Page 1

MUSA DA FOLIA

Guarulhos, 7 de fevereiro de 2013

A rainha de bateria da Gaviões da Fiel, Sabrina Sato, está a todo vapor

A folha do passageiro

Ano IV - Número 181 / Distribuição Gratuita

ESCRAVIDÃO CONSTATADA

Pág. 15

Ministério do Trabalho e Emprego constatou as condições subumanas de trabalho dos vigilantes do Aeroporto Internacional, conforme denúncia exclusiva do Folha do Ponto, em outubro de 2012 - Págs 8 e 9

CARLOS ROBERTO VAI À JUSTIÇA CONTRA IPTU

Denúncia por crime de improbidade administrativa será protocolada contra o prefeito Sebastião Almeida e o ex-prefeito Elói Pietá, ambos do PT

CASAMENTO

CARNAVAL

Prefeitura prorroga inscrições para o Casamento Coletivo, que acontece em junho. Uma chance para quem quer se unir e não tem dinheiro.

Pág. 7

Tudo pronto para o Carnaval 2013 em Guarulhos, com desfile das escolas de samba e blocos, e diversos shows por vários regiões da cidade. Confira a programação Págs. 12 e 13


02

A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 alemao@folhadoponto.com.br

EXPERIMENTANDO O PRÓPRIO VENENO

O PSTU e o PSOL vêm realizando manifestações na cidade contra o aumento abusivo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A maioria dos integrantes dos partidos vêm da escola petista, o que dificulta a defesa do governo. As armas dos manifestantes têm sido a língua afiada dos locutores nos carros de som e, principalmente, os ovos contra os vereadores.

MAIS GUERRA

Boa fonte ligada à Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) da cidade informa que tão logo termine o desgaste do governo junto à população com o IPTU, uma ação de guerra promete parar a cidade. O secretário Atílio Pereira conta com a derrubada na Justiça das liminares que mantém mais de 250 vans no sistema de transporte público. A fonte garante que, se a secretaria conseguir êxito no Judiciário, o “todopoderoso” secretário já teria todo o esquema pronto para, em questão de horas, expulsar os “perueiros” de Guarulhos. Acredite se quiser!

ESQUEMA FALIDO

UMA CIDADE SEM OPOSIÇÃO E COM O IPTU EXORBITANTE

Desde o início do ano, a população de Guarulhos vem fazendo levantes contra o reajuste exorbitante do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A cada semana, as manifestações “pipocam” pela cidade. Agora, o caso vai parar na Justiça pelas mãos do deputado federal Carlos Roberto (PSDB), que deverá protocolar nesta quinta-feira, dia 7, uma ação de crime de improbidade administrativa contra o atual prefeito Sebastião Almeida e o seu antecessor, Elói Pietá, ambos do PT. Mas, afinal de contas, de quem é a culpa pela “bagunça” que virou a cidade por conta do imposto? Na última terça-feira, as ma-

nifestações se voltaram contra a Câmara Municipal, no primeiro dia de trabalho da atual legislatura. Nada mais que justo, pois foram os vereadores que, ano passado, votaram a favor do reajuste de 30% da planta genérica de valores, referencial para o aumento do IPTU. E olha que o projeto original do governo garantiria o reajuste de até 60%, mas emenda do parlamentar petista Edmilson Souza reduziu o percentual. Os vereadores precisam ser responsabilizados, devem dividir o ônus do reajuste com o prefeito Sebastião Almeida. Esse é o preço que uma Câmara, sem oposição, precisa pagar. É tempo de ir à luta!

Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br Departamento de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle Diagramação: Rafael dos Anjos Candido publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP. Tiragem: 20 mil exemplares

FONE: 2279 2152

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br Impressão: TAIGA - F.: 2409-7926

E por falar em esquema, na verdade, apesar do governo petista fazer propaganda positiva do sistema de transporte, este não agradou ninguém, principalmente os permissionários que acreditaram no “conto de fadas” e compraram microônibus caríssimos que, segundo informações da categoria, a maioria já está com busca e apreensão, depois da quarta prestação em atraso.

VÃO ABRAÇAR TUDO

Quem também está reclamando são os empresários de ônibus. Eles dizem pelos cantos que estão perdendo dinheiro com o novo sistema. Além disso, segundo reclamam, sofrem com os atrasos dos repasses feitos pelo governo. As informações dão conta que tem mais de sete meses de calote. Apesar disso, eles sonham e contam com a falência dos micreiros e com a queda das liminares dos “perueiros” para abraçarem de vez todo o sistema de transporte. Tudo isso avalizado pelo “aliado” Atílio Pereira, que também nunca gostou dos perueiros.

CAIXA PRETA

Continuando a falar de transportes, será que algum vereador desta cidade que ganha salário para fiscalizar o Executivo saberia informar à população os números de arrecadação do sistema? Quanto fatura? E quanto se repassa às empresas, aos micreiros e à Guarupass?

NOVOS ARES

Enquanto os proprietários de microônibus não dormem à noite com medo de perder os veículos por falta de pagamento, o representante da CooperBrasil (que representa cerca de 80 micreiros), Cícero Mossoró, está em Brasília participando de uma licitação para explorar o sistema de transporte do distrito federal.

FIQUE DE OLHO

Encerrando o tema transportes, ao concluirmos esta edição, recebemos uma ligação de um representante do transporte escolar da cidade alertando para ficarmos de olho na próxima licitação do transporte escolar em Guarulhos. Segundo o informante, ela estaria sendo dirigida para uma cooperativa cujo a diretoria é ligada ao secretário Atílio Pereira.

PRA QUE VEIO?

O vereador petista Samuel Vasconcelos, “líder do governo”, perdeu grande oportunidade de mostrar capacidade e provar que o prefeito Sebastião Almeida estava errado quando pediu para o secretário de Cultura, Edmilson Souza, voltar à Câmara para ajudá-lo na articulação da base de governo. Ficou apático durante a sessão e não disse para que veio. Como Edmilson deverá retornar para a Cultura, o chefe do Executivo deverá arrumar outra alternativa.


A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

03


04

A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

Política

www.folhadoponto.com.br

Carlos Roberto protocola ação contra Almeida e Elói Pietá por improbidade

Deputado federal alega que petistas foram omissos no reajuste exorbitante do IPTU O deputado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) protocola nesta quintafeira, dia 07, na Procuradoria Geral de Justiça do Estado, ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, hoje secretário Nacional do PT, e o atual, Sebastião Almeida, pela omissão na atualização da Planta Genérica de Valores, que subsidia a cobrança do IPTU na cidade. A ação tem como base a própria justificativa da prefeitura para a cobrança dos valores exorbitantes enviados aos contribuintes. De acordo com o artigo 10 da Lei 8429/92, configura ato de improbidade administrativa lesivo ao erário público qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial dos bens ou haveres das entidades referidas, praticados por agente político. De acordo com o deputado, Pietá e Almeida deixaram de arrecadar aos cofres

públicos milhões de reais em desfavor da municipalidade, renunciando receita tributária. VIOLAÇÃO - “Com esse ato, os prefeitos também violaram a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que agiram negligentemente ao deixar de arrecadar receita tributária relativa ao IPTU”, comentou Carlos Roberto. “Estamos assistindo a uma série de lambanças feitas com o objetivo de equilibrar o caixa da prefeitura após o estelionato eleitoral promovido nas últimas campanhas. Usaremos todos os meios legais para proteger a população e evitar que ela pague a conta da irresponsabilidade desses governos”, acrescentou. A ação é assinada também pelos vereadores Geraldo Celestino, Gilvan Passos, Romildo Santos e Vitor da Farmácia, que compõem a bancada do PSDB na Câmara Municipal.

Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

Reforço na Base

A grande surpresa da primeira sessão foi, sem dúvida, a presença do vereador Edmilson Souza (PT). Ele foi escolhido para ser secretário de Cultura e estava em exercício deste o primeiro dia de janeiro, mas foi exonerado justamente no dia da sessão para voltar à Câmara. Muito experiente e bom de discurso, muitos apostam que Souza veio apenas para dar uma mãozinha aos novatos. Mas, e os vereadores petistas Rômulo Ornelas e Auriel Brito?

O tempo que for preciso

Perguntado sobre o tempo que ficará na Câmara, Edmilson Souza respondeu: “um ou dois meses. O tempo que for necessário!” Apesar desta afirmação, nesta sexta-feira, dia 8, sua renomeação para a Cultura deve sair já no Diário Oficial.

O vereador petista Edmilson Souza deverá retornar à Secretaria de Cultura nesta sexta-feira, dia 8

Sem Sol, mas com Bom Clima

Logo na primeira, o presidente da Câmara Eduardo Soltur não compareceu. Mas sua falta não foi notada. O vice-presidente da Casa, Marcelo Seminaldo, conduziu os trabalho de forma tranquila, garantido a palavra tanto à base do governo quanto à oposição.

Tomando do próprio remédio

O vereador Rômulo Ornelas foi cercado por vários jovens que aos gritos reclamavam do aumento do IPTU. Tentou argumentar, mas não foi ouvido. Teve que voltar para o prédio da Câmara.


A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

05


06 GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

ALMEIDA QUER LAUDO PARA REABRIR A RODOVIÁRIA O prefeito Sebastião Almeida (PT) exigiu a elaboração de um laudo técnico de segurança para poder reabrir o Terminal Rodoviário do Cecap, que continua sem data para voltar a funcionar. No dia 27 de abril do ano passado, ventos quebraram grande parte dos vidros que compunham o teto da construção, além de danificar boa parte da estrutura metálica. Foi a única edificação da região prejudicada naquele dia. A rodoviária passou por reforma, mas o governo municipal exigiu à Teto Construtora, responsável pela obra, a elaboração do documento para avaliar a segurança para os usuários

Jéssica Caroline

e funcionários do local. A construtora contratou a empresa Exata Engenharia, que já iniciou a inspeção técnica e deverá concluir o laudo no prazo de dois meses. ABRIL - Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), em meados de abril, com o documento em mãos, a administração municipal deverá marcar uma nova data para a reinauguração da obra. “A reforma já foi concluída, mas a prefeitura quer garantir a total segurança do local para que a rodoviária volte a funcionar. Isso foi exigência do próprio governo”.

AULAS EM ESCOLAS DA PREFEITURA JÁ COMEÇARAM PARA 116 MIL ALUNOS Começaram na terça-feira (5), o ano letivo na Rede Municipal de Educação. É uma grande movimentação que envolve cerca de 116 mil alunos de 138 escolas da Prefeitura, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Início do ano letivo é também um momento de planejamento e organização da agenda visando o cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria de Educação e pelas escolas. Na segunda-feira (4), no Centro Municipal de Educação Adamastor, a Educação realizou o 1º Encontro de Gestores da Rede Municipal. A atividade que reuniu cerca de 700 profissionais contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e do secretário de Educação, Moacir de Souza. TRANSFORMAÇÃO - De acordo com Almeida, para transformar a cidade é preciso priorizar os investimentos em educação. “Nossa missão é levar tudo que tem de melhor neste país para as escolas públicas”, afirmou o

Sidnei Barros/PMG

Almeida e o secretário de Educação Moacir de Souza, durante encontro

prefeito. O secretário Moacir de Souza destacou diversas ações que contribuíram para os avanços na área da educação. “Espero que possamos construir juntos uma educação com cada vez mais qualidade social para todos”, afirmou. Participaram do encontro, a secretária-adjunta de Educa-

ção, Neide Marcondes Garcia, gestores de Departamento, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das Escolas da Prefeitura, além de funcionários da Secretaria de Educação. Os participantes receberam um kit com as Revistas de Educação nº 4 (IDEB), 5 e 6 (Guia Patrimonial) e o Almanaque MOVA 10 anos.

STT prossegue com operação Volta às Aulas até sexta-feira A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) realiza até sexta-feira, dia 8, a Operação Volta às Aulas, que consiste em um esquema especial nas proximidades de alguns estabelecimentos de ensino, visando orientar os motoristas e fiscalizar o embarque e desembarque dos estudantes, coibindo as filas duplas e as interferências no tráfego da região. A Operação Volta às Aulas, que teve início na segunda-feira (28), acontece em locais de maior concentração de veículos, onde são registrados problemas de fluidez do trânsito. As demais áreas próximas de escolas serão fiscalizadas conforme a disponibilidade operacional do Departamento de Trânsito ou mediante solicitações pontuais. Os locais foram definidos levando-se em consideração três fatores: interferências no sistema viário principal, alta demanda para travessia de pedestres; e alto índice de desrespeito às leis de trânsito. AGENTES - A ação conta com agentes que utilizam viaturas e motos e têm como prioridade a orientação aos condutores, podendo, no entanto, autuar o motorista no caso de desrespeito. Após o Carnaval, o monitoramento das escolas e arredores será realizado através de rondas periódicas, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos.

ESCOLAS MONITORADAS - Colégio Nahim Ahmad (Centro) - Colégio Mater Amábilis (Jd. Maia) - EE Capistrano de Abreu (Centro) - EE Conselheiro Crispiniano (Centro) - Universidade Guarulhos – UNG - (Centro) - Faculdade/Colégio Torricelli (Macedo) - Colégio Phaternon (Bom clima)


A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

Cidade

07

www.folhadoponto.com.br

Inscrições para o Casamento Coletivo são prorrogadas até o próximo dia 28 Uma boa notícia para os casais que ainda não oficializaram a união por falta de dinheiro. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, prorrogou para até o dia 28 as inscrições para a terceira edição do Casamento Coletivo, que acontece em 16 de junho. O evento irá reunir até 600 casais no Thomeozão. Com exceção das alianças, todos os procedimentos serão gratuitos para os participantes, incluindo cartório, brindes, fotos, Dia da Noiva, vestidos e bênção ecumênica católica e protestante. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-

-feira, das 8h às 16h, na sede da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, que fica na alameda Tutoia, 534, Gopoúva. Os interessados devem comparecer pessoalmente. Entre outras exigências, os noivos terão de possuir renda mensal conjunta equivalente a até três salários mínimos (R$ 2.034). A seleção levará em conta os seguintes critérios: menor renda per capita da família; convívio há mais tempo; casais mais velhos; comprovação de enfermidade grave ou deficiência física; e menor patrimônio. Mais informações pelo telefone 2472-5178.

DOCUMENTOS EXIGIDOS 1- Original e cópia da carteira de identidade dos noivos; original e cópia da certidão de nascimento para os solteiros; 2 - Certidão de óbito do cônjuge falecido (se a pessoa for viúva), e, se for o caso, registro da sentença de divórcio; 3 - Original e cópia de comprovante de rendimentos, carteira de trabalho (original), original e cópia do holerite de pagamento e original e cópia de cartão ou comprovante de recebimento de benefício assistencial ou rendimentos concedidos por programa ofi-

cial de transferência de renda; 4 - Comprovante de gastos com tratamento médico por doença grave ou para atendimento de necessidade especial de qualquer membro da família; 5 - Original e cópia de comprovantes de residência em Guarulhos, sendo que uma deve ser atual e a outra deve ter mais de um ano; 6 - Original e cópia de documentos de propriedade de imóvel ou de veículos.

Cidade ultrapassa marca de 700 vielas iluminadas Ruas, vielas e praças que foram beneficiadas com novas instalações e remodelações de iluminação pública. Dos logradouros que receberam melhorias 706 são vielas e 820 praças. Relatório do Departamento de Iluminação Pública da prefeitura aponta que de 2001 a 2012 mais de 4.200 unidades de iluminação pública foram instaladas em ruas da cidade, o que equivale a mais de 147 km. Só nos últimos quatro anos, a prefeitura instalou mais de

1.623 pontos de iluminação pública distribuídas em 158 ruas, o que corresponde a 53 km. Também foram instalados 229 projetores para ornamentação e destaque em praças e prédios públicos. No que diz respeito ao projeto de Iluminação de Vielas, que teve início em 2008, o número ultrapassou a marca de 700 vielas, com 1.607 unidades instaladas, o que corresponde a aproximadamente 40 km de viário. ESFORÇO - A iluminação

das vielas, segundo informações do Departamento de Iluminação Pública (DIP), é resultado do esforço de equipe no sentido de aproveitar materiais e equipamentos retirados das ruas, inovando e buscando padrões mais adequados e econômicos. Com o reaproveitamento é possível levar iluminação pública para um número maior de vielas, beneficiando a comunidade e reduzindo o índice de criminalidade nos locais que recebem essas unidades.

A iluminação das vielas aumenta a segurança


08 GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

A folha do

Especial

escravo Trabalho

no aeroporto

Ministério do Trabalho e Emprego constata que vigilantes trabalham em condições subumanas no Aeroporto Internacional; situação foi denunciada em outubro de 2012 Gil Campos

Situação precária trabalho. Assim é o dia a dia dos vigilantes que trabalham no Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos, em Cumbica, o maior e mais importante da América Latina, e que foi constatada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Vigilantes de Guarulhos e divulgada com exclusividade pelo Folha do Ponto em sua edição 171, de outubro do ano passado. Diante da situação verificada em vistorias realizadas “in loco” no aero-

porto, a empresa Security Vigilância Patrimonial Ltda, recebeu, pelo menos, 12 autos de infração. As infrações, segundo auditores, envolvem também ausência de pagamento de horas extras e folgas trabalhadas, do fornecimento de cesta básica para os trabalhadores e de rendição dos vigilantes, que conforme procedimento preparatório número 000171-2012.02.005/4, assinado pela procuradora do Trabalho, Rosemary Fernandes Moreira, “continuam almoçando no interior das guaritas”. Ainda segundo o documento, as condições dos vestiários utilizados pelos vigi-

lantes são inadequadas, falta refeitório, e o “controle de freqüência é apresentado ao trabalhador apenas uma vez ao mês já preenchido, apresentando assim, marcação que não retrata as horas de efetivo trabalho”. Ainda conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, há irregularidades na armazenagem das armas em locais desprovidos de condições de segurança e, o mais grave: “alguns vigilantes estariam apenas com a capa do colete à prova de bala, destituída da placa interna”, o que coloca em risco a vida de cada um deles no exercício da profissão.

“Vigilante desmotivado é sério risco à segurança”

O presidente do sindicato, Amauri Rodrigues dos Santos

A situação dos vigilantes do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, é um motivo de preocupação constante o presidente do sindicato da categoria, Amauri Rodrigues dos Santos. “Mesmo os vigilantes formados e treinados para a função, quando desmotivados ou desvalorizados como no caso do aeroporto, também representam um sério risco para a segurança dos passageiros e demais pessoas que transitam no local”, afirmou. Numa situação de desmotivação e desvalorização, conforme explicou o sindicalista, a capacidade de ação do vigilante fica comprometida. “Como exigir empenho e dedicação quando lhe falta a mínima condição para exercer sua função?”, indagou. Ele lembrou que no caso da invasão dos torcedores do Corinthians no aeroporto, na noite em que o time embarcou para o Mundial de Clubes no Japão, o número limitado de vigilantes aliada à falta de estru-

tura, redundaram em uma situação de perigo que, segundo Amauri, ficou a um passo de uma tragédia. “Sabiamente, os vigilantes não interferiram para conter a massa e os prejuízos foram pequenos. Mas a situação poderia ter sido muito pior”, observou. COPA DO MUNDO – Ele ainda fez menção à realização da Copa das Confederações, em junho deste ano, e à Copa do Mundo, em 2014, quando são esperados cerca de seis milhões de turistas, onde a grande maioria passará pelo aeroporto internacional. “Com a vulnerabilidade da segurança, o Brasil poderá entrar para a história como o país que proporcionará uma tragédia que título algum poderá apagar. É hora de pensarem na segurança como prioridade absoluta, para que o país não dê vexame. E isso passa por uma valorização do profissional atendendo a questões mínimas de respeito aos seus direitos”, argumentou o presidente do Sindicato dos Vigilantes.


passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

09

Especial

Irregularidades constatadas As vistorias realizadas no setor de vigilância do Aeroporto Internacional, gerou autos de infração do Ministério do Trabalho e Emprego à empresa Security Vigilância Patrimonial Ltda, nos seguintes itens:

1 – Falta de sanitários; 2 – Desabastecimento de água potável nas guaritas; 3 – Falta de energia elétrica nas guaritas; 4 – Sanitários químicos sem assepsia e manutenção adequadas; 5 – Vestiários em péssimo estado de conservação; 6 – Ausência de pagamento de horas extras e folgas trabalhadas; 7 – Ausência de fornecimento de cesta básica; 8 – Ausência de rendição dos trabalhadores; 9 – Controle de frequência inadequado; 10 – Vigilantes apenas com a capa do colete à prova de balas; 11 – Falta de manutenção do armamento; 12 – Guaritas de lata, sem isolamento térmico e/ou aquecimento.

Principais pontos da vistoria

SEGURANÇA

“Num primeiro momento, as denúncias podem parecer aos olhos do público leigo como apenas uma luta de uma categoria, mas é muito mais que isso. As questões de segurança deveriam ser prioritárias em espaços públicos e para que elas sejam exercidas com critério e responsabilidade, há que se levar em conta o profissional que as exerce”, afirmou o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Amauri Rodrigues dos Santos. Inconformado com a situação de trabalho dos vigilantes, Santos desabafou: “a situação desses trabalhadores no principal aeroporto do país é deplorável e análoga à situação de trabalho escravo”.

VESTIÁRIOS – “Quanto à falta de higiene e conservação [há] também quanto à falta de privacidade, uma vez que a porta de acesso e do vidro coberto grosseiramente com papel e fita adesiva, o que permite a visão de dentro do vestiário por pessoas que circulam pelo local”.

COLETES – “O vigilante de apoio, além de se encontrar desarmado, não utiliza o colete com o material à prova de balas”.

LAVATÓRIOS – “Os lavatórios não possuíam material de limpeza e enxugo das mãos. Dos seis sanitários, dois estavam sem a tampa do vaso e dois em péssimo estado de higiene. Todos estavam com a lixeira sem tampa, ou sem a lixeira”. POSTO 27 – “”(...) não eram disponibilizados copos individuais. Os trabalhadores utilizavam todos o mesmo copo de cor preta que faz parte do galão”.

Sanitários sem as mínimas de condições de higiene no local


10 GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE

Podem se inscrever universitários que concluíram o Ensino Médio em qualquer rede de ensino Já estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Universidade. O estágio é para vaga de educador em escolas que abrem aos fins de semana e fazem parte do Programa Escola da Família. O número de vagas disponíveis é de 11.843 e as inscrições vão até o dia 15 deste mês. Para se inscrever é necessário estar matriculado em uma faculdade conveniada com o Programa Bolsa Universidade, não receber bolsa ou financiamento oriundos de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário do programa em escolas estaduais ou municipais do Estado durante o final de semana. A bolsa de estudos, concedida aos estudantes selecionados, cobre integralmente o curso superior em uma das universidades conveniadas ao projeto, sendo que metade do valor total da mensalidade é coberta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com soma de até R$ 310, enquanto o restante é arcado pela instituição de ensino. Mais informações no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br.

O estágio é para vaga de educador em escolas que abrem aos fins de semana e fazem parte do Programa Escola da Família

Parque Tecnológico de Guarulhos beneficiará toda a região do Alto Tietê A viabilização do Parque Tecnológico de Guarulhos esteve na pauta do encontro do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Carlos Teodoro, com o corpo executivo da Agende (Agência de Desenvolvimento Local). Entre os assuntos abordados estava a reivindicação junto ao governo do Estado para a doação de uma área da empresa estatal Desenvolvimentos Rodoviários S.A (Dersa), em Cumbica, para sediar o empreendimento. Durante a reunião, os representantes da Agende fizeram uma retrospectiva do processo iniciado em 2010. Na ocasião foi mostrado histórico de visitas a parques tecnológicos de outros países, bem como a sugestão de planta para o prédio que abrigaria o parque na área que era ocupada pela empresa Dry Port e foi solicitada pela Prefeitura, já que a Dersa tem uma grande dívida com o município.

Outro fato que sinaliza positivamente para a implantação do Parque de Guarulhos foi o de o governador Geraldo Alckmin ter afirmado durante a inauguração do novo trevo Pimentas, no último dia 17, que se empenhará neste início de ano para solucionar o impasse e apressar a assinatura do contrato de doação da área em troca da quitação da dívida. Ele diz entender

a importância que o parque representaria para a região. PROJETO - Teodoro acredita que este ano será decisivo para o projeto: “Estamos tomando pé da situação, montando uma equipe e fazendo estudos sobre qual o melhor modelo de gestão para a implementação do parque local. Este é o próximo passo a ser dado e compromisso nosso com o prefeito Almeida”.

O secretário Luís Carlos Teodoro com representante da Agende Guarulhos

Prefeitura formará Bartender e Agente de Turismo Receptivo A Prefeitura realizará entre os dias 18 deste mês e 11 de março, o curso de Agente de Turismo e Bartender, promovido pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para 30 interessados no treinamento oferecido gratuitamente. Com carga horária de 44 horas, o curso ocorrerá no antigo prédio da Câmara, na praça Getúlio Vargas, e contará com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O grupo da aula inaugural foi recepcionado com um café da manhã e massagem proporcionada pelo Fundo Social. A gestora do Turismo, Josefa Leôncio, apresentou o programa e

os especialistas que passarão conceitos de como receber bem o turista, pontos turísticos, roteiros, postura, acessibilidade, entre outros. Segundo ela, esta ação, assim como outras desenvolvidas pela administração municipal, visam a preparar profissionais e voluntários para os eventos esportivos mundiais que o país sediará, como a Copa das Confederações, Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Se bem que devemos estar sempre prontos para receber o turista, pois a região metropolitana já recebe 57% dos eventos realizados no Brasil”, afirmou, lembrando que o trabalho de capacitação estende-se aos taxistas, guardas e rede hoteleira da cidade.


A folha do passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

Esportes

11

www.folhadoponto.com.br Imprensa/PMG

TOQUE DE LETRA

Inscrições para o programa estão abertas até o próximo dia 22 em 48 escolas da prefeitura A Secretaria de Educação abriu inscrições para a edição 2013 do Programa Toque de Letra. O programa oferece aulas de futebol, basquetebol, voleibol e handebol a crianças entre 6 e 11 anos,

alunos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos e também crianças da comunidade em geral. As inscrições vão até o próximo dia 22, das 9h às 16h, nas unidades escolares da prefeitura que têm o pro-

grama. O Toque de Letra também acontece nos CEUs: Pimentas, Presidente Dutra, Vila Paraíso-Alvorada, Parque São Miguel, Rosa de França, Ottawa-Uirapuru e Cumbica.

O objetivo do Programa Toque de Letra é estimular o desenvolvimento e a capacidade motora das crianças. Para tanto, promove atividades que estimulam a velocidade, agilidade, flexi-

bilidade, impulsão, além de equilíbrio, noção de espaço e trabalho em grupo.Mais informações pelos telefones: 2475-7399 e 2451-7785 ou pelo e-mail: toquedeletra. guarulhos@gmail.com

Tênis estreia temporada 2013 com vitória O tênis guarulhense começou com o pé direito a temporada de campeonatos deste ano. O atleta da equipe Esporte Guarulhos, Paulo Vitor Cerântula, de 17 anos, venceu o paulista Caio Pedro Biel por 3 sets a zero (parciais de 6x1, 6x7 e 6x0), em sua estréia na Copa São Paulo 2013 - Troféu Marília Silberbeg, que acontece no Clube Paineiras Morumbi, em São Paulo. O evento foi no último dia 30.

Um total de 81 tenistas com idades entre 15 e 18 anos participaram da competição, organizada pela Confederação Brasileira de Tênis. Segundo o treinador José Roberto Amaral, neste ano o objetivo de Cerântula é se aproximar o máximo possível da profissionalização. “O atleta estará focado nos torneios Future e nos campeonatos brasileiros para aumentar as chances de entrar no profissional”.

Cerântula: a cada partida, ele vem se revelando um grande campeão

Museu do Futebol e Federação Paulista renovam parceria O Museu do Futebol, da Secretaria de Cultura do Estado, renovou a parceria com a Federação Paulista de Futebol que beneficia os torcedores que assistirem a jogos do Campeonato Paulista. Quem apresentar na bilheteria do museu o ingresso do jogo tem desconto especial.

No dia da partida, a entrada vai custar R$ 2. Nos demais dias, R$ 4. A promoção vale por 30 dias após a data do jogo. A parceria será realizada durante todo o ano de 2013. É válida apenas para jogos de competições promovidas pela Federação Paulista de Futebol.

SERVIÇO

Museu do Futebol Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n) De terça a domingo, das 9h às 17h Entrada por R$ 6 (meia por R$ 3; às quintas, entrada gratuita) http://www.museudofutebol. com.br


12 GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

A folha do

Carnaval

Blocos e escolas de samba se preparam para entrar na avenida com brilho, garra e emoção. Para Liesg, evento será melhor que em 2012 Gil Campos Brilho, garra e emoção estão na ordem do dia do Carnaval de Guarulhos, que acontecerá em várias regiões da cidade. O Carnaval Popular levará shows e artistas, como o cantor Salgadinho, uma das principais atrações, para a Cidade Soberana, Nova Bonsucesso, Ponte Alta, Parque Jurema e Jardim Cumbica. Mas é o desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos que contagiará a avenida Joaquina de Jesus, no Taboão, durante três dias. Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), Adelci Teixeira, o Adê, de 45 anos, “Guarulhos irá realizar um Carnaval melhor que o do ano passado”. Sete escolas do grupo especial disputarão

o título – Unidos do Jardim São João, Parque Cecap, Unidos do Paraventi, Imperatriz do Morro, Imperial, Vai Quem Fica e Império do Samba. A campeã, além do troféu, receberá prêmio de R$ 2 mil e 10% a mais da verba do Carnaval 2014. Este ano, a Prefeitura de Guarulhos repassou para a Liesg pouco mais de R$ 530 mil para a realização do evento. “É uma verba muito irrisória pela grandiosidade da festa, mas ajudou. Apesar de o repasse ter sido feito em cima da hora, realizaremos um belo Carnaval diante do trabalho das escolas e blocos durante todo o ano”, enfatizou Adê. O secretário de Cultura, Edmilson Souza também está confiante com o sucesso da festa, e acredita que a cada ano o Carnaval vem se profissionalizando. A expectativa de público é de 30 mil pessoas por noite.

Desfile oficial Blocos (dia 10 – Domingo) 19h30 - Afoxé Kaomy Olhos de Xangô 20h30 - Saúde 21h10 - Tradição Guarulhense 22h10 - Paineiras 23h10 - Saudosa 0h10 - Treme-Treme 1h10 - Santa Beatriz Três Rosas – Horário: 2h10 Filhos de São Jorge – Horário: 3h10 Escolas Especiais (Dia 11 – Segunda-feira) 21h10 – Unidos do Jardim São João 22h20 – Parque Cecap 23h30 – Unidos do Paraventi 0h40 – Imperatriz do Morro 1h50 – Imperial 3h – Vai Quem Fica 4h10 – Império do Samba Escolas de Acesso e Pleiteantes (Dia 12 – Terça-feira) 21h10 – Tok-Final Pimentas 22h10 – Renascer de São Domingos 23h30 – Acadêmicos do Picanço 0h40 – Vila Tijuco 1h50 – Caprichosos da Vila 3h – Império de Guarulhos Local: Avenida Joaquina de Jesus, Taboão

CARNAVAL POPULAR

COLÉGIO DO PAGODE/PREFIXO DE VERÃO/SALGADINHO Dia 8 – Sexta-feira Praça Estrela – Cidade Soberana - 19h30

Fotos: Jéssica Caroline e divulgação

COLÉGIO DO PAGODE/PREFIXO DE VERÃO/SALGADINHO Dia 9 - Sábado Avenida Armando Bei – Cidade Nova Bonsucesso - 19h30 COLÉGIO DO PAGODE/PREFIXO DE VERÃO/É D + Dia 10 - Domingo Avenida José Rangel Filho – Jardim Ponte Alta - 19h30 O secretário de Cultura, Edmilson Souza; o presidente da Liesg, Adelci Teixeira e o prefeito Almeida, unidos pelo Carnaval da cidade

COLÉGIO DO PAGODE/PREFIXO DE VERÃO/FINO TRATODia 11 – Segunda-feira Avenida Jurema – Parque. Jurema - 19h30 COLÉGIO DO PAGODE/PREFIXO DE VERÃO/LEANDRO LEHART Dia 12 – Terça-feira Avenida Brejinho – Jardim Cumbica - 19h30


passageiro

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

13

Carnaval

A “passarela do samba”, na avenida Joaquinha de Jesus, no Taboão, está sendo preparada Belas modelos e passistas abrilhantam a avenida nos três dias de Carnaval em Guarullhos

Para chegar à “passarela do samba” é fácil: todas as linhas de ônibus da cidade fazem integração no Terminal Taboão

Garra e determinação marcam o trabalho de todo o ano dos integrantes das escolas de samba


14 GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013 www.folhadoponto.com.br

A folha do passageiro

Cidade

OFICINAS GRATUITAS DURANTE ESTE MÊS Quem ainda não participou das atividades gratuitas desenvolvidas nos Centros de Educação Ambiental (CEA) dos parques City Las Vegas, Chico Mendes, Virgínia Ranali e Fracalanza, não pode perder a programação de fevereiro. No City Las Vegas tem oficinas de máscaras de carnaval, mosaico, poltrona pet, biscuit e aulas de samba rock, além de outras atividades. O local tem uma extensão de 27 mil metros quadrados, com quadra esportiva, parque infantil, pista de skate, campo de areia e biblioteca. Por sua vez, no Chico Mendes serão realizadas oficinas de crochê, pintura em tecido, artesanato, biscuit, entre outros. O parque possui quadra de esportes, campo de futebol, pista de skate, parque infantil, mesas, bancos, quiosques e trilhas. Já o Virgínia Ranali promove passeios monitorados

no Bosque Maia, com um percurso socioeducativo que aborda a história de Guarulhos e a importância de seus recursos naturais, atendimento sobre o IPTU Verde, exposições e circuito verde. Além da conhecida feira de trocas, o Parque Fracalanza vai proporcionar oficinas artesanais com material reciclável, terapia comunitária, ginástica oriental e dança circular. O espaço ganhou biblioteca especializada em sustentabilidade, academia popular, além da recuperação da antiga casa, onde são realizados os encontros e oficinas. Serviço: CEA City Las Vegas: rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Jardim City – telefone: 2458-1666 CEA Chico Mendes: av. José Miguel Ackel, 1.100, Vila Isabel – telefone: 2425-4369 CEA Virgínia Ranali: av. Papa João XXIII, 219, Jardim Cidade Maia – telefone: 2441-4696 Parque Fracalanza: rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta – telefone: 2441-0380

As oficinas são realizadas nos Centros de Educação Ambiental


A folha do passageiro Mari

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

TÁ NO P O NTO!

www.mariblogandogeral.blogspot.com

Mari@folhadoponto.com.br

Reflexão

O poder da decisão está em nossas mãos, lembre-se somos fruto de nossas escolhas. Lamentar e se maldizer não muda o resultado do seu estado, oque muda são atitudes certas. Lembre-se você é o reflexo dos seus atos. “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” - Lamentações 3:39 PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Adorada; apreciada A piscina oficial

São cobertos com uso de tinturas

Expressão dita ao telefone

Ponto de início do jogo de futebol

(?) das trevas: o diabo

Ficar mole Tremor (de terra) 14a letra Períodos de 12 meses A mesma coisa Tom de azul Estudar (o texto) (?) de Sá, cantora

Queixa; lamúria Artigo definido masculino singular

Inferior a tudo A viagem de avião

S

Ausenta-se do recinto

(?) Norte, morada do Papai Noel (Folcl.)

A

I

Caldo alimentício Beira; margem

Rua estreita e sem saída

(?) Juan, conquistador Velho, em inglês Bebida alcoólica doce Secreção corporal

"(?) é humano" (dito) Agência espacial dos EUA (sigla)

(?) poucos: gradualmente

Reprodução em xerox

Estou (bras. pop.)

Antônio Abujamra, ator e diretor brasileiro

Bebida gasosa de sabor limão

Sílaba de "sorte"

3/don — old. 4/anil — nasa. 5/abalo — licor.

BANCO

Band-(?), proteção de feridas

(?)-seca: babá Vitamina antigripal

20

Solução F E A M

C A B E L O S B R A N C O S

T O A E R E A A M A D A

S U O R O L I M P I C A

C O R L A

A O S I A N O S

E I

E

A L O

C E N T R O D O C A M P O

A I D P O L O G E N I O

A A S A N D R A R E L

Horóscopo Geremy Batins

Talvez deva refletir sobre a forma como se relaciona com os seus familiares. Aja com paciência.

Touro - 21/04 a 20/05

Possivelmente passará por um momento difícil na vida, aceite ajuda de membros da família.

Tenderá ter uma discussão com alguém especial mas lembre-se que nem sempre tem a razão. Gêmeos - 21/05 a 20/06

Uma pessoa da família talvez reapareça, aproveite para relembrar grandes momentos. Câncer - 21/06 a 21/07

Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12

Mostre quem é e o que vale, procurando causar nos outros uma impressão positiva. Seja mais carinhoso. Capricórnio - 22/12 a 20/01

Talvez seja bom de vez em quando deixar-se seduzir. Novos projetos provavelmente vão aparecer.

Se agir de um modo excessivamente orgulhoso ou arrogante tenderá perder a pessoa amada.

Evite ser muito rabugento com o seu amor, seja mais compreensivo ou é possível que se arrependa.

Dê mais atenção às suas necessidades. Domine as situações de conflito em família.

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

A fase traz o desafio de lidar com o conflito entre o que você tem a oferecer em seus relacionamentos .

Sabrina Sato

Aquário - 21/01 a 19/02

Peixes - 20/02 a 20/03

Aproveite o momento que se vive, repleto de sensualidade e mistério. Aproveite para cuidar da mente.

CURTAS

AROCHA...

“A TODO VAPOR”

Sabrina segue firme em sua rotina de exercícios físicos e contou que adota a lei da compensação. “Como sei que bebida engorda e desidrata muito, mantenho a linha no dia seguinte, tomando o dobro de água que bebo diariamente. Mas não deixo de ser feliz, nem fico encanada. Só faço a minha parte depois”, disse ela, que não abre mão de tomar uma cervejinha com os amigos. Para o carnaval, Sabrina conta que deixaou de comer certos grãos para não se sentir inchada: “Eu elimino feijão, grão de bico e verduras como brócolis e couve-flor, todos pelo mesmo motivo”.

Nicole Bahls continua com um corpão perfeito. Na terça-feira (5), a morena publicou foto nas redes sociais em que aparecia usando um biquíni laranja agarradinha com Diego Rocha, na Bahia. Nicole participa da gravação de videoclipe do famoso.

‘‘Só Love’’

Os anos de solteirice de Xuxa parecem ter chegado ao fim. A apresentadora está namorando Junno Andrade, que interpreta Santiago na novela “Salve Jorge”. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o romance foi confirmado pelo irmão da loira, Blad Meneghel.

A apresentadora é Madrinha de Bateria do desfile da Gaviões da Fiel desde 2004 e vai desfilar pela escola mais uma vez em São Paulo, e pelo Rio vai à frente da bateria da Vila Isabel.

“Minha Novela” Lado a lado- 18h05, Globo

Libra - 23/09 a 22/10

Áries - 21/03 a 19/04

Precisará da sua maturidade para lidar com pequenos problemas em casa. Tenha paciência.

15

Isabel não aceita que Albertinho assuma a paternidade de Elias. Edgar diz a Laura que, se Albertinho quiser, tem direito de pedir a guarda de Elias. Bonifácio leva Berenice para o apartamento que usa para encontros amorosos, mas ela não cede à sedução do empresário. Celinha e Guerra se reconciliam.

Próximas emoções... Guerra dos sexos-19h05, Globo Nieta se entristece por não ter ninguém para ajudá-la em sua barraca. Juliana considera a ideia de reatar com Fábio. Veruska e Nenê pensam em enganar um ao outro para ficar com o dinheiro que Vitório escondeu. Nieta não aceita que Nando e Roberta ajudem na barraca.

. Salve Jorge-21h0, Globo Helô investiga o atentado que sofreu. Aída procura Wanda no hotel. Irina avisa a Rosângela que ela voltará para o Brasil. Helô conversa com a tia de Santiago. Pescoço finge passar mal para não trabalhar e Delzuite acredita. Lucimar decide procurar Lívia. Clóvis observa Vanúbia dançando na laje de Miro.

Um sujeito no fundo de um bar com um copo de bebida na mão; meio tiste e abatido, pois não teve um dia muito bom. Nisso entra um cara nervoso no bar quebrando tudo. Prato, copo, tacando cadeira no chão. Quando nota o sujeito lá no fundo do bar. Chega até ele, toma a bebida toda, taca-lhe o copo na cara e fala: “ Vai fazê o que? Vai fazê o que?” “ É mano, meu dia tá uma desgraça mesmo. Acordo de manha pra ir trabalhar estava sem energia, desci 20 andares de escada. Chego no carro e dô de cara com um pneu furado! Foi meia hora pra trocar. Saí com o carro apressado e bati! Cheguei atrasado no serviço, discuti com o chefe e fui mandado embora! Por causa disso cheguei mais cedo em casa e dei de cara com minha mulher na cama com um amante! Aí fiquei com raiva, fui bater no cara mas quem acabou apanhando fui eu! Fui tomar um banho e levei um choque que quase me fritou! Agora tô eu aqui tranqulo, me preparando pra se matar, E VOCÊ TOMA MEU COPO DE VENENO TODO!!!!!!! Assim num pode, assim num dá!. Enviada por Hélio Sandro - São João Envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br


16

GUARULHOS, 7 DE FEVEREIRO DE 2013

A folha do passageiro

Edição 181  

Folha do Ponto - A folha do passageiro

Advertisement