Page 1

Guarulhos, 28 de maio de 2015

Ano V - N.º 294

COWBOY FECHA A “PORTEIRA” Após o corte das horas extras pelo governo, o secretário de Esportes Wagner Freitas determinou o fechamento das praças esportivas no fim de semana Págs. 10 e 11

POMBOS COMEÇAM A SER EXPULSOS DAS ESCOLAS

VAGAS DE EMPREGO Pág. 18

1 COPA JAIR GALHARD COMEÇA COM EMOÇÃO A

Pág. 17

Págs. 6 e 7 O secretário de Educação, Moacir de Souza, explica a implantação de tecnologia para espantar as aves

KIKO TOMA POSSE NO SOLIDARIEDADE Empresário é o novo presidente da sigla na cidade

Pág. 9


02

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015


GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

Opinião

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

PONTO DE VISTA PONTO SEM NÓ Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br

Sebastião Alemão

alemao@folhadoponto.com.br

ABANDONANDO O BARCO

O INÍCIO DE UMA LIMPEZA NO FUTEBOL BRASILEIRO O futebol mundial foi pego de surpresa na manhã desta quarta-feira (27). Sete cartolas da Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF, ex-governador de São Paulo e vice-presidente da Federação, José Maria Marin, foram presos pela polícia suíça em parceria com o FBI em Zurique onde se preparam para participar de uma reuniáo da entidade máxima do futebol no Mundo; um oitavo se entregou às autoridades. Todos são acusados de envolvimento em um forte esquema de corrupção. Depois das prisões, a Fifa afastou todos suspeitos dos cargos e eles serão extraditados para os EUA. O fato, que ganhou repercussão nos quatros cantos do mundo, já está respingando no Brasil. A Polícia Federal entrou nas investigações e visitou empresa de propriedade de Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo, e responsável por negociar os direitos de transmissão da Copa do Brasil e das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Há quem diga que a bombástica investigação manchou profundamente o esporte no mundo Mas não vejo desta forma. Agora ou nunca, o futebol será passado a limpo, inclusive (e principalmente) no Brasil, e os cartolas corruptos serão obrigados a mostrar a cara para os milhões de torcedores.

O empresário Nasser, fiel escudeiro do prefeito Almeida, parece que está abandonando o barco petista. Pelo menos é o que vem propagando e resmungando aos amigos e inimigos (são muitos). Nas conversas, ele reclama do governo e da classe política, dizendo que só tomou prejuízo enquanto esteve perto do poder. Fala que vai cuidar da vida pessoal.

INGRATIDÃO Na verdade, o empresário “financeiro” não tem nada do que reclamar do PT e do amigo Almeida, porque durante os últimos seis anos deitou e rolou, mandou e desmandou nos bastidores da prefeitura, dando ordens e se dizendo amigo do “homi”, inclusive, construindo prédios já encomendados para alugar ao poder público. Agora na primeira crise já está abandonando, e olha que a maioria dos petistas está gostando.

ALMEIDA PASSA O FACÃO O prefeito Sebastião Almeida não perdoou os vereadores da sua base de governo, inclusive petistas, que apoiaram a emenda que aumentava em cerca de 2,5% o índice de aumento salarial aos servidores municipais. No mesmo Diário Oficial da última sexta-feira (22), que sancionou a lei que concedeu 6% aos funcionários públicos, passou o facão em servidores comissionados indicados pelos vereadores “traíras”. Confira a lista: Marcelo Seminaldo (PT) – sete, Marisa de Sá (PT) – cinco, Rômulo Ornelas (PT) – quatro, Heleno Metalúrgico (PDT) – quatro, Alexandre Dentista (PSDC) – seis, Toninho Magalhães (PTC) – quatro.

NÃO COMEMORE

A população e os desafetos dos parlamentares não devem comemorar a atitude do prefeito. A mesma caneta que demitiu, vai reintegrá-los. Boa fonte do governo garante que é só a poeira baixar, que eles vão voltar. Para isso, integrantes do governo já enviaram recado aos “retalhados”: “Fiquem tranquilos, todos vão voltar, mas é preciso reconstruir a relação”.

O PARAÍSO NÃO É LOGO ALI

IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

Um alto integrante da cúpula petista deu sua opinião sobre a queda de braço do secretário Wagner Freitas com o governo no episódio do fechamento dos próprios municipais. “O Wagner quando entrou no governo, pensava que o céu era perto, mas depois descobriu que precisava tomar dez conduções “em horário de pico” para chegar lá”.


GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

05


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

CIDADE

TECNOLOGIA MODERNA EXPULSA

Secretário de Educação, Moacir de Souza, fala com exclusividade ao Folha

Durante muito tempo, as crianças da EPG Anita Malfatti, na Ponte Grande, não sabiam mais o que era brincar na quadra e no parque da escola. As atividades nestas áreas estavam proibidas pela diretora Karina Gonçalves de Souza por conta de um único motivo: as fezes deixadas pelos pombos que invadiram a escola. Recentemente, a Secretaria de Educação determinou a instalação de um sistema anti-pombos na EPG Anita Malfatti. Praticamente, 24 horas depois, a quadra e o parque já estavam ocupados pelos alunos. “Após a instalação do sistema, não apareceram mais os pombos e pudemos aproveitar os espaços externos da escola. Antes, devido aos ninhos e a sujeira que essas aves deixavam, a quadra e o parque não eram utilizados, pois eu temia que as fezes transmitissem algum tipo de doença aos nossos alunos”, contou Karina. O sistema não só deu certo na escola da Ponte Grande, mas também em outras 19 que, até o momento, receberam a tecnologia da empresa Consórcio Robotx - Monte Azul. Nos próximos dois anos, todas as 139 escolas da Prefeitura de Guarulhos, os nove Centros de Educação Unificados (CEUs), o Teatro Adamastor Centro, as bibliotecas Luís de Camões e Fernando Pessoa, o Núcleo de Atendimento Especializado Alice Ribeiro, o galpão do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação e a própria sede da pasta, no Macedo, estarão equipamento com o “anti-pombos”. Mas o contrato da Secretaria de Educação com a empresa Consórcio Robotx – Monte Azul vem sendo explorado negativamente na cidade, segundo o secretário Moacir de Souza, por conta de seu valor: R$

9,5 milhões. Os comentários estão sendo considerados por ele como “maldosos”. “Em dois anos, teremos 154 equipamentos instalados em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação. Se dividirmos o valor do contrato pelo período de cinco anos, que é o da garantia, e o número de alunos da rede municipal, que hoje é de 116 mil, estaremos pagando R$ 0,04 por aluno, por dia. O custo-benefício é muito bom e temos uma grande economia para os cofres públicos”, explicou. O contrato será pago com recursos vinculados na Educação.

Problema vinha preocupando as escolas há mais de 6 anos “Os pombos são uma questão de saúde pública. Eles são a nossa pior praga urbana e se constituíram em um problema muito sério, não somente para a Secretaria de Educação, mas para os equipamentos esportivos e de saúde da cidade”, explicou o secretário de Educação, Moacir de Souza (foto). Desde que o início de sua gestão, em 2009, Moacir garante que já tentou de tudo para expulsar os pombos das escolas municipais. “Implantamos telas, linhas de nylon, espetos, um tipo de gel-repelente que vende no mercado, e mobilizamos equipes para limpezas constantes. Nada

resolveu. A gente ficava preocupado 24h por dia com a saúde dos alunos da rede municipal. Agora, não tenho dúvidas ao dizer que este problema está resolvido”. garantiu o secretário. As aves, chamadas de “ratos de asas”, são transmissoras de muitas doenças. A mais conhecida é a criptococose, provocada especialmente pela inalação de poeira contendo fezes de pombos. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, febre, tosse e sonolência. Entretanto, especialistas dizem que os animais podem transmitir mais de 75 tipos de doenças.

“Sistema bagunça o GPS das aves” O equipamento que está sendo implantado nas escolas da Prefeitura de Guarulhos emite ondas eletromagnéticas que atingem o bico dos pombos deixando as aves desorientadas. “As aves se locomovem seguindo os polos magnéticos da Terra. Esta tecnologia emite ondas eletromagnéticas que bagunçam o sistema GPS dos pombos. A sensação que

a ave tem é a mesma que um ser humano com labirintite. Então, no raio de ação do sistema, ele fica desorientado e não permanece no local”, explicou o secretário Moacir de Souza. Mas, para onde os pombos vão, já que não conseguem mais ficar nas escolas? O secretário respondeu, bem-humorado, sem pensar duas vezes: “não sei, e não me interessa”.


www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

07

POMBOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

do Ponto sobre os gastos para equipar escolas e garantir a saúde dos alunos

Escolas da rede municipal aprovam sistema anti-pombos “É uma maravilha”. Foi o que disse a diretora Karina Gonçalves, da escola Anita Malfati, no bairro da Ponte Grande. A escola já recebeu o sistema que evita a proliferação dos pombos. “Foi a melhor coisa que aconteceu, nunca mais apareceu pombo por aqui. Nem na escola, nem nas casas vizinhas, a mudança foi total. Só quem passou pelo problema é que sabe”. No cargo há um ano, Karina sabe bem como era a situação: “As crianças não conseguiam andar na área externa da escola e no jardim por conta desses bichos. A nossa quadra também ficava suja, porque eles faziam ninho nas barras

Karina Gonçalves

de sustentação da cobertura. Houve vezes que não era possível realizar atividades por causa das fezes desses animais”, relata Karina. O ápice do problema aconteceu no meio do ano passado, quando até os moradores vizinhos e pais dos alunos foram reclamar dos animais. “Eles ficaram preocupados com a saúde das crianças, porque a gente sabe que esses bichos transmitem doenças, e também tinha a questão da crise da água, a funcionária lavava de manhã, a tarde já estava tudo sujo de novo.”. A escola atende cerca de 230 crianças, entre quatro a oito anos. Vizinha dela, ainda se encontra a UBS da Ponte Grande. Na escola Capitão Gabriel José Antônio, na Flor

Hoje, na escola, limpeza é total

da Montanha, a situação era parecida “Era muito pombo. Eles voavam no meio dos alunos, no meio dos funcionários, inclusive com casos em que caiu a sujeira do pombo na pessoa”, explica a vice-diretora Alice Tendolini. Outro problema era durante o horário de intervalo das crianças, onde era comum as aves sobrevoarem o refeitório e alimentos dos estudantes. O sistema foi implantado no começo de maio, e a mudança, segundo a vice-diretora, foi imediata. “Foi muito rápido, nunca mais apareceu. Alguns funcionários dizem que vem ou outra aparece algum, mas do jeito que estava antes, nunca mais. Eu não tenho o que reclamar do sistema”.

Alice Tendolini

“Não vejo a hora de ter a tecnologia na Zuzu Angel”

Maria Inês espera a tecnologia na escola

Enquanto isso, na região de Bonsucesso, a escola Zuzu Angel ainda não tem o sistema instalado e sofre com os problemas causados pelas aves. “A situação aqui é caótica. Os beirais do telhado estão imundos, o pátio fica tomado por fezes desses pombos, e nós não temos funcionários suficientes para limpar a sujeira”, explica Maria Inês Neves, diretora da escola. Uma das medidas que a direção da escola tomou para tentar evitar os animais foi a instalação de um portão para que os pombos não consigam voar em algumas áreas da escola, medida que não fez muito efeito. “Não adiantou muito, eles conseguem voar pelo refeitório, inclusive já teve casos em que caiu fezes no prato

dos alunos, ovo de pombo, eles dominam a escola”, revelou a diretora. Outro problema apontado por Maria Inês é o fato de a escola ter dois andares, alguns trechos do telhado são de difícil acesso para os funcionários da limpeza conseguirem higienizar, fato que já atrapalhou a organização da escola. “Alguns beirais ficam impossíveis de limpar, aí a sujeira acumula e fica um cheiro insuportável”. Apesar de não ter data exata, a escola está no cronograma para receber o sistema anti-pombos, e a diretora não esconde o desejo de ter logo o equipamento. “Eu não vejo a hora. É uma reclamação dos pais dos alunos, dos funcionários e professores. Nossa expectativa é que o problema seja resolvida o mais rápido possível.

Ninhos de pombo em toda a escola

Sujeira acumulada no pátio


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

Feche a caixa d’água

Mantenha bem tampados baldes, tonéis e barris

GUARULHOS CONTRA A DENGUE Não acumule água nos pneus

Não deixe água nos pratos dos vasos

Vamos acabar com o mosquito em nossa cidade. Para acabar com a dengue, Guarulhos precisa se unir e cada um fazer a sua parte. Vamos botar o mosquito para fora da nossa casa. Evite água parada para eliminar os focos da dengue. Caso tenha febre alta com dor de cabeça e dores no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima. Se todo mundo ajudar, a dengue não vai entrar. Disque Saúde: 0800-7722986.

Saiba mais: www.guarulhos.sp.gov.br


Entrevista Cidade

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

09

KIKO MAGALHÃES ASSUME A PRESIDÊNCIA DO PARTIDO SOLIDARIEDADE EM GUARULHOS

O empresário Kiko Magalhães é o novo presidente do Partido Solidariedade. Ele assumiu a direção sigla no lugar de José Barros da Silva Neto, que estava à frente da legenda desde que o partido surgiu em Guarulhos, há pouco mais de um ano. A cerimônia de posse ocorreu no hotel Slaviero, na segunda-feira. “É uma nova missão na minha vida, uma nova Fotos: Ivanildo Porto/Guarulhos Hoje

etapa, e vou contar com a colaboração de todos para fazer o partido crescer ainda mais na cidade”, disse Kiko Magalhães. “O que eu posso dizer é que não vamos trazer para o Solidariedade em Guarulhos vereadores com mandato, pois não é interessante no momento. Já temos possíveis candidatos para as próximas eleições”, completou. O Partido Solidariedade conta atualmente com 43 mil filiados no Brasil, 16 mil deles só no estado de São Paulo. Nas últimas eleições a legenda elegeu 18 deputados federais e 23 estaduais em todo o Brasil, um e dois respectivamente no estado de São Paulo. “Estamos na expectativa para as eleições de 2016, nossa primeira para vereador e prefeito, e é um desafio que vai fazer nosso partido crescer. Com gente nova na diretoria em Guarulhos, daremos um gás no Solidariedade municipal”, afirmou David Martins de Carvalho, presidente estadual do partido. Diversas personalidades de Guarulhos prestigiaram a posse no novo presidente municipal do Partido Solidariedade. Kiko clamou para que todos se unissem, independente de partido político, para discutir o futuro de Guarulhos e realizar um trabalho conjunto, pensando no crescimento da cidade.

METALÚRGICO DE GUARULHOS VÃO AO SENADO DEFENDER REPROVAÇÃO DO PACOTE FISCAL

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região estão em Brasília acompanhando no Senado as votações das Medidas Provisórias 664 e 665, que fazem parte do pacote fiscal do governo. Participam Josinaldo José de Barros (Cabeça) e Pedro Pereira da Silva. Eles integram delegação da Força Sindical, que desde ontem (26) conversa com senadores e faz panfletagem contra as Medidas. Cabeça diz: “Os Senadores estão votando a favor do pacote que quebra direitos trabalhistas e previdenciários.

Nossa parte, que é fazer corpo a corpo e pressionar, estamos cumprindo. Mas não estou muito otimista, não”. Ontem, o Senado aprovou a MP 665, que atinge o segurodesemprego e o pagamento de abono salarial. Hoje, deve votar a MP 665, que agrega emenda reduzindo os prejuízos do Fator Previdenciário. Pedro conta: “Não vi outra Central Sindical aqui. Isso é ruim para os trabalhadores. A hora pede unidade de ação, principalmente contra o fator”, diz.


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

CIDADE

SECRETARIA DE ESPORTES FECHA

Governo suspende horas extras e obriga o secretário Wagner Freitas a fechar praças espor

Por Jordan Mello

“Se tem alguém aqui nessa cidade que defende o esporte, sou eu”. Com essa frase, o secretário de Esportes Wagner Freitas começou a entrevista exclusiva ao Folha do Ponto. O chefe da pasta deu sua versão sobre a polêmica do corte das horas extras aos servidores que resultou no fechamento

no último final de semana, das praças esportivas da cidade, principalmente dos estádios Cicero Miranda e Oswaldo de Carlos, fechamento que acabou cancelando a quinta rodada da Divisão Especial do Campeonato Municipal de futebol amador, organizado pela Ulafa (União das Ligas e Associações do Futebol Amador de Guarulhos).

“ECONOMIZAMOS R$ 28 MILHÕES”

Citando a já conhecida crise financeira que afeta toda a administração do prefeito Sebastião Almeida (PT), o secretário ressalta a situação que encontrou ao assumir a secretaria e as medidas tomadas para se adequar a situação encontrada. “Eu economizei R$ 28 milhões nesses dois anos e meio, e que foram retidos pela prefeitura por conta da crise. Com esse dinheiro eu poderia ter construído 24 campos sintéticos na cidade. Mas eu mudei as estratégias, levei o ônus por isso, mas eu sabia que estava fazendo o melhor para a cidade. Quando eu assumi, não tinha uma bola, não tinha baralho, tabela de basquete, os ginásios estavam abandonados, não havia nem tinta para pintar estes locais. O que nós não poderíamos ter feito com esse dinheiro, quantas crianças e pessoas de comunidade carente não poderiam ter sido ajudadas?”, indaga Wagner, afirmando ainda que nunca pediu “um centavo” ao prefeito Almeida.

“NÃO FUI INFORMADO PELO GOVERNO”

Sobre o vereador e presidente licenciado da Ulafa Tico Emerson (PT do B) ter afirmado na imprensa que teria resolvido o impasse a tempo da realização da rodada do campeonato amador, Wagner é enfático: “Não foi bem isso que aconteceu. Ele exagerou ao dizer que tinha resolvido o problema das horas extras. A hora extra consumida pelo departamento de braçais da secretária gira por mês em torno de 2.300 horas. As quadras e ginásios funcionam depois do horário de expediente, existem treinos que acabam perto das 22 horas. O Cícero Miranda e o Oswaldo de Carlos abriram nas duas primeiras semanas de maio sem os funcionários receberem hora extra. Ele precisa reconhecer o nosso trabalho, nós pagamos a arbitragem de todos os jogos por um ano inteiro”. Freitas disse que ouviu da boca do vereador que o mesmo teria conseguido junto ao secretário de Governo Benedito Aparecido da Silva, o Benê, 280 horas para viabilizar a realização da rodada, fato negado por Wagner. “Eu não fui informado. Não recebi nenhum documento oficial ou telefonema do Benê avisando sobre essas horas. E tem outra coisa, os servidores já tinham cumprido 1.100 horas nos dois primeiros finais de semana de maio sem receber”.

“É PRECISO TER RESPONSABILIDADE”

Questionado se a secretaria precisa ficar de fora da lista de cortes, o secretário pondera: “É preciso ter responsabilidade. Nós sabemos da situação financeira da cidade, estamos em um momento de reajuste. A nossa pasta vem diminuindo substancialmente seus recursos. Nos últimos três meses do ano passado, diminuímos 50%. No início do ano, mais 30%. Só que eu tenho passado aos meus superiores que a pasta não pode zerar. A secretária de esportes funciona principalmente no final de semana e a noite, com as competições, ativida-

des esportivas, corridas, caravana do lazer, etc. Tudo é no final de semana, é uma secretaria que depende muito do complemento das horas extras. Nós precisamos manter o equilíbrio funcional”. Se declarando o secretário “que mais conseguiu recursos ao esporte em pouco tempo”, Freitas afirma ter conseguido R$ 10 milhões junto ao Governo Federal, mas que não teria sido aplicado ao município por conta de dívidas que a prefeitura tem com o Cadin. O secretário pediu mais atuação na área esportiva do vereador Tico Emerson e de todos os parlamentares.


www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

11

PRAÇAS ESPORTIVAS DA CIDADE

rtivas no último final de semana, rodada do campeonato amador foi suspensa

“VOTEI E VOTARIA DE NOVO NO ALMEIDA” Candidato a prefeito em 2012, Wagner Freitas ficou em terceiro lugar no primeiro turno daquelas eleições ao cargo de prefeito, sobrando Sebastião Almeida e Carlos Roberto (PSDB) no segundo turno, que foi vencido pelo petista. Hoje, membro da administração municipal, o secretário desconversou sobre um possível boicote por parte dos correligionários petistas de Almeida, mas não deixa de dar sua opinião sobre o momento político do país. “O povo está de saco cheio de ouvir e ver atos ilícitos do PT, e estão de saco cheio de ver o PSDB chamar o PT de ladrão. O povo quer solução, não quer mais essa picuinha nojenta entre os dois partidos e sim que os dois trabalhaem pelo melhor para a cidade. Mas eu não sou de ficar em cima do muro, eu votei no Almei-

da no segundo turno e votaria de novo se fosse hoje, porque ele era o melhor candidato naquela eleição. Político que fica em cima do muro é maricas. Agora, se eu gostasse do PT, eu era filiado deles. E se eu achasse que a cidade estava ótima, não teria saído como candidato a prefeito”, dispara. Sobre os motivos da escolha do candidato petista, o secretário vai além. “A humildade e o bom senso cabem em qualquer lugar. Eu não fui eleito, não consegui mostrar para as pessoas que eu era o melhor candidato. Eu tenho que ser humilde e apresentar o melhor candidato entre os dois. O Almeida tem um plano de governo, ele respeita as lideranças locais, dialoga com a política do município. Não vou, não entreguei, não entrego e não permitirei que um rico por ganância e vaidade, seja prefeito.

“SÓ NÃO SEREI CANDIDATO A PREFEITO SE ESTIVER MORTO” Apesar de estar “completamente de mãos dadas” com o prefeito até dezembro de 2016, quando encerra o mandato petista, Wagner garante que será candidato à prefeitura no ano que vem. “Eu defendo o Almeida, defendo o governo que eu estou, a minha pasta. Mas não significa que os meus entendimentos políticos

foram abandonados e que eu vendi a minha carreira política. Eu poderia ter me candidato a deputado no ano passado, e não significa que eu tenha que ficar de fora das eleições ano que vem. Se eu não estiver morto, com certeza eu serei candidato a prefeito”.

Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário de Governo Benedito Aparecido da Silva, afirmou ao Folha do Ponto que agendou reunião para esta quinta-feira (28) com o secretário de Esportes visando a solução do impasse criado no último final de semana. Somente após a reunião é que será

decidido se as praças esportivas do município serão abertas ou não neste final de semana. “Não é só os problemas que abrangem esses locais, e sim toda a estrutura que envolve a secretaria. É isso que vamos discutir com Wagner Freitas”, explicou Benê.

REUNIÃO ENTRE GOVERNO E FREITAS VISA SOLUÇÃO

“SECRETÁRIO PODE CONTAR COMIGO PARA RESOLVER O PROBLEMA” Apesar de afirmar que foi “pego de surpresa” pela não realização das partidas no último final de semana, Tico Emerson demonstrou interesse em lutar ao lado do secretário Wagner Freitas por melhorias ao esporte guarulhense. “Eu não tenho nada contra o secretário Wagner Freitas, ele sempre ajudou a Ulafa, inclusive com o pagamento dos árbitros para as partidas do campeonato, e pode contar com esse vereador para defender qualquer assunto que seja interessante para o esporte em Guarulhos. A gente sabe que o orçamento da secretaria está diminuindo, mas nós vamos lutar para que seja o contrário, que se possa investir cada vez mais no Esporte da cidade”. O vereador, inclusive, protocolou na Câmara Municipal, um reque-

rimento solicitando a relação de horas extras prestadas por funcionários da secretaria de Esportes que trabalham nos próprios municipais.

ULAFA AGUARDA REUNIÃO DO GOVERNO Já o presidente da Ulafa em exercício Felisberto Ferreira de Souza (Cabeção), afirmou que aguarda até quinta-feira – após a reunião entre Governo e secretaria de Esportes – para avisar as equipes se haverá ou não a 5ª rodada do campeonato amador. O dirigente e jogadores do campeonato amador ficaram irritados com o impasse da última semana, já que toda a estrutura para a realização da rodada já havia sido acertada pela Liga.

Vereador Tico Emerson e Felisberto Cabeção


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

Cidade

ÁRVORE DE NATAL DA ASCAD É A MAIOR DO PAÍS, SEGUNDO RAKING BRASIL

Vereador Romildo Santos e a esposa Sidinéia felizes com a premiação

Com um gostoso café de manhã que ocorreu nesta quarta-feira, dia 27, para comemorar os aniversariantes do mês, a Associação Comunitária e Assistencial do Jardim São Domingos (ASCAD), apresentou a comunidade o troféu e certificado que deram a árvore de Natal da entidade o título de a maior feita em garrafas PETs do Brasil. Sob supervisão da presidente da Ascad, Sidnéia Santos, do estudante de engenharia Eduardo Takamura Bosqueti, a árvore ganhou forma no Parque Dom Luiz Gonzaga Bergonzini. Para chegar aos 14,87 metros de altura, a árvore precisou de mais de 5 mil garrafas PETs, to-

das doadas pela comunidade local. A árvore foi erguida com a ajuda da assessoria do vereador Romildo Santos (PSDB), que apoia a iniciativa, além de Aguinaldo Aparecido da Silva e José Ailton Tavares. Para 2015, contou Sidnéia Santos, a proposta é a de bater o recorde novamente, confeccionando uma árvore ainda maior. Comemoração – Além de apresentar o troféu e o certificado, foi realizada uma festa para comemorar o aniversário das senhoras que participam do projeto voltado para melhor idade, da Ascad, e das crianças da escolinha de futebol da entidade.

PAGODE, MACARRÃO E BELAS MULATAS NA FESTA DA UNIDOS DA VILA TIJUCO No Carnaval 2015, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba da Vila Tijuco conquistou, pela primeira vez com esta denominação (pois antes era GRES Portelinha), o grupo especial de Guarulhos. Agora, a escola quer chegar ao Carnaval 2016 com força para brigar pelo título de campeã. E com intuito de arrecadar fundos para a agremiação, a quadra da Proguaru será o palco neste domingo (31) da 1ª Macarronada com Pagode, que garantirá ao publico muita animação. A festa terá início às 13h com a apresentações da roda de samba Grupo Novafeição, show com belas mulatas, bateria da Treme-Treme, Theba Pytilla (rainha do Carnaval de São Paulo), Tarine Lopes (musa

do Caldeirão do Huck 2015), Fred Vianna (intérprete oficial da escola Mancha Verde) e, claro, a bateria Fúria do Samba da Unidos da Vila Tijuco. Na ocasião, será lançada a

Campanha do Agasalho. “Estamos nos empenhando muito para fazer um belíssimo Carnaval no ano que vem. As mulheres são 98% no comando da escola e queremos fazer bonito, pois Guarulhos merece”, afirmou Renée de Oliveira, vice-presidente da agremiação e diretora de eventos. Serviço 1ª Macarronada com Pagode Unidos da Vila Tijuco Data: 31 de maio, a partir das 13h Quadra da Proguaru Rua Arminda de Lima, 788, Vila Progresso Informações: 29373654 e 9.9711.5019 Convites: R$ 15,00


Cidade

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

13

SERVIÇOS PÚBLICOS DIVULGA BALANÇO DO 1º TRIMESTRE

A Secretaria de Serviços Públicos comandada por Eduardo Soltur, divulgou o balanço das atividades desenvolvidas neste primeiro trimestre pelas Administrações Regionais que são de sua responsabilidade. A cidade dispõe de sete administrações regionais. Elas atuam no atendimento de serviços de manutenção, conservação e limpeza da cidade, em parceria com diferentes setores da Prefeitura. Entre os serviços prestados estão limpeza de pontos de descarte irregular, manutenção de

Almeida e o secretário Eduardo Soltur

guias e sarjetas, limpeza e manutenção de boca de lobo, roçagem e capina em córregos e áreas públicas, limpeza de travessias e de galerias de águas pluviais. Com a implantação das regionais, a Prefeitura coloca funcionários e equipamentos mais próximos da comunidade, descentralizando e fortalecendo os trabalhos de manutenção na cidade. Balanço As regionais de Bonsucesso, Cumbica, Cumbica Industrial, Pimentas, Taboão, São João e Vila Galvão realizaram juntas a limpeza e varrição de mais de 7 km de vias; capina,

roçagem e limpeza de áreas públicas, valas de drenagem e de travessia de córregos em mais de 13 km; conservação de cascalhamento em 2.226 metros; limpeza de 927  bocas de lobo; remoção de 2.825 m³ de capim, entulhos, madeiras, volumosos, amianto e rejeitos; e remoção de 417 pneus. Para solicitar os serviços das administrações regionais, os munícipes devem dirigir-se a uma das unidades daCentral de Atendimento ao Cidadão – Fácil, para fazer o pedido, que deverá ser protocolado para acompanhamento.


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015


15

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

Ace

ACE REALIZA ENCONTRO DE NEGÓCIOS E LANÇA REVISTA Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos promove evento gratuito de networking na próxima terça-feira e apresenta novo produto A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos realiza na próxima terça-feira, 2 de junho, o 11º Encontro de Negócios, das 8h30 às 11h30, na sede da entidade, no Bom Clima. Nesta edição, além da oportunidade de os empresários realizarem networking e discutirem as consequências que a falta de água e energia elétrica pode trazer para seus negócios, será lançada a Revista Guarulhos Empresarial. O encontro é gratuito e será mediado pelo vice-presidente de Comércio da ACEGuarulhos, Jacques Miranda. “O tema desta edição do Encontro é muito pertinente, já que vivemos uma crise hídrica histórica, principalmente na região sudeste”, diz Jacques. “Discutiremos quais ações podem ser tomadas de curto e médio prazo, qual será o impacto do racionamento e outras questões com foco no segmento empresarial.” Participarão do Encontro o coordenador Brasil

da Área de Negócios de Sustentabilidade Energética e de Recursos Hídricos da W-Energy, Dimitrios Asvestas; o diretorpresidente da Agência de Saneamento Básico de Guarulhos, Plinio Tomaz; e o diretor de Meio Ambiente daACE-Guarulhos, William Paneque.

Foto: Divulgação

Revista

A novidade do Encontro da próxima semana fica por conta do lançamento da Revista Guarulhos Empresarial. O novo produto da ACE-Guarulhos substitui o jornal de mesmo nome, e tem o objetivo de aprimorar a comunicação entre a entidade, a classe empresarial – sobretudo com seus associados – e a sociedade guarulhense. A revista, que terá tiragem de 7 mil exemplares e distribuição gratuita, é um antigo anseio da ACE-Guarulhos. “Já fizemos uma revista anos atrás, a Siga. Agora, com a parceria firmada com uma empresa

“Evento será oportunidade de networking e terá a nova revista como presente aos empresários”, diz Jorge Taiar

especializada, temos a expectativa de fazer um produto ainda melhor”, aponta o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar. A Revista Guarulhos Empresarial será produzida pela empresa Mídia Kitcom Comunicação.


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

O D O R I G E T R O P ES

799

,00

2ª COPA OS DONOS DA BOLA

Bons jogos marcaram mais uma rodada da 2ª Copa Os Donos da Bola. No campo do Macedo, a equipe do Só Na Bola venceu a Família Botafogo por 4 a 1. Na segunda partida, o Atlântico venceu por 1 a 0 o C.A. Coroado. Já no campo do IV Centenário, o Arsenal do Bela Vista venceu por 2 a 0 a equipe do Jardim Vera. No outro jogo, o Unidos do Morro conseguiu grande reação. Após estar perdendo por 2 a 0, conseguiu o empate em 2 x 2 com o Atlético Acácio.

FERRUGEM É HOMENAGEADO Um dos melhores jogadores de futsal e futebol da cidade, Edson Ferrugem foi homenageado em festa na A.S.M.G. Vários esportistas compareceram para participar do evento beneficente, organizado pelos amigos Heyder Jô e Jemildo, que buscava arrecadar fundos para a viabilizar a compra de uma prótese. Ferrugem precisou amputar a perna direita em virtude da diabetes.

No próximo domingo (31), a rodada marca os seguintes jogos: No campo do Macedo às 11h, HS Macedo x Unidos do Morro. Às 12h30, Malokas/100 Compromisso x Os Parceiros. Às 14h, Ousadia e Alegria x Amigos do Morro. No campo do IV Centenário às 11h30, Brinco de Ouro x União Edu Chaves. Às 13h, Psicóticos x Novo Horizonte. Fechando a rodada às 14h30, Atlético Acácio x Chiclete Adams.

ARGENTINA NA SEMIFINAL DA COPA ACM A equipe da Argentina venceu de virada a Alemanha por 4 a 2 e garantiu vaga na semifinal da 2° Copa ACM. O seu adversário será definido entre Brasil, Itália, Espanha ou México. Os jogos são realizados no Ginásio de Esportes da ACM às segundas-feiras e quartasfeiras a partir das 20h30.

SEMIFINAIS DA COPA VETERANO SERVIDORES

Com a vitória do Inter Biricutico por 3 a 0 sobre o time dos Servidores, e o empate por 0 a 0 do Parque Jurema com o Peñarol, foram definidos os quatro semifinalistas da 20° Copa Veterano Servidores 34 anos.

Esporte

As partidas acontecem no próximo domingo (31) com os seguintes duelos: 10h – Parque Jurema x Estrela/1° de Maio. E às 11h30, Inter Biricutico x União Presidente Dutra.

ADP E AZ DE OURO NA FINAL DA 2A COPA SÃO RAFAEL

ADP e Az DE OURO são os finalistas da 2ª Copa São Rafael. As duas semifinais que decidiram as duas equipes à disputa do título foram disputadas com grande público. Na primeira partida, o ADP eliminou a forte equipe do Toa Toa/Mistura por 6 a 2. O destaque ficou para Léo, autor de quatro gols na partida. A partida se manteve equilibrada até o primeiro tempo, quando o placar ainda estava em 2 a 1. Mas na etapa complementar, o ADP dominou o jogo marcando mais quatro vezes. No outro jogo, Az de Ouro e Galácticos fizeram a semifinal dos invictos. Em partida equilibrada e com forte marcação, as duas equipes empataram em 2 a 2, levando a disputa para os pênaltis, Thiago e Alex marcaram para o Az, enquanto Douglas e Júlio fizeram pelos Galácticos. Nas penalidades, o Az foi melhor e venceu por 4 a 3. Já na disputa das semifinais do 1° Troféu Ricardo Santos, a equipe do Rachão B venceu o Reviravolta por 5 a 4.

No outro jogo, o Toa Toa B sofreu para conseguir a classificação para a decisão. Perdendo no 1° tempo por 4 a 3 para a equipe Padaria do Nei, a equipe conseguiu a virada, terminando a partida com goleada de 10 a 6. Gabriel foi o destaque do Toa Toa B com seis gols marcados. As finais da 2ª Copa São Rafael e 1° Troféu Ricardo Santos são realização do Bloco Paineira e tem a organização dos esportistas Fernando Henrique e Manezinho. As partidas serão disputadas no dia 7 de junho, com transmissão inédita em quadra aberta do site Futsal Amador. Rachão B x Toa Toa B (1º Troféu Ricardo Santos – Final) ADP x Az de Ouro (2° Copa São Rafael – Final)


Esporte

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

17

MUITA EMOÇÃO NA ABERTURA DA COPA JAIR GALHARD

Família Galhard

Guaru Jr.

Ginga Brasil

Com a presença de famíliares e de vários amigos do jornalista Jair Galhard, morto em outubro do ano passado, foi aberta no último domingo (24), no Campo do Alemão, no Jardim Acácio, a 1ª Copa Jair Galhard de Futebol Veterano. O público se emocionou com o pontapé inicial da primeira partida dado pelas filhas de Galhard, Geane e Rafaela, acompanhadas da viúva Meire, além de irmãos e sobrinhos do jornalista. Quando a bola rolou, a festa esportiva contou com três jogos de boa movimentação. A quarta partida não foi realizada pela

Arsenal

Bola na rede ausência da equipe do Paulistano, que perdeu por WO para o time do Raça Preta. Os outros encontros foram realizados dentro da normalidade, com os seguintes resultados: Ginga Brasil 1 x 0 Guaru Júniors, Bola na Rede 2 x 0 Veteranos do Acácio, Psicóticos 1 x 0 Arsenal. O secretário de Esportes Wagner Freitas, o vereador Tico Emerson e o colunista José Carlos Guimarães entregaram diplomas e camisas para a família de Jair Galhard.

Psicóticos

Veteranos do Acácio

NO PRÓXIMO DOMINGO (31), ESTÃO MARCADOS MAIS QUATRO JOGOS: 8h45 – Ginga Brasil x Veteranos do Acácio 10h – Psicóticos X Guaru Jr.

Tico e Wagner Fretas na homenagem

11h – Vitória x Havaí 13h15 – Picuinhas x União Brasil

Neto Lima apresentou o show de Forró

Guimarães entrega diploma à família


18

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

Cidade

Utilidade Pública

EMPREGOS

*ANALISTA DE REDES - Duas vagas disponíveis na região da Vila Galvão/Vila Ayrosa. Exige-se Ensino Superior completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.300,00. (3292255)

gião da Vila Paraíso (sexo masculino). Exige-se Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.400,00. (3227857)

-se Ensino Fundamental incompleto e seis meses de experiência. Salário de R$ R$ 2.189,00. (3296244)

que do Carmo/SP. Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.350,00. (3204966)

*MANOBRISTA (CNH B) - Três vagas disponíveis na região do Jardim Flor da Montanha (sexo maculino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.152,00. (3231998)

*OPERADOR DE USINAGEM Uma vaga disponível na região do Jardim São João (sexo masculino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.500,00. (3294929)

Mais informações nos seguintes endereços CIET:

*MANOBRISTA (CNH B) - Três vagas disponíveis na região do Itapegica (sexo masculino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.152,00. (3183409)

*POLIDOR DE AUTOMÓVEIS Uma vaga disponível no Centro de Guarulhos (sexo masculino). Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.400,00 (3293944)

*MECÂNICO DIESEL - Uma *INSPETOR DE QUALIDADE vaga disponível na região da Vila - Duas vagas disponíveis na re- Maria (sexo masculino). Exige-

*VENDEDOR EXTERNO (CNH "A")- Seis vagas disponíveis na região do Porto da Igreja e Par-

*AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL - Três vagas disponíveis na região de Cumbica (sexo feminino). Exige-se Ensino Superior completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.400,00. (3213685) *COSTUREIRA - Duas vagas disponíveis na região da Vila Endres (sexo feminino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.200,00. (3293565)

CENTRO - Rua Doutor Gastão Vidigal, 200 (Próx. ao Cartório de Registro Civil) VILA AUGUSTA - Rua Antônio Iervolino, 225 (Travessa da avenida Guarulhos) CUMBICA - Avenida Capitão Aviador Walter Ribeiro, 359 (Próximo ao Cartório do Cidade Jardim Cumbica) PIMENTAS - Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2.760 (Pq. São Miguel - próximo ao INSS)

SHOPPING BONSUCESSO REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM PARCEIRA COM O HEMOCENTRO SÃO LUCAS Ação será realizada nos dias 10 e 11 de junho dentro do empreendimento Nos dias 10 e 11 de junho o Shopping Bonsucesso, um dos principais centros de compras de Guarulhos, receberá a equipe do Hemocentro São Lucas que montará uma estrutura completa para coletar sangue de doadores. A iniciativa faz parte das ações do projeto “Bonsucesso do Bem” que visa trazer mais qualidade de vida, informação e conscientização para a comunidade. Para quem não tem tempo de ir até o Hemocentro para realizar a boa ação poderá aproveitar um passeio no Shopping para contribuir e reforçar os estoques de sangue do Hemocentro São Lucas que atende diversos hospitais na Capital e na Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, Osasco e ABC. No dia 11 de junho a campanha contará com a presença dos Doutores Sorrisologistas que prometem divertir e motivar ainda mais o público a participar da corrente de solidariedade. Para ser doador é preciso apresentar um documento com foto (RG), estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 67 anos, peso igual ou superior a 50 Kg, estar alimentado,

aguardando 1h30min após o almoço, evitando alimentação pesada e ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas. Não poderão ser doadores: pessoas que apresentarem sintomas de gripe ou resfriado, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que tenham feito cirurgia de grande porte nos últimos 6 meses, hepatite após os 10 anos de idade, possuam comportamento de risco para AIDS, tenham realizado endoscopia ou colonoscopia, tatuagem ou piercing  (6 meses). A coleta será realizada em frente à livraria Nobel das 10h às 17h. Contamos com a participação de todos. Serviço Campanha de doação de sangue Dias 10 e 11 de junho das 10h às 17h Em frente à livraria Nobel Local: Shopping Bonsucesso Estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 Jardim Albertina, Guarulhos - SP - 07252-000 shoppingbonsucesso.com.br Fone: (11) 2489-9690


GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

19


20

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015


P

o t n o

T

Por Thaís Arielle

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO 2015

n e e

thais@folhadoponto.com.br

#ficadica

Eventos Rola na semana ...

Labirinto de Filó - Grupo Pasárgada

Famosos

Juntinhos ♥

21

Astros do mundo teen

Depois dos longos abraços carinhosos e de terem sentado um ao lado do outro durante o Billboard Awards, há dez dias, Taylor Swift e Calvin Harris não têm mais por que esconder o relacionamento, que vinha sendo especulado desde fevereiro. Os dois ídolos da música pop foram fotografados deixando um restaurante de mãos dadas em Nova York, nos Estados Unidos, sem medo de ser feliz. Segundo a agência Grosby, o casal seguiu para o apartamento de Taylor após o jantar.

Cantora estrelará em nova animação da Disney

O espetáculo conta a história de Filó, uma minhoca curiosa, cheia de dúvidas e ideias na cabeça, e que de tanto pensar se perde num labirinto de buracos e túneis. 26 e3 1 / terça e domingo, as 15h - Indicação: Livre Entrada franca. Retirar ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do Teatro. Teatro Nelson Rodrigues Rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão. Guarulhos - SP

Elza e Fred - O amor não tem idade...

A integrante do Fifth Harmony Dinah Jane foi anunciada como uma das protagonistas de nova animação da Disney, ainda sem título confirmado. A cantora americana interpretará a primeira princesa de descendência polinésia na produção, e estrelará ao lado do ator Dwayne “The Rock” Johnson (“Velozes e Furiosos 7”). A animação ainda não tem previsão de estreia.

Música

Amigos, cantores e sócios

Demi Lovato e Nick Jonas estão lançando novo selo, juntamente com e seu empresário Phil McIntyre. Nomeada “SafeHouse”, será responsável pelo lançamento do quinto álbum da cantora. “Tenho trabalhado perto de Nick e Phil há anos, e compartilhamos o mesmo ponto de vista em relação a criar música. É incrível fazer parte desta nova empresa, onde tenho controle de todos os aspectos de minha carreira. Mal posso esperar para compartilhar o que estamos criando!”, declarou Demi à imprensa. Segundo o Nick Jonas, a “SafeHouse” iniciará com poucos nomes e a parceria com a Island Records dará acesso ao melhor marketing e a melhores divulgações disponíveis, contando com novos contratos num futuro próximo.

Cinema

O espetáculo focaliza o tema do envelhecimento em suas várias vertentes e desenvolve-se a partir do momento em que Fred se transfere para um novo prédio, logo após ficar viúvo. Neste novo endereço, Elza será sua nova vizinha. Ela, muito atirada e comunicativa, tenta viver intensamente cada dia, enquanto, Fred é hipocondríaco e muito quieto. Mesmo com estas diferenças e com a insistência de Elza, os problemas são superados, mostrando aos dois que nunca é tarde para amar.

05 de Junho - às 20h00 - Classificação: 12 anos Inteira: R$60.00 - Meia: R$30.00 - Promocional: R$45.00 - Pode ser comprado por qualquer pessoa até o dia 04/05. Teatro Adamastor Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Guarulhos - SP

Últimas do mundo da música

Estreia da semana

Terremoto - A Falha de San Andreas

Um terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray (Dwayne Johnson), um bombeiro especializado em restates com helicópteros, tenha que percorrer o estado ao lado da ex-esposa (Carla Gugino) para resgatar a sua filha Blake (Alexandra Daddario), que tenha sobreviver em São Francisco com a ajuda de dois jovens irmãos.

Classificação: 14 anos.


22

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


Tá no Ponto!

© Revistas COQUETEL

Motivo de desgaste Empregado doméstico de uma relação (?) religiosas: beLutador de MMA co- neditinos, franciscanos e carmelitas nhecido como Aranha

Consulta popular sobre um ato normativo

Dez, em inglês Peça cujo tamanho determina o tipo de roda na bicicleta

Alexandre, o (?), rei da Macedônia e líder militar da Antiguidade Impõe gastos

Relações Internacionais (sigla) Movimento que precedeu o Surrealismo Fim, em inglês Adeus, em espanhol Condição do rio assoreado

Sem voz Forma reduzida de "muito"

Repouso necessário à saúde

Fritz Lang, cineasta austríaco Apenas É formado por prótons, elétrons e nêutrons Verossímil; acreditável

1a pessoa da Santíssima Trindade (Rel.) (?) públicas: ruas e avenidas

Símbolo de resistência elétrica (Eletr.) Numa (?): em situação favorável (pop.) Sinal antecipado pelo pio da coruja BANCO

NOVO

I love Paraisopoles -19h, Globo Danda engole o anel de noivado que Lindomar colocou em um doce para ela. Ramira se preocupa com a dívida que Expedito tem com Grego. Timbó é obrigado a dar para Grego o dinheiro que ele desviou da Associação. Soraya exige que Júnior resgate o anel.

Babilônia -21h, Globo Inês diz para Celina que não vai deixar Beatriz conquistar as obras da prefeitura de Jatobá. Aderbal e família comparecem ao funeral do Secretário de Comunicação da prefeitura. Karen questiona Luís sobre a confusão na casa de Regina e ele inventa uma desculpa.

Os dez mandamentos -20h30, Record Mesmo diante da ajuda de Moisés, Zípora o trata mal. Nefertari diz estar magoada com Paser. Ramsés lamenta a falta que Moisés está fazendo. As irmãs de Zípora reclamam com ela pelo modo como tratou Moisés.

formato Acabamento em Espiral

+

Capa Dura de 75 jogos

Tenha muito cuidado com a forma como canaliza os seus rendimentos, seja objetivo. Gêmeos - 21/05 a 20/06

Alguém que estava distante poderá reaparecer, procure aproximar-se dela. Fará bem para você.

Libra - 23/09 a 22/10

Opte por uma relação cautelosa, não avance sem certezas, seja prudente na relação.

Discutir com familiares poderá lhe causar muita mágoa, evite trazer problemas antigos.

Levante a sua auto estima, pois tudo irá acabar bem, não ligue para o que vão pensar.

Será um período muito favorável para realizar o seu grande sonho, no campo do amor.

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Evite que a sua vida profissional manipule outros setores da sua vida, organize-se muito bem.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12

Será um período bem calmo, sem preocupações de maior importância, aproveite!

Solução

Enviada por Eusébio Mathias/ Cocaia

Geremy Batins

Câncer - 21/06 a 21/07

42

O garçom fala com o freguês: - O prato da casa hoje é língua ao molho madeira. - Não, língua não! Tenho nojo de qualquer coisa que sai da boca de um animal, diz o freguês repugnando. E o garçom cínico: - Então que tal uma omelete?

Horóscopo

Touro - 21/04 a 20/05

Resposta dos noivos, no altar Pedro (?): declarou o Dia do Fico

Tecido cortado de modo oblíquo

Gênero musical de Jay-Z

Próximas emoções...

Lígia apoia Irene, que sofre com as dificuldades da nova fase. Aníbal propõe um encontro com Guida. Arthurzinho inventa uma desculpa para Virgínia e convence a esposa a lhe emprestar uma grande quantia em dinheiro.

Para que a sua relação seja duradoura aposte no romantismo dentro da sua relação.

Vitamina do limão

Jogos que você já conhece em um

Sete Vidas -18h, Globo

Áries - 21/03 a 19/04

O médico que deixou de prestar socorro

Droga popular durante os anos 60

C D O R R I A D A E N D A S O D I C O O M S I P S I A S G I O

“Minha Novela”

(?) precoce: facilita o tratamento da doença

R A E N D D E R L S F ON S M I E L V S A

Karen Brustolin, namorada de Alexandre Nero, comentou com amigas próximas que estaria grávida do ator. E pediu segredo. Ainda não tem nada confirmado. O papo que rola é que a moça está pressionando o comendador para casar. Quem o conhece bem sabe que Nero é cheio de amor para dar e não está disposto a se amarrar no momento. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

Escalada para voltar à TV como a protagonista da novela "Além do Tempo", de Elizabeth Jhin, que vai ocupar a faixa das seis no lugar de "Sete Vidas", a atriz Alinne Moraes vai interpretar Lívia, a mocinha que vai roubar o noivo de Paolla Oliveira na trama. De acordo com o jornal "Extra", a mudança no visual foi feita pelo cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi e o papel será o primeiro trabalho de Alinne depois do nascimento de seu primeiro filho, Pedro, que completou um ano no início do mês. Em "Além do Tempo", com previsão de estreia para julho, Lívia será rival da vilã Melissa, interpretada por Paolla Oliveira. Melissa estará de casamento marcado com Felipe, o fazendeiro produtor de vinhos interpretado por Rafael Cardoso, mas o rapaz se apaixona por Lívia e a vilã fará de tudo para reconquistar o rapaz.

Função do arquiteto na fase final do projeto da casa Esposa de Tor (Mit.)

R R E C O F T E I R A N E R A N O D A O M O U R I V A I P R ES

Cegonha a vista...

SAINDO DA GELADEIRA...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

D S I A G O N S O S A T I C B O

Marilene Ferreira

mari@folhadoponto.com.br

23

3/end — sif — ten. 4/dadá — viés. 5/adiós. 9/presságio.

CURTAS

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Seja prudente com todos os seus gastos, foque somente em coisas necessárias e não supérfluas.

Aquário - 21/01 a 19/02

Não espere que o amor vá até você, faça você mesmo a sua trajetória no amor. Peixes - 20/02 a 20/03

Seja mais generoso com que você ama, não prejudique a sua relação devido à sua teimosia.


24

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 28 DE MAIO DE 2015

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 294  

Jornal Folha do Ponto - 28 de maio de 2015

Edição 294  

Jornal Folha do Ponto - 28 de maio de 2015

Advertisement