Page 1

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

OS COBIÇADOS PARA DISPUTAR A PREFEITURA

Ano V - N.º 296

GOLEADAS NA DIVISÃO ESPECIAL Pág. 13

Empresários e Promotor de Justiça são paparicados por partidos para serem candidatos a prefeito em 2016 Pág. 2

FUGIU DO HMU

CARRETA DA MAMOGRAFIA VAI FICAR EM GUARULHOS ATÉ DIA 30 Pág. 8

ELMER JAPONÊS FORA DO PSC

FOI PARAR NA CADEIA

Internado no último sábado no hospital, o pedreiro João Carlos de Oliveira, que tem problemas mentais, fugiu da unidade de saúde e após invadir uma residência, foi autuado em flagrante. Desesperada, a família pede ajuda Págs. 4 e 5

Pág. 7


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

PONTO DE VISTA * Prof. Samuel Vasconcelos

PARTICIPAR, PLANEJAR E DESENVOLVER Nesta semana, Guarulhos começou a debater os rumos do desenvolvimento sustentável, que será sistematizado em um documento que irá ordenar o crescimento de nossa cidade.Trata-se do Novo Plano Diretor. Mecanismos fundamentais para o planejamento das ações e investimentos públicos, os Planos Diretores foram previstos no Estatuto das Cidades e representam o mais importante ordenador urbano, estalecendo os eixos de expansão, o direcionamento dos usos racionais do solo e das águas e dos focos geradores de emprego e renda.  Em Guarulhos, o Plano será elaborado de forma participativa, através de plenárias regionais, que acontecerão em diversos pontos da cidade. Nesses encontros, Governo e sociedade poderão ouvir e serem ouvidos, na busca por denominadores comuns e democráticos. Nas plenárias, poderemos pensar, todos juntos, em uma cidade com mais mobilidade, que prioriza o transporte público, mas também permite os fluxos daqueles que usam o veículo particular ou mesmo a tração humana, como bicletas, longs e skates.  Poderemos pensar em uma cidade mais humana, acessível e preparada para dar qualidade de vida a uma população que vive mais e com mais saúde, respeitando das crianças aos idosos.  Participe das plenárias!  Participar é mais do que um ato de cidadania: é uma oportunidade de contribuir com a construção de uma Guarulhos ainda melhor, para nós e para as futuras gerações.  * Prof. Samuel Vasconcelos é Assistente Social e Vereador em Guarulhos.

Intermédica

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão

alemao@folhadoponto.com.br

OS COBIÇADOS PARA PREFEITO

Veronezi

Iannoni

José Roberto

Mazloum

Diante do descrédito da maioria da classe política em Guarulhos, os presidentes partidários da cidade estão apelando para todos os lados à procura de um candidato a prefeito que tenha pouca rejeição para representar as siglas nas próximas eleições. Empresários bem sucedidos e até promotor público estão sendo procurados. No lado empresarial, os mais assediados são Victor Veronezi (Grupo General Shopping), Marco Iannoni (Grupo Flexform) e José Roberto (Empresa de Ônibus Vila Galvão). Outro que vem recebendo convites é o promotor de Justiça Nadim Mazloum. Apesar da cobiça, por enquanto, nenhum deles se manifestou favorável a participar da próxima sucessão municipal.

QUEM É O PAI DO SEMÁFORO ?

A instalação pela prefeitura de um semáforo no cruzamento das ruas Claudino Barbosa com Manoel de Souza no Macedo, vem provocando piadas entre a população do bairro. É que os moradores já receberam na residência, cópias de ofícios de reivindicação de quatro parlamentares: Samuel Vasconcelos (PT), Verinha Souza (PT do B), Heleno Metalúrgico (PDT) e Alemão do Transporte (PT). Todos alegam terem sido atendidos pelo governo. Um morador no ato da inauguração saiu-se com essa: “Vou levar todos eles no Programa do Ratinho para fazer o DNA. Só assim vamos descobrir quem é o pai desse semáforo”.

DISPUTA ENTRE MÃE E FILHO

R$ 274,42

R$ 381,39

Essa semana, a vereadora Dona Maria (PT), provavelmente orientada pelo filho, Ulisses Côrrea, protocolou no Legislativo, um projeto visando à proibição da Parada Gay em Guarulhos. Apesar de a proposta gerar polêmica, o filho da vereadora esqueceu que ele mesmo, quando parlamentar em 2002, protocolou um projeto criando o “Dia do Orgulho Gay”. www.folhadoponto.com.br Reportagem: Jordan Mello IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384


GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

Cidade

PACIENTE FOGE DO HMU, INVADE

Paciente com problemas psiquiátricos deixou o HMU sem ser notado pela segurança, e

Por Jordan Mello Na terça-feira (2), o pedreiro João Carlos de Oliveira, de 49 anos, trabalhava em uma obra na casa da filha, Aline de Oliveira, no bairro do Taboão, quando começou a sentir dores no ombro esquerdo. No sábado (6), por volta das 15h, após consulta no HMU (Hospital Municipal de Urgências), foi identificada uma fratura e a necessidade de internação para a realização de uma operação no ombro machucado. Entretanto, além da fratura, João apresentava outros sintomas. “Nós avisamos e os médicos também constataram que ele tinha lapsos de consciência. Ele achava que tinha 37 anos e nem sabia qual era o dia da semana”, explicou Adélia Aparecida Ribeiro, esposa de João Carlos. No domingo (7), durante o horário de visita, novos sintomas de desorientação. “Eu caminhei com o meu pai pelos corredores do hospital e

ele perguntava que lugar era aquele. Ele já não lembrava nem de ter sido internado”, explica a filha Aline. Foi a última vez que os parentes viram João Carlos no hospital. Já na segunda-feira (8), por volta das 11h, Adélia voltou ao hospital para conversar com o médico responsável e saber da situação do marido, quando veio a surpresa. “Eu fui no quarto e procurei pelo nome dele nos leitos, e não encontrei. Então eu perguntei para as enfermeiras sobre onde meu marido estava. Elas me informaram que por volta das duas da manhã, o chamaram para dar a medicação e que ele simplesmente não estava mais lá”, revela Adélia. Segundo os familiares, nenhum telefonema foi dado para avisar a família do desaparecimento de João Carlos. “Inclusive, nós percebemos que na ficha dele, nem constava o número do RG. Nós passamos todos os dados da família no dia da internação, mas o hospital não escreveu no prontuário médico dele”.

“Tragam ele nem que seja amarrado”

A filha Aline e a esposa Adélia estão desesperadas

Por volta das 13h, e depois de procurar por todo o HMU, a esposa relatou o que ouviu de umas das funcionárias do hospital. “A funcionária virou para mim e disse ‘nós não temos mais o que fazer, se a senhora o encontrar, traga-o para o hospital, nem que seja amarrado’, não foi feito mais nada para ajudar a procurar meu marido”. Segundo Aline, nem o relatório médico com o estado de saúde de João foi fornecido pelo hospital. “A enfermeira que nos atendeu disse que o plantão noturno já tinha ido embora e a única informação era que o meu pai havia fugido por volta das duas da manhã. Ou seja, além de não informarem sobre o desaparecimento, nós não recebemos nenhuma informação sobre o estado de saúde do meu pai durante a noite em que ele fugiu”.


Cidade

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

05

RESIDÊNCIA E ACABA NA CADEIA

horas depois perturbado, invade residência e espera polícia pacificamente para prendê-lo

Sintomas de desorientação são antigos Segundo o enteado de João, Kleber Ribeiro, os sintomas de desorientação começaram no ano passado. Houve, inclusive, uma internação no HGG (Hospital Geral de Guarulhos). “Ele já havia sido internado há um ano atrás e lá constataram que ele apresentava esses sintomas de desorientação. Meu padrasto já tentou o suicídio por causa desses problemas psicológicos. É um problema antigo que voltou a tona esse ano”, afirmou.

A prisão

Segundo o boletim de ocorrência 3626/2015 registrado no 1° DP de Guarulhos, às 5h45 da manhã de segunda-feira (8), três homens – um deles João – invadiram uma residência no bairro do Cocaia. Segundo depoimento da vítima, João teria arrombado a porta da residência e anunciado o assalto. Ele ainda teria feito menção de estar armado, mas os familiares de João alegam que ele já estava com o braço imobilizado por causa do ombro fraturado, e que pela posição, pode ter dado

a impressão de que estaria armado. A família da residência invadida conseguiu chamar a polícia, que chegou no local e realizou a prisão em flagrante de João. Os outros dois homens conseguiram fugir. Ainda no boletim de ocorrência, consta que João teria dito que a residência era de sua filha, e que não teria arrombado a casa, por ter a chave da porta. A família acredita que este é mais um sinal de que João estava fora de si no momento da ocorrência.

Para família, rapidez da polícia é estranha Segundo informações recebidas pela família no 1º DP de Guarulhos, em menos de quatro horas, o boletim de flagrante foi registrado e João Carlos já tinha sido transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, em São Paulo. “A ocorrência, segundo consta no BO, aconteceu às 5h45 de segunda-feira (8). Quando nós descobrimos e entramos em

contato com a delegacia, fomos informados que por volta das 10h, meu pai já tinha sido transferido. Eu nunca vi tanta rapidez assim da polícia. A gente sabe de casos em que a pessoa fica no DP por dias ou até meses. É estranho”, reclama Kleber. Ainda segundo a filha, se o pai tivesse sido melhor avaliado, não o teriam mandado com tanta pressa para o presídio.

“É um sentimento de desespero”

SECRETARIA DE SAÚDE PROMETE APURAR OS FATOS

A fragilidade mental e o medo do que pode acontecer com o pai é o que mais preocupa os parentes de João. “É um sentimento de desespero. Nós ainda não conseguimos visitá-lo. Quando a gente descobriu que ele havia sido preso, o 1° DP Guarulhos – delegacia onde João foi encaminhado – já tinha transferido meu pai para Pinheiros. Nós estamos preocupados, sem saber o estado de saúde dele ou se ele está correndo risco de vida. Nós recebemos a informação que só será permitido a visita dos familiares daqui há dez dias .

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o HMU detectou a evasão de João Carlos por volta das três horas da manhã. E que de imediato “foi adotado o protocolo para esse tipo de situação, ou seja, foi registrado em livro e feito contato com a Guarda Civil Municipal. A terceira medida do protocolo que é a realização de contato com a família não pode ser adotada, porque o paciente não informou nenhum número de telefone de contato ao preencher a ficha de entrada no hospital”. A pasta ainda negou que João Carlos estaria internado na enfermaria, mas sim no prontosocorro da unidade. A secretaria prometeu que irá apurar os fatos. Sobre a questão da segurança, a nota informa que o HMU conta “com câmeras de segurança nas áreas administrativas e de cartão de ponto, dois guardas civis municipais e cinco controladores de acesso, que cobrem os setores essenciais do hospital. Além disso, o hospital também instituiu uma comissão de segurança, que já está trabalhando para identificar problemas de fluxo e propor melhorias”.

Não houve roubo

Apesar do boletim de ocorrência ter sido registrado como flagrante de roubo, artigo 157, o Folha do Ponto apurou que não há registro de que João Carlos levou algum pertence da vítima e consultando advogados especialistas em direito criminal, ele teria que ser autuado pelo artigo 150, invasão de residência. A prova de que estava perturbado é que em nenhum momento tentou fugir e o fato do acusado ter aguardado pacificamente a polícia por mais de 20 minutos, dentro da residência, sem esboçar qualquer sinal de violência, somente se alterando com a chegada dos policiais militares. Segundo apurado, no ato da prisão, ele gritava: “Você vai deixar eles me levarem preso, filha?”. Provando que não estava em suas condições psicológicas normais.

Comissão de Saúde entrará no caso Após ser procurado pela família de João Carlos de Oliveira, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Alexandre Dentista do PSDC (foto), declarou a reportagem que nesta quinta-feira (11), deverá ouvir o depoimento dos familiares e em seguida procurará a direção do HMU. O parlamentar também se colocou a disposição para solicitar o relatório médico do HGG (Hospital Geral de Guarulhos) na época de internação do paciente. O parlamentar disse ter duvidas sobre a presença de controladores de acesso e de guardas civis no HMU. “No dia 23 de maio, fiz vistorias no HMU e por volta das duas horas da manhã, não encontrei nenhum guarda civil ou controlador de acesso na unidade de saúde”, afirmou Alexandre Dentista.


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015


Cidade

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

07

“ELMER JAPONÊS ESTÁ FORA DO PSC”, AFIRMA OLIVEIRA Presidente da sigla confirma acordo para saída do vereador e já procura candidatos para remontar o quadro do partido Por Jordan Mello

Terceiro candidato mais votado nas últimas eleições, o vereador Elmer Japonês não está mais no PSC. Em entrevista na redação do Folha do Ponto, o presidente do partido José Oliveira explicou os motivos da saída de Japonês da sigla e falou sobre os planos de reformar a legenda para as próximas eleições em 2016. “Ele não está nos planos do PSC. A saída do Elmer foi um bom acordo, tanto para ele como para o partido. Ele é um candidato muito forte, foi o terceiro mais votado da cidade. E como os dois primeiros mais votados – Eduardo Soltur (PSD) e Prof° Auriel (PT) –, não disputarão as eleições no ano que vem, nós estávamos com dificuldade de arrumar pré-candidatos para montar o quadro do partido. O Elmer consegue muitos votos, e isso afastava

os outros candidatos. O PSC vendo essa situação, entrou em acordo para que ele procurasse outro partido. Agora, nós vamos remontar a sigla”, explicou Oliveira. O acordo prevê ainda que o PSC libere a vaga no Legislativo para que Elmer cumpra o mandato até o final de 2016. O vereador tem até o dia 30 de setembro para se filiar a outro partido. Oliveira também adiantou que já existem alguns nomes para substituir Elmer. “Nós temos aproximadamente 30 nomes de pré-candidatos e estamos montando um bom quadro para o partido”. Atualmente como partido de base do prefeito Sebastião Almeida (PT), Oliveira afirmou que a legenda ainda não se decidiu sobre qual coligação vai apoiar ano que vem. “Nós já conversamos com partidos da oposição, mas o PSC está com o prefeito Almeida até o ano que vem”, finalizou Oliveira.

ELMER SE DIZ SURPRESO

Eleito em 2012 com 6.467 votos, Elmer Japonês afirmou que não esperava o desligamento do partido. “Eu fiquei surpreso. Na semana passada que eu tive a reunião com o presidente Oliveira e ele me informou da decisão. Eu não esperava, mas não adianta ficar em um partido onde já não te querem”, afirmou o parlamentar. Sobre os motivos que levaram o seu desligamento da legenda, Elmer faz uma análise dos partidos na cidade: “A cidade tem uma política errada de escolher candidatos com poucos votos. Se eu estivesse em qualquer partido que conseguiu uma cadeira no Legislativo, comigo teriam duas. Os partidos têm medo de candidatos que conquistam muitos votos, porque afastam os outros candidatos. No meu ver, é uma maneira errada de analisar a política na cidade”, explicou Elmer.

RELAÇÃO ENTRE LEGISLATIVO E EXECUTIVO MELHOROU Recentemente, alguns vereadores reclamaram do tratamento que alguns secretários e diretores da administração do prefeito Almeida davam aos parlamentares da Câmara Municipal. Elmer foi um desses vereadores que criticaram a relação, inclusive, ameaçando deixar a base do governo. Sobre o assunto, Elmer afirmou que a relação melhorou consideravelmente após reunião com o prefeito. “Não eram todos os secretários, mas alguns. Mas os vereadores se revoltaram com a situação que estava, a gente ligava pedindo informação e não era tratado com a devida atenção. E nós estamos representando o povo, são reclamações que as pessoas pedem através dos vereadores. Isso me deixa bem frustrado. Mas depois da reunião com o prefeito e os secretários, a relação melhorou muito”.

MURO NO SANTA EMÍLIA VAI PASSAR POR INSPEÇÃO Já na Rua Nuporanga, no Jardim Santa Emília, os moradores têm enfrentado outro problema. Um muro de arrimo, construído há mais de dez anos, está com a estrutura comprometida, inclusive, com queda de algumas partes deste muro. Sobre o problema, Elmer prometeu, ainda para esta semana, uma equipe de engenheiros da prefeitura para verificar a situação. “É um muro de arrimo onde tem uma escada que da acesso para uma comunidade. No começo do ano, parte desse muro caiu e por muita sorte ninguém estava passando no momento. É um local de conhecimento das autoridades, inclusive, esse muro já tem 12 notificações da Defesa Civil, é um lugar instável e perigoso para os moradores, com muitas crianças brincando na rua. Nós fizemos reuniões com a Secretaria de Obras e Proguaru, e recentemente, o prefeito Almeida me garantiu, que vai enviar uma equipe para inspecionar o muro e o local”.


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

Cidade

CARRETA DA MAMOGRAFIA FICARÁ EM GUARULHOS ATÉ D Consideradas como grupo prioritário para a realização do exame de prevenção do câncer de mama, todas as mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografia a partir desta quarta-feira (10), mesmo sem pedido médico. Uma parceria celebrada pela Prefeitura de Guarulhos com o governo do Estado vai trazer para a cidade a carreta do programa estadual Mulheres de Peito, que ficará estacionada até o próximo dia 30, no Parque JB Maciel, ao lado do Paço Municipal, no Bom Clima. Também serão contempladas as mulheres de 35 a 49 anos, mas neste caso elas deverão apresentar o pedido médico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, mediante a distribuição de senhas para a realização do exame no próprio dia. Os médicos realizarão 50 exames diariamente, sendo 25 na parte da manhã e 25 à tarde. O resultado será entregue

em até quatro dias, no mesmo local, o de saúde estarão à disposição da p todas as dúvidas. Para participar do programa, basta faixa etária contemplada e compare nida de documento de identidade, c comprovante de endereço, que será para facilitar a localização em caso d identificação da paciente e não com trole, uma vez que moradoras de ou estejam passando por Guarulhos tam alizar o exame. Depois de realizar a mamografia e liação do médico, as mulheres que gum tipo de alteração no exame tamb tidas a um ultrassom de mama. Em de câncer, elas serão encaminhadas mento e tratamento.

GINÁSTICA É A ATIVIDADE MAIS PROCURADA PELA TERCEIRA IDADE

Exercícios físicos são fundamentais em qualquer fase da vida, mas quando o assunto é terceira idade, ginástica pode ser um diferencial para garantir qualidade de vida. Mais de 300 pessoas com idade superior a 60 anos participam das aulas de ginástica no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do Hospital Padre Bento. A atividade é a mais procurada pelos idosos. O curso gratuito é adaptado às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida, e desenvolve o fortalecimento muscular. O exercício físico aumenta, sobretudo, o equilíbrio e a coordenação motora e evita lesões resultantes de queda. O local oferece diversas modalidades de aulas, entre elas pilates, musculação, vôley adaptado, dança, pintura em tela, crochê, bordado aulas de violão e artesanato. Segundo o coordenador do Centro de Convivência, Robson Bertocco, aproximadamente 750 pessoas frequentam as aulas. “Aqui os idosos se sentem à vontade para participar das atividades com as quais se identificam e formkam laços de amizade”, explica. O Centro de Convivência do Idoso do Gopoúva funciona sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Guarulhos. Quem quiser frequentar as aulas pode se cadastrar gratuitamente. É necessário levar atestado médico, cópias do RG, CPF e comprovante de residência e duas fotos (3x4). Depois basta dar adeus à rotina da vida sedentária. Serviço: O Centro de Convivência do Idoso fica na avenida Leopoldo, 85, no Gopoúva, em Guarulhos. Mais informações pelo telefone 2408-9800.


Cidade

DIA 30

onde profissionais paciente para tirar

a se enquadrar na ecer ao local mucartão do SUS e á exigido apenas de necessidade de mo forma de conutras cidades que mbém poderão re-

e passar pela avaapresentarem albém serão submecaso de suspeita para acompanha-

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

09

INSTALADO SEMÁFORO NA CLAUDINO BARBOSA COM MANOEL DE SOUZA NO MACEDO

Na manhã desta quarta-feira, dia 3, o secretário Atílio André Pereira, acompanhou a ligação do semáforo no cruzamento da Avenida Claudino Barbosa com a Rua Manoel de Souza, no Macedo, próximo ao supermercado Lopes, onde tem um movimento muito grande de pessoas durante o dia todo. No local, a Secretaria de Transportes e Trânsito também implantou a sinalização horizontal, com faixa de pedestres, e vertical, com placas, como de proibição, e o semáforo, que foi muito elogiado pela população.

Chegou o Ônibus Articulado. Guarulhos só anda pra frente. Já estão circulando na cidade 50 novos ônibus, sendo 20 articulados e 30 estendidos, que fazem as linhas 433 (Terminal São João/Terminal Vila Galvão – via Anel Viário) e 453 (Terminal São João/Centro – via Av. Tiradentes). Equipados com a tecnologia BRT (Bus Rapid Transit), esses novos veículos são muito mais rápidos, eficientes e seguros e garantem ainda mais conforto aos passageiros. É a Prefeitura de Guarulhos avançando cada vez mais no transporte público.

INSCRIÇÕES PARA O EJA TERMINAM NESTA QUINTA-FEIRA A Secretaria de Educação encerra nesta quinta-feira (11), as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos nas Escolas da Prefeitura que oferecem esta modalidade, conforme portaria nº 14/2015, publicada no Diário Oficial de 15 de maio. O público-alvo da EJA são adultos e jovens a partir dos 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade adequada. O curso, que oferece informática e qualificação profissional, é semestral e possui turmas do 1º ao 9º ano. Para a inscrição, os interessados devem procurar a secretaria da escola e apresentar a Certidão de Nascimento ou RG, o comprovante de residência e, em caso de candidatos menores de 18 anos, o RG do responsável. As aulas gratuitas são oferecidas no período noturno, nos polos regionais. Para maiores informações, visite a página da Secretaria de Educação, através do site da Prefeitura de Guarulhos (http://www.guarulhos.sp.gov.br/)


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

O D O R I G E T R O P S E

Esporte 799

,00

AZ DE OURO CONQUISTA 2ª COPA RAFAEL

Com a Arena São Rafael lotada, o publico foi ao delírio na final da 2ª Copa São Rafael. Em partida com 11 gols, o Az de Ouro venceu o ADP por 6 a 5 e conquistou o campeonato. O jogo começou movimentado, com a equipe do ADP abrindo 3 a 0 logo nos primeiros cinco minutos de partida. A reação do Az de Ouro também começou cedo, Leandro, Pathuco e Daniel duas vezes viraram a partida em 4 a 3 para o Az antes do fim da primeira etapa. O segundo tempo também teve início agitado, o ADP empatou o jogo com Aurélio, mas Daniel novamente colocou o Az em vantagem. Léo, ainda aos 10 da etapa complementar, empatou para o ADP em 5 a 5. Quando o jogo ia caminhando para os pênaltis,

a estrela de Daniel brilhou mais uma vez, com um golaço – o quarto no jogo – dando números finais a partida e o título invicto para o Az de Ouro do Picanço. O Az ainda teve Diegão como o melhor goleiro da competição, com Hugo do ADP em segundo lugar. Léo, também do ADP, foi o artilheiro com 12 gols. “Esta final refletiu e mostrou o nosso grande trabalho pela comunidade. Apesar das dificuldades conseguimos realizar uma copa com grandes nomes do futsal e o publico lotou as arquibancadas em todos os jogos. Só tenho a agradecer a todos que de forma geral nos apoiaram”, disse Fernando Henrique, um dos organizadores da competição. Já na final do troféu Ricardo

2ª COPA OS DONOS DA BOLA

Bons jogos marcaram a segunda rodada da 2ª COPA OS DONOS DA BOLA. O destaque foram as equipes do CORRE ATRÁS, SÓ NA BOLA, ARSENAL DO BELA VISTA e BRINCO DE OURO, que conseguiram chegar aos seis pontos em dois jogos e assim já garantiram, com uma rodada de antecedência, vaga na 2ª fase. No próximo domingo (14), teremos a realização de seis jogos decisivos que vão definir mais equipes classificadas para a próxima fase. Veja os resultados dos jogos realizados: VALÊNCIA 0 X 1 SÓ NA BOLA, UNIÃO EDU CHAVES 0 X 1 ARSENAL BELA VISTA, MALOKAS/100 COMPROMISSO 0 X 1 CORRE ATRÁS, BRINCO DE OURO 1 X 0 GRÊMIO JARDIM VERA, MARANHÃO 4 X 0 OS PARCEIROS, ATLÂNTICO 0 X 1 MOLEQUE TRAVESSO, VASCO VILA REAL 0 X 0 FAMILIA BOTAFOGO e C.A. COROADO 0 X 4 GAME OVER.

Santos entre Rachão B e Toa Toa B, a emoção tomou conta do público com a homenagem e entrega de um troféu para a família de Ricardo Santos. Com a bola rolando, o primeiro tempo da decisão terminou disputado, com o placar de 3 a 2 para o Toa Toa

B. Mas na etapa final, o Toa Toa dominou a partida e goleou por 7 a 3, sagrando-se campeão da 1° Copa Ricardo Santos. Os dois campeonatos foram realizados pelo Bloco Paineira e organizados por Fernando Henrique e Manézinho.

Argentina é campeã do Campeonato da ACM

Em partida emocionante até o apito final, a Argentina venceu o México por 3 a 2 e foi a grande campeã do 2º Campeonato de Futsal da ACM. O jogo seguia empatado em 2 a 2, quando faltando apenas quatro segundos para o fim da partida, Barbosa marcou o gol do título para a Argentina. Márcio e Nando marcaram os outros dois gols, enquanto José Gomes e Thiago fizeram para o México. O time da Argentina entrou em quadra com Cesare (Márcio Rodrigues), Barbosa, Marcio, Nando, Marcio João, Renato e Jorge. O México jogou com Marcio, Thiago, Carlos, Emerson, Fabião, José Gomes e Rodrigo. Na disputa pelo 3º lugar a equipe da Holanda venceu a Itália por 3 a 2. Fábio, jogador da Holanda, foi o artilheiro da competição com 13 gols. O campeonato teve a organização do Guimarães e do Profº Altielles e a arbitragem por Rael. O churrasco com a festa de premiação acontece no próximo dia 19, na sede da ACM Guarulhos.

Confira os próximo jogos:

DOMINGO DIA 14 DE JUNHO LOCAL: CAMPO DO MACEDO 11:00 MACEDO X ATLÉTICO ACÁCIO 12:30 ATLÂNTICO X GAME OVER 14:00 NOVO HORIZONTE X OUSADIA E ALEGRIA DOMINGO DIA 14 DE JUNHO LOCAL: CAMPO DO IV CENTENÁRIO 11:30 CHICLETE ADAMS X UNIDOS DO MORRO 13:00 MOLEQUE TRAVESSO X C.A. COROADO 14:30 AMIGOS DO MORRO X PSICOTICOS

20ª COPA VETERANO SERVIDORES - No próximo domingo (14), acontece as semifinais da 20ª Copa Veterano Servidores com os seguintes jogos: 10h – Parque Jurema x Estrela/1º de Maio e às 11h30 – Inter Biricutico x União Presidente Dutra.


11

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

ACE


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015


Esporte

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

13

AD GUARULHOS SEGUE LADEIRA ABAIXO Jogando fora de casa, o AD Guarulhos sofreu mais uma derrota, pela 8ª rodada da 4ª Divisão do Campeonato Paulista. A equipe perdeu por 4 a 1 do Taboão da Serra em partida realizada no último sábado (6). A equipe começou bem a partida e chegou a abrir o marcador, mas não conseguiu segurar a pressão do time adversário e tomou a virada. Essa foi a terceira

partida que o Índio sofre a virada, e a quinta consecutiva sem vitória. Na oitava colocação do grupo três, com seis pontos em oito jogos, o AD Guarulhos está há seis pontos da zona de classificação para a próxima fase do campeonato. Em busca de reação, a equipe joga em casa no próximo sábado (13), contra o Manthiqueira.

GINGA BRASIL LIDERA A COPA JAIR GALHARD A equipe do Ginga Brasil (foto abaixo), do Jardim Acácio, conseguiu no último domingo (7), sua segunda vitória em dois jogos e lidera a 1ª Copa Jair Galhard de Futebol Veterano, em homenagem ao saudoso jornalista da cidade, morto em outubro do ano passado. Apresentando um bom futebol, o Ginga venceu o time dos Leões de Israel pelo placar de 3 a 2. A competição está sendo disputada no Campo do Alemão e teve mais três partidas. O Guaru Júnior venceu o Arsenal por 3 a 1. O Vitória derrotou a equipe do Raça Preta por 2 a 1. Já Paulistano e Os Picuinhas empataram em 0 a 0. A partida entre o União Brasil e Jurema não aconteceu por falta de jogadores suficientes no União. A equipe da região do Pimentas venceu por W.O. Para o próximo domingo (14), quatro partidas estão programadas no Campo do Alemão. Confira os jogos da rodada: 8h45 – Paulistano x Hawai, 10h30 – Vitória x Os Picuinhas, 11h45 – Ginga Brasil x Vt. Acácio, 13h – Bola na Rede x Psicóticos e as14h30 – Raça Preta x Jurema.

ZAZUEIRA E TESTAI GOLEIAM NO AMADOR

O campeonato amador da Divisão Especial promovido pela ULAFA (União das Ligas e Associações do Futebol Amador de Guarulhos) prosseguiu no último final de semana. Os destaques da 7ª rodada foram as goleadas da A.A. Testai que venceu o Unidos do Itapegica por 5 a 1 e a recuperação do Zazueira(foto), que obteve vitória para cima do Estrelado por 4 a 0. Os outros resultados da rodada foram: Garotos Biricutico 1 x 0 União Presidente Dutra, Vasco Vila Real 3 x 2 Britus, A.A. 33 1 x 0 Vasco Vila Galvão, Real Acácio 2 x 0 Beira Rio, Unidos da Matta 1 x 1 Corre Atrás e Art Bloco 1 x 0 26 de Maio. Confira abaixo a tabela de jogos do próximo final de semana:


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


Tá no Ponto! Tá no Ponto!

NOVO + Acabamento em Espiral Capa Dura

formato de 75 jogos

Acabamento em Espiral

“Minha Novela”

+

Capa Dura

Renato pensa em ir à casa fica feliz ao ver as Cidão chama Matias para OsVirgílio Os dez dez mandamentos mandamentos Babilônia -21h, Globo Globo de Tenório, que Babilônia foi mordido -21h, um trabalho, e Rita se de- cinzas do que antes eram -20h30, -20h30, Record Record conta para Beatriz queaose- os objetos por uma cobra, mas Milita Regina da caixa de Hesespera. Megan tenta Regina é levada para Moisés questiona Henutmire Nayla horrorizada contra Guto foi conta reaberto. convence o médico a desis-processo lena, que fica ela queimou. Luiduzirpara Davi.ser Brian para sobre viatura transferida suas origens e elaSeti. chora, diante do corpo de ignora Luís Fernando. Olga tir da ideia. Juliana lamentaKaren za fica incomodada ao se Jonas que Alex e Jack saconfessando que ele é hebreu. paraque a casa deajude custódia, pede Vinícius Murilo. Bakenmut entra no quarto do por Renato mas não aceita o lembrar do ataque de ciúbem domais conteúdo enve- Arão diz a Joquebede e Miriã mas resiste. Julia do Wolnei pede dinheiro avê Inês. faraó e finge estar surpreso convite do médico para ten-Luíslope. mecontou de Laerte contra ela e a verdade a Moisés, Megan convida Danilo que Fernando questiona Regina Vinícius correndo pela rua e com o que vê. Ikeni fica deixando-as em choque. Moisés tar a sorte em outra cidade André. Juliana obriga Jairo para sair. Gláucia pega fios sobre Vinícius. Beatriz humilha Inês. vai atrás para ver o que está revoltado ao saber que conta a Ramsés que ele é hebreu, com ele. Gina surpreende a participar de suas aulas cabelo de Danilo. Vander Guto de pega o trabalho que comprou Karoma terá diz que acompanhar acontecendo. Ramsés não sese importar Pedro e Ferdinando com seu de gestante. Silvia pega briga com Danilo por causa mas com Rodolfo. e o abraça. Nefertari até Waset. xa postal. comportamento. pensando em Felipe. de Megan.

Horóscopo Áries - 21/03 a 19/04

Há uma tendência a relaxar e agir de forma mais prática. Evite discutir desnecessariamente. Touro - 21/04 a 20/05

Aproveite para amenizar problemas e valorizar suas interações. Curta os momentos a dois. Gêmeos - 21/05 a 20/06

Aproveite para superar as dificuldades que lhe afastam das pessoas que gosta. Insista nas relações.

Enviada por Fernando Bremmer/Cocaia

boneca da Barbie para vender? Diana exige que Artur - Tenho a BarbieArtur ginasta, a mande Jorge embora. Enviada por Ferdinando Euclides/ Cocaia a Barbie falaBarbie para noiva Diana eque Jorgedoutora nãopor tinha de provinteintenção cinco reais e a Barbie Um éhomem chega na balada e encontra vocar desquitada o incêndio. porDiana R$ 250. uma mulher e então dá um garfo a ela. não -aceita desculpa Comoa assim?! pore que a E ela pergunta: para quê o garfo, e ele querBarbie Jorge demitido. desquitada éClatão cara? responde: é por que eu to dando sopa, e rice liga para vem o celular - Porque com ode carro do ela diz: do mas sopa se come de colher, e ele Diana a apedido de Javier, Ken, casa Ken, os moveis mas aresponde: chamada caié na que eu sou difícil... do cai Ken...

guel mergulha para salvá-lo.

-

Vitória Record A-22h15, senhora tem

de 75 jogos

C D O R R I A D A E D N A S O D

conhece em um

Solução

A N D E R S

formato Jogos que você já

R C O R T E I A N D R A O L

NOVO

R D E S I F A E G R O N E S O N

Próximas Próximas emoções... emoções...

3/end — sif — ten. 4/dadá — viés. 5/adiós. 9/presságio.

“Minha “Minha Novela” Novela”

C OC O R M R I D IA EP S N D AS SO I O

Com a "Bola" toda!

C O M I P S A S I O

ece gaor-

São Longuinho São Longuinho

Nas últimas semanas, Aline CAÇA PALAVRAS Riscado e o comercial de uma cervejaria viraram o assunto na internet, com críticas em alusão à objetificação Aline Bernardes ficou bastante coe desvalorização da mulher. nhecida por participar do Concurso Na campanha de uma cerveMiss Bumbum no ano de 2012, ela jaria, a ex-bailarina faz o panão foi a vencedora mas graças as pel de Verão, uma garçonete suas curvas que realmente chaque desfila de minissaia e é mam muita atenção. Além disso a todo momento galanteada do estaSeparada morena desde desfiloumarço o carnaval jogador de defutebol pela escola sambaAmaury mancha pelos clientes. Esta semana, em entrevista à revista “Veja Nunes, Danielleestá Winits foi verde, palmeirense fanática O sertanejo solteiro Rio”, a modelo entrou na flagrada no chamego vem se oconsolidando nesse desde fimmaior do relacionapolêmica e rebateu as críticas com umcom bonitão Balneario ano, ela já posou nua para mento Jadeem Magalhães, à proposta do comercial: como mostra a Camboriu, Sexy, e foiSC, eleita Musa dajá em 2013. Luan Santana “Acho hipocrisia. O look da essedas registro aí, feito porem um Copa Confederações foi apontado como affair de Verão é bastante adequado leitor.A atriz, de 41 festivo anos, até 2013. E neste clima de Anitta, Bruna Marquezine, hoje do nãoMundo confirmou o fim do Copa a beldade está para uma garçonete que bairrona dopraia. Brás,Foi emtudo São Paulo, recebeu um super time de Bárbara Evans, Carol Belli trabalha relacionamento de três anos mos-O com a agenda cheia, e vem beldades tarde desta terça-feira (24). O coquetel de lançapensadona com muito cuidado e asoque ex-BBB Cacau Col-cair... com jogador futebol, mas trando não de deixou a bola coleção dapassasse marca Desagi para da quenova a personagem carisma,reuniu e não muitas vulgari-musas, lucci eque Aline Gotschalg. parece o término é mes-e mento dade”, contou ela em entrevista ao blog “Beira-mar”. mo para valer, e ela tem levaque fizeram todo mundo ficar babando. agora soltinho na pista ele “Passaram a mexer mais presentes, comigo, sim (risos). verãoMineneragora do de solteira. bastante, Amaury Entre as musas estavam Ana PaulaOe Tati estávida aproveitando é oAs ano todo,foram e em clicadas todos os com lugares! Aonde vou, tem sempre está morandooatualmente em ato. deu vontade mocinho pega irmãs vários modelos e ostentaram Doença séria... alguém falando ‘Vai, Verão!’ Miami, nos EUA. mesmo e faz a festa... muita boa forma e simpatia. Deram um show de beleza. Dois bebuns - um diz pro outro: - Você está com aspecto horrível! Você está doente? - Sim, estive no médico e ele diagnosticou deslocamento de Vidas órgão.-18h, Globo Sete Sete Vidas -18h, órgão? Globo -Lauro Deslocamento Alto Astral-19h, Globo l Love Paraisopolis-19h, Globo afirma adeMiguel que Durval tenta ser simpático comé isso? Nunca escutei falar. O que Cícero descobre que Isabel é o amor de sua vida. Marcos ameaça Laura eRosiafirBernardo. Vinícius prepara uma Ele disse que meu fígado foi pro saco... cleir beijou Timbó e expulsa ma que se ela não se casar coma Joaquim sente falta de Miguel. festa de aniversário para Irene. ele, Bia Gustavo irão para a irmã de ecasa. Máximo inventa Júlia e Felipe seguemEnviada Miguel Arthurzinho fica arrasado com aspor Eliseu Moraes/Pimentas cadeia. Scarlett avisa a Ricardo para Paulucha que sofreu um no encontro com Cida. diz críticas que recebe sobre Cida seu CD. que os dois ficarojunassalto e não lhe podem roubaram dié chamada para fazer uma aElisa Miguel que Luzia faleceu. Jútos. No altar, Caíque se surpresessão de fotos em uma agência nheiro do aluguel. Grego pede lia encontra o endereço do traPróximas emoções... ende quando Laura revela que de modelos. Pedroe fica preso nos a Olga que prepare o almoço balho de Joana acredita que não se casará com ele. Laura e Geração Brasil Em Família Meu Pedacinho de Chão destroços de um barco e João/Mide seuMarcos noivado com Mari. a menina seja parente de Cida. se casam. -19h, Globo -21h, Globo – 18h, Globo

Pegando geral...

S DR AR F O N I E C O R A D O M O S O F T E N E U I M ID SA RR IA VN ED LE AE R IA VR IA PN RO E SL AS GD S D A F ON I O M O S O U M I S R I V E L A I V I P R ES S A G

usom se os, nha dou unm a ndo am tas em tar,

mari@folhadoponto.com.br

15

© Empregado Revistas COQUETEL doméstico Motivo de desgaste de uma (?) religiosas: bedoméstico Motivo de relação desgaste Empregado tratamento bre um ato neditinos, franciscaLutador de MMA code uma relação na faseem destaque facilita o no texto. popular so(?) religiosas: beProcure e marque, no diagrama de letras, as palavras arquiteto doença normativo nos e carmelitas nhecido Aranha final do da tratamento bre um ato franciscaLutador como de MMA co- neditinos, na fase normativo nos e carmelitas nhecido como Aranha projeto final do da doença projeto da casa da casa Esposa de Esposa de (Mit.) O que você deve fazer quando perde algumaTor coisa Tor (Mit.) e não a encontra de jeito Dez, Relações Dez, em em o Relações algum? Segundo uma típica SIMPATIA brasileira, a melhor solução é invocar inglês Internainglês Internafamoso São LONGUINHO (originado da palavra “Longinus”, nome comum aos cionais cionais Peça cujo (sigla) (sigla) mártires). Quando o OBJETO reaparecer, só não pode deixar de agradecer-lhe, tamanho tamanho determina Movimento Alexandre, determina dando três pulinhos. Celebrado no dia 15 Alexandre, de março, o Movimento o tipo de que prece(?), rei oroda tipona de que preceoo (?), rei SANTO é especialmente popular na ESPANHA também deu o Surda e Macedôroda na deu o Surda Macedôbicicleta realismo nia ecom líder sua no BRASIL, apesar de existir apenas uma igreja bicicleta realismo nia e líder militar da Fim, em IMAGEM, em Guararema, interior de São Paulo. Segundo militar da Antiguidade Fim, em inglês Antiguidade estudos RELIGIOSOS, Longinus se chamava CÁSSIO e inglês Adeus, em Impõe gastos espanhol era um dos CENTURIÕES romanos escolhidos Impõe para vigiar Adeus, em gastos espanhol Cristo na cruz. Na Sexta-Feira Santa, ele cravou sua Condição do rio lança no CORAÇÃO de Jesus e acabou levando um jato Condição assoreado do rio de SANGUE nos olhos. Cássio sofria com um problema O médico que deiDroga assoreado de visão e, naquele instante, foi CURADO rapidaxou de popular Vitamina prestar mente. Converteu-se ao CRISTIANISMO e se refugiou médico que deidurante Droga doOlimão socorro os anos 60 xou de popular na Cesareia, onde virou MONGE. Ao ser descoberto, foi Vitamina prestar Sem voz durante Repouso decapitado, assim como outros MÁRTIRES necessácristãos. A do limão socorro Forma os anos 60 rio à história do santo é apresentada no Novo Testamento reduzida Sem voz Repouso saúde de "muito" por Mateus (27:54), Marcos (15:39) e Lucas (23:47). necessáForma Fritz Lang, Resposta iLUsTRaçãO: fERnandO rio à reduzida cineasta dos noiK F Y H D C Y U S T V H X saúde M Ç M U S X N E R austríaco vos, no de "muito" altar Apenas Fritz Lang, A C M E A R P N M A R T I R E S T Z R U P Ç Resposta Tecido Pedro (?): É formados noiGênero O R J Q T Ç L W U K R B W doYpor J O M Ç E N F K cortado cineasta declarou austríaco vos, no musical de modo o Dia E I N Q C U R A D O E Ç Ç prótons, D W O G de K Jay-Z L V A A Apenas oblíquo doaltar Fico elétrons e T S V J T N T G Q T W P WÉnêutrons R N H U B I R S R Tecido a pessoa Pedro (?): forma1 Gênero cortado declarou L T A Y P I M A G E M K N VerossíG P N F C G T E W da Santísdo por musical sima Trino Dia prótons, S I O E U T Z E Ç J T T E mil; GacreS I C de F Jay-Z I P Õ Mde modo ditável dade (Rel.) do Fico oblíquo elétrons e Q A Q M Q Z U J W B O B G nêutrons Q F U B Z O Símbolo I I deO (?) 1a pessoa públicas: Ç N E K O Ã Ç A R O C D F VerossíE U G N A S resistência L R J da Santísruas e elétrica sima TrinX I Y Q S O R P C Ç U Q Bmil;QacreH N E E O A(Eletr.) U X avenidas dade (Rel.) ditável(?): em situaV S I M P A T I A K A Z P Numa V L O M Y S K T R ção favorável (pop.) (?) Símbolo de L M D J C F W N M I B R A Sinal S antecipado I L J Y D resistência Ç N I públicas: S O H L S Ç O W A G A T H pelo A pio T da coruja S U M K Kelétrica E E ruas e avenidas 42 S D L H A H N A P S E Ç YBANCO S V O I S S A(Eletr.) C Q Numa (?): em situa9 ção favorável (pop.) Solução Sinal antecipado Solução Jogos que você já pelo pio da coruja conhece em um BANCO 42 popular sofacilita o www.folhadoponto.com.br Revistas COQUETEL arquiteto (?) precoce: Consulta Função do ©

D A T S I IA CG BO ON S O S A T I C B O

S

A fila anda...

CAÇA-PALAVRAS www.coquetel.com.br Consulta Função do (?) precoce:

DE 05 11 A DE JUNHO, DE www.coquetel.com.br 2014

M A R T I R E S R M E A D O O L T N H I S A G E M G N G E J E I I Õ B U O I A R O C E U G N A S R N O U I A O S T N B R A S I L N A E A P S E O I S S A C

ma em ada ver puda

Marilene Ferreira

Vem Verão...Vai MODINHA DOVerão... BRÁS

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

C R I C U R S T I M I A N O Ã Ç I O S I M P A T M O A H N

Mirae e ira, ões ade esnto, ainem

GUARULHOS, mari@folhadoponto.com.br

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

15 23

3/end — sif — ten. 4/dadá — viés. 5/adiós. 9/presságio.

onto!

CURTAS Marilene Ferreira CURTAS

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015 GUARULHOS, DE 26 DE MARÇO A 1º DE ABRIL DE 2015

Geremy Batins

Câncer - 21/06 a 21/07

Libra - 23/09 a 22/10

Momento para as trocas em suas relações de amizade. Aproveite a autoconfiança.

Encarar seus defeitos de forma mais natural. Ao mesmo tempo, você se valorize mais.

Procure conduzir melhor suas responsabili-

um bom momento para exercitar a gentileza e o companheirismo. Afaste-se de conflitos.

Leão - 22/07 a 22/08

dades e lidar com demandas mais complexas. Virgem - 23/08 a 22/09

Aproveite o momento para cuidar tanto de sua aparência física quanto de sua mente.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12

Está sugerindo uma fase positiva para trazer maior qualidade à rotina e para melhorar sua atuação.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Procure ser mais flexível para perceber as belezas ao seu redor. Se doe um pouco mais.

Aquário - 21/01 a 19/02

Aproveite a alegria de estar ao lado das pessoas que ama! Alegre-se com seus entes queridos. Peixes - 20/02 a 20/03

Sua generosidade tende a lhe colocar em posição de destaque no meio social.


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 11 A 17 DE JUNHO DE 2015

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 296  

Jornal Folha do Ponto - De 11 a 17 de junho de 2015

Edição 296  

Jornal Folha do Ponto - De 11 a 17 de junho de 2015

Advertisement