Issuu on Google+

Guarulhos, de 21 a 27 de março de 2013

A folha do passageiro Ano IV - Número 186 / Distribuição Gratuita

PROJETO APROVADO O deputado federal Carlos Roberto conseguiu aprovar na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, o projeto que prevê doação de área da Base Aérea para a cidade de Guarulhos Pág. 5

JUSTIÇA COMEÇA A SUSPENDER

PAGAMENTOS DO IPTU 2013 Guarulhenses que recorreram judicialmente do aumento do imposto já estão começando a obter vitórias nas Varas da Fazenda

Págs. 8 e 9

TRANSPORTE ESCOLAR Empresa Bonauto diz que vive uma briga de “Davi e Golias” na cidade Pág. 5

ni

bre sa

Articulados já circulam

D C a

Pág. 5

ala

Pág. 7

CENTRO PARA ATLETA Governador Geraldo Alckmin contempla Guarulhos um dos 10 centros que serão instalados no Estado de São Paulo; prefeituras vão doar terrenos

Pág. 15

Pág. 12 Pág. 15


02

A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 alemao@folhadoponto.com.br

SEVERINO FAZ ACORDO...

Segundo boa fonte ligada à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Guarulhos, o secretário “doutor Severino” vem varando madrugadas cumprindo uma tarefa árdua, designada pelo prefeito Sebastião Almeida. O advogado vem conversando e tentando acordos para renegociar dívidas e contratos com empresas que prestam serviços para a PMG. As reuniões duram várias horas e, segundo informações, ele está obtendo êxito. Enquanto isso...

NESTOR NÃO PAGA

Como Severino há muito tempo não se “bica” com o secretário de Finanças Nestor Seabra, o tempo gasto se torna conversa jogada fora. Os acordos firmados pelo Jurídico, principalmente com data de pagamento, não são cumpridos, porque o secretário Nestor não reconhece os acordos como oficiais. Enquanto isso, quem tem grana para receber fica na base do empurra-empurra e ao Deus dará.

ESTÁ NA HORA DE PEGAR O BANQUINHO E SAIR CALADINHO Que o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) é homofóbico, racista e preconceituoso todo o Brasil já sabe. Mas ninguém ainda sabe porque ele insiste em presidir a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara contra tudo e contra todos. Na tarde desta quarta-feira, o “todo poderoso” parlamentar não suportou a pressão de manifestantes que pedem sua saída da presidência da comissão e abandonou a reunião. Antes, ameaçou usar os seguranças da Casa contra os populares. Algo inimaginável de acontecer dentro de um Legislativo que, em um período não muito distante, sofreu com a ditadura militar.

A cada dia que passa, a presidência da comissão sob o poder de Feliciano vai se tornando uma tortura para os brasileiros que defendem a ética, a democracia e os direitos humanos. Além de irônico, o parlamentar não demonstra respeito pela população, a não ser pelo seu grupo político. Nas redes sociais, ele já se colocou à disposição do partido para ser o seu provável candidato à presidência da República, caso o PSC decida lançar candidatura própria. Seria muito para um país que ainda não cicatrizou sua ferida dos tempos de chumbo. Marco Feliciano não tem moral de presidir uma comissão, sequer o Brasil e os brasileiros.

Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br Departamento de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle Diagramação: Rafael dos Anjos Candido publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP. Tiragem: 20 mil exemplares

FONE: 2279 2152

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br Impressão: TAIGA - F.: 2409-7926

JURÍDICO PRÓPRIO

Na verdade, a Secretaria de Finanças além de não cumprir estes acordos, também não está nem aí para os pareceres jurídicos elaborados pela secretaria dirigida por “doutor Severino”. Nestor Seabra mantém na pasta financeira um jurídico próprio.

CHAPA ÚNICA

Acabou a briga. Aliás, nem começou. As eleições na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), que prometia uma disputa quente, vai ser moleza para o atual presidente e candidato à reeleição, Jorge Taiar. Tudo porque a chapa de oposição encabeçada por Eduardo Caldas não cumpriu as exigências do estatuto, não apresentando 200 assinaturas de associados quites com a entidade, exigência para legalizar a chapa. A oposição bem que apresentou mais de 200, mas foi reprovada pela comissão eleitoral designada para acompanhar o pleito.

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

Na verdade este ditado popular caiu muito bem na disputa da ACE Guarulhos. A oposição contava na sua chapa com vários integrantes que já estiveram do lado da situação e essas exigências estatutárias para poder concorrer foram criadas por eles próprios com o objetivo de dificultar o registro de chapas. Hoje, eles provaram do próprio veneno. A oposição bem que tentou convencer Taiar a fazer vistas grossas e aceitar a disputa, mas o presidente foi categórico: “cumpra-se os estatutos!”.

DEPUTADOS NO RADAR DE NOTÍCIAS Os radialistas Pedro Notaro e Carlos Arnone,que comandam o programa Radar de Notícias, que vai ao ar de terça a sexta pela Rádio Imprensa FM (102,5), das 7h às 8h, recebem nos próximos dias dois deputados federais. Nesta sexta, 22, Eli Correa Filho (DEM), e na terça, 26, Carlos Roberto (PSDB).

CURTAS

FLAMENGO - O Corvo conquistou, na quarta-feira, sua quinta vitória na A3. Ao concluirmos esta edição, sem os jogos da noite, a equipe estava na segunda posição. PERUEIROS - Também na quarta, o relator do Tribunal de Justiça que analisava o recurso dos perueiros, pediu vistas no processo e a decisão foi adiada para a próxima semana.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

03


04

A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

Política

www.folhadoponto.com.br Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

A presidenta e a presidenta

Pouco a pouco a vereadora Marisa de Sá (PT) vai ocupando espaços políticos. Apesar de alguns pensarem que foi pimenta deste colunista, a vereadora Marisa, presidente do PT municipal, reiterou sua liberdade de concorrer ou não a um mandato completo. Mas ela deixa claro, neste momento eu não sou candidata! Hoje ela substitui Benedito Aparecido da Silva, em um mandato tampão que vai até novembro.

Apoio de peso!

Questionada sobre sua possível candidatura à presidência, Marisa foi rápida: “Ora, metade da executiva deverá ser formada por mulheres. Então haverá muito espaço pra mim e a presidente Dilma apoia a ideia da paridade”. Segundo o estatuto do PT, metade da executiva deve ser de mulheres, a quantidade de candidatas a vereadoras também deve ter 50% de homens e 50% de mulheres.

Bombeiro na Câmara

O segundo suplente de vereador do PTC, Bombeiro Bernado, recebeu 1291 votos, tomou posse na sessão dessa terça-feira. Por ser Militar, Bernardo vai para a aposentadoria. O primeiro suplente, Airton Martins, alegou questões e compromissos empresariais para não assumir a vereança. Por motivos de saúde, o titular, o vereador Toninho Magalhães pediu duas semanas.

De Busão

As linhas de ônibus intermunicipais que servem ao Parque Cecap e região foram vistoriadas nesta semana pelo tucano Geraldo Celestino. O parlamentar, chegou por volta das 5h da manhã no ponto em frente à Padaria do bairro e fiscalizou os horários, os intervalos e utilizou os coletivos para ver as condições dos veículos e ouvir a população. Constatou que o número de coletivos era inferior ao determinado pela EMTU, reclamou e a situação foi regularizada.

Que tal a ideia?

Imaginem se um dia por mês todas as autoridades, prefeito, secretários e vereadores fossem obrigados a utilizar o transporte coletivo municipal?

Casa que falta pão

A falta de alguns ingredientes na merenda das escolas municipais deu muito que falar na sessão dessa terça. Oposição, Geraldo Celestino, e situação, Samuel Vasconcelos (PT), elevaram o tom. Segundo o governo municipal, houve falta de arroz e feijão em algumas escolas, mas esses itens foram substituídos por macarrão e a situação já estaria controlada.

Sai da Rede

Antes muito animado, Styvenson Koga, secretário na Câmara Municipal, desistiu de encabeçar a implantação em Guarulhos do partido político da Marina Silva denominado “A Rede”. Por que será? Mas já há outro com a Rede nas mãos azeitando a situação.

Robin Wood às avessas

*Carlos Roberto de Campos

O PT já definiu uma nova bandeira para explorar eleitoralmente: a pobreza do brasileiro. Com um discurso chulo, tentando passar por cima de toda a lama que envolve as maiores lideranças do partido, até a presidente Dilma Rousseff, imitando seu mentor, o “nunca sei de nada” Lula, vem gastando sua lábia para enaltecer feitos do governo a fim de erradicar a pobreza no país. Porém, os números da economia brasileira revelam um período de trevas, com quedas sucessivas em investimentos, pibinho, volta do desemprego, alta nos índices de inflação. Tudo isso só faz piorar a vida dos brasileiros, aumentando o número de pessoas em situação de pobreza. Fosse diferente, em vez de comemorar o crescimento de beneficiados com o Bolsa Família, o governo deveria promover ações para dar oportunidades para os brasileiros saírem dessa condição. Faz-se propaganda demais para alardear os projetos sem, no entanto, realizar de fato o que é anunciado. Semana passada, mais uma vez em rede nacional de rádio e TV, em horário pago pela União, Dilma fez promoção pessoal ao anunciar uma possível queda nos impostos dos produtos que compõem a cesta básica sem, no entanto, garantir que essa diminuição atingirá o consumidor final. Analistas de mercado já se manifestaram que apenas baixas as alíquotas não se refletirão em preços menores. Afinal, o processo produtivo não é privilegiado neste país. Tanto que o governo do PT faz vistas grossas aos produtos piratas vindos de países asiáticos que entram por nossas fronteiras e são comercializados livremente nas calçadas de nossas cidades. Esse governo do PT fala tanto em pobreza por ser de uma pobreza de espírito nunca antes vista na história desse país. Propagam tanto que defendem os mais necessitados quando, na prática, agem como Robin Wood às avessas. Para se ter uma idéia, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, uma instituição que deveria privilegiar a produção nacional, investindo em projetos que promovessem inovações e oportunidades, está financiando apenas grandes grupos econômicos. Vale salientar que parte do dinheiro oferecido pelo BNDES aos grandes grupos econômicos, como Vale do Rio Doce, Ambev, Marfrig, entre outros, saem do Fundo de Amparo do Trabalhador, formado por recursos do FGTS. Ou seja, são os trabalhadores que estão financiando os grandes empresários, numa evidente contradição entre discurso e prática desse partido que, de forma leviana, apenas usa a pobreza como palanque eleitoral. Tivesse compromisso real com os brasileiros, a realidade seria outra. O BNDES estaria bancando projetos que priorizassem as oportunidades e não os oportunistas. *Carlos Roberto de Campos é deputado federal, presidente do PSDB Guarulhos e industrial. facebook.com/carlosroberto.campos

@carlosroberto45

E-mail:dep.carlosroberto@camara.leg.br

Site: carlosrobertodecampos.com.br


A folha do passageiro

GUARULHOS, 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

Política

05

www.folhadoponto.com.br

APROVADO PROJETO DE CARLOS ROBERTO QUE PREVÊ DOAÇÃO DE ÁREA DA BASE AÉREA A CIDADE O projeto de lei 2569/2011 do deputado federal guarulhense Carlos Roberto (PSDB-SP),  que autoriza a União doar ao município de Guarulhos parte da área de propriedade da Base Aérea para a construção de um Centro de Exposições Permanentes e Transitórias, foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal, na manhã desta quarta-feira, dia 20. A área abrange 401,72 alqueires e deve abrigar também uma

arena multiuso. “É uma grande conquista para Guarulhos. Essa área que hoje é praticamente ociosa contribuirá, num futuro próximo, para fomentar a economia local. Não tenho dúvidas de que os membros da CCJ serão sensíveis aos objetivos e encaminharão, com voto positivo, o projeto para o Senado”, afirmou Carlos Roberto. No parecer favorável ao projeto, o relator da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público,

deputado Vicentinho (PT), ressaltou a importância do projeto para a cidade. “Dificilmente pode-se encontrar localização mais propícia para edificação de um centro de convenções e de uma arena multiuso do que as proximidades de um grande aeroporto internacional. No caso, Guarulhos abriga o maior aeroporto da América Latina”, afirmou Vicentinho. O projeto será encaminhado para a CCJ e se aprovado passará também por votação no Senado.

na data prevista”, comentou o deputado. De acordo com parlamentar, a perda do foco do BNDES vem causando grande diminuição dos ganhos financeiros e prejudicando a concorrência entre as empresas brasileiras. “O desvio de finalidade do BNDES se dá a partir do momento em que um banco público de fomento deixa de priorizar finan-

ciamentos a setores chaves da economia para os quais não exista a possibilidade de crédito privado, realidade muito diferente da que assistimos hoje”, afirmou. INVESTIMENTOS - Para Carlos Roberto, o investimento em projetos de inovação tecnológica, como forma de fomento a atividade industrial, em baixa nos dias de hoje, deixou de ser

prioridade para a instituição. “Precisamos saber quais são os critérios para o investimento em grandes grupos privados e de que forma é feita a análise de risco para tais aportes financeiros”, comentou Carlos Roberto. A data do convite deve ser anunciada nos próximos dias pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Presidente do BNDES irá explicar desvios de finalidade do banco

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) receberá nos próximos dias o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na Câmara, para explicar aos parlamentares um possível desvio de finalidade da instituição. O convite ao presidente do BNDES, feito por Carlos Roberto, foi aprovado na

manhã desta quarta-feira, dia 20, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. “A presença do Luciano Coutinho, bem como seus esclarecimentos, certamente contribuirá para maior transparência na atividade de fomento econômico do banco às empresas brasileiras. Espero que ele prestigie essa Casa e compareça

Transporte escolar trava a briga de “Davi e Golias” em Guarulhos O transporte escolar em Guarulhos está vivendo uma verdadeira briga de “Davi e Golias”. Esta é a afirmação da empresa Bonauto Locações, que presta serviços à rede estadual. A empresa, que mantém contrato de pouco mais de R$ 60 milhões para transportar alunos teria deixado, no início desta semana, 5.800 estudantes sem o transporte na região de Santo André, Guarulhos e Mogi das Cruzes. A Bonauto declarou que está sendo vítima de represálias por parte da concorrente, a empresa Benfica. “É uma verdadeira briga de Davi contra Golias”, afirmou a assessoria de imprensa da Bonauto.

Segundo explicou, em 2009, a Bonauto ganhou a concorrência ao apresentar proposta do mesmo serviço cerca de 30% mais barato que a Benfica, correspondente a uma diferença de R$ 22 milhões. Portanto, a concorrente - que segundo a Bonauto detém 100% do transporte, enquanto ela trabalha em uma “pequena área” - entrou com recursos, iniciando uma batalha judicial. Afirmou ainda que o transporte dos alunos está sendo normalizado dentro do prazo de adequações determinado pelo edital da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) que é de 30 dias.


06 GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

Lu Alckmin lança Campanha do

Agasalho 2013 Sob o slogan “Roupa boa, a gente doa”, aconteceu o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2013. O evento foi organizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença da primeira dama, Lu Alckmin. Nesta edição, a Campanha, que por dois anos consecutivos foi representada

por Hebe Camargo, ganhou um novo padrinho e garoto-propaganda: o ator Reynaldo Gianechinni. “Queremos não apenas aquecer aqueles que têm frio, mas também oferecer dignidade aos que mais precisam doando uma peça de roupa limpa e em boas condições de uso”, disse a presidente do Fussesp, Lu Alckmin. A Campanha terá dois meses de duração, mas o

Fundo Social de Solidariedade, localizado no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, receberá doações o ano todo. Serão distribuídas 26 mil caixas para coleta de doações e 100 mil sacolas de papelão em locais de grande circulação como estações de metrô, trens, supermercados, lojas, farmácias, escolas, Batalhões da Polícia Militar e repartições públicas.

O ator Reinaldo Gianechinni é o garoto-propaganda da campanha do governo

Casório coletivo tem inscrições até o dia 28 Vão até o dia 28 deste mês as inscrições para a terceira edição do Casamento Civil Coletivo. Casais de baixa renda que almejam oficializar a união têm até o próximo dia 28 para garantir o benefício. A cerimônia reunirá cerca de 600 casais no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu no dia 16 de junho. Com exceção das alianças, os casais que tiverem renda mensal conjunta de até três salários mínimos (R$ 2.034) receberão benefícios como custeio das despesas cartoriais, empréstimo do vestido de noiva, Dia da Noiva, lembrancinhas, apresentações musicais, bufê, buquê de flores, fotos, além de

um ato ecumênico com representantes das igrejas católica e protestante. Caso o número de casais previsto seja excedido, haverá uma seleção baseada nos seguintes critérios de prioridade: menor renda per capita familiar; convivência há mais tempo; casais mais velhos; comprovação de enfermidade grave ou deficiência física e menor patrimônio. FUNDO SOCIAL - Os interessados devem comparecer à sede do Fundo Social de Solidariedade, na Alameda Tutoia, 534, Gopoúva, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 2472-5178.

Documentos exigidos 1) Original e cópia da carteira de identidade dos noivos; original e cópia da certidão de nascimento para os solteiros; 2) Certidão de óbito do cônjuge falecido (se a pessoa for viúva) e, se for o caso, registro da sentença de divórcio; 3) Original e cópia de comprovante de rendimentos, carteira de trabalho original, original e cópia do holerite de pagamento e do cartão ou comprovante de recebimento de benefício assistencial ou rendimentos concedidos por programa oficial de transferência de renda; 4) Comprovante de gastos com tratamento médico por doença grave ou para atendimento de necessidade especial de qualquer membro da família; 5) Original e cópia de comprovantes de residência em Guarulhos, sendo que uma deve ser atual e a outra deve ter mais de um ano; 6) Original e cópia de documentos de propriedade de imóvel ou de veículos.


A folha do passageiro

GUARULHOS, 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

Cidade

07

www.folhadoponto.com.br

ARTICULADOS JÁ RODAM NA CIDADE

Jair Malavazi/PMG

Desde a última segunda-feira, dia 18, o novo sistema de ônibus BRT Articulado (Bus Rapid Trafic), iniciou a sua fase de testes operacionaiscom o objetivo de promover adequações nas vias por onde os coletivos devem circular, a fim de estender o benefício a outros itinerários. Inicialmente, duas linhas estão adotando os articulados: a 453 – Terminal São João/Centro - e a 701 – Terminal Pimentas/Centro. O prefeito Sebastião Almeida ressaltou a importância das novas tecnologias no município, que vão se juntar aos ônibus e micro-ônibus que compõem a frota de Guarulhos. “Temos dois modelos com novas tecnologias que vão operar na cidade e para ampliarmos esse benefício vamos preparar o município para que os coletivos possam circular, inclusive, na periferia. Para

isso, precisamos adequar a parte geométrica, os corredores contidos em projetos que vão se iniciar brevemente, as condições das vias e das curvas. É um grande ganho para toda a população”, afirmou. Ele disse ainda que o projeto da prefeitura visa a integração dos articulados à frota já existente, proporcionando uma opção maior de conforto aos usuários. MOBILIDADE URBANA Semana passada, durante a apresentação do novo sistema à imprensa, acompanharam o prefeito, o secretario nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, a diretora de Regulação e Gestão de Mobilidade Urbana, Isabel Sales de Melo Lins, ambos vindos de Brasília para conhecer de perto os projetos desta área no município, e o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira.

Capacidade é para 600 passageiros

O ônibus articulado que atenderá aos usuários do Terminal Pimentas é um veículo Mercedes Bens/Marcopolo Viale, com motor Euro 5, câmbio automático e capacidade para 140 passageiros. O veículo, operado pela concessionária Campo dos Ouros, já realizou testes em outra linha, a 713 – Terminal Pimentas / Centro (via Bom Clima), mas foi como verificada maior demanda em outro trecho houve a alteração.

Novos CEUs para o Continental e Bonsucesso “Será um cartão de visitas do governo” Para o prefeito Sebastião Almeida, o CEU Continental é importante porque funcionará como um cartão de visitas do Poder Público para convencer os empresários e os cidadãos a investirem em ações ambientais. “Queremos dar o exemplo antes de sair por aí cobrando as outras pessoas”, explicou Almeida. “O projeto permitirá fazermos uma reflexão sobre nossas relações com o Meio Ambiente. Só vamos ter mudanças significativas nessa área quando houver uma conscientização maior da população em relação ao uso da água e ao descarte do lixo e do entulho, entre outras ações”, destacou Almeida. O prefeito Almeida assinou o início das obras do Continental, ao lado do secretário de Educação, Moacir de Souza, e de deputados e vereadores

A Prefeitura deu início às obras do CEU Continental, na manhã de terça-feira (19). Também foram iniciadas as obras do CEU Bonsucesso. “O CEU Continental será importante no processo de aprendizagem de nossos alunos, mas também ajudará muita gente a refletir sobre a necessidade de protegermos e preservarmos o nosso planeta”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida.

Segundo o prefeito, a unidade terá uma escola municipal e uma creche, com capacidade total de atendimento para 1.300 alunos, além de salas multiuso, ginásio poliesportivo, biblioteca, telecentro, piscina para crianças, vestiários e auditório para 150 pessoas. Na parte superior do prédio, ficarão as piscinas – a semi-olímpica, com seis raias, e a infantil, todas dentro das nor-

mas de acessibilidade. Na laje há um ‘rio seco’ (calha), que coletará toda a água pluvial para reutilização nos sanitários. “O projeto foi desenvolvido com atenção aos mínimos detalhes exigidos para que a obra fosse considerada uma edificação sustentável”, disse Almeida. LUZ SOLAR - O projeto do CEU Continental ainda prevê na cobertura do telecentro e da biblioteca um sistema

de placas de energia solar, que será utilizada para iluminação e aquecimento dos chuveiros. A fonte solar servirá também para adequar a temperatura interna das salas de aula e economizar energia elétrica. O prédio será dotado ainda de um corredor verde, com sistema natural de tratamento de água para irrigação de um lago artificial com peixes.


08

A folha do

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

Especial

Fazenda Pública de Guarulhos suspende pagamento de IPTU JUSTIÇA RECONHECE QUE BASE DE CÁLCULO DO IMPOSTO É INCONSTITUCIONAL; RECURSOS TAMBÉM ALEGAM DESRESPEITO DE ALMEIDA A DECRETO DO EX-PREFEITO ELÓI PIETÁ E AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO CADASTRO IMOBILIÁRIO

Almeida e o seu antecessor, Elói

O exorbitante aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Guarulhos já começou a ser julgado inconstitucional pelas Varas da Fazenda de Guarulhos. Segundo o advogado João Carlos Pannocchia, que representa vários moradores inconformados com o reajuste do imposto, mais de uma dezena de decisões favoráveis aos contribuintes já foram assinadas pela Justiça, e mais de 100 recursos aguardam decisão. Os juízes vêm confirmando a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que declarou a inconstitucionalidade do artigo 15 do Código Tributário Municipal (Lei número 5.753, de 21 de dezembro de 2001), que trata da base de cálculo. “Se a base de cálculo foi julgada inconstitucional, portanto, ela não existe”, afirmou Pannocchia. Segundo o Acórdão do Tribunal de Justiça, assinado no dia 16 de dezembro de 2009, pelo seu presidente, o desembargador Roberto Vallim Bellocchi, “a lei municipal de Guarulhos pretendeu instituir progressividade em função dos serviços públicos postos a disposição do contribuinte

para o imóvel, consistentes na coleta de lixo e no fornecimento de iluminação pública”. Assegura ainda que “a progressividade instituída pela Emenda Constitucional número 29/2000 é a chamada progressividade extra-fiscal e nada tem a ver com a capacidade contributiva das pessoas, mas sim é estabelecida pelo Plano Diretor, conforme a localização e o uso do imóvel”. E aponta que “ao dispor distintamente, o legislador guarulhense, eis que graduando as alíquotas do IPTU também com consideração a serviços postos à disposição do contribuinte, e que já são remunerados, quer por meio de taxa, quer por contribuição para custeio de serviço de iluminação pública, assim feriu a ordem constitucional estabelecida”. REAJUSTE - Desde que o aumento do IPTU entrou em vigor, no início do ano, várias manifestações foram realizadas na cidade. “Não estamos questionando na Justiça o valor do imposto, mas sim a sua ilegalidade, da forma como os cálculos foram feitos”, esclareceu Pannocchia.

O advogado João Carlos Pannocchia representa moradores inconformados


passageiro

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

09

Especial

Várias manifestações contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Guarulhos foram realizadas em vários pontos da cidade, levando às ruas vários moradores prejudicados com o reajuste

Decreto é DesrespeitaDo para a contratação Da empresa millenio No dia 3 de novembro de 2008, o então prefeito Elói Pietá assinou o decreto número 25.877 definindo as “atribuições da estrutura básica da Secretaria de Finanças”. No seu artigo 10 determina às seções técnicas de Cadastro Imobiliário “manter atualizado o cadastro imobiliário, procedendo vistoria nos imóveis para apuração dos componentes do Modelo de Avaliação e outros dados cadastrais inerentes à legislação do ISPPTU em vigor, fornecendo suporto ao cadastro fiscal”. Mas o seu sucessor, o prefeito Sebastião Almeida, numa atitude de desrespeito não apenas ao decreto de Elói, como também aos servidores do Cadastro Imobiliário da Secretaria da Fazenda, contratou a empresa Millenio Serviços Técnicos Ltda. para fazer a atualização do cadastro e os estudos que determinaram os reajustes do IPTU. De acordo com levantamentos do portal Transparência Cidadã, a Millenio - contratada quando o atual deputado estadual Alencar Santana era o secretário de governo de Guarulhos - tem contratos nos valores de R$ 4.987.872,20 (referente a 2011) e de R$ 4.312.650,25 (exercício atual). Desses valores já teria recebido cer-

ca de R$ 7 milhões por serviços prestados. Na edição do dia 22 de janeiro do Diário Oficial do Município, a Millenio teve autorizado o pagamento de mais de R$ 300 mil. CAPITAL SOCIAL - Em levantamento feito junto à Jucesp e Receita Federal, a Millenio é uma empresa criada em março de 1996 com um capital social de apenas R$ 2 mil. Curiosamente, em agosto de 2009, justamente no mês em que o processo de contratação pela prefeitura de Guarulhos foi iniciado, ele passou para R$ 1 milhão, valor que habilitaria a empresa a participar de licitação. “EMPRESA É CULPADA” - O próprio presidente da Câmara de Guarulhos, vereador Eduardo Soltur (PSD) responsabilizou a Millenio pelo aumento do IPTU. “Todo imbróglio formado na cidade por conta do aumento do IPTU é culpa da Millenio que fez um trabalho muito mal feito. Diante da verba que ela recebe da prefeitura, o serviço prestado foi sinônimo de desperdício de dinheiro. Se o trabalho realizado tivesse sido sério, não haveria problema para a população, para os vereadores e para a prefeitura”, afirmou.

ministério público Vereador Gilvan Passos, líder do PSDB na Câmara

Guti (PV) também representou com o imposto

investiga reajuste O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando o aumento do IPTU de Guarulhos. Na semana passada, o promotor Zenon Lotufo determinou a instauração de Inquérito Civil ao acatar ao acatar representação do vereador Guti (PV). A bancada do PSDB, liderada pelo vereador Gilvan Passos também representou contra o reajuste do imposto. Ao determinar a instauração do inquérito, o representante do Ministério Público deu prazo de 15 dias para que o prefeito Sebastião Almeida e a empresa Millenio - Serviços Técnicos Ltda., prestem esclarecimento à Promotoria. Na representação enviada ao

MPE, os argumentos são que “a Prefeitura de Guarulhos estaria realizando a cobrança do IPTU com alíquotas previstas em norma já considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, bem como teria promovido, de forma desnecessária e antieconômica, a delegação a uma empresa privada, da competência da autoridade administrativa - no caso os agentes de cadastro - de constituir o crédito imobiliário”. A OAB, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) também se manifestaram contra o IPTU.


10 GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

SEGURANÇA PÚBLICA A Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) está tendo a presença constante de policiais militares desde segunda-feira (18). A parceria foi firmada após a visita do tenente-coronel PM Cauzzo, do 15º Batalhão da Polícia Militar, ao local. O secretário de Segurança Pública João Dárcio destacou a importância da união entre as forças policiais para a população. “Esta parceria que estamos realizando traz mais segurança para a população e irá aperfeiçoar o atendimento de ocorrências. A partir de agora, quando as câmeras captarem qualquer situação suspeita, tanto a GCM, quanto a PM estarão postos e a viatura mais

próxima será designada para verificar a situação flagrada por nossa Central de Monitoramento”, explicou o secretário. “Para a população não há distinção na cor da farda, o que importa é que o atendimento necessário seja feito de forma rápida e competente. Trabalhamos para que haja um serviço cada vez mais completo e eficiente”, concluiu. MILITAR - Segundo o tenente-coronel Cauzzo, a integração entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal traz diversos benefícios à cidade. “Esta união faz com que a população tenha duas instituições trabalhando em conjunto para garantir a tranquilidade e a segurança de todos”, observou

Central de Monitoramento da GCM conta com policiais militares 24 horas por dia Sidnei Barros/PMG

Integração entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vai garantir maior segurança à população de Guarulhos

85 famílias de baixa renda da área do Cocho Velho recebem moradia Oitenta e cinco famílias do Cocho Velho receberam, no último final de semana, da entrega de apartamentos no Conjunto Habitacional Bondança I. As unidades de dois dormitórios são destinadas a famílias de baixa renda cadastradas no Programa de Urbanização de Favelas e que residem nas margens do córrego Cocho Velho, no São João. Parte dessas famílias já receberam unidades no Conjunto Maria Clara (36) e outras famílias serão atendidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. O custo para a construção dessas moradias foi de cerca de R$ 5,4 milhões. As unidades são de interesse social e destinadas

a pessoas cujos rendimentos não ultrapassem R$ 1,6 mil. Os apartamentos têm em torno de 51 m² (sala, cozinha, dois quartos, banheiro e sacada) e contam com centro comunitário e vaga de estacionamento de uso coletivo. Durante a entrega das chaves, o prefeito Sebastião Almeida falou da importância de um local digno para morar. “Essas pessoas foram morar às margens do Cocho Velho porque não tinham outra opção. Estou muito emocionado por entregar as chaves destas novas moradias. Nosso governo trabalha para construir uma cidade mais justa e igual do ponto de vista social.”


A folha do passageiro

GUARULHOS, 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

Cidade

11

www.folhadoponto.com.br

50 ANOS METALÚRGICOS

A luta dos metalúrgicos será contada por meio de fotografias

CONTAM A SUA HISTÓRIA

Dia 30 de abril, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos completa meio século. A entidade prepara uma série de eventos comemorativos e uma revista sobre sua história. Para isso, quer reunir o máximo de material, como fotos, documentos, boletins antigos, recortes de jornais, entre outros. O presidente José Pereira dos Santos lembrou que muitos trabalhadores, aposentados ou seus familiares têm

material guardado sobre greves, manifestações, assembleias ou mesmo de eventos esportivos. “Tudo isso compõe e memória da categoria”, observou. A entidade quer reunir e dar visibilidade ao material histórico. Por isso, pede a quem guardou algum registro que procure Tereza, na secretaria, ou o jornalista Titico, no departamento de imprensa. As peças podem ser doadas ou emprestadas para digitalização.

Fafá de Belém faz show gratuito no domingo no Adamastor Centro O Pátio de Eventos do Adamastor Centro recebe neste domingo (24) mais um show da parceria entre a Prefeitura e o Sesc de São Paulo. A apresentação da cantora Fafá de Belém começa às 15h e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local no sábado (23), das 14h às 20h, e no domingo, das 13h às 15h. A distribuição pode ser encerrada caso os ingressos se esgotem antes do prazo.

A artista paraense traz a Guarulhos os principais sucessos de sua carreira discográfica, iniciada em 1976 com o LP Tamba Tajá. O repertório inclui canções como Vermelho, Foi Assim, Abandonada, Memórias, Coração do Agreste, Nuvem de Lágrimas, Meu Dilema e Meu Disfarce. Serviço: O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

As manifestações sempre marcaram a categoria na cidade

Declaração à PRAÇA NILZA APARECIDA BASSI, brasileira, casada, portadora da cédula de identidade RG nº 13.014.481-SSP/SP, domiciliada na Rua Majestic, 465, Cidade Industrial Satélite de São Paulo, Cumbica, Guarulhos, declara a quem interessar possa para fins de preservação de direitos próprios e de terceiros, que, em 04.09.2012, foi vítima de roubo, oportunidade em que teve subtraídos diversos objetos e documentos, conforme descrito no BO 9182/2012 – 10º. DP/ Penha/S.Paulo/SP. Dentre os documentos roubados encontrava-se um talonário de cheques relativo à conta corrente mantida por ela junto ao Banco Santander S.A (nº 0033), Agência 4785 conta corrente nº: 000010001622, sendo que aqueles de nºs. 010721 à 010740 foram furtados em branco, tendo a declarante feito imediata comunicação à instituição financeira, para que o sustasse por fraude/roubo. Inobstante tais providências, os cheques nºs. 010738, 010739 e 010740 foram posteriormente preenchidos de forma fraudulenta, nos valores de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais),  R$ 100,00 (cem reais) e R$ 500,00 (quinhentos reais), respectivamente, sendo apresentados e devolvidos pelo serviço de compensação bancária, com base nos fatos citados. Mesmo assim, o cheque de nº 010740 foi levado a protesto junto ao 1º. Cartório de Protestos da Comarca de São Paulo – SP (Protocolo nº 2821349/11.), ocorrência esta cancelada liminarmente por ato da DD. Dra. Juíza de Direito da 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha de França (autos nº 0005147.38.2013.8.26.0006). A presente declaração é feita sob as penas da lei, no tocante à sua veracidade, para todos os fins de direito. Guarulhos, 13 de março de 2013 NILZA APARECIDA BASSI 


12 GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

ALCKMIN CONTEMPLA GUARULHOS COM CENTRO PARA ATLETA

Atletas de todo o Estado são beneficiados pelo governo do Estado

Para reforçar o apoio ao esporte, o Governo de São Paulo vai criar mais 10 Centros de Excelência para atletas de alto rendimento no Estado. O anúncio foi feito na segunda-feira, 18, pelo governador Geraldo Alckmin. Além da capital, as cidades de Bastos, Guarulhos, Taubaté, Osasco, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Atibaia, São Caetano do Sul e Barretos serão beneficiadas com o espaço. As prefeituras vão ceder os terrenos. Os prédios e os equipamentos ficam a cargo do Governo do Estado. Alckmin também anunciou o aumento no programa Bolsa Talento Esportivo, que contará com 592 bolsas e 2.532 atletas. Além disso, a lei de incentivo ao esporte passará de R$ 60 milhões para R$ 80 milhões. “O esporte educa para o convívio social. Você aprende a perder

Esporte

e a ganhar, a ter disciplina e a conduta em sociedade. Por isso, este investimento que o Governo esta fazendo é para estimular a prática esportiva”, afirmou o governador. Para participar do programa, o aluno deve estudar em escola pública, não ter nenhum tipo de patrocínio e fazer parte de uma família com renda de até três salários mínimos por mês. ATLETAS - O evento dos anúncios contou com a presença do ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres nas argolas, a ginasta Daiane dos Santos e a saltadora Maurren Maggi, ouro nos Jogos de Pequim. O governador destacou a importância do Bolsa Talento ao lembrar que Zanetti fez parte do programa. “Arthur é resultado do bom trabalho do Bolsa Talento Esportiva.”

Festival da Amizade reúne equipes no Rosa de França ANUNCIE:

2279 2152

O 1º Festival da Amizade acontecerá neste sábado, dia 23, a partir das 10h, no CEU Rosa de França, na rua Sergipe, S/N, no Jardim Rosa de França. Participarão do evento esportivo 10 equipes, nas categorias sub 10, sub 13 e sub 15, formadas por alunos do Projeto Por Acaso F.C. e da comunidade do entorno do CEU, entre 10 e 16 anos. Os Centros de Educação Unificada (CEUs) iniciam uma nova era na educação da cidade. É uma estrutura privilegiada de inovação educacional que busca, a partir do seu projeto político-

-pedagógico, oportunizar o regaste da cidadania de crianças, jovens e adultos, por intermédio de experiências esportivas, culturais e educativas com qualidade social. Já o Projeto Por Acaso teve inicio em 2011 com o objetivo de ganhar um jogo do bairro, mais com o passar do tempo transformou-se no Por Acaso FC (nome dado pelas próprias crianças por ter surgido do nada). Hoje, o projeto atende cerca de 150 crianças carentes que residem no Santa Emília e adjacências.

Equipe de futebol do Por Acaso


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

13


14 GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro

Social

CLICK’S DAS MELHORES BALADAS

www.folhadoponto.com.br

Por Edgar Guilherme

www.oruspix.com.br

na balada Boa r o f a d a l Se a Ba e vai lá a gent Conferir! O Folha do Ponto, seu companheiro inseparável nas baladas de Guarulhos, está sempre pronto a divulgar os momentos de alegria dos baladeiros de plantão. Fique atento, pois o próximo a ser clicado por nossa equipe poderá ser você. Curta a festa, e divirta-se com responsabilidade!

BANDA SILENCIO CRIATURA

DIEGO E FATIMA

SILVINHO, CAROL E PERIN

M U S TO IO C ILHO R Ó F IT T E R R A LG A D O S 5 . 6 AV Nº14 I A A J D. M O S - S P H L RU G UA

CARLA, ADRIANA, RENATA, SHEILA, GRAZI

ANIVERSARIANTE WALLACE TATOO

JÉSSICA, BRUNO, PAULO E CARLA

MARCÃO, LUCIANA, LARISSA E KATIA.

WELLINGTON, ANA LUCIA E ELIZEU

JÉSSICA E HENRIQUE

JOÃO BATERISTA TRIBO DE JAH E THAIS MACEDO


A folha do passageiro Mari

15

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

TÁ NO P O NT O !

www.mariblogandogeral.blogspot.com

Mari@folhadoponto.com.br

Dani Calabresa

Tô na BAND!

Por melhor que fosse a primeira participação de Dani Calabresa na nova temporada do “CQC”, que estreou nesta segunda-feira (18) na Band, uma certa decepção era mesmo inevitável.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Alta (?), atrativo da HDTV Classificação do primeiro ao quinto "dan", no judô

© Revistas COQUETEL 2013

(?) América, herói das HQs Esporte de circuito "off road" (autom.)

(?) de espécies, característica da Mata Atlântica Ampère (símbolo)

(?)-mail: correio eletrônico Poliedro de 20 faces (Geom.)

Formação usual na música sertaneja

Que não pode ser dividido

Bissexual (red.) Feios ao extremo Tempero corante apreciado no arroz

Direciona para outro site (Inform.)

Gigante da Mitologia grega

A maior artéria humana (Anat.)

Que não cobra barato Abelha, em inglês

Parte inicial da viagem turística Cerro (?), batalha da Guerra do Paraguai, é epônima de município potiguar

Arthur Treacher, ator britânico

Time catarinense de futebol

S R P

A T L A S

DE F A I U N O I A Ç Ã O

E H T F I D

E X U B E R A N C I A

O N N O S T

J A C K S O N D O PA N D E I R O

Um homem chega desesperado ao terapeuta: - Doutor, já não sei mais o que faço. Nao aguento mais. Minha mulher está acabando comigo. Ela quer transar toda hora, todo minuto, é na cama, é na sala, na cozinha, no banho... Ela só pensa em sexo... o que posso fazer? - Bem, meu senhor. A única solução é o senhor estipular um preço. Depois de algumas . vezes, o dinheiro dela acaba e ela vai ter que se conformar. Chegando em casa, a esposa já o esperava só de baby doll. Ele, mais que depressa, foi falando: - Mulher, de hoje em diante, só pagando. Na cama são R$ 1.000, no sofá são R$ 500 e no tapete R$ 100. A esposa vai ate sua bolsa e retira R$ 1.000 da carteira. O marido respira fundo e diz: - Muito bem meu amor, vamos para a cama! - Não, não. Eu quero 10 aqui no tapete!!! Enviada por Carla Moraes - Paraventi, envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br

Geremy Batins

Câncer - 21/06 a 21/07

Busque se fortalecer e entender as mudanças que estão acontecendo em sua vida.

O período é bom para você aprofundar os estudos e se conhecer melhor. Exercite a reflexão.

Aproveite para se reconciliar com quem gosta. O dia favorece a convivência com quem você ama.

T

Salve Jorge-21h0, Globo Lívia questiona Russo sobre a inauguração da boate. Wanda questiona Rosângela sobre o reconhecimento do corpo de Morena. Helô e Morena conversam sobre a quadrilha. Lívia pensa em Théo. Márcia conta para Julinha que Érica foi traída. Morena faz um retratofalado de Waleska. Rosângela é levada para o alojamento das mulheres traficadas.

Esta será uma fase de produtividade e determinação para sua vida profissional.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

I D A

Próximas emoções...

Você está mais autoconfiante, o que destaca seu brilho. Esta fase traz harmonia pessoais. Touro - 21/04 a 20/05

C A P R E P L A I L I T R I C OS Ã O O R T A U E E F D A T R R E IR O N C I D A O A V R O D A M E N

Áries - 21/03 a 19/04

J

Horóscopo

A T

Amanda Pinheiro, a Sharon de “Flor do Caribe”, decidiu presentear os seus fãs. Perto da Páscoa, a loira realizou um ensaio fotográfico sem roupa, caracterizada de coelhinha. “Espero agradar a todos. Fiz as fotos com o maior carinho”, contou a moça.

C E N I C A

COELHINHA...

B E E

Murilo Rosa teve sua intimidade exposta depois que fotos onde aparece nu foram divulgadas na web e o ator se disse: ”Estou indignado. Foi um crime contra a minha privacidade e a da minha mulher, num ambiente familiar. Não vou sossegar enquanto não descobrir o responsável por essa ameaça”.

G

de 11 a 15 anos

E L E T R O N

uM BiCho De

√9 + 22 cabeças

Solução E

DeSCuBrA que A

matemática não é

43

P

BANCO

Fonte de prazer do masoquista A região dos igarapés (abrev.)

Forma do cabo do guardachuva

Kenny (?), saxofonista dos EUA

3/bee — ear — res — son. 4/link. 5/atlas — furor. 6/preito. 17/jackson do pandeiro.

Homenagem Participação ativa

Flor do Caribe – 18h0, Globo Cassiano descobre uma forma de fugir. A notícia da gravidez de Ester se espalha pela vila. Olívia se emociona ao saber que vai ser avó. Quirino e Doralice encontram um bebê em um cesto na porta de sua casa. Ester sente que está na hora de seu filho nascer e chama por Veridiana.

Guerra dos sexos-19h0, Globo Juliana e Nando discutem na ilha. Analú briga com Nenê, e Frô vê a cena. Nando salva Juliana de uma cobra. Kiko ameaça Nando para Ulisses. Vânia se penaliza com o estado de Fábio. Roberta rasga fotos de Nando. Felipe não aceita a explicação que Charlô e Dominguinhos dão para o sumiço de Juliana e Nando.

Idem (abrev.)

Qualidade das pessoas "vencedoras"

NAS BANCAS e livrAriAS

“Minha Novela”

"Organização", na sigla OIT

Ação violenta Grupo de soldados

Relativa à representação teatral

www.coquetel.com.br

INDIGNADO...

O

Filho, em inglês Orelha, em inglês

Cerca feita de arbustos

S

S

Endereço (abrev.) Interrompe o fluxo de Ilha da (?): é a mais ocidental do Brasil

(?) Partícula publica: a negativa coisa do povo (lat.) do átomo

Depois Dani visitou seus colegas na bancada, sumiu por um longo período e reapareceu comentando algumas notícias da semana. Imitou Narcisa Tamborindeguy, Yoani Sánchez e até Iemanjá. Tudo muito legalzinho, mas não deu para não sentir saudades do que ela fazia na MTV.

CURTAS

O

Material de objetos préhistóricos Pó fecundante das flores

E olha que a moça mandou bem. Surgiu no vídeo barbeando-se em seu camarim, desmontando na hora qualquer suspeita de que tenha sido acrescentada ao programa só para elevar o nível de “gostosice”, à la Sabrina Sato (para isto trouxeram a própria, que deu uma breve palhinha).

Cantor e compositor paraibano, gravou "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Você se sentirá mais equilibrado emocionalmente hoje, e isso estimula seu lado sexual.

Libra - 23/09 a 22/10

Esta fase é positiva para cuidar de seu lado sentimental e fortalecer seus laços. Aproveite! Escorpião - 23/10 a 21/11

Busque qualidade de vida e equilíbrio interior. Faça atividades físicas.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

O período de harmonia favorece os relacionamentos mais próximos. Aquário - 21/01 a 19/02

O momento é bom para estimular sua inteligência. Sua mente se sente motivada . Peixes - 20/02 a 20/03

Sagitário - 22/11 a 21/12

O dia é favorável para interagir com as pessoas. Sua vida social está em destaque.

Você está mais flexível para aceitar mudanças. O momento é propício para organizar a vida amorosa.


16

GUARULHOS, DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

A folha do passageiro


Edição 186