Page 1

“DEVOLVA NOSSA RÁDIO”

ENTRE NESSA CAMPANHA PARA DISCUTIR AS CONCESSÕES DE RÁDIO E TV DE GUARULHOS Guarulhos, 14 a 20 de maio de 2015

Ano V - N.º 292

CAIU EM ITAQUERA ... já era! O Corinthians decepcionou sua torcida, na noite desta quarta-feira, ao perder pelo placar de 1 a 0 da equipe do Guarani (Paraguai) e ser eliminado, em pleno Itaquerão, da Libertadores. O São Paulo também deu adeus ao torneio ao perder para o Cruzeiro nos pênaltis.

ELES PODEM EMPORCALHAR “SOU CONTRA” Pág. 6

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, o “Cabeça” fala ao Folha do Ponto sobre o projeto de terceirizaçao

Pág. 9

Em total desrespeito à legislação municipal, vereadores e a própria prefeitura não cumprem a lei que eles aprovaram anos atrás

VAGAS DE EMPREGO Pág. 10

SAÚDE PARTICIPATIVA

NOVOS TEMPOS, NOVAS IDEIAS

Almeida discute com a população metas para a Saúde

Petistas lançam movimento na cidade, de olho em 2016

Pág. 7

Pág. 4


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

PONTO DE VISTA PONTO SEM NÓ Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br

Sebastião Alemão

alemao@folhadoponto.com.br

“VAI PROVAR DO PRÓPRIO VENENO”

ELE, AGORA, VAI FALAR! Não adianta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontar suas agruras contra a imprensa, acusando-a de “transformar bandidos em heróis”, numa referência ao doleiro Alberto Youssef, primeiro a aceitar o acordo da delação premiada. Agora é a vez do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, se dispor a abrir a boca. Nesta quarta-feira (14), Pessoa assinou acordo de delação premiada pelo qual contará o que sabe aos investigadores da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos na Petrobras. O empreiteiro - que esteve preso entre novembro do ano passado e o final de abril, e hoje usa tornozeleira eletrônica por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) - também prometeu devolver R$ 55 milhões que teriam sido desviados da Petrobras. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a UTC de Pessoa fazia parte do “clube” de empreiteiras que sistematicamente, e em acordo prévio, frustravam licitações de grandes obras da Petrobras. Segundo o MPF, as empresas ajustavam previamente qual delas iria sagrar-se vencedora das licitações, manipulando os preços apresentados no certame. Agora, sob o acordo de delação premiada, o empreiteiro vai falar tudo o que sabe e, com certeza, trará novidades às investigações e deixará o governo em mais uma situação de desconforto. E Lula não venha dizer que a imprensa endeusa bandidos, pois Pessoa, teria doado uma boa quantia para a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). Se isso é verdade, nessa época o empreiteiro não seria considerado mais um bandido preso pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A verdade é que os alicerces do Palácio do Planalto voltará, mais uma vez, a tremer.

Depois da nota desta coluna na semana passada, informando que o ex-vereador Eraldo Souza (foto), presidente do PT do B, vem dizendo que ficará no Governo até junho do ano que vem para usufruir dos benefícios da máquina e depois migrar para a oposição, um filiado e pré candidato a vereador pela legenda entrou em contato com o jornal, pedindo para não ser identificado e saiuse com esta: “Eu e mais uns dez candidatos aproveitaremos também do PT do B e dos benefícios do governo, ficando até o último prazo. Depois, cairemos fora. Não estamos a fim de ser escadinha do Lamé e da Verinha, irmã do Eraldo”.

“VEREADOR VAI VIRAR LÍDER DE BAIRRO” Com a língua afiada de sempre, o exvereador José Mário (PSDB), reagiu esta semana ao projeto que tramita no Congresso sobre o voto distrital, declarando: “se este projeto passar vai acabar com os vereadores no país. Os parlamentares vão virar presidentes de sociedade amigos de bairro, lutando apenas pelos interesses da própria região, deixando de lado os temas mais importantes do município. Se este projeto passar, tô fora da política”, disparou Zé Mário.

BRIGAR COM JOVINO É PARADA INDIGESTA Parece que o vereador Guti não conhece Jovino Cândido, líder do seu partido, o PV, e continua a peitar o político sem procurar entendimento com a sigla. Acolhido pelo ex-prefeito em 2012, quando também deixou o PMDB brigado, o jovem vereador vem procurando uma nova legenda que o abrigue. Atirando para todos os lados, já foi tentar na nacional tirar o PV de Jovino. Depois foi ao PSB, caminhou até o PPS e por último, está tentando o PSDB, onde o cacique é Carlos Roberto.

“PARA NOVOS NEGÓCIOS, TEM QUE PAGAR O CARNÊ” O ex-prefeito Jovino Cândido vem reagindo com tranquilidade quando se fala em Guti. Jovino diz que existe a possibilidade de o vereador continuar na legenda para disputar a reeleição, e até tentar uma legenda para prefeito, mas reconhece: “É como nas Casas Bahia. Para fazer novas compras, é preciso pagar o carnê atrasado. Se o Guti quer conversar com o partido, tem que passar na tesouraria do PV e pagar a conta que ele deve há oito meses”.

“O BOM CABRITO NÃO BERRA, MAS MORRE” IMPRESSÃO - TAIGA 2468 3384

A frase foi dita esta semana por um aliado do governo petista, que está cansado de esperar por um pagamento que não chega a sua empresa, que presta serviços à prefeitura.


GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

03


04

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

Cidade

PETISTAS CRIAM MOVIMENTO “NOVOS TEMPOS, NOVAS IDEIAS”

Em entrevista, vereador Marcelo Seminaldo explica criação do movimento e diz que o PT precisa se reinventar Por Jordan Mello “Estamos em um momento de transformação”. É com esse pensamento que foi criado no último dia 7 de maio o grupo “Novos tempos, novas ideias”, do Partido dos Trabalhadores. Vereador e um dos líderes do movimento, Marcelo Seminaldo explicou em entrevista exclusiva ao Folha do Ponto quais os pensamentos e ideias desse grupo, além de comentar sobre os possíveis nomes do partido para a disputa da prefeitura em 2016. O grupo tem como principais líderes, além de Seminaldo e o também vereador José Luís, o deputado estadual Auriel Brito, o secretário de Assuntos Jurídicos Severino José da Silva Filho, o secretário de Administração e Modernização Vitor Kleber Almeida Santos e o vereador licenciado e atualmente secretário de Educação Moacir de Souza. “Esse movimento é uma construção de várias pessoas de dentro do PT, que entenderam que a sociedade evoluiu e o momento é de inovar. Nós governamos a cidade há 14 anos, e as demandas no início da gestão são completamente diferentes das encontradas hoje”, explicou Seminaldo.

“O PT PRECISA SE REINVENTAR”

Citando problemas como falta de ligação de água, falta de asfalto, creche e transporte como carências no início do governo petista, o parlamentar tem outro diagnóstico nos dias atuais. “A cidade não tinha nada. Hoje, a população chega e fala: nós queremos mais. Nosso desafio é se reinventar, inclusive, esse é um dos problemas atuais do PT. O partido precisa buscar novas ideias, unindo esforços com pessoas que entendam. O nosso formato está se desgastando”.

NOVA FORMA DE GESTÃO COMO PRINCIPAL IDEIA Inovar a forma de gestão é uma das principais propostas que o grupo pretende instaurar na cidade e no próprio partido, segundo Seminaldo. A principal inspiração, conforme explicou, veio da população. “Nós ouvimos as pessoas que foram às ruas protestar. Tratar tudo de forma horizontal, com a participação de todos, ouvindo e dialogando é o caminho. Hoje o que nós temos são decisões que vêm lá de cima sem o respaldo social. Nós queremos dialogar muito mais, e mostrar para as pessoas de dentro do PT que sim, é possível ter novas ideias e novos formatos. Nós entendemos que até esta forma de governar foi importante em algum momento do partido, mas agora é a hora de inovação, de ampliar e melhorar a forma que fazemos política, inclusive internamente no partido”, explica o vereador.

PARTICIPAÇÃO NAS PRÉVIAS DO PT Apesar das eleições só ocorrerem no ano que vem, os partidos já começam as articulações para definir seus candidatos. E no PT não é diferente. A busca pelo substituto do prefeito Sebastião Almeida já tem alguns nomes favoritos para a disputa das chamadas prévias – votação interna que define os candidatos à eleição -, e o novo movimento político já vai ter participação importante nessa disputa interna. “Certamente vamos participar, mas nós vamos defender a não realização de prévias. Nosso

grupo quer que exista um nome em consenso dentro do partido, nós vamos lutar até o fim por isso. Mas se houver prévia, com certeza nós vamos ter um nome para a disputa”, adianta. Questionado se esse nome seria o do secretário de Educação Moacir de Souza, o petista desconversou. “Ele sem duvida é uma das principais lideranças do nosso grupo. Mas até pela forma que nós estamos trabalhando, de forma horizontal, com todo mundo definindo, a decisão desse nome será mais pra frente. Mas com todo o respeito aos outros secretários, o Moacir é um dos principais secretários que nós temos, reconhecido por toda a cidade. Inclusive, a pasta de Educação que ele dirige é a mais bem avaliada pela população, segundo pesquisas”.

PRÓXIMOS PASSOS O grupo pretende nos próximos dias realizar “reuniões temáticas”, onde serão avaliados vários segmentos da administração pública desde a chegada do PT no governo, analisando tudo o que foi feito e o que ainda pode ser melhorado. “Para quem está conhecendo o nosso movimento agora, faço o convite, chegue próximo. É um grupo que respeita todas as linhas de pensamento, tanto dentro, como fora do PT. Então, nós estamos trabalhando para o melhor de Guarulhos” finaliza Seminaldo.


GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

05


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

Cidade

QUEM DEVIA DAR EXEMPLO, EMPORCALHA A CIDADE

Segunda maior cidade do estado de São Paulo, Guarulhos sofre com problemas comuns das grandes cidades: sujeira, poluição sonora e visual. Para tentar diminuir e resolver alguns destes problemas, a prefeitura promulgou em 1990 a Lei 3.573, alterada em 2013, instituindo o Código de Postura de Guarulhos. Nele, estão normas de higiene, segurança, ordem e costumes públicos, trânsito público e publicidade, que qualquer pessoa – interessada em saber das leis municipais – pode ter acesso. A proposta de lei, elaborada pela prefeitura e encaminhada à Câmara para aprovação dos vereadores, estabelece como propaganda irregular a fixação (colagem) de cartazes em muros, paredes e postes, bem como a colocação de faixas, além da distribuição de propaganda comercial impressa em ruas, praças ou qualquer logradouro público, exceto em feiras livres.

Mas não é o que está acontecendo no município. A lei que vale para o cidadão comum parece não ter o mesmo peso para os vereadores e para a própria prefeitura. Em qualquer data ou época do ano, é fácil localizar nos bairros e principais pontos da cidade, faixas fixadas de políticos em postes públicos parabenizando o prefeito por limpeza de praças, melhorias em quadras públicas, posicionamento sobre pontos polêmicos que estão para ser votados ou até parabenizando a população em datas comemorativas sem qualquer fiscalização por parte do poder público. Mas se há tolerância para os políticos da cidade, para os comerciantes que pagam, inclusive taxa de publicidade e com limitação, não tem perdão por parte do governo. Qualquer cidadão que andar fora da linha, vai receber uma multa bem “salgada”. A atividade é antiga e todo mundo

conhece, mas a responsável por fiscalizar, também entrou na onda. Em todos os cantos de Guarulhos, é possível encontrar propagandas em cartazes dos mais variados tamanhos com anúncios de shows, eventos patrocinados pela prefeitura, visitas ilustres e cronograma de obras, alguns tão grandes, que atrapalham a paisagem da cidade.

CELESTINO VAI AO MP CONTRA OS COLEGAS

Pelas redes sociais, o vereador e líder da oposição na Câmara, Geraldo Celestino (PSDB), criticou a poluição visual na cidade, e prometeu encaminhar representação ao Ministério Público contra os próprios colegas. “Os políticos são os primeiros a emporcalhar os postes e ruas de nossa Guarulhos. Nas datas comemorativas, como no dia das mães, o que vimos foi um festival de faixas e cartazes pela cidade, colocado por aqueles que deveriam fiscalizar. Se um empresário colocar uma faixa, ela é retirada imediatamente e aplicada a multa. Diante dos fatos, vou encaminhar representação ao Ministério Público, para exigir que a prefeitura cumpra a lei e pare de agir com dois pesos e duas medidas”, afirmou Celestino.


Cidade

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

07

DUAS NOVAS PROPOSTAS DO SAÚDE PARTICIPATIVA A reabertura do Pronto Atendimento no Hospital Pimentas Bonsucesso foi a proposta vencedora da plenária realizada no sábado, dia 9, no CEU Pimentas. Desde março último, o hospital vem atendendo apenas casos graves de urgências e emergências, redirecionando as demais demandas para unidades daquela região. Mais de 300 pessoas participaram do evento e 66 falaram no espaço aberto à participação popular, denominado “Fala Povo”. Também foram escolhidos 18 delegados e suplentes para a Conferência Municipal de Saúde, no final de junho, no Adamastor - Centro. Nesta terça-feira, dia 12, foi a vez dos moradores dos bairros Continental e Vila Galvão apresentarem propostas para o setor de Saúde, na plenária realizada na Escola Municipal Mario Quintana, no Jardim Las Vegas. Cerca de 200 pessoas marcaram presença. Das muitas propostas apresentadas, a vencedora foi a que solicita a implantação de um Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg) para atender a região. Também foram eleitos os 18 delegados e suplentes para a Conferência Municipal de Saúde. Outras 42 pessoas participaram do “Fala Povo”. Na oportunidade, o diretor da Região II, Eduardo Ueno, apresentou alguns dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) presentes, bem como comentou sobre as melhorias empreendidas em algumas das unidades, como a UBS Vila Galvão e as reformas da Central Odontológica (CEO) de Vila Galão. Ele também apresentou números que demonstraram a evolução do atendimento à população. O secretário de Saúde Carlos Derman reconheceu que está devendo obras preconizadas em outras edições do Saúde Participativa, como a UPA Paulista e uma UBS no Parque Continental. “O Brasil

vive uma crise econômica e a Prefeitura também enfrenta problemas de arrecadação, mas mesmo assim estamos avançando no que diz respeito ao atendimento”, lembrou. O secretário citou ações nesta área, como a contratação de médicos, enfermeiros e psicólogos, além de investir na qualificação profissional dos servidores. Lembrou o Dia da Enfermagem, elogiando o trabalho das enfermeiras que, segundo ele, são profissionais que carregam o piano nas unidades de saúde e nos hospitais. A próxima plenária do Saúde Participativa será na próxima quinta-feira, dia 14, às 9 horas, na EPG Pastor Sebastião Luiz da Fonseca, na Praça Estrela, Cidade Soberana.

FEIRA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PREFEITURA ASSINA ACORDO COM A EDP BANDEIRANTE

A partir desta terça-feira, dia 12, a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Guarda Civil Municipal (GCM), participa da Exposec – XVIII International Security Fair, uma das principais vitrines tecnológicas na América Latina para o sistemas eletrônicos de segurança particular, patrimonial e empresarial. O evento acontece na capital até esta quinta-feira, dia 14. Pela segunda vez este ano, a corporação marca presença em eventos de grande porte para expor um dos ônibus do progra-

ma “Crack, é possível vencer”. O veículo, que foi entregue em outubro do ano passado junto com outros ônibus do programa, tem sistema de videomonitoramento, sendo equipado com quatro câmeras externas e duas internas. A Exposec, organizada pelo Grupo Cipa Fiera Milano, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), vai reunir mais de 700 marcas expositoras, com estimativa de mais de 38 mil visitantes.

Serviço:

Exposec – XVIII International Security Fair De 12 a 14 de maio, das 13h às 20h São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center: rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, Água Funda, São Paulo

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 13, no Paço Municipal, a Prefeitura de Guarulhos fechou um acordo com a EDP Bandeirante para assegurar os serviços de manutenção da iluminação pública no município já a partir desta semana. “Espero que a concessionária execute imediatamente os serviços e as pendências que temos em várias regiões da cidade”, disse o prefeito Sebastião Almeida. O diretor vice-presidente da EDP, Michel Itkes, destacou que a empresa está preparada para dar continuidade aos serviços prestados ao município. “O ponto principal do nosso encontro foi manter a parceria e a confiança que sempre existiram entre a Prefeitura e a Bandeirante. Vamos iniciar o trabalho imediatamente”, concluiu.


08

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MAIO DE 2015


Cidade

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

www.folhadoponto.com.br

09

“TERCEIRIZAR É CORTAR BENEFÍCIOS DO TRABALHADOR”

Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos explica pontos polêmicos do Projeto de Terceirização Por Jordan Mello Um dos assuntos mais discutidos nos últimos meses, o Projeto de Lei 4330/2004 do até então deputado Sandro Mabel (PMDB) – seu mandato terminou no início do ano – regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Entre pontos positivos e polêmicos, diversos setores trabalhistas já deram sua opinião sobre o tema. O Folha do Ponto entrevistou o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, Josinaldo José de Barros (Foto) o Cabeça. Ele explicou que o sindicato é a favor da regulamentação dos trabalhadores que já estão terceirizados. “Nós somos favoráveis à legalização da terceirização que já existe, que são aqueles trabalhadores das chamadas atividades-meio, como vigilantes, funcionários de conservação e limpeza etc. Eles vão ser favorecidos porque a lei exige da empresa terceirizada mais compromisso social. Essa empresa vai ter que se incorporar nas convenções coletivas da empresa contratante. São uma série de benefícios e legislação dos trabalhadores que já estão terceirizados”, explica. Hoje no Brasil 12,7 milhões são profissionais terceirizados.

Terceirização na atividade-fim é a principal polêmica O principal problema, segundo o sindicalista, é o ponto do projeto sobre a terceirização na chamada atividade-fim. A proposta pede a abertura para a terceirização em todos os meios de produção, inclusive no setor público. Para Cabeça, esta questão diminuirá o salário dos profissionais diretamente contratados pelas empresas. “Hoje, 40 milhões de trabalhadores estão na chamada atividade-fim, então, terceirizando este setor, haverá uma

queda no salário destes profissionais. Nós temos levantamentos que o trabalhador terceirizado recebe menos, se acidenta mais, tem carga horária maior que o efetivo, tem menos proteção social, menos proteção jurídica. Ou seja, vai haver uma precarização na qualidade do serviço”, entende Cabeça.

Empresários só querem reduzir gastos Sobre a posição favorável dos empresários, principalmente na figura do presidente da Fiesp Paulo Skaf, para a abertura da terceirização na atividade-fim, Cabeça é direto: “Tanto o Skaf quantos os empresários estão pensando na contenção de gastos, através da redução de salário. Eles argumentam que haverá um aumento de trabalho, nós achamos que é o contrário. Terceirizar a atividade-fim é diminuir os gastos que as empresas têm com os empregados. Nós não podemos concordar com alguém que tenha visão empresarial. É preciso manter o vínculo da atividade-fim da empresa com o seu empregado”.

“Cada um é dono do próprio nariz” Principal defensor dos sindicalistas no Congresso Nacional e líder da Força Sindical, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade) foi um dos deputados que votou a favor do projeto – com a proposta da terceirização na atividade-fim -, sobre o assunto, Cabeça nega o sentimento de traição. “Ele é um parlamentar, dono da liberdade do voto dele, dono do próprio nariz e votou a favor. Agora, isso não quer que os sindicatos concordem com isso, a Força Sindical é pluralista, com várias correntes dentro da sindical, cada com sua autonomia e voto”.

“O mínimo que a Dilma deve fazer é vetar o projeto” Sendo aprovado no Senado, o projeto é encaminhado para a presidente Dilma (PT), que decidirá pelo veto ou sanção da lei. Apesar de acreditar que o PMDB será o fiel da balança na questão, Cabeça espera que a presidente barre o projeto. “O mínimo que nós esperamos é que ela vete sobre a questão

da atividade-fim. A Câmara pode derrubar o veto, mas a parte dela terá sido feita”, afirma.

“Alguns sindicatos estão sendo omissos” O sindicalista ainda faz um alerta sobre a votação das medidas provisórias 664 e 665 que estão tramitando na Câmara dos Deputados. As duas medidas fazem parte do pacote de ajuste fiscal do governo, que nada mais é do que cortes e mudanças em direitos trabalhistas e direitos previdenciários. Cabeça acredita que alguns sindicatos – sem citar quais – estariam se escondendo em relação a dar um posicionamento contrário as duas medidas. “Eu vejo todo mundo falando da lei de terceirização, mas esquecem ou se escondem em relação às MPs. Estas medidas também mexem nos direitos do trabalhador, mexe no seguro-desemprego, na regra de transferência de pensão por morte, na regra do acidente de trabalho. São medidas contrárias ao trabalhador, e eu vejo alguns sindicatos omissos sobre essa questão”.

Pontos polêmicos do projeto O PL 4330/04 – de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB) – envolve quatro grandes polêmicas, que têm causado protestos das centrais sindicais: a abrangência das terceirizações tanto para as atividades-meio como atividades-fim; obrigações trabalhistas serem de responsabilidade somente da empresa terceirizada – a contratante tem apenas de fiscalizar; a representatividade sindical,

que passa a ser do sindicato da empresa contratada e não da contratante (emenda alterou proposta original); e a terceirização no serviço público. Já os empresários defendem que a nova lei vai aumentar a formalização e a criação de vagas de trabalho.

O que é a terceirização? Terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra empresa prestadora de serviços para realizar trabalhos específicos e determinados. A prestadora de serviços emprega e remunera o trabalho realizado por seus funcionários, ou subcontrata outra empresa para realização desses serviços. Não existe vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores ou sócios das prestadoras de serviços. Atualmente, é a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que determina que a terceirização no Brasil só deve ser dirigida a atividades-meio. Essa súmula, que serve de base para decisões de juízes da área trabalhista, menciona os serviços de vigilância, conservação e limpeza, bem como “serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador”, “desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta” do funcionário terceirizado com a empresa contratante.


10

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

Utilidade Pública

EMPREGOS

OPORTUNIDADES

Cidade

Inscrições para o Prêmio Selo Ambiental terminam dia 18 Foto:Jair Malavazi/PMG

*APROPRIADOR DE MÃO DE OBRA - Uma vaga disponível em Olímpia/SP (sexo masculino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.929,20. (3265821) *ASSISTENTE DE VENDAS - Uma vaga disponível na região de Cidade Aracília (sexo masculino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 900,00. (3280593) *AUXILIAR DE LIMPEZA (CNH B) - Uma vaga disponível na região da Vila São Roque (sexo masculino). Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.200,00. (3280155) *AUXILIAR DE MANUTENÇÃO - Uma vaga disponível na região da Vila das Palmeiras (sexo masculino). Exige-se Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 996,00. (3280837) *COSTUREIRA MÁQUINA RETA - Duas vagas disponíveis na região do Jardim Ottawa (sexo feminino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.108,00. (3269536) *MANOBRISTA (CNH D) - Uma vaga disponível em Arujá (sexo feminino). Exige-se Ensino Fundamental incompleto e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.400,00. (3267521) *MECÂNICO DIESEL - Uma vaga disponível na região da Cidade Industrial Satélite de Cumbica (sexo masculino). Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.700,00 à R$ 2.000,00. (3265421) *MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS - Uma vaga disponível na região da Cidade Industrial Satélite de Cumbica (sexo masculino). Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 2.000,00. (3281586) *OPERADOR DE VARREDEIRA (CNH B) - Cinco vagas disponíveis em Arujá. Seis meses de experiência. Salário de R$ 1.175,04 (3272157) *PEDREIRO - Duas vagas disponíveis na região do Parque Ecológico do Tietê (sexo masculino). Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.294,00. (3280447)

Mais informações nos seguintes endereços CIET: CENTRO

CUMBICA - Avenida Capitão Avia-

- Rua Doutor Gastão Vidigal, 200

dor Walter Ribeiro, 359

(Próximo ao Cartório de Registro

(Próximo ao Cartório do Cidade

Civil)

Jardim Cumbica)

VILA AUGUSTA

PIMENTAS - Avenida Juscelino

- Rua Antônio Iervolino, 225 (Tra-

Kubitschek de Oliveira, 2.760

vessa da avenida Guarulhos)

(Pq. São Miguel - próximo ao INSS)

As inscrições para participar da 12ª edição do Selo Ambiental se encerram na segunda-feira (18), às 12 horas, para quem optar ir pessoalmente à rua João Gonçalves, 604, Centro, e no domingo (17), na opção on-linenos sites www.camaraguarulhos.sp.gov.br e www.guarulhos. sp.gov.br , por meio do link Selo Ambiental. A iniciativa é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal de Guarulhos. O prêmio tem objetivo de estimular as boas práticas socioambientais e é concedido a projetos de pessoasfísicas ou jurídicas que contribuam com programas ou ações para a defesa e a preservação do meio ambiente. A cerimônia de entrega acontece no dia 8 de junho, no anfiteatro do Adamastor, no Macedo. A avaliação dos projetos por uma comissão julgadora será baseada nos critérios de originalidade, pelo caráter inovador e original da iniciativa em julgamento; de impacto socioambiental, pelo potencial de modificação positiva no meio social e natural; de potencial de replicação, pela possibilidade de continuidade da ação e da ampliação de seus resultados para outras situações ou localidades; de participação social, pelopotencial de envolvimento da comunidade; e, por fim, o de sustentabilidade financeira, pela possibilidade de ser viável em sua aplicação. Novidade - Esta edição traz uma novidade: a entrega do prêmio Fundambiental, no valor de R$ 8 mil, ao projeto apontado como destaque pela comissão julgadora.A certificação tem por finalidadereconhecer a ação que se destacar pela contribuição ao uso sustentável dos recursos ambientais de Guarulhos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Também visa estimular a pesquisa na área de meio ambiente e o desenvolvimento de tecnologias que apontem soluções passíveis de aplicação pela municipalidade, com vistas à proteção, conservação e melhoria dos recursos ambientais.


11

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

Ace

IMPOSTÔMETRO DA ACE ATINGE A MARCA DE R$ 1 BI EM IMPOSTOS Painel que mostra a quantidade de tributos arrecadados atingiu cifra na segunda-feira, dia 11

Como era previsto, o Impostômetro da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) atingiu na segunda-feira, 11, a cifra de R$ 1 bilhão em impostos pagos pelos contribuintes guarulhenses as três esferas de governo: União, Estado e Município. Com a cifra seria possível construir mais de 72 mil salas de aula equipadas, adquirir mais de 910 mil geladeiras simples, comprar mais de 12 mil ambulâncias equipadas, construir mais de 20 mil postos policiais equipados, entre outros. Já o placar nacional do Impostômetro chegou a mais de 686 bilhões em impostos arrecadados, segundo

aponta o painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que fica na rua Boa Vista, na Capital Paulista. A ACE inaugurou em 8 de outubro de 2014, o Impostômetro de Guarulhos. Desde então, o placar eletrônico vem mostrando o peso da carga tributária na vida do contribuinte guarulhense que podem acompanhar, em tempo real, a arrecadação de impostos por meio de um painel instalado na sede da entidade ou através do site, www. aceguarulhos.com.br . A Casa do Empreendedor fica na avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima.


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

GIRO DO ESPORTE

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ACM 2015

Esporte 799

,00

2ª COPA OS DONOS DA BOLA

Com a participação de sete equipes, teve início o 2º Campeonato de Futsal de Futsal da ACM Guarulhos 2015. Com a participação de 45 sócios neste ano, as equipes receberam o nome de seleções. E o destaque da 1ª rodada foi curiosamente a vitória do Brasil sobre a Alemanha por 7 a 1. Nos demais jogos, a Argentina ganhou da Itália por 3 a 2, a Holanda bateu a Espanha por 6 a 2. O México estreou na 2ª rodada perdendo por 4 a 2 para a Holanda. Os jogos são realizados no Ginásio de Esportes da ACM, as segundas e quartas-feiras a partir das 20h30.

Equipe Corre Atrás Começa neste domingo (17), a 2ª Copa Os Donos da Bola 2015. Seis jogos marcam a 1ª rodada, o atual campeão Vasco Vila estreia no campo do IV Centenário contra a equipe do Valência, às 11h30. Na sequência, o Corre Atrás – vice-campeão de 2014 – encara às 13h, a equipe do Maranhão. Às 14h30, o Moleque Travesso joga contra o Game Over. No campo do Macedo, os donos da casa estreiam às 11h, contra a equipe do Chiclete Adams. Às 12h30, Amigos do Morro e Novo Horizonte também fazem duelo. Fechando a rodada às 14h, os Psicóticos enfrentam a equipe do Ousadia e Alegria.

INVICTO, VASCO DA VILA REAL É

DESTAQUE DA DIVISÃO ESPECIAL 2015

METALÚRGICOS ESTREIAM

COM VITÓRIA NA COPA PAULISTANA O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos – categoria Sub-40 –, estreou com vitória no último sábado, na Copa Paulistana de Futebol 2015. A equipe jogando em casa, venceu a equipe do Guapira por 4 a 2.

Com 100% de aproveitamento – três vitórias em três jogos -, o Vasco da Vila Real é o destaque da Divisão Especial 2015, promovido pela ULAFA. Com a campanha até agora invicta, a equipe vai se tornando um dos grandes favoritos ao título. Veja a tabela da 4ª rodada que terá inicio no próximo sábado.

4ª- RODADA DA PRIMEIRA FASE

SABADO DIA 16 DE MAIO: LOCAL: ARENA D.CARLOS 13h - GAROTOS/BIRICUTICO X VASCO VILA GALVÃO 15h - AA. 33 BELA VISTA X ZAZUEIRA SABADO DIA 16 DE MAIO: LOCAL: ESTÁDIO CICERO MIRANDA

13h - CORRE ATRÁS X VASCO VILA REAL 15h - RENASCENÇA X TESTAI DOMINGO DIA 17 DE MAIO: LOCAL: ARENA D.CARLOS

13h - GANES/ARSENAL X ART BLOCO 15h - UNIÃO PRES. DUTRA X ESTRELADO DOMINGO DIA 17 DE MAIO: ESTÁDIO CICERO MIRANDA

13h - UNIDOS DA MATTA X REAL ACÁCIO 15h - BRITTU’S X BEIRA RIO


Esporte

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

13

RUA 6 É CAMPEÃO DA 2ª COPA ELMER JAPONÊS

Vereador Elmer Japonês entrega troféu de artilheiro a Gleyson

O campo do E.C. Santa Emília ficou lotado neste último sábado (9) para a grande final da 2ª Copa Elmer Japonês. O E.C. Rua 6 conquistou o título após vencer por 1 a 0 a equipe do Atlético Guarulhense. Gleyson foi o autor do gol, terminando a competição como artilheiro, com quatro gols. Antes da disputa, o E.C. Agnação conquistou o terceiro lugar da Copa automaticamente, já que o E.C. Caxa Baxa não apresentou o número mínimo de jogadores para ir a campo. Organizador da Copa, o vereador Elmer Japonês premiou os três primeiros colocados com troféus. O também vereador Serjão Inovação e o secretário de Esportes e Lazer Wagner prestigiarem a final.

A organização confirmou ainda, que nos próximos meses realizará um novo torneio, em homenagem ao Seu Edmundo, ex-presidente do E.C. Zazueira e morador símbolo do bairro, que faleceu neste ano.

Atlético Guarulhense acabou como vice-campeão

AD GUARULHOS CONQUISTA A COPA OURO

Por Jordan Mello

Uma conquista inédita. A equipe sub-11 do AD Guarulhos fez história no último sábado (9), ao conquistar a V Copa Ouro de Futebol, torneio organizado pela Associação Paulista de Futebol (APF). A equipe do Índio venceu por 1 a 0 o Cotia. Vitinho fez o gol do título. A equipe comandada pelo experiente técnico

Serginho chegou a decisão após campanha com quatro vitórias e 11 gols marcados. “O apoio dos pais e da torcida tem sido fator importante nas conquistas desta categoria, que em menos de 1 ano já chegou em duas finais de competições importantes e levantou este caneco de forma emocionante”, conta Júlio Santos, diretor das categorias de base.

A conquista tem ainda um gosto especial para o AD Guarulhos, já que no ano passado, na categoria sub-17, a equipe perdeu na final para a Ponte Preta, nos pênaltis. Conquistas no coletivo e individual Além de levarem o troféu de campeão para a casa, dois jogadores da equipe saíram felizes da Fundação São Caetano, local da final. Cauê levou o troféu de melhor goleiro do

torneio, enquanto Vitinho, autor do gol do título, levou o prêmio de melhor jogador da competição Sub-13 também na final Neste sábado (16), é a vez do sub13 também disputar o título da Copa Paulista, desta vez contra a equipe do Santa Maria. Já no domingo (17), o sub-11 e sub-13 estreiam no Campeonato Paulista, contra as equipes do Atibaia.


14

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

20

www.folhadoponto.com.br

CANAL 15 DIGITAL

GRADE DE PROG

É aqui que Guarulhos acontece!


Cidade natal de Caetano e Bethânia O erro gramatical na frase "Cheguei em Natal"

Pessoa que domina os métodos de ensino

Pátria (?), referência ao Brasil no Hino

Cachorro, em inglês Cartucho sem projétil

Necessitados de reposição de líquido

"American (?)": revela cantores (TV)

Âmago Fazer (?), mania da barraqueira Macaco, em inglês Ave colorida

Pequena quantia de dinheiro (pop.)

para amanhã. Então é preciso traçar um objetivo e se esforçar para cumpri-lo”, conta ela. A apresentadora, contou ainda que nunca se submeteu à cirurgia plástica e nem à aplicação de botox.

Complexo de (?), conceito freudiano

Agrido Se (?) que: embora

Sorteio com venda de cotas Demorados Argola A Terra dos Arianos (Ásia)

O da gíria dá-se no contexto informal Par como Luciano Huck e Angélica

Pecado capital do obeso

A do centenário de Vinícius deuse em 2013

BANCO

"Índia", no placar Peça de moda íntima Agrícola

74

Solução

SP

M A S C O P I A

EM

O N O I G A R C E

OS

E S C O M B R

DE

Moisés chega com Uri até a casa de Joquebede e pede para entrar a sós. Ele reencontra a família e todos eles se abraçam emocionados.

P S U L S O E R D E

Os dez mandamentos -20h30, Record

E S

l Love Paraisopolis-19h, Globo Mari exige que Tairine devolva as bolsas e o passaporte, mas a moça cobra dois mil dólares para devolver seus pertences. Benjamin acusa a mãe de ter sabotado seu computador, mas Soraya tenta culpar Margot.

L

Beatriz se despede da família de Aderbal após o recital de música clássica. Paula conta seus planos de vida para Bento. Norberto recebe Valeska em seu apartamento.

Total de anos em um século

O

Babilônia -21h, Globo

Corte dianteiro macio da carne bovina

A

Júlia mostra para Lígia suas fotos com os irmãos no parque de diversões. Lígia pensa em escrever um livro sobre a vida dos irmãos de Joaquim. Pedro afirma a Marina que quer ser um bom pai. Soraya convida Aníbal para jantar.

Declarar por escritura pública (jur.)

O Criador Da mesma índole das vilãs

Antigo aparelho de som, possui dupla função

Próximas emoções...

Sete Vidas -18h, Globo

"(?) Messagero", jornal italiano

Batman, HomemAranha e Hulk (HQ)

CA ND

“Minha Novela”

Restos de terremoto

Rolo de carne moída (it.)

E A D M I A P D O A I U R Ç Ã

Preta Gil finalmente disse o sim para o personal trainer Rodrigo Godoy, na noite desta terça-feira (12), na igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral da Sé, no Centro do Rio de Janeiro - mesmo local onde a princesa Isabel foi batizada e onde estão os restos mortais de Pedro Álvares Cabral. Felicidades ao casal

Adriane Galisteu tinha 22 anos e era conhecida como “namorada do Ayrton Senna” quando posou nua pela primera vez, em 1995. Sucesso de vendas, durante muitos anos ela foi líder do ranking da publicação, sendo desbancada por Nanda Costa apenas 18 anos depois. Capa da “Shape” deste mês, ela posou de biquíni e mostrou que continua com um corpo incrível, ela contou que é preciso ter muito foco para manter a forma. “Tudo conspira para faltarmos à academia. O filho pede para ficar com você, aparece um problema para resolver, e a malhação vai sendo adiada

© Revistas COQUETEL

Capital da Mancha Grécia (a honra) "(?) das Onze", clássico de Adoniran (Mús.)

Ethan (?) e cola: Condição a "pesqui- do "queri- Hawke, sa" do alu- dinho" do ator de "A chefe Entidade" no atual

A T T E R N E A M S B L A A T O I D A O R L A R R A

Casadinha

Sinais vitais verificados para avaliar o estado da vítima de acidentes graves, como choque

L P E E R H O N T O D E U G T D I O I D R D O G A A T A R A L G U T U S E M O

mari@folhadoponto.com.br

PODEROSA

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

F E S T I M

Marilene Ferreira

15

R I R C A Ç Ã C O

CURTAS

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

2/il. 3/ape — dog — irã. 4/idol. 5/arara. 7/denigre. 10/polpettone.

Tá no Ponto!

Um sujeito vai ver um pai-de-santo para ver se da para desfazer uma praga que lhe foi rogada ha quarenta anos. O pai-de-santo diz: - Pode ser, mas eu preciso saber quais as palavras exatas que foram usadas na praga. O sujeito responde sem hesitar: - Declaro-os marido e mulher.

Enviada por Francisco Eurides/Itapegica


16

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, 14 A 20 DE MAIO DE 2015

Profile for JORNAL FOLHA DO PONTO

Edição 292  

Jornal Folha do Ponto - De 14 a 20 de maio de 2015

Edição 292  

Jornal Folha do Ponto - De 14 a 20 de maio de 2015

Advertisement