Issuu on Google+

De 10 a 16 de Abril de 2014

BALANÇO DO MANDATO O EMPRESÁRIO CARLOS ROBERTO (PSDB) DEIXOU SEU MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL ESTA SEMANA

Ano IV - N.º 236

Informativo Págs. 7 a 10

PROPAGANDA ENGANOSA NA TV Págs. 4 e 5

GUARULHOS MARCA PRESENÇA GUARULHOS Time da cidade enfrenta neste sábado o Ecus de Suzano no campo do Flamengo Pág. 11 ás 15 horas

GOVERNADOR EM GUARULHOS Pág. 2

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região participou em São Paulo na quarta feira (9) da 8ª marcha da classe trabalhadora, com uma delegação de aproximadamente 400 metalúrgicos, de várias empresas, além de aposentados. A Marcha reivindica redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário; política de valorização do salário mínimo; fim do Fator Previdenciário e das demissões imotivadas; menos juros;reforma agrária; mais desenvolvimento e controle da remessa de lucro das multinacionais.

Popozuda Pensadora...

Prefeitura gasta dinheiro público na TV para mostrar Guarulhos sem problemas

Pág. 15


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br

Violência contra jornalistas

Na semana em que se comemorou o Dia do Jornalista (data foi na última segunda-feira, 7), números do Conselho de Defesa da Pessoa Humana (CDPH), do governo federal, mostram como está complicado exercer a profissão no país. No ano em que os protestos populares tomaram as ruas do Brasil, as agressões a jornalistas no país cresceram 232%. Enquanto em 2012 houve 41 casos de violência, em 2013 o número saltou para 136. O estudo foi apresentado no seminário “Liberdade de Expressão e Poder Judiciário”, no Rio. Estudiosos do CDPH explicaram que a alta em 2013 se deveu principalmente aos protestos iniciados em junho. Ele defendeu a criação de um protocolo policial para evitar agressões a jornalistas por parte da polícia como para protegê-los de ataques de manifestantes. Segundo o levantamento, desde 2009 o Brasil registrou 321 casos de violência contra jornalistas e comunicadores, com 18 assassinatos. Guilherme Canela, assessor regional da Unesco, afirmou que a agressão a jornalistas é um ataque à liberdade de expressão: “Se o cidadão percebe que nem os jornalistas estão protegidos, ele imagina que ele também não está, bem como o seu direito de se expressar”. Mas a discussão em torno da proteção a jornalistas durante protestos é complexa. A proteção que a polícia deve dar a jornalistas que estão na cobertura deste tipo de reportagem, é a mesma que tem obrigação de dar aos participantes das manifestações. Ou seja, não se deve agredir jornalistas e ninguém. O jornalista, mesmo exercendo o direito sagrado de informar, não deve ser superprotegido em detrimento ao trabalhador que está reivindicando o seu direito. A questão não é garantir proteção “especial” para A ou para B. A polícia precisar estar preparada para garantir a livre manifestação do pensamento e, claro, conter os abusos de baderneiros que têm o objetivo, unicamente, de conturbar as manifestações. Por outro lado, o aumento no caso de violência contra profissionais da imprensa é preocupante. Mas segregar não é o caso. A sociedade precisa de policiais bem preparados.

PONTO SEM NÓ redacao@folhadoponto.com.br

VISITA DO GOVERNADOR

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) programou uma visita a Guarulhos nesta quinta feira (10). Alckmin fará uma vistoria nas obras do corredor de ônibus Guarulhos/Tucuruvi. O encontro com os técnicos da EMTU está marcado para as 15h, no futuro terminal Vila Galvão, próximo ao antigo prédio da Telha Norte, na Fernão Dias.

MEIO AMBIENTE Recentemente a Secretaria de Meio Ambiente foi questionada pelo Ministério Público sobre a contratação de comissionados para ocupar cargos de provimento efetivo. No entanto, ainda nos deparamos com comissionados atuando na análise técnica de projetos, quando tais cargos deveriam ser preenchidos por servidores concursados. Parece que o descumprimento à “orientação” do Ministério Público poderá causar alguns embaraços para a administração, tendo em vista o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

MEIO AMBIENTE II

A denúncia está sendo apurada pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio) e será comunicado ao MP, podendo ser solicitado cópia de diversos processos onde se comprova a atuação técnica de profissionais contratados através de cargos em comissão. Além da multa pelo descumprimento do TAC, os profissionais também poderão ser representados junto aos seus respectivos Conselhos.

INQUÉRITO CIVIL CONTRA PREFEITURA

A Promotoria de Guarulhos abriu inquérito contra a prefeitura. A ação foi motivada após pedidos do vereador Geraldo Celestino e de moradores da rua Mogi das Cruzes, no Gopoúva. O motivo foi a mudança para o local da feira livre que acontecia no Anel Viário. A prefeitura terá 30 dias, após ser notificada, para apresentar documentos que justifiquem a implantação da feira no local.

NAKASHIMA ISOLADO

Quem começou mal sua campanha para federal foi Márcio Nakashima. Numa tentativa de “queimar” o atual diretório do PMDB na cidade, acabou perdendo todos do grupo que hoje compõe a executiva. O presidente Marcos Alves Gordinho, seguiu as orientações do secretário do trabalho Rabih e definiram que para federal dividirão entre Dr. Antônio Patricio e Baleia Rossi.

ALMEIDA NÃO “TÁ NEM AÍ”

Se Severino Silva, Hélio Arantes, Orlando Fantazzini e Adriana Galvão são muito próximos do prefeito Almeida, e o candidato dele é o Alencar, como eles apoiarão o outro petista Auriel? Será Alencar o candidato da máquina? Ou Almeida irá apoiá-lo como Pietá o apoiou? De mentirinha!!!

Redação: redacao@folhadoponto.com.br Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva facebook.com/sebastiao.alemao.1 Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) Diagramação e Arte: facebook.com/marileneferreira.2012 gilcampos@folhadoponto.com.br Marilene Ferreira, Thais Arielle Publicação da Do Ponto Comunicação Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av. Claudino Barbosa, 919, Macedo, CEP 07113 040, Guarulhos, SP. Telefone: 4574 1211


GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

www.folhadoponto.com.br

03


02

www.folhadoponto.com.br

04

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

www.folhadoponto.com.br

Cidade

Opinião

GUARULHOS, 10 A 1

NA TELA DA GLOBO GUARULHOS É

Depois de realizar várias reportagens criticando o governo petista, Almeida abre os cofres públicos

Will Siqueira

Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarulhos tem feito uma forte exposição de suas “benfeitorias” para a população nas mídias local e nacional, o que, por consequência, gera bastante gasto. Há dias, por exemplo, a prefeitura tem anunciado em jornais, outdoors e, inclusive, na Rede Globo, as obras que estaria executando na cidade. Porém, muitas daquelas que aparecem na TV como se estivessem sendo feitas, ou já foram concluídas – portanto, são antigas –, ou estão longe de ser finalizadas. O que, no mínimo, seria propaganda “enganosa” do governo municipal. A prefeitura contratou até mesmo um ator guarulhense, que já trabalhou na Globo, para “estrelar” uma de suas campanhas publicitárias. Nela, Adenor de Souza aparece usando um capacete de mestre de obras na área do Trevo de Bonsucesso. E o Trevo é justamente uma das obras anunciadas pelo governo de Guarulhos como se já estivesse em pleno andamento. Mas, nem saiu do papel. A reformulação do Trevo era para ter sido iniciada em fevereiro, segundo prazo estipulado pela própria administração municipal. Estamos em abril e, até agora, apenas asfaltaram novamente uma das ruas ao redor do tão complicado Trevo.

Na sessão do último dia 1º da Câmara Municipal, por exemplo, o vereador Geraldo Celestino (PSDB) disse que ao passar por Bonsucesso observou que não havia nenhuma máquina trabalhando no local – os responsáveis pelas obras é o consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão. Isso fez com que Celestino protocolasse, na quinta-feira (dia 3), requerimento solicitando explicações da prefeitura. Tanto que o parlamentar se referiu à situação como “enganação da prefeitura”. A publicidade governo Almeida anuncia como obra primorosa a construção das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) na cidade. Mas a rede ainda não está completa: falta a ETE Várzea do Palácio, cujo prazo de entrega nem está definido Já que ainda depende da licença ambiental da Cetesb, órgão do governo estadual. Ainda há a questão das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Cumbica e Jardim Paulista. A construção das duas está em passo lento. Para se ter noção, a entrega da UPA Cumbica era para ter ocorrido em junho do ano passado. Em julho, o programa CQC, da Band, esteve no local e mostrou a UPA Cumbica abandonada. E até o momento, a situação é a mesma. O descaso com a UPA Jardim Paulista é o mesmo. Há alguns

ATÉ FEVEREIRO ESTES ERAM OS DES

Unidades de Saúde com obras paradas

Trânsito


02

www.folhadoponto.com.br

16 DE ABRIL DE 2014

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

Cidade

Opinião www.folhadoponto.com.br

05

O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER

s para a emissora falar bem da cidade em horário nobre. Quanto custou? A prefeitura não responde

trabalhadores por lá, entretanto ainda há não há previsão de entrega. E trata-se de uma obra cuja verba foi liberada em 2011 pelo Ministério da Saúde. Ou seja, há três anos. Reportagem publicada no Folha do Ponto, edição 234, constatou que a maioria dos guarulhenses desaprova o atual governo do município. A saúde está um caos, O desemprego na cidade também está grande, a violência cresce a cada dia, o transporte público é alvo constante de reclamação da população. Então, sem ter o que mostrar, a prefeitura gasta fortuna na TV para mostrar uma cidade que não existe.

Obras inauguradas há três anos

Em sua propaganda veiculada na Rede Globo, a prefeitura afirma que Guarulhos está avançando, porém mostra obras inauguradas em 2011. Isto é, está fazendo marketing de obras que já existem há três anos. O governo cita as ETEs do São João, inaugurada em setembro de 2010, e do Bonsucesso, inaugurada em dezembro de 2011, além do Terminal Pimentas, cuja inauguração aconteceu em outubro de 2011, como se todas elas fossem novíssimas. Ainda tem a UPA São João, que

foi construída em 2011, e é considerada uma obra recém-inaugurada. Na propaganda, Guarulhos também aparece como exemplo em ciclovia, mas, na verdade, a cidade não tem um metro de ciclovia. Existe somente uma ciclofaixa na avenida Paulo Faccini, que só é liberada aos domingos. Com relação às academias populares, elas também são citadas como grande solução, mas, várias delas já estão em péssimas condições nas praças públicas, sem segurança para a prática de atividades físicas. Em vários outdoors, a prefeitura ainda faz propaganda de que só em 2013 contratou 1.200 médicos, mas, como já foi divulgado, em recente pesquisa realizada pelo Folha do Ponto, a saúde é apontada pela população como o setor mais precário do município. O dinheiro gasto com a publicidade poderia ser melhor aproveitado nessa área, por exemplo. O Folha do Ponto enviou à Secretaria de Comunicação da prefeitura a seguinte pergunta: quanto a prefeitura está gastando com a veiculação de publicidade em outdoors, jornais, TV etc. neste ano? No entanto, o governo preferiu silenciar e não houve resposta até a conclusão desta edição.

STAQUES DE GUARULHOS NA GLOBO

caótico

Filas nos hospitais e postos de saúde

Secretário de Saúde levando “pau” do apresentador


06

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

EMPREGOS UTILIDADE PÚBLICA

OPORTUNIDADES

*AÇOUGUEIRO - Uma vaga disponível na região de Cumbica. Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.200,00. (2512743)

*AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIA - Seis vagas disponíveis na região do Centro. Exige-se Ensino Fundamental completo. Não é exigida experiência. Salário de R$ 837,00. (2401487)

*AJUDANTE DE ELETRICISTA - Uma vaga disponível na região de Cumbica. Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.100,00. (2518327)

*AUXILIAR DE ENCANADOR - Duas vagas disponíveis

na região do Parque Maria Helena. Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.000,00.(2519574)

*AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO - Cinco vagas disponíveis na região do Jardim Castanha. Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 3,95 p/h. (2529510) *CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA - Três vagas disponíveis na região de Bonsucesso. Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.107,00. (2447762)

*GARÇOM - Sessenta vagas disponíveis no Aeroporto. Exige-se Ensino Médio completo. Não é exigida experiência. Salário de R$ 832,00. (2530298)

*OPERADOR DE MÁQUINAS OPERATRIZES

- Dez vagas disponíveis na região do Jardim dos Pimentas. Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 950,00. (2455523)

*POLIDOR DE AUTOMÓVEIS - Uma vaga disponível na região do Porto da Igreja. Exige-se Ensino Fundamental completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.105,00. (2371059)

*TORNEIRO MECÂNICO - Uma vaga disponível na região do Parque São Miguel. Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 1.030,00. (2440144)

VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)

*AUXILIAR DE LAVANDERIA - Uma vaga disponível na região do Centro. Exige-se Ensino Médio completo e seis meses de experiência. Salário de R$ 891,00. (2482558) Mais informações nos seguintes endereços:

CIET-Centro - Rua Dr. Gastão Vidigal, 200 (Próximo ao Cartório de Registro Civil) CIET Vila Augusta - Rua Antônio Iervolino, 225 (Travessa da Av. Guarulhos) CIET-Cumbica - Avenida Cap. Aviador Walter Ribeiro, 359 (Próximo ao Cartório do Cidade Jardim Cumbica) CIET-Pimentas - Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2.760 (Parque São Miguel - próximo ao INSS)

Cidade

PRODUTIVISMO

Ações simples e pontuais * Carlos Roberto O Produtivismo prima por ações simples para a resolução de problemas complexos. Lógico que há questões maiores que precisam ser atacadas e devem ser priorizadas pelo poder público, como forma de facilitar a ação efetiva dos setores produtivos, que precisam se concentrar em suas atividades a fim de produzir “mais, melhor e mais barato”. Porém, há ainda outras ações menores, mas não menos importantes, que podem ser promovidas pelo poder público em parceria com a iniciativa privada. Em Guarulhos, desenvolvemos um projeto para a implantação de um Centro de Exposições Permanentes e Transitórias, numa área próxima ao Aeroporto Internacional de São Paulo, que poderia ser – conforme projeto que tramita no Congresso Nacional - , no espaço ocupado pela Base Aérea de São Paulo, que mantém grandes áreas ociosas. O Centro de Exposições Permanentes e Transitórias como o próprio nome diz - seria um amplo espaço para a realização de grandes feiras e exposições temáticas, para a promoção de negócios em datas específicas. Ao longo do ano, dentro do mesmo espaço, empresas da própria região promoveriam a exposição, por meio digital em vitrines eletrônicas, de seus produtos e serviços como forma de divulgar suas potencialidades a todos que frequentem o local, como oportunidade de gerar novos negócios. Em anexo ao Centro, aproveitando a mesma infraestrutura, haveria espaço para a construção de uma arena multiuso, que poderia ser utilizada para a realização de eventos esportivos, artísticos e religiosos. Ou seja, o local contaria com um calendário anual, como forma de sempre permanecer em atividade, otimizando os custos com pessoal e infraestrutura. O mesmo modelo de Centro de Exposições Permanentes e Transitórias, idealizado para Guarulhos, poderia ser levado para outras grandes cidades brasileiras, geralmente em áreas próximas aos aeroportos, facilitando a geração de novos negócios e, ao mesmo tempo, promovendo as atividades e vocações locais. **Carlos Roberto é empresário, deputado federal (PSDB) e integrante da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara Federal


GUARULHOS, 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

INFORME PUBLICITÁRIO

www.folhadoponto.com.br

07

13 de março 2014

INFORMATIVO ABRIL 2014

Uma história que não se constrói da noite para o dia Em 1988, Carlos Roberto de Campos, um empresário do ramo de plásticos, aceitava o convite de um grupo interessado no desenvolvimento de Guarulhos, para participar pela primeira vez de uma eleição para a Câmara Municipal. Aceitado o desafio, a vitória nas urnas em novembro daquele ano foi apenas o primeiro passo de tantos que Carlos Roberto já deu na política, sempre visando melhorar a vida das pessoas. Hoje, 26 anos depois, com inúmeros serviços prestados tanto por meio de sua vida empresarial como pública, Carlos Roberto tem a certeza de que pode fazer muito mais pela sociedade. “Neste início de abril, devido ao calendário eleitoral, deixei o Congresso Nacional após exercer o dato de deputado federal por cerca de dois anos”. Os quase 105 mil votos obtidos em 2010 deram a Carlos Roberto uma das primeiras suplências do PSDB de São Paulo, na Câmara Federal. Em maio de 2011, ele assumiu o cargo até outubro, quando retornou à cidade para se preparar para mais uma disputa eleitoral, desta vez à prefeito, como principal nome da Oposição ao governo. E, assim como já havia ocorrido em 2008, Carlos Roberto foi ao segundo turno, sempre apresentando à população soluções reais para os principais problemas que a cidade enfrenta. Nas duas ocasiões, Carlos Roberto demonstrou os descaminhos da administração na segunda mais importante cidade do Estado. “Nunca me calei diante de tanta mentira pregada por nossos adversários, que usaram e abusaram da máquina pública para vencer as eleições a fim de se perpetuar no poder”, afirma.

Carlos Roberto assumiu como deputado federal em 2011 após receber quase 105 mil votos nas eleições de 2010

Carlos Roberto, o principal nome da oposição em Guarulhos

Responsável por levar as duas últimas eleições municipais ao segundo turno, Carlos Roberto se tornou o principal nome de Guarulhos contra os desmandos praticados pela administração municipal. Durante toda sua vida política, pautada pela ética e verdade, o empresário – inclusive pelas centenas de milhares de votos de confiança que recebeu da população em diferentes eleições – jamais deixou de denunciar as mentiras propagadas por seus adversários nas mais diferentes áreas. “A perpetuação no poder, tão desejada e perseguida por nossos adversários, se dá de forma rasteira, por meio de mentiras e programas assistencialistas que não visam o desenvolvimento nem das pessoas e muito menos da cida-

de”, declara. Para Carlos Roberto, Guarulhos se encontra nas mãos de gente incapacitada, que “por não saber, gasta muito, faz pouco e mal feito”. Ele se refere à grande quantidade de promessas de campanha que são esquecidas pouco tempo depois das eleições. “Cadê a Cidade do Conhecimento tão anunciada pelo prefeito em 2012? Onde está o trem futurista que aparecia nos panfletos de campanha, no entorno do Aeroporto?”. Carlos Roberto lembra ainda que Guarulhos é um cemitério de obras abandonadas, só retomadas às vésperas das eleições. “Há diversas construções de CEUs completamente paradas. É assim no Itapegica, cuja inauguração deveria ter ocorrido em 2012 e até hoje segue em obras, em Bonsucesso,

no Continental, entre outros”. Ele cita que as Estações de Tratamento de Esgoto representam mais uma ilusão propagada pelo prefeito. “Como podem falar que tratam esgoto se não há rede coletoras? São obras apenas para enganar o povo”. O empresário lembra que o prefeito de Guarulhos, que aumentou o IPTU em mais de 1.000% no ano passado, utiliza o dinheiro da população em propagandas mentirosas, como essas que são exibidas em horário nobre nas principais redes de televisão de São Paulo. “Eles mentem descaradamente. Até roubam obras realizadas pelo Governo do Estado como no caso dos dois terminais de ônibus que foram construídos pela EMTU mas que, na propaganda do PT, aparecem como realizações deles”.


02

www.folhadoponto.com.br

08

Opinião

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

www.folhadoponto.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

GUARULHOS, 10 A 1

LINHA DO TEMPO

13 de março 2014 Em seu primeiro pleito foi eleito pelo povo de Guarulhos a uma das cadeiras de vereador da cidade.

Após 4 anos de muito trabalho na Câmara Municipal, o reconhecimento veio em forma de reeleição para o segundo mandato como vereador.

História de Carlos Roberto se confunde com a de muitos trabalhadores brasileiros Reeleito com votação expressiva, o então vereador é convidado a gerir a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Guarulhos.

Carlos Roberto lança candidatura a prefeito da segundo cidade mais populosa do Estado pelo PSDB, sendo o terceiro colocado naquele ano.

Para auxiliar na construção e fortalecimento do PSDB em Guarulhos, Carlos Roberto se candidata a deputado estadual e recebe mais de 25.600 votos.

Carlos Roberto tem uma história de vida que se confunde com a de muitos trabalhadores brasileiros. De origem humilde, filho de migrantes, soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu. Com uma infância bastante simples, a família se mudou do bairro da Penha, na zona leste paulistana, para Taboão da Serra, para realizar o sonho da primeira casa própria. Lá cresceu com a vontade de um dia se realizar na vida. Sem condições de fazer um curso superior, Carlos Roberto se formou técnico em mecânica industrial pelo Liceu de Artes e Ofícios e se especializou em plásticos pelo SENAI. A profissão de ferramenteiro possibilitou que, aos 19 anos, o jovem Carlos Roberto fundasse a sua primeira empresa, demonstrando o seu espírito empreendedor.

Aos 23 anos, já em Guarulhos, fundou a CRW Plásticos em parceria com dois amigos dos tempos do Liceu. Hoje, a fábrica é uma multinacional brasileira, especializada na injeção de termoplásticos, com filiais nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, além de unidades nos Estados Unidos, Eslováquia e México. Há 26 anos, entrou na vida pública, quando se elegeu vereador pela primeira vez. Reelegeu-se em 1992, tornou-se secretário municipal de Turismo e tentou ser prefeito de Guarulhos em três oportunidades. Em 1996, ficou em terceiro lugar, para depois – nas duas últimas eleições (2008 e 2012) – chegar ao segundo turno. Em 2010, conquistou a suplência na Câmara Federal pelo PSDB, quando obteve quase 105 mil votos.

Após anos dedicando-se ao fortalecimento do PSDB em Guarulhos, Carlos Roberto é indicado à presidência do partido na cidade


02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014 INFORME PUBLICITÁRIO

16 DE ABRIL DE 2014

Livro conta a paixão, coragem e ousadia na trajetória do empresário e político O livro “Paixão, coragem e ousadia na trajetória do empresário e político Carlos Roberto” foi lançado em 2013. A obra, de autoria do jornalista Heitor Amilcar, revela como ele conseguiu se tornar um empresário de sucesso desde sua infância humilde em bairros da periferia de São Paulo. Trata-se de uma obra que revela como o empreendedorismo, a partir da geração de oportunidades, pode levar uma pessoa ao sucesso empresarial e também no mundo político. Carlos Roberto se formou ferramenteiro no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e teve sua primeira

empresa aos 19 anos de idade. Editado pela Jacintha Editores, o livro apresenta “valores e objetivos que conduzem as realizações”, conforme o próprio Carlos Roberto explica na apresentação. “Essa trajetória, desde minha origem humilde até chegar a um empreendedor com sucesso no campo empresarial, pode trazer referências a muitos que desejem pautar-se, como eu, por aspectos do produtivismo, no sentido de estímulo à produção e geração de riqueza social, e que pretendam alcançar, assim, resultados igualmente positivos”, afirma o deputado que é co-autor da obra.

www.folhadoponto.com.br

09

13 de março 2014 Carlos Roberto reassume o mandato na Câmara dos Deputados com a missão de ampliar a oferta de ensino profissionalizante no Estado, bem como trabalhar em prol do fortalecimento da indústria.

Determinado em mudar a realidade política da cidade, candidata-se novamente e apresenta excelentes propostas. Com o apoio da população, travou uma dura batalha no segundo turno com o atual prefeito e chegou ainda mais perto da mudança.

Assume como deputado federal na vaga de Rodrigo Garcia. Durante os seis meses em que permaneceu na Câmara, foi presidente da Comissão de Viação e Transportes e suplente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. Ao lado, Carlos Roberto com os filhos Iris e Derian.

Os quase 105 mil votos recebidos na eleição o credenciaram a um cargo de suplente de deputado federal, que viria a se tornar efetivo em 2011.

O livro foi lançado em 2013

Carlos Roberto candidata-se novamente à prefeitura e por pouco não mudou os rumos da cidade para melhor, ao chegar ao segundo turno com reais chances de vitória.

Premiado pelo seu esforço e dedicação ao PSDB Guarulhos, é eleito presidente da sigla com a missão de fazê-la crescer ainda mais.


10

www.folhadoponto.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

GUARULHOS, 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

CONGRESSO NACIONAL

Em Brasília, Carlos Roberto se destaca na defesa dos setores produtivos 13 de março 2014

Carlos Roberto durante participação em uma das comissões da Câmara Federal Nestes quase dois anos de mandato parlamentar, Carlos Roberto – o único industrial paulista na Câmara Federal – teve presença marcante em defesa dos setores produtivos da economia. Ao retornar à Casa, em dezembro de 2012, o empresário de Guarulhos pautou seu mandato por ações que visaram dar maior visibilidade à produção, um setor que não recebe do Governo Federal a atenção necessária para garantir o desenvolvimento do país. Carlos Roberto se tornou membro titular da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, participando de diversos debates relacionados a temas de grande importância para garantir o desenvolvimento, integrando-se às discussões referentes a projetos de lei, relacionados à indústria e comércio.

Ao detectar o desvirtuamento do papel do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o deputado propôs a criação de uma subcomissão especial para monitorar a atuação da instituição e de outros bancos públicos de fomento, da qual se tornou o presidente. A subcomissão passou a apurar as recorrentes controvérsias sobre a eficácia da atuação do BNDES diante do quadro de estagnação da indústria de transformação e o baixo nível de formação bruta de capital fixo na economia brasileira. Para Carlos Roberto, “era fundamental que o Congresso se envolvesse nas questões relacionadas à economia brasileira para assegurar a transparência dos processos e a competitividade do mercado”.

Autor do PL que prevê doação da Base Aérea para Guarulhos Em 2011, ao chegar ao Congresso Nacional, Carlos Roberto imediatamente passou a atuar na defesa dos setores produtivos, privilegiando a geração de oportunidades de trabalho aos brasileiros. Durante os seis meses em que permaneceu na Câmara, foi presidente da Comissão de Viação e Transportes e suplente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. Neste período, participou de vários encontros com representantes do setor de Transportes, principalmente relacionados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos que, naquele momento, passava pelo processo de concessão à iniciativa privada.

Neste sentido, fez diversos requerimentos relacionados ao tema, assim como outros assuntos relacionados diretamente a Guarulhos, como o dinheiro do Governo Federal enviado à cidade para a construção do Terminal Rodoviário, cujo telhado desabou durante uma ventania, entre outros. Carlos Roberto apresentou ainda projeto de lei, aprovado em várias comissões, que prevê a doação da área pertencente à Base Aérea de São Paulo, localizada ao lado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, ao Município, para a utilização do espaço para projetos de interesse da população, como a construção de um Centro de Exposições Permanentes e Transitórias, além de uma arena multiuso.


ESPORTES

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

www.folhadoponto.com.br

11

Guarulhos estreia sábado em casa Tricolor guarulhense tenta a primeira vitória no campeonato

Corvo tem jogo decisivo na A3 Se vencer e o Independente empatar, o Flamengo garante a vaga Will Siqueira

Will Siqueira

Após ter perdido na primeira rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista para o Nacional, na casa do adversário, no sábado (5), o Guarulhos tenta diante de sua torcida a reabilitação. O jogo será realizado no campo do Flamengo, no sábado (12), às 15 horas, contra o Ecus de Suzano. A equipe treinada por Gilberto Costa ocupa a última posição do grupo 6 da Segundona. Na primeira rodada, o único time vitorioso nesse grupo foi justamente o Nacional. Nos outros jogos houve empate: Taboão da Serra 2 x 2 Suzano e Ecus 1 x 1 Guarujá. Sub-17 na final O time sub-17 do Guarulhos (foto) fará uma final inédita da Copa Ouro-APF também no sábado (12), ás 11 horas, contra a Ponte Preta, na cidade de Alumínio, no Estádio da Associação Atlética Alumínio. Os guarulhenses haviam chegado, no

máximo, as oitavas de final da Copa Ouro nos outros anos. Mas a campanha do time em 2014 foi surpreendente: Guarulhos 2 x 2 Lençoense; Guarulhos 4 x 4 Desportivo Brasil; Guarulhos 2 x 6 Red Bull Brasil; Guarulhos 2 x 1 Hortolândia; Guarulhos 4 x 1 Corinthians (oitavas de final); Guarulhos 2 x 0 Guarani (quartas); e Guarulhos 3 x 3 Red Bull Brasil (semifinais – 5 a 4 para Guarulhos nos pênaltis). A Copa Ouro também serve como preparação para o Campeonato Paulista sub17 que começa no próximo dia 19. A estreia será contra o Mauaense, em Guarulhos, no Estádio Cícero Miranda. O Campeonato Paulista já começa no domingo (13) para as categorias sub-11 e sub-13. Os guarulhenses irão enfrentar o Atibaia nas duas categorias. A equipe sub-15 do Guarulhos também fará sua estreia no Paulista da categoria contra o Mauaense, no dia 19.

O Flamengo joga valendo toda a sua campanha na A3 neste domingo, às 10h, contra a Matonense, na última rodada da primeira fase. Após várias rodadas jogando fora, o rubro-negro volta ao Estádio Antonio Soares de Oliveira, que estava interditado pela Federação Paulista de Futebol. A equipe do técnico João Vallim tem de derrotar a Matonense e esperar um empate entre Independente e Guaçuano (todas as dez partidas da 19ª rodada ocorrem às 10h) – o Independente também joga em casa – para comemorar a sua classificação. Restam apenas duas vagas, que estão sendo disputadas por Flamengo, Independente e Sertãozinho. O Corvo tem 25 pontos, podendo ter 28; o Independente possui 26 (com um empate iria a 27) e o Sertãozinho está com 27. O resultado do Sertãozinho não influencia o do Flamengo, a não ser que o time do interior, que fica atrás no saldo de gols, perca para o Taubaté. “Temos que tentar a vitória a qualquer custo. Estamos confiantes e acreditamos na classificação”, declarou João Vallim após a vitória por 2 a 1, no fim do jogo e com um jogador a menos, contra o Votuporanguense no domingo (6). “Tem de frisar que nunca faltou determinação e garra aos jogadores desde o início da competição. A vontade e a raça dos atletas têm sido O capitão Denis dos Santos já foi muito grande”, completou. campeão da A3 com o Corvo em 2008

Faixa preta de jiu-jítsu da cidade é árbitro do XFC Magno Wilson está ganhando mais espaço no evento de lutas de MMA Will Siqueira

Lutador, professor e, agora, árbitro, o faixa preta de brazilian jiu-jítsu Magno Wilson, que mora em Guarulhos, está ganhando notoriedade no cenário internacional de MMA (Artes Marciais Mistas, em inglês). Isso porque é um dos árbitros principais da lutas de XFC (Xtreme Fighting Championship ou Campeonato de Combate Extremo), organização norte-americana que rivaliza com o UFC (Ultimate Fighting Championship). Como um dos árbitros principais, a função dele no XFC é executar a arbitragem central ou lateral das lutas. “Para mim, fazer parte desse projeto é um prazer. Sem dizer que sinto como reconhecimento do meu trabalho e uma ampliação da minha visão como especialista da área; pois já atuei como atleta, técnico e agora como arbitro, ou seja, entendo mesmo do que faço e isso esta sendo reconhecido”, afirmou Wilson. Wilson é técnico da equipe de MMA Guarulhos Fight Team. “Uma vez levei uns atletas para participarem de um evento amador, em São José dos Campos, e o rapaz que iria arbitrar não foi. A pedido do organizador do evento, perguntando se eu poderia arbitrar as lutas de MMA e muay thai, fui socorrê-lo e, de lá para cá, não parei mais”, contou. Ele arbitrou durante dez anos lutas de sport jiu-jítsu,

modalidade da qual também é faixa preta. “Como todos, iniciei como empresário até chegar a arbitro central; pelas minhas contas, foram centenas de lutas de sport jiu-jítsu”, comentou. Com a chegada do XFC ao Brasil, Wilson foi convidado pelo presidente da comissão atlética da CBMMA (Confederação Brasileira de MMA) a comparecer a uma seletiva na qual havia 22 árbitros, dos quais apenas 12 ficaram no grupo de inspetores, árbitros laterais e centrais. “Para a minha alegria fiquei entres esses 12. Entre nós, se encontram os melhores árbitros do país”. XFC O XFC é uma organização de MMA cujo foco são os atletas latino americanos. Nos Estados Unidos, está na 22ª edição. No Brasil, foi feita uma parceria com a emissora Rede TV, a única em canal aberto a transmitir um evento de MMA ao vivo. Aqui o evento é chamado de XFC International. O programa que transmite o XFC vai ao ar todos os sábados a meia-noite e meia, sendo que, a cada 15 dias, é ao vivo com lutas do card (grupo) principal – no último evento ao vivo, teve apenas dois pontos a menos de audiência que a Rede Globo.


12

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014


E

O Ç A

SP

T

n e e

Música

Depois de muitos boatos e inúmeros artistas cogitados, a FIFA finalmente divulgou a lista das faixas que estarão na trilha sonora oficial da Copa do Mundo 2014. Ao todo serão 14 faixas na versão tradicional e

thais@folhadoponto.com.br

mais duas na versão deluxe, que terá os remixes de

#ficadica Capitão América 2 Estréia 10 de abril

Após os cataclísmicos eventos em Nova York com Os Vingadores - The Avengers, Capitão América 2: O Soldado Invernal encontra Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vivendo tranquilamente em Washington, DC e tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado — o Soldado Invernal.

“We Are One” e “Tatu Bom de Bola”, tema oficial do mascote Fuleco, cantado por Arlindo Cruz. Além das já anunciadas “We Are One (Ole Ola) (Feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte)”, de Pitbull e “Dar Um Jeito” de Santana, Wyclef Jean, AVICII e Alexandre Pires, “La La La (Brazil 2014) (Part. Carlinhos Brown) de Shakira, “Tico Tico”, interpretada por Bebel Gilberto e Lang Lang e até o hit do último verão, “Lepo Lepo” do grupo baiano Psirico.

Eventos

Hopi Night: Connect

Vai rolar som, drinks mil e mapping (projeções tridimensionais sobre a tela do palco) e a galera vai poder interagir com o espaço. Ao entrar no rolê você preenche um pequeno cadastro com nome e foto, e seu retrato vai passar no palco. Também dá para mandar sms e tweet para o evento, os melhores passarão no palco. No período, o parque funcionará das 11h30 às 20h30. Quando? 11 de abril a 9 de junho Onde? Hopi Hari - Rodovia dos Bandeirantes, km 72 Quanto? R$79 antecipado e R$89 na hora. Mais informações: 4007-1134 ou www.hopihari.com.br

Games

Novo “Super Smash Bros.” sai até o fim do ano Nintendo Direct essa semana revelou as janelas de lançamento dos novos “Super Smash Bros”. Diferente do que se imaginava, os games não chegarão juntos ao Wii U e ao portátil 3DS. Não foi informada uma razão específica para a distância entre os dois lançamentos. Embora os dois games tenham os mesmos personagens disponíveis para os jogadores, a versão de Wii U terá gráficos bastante superiores. Os novos “Super Smash Bros.” terão suporte para

Classificação:12 Anos

Famosos

13

Álbum oficial da Copa do Mundo 2014

Por Thaís Arielle

Cinema

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

partidas multiplayer online em ambas as plataformas.

Astros do mundo Teen Katy Perry mudou o visual

Luan Santana lança video documentário

Parece que Katy Perry se can-

O cantor Luan Santana acaba de lançar

sou dos cabelos pretos. A musa

o primeiro video documentário de sua

compartilhou em seu Instagram

carreira com a música “Cê Topa”. Ele

uma foto em que aparece com um

esteve em uma instituição que cuida de

novo visual e, dessa vez, a cor es-

animais que sofreram maus tratos ou fo-

colhida para a mudança foi verde!

ram abandonados pelo seu dono. O can-

Katy iniciará sua nova turnê em

tor abriu mão de grandes investimentos

maio. Pelo jeito, os fãs poderão

em seu novo clipe e abriu mão de cená-

ver as madeixas de Katy bem di-

rios para defender a causa. Luan San-

ferente! E vocês, o que acharam

tana definiu o seu novo clipe como “Um

do novo hair da Katy?

video real por uma causa verdadeira”.


14

www.folhadoponto.com.br

Social

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

No sábado, dia 05/04/2014, o Folha do Ponto foi ao Tchê Gandaias. O Tchê Gandaias é o lugar certo para quem quer curtir uma noite animada com pessoas bonitas e agradáveis. Avenida Paulo Faccini 2171 - Fone 4962-7940

CURTA FOLHA DO PONTO facebook.com/DoPontoComunicacao

Por Edgar Guilherme

www.oruspix.com.br

Jessica e Ariane

Letycia, Edu Araujo e Carol

Fernando e Jeisa

Maite e Jeferson

Paula e Brenda

Aline, Williane e Amanda

Erika e Erika

Ramon e Raissa

Vinicius e Ruth

Paloma, Fellipe e Viviane

tche

Mary e Sarah

Barbara, Thais, Thamyris, Bianca e Marina

Thais e Leonardo

Lucas e Nicolle

Carlos, Caique, Pecoço e Caio


Tá no Ponto! CURTAS Marilene Ferreira

mari@folhadoponto.com.br

...

Pensadora

A funkeira carioca Valesca Popozuda soube da polêmica envolvendo sua música em uma prova em uma escola de Brasília na noite de segundafeira (7), em Fortaleza, onde viaja para divulgar a música Beijinho no Ombro, seu mais recente sucesso, citado na avaliação. “Agradeço ao professor Antônio por ter lembrado da Valesca Popozuda. Ele queria causar – vi a entrevista dele hoje –, mas ele não sabia que ia causar tanto desse jeito”, diz a cantora. "Fiquei lisonjeada por dois motivos: primeiro que foi colocada a minha música em prova e depois por ter se referido a mim como pensadora, intelectual, mas falei que ainda não estou nesse patamar, ainda não sou uma grande pensadora", concluiu Valesca Popozuda.

Dificuldade...

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

Início Início de de carreira carreira

Em processos de SELEÇÃO de estagiário e TRAINEES, a PERSONALIDADE e Em processos de SELEÇÃO de estagiário e TRAINEES, e a postura emocional são requisitos fundamentais para a asPERSONALIDADE empresas. Conheça a postura emocional são requisitos fundamentais para as empresas. Conheça algumas QUALIDADES que os gestores buscam nos jovens INICIANTES. algumas QUALIDADES que os gestores buscam nos jovens INICIANTES. Conhecer os objetivos, o funcionamento e as origens da INSTITUIÇÃO; Conhecer os objetivos, o funcionamento e as origens da INSTITUIÇÃO; Desejo de DESAFIOS e novas experiências; Desejo de DESAFIOS e novas experiências; Aplicar bem o CONTEÚDO técnico em conjunto com os colegas da área; Aplicar bem o CONTEÚDO técnico em conjunto com os colegas da área; COOPERAÇÃO e maturidade para trabalhar em equipe; COOPERAÇÃO e maturidade para trabalhar em equipe; Desenvolver as próprias habilidades com NATURALIDADE; Desenvolver as próprias habilidades com NATURALIDADE; Ser PROATIVO; Ser PROATIVO; Apresentar POSTURA profissional em Apresentar POSTURA profissional em relação à pontualidade, à linguagem e relação à pontualidade, à linguagem e a vestimentas; a vestimentas; Realizar as atividades com determinação e Realizar as atividades com determinação e EXCELÊNCIA; EXCELÊNCIA; Capacidade de ARGUMENTAÇÃO e FLEXIBICapacidade de ARGUMENTAÇÃO e FLEXIBILIDADE principalmente em casos de opiniões LIDADE principalmente em casos de opiniões contrárias; contrárias; Demonstrar VALORES morais e éticos. Demonstrar VALORES morais e éticos. W B X W O Ç E E D A D I L I B I X E L F T S W B X W O Ç E E D A D I L I B I X E L F T S G L R T V F N H V R T Ç Q M M S D S Y V E O G L R T V F N H V R T Ç Q M M S D S Y V E O I O Ã Ç I U T I T S N I Y V C E X E T R R I I O Ã Ç I U T I T S N I Y V C E X E T R R I Õ A O G T L K E V Õ M H H N T R J T A F S F Õ A O G T L K E V Õ M H H N T R J T A F S F E H Ã B A V W L P R U T B M C O H N U R W A E H Ã B A V W L P R U T B M C O H N U R W A E II A E C C Ç Ç G G O O J J V V K K Ç Ç L L D D M M A A M M N N L L A N N W W J J S S X B B A A A A R R Ç Ç Z Z Ã Ã P P P P E E R R S S O O N N A A L L D A A D D E E X II D C N N R R S S P P S S W W Q Q A A Ã Ã N N O O W W P P K K V V Q Q C C S S C C D D D D C E L II D E X X E E D D A A D D II L A A R R U U T T A A N N V V U U II D D D T T N N L L O O P P L L J J R R C C P P R R Ç Ç U U F F U U N N C C S S P P N N S S Õ Õ M M X X E Z O H Ç L G U Y D I T S E D A D I L A U Q E Z O H Ç L G U Y D I T S E D A D I L A U Q N C O N T E U D O E S Z S D C D Y P R T Ç N C O N T E U D O E S Z S D C D Y P R T Ç Z Z C U U C C W W Z Z D D H H C C Õ Õ C C H H X X Ã Ã O O O O X X F F L L B B C C X X Õ Õ C O Ã Ã Ç Ç A A T T N N E E M M U U G G R R A A Q Q P P S S E E L L E E Ç Ç Ã Ã O O II O A X X S S E E E E N N II A A R R T T Q Q R R R R Y Y X X Q Q Z Z G G H H Q Q E E Õ Õ A 50 50

Solução Solução

EE DD AA DD

UU TT I I TT SS NN

PP EE AA DD I I LL AA RR UU UU

EE UU DD OO

I I LL I I BB I I XX EE LL SS SS II EE EE RR TT OO NN LL AA RR SS OO NN AA LL II DD VV CC TT AA NN II NN TT SS EE DD AA DD II LL SS OO PP SS EE LL EE FF SS OO II FF AA SS AA DD EE DD

AA UU QQ

ÇÇ ÃÃ OO

“Minha Novela”Próximas emoções... Além do Horizonte -19h, Globo

Meu Pedacinho de Chão – 18h, Globo

Epaminondas fica contrariado com a presença de Renato em sua casa. Renato conta que é médico e Catarina pede para ele examinar Pituca. Professora Juliana aparece cedo na escola. Renato fica impressionado com a beleza da professora. Mãe Benta tenta benzer Pituca, mas Catarina não deixa.

Tereza defende Paulinha. Keila fica nervosa antes da inauguração do “Tapibar”. Marcelo e Priscila tentam entrar em um acordo na arrumação da casa, mas acabam discutindo. Fernanda chora ao ouvir Thomaz falar o nome de Heloísa enquanto dorme. Selma e Rita reclamam de Nilson e Sandra o conforta.

Horóscopo Áries - 21/03 a 19/04

Ana Furtado foi tirada do comando do Vídeo Show mesmo tendo como padrinho o marido Boninho, diretor que tem seu poder na Globo. A moça saiu do programa, que foi totalmente reformulado, e foi direto para a geladeira da emissora. Agora, com Zeca Camargo, a atração dá menos audiência do que na época em que Ana apresentava. Ela tem dado boas risadas nos bastidores...

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.brCAÇA-PALAVRAS © Revistas COQUETEL www.coquetel.com.br Revistas COQUETEL Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em© destaque no texto.

TT NN EE MM UU GG RR AA NN I I AA RR TT

Rindo à toa...

Um certo dia o gago vai num restaurante e pede o almoço. Em seguida o garçom chega com várias bandejas e começa a servir. O garçom lhe serve verduras e o gago diz: - Ma-ma-ma-mais ... O garçom coloca mais verdura no prato e o gago continua: - Ma-ma-ma-mais ... Quando não cabia mais verdura no prato do gago, o garçom disse: - Será que está bom agora? E o gago: - Ma-ma-mais eu nã-nã-não gosto de verduras! Enviada por Giovanna Gomes

15

OO VV OO ÃÃ ÇÇ I I OO T T ÃÃ AA E E ÇÇ OO X X AA RR C C RR PP E E E E DD AA L L PP E E OO NNCC OO NN T T C C CC I I OO ÃÃ ÇÇ AA A A SS E E E E

Ana Paula Arósio está passando por um momento delicado em sua vida. Depois de quatro anos de reclusão em sua fazenda em Santa Rita, no interior de SP, ela resolveu aparecer. Pessoas próximas afirmam que ela estaria precisando de dinheiro e disposta a voltar a trabalhar. Ana Paula recusou convites para a TV e ainda arrumou confusão na Globo, e queimou o filme dela na emissora.

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

Demonstrações de sentimentos estarão mais intensas. Cuide para que impulsos não atrapalhem! Touro - 21/04 a 20/05

Situações da família são propensas a tomar sua atenção com mais intensidade. Pense antes de falar.

Em Família -21h, Globo

Shirley resolve organizar uma festa de aniversário para Leto. Juliana leva Jairo ao salão de beleza e exige que ele corte o cabelo e o cavanhaque. Laerte tenta convencer Selma a fazer os exames. Helena pede que Clara deixe um pouco Marina de lado e pense mais em Cadu e Ivan.

Chiquititas - 20h30, SBT

É noticiado na TV que dois jovens estavam envolvidos num grande assalto de uma casa. É divulgado um retrato falado das crianças que foram vistas entrando no caminhão. Trata-se do retrato falado de Duda e Mili, que na verdade entraram apenas por acidente no caminhão.

Geremy Batins

Câncer - 21/06 a 21/07

Libra - 23/09 a 22/10

Período propício para revisar suas despesas e desfazer-se de coisas materiais que não tem utilidade.

Retomar contato com os amigos será essencial. Evite implicar com manias sem importância

Momento favorável à conversas com pessoas mais experientes para auxiliá-lo(a).

Tendências para mais envolvimento com projetos a longo prazo. Tenha persistência

Leão - 22/07 a 22/08

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Virgem - 23/08 a 22/09

Propensões para dedicar mais empenho a novos estudos e para dobrar a atenção aos que já se dedica.

Bom momento para focar energias a si mesmo(a), cuidando mais do corpo, das emoções.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12

O momento agora intensifica sua espontaneidade e mesmo alguns impulsos ao se expressar.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Agora é a hora de solucionar situações que envolvam sociedades e ajustar projetos em comum.

Aquário - 21/01 a 19/02

A vivência de novos grupos e círculos sociais tende a alterar sua rotina. Se prepare. Peixes - 20/02 a 20/03

Evite procurar coisas para fazer mais do que pode. Não se sobrecarregue, pois pode afetar sua saúde.


www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2014

vempraung Siga a #UnG

VESTIBULAR 2014

PROVA

12 OU 13/04 INSCRIÇÕES ABERTAS

CAMPUS GUARULHOS-CENTRO GRADUAÇÃO

UNIDADE GUARULHOS-DUTRA

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Manhã Noite

GRADUAÇÃO

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Manhã Noite

Manhã Noite

Manhã Noite

Administração

431,00* 442,00*

Fotografia

343,00* 343,00*

Administração

403,00* 442,00*

Comércio Exterior

343,00* 349,00*

Arquitetura e Urbanismo

617,00* 686,00*

Gastronomia

748,00* 748,00*

Ciências Contábeis

399,00* 417,00*

Gestão Ambiental

343,00* 349,00*

Biomedicina

460,00* 561,00*

Gestão Ambiental

343,00* 343,00*

Engenharia Ambiental

475,00* 510,00*

Gestão Comercial

343,00* 349,00*

Ciência da Computação

393,00* 428,00*

Gestão Comercial

349,00* 349,00*

Engenharia Civil

599,00* 640,00*

Gestão da Qualidade

343,00* 349,00*

Ciências Biológicas (Bach.)

349,00* 349,00*

Gestão da Qualidade

349,00* 349,00*

Engenharia Elétrica

475,00* 510,00*

Gestão Financeira

343,00* 349,00*

Ciências Biológicas (Lic.)

349,00* 349,00*

Gestão Financeira

349,00* 349,00*

Engenharia Mecânica

599,00* 640,00*

Logística

343,00* 349,00*

Ciências Contábeis

399,00* 438,00*

Logística

349,00* 349,00*

Engenharia Química

475,00* 510,00*

Marketing

343,00* 349,00*

Design Gráfico

444,00* 480,00*

Marketing

349,00* 349,00*

Medicina Veterinária

1.142,00*

Produção Industrial

343,00* 349,00*

Direito

577,00* 645,00*

Radiologia

420,00* 420,00*

Pedagogia

321,00* 321,00*

Recursos Humanos

343,00* 349,00*

Educação Física (Bach.)

427,00* 427,00*

Recursos Humanos

349,00* 349,00*

Transporte Aéreo

343,00* 349,00*

Educação Física (Lic.)

427,00* 427,00*

Redes de Computadores

367,00* 367,00*

Enfermagem

534,00* 534,00*

Sistemas para Internet

349,00* 349,00*

Farmácia

578,00* 578,00*

Tecnologia da Informação

367,00* 367,00*

Fisioterapia

529,00* 529,00*

Jornalismo

431,00* 448,00*

Nutrição

480,00* 537,00*

Odontologia

965,00* 965,00*

Psicologia (Bacharelado)

467,00* 519,00*

Publicidade e Propaganda

431,00* 448,00*

Química (Bacharelado)

389,00* 435,00*

Química (Licenciatura)

389,00* 435,00*

Serviço Social

366,00* 407,00*

Turismo

320,00* 320,00*

Acesse www.ung.br e conheça os cursos oferecidos nos campi de Itaquá e São Paulo.

* Valor promocional, válido exclusivamente para pagamento até o último dia bancário do mês anterior ao vencimento e não cumulável com nenhum outro benefício. Valor promocional, válido exclusivamente para calouros ingressantes no segundo semestre de 2014, para as parcelas da primeira semestralidade letiva de 2014. Consultar “Regulamento de Bolsas” no portal www.ung.br; e valor regular das parcelas no telefone 2475-8300.

ENTIDADES PARA DESCONTO

CONSULTE E APROVEITE

GUARULHOS • ITAQUÁ • SÃO PAULO

www.ung.br | 11 2475-8300

KG2 Design/UnG – 03.2014

16


Edição 236