vereador Auriel Brito (PT) assumir o mandato de Deputado Estadual, a vereadora destaca a lei que cria o dia da Marcha para Jesus, a reforma no Campo do Caxias, a construção de uma escola creche, a reforma do Trevo de Bonsucesso e a construção de uma escola técnica do SENAI, no bairro do Presidente Dutra, como os principais projetos criados e defendidos por ela. Militante e filiada ao PT há 21 anos, Dona Maria faz parte do grupo político “Construindo um novo Brasil”, mas já adiantou que não está vinculada a nenhum dos pré-candidatos a prefeito da sigla para o ano que vem. “Não decidi ainda em quem apoiar. É algo para se pensar apenas no ano que vem. Nossa preocupação agora é ajudar o prefeito Almeida”. Entretanto, a vereadora já garantiu que concorrerá novamente ao cargo no Legislativo em 2016.


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015


Cidade

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

07

FÁCIL MÓVEL COMPLETA TRÊS ANOS Alcançando a marca de 40 mil atendimentos realizados

Em três anos de funcionamento, o Fácil Móvel contabiliza 40 mil atendimentos, em 71 bairros visitados de todas as regiões da cidade, e o encaminhamento de 54 mil solicitações de serviços.A iniciativa da Prefeitura foi criada para garantir mais comodidade e facilidade à população que vive em bairros distantes das agências fixas da Rede Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão, disponibilizando mais de 700 serviços da Administração Municipal e do Saae, como segundas vias de impostos e contas de água,ligação de água, abertura de empresa e autônomo, protocolo e solicitação de serviços, atualização cadastral,levantamento e parcelamento de débitos, certidão negativa de tributos, informações em geral, entre outros. Atualmente, a unidade volante está instalada na rua Elias Dabarian, altura do número 321, em frente à UBS Inocoop, e ficará no local até o próximo dia 3 de julho, atendendo de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas A agência móvel funciona numa carreta adaptada de 15 metros e conta com sala de espera com 15 lugares e acessibilidade para portadores de deficiência, por meio de elevador hidráulico. Tem capacidade para atender até 150 pessoas por dia. Seus funcionários são treinados e capacitados, o que garante a qualidade e agilidade do padrão de atendimento da Rede Fácil. Entre as dezenas de bairros já contemplados com o serviço itinerante estão Vila Galvão, Vila Augusta, Jardim das Oliveiras, Parque Continental, Bonsucesso, Cidade Soberana, Ponte Alta, Parque Uirapuru, Jardim Maria Dirce, Granja Eliana – Pimentas,

Cidade Aracília, Cidade Tupinambá, Lavras, Vila Carmela, Jardim Álamo, Jardim Fortaleza, Parque Mikail, Cabuçu, Jardim Palmira, Jardim Soimco, Sítio dos Morros e Jardim Lenize.

Confira o cronograma do Fácil Móvel:

Até 3/7 – Inocoop – rua Elias Dabarian, altura do número 321 (em frente à UBS Inocoop) De 13 a 31/07 – Vila Carmela – rua Manoel Reis da Silva, altura número 294 (ao lado da EPG Celso Furtado).

TREVO DE BONSUCESSO PASSA PARA A FASE DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO ÁGUA CHATA

Intermédica Com duas frentes de trabalho, o Trevo de Bonsucesso mantém aceleradas suas obras, sendo que uma delas, agora é a fase de canalização do córrego Água Chata. Um trabalho minucioso, iniciado em maio, e que passa por baixo das duas pistas da rodovia Presidente Dutra. Trata-se de uma armação metálica de 95 metros de comprimento por 2,8 metros de diâmetro denominado túnel line. A outra parte, do lado de fora, é uma galeria de concreto que vai canalizar todo o córrego Água Chata. Mais uma vez, os engenheiros da Caixa Econômica Federal estiveram no canteiro de obras do Trevo de Bonsucesso para

verificar se está tudo de acordo com o estipulado e dentro do prazo. As visitas surpresa são para conferir as obras e determinar a liberação das parcelas federais, que, no caso de Guarulhos, continuarão a ser feitas, porque os engenheiros saíram satisfeitos com o que viram no dia 10 de junho. O novo trevo ganhará alças de acesso exclusivas e dois viadutos para facilitar o tráfego dos veículos nas regiões Pimentas, Bonsucesso, Cumbica e Presidente Dutra. Atualmente, mais de 150 mil veículos passam diariamente pelo local, em mais de 1730 viagens de ônibus municipais, que beneficiam mais de 110 mil passageiros.

R$ 274,42

R$ 381,39


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

Cidade

ALMEIDA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS VISTORIAM AS

Na manhã desta terça-feira, dia 16, o prefeito vistoriou os bairros acompa

(fotos: José Luiz/PMG)

A Prefeitura concluiu os serviços de revitalização de área degrada-

da no Jardim Hanna, na região do Lavras. Localizada entre a avenida Josefa Francisca da Conceição e a rua Paulo Henrique Groke, a nova praça ganhou uma pista de caminhada, bancos, mesas e brinquedos confeccionados com material reciclado. O serviço foi realizado pela Proguaru. “Buscamos alternativas para reutilizar o entulho que vai para a usina no Cabuçu”, disse o prefeito Sebastião Almeida. Na manhã desta terça-feira, dia 16, o prefeito visitou a área acompanhado de secretários municipais,vereadores e de lideranças comunitárias. Segundo ele, as melhorias foram uma reivindicação da comunidade, que reclama de a área ser um ponto de descarte de entulho. Foram plantadas 130 mudas de árvores nativas, como o pau-brasil, paineira e ipê. “Agora, queremos que a comunidade se

GRUPO SÓ SORRISO TOCA NESTA SEXTA NA CASA DO SAMBA O grupo guarulhense se apresenta nesta sexta-feira (19), na Casa do Samba, na Av. Otávio Braga de Mesquita, 3291, no bairro do Taboão. Mulher tem entrada VIP até as 23h30. O show começa às 22h. “A nossa expectativa é de ter a casa lotada e de fazer o melhor som possível para todos que comparecerem”, afirma Paulo Nantes, integrante do grupo. No começo do ano, o Só Sorriso contou em entrevista exclusiva ao Folha do Ponto, as dificuldades no início da carreira e a batalha constante para estabelecer o grupo no meio musical. Vale lembrar, que o grupo conquistou relativo sucesso no ano passado, ao emplacar a canção “Gota de Paz” em um concurso realizado pela rádio Transcontinental. A música ficou em primeiro lugar das mais pedidas pelos ouvintes da emissora por 28 dias. Atualmente, o Só Sorriso está em fase final de gravação para lançar três músicas novas, que farão parte do reportório do grupo, composto somente por material autoral. O Só Sorriso é atualmente formado por Paulo Nantes (percussão), Paulinho (banjo), Ninho (cavaco), Dieguinho (pandeiro), Luiz Paulo (tantanzinho) e Markinhos (vocais). “Vamos continuar procurando espaço, conseguimos ter o nosso nome reconhecido, agora é seguir lutando”.


Cidade

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

09

S REGIÕES DO JARDIM SÃO JOÃO E RECREIO SÃO JORGE

anhado de secretários municipais, vereadores e de lideranças comunitárias.

aproprie deste espaço e não permita mais que se jogue lixo neste terreno”, afirmou Almeida. O prefeito aproveitou também a manhã para fazer uma visita ao Ponto de Cultura São João, que está em obras na praça do Orobó. O novo equipamento de cultura contará com telecentro e aulas de teatro, dança, música e cultura hip-hop. A praça ganhará também uma academia popular, que ficará ao lado do campo de futebol, além de uma decoração especial de grafite nas paredes. Almeida encerrou a vistoria nas dependências da EPG Nazira Abbud Zanardi, no Recreio São Jorge. A nova escola está sendo construída para substituir o prédio antigo, que foi demolido para a construção do trecho Norte do Rodoanel. “Hoje, nossas crianças estão em um prédio adaptado”, contou o prefeito. Segundo ele, a expectativa é que a obra da nova unidade seja concluída até o final do próximo mês. “Depois, todos os alunos virão para cá”, concluiu.

Chegou o Ônibus Articulado. Guarulhos só anda pra frente. Já estão circulando na cidade 50 novos ônibus, sendo 20 articulados e 30 estendidos, que fazem as linhas 433 (Terminal São João/Terminal Vila Galvão – via Anel Viário) e 453 (Terminal São João/Centro – via Av. Tiradentes). Equipados com a tecnologia BRT (Bus Rapid Transit), esses novos veículos são muito mais rápidos, eficientes e seguros e garantem ainda mais conforto aos passageiros. É a Prefeitura de Guarulhos avançando cada vez mais no transporte público.

6º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS & ESPECIAIS Guarulhos realiza neste domingo (21) o 6º Encontro de Carros Antigos & Especiais, na avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia, das 9 às 13 horas. O público poderá apreciar diversos estilos, como os hot roads, esportivos, clássicos, caminhões e ônibus. A entrada é gratuita e haverá um posto de arrecadação para quem quiser doar uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade. No local haverá também uma feira de souvenires (Mercado de Pulgas) sobre o tema antigomobilismo, com miniaturas de carros antigos, camisetas, adesivos, entre outros. Realizado pela Prefeitura, o encontro comemora o Dia do Antigomobilista de Guarulhos, cuja data oficial é dia 22 de junho.O evento homenageia ainda o Galaxie Clube do Brasil. Interessados em participar podem se inscrever na hora, mediante a doação de um agasalho.

Foto: Márcio Lino

O EVENTO DEVERÁ AGITAR GUARULHOS NESTE DOMINGO


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015


11

www.folhadoponto.com.br

ACE

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

INTENSIFICACÃO DA FISCALIZAÇÃO SOBRE ILEGAIS

Encontro de autoridades foi convocada pela ACE-Guarulhos, após recorrentes casos de abusos na região central

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU) se comprometeu, em reunião na sede da Associação Comercial de Guarulhos nesta terça-feira, 16/06, a intensificar, ao lado da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, a fiscalização sobre o comércio irregular na região central da cidade. O encontro foi marcado pela ACE após recorrentes casos de abuso, principalmente na Rua Dom Pedro II – no fim de semana prolongado de Corpus Christi, frequentadores do centro de compras publicaram fotos de mercadorias espalhadas pelo calçadão, atrapalhando pedestres e comerciantes legalizados. O gerente administrativo da SDU, Carlos Machado, admitiu que os pagamentos de horas extras dos fiscais foram regularizados. Este teria sido o motivo da falta de fiscalização naquele final de semana. “As horas extras estão sendo regularizadas de acordo com a urgência. Com os fiscais já está tudo em ordem”, afirmou. Mesmo com os pagamentos em dia, há dificuldades. O efetivo é muito pequeno para as necessidades da cidade. “Temos 18 fiscais e 25 auxiliares que dão apoio”, enumerou Machado. “É muito pouco. Levando-se em consideração o tamanho da cidade e o fato de não estarem sempre todos à disposição por conta da escala de trabalho”, apontou o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar. “Eu consigo disponibilizar entre 10 e 12 fiscais por dia”, completou o representante da Prefeitura. Outro problema verificado foi a falta de sincronia entre SDU e GCM. “É difícil até mesmo identificar quem é fiscal”, disse o inspetor Ricardo Gentil, que esteve acompanhado do comandante Luiz Carlos Barreto. “Nossa única identi-

ficação é o crachá”, argumentou Machado, que alegou dificuldade adicional nos últimos meses: “A mudança de endereço da secretaria ocupou todo nosso pessoal.” Ficou acertado que a SDU e a GCM manterão fiscais e guardas juntos durante as operações de fiscalização.

Estrangeiros

A Prefeitura informou que há uma verdadeira “invasão” de estrangeiros no comércio ilegal em Guarulhos. “Já ouvimos esse tipo de reclamação. Até mesmo os ambulantes regularizados têm se queixado”, reforçou Taiar. O capitão Celso Novo, do 15º Batalhão da Polícia Militar, disse que a corporação só pode atuar se encontrar algo ilícito. “A fiscalização sobre a regularidade do comércio cabe à Prefeitura. O papel da PM é de reprimir os casos de abuso e ilicitude”, lembrou. O gerente da SDU, Carlos Machado, se comprometeu a emitir ofício à Polícia Federal para fiscalizar a atuação de estrangeiros ilegais. Também estiveram presentes à reunião o tenente Marco Dudalski, da PM, e o comerciante da região central Nelson Cravo, associado à ACE-Guarulhos.


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

6 o Enco ntro de Carr os Anti gos & Espe ciais de Guar ulho s

CLÁS

ROADS - E T O H S O SIC

SPORTIVOS - ÔNIBUS - CAMINHÕES - MERCAD

O DE PULG

AS

SEJA SOLIDÁRIO, DOE UM AGASALHO!

21 de junho, domingo, das 9h às 13h Bosque Maia – Entrada gratuita Apoio:

Realizacão:


Esporte

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

GIRO DO ESPORTE

FINAL DA 5ª COPA VETERANOS DA ASMG

Secretaria do Trabalho Nesta sexta-feira (19), às 19h, será realizada a grande final da 5ª COPA PING DE FUTEBOL SOCIETY VETERANOS DA ASMG, entre as equipes que representam as secretarias da Prefeitura de Guarulhos. Entram em quadra o time da Secretaria de Obras/Esportes, treinada por Roberto De Carlos e que tem a sua disposição grandes ex-atletas da nossa cidade, como: Jenildo, Jô, Adalberto, Aguinha, Nego Bé, Geléia e Beto. Já do outro lado, a Secretaria do Trabalho, que tem como treinadores Cabeção e Silvinho, contam com os ex-atletas Carlão, Jonas, Tampa, vereador Tico Emerson, Alemão, entre outros. A arquibancada da ASMG, no bairro do Bom Clima, promete lotar para acompanhar esta grande decisão.

www.folhadoponto.com.br

13

799

,00

15º CAMPEONATO DO GRÊMIO RECREATIVO DO JARDIM FORTALEZA

Com a realização de 12 jogos no último domingo (14), disputados nos campos do Bondança, Malvina e Fortaleza, teve início o 15º Campeonato do Grêmio Recreativo Juventude de Guarulhos do Jardim Fortaleza. O destaque da rodada ficou com a equipe do Juventude, que confirmou o favoritismo ao vencer o Rio Negro por 2 a 0. No próximo domingo (21), acontece a segunda rodada com os seguintes jogos: CAMPO DO FORTALEZA: 10h00 - JUVENTUDE x ATLETICO SOBERANA, 11h30 VET. NOIS E NOIS x MADRUGADA, 13h00 - SOBERANA x FLAMENGO, 14h30 - UNIÃO MALVINA x NACIONAL FOR, - 16h00 TOSSAN x AJAX - CAMPO DO BONDANÇA: 10h00 - INDEPENDENTE x BEM BOLADO, 11h30 - TEMIDOS MALVINAS x BONDE RUA 02, 13h00 - GUARANI LAVRAS x GUERREIRO,14h30 - ATREVIDO x TRADIÇÃO - CAMPO DA MALVINA: 10h00 - FLUMINENSE x A.D. CORUJA, 11h30 - NACIONAL STOS DUMONT x R. 11,13h00 - VILA RICA x RIO NEGRO.

INTER BIRICUTICO E ESTRELA 1° DE MAIO NA FINAL DA COPA VETERANO SERVIDORES

Estrela

Secretaria de Obras

2ª COPA OS DONOS DA BOLA

Seis jogos foram realizados pela última rodada da primeira fase, e as equipes do Novo Horizonte e Amigos do Morro na chave “A”, Moleque Travesso e Game Over na chave “E”, Chiclete Adams e Unidos do Morro Cabuçu na chave “F” já garantiram suas vagas para a próxima fase. No próximo domingo (21), mais seis jogos completam a rodada que define os outros oito classificados. Veja os resultados da últimarodada: MACEDO 1 x

Acontece no próximo domingo (21), a grande final da 20ª COPA VETERANO SERVIDORES 34 ANOS. Na primeira semifinal, o Inter Biricutico venceu o União Presidente Dutra por 2 a 0. Já o duelo entre o Estrela/1º de Maio e A.A. Jurema foi decidido nos pênaltis, após empate de 0 a 0 no tempo normal. Nas penalidades, o Estrela foi melhor nas cobranças e venceu 5 a 4.

Inter Biricutico

1 C.A. ACÁCIO, ATLÂNTICO 2 x 2 GAME OVER, NOVO HORIZONTE 4 x 2 OUSADIA E ALEGRIA, CHICLETE ADAMS 1 x 1 UNIDOS DO MORRO, MOLEQUE TRAVESSO 3 x 1 C.A. COROADO, AMIGOS DO MORRO 0 x 0 PSICOTICOS.

DUELO DOS INVICTOS MARCA RODADA DA DIVISÃO ESPECIAL

NA COPA JAIR GALHARD, SÓ PAULISTANO VENCE

Grande clássico marca a rodada na Divisão Especial da ULAFA neste sábado (20), às 15h no Estádio Oswaldo de Carlos. Garotos do América/ Biricutico x A.A 33 do Bela Vista colocam frente a frente os invictos da chave “B”. A equipe do Garotos lidera com 19 pontos em sete jogos, com seis vitórias e um empate. Já o time da Bela Vista tem 100% de aproveitamento: 18 pontos com seis vitórias em seis jogos. Outro grande jogo dessa chave, e que decide classificação para a segunda fase, acontece no domingo (21), entre as equipes do Zazueira x União Presidente Dutra. Na chave “A”, o Corre Atrás decide a classificação jogando contra a equipe do Brittu’s. A próxima rodada acontece SÁBADO DIA 20 DE JUNHO NA ARENA D.CARLOS:

A competição de futebol veterano, disputada no Campo do Alemão, prosseguiu no último domingo (14) com somente uma vitória, a do Paulistano sobre o Havaí por 3 a 1. Nos outros jogos, só deu empate: Ginga Brasil 1 x 1 Vet. do Acácio, Vitória 0 x 0 Picuinha, Raça Preta 2 x 2 Jurema e Bola na Rede 0 x 0 Psicóticos. No próximo domingo (21), quatro jogos estão programados: 8h45 – União Brasil x Havaí, 10h30 – Vet. do Acádio x Arsenal, 11h45 – Paulistano x Jurema, 13h – Ginga Brasil x Psicóticos.

13h00 - UNIDOS DO ITAPEGICA x VASCO VILA REAL, 15h00 - A.A 33 DO BELA VISTA x GAROTOS/INTER-BIRICUTICO e no ESTÁDIO CICERO MIRANDA se enfrentam ás 13h00 - UNIDOS DA MATTA FC x A.A TESTAI, 15h00 - A.A GANES/ARSENAL x ESTRELADO FC. Já no DOMINGO DIA 21 DE JUNHO na ARENA D.CARLOS - 13h00 ZAZUEIRA FC x EC UNIÃO PRES. DUTRA, 15h00 - REAL ACACIO FC x AD RENASCENÇA, e no ESTÁDIO CICERO MIRANDA às 11h00 - SE VASCO DA GAMA VG x 26 DE MAIO FC JD PARAVENTE, 12h30 - AD BRITTU’S x CORRE ATRAS FS.

PRÓXIMA RODADA DO DIA 21 DE JUNHO no CAMPO DO MACEDO: 12:30h - VALÊNCIA x FAMILIA BOTAFOGO, 14:00h - MALOKAS/100 COMPROMISSO x MARANHÃO. CAMPO DO CENTENÁRIO: 11:30h - UNIÃO EDU CHAVES x GRÊMIO JARDIM VERA, 13:00h - CORRE ATRÁS x OS PARCEIROS. CAMPO DO OSWALDO DE CARLOS: 10:00h - BRINCO DE OURO x ARSENAL BELA VISTA, 11:30h - VASCO VILA REAL x SÓ NA BOLA .


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


Tá no Ponto! CURTAS Marilene Ferreira

mari@folhadoponto.com.br

PODEROSA !!!

Era para Luiza Valdetaro estar interpretando a polêmica personagem Larissa, em Verdades Secretas, novela de Walcyr Carraso. Mas a atriz foi substituída às pressas por Grazi Massafera. De acordo com informações do jornal Extra, desta quarta-feira (17), Luiza já tinha participado de vários workshops e já estava com o texto em mãos. Segundo a publicação, a mudança foi estratégica, pois Grazi já estava há muito tempo fora do ar e é querida do público e do mercado publicitário.

Crise ...

Joelma e Chimbinha, que andaram contornando a crise no casamento, voltaram a se estranhar. Quem convive com os dois afirma que eles estão juntos somente para cumprir os compromissos de shows do Calypso. Não é de hoje que não falam mais a mesma língua como casal, somente profissionalmente. Além disso, são cada vez mais fortes os rumores de que eles devem mesmo acabar com a banda para seguir carreira gospel.

Ibsen Pinheiro, político gaúcho

Vitamina abundante nos óleos vegetais

Samba-(?), quesito julgado no Carnaval

Programa de navegação segura (Inform.)

Que chega em momento oportuno "Água (?) vida": uísque, em gaélico

Alfred Nobel, químico Ainda

Tatuagem de Popeye País do kuduro

Período da vida dos vampiros (Folcl.)

A

Metro (símbolo) Revelar (fig.)

T Cada parte da tangerina Enxuto Peça do carro que esfria o motor

E Grau de "raríssimo" (Gram.)

O "K", no baralho Cidade italiana

Unidades de venda de churrasquinhos

Membros aquecidos pela legging

(?) bem: ser bem aceito Elenco, em inglês Fechada; vedada

Não aprovada (lei) Aquiles ou Ajax (Mit.)

Estrutura que divide cômodos na casa Título já recebido por Grazi Massafera

Cheiro repugnante (bras.)

Formato do barbeador manual

Que causa tédio (gíria)

BANCO

Solução

Momento propício para o conhecimento e crescimento pessoal. Ótima semana para vida social.

Sagitário - 22/11 a 21/12

O céu pede novidades em sua vida, movimento, um dia a dia mais leve e diferente.

N

Virgem - 23/08 a 22/09

C

Momento positivo para estabelecer novas parcerias, fazer acordos e lidar com pessoas.

Escorpião - 23/10 a 21/11

O

Saia com seus amigos, converse com gente interessante, encontre as pessoas que você mais gosta, leonino.

Leão - 22/07 a 22/08

S

É tempo de mudanças, escorpiano. Dê mais um passo, crie chances, faça coisas novas. Desapegue-se!

H

B D C E S A C I A L P M A L I S T A T R P E A E N I E N T E N A N C OR A R M A A E I R N I D A D E E N G OM O C O L A S T R L A T I V O A A R E D D A E P I M A N P A N I D A D E D S A C A L O T R A S A R E

D V E O R I N V A A T E E S P E T O S

Momento de mais consciência e autoconhecimento. Pense mais em você, e pra você.

P E R N A S

Libra - 23/09 a 22/10

C A N T O R D E C H U V E I R O

Enviada por Danúbia r. luz/ Bela Vista

A esposa está na cozinha e escuta o marido na sala gritando com a TV: - Não! Não faça isso, seu idiota! A esposa pergunta: - O que você está assistindo? E o marido responde: - Nossa filmagem do casamento.

Geremy Batins

Câncer - 21/06 a 21/07

M

Os dez mandamentos -20h30, Record Ramsés confessa a Paser que deseja terminar o noivado com Téti, mas o sacerdote alerta sobre as graves consequências políticas que trará o rompimento. Joquebede sofre por não ter notícias de Moisés, e reafirma sua fé em Deus.

18

A

Há coisas boas e outras mais complicadas acontecendo ao mesmo tempo, mas não perca seu foco

Estudante de antigo curso pedagógico

Veículo como a Apollo 11

l Love Paraisopolis-19h, Globo Mari afirma a Tomás que Grego descobriu seu paradeiro. Clarice vê Tomás com Mari e deduz que ela é amante do marido. Izabelita não reconhece Benjamin. Soraya oferece dinheiro a Grego para se afastar de Benjamin.

Horóscopo

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Tratamento feito por Michael Jackson

3/aca — tor. 4/cast — miss. 5/sacal. 6/angola. 8/radiador.

Próximas emoções...

Silvia se interessa por Sérgio. Regina procura um emprego na praia, mas não consegue por causa da passagem pela polícia. Norberto chama Valeska para jantar no restaurante de Olga. Aderbal aceita financiar o programa de Consuelo.

Cuidado com os gastos e as atitudes precipitadas. Semana de conquistas, ganhos e oportunidades.

À (?): sem rumo

Queixa de amigos que moram longe

Unidade de medida agrária

Babilônia -21h, Globo

Touro - 21/04 a 20/05

© Revistas COQUETEL

Animal como a jubarte Clínica de Entortar-se emagrecipelo calor mento (ing.)

"Calouro" ouvido pelos vizinhos

(?) grátis: são dadas no supermercado

Sete Vidas -18h, Globo Felipe conta para Júlia que passará um mês na África a trabalho. Pedro pede ajuda a Estevão para transferir seus estudos de volta para o Rio de Janeiro. Eriberto conclui as cerimônias fúnebres de seu pai com o apoio de Renan. Elisa vê Renato beijando.

É semana para conversar com pessoas, viajar, conhecer algum lugar novo, momento de se movimentar.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Característica do paciente de hospícios

“Minha Novela”

Áries - 21/03 a 19/04

15

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Momento divertido, criativo e inspirador. Abrace as coisas que gosta, curta seus hobbies e aproveite a vida.

Aquário - 21/01 a 19/02

Momento de sorte e novidades no amor, aquariano. Abra seu coração, se permita amar ! Peixes - 20/02 a 20/03

Cuidado para não brigar por bobagem e para não cobrar demais das pessoas que vivem com você.


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 18 A 24 DE JUNHO DE 2015

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 297  

Jornal Folha do Ponto - De 18 a 24 de junho de 2015

Edição 297  

Jornal Folha do Ponto - De 18 a 24 de junho de 2015

Advertisement