Issuu on Google+

Guarulhos, de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2012

A folha do passageiro

Ano IV - Número 177 / Distribuição Gratuita

Em forma Carla Prata, ex-repórter do Domingão do Faustão, esbanja saúde

INFRAÇÕES Secretaria de Transportes quer aumentar o seu orçamento em 50%, no próximo ano, com multas de trânsito. É esperar uma “mãozinha” dos maus motoristas da cidade Pág. 5

CASAMENTO Cerimônia coletiva em 2013 contará com 600 casais. Fundo Social de Solidariedade já abriu as inscrições para noivos que não têm condições de pagar Pág. 7

EM BUSCA DE DINHEIRO

Câmara se prepara para votar, nos próximos dias, dois projetos polêmicos: o aumento do IPTU e a “privatização” do Saae

Págs. 8 a 10


02

A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br (11) 7746.7651

MAIS UM MENSALEIRO VAI PARA A PRISÃO

O deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP) é o mais novo mensaleiro a ser condenado pelo STF. Ele pegou pena de nove anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato na Casa — quando um servidor público aproveita sua função para desviar recursos. Pelo crime de corrupção passiva, por ter recebido R$ 50 mil do publicitário Marcos Valério em troca de favorecer a agência dele em licitação na Câmara dos Deputados, Cunha pegou três anos de prisão. Por peculato, o plenário definiu pena de três anos e quatro meses. Os ministros entenderam que João Paulo Cunha, que na época do escândalo do mensalão era presidente da Câmara dos Deputados, desviou dinheiro

da Casa por meio do contrato firmado com a SMP&B, empresa de Marcos Valério. Durante a leitura de seu voto, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do mensalão, Joaquim Barbosa,  enfatizou a gravidade do crime. Para o crime de lavagem de dinheiro, os ministros definiram uma pena de três anos de prisão. Como a soma das penas ultrapassou os oito anos de reclusão, João Paulo Cunha deve iniciar o cumprimento da punição em regime fechado. Antes dele, os estrelados petistas José Dirceu (“de preso político a político preso”), Delúbio Soares e José Genoíno também receberam penas duras dos ministros que, pouco a pouco, vão passando a história política brasileira a limpo. Isso acontece, de fato, a cada corrupto condenado.

Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) gilcampos@folhadoponto.com.br Departamento de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle Diagramação: Rafael dos Anjos Candido publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP. Tiragem: 20 mil exemplares Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: redacao@folhadoponto.com.br Impressão: TAIGA - F.: 2409-7926

PONTO SEM NÓ Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 alemao@folhadoponto.com.br

“ELE NÃO”

O presidente municipal do Partido da República (PR), Paulo Carvalho, não gostou nada de saber que Wagner Freitas está cogitado para assumir a Secretaria do Meio Ambiente (hoje ocupada pelo irmão de Carvalho). O “gordinho” teria dito numa reunião do partido: “se a secretaria for para o cowboy, eu não abro mão de indicar o secretário e vou dizer isso ao Almeida”.

ANTIGOS DESAFETOS

Na verdade, Carvalho e Wagner nunca “se bicaram”, já que o homem do chapelão, eleito pelo PR em 2008, sempre reclamou do tratamento recebido durante o mandato. “Eu que tive os votos e o ‘gordo’ é que ganha secretaria”. Wagner foi para o PP, ficando em terceiro lugar nas eleições para prefeito, e está louco para se vingar. A briga vai ser boa. Resta saber a opinião de quem manda, que é Sebastião Almeida.

DEFINIDO SOLTUR REELEITO

Por falar em briga, uma parece que definitivamente acabou: a da presidência da Câmara nos próximo dois anos. O atual presidente deverá se reeleger para o cargo no dia 1o de janeiro. Assim como aconteceu na primeira eleição, Eduardo Soltur deverá contar com o apoio do Partido dos Trabalhadores, que elegeu a maior bancada de parlamentares nas eleições de outubro.

CELESTINO FICOU NA SEGUNDA

O impasse terminou quando Geraldo Celestino (PSDB) abriu mão de ser o primeiro vice na chapa de Soltur, cargo cobiçado pelos petistas, assim, o PT deverá mesmo indicar a primeira vice-presidência, enquanto que Celestino terá que se contentar com a segunda. Piada de vereador corintiano diz que ele está acostumado com a segunda, já que é palmeirense.

O FIM DO MUNDO

Segundo algumas profecias de diversos estudiosos virtuais, o mundo se acabará no dia 21 de dezembro. Embora eu não acredite, às vezes fico com um pé atrás quando vejo um representante da Secretaria de Transportes e Trânsito da cidade ir à Câmara dizer aos vereadores que depende da desgraça da população para a prefeitura arrecadar dinheiro em 2013. Ou seja, em vez de educar os motoristas, a prefeitura torce para que todo mundo cometa infração e seja multado. Isto não é o fim dos tempos? Com a palavra, o secretário Atílio Pereira.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

03


04

A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

Geral

www.folhadoponto.com.br Imprensa/PMG

Roberto Samuel

robertosamuel@folhadoponto.com.br

Twitter:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

Mais uma chance perdida.

Mais uma vez as audiências públicas para discutir o orçamento da cidade não conseguiram animar a população, nem tão poucos os vereadores. Em nenhuma sessão houve número significativO de participantes. Mesmo assim, dizem pelos bastidores que um substitutivo ao projeto de Orçamento 2013 já estaria pronto para liquidar as emendas que qualquer vereador se atreva a apresentar ao projeto.

Cabalística ou acaba a lista

Mostra da Educação vai até o dia 1o de dezembro A Mostra da Educação Municipal, que tem como temática sobre “Currículo: Trajetórias de Saberes e Práticas em Busca da Qualidade Social da Educação – O QSN em Movimento” vai até o dia 1º de dezembro com diversas atividades no Adamastor Centro e CEU Pimentas contou em sua abertura com apresentação cultural da Banda Pimentinhas (Meu Caminho). O prefeito Sebastião Almeida e a secretária de Educação, Neide Marcondes Garcia, participaram da abertura oficial da Mostra. Para o prefeito Almeida “a Mostra é uma demonstração de que a educação é o único caminho para transformar as cidades”. A secretaria observou que “a Mostra inova a cada ano, tornando evidentes as potencia-

lidades dos alunos a partir da expressão dos Projetos Pedagógicos das Escolas da Prefeitura.” INSCRIÇÕES - Para realizar a inscrição, professores das redes municipal, estadual e particular e alunos e professores das instituições de ensino superior e comunidade interessados em participar do Conversando Sobre; Conferências; Escola, Câmera, Ação!; Mesa-Redonda e Roteiro Histórico devem acessar o link educacao.guarulhos. sp.gov.br/mostra2012 e escolher as atividades de interesse. As vagas são limitadas. Para conferir a programação, notícias e fotos da 3ª Mostra da Educação Municipal 2012, acesse o Hotsite:http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostra2012/

Prefeitura realiza o 3º Encontro dos Voluntários de Guarulhos

Palestra, apresentação teatral e o lançamento do Guia do Voluntariado, estão entre as atrações do 3º Encontro dos Voluntários que acontece neste sábado (1º), das 13h às 17h, no primeiro Centro de Referência em Terapias Naturais e Sustentabilidade Integral, que fica no Parque Fracalanza, localizado na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta. A programação especial comemora o terceiro ano de fundação da Central do Voluntariado, o décimo-primeiro aniversário do Ano Internacional do Voluntariado instituído pela ONU em

2001, e, em especial, o Dia Internacional do Voluntariado celebrado no dia 5. A iniciativa é da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Central do Voluntariado da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade. Promover a integração das pessoas e empresas que desenvolvem o trabalho voluntário em Guarulhos, proporcionar espaço para discussões e trocas de experiências, divulgar o trabalho das instituições inscritas na Central do Voluntariado são alguns dos objetivos do evento.

Inicialmente fora da chapa encabeçada pelo vereador Eduardo Soltur (PSD), para comandar o Legislativo no próximo biênio, o Partido dos Trabalhadores continua apertando. Para não correr o risco de espanar a porca, a solução poderá ser numérica. Como o PT possuiu a maior bancada, e o PSDB a segunda maior bancada de vereadores, o impasse sobre a vice-presidência poderá ser resolvida proporcionalmente: PT fica com a primeira, e o PSDB fica com a segunda vice-presidência.

Cover do Albertão?

O vereador Rômulo Ornelas não perde a oportunidade de frisar que “agora” ele é vereador. Atual primeiro suplente do PT, Ornelas deixa de ser suplente a partir de janeiro e assume o mandato como vereador. Em discussão com o vereador Geraldo Celestino (PSDB), o petista afirmou: faça oposição ao governo municipal, pois isso sempre bom. “Caso você (Geraldo) não faça, eu farei”. Pelos lados do Bom Clima ninguém dúvida das palavras .

Eu heim!!!

O projeto de lei que reajusta a planta genérica de valores do município tem dado muita dor de cabeça aos vereadores atuais. Muitos dos novos vereadores estão dando graças a Deus por esse projeto ser votado antes de janeiro.

Mudando de bandeira

Mal terminaram as eleições e já há gente com muita vontade de mudar de legenda. O que impede as mudanças é o medo de perder o mandato. A Justiça não deve dar moleza pra ninguém.

Mais um?

O Brasil chegou aos 30 partidos políticos. O mais novo tem por nome: Partido Ecológico Nacional (PEN) e seu registro foi deferido em 19/06/2012. Em Guarulhos já tem dono!

Metamorfose ambulante?

Anos atrás tentaram privatizar o SAAE, houve muita briga e o projeto não vingou. Agora um projeto parecido entra em discussão, Será que haverá muita briga? Quem na época era contrário, como se posicionará agora? Alguém terá a coragem de jogar moedas no plenário?

A Casa do Povo

Moradores do Jardim das Oliveiras III lotaram as galerias da Câmara para pedir ajuda para que eles não sejam retirados por força judicial. Há muito tempo o Legislativo não recebia tantos munícipes. Foram muitos discursos, mas apenas discursos.


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

Política

05

www.folhadoponto.com.br

PREFEITURA QUER “MÃOZINHA” DOS MAUS MOTORISTAS PARA AUMENTAR ARRECADAÇÃO O, secretário-adjunto de Transportes e Trânsito (STT), Celso Masson (foto abaixo), participou de audiência pública na Câmara e apresentou a previsão do orçamento para 2013. Dos R$ 70.372.400,00 que deverão ser destinados a essa pasta, R$ 40.410.000,00 serão provenientes de multas de trânsito, o que corresponde a mais de 50% do total da verba. Entre as ações para o próximo ano, estão a análise e implantação de meios de transporte não motorizados, controle e gestão do sistema de transporte, operação e fiscalização do trânsito, propostas para a inclusão da pessoa com deficiência e, ainda, a manutenção dos serviços de trânsito e do sistema de transporte, que receberá 23,7% dos

recursos. Quatro vereadores fizeram sugestões de melhorias no trânsito e no sistema de transporte público da cidade: Auriel Brito (PT), Índio de Cumbica (DEM), Romildo Santos (PSDB) e Guti (PV). Masson afirmou que a equipe técnica da Secretaria analisará a viabilidade de implantar as solicitações feitas, dentre as quais instalações de novos faróis, lombadas e novas linhas de ônibus. Masson justificou a ausência do secretário Atílio André Pereira, que não pôde comparecer à audiência por estar em fase de finalização da documentação referente ao projeto de mobilidade urbana que vai viabilizar o início das obras no trevo de Bonsucesso. Foto: Assessoria/Câmara

ASSUNTOS LEGISLATIVOS O secretário Rafael Paredes, de Assuntos Legislativos, apresentou os valores referentes ao orçamento previsto para a Secretaria Especial de Assuntos Legislativos no ano de 2013, que totaliza R$ 2.117.400,00. Caso a proposta seja aprovada pelos vereadores, o valor para o próximo ano será 14% maior do que o atual. “É um orçamento pequeno para uma secretaria pequena. Somos apenas 50 servidores”. Segundo Paredes, atualmente Guarulhos tem 7.073 leis. Questionado a respeito do prazo para a consolidação destas, o secretário afirmou que esse é um objetivo que precisará de tempo para ser atingido, pois há somente três pessoas da Secretaria dedicadas a esse fim. “É um trabalho difícil, moroso. Não tem prazo definido”, disse ele.

ASSUNTOS JURÍDICOS

O secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, Jorge Luiz Carniti, terá, em 2013, o quinto menor orçamento do município. Os recursos projetados somam R$ 26.049.563,00. Do total, R$ 120 mil procedem do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON). As despesas incluem consumo, locação de imóveis, custos processuais e, principalmente, encargos com pessoal. Previsão de gasto de R$ 1.935.400,00 com 68 funcionários cedidos ao Judiciário, e de R$ 19.528.000,00 com os demais 226 servidores.


06 GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

A folha do passageiro

Cidade

www.folhadoponto.com.br

EMPREGOS ATINGEM MARCA DE 7,5 MIL NOVAS VAGAS EM 2012 NO MUNICÍPIO Entre janeiro e outubro de 2012, o saldo de empregos formais (admissões menos demissões) em Guarulhos atingiu a marca de 7.515 novos postos de trabalho, de acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O setor de prestação de serviços permanece na primeira posição no ranking na geração de empregos formais em 2012, com 5.118 colocações. Em outubro, foram criados 1.775 novos empregos formais em Guarulhos, sendo esse o melhor resultado registrado neste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram gerados 1.673 novos postos de trabalho, foi registrado um ligeiro crescimento de 6% e, em relação a setembro de 2012, o resultado registrado foi ainda melhor: 14%. O setor de serviços voltou à primeira posição no ranking entre os setores que mais geraram empregos no período. Em outubro/2012, foram gerados 939 novos empregos com carteira assinada, o que representa aproximadamente 53% dos empregos criados no município, seguido pelo setor da construção civil que criou 273 novos postos de trabalho, representando 15% do saldo de empregos criados no período. REGIÃO - Na comparação de Guarulhos com as demais regiões analisadas, o percentual de admissão registrado na cidade foi de 10,05% superior à média nacional (2,75%), da Região Metropolitana do Estado de São Paulo (6,63%) e do Estado de São Paulo (5,66%).

SETOR DE SERVIÇOS REGISTRA ALTA DE 18,27% O setor de serviços registrou alta de 18,27% nas admissões, percentual superior ao registrado nas demais regiões geográficas analisadas; média nacional foi de 4,19%, a Região Metropolitana de São Paulo e o Estado de São Paulo registraram 6,53 e 5,80%, respectivamente. Pelo segundo mês consecutivo o setor da construção civil também apresentou crescimento nas admissões. Guarulhos registrou 10,27%, índice superior à média nacional que teve 1,54%, e à Região Metropolitana e ao Estado de São Paulo que registraram

PUBLICIDADE LEGAL EDITAL: COMARCA DE LEOPOLDINA EDITAL DE CITACAO - PRAZO 30 DIAS - JUSTICA GRATUITA O Dr. Clovis Cavalcanti Piragibe Magalhaesm Juiz de direito da Primeira Vara Civel da comarca de Leopoldina/MG na forma da lei etc ...FAZ SABER aos que o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que tramita por este juizo e primeira secretaria o processo 384 12 000303-1 ACAO DE PROCEDIMENTO ORDINARIO em que sao partes como requerente ANA CARLA ALVARENGA PIMENTEL em face de LUIZ CLAUDIO BARBOSA NUNES encontrando-se este em lugar incerto e nao sabido, CITA-O e o chama para vir querendo no prazo de 15 (quinze) dias e mais 30 (trinta) dias, prazo do edital, contestar a ACAO DE PROCEDIMENTO ORDINARIO (Declaratoria de Inexistencia de Debito c/c Tutela Antecipada de Cancelamento de Protesto e Indenizacao por Danos Morais), nos termos do art. 285 do CPC, ou seja, nao sendo contestada a acao serao tomadas como verdadeiros as alegacoes do autor. E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguem possa alegar ignorancia, expedi o presente edital e outros iguais, que serao afixados no lugar de costume e publicados na forma da lei.( Advogado autor:RODRIGO JUNQUEIRA REIS PIMENTEL OAB/MG 109.042). Dado e passado nesta cidade e comarca de Leopoldina, aos vinte e quatro do mes de julho de dois mil e doze (24/07/2012) Eu, Sebastiao Joaquim Ferreira) ,Escrivao judicial II que o fiz, digitei, subscrevo e assino), por ordem do MM. Juiz de Direito.

4,20 e 4,63%, respectivamente. A agência pública de empregos de Guarulhos, o Ciet (Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda), foi responsável por 98 colocações em outubro. Neste ano, o Ciet colocou 4.097 novos trabalhadores no mercado formal. BRASIL - Em outubro, o Brasil criou 66.988 empregos com carteira assinada, alta de 0,17% em relação ao estoque do mês anterior, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado de outubro – proveniente de 1.710.580 admissões e

de 1.643.592 desligamentos – mantém a tendência de expansão do emprego, ainda que em ritmo menor de crescimento. No ano, o Caged acumulou 1.688.845 postos de trabalho, e em 12 meses o aumento foi de 1.358.216 vínculos formais, representando elevação de 3,55%. Os três setores que apresentaram expansão do emprego foram: comércio, com 49.597 postos (+0,58%); serviços, com 32.724 postos (+0,21%) e indústria de transformação, com geração de 17.520 empregos (+0,21%).


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

Cidade

07

www.folhadoponto.com.br

Casamento coletivo irá reunir 600 casais; inscrições abertas A primeira-dama e presidente da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, Lourdes Almeida, anunciou a realização da 3ª edição do Casamento Coletivo no dia 16 de junho do ano que vem. O evento irá reunir até 600 casais no Thomeozão. Com exceção das alianças, todos os procedimentos serão gratuitos para os participantes, incluindo cartório, brindes, fotos, Dia da Noiva, vestidos e bênção ecumênica católica e protestante. Durante a solenidade, Lourdes Almeida, ressaltou a importância da realização do evento. “O nosso objetivo é atender pessoas que sonham em oficializar sua união, mas que não dispõem de recursos financeiros para arcar com as altas despesas com cartório e de uma celebração religiosa”, destacou. O prefeito Sebastião Almeida pediu a colaboração de lojistas, empresas de eventos e decoração, além de outras entidades ligadas ao setor. “O custo

de um casamento deste porte é muito alto, somente poderemos realizá-lo com a ajuda de parcerias. Por isso, toda contribuição será válida”, finalizou. Cerca de duas mil pessoas oficializaram a união estável nas duas edições do matrimônio, segundo a coordenadora do Fundo Social, Andrea Grucci. INSCRIÇÕES - As inscrições podem ser feitas de segunda a

sexta-feira, das 8 às 16 horas, na sede da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, que fica na alameda Tutoia, 534, Gopoúva. Os interessados devem comparecer pessoalmente. Entre outras exigências, os noivos terão de possuir renda mensal conjunta equivalente a até três salários mínimos (R$ 1.866). Mais informações pelo telefone 2472-5178. José Luiz/PMG

DOCUMENTOS EXIGIDOS

1- Original e cópia da carteira de identidade dos noivos; original e cópia da certidão de nascimento para os solteiros; 2 - Certidão de óbito do cônjuge falecido (se a pessoa for viúva), e, se for o caso, registro da sentença de divórcio; 3 - Original e cópia de comprovante de rendimentos, carteira de trabalho (original), original e cópia do holerite de pagamento e original e cópia de cartão ou comprovante de recebimento de benefício assistencial ou rendimentos concedidos por programa oficial de transferência de renda; 4 - Comprovante de gastos com tratamento médico por doença grave ou para atendimento de necessidade especial de qualquer membro da família; 5 - Original e cópia de comprovantes de residência em Guarulhos, sendo que uma deve ser atual e a outra deve ter mais de um ano; 6 - Original e cópia de documentos de propriedade de imóvel ou de veículos.

O prefeito Almeida anunciou as inscrições para o terceiro casamento coletivo

Projeto de Guarulhos é 1º em Fórum Estadual de Saúde Depois de concorrer com mais de 80 trabalhos inscritos, o projeto denominado “Trilha Urbana”, realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Munhoz em parceria com a Escola Estadual Marechal Carlos Machado Bittencourt, conquistou o primeiro lugar no 4º Fórum de

Promoção de Saúde doEstado de São Paulo. O evento de premiação foi realizado no último dia 14, no Expo Center Norte. O projeto tem por objetivo mobilizar os alunos do ensino fundamental II para a cidadania e educação ambiental. Por meio desta ação, os estudantes

percorrem o entorno da escola em busca de problemas ambientais e urbanos, tais como lixo em lugares impróprios, rios contaminados, esgoto a céu aberto, calçadas quebradas que dificultam a locomoção dos pedestres, pichação e vandalismo. Com a lista de

irregularidades nas mãos, eles buscam soluções não somente com o poder público, mas também na comunidade. Dessa forma, os estudantes se tornam multiplicadores de boas práticas ambientais, o que reflete diariamente na saúde das pessoas. “Trilha Ur-

bana” é uma das ações que integram o Programa Saúde na Escola, que deverá atingir a meta de examinar cerca de 60 mil alunos das escolas públicas do município, bem como realizar atividades de promoção à saúde para mais de 100 mil escolares até o final do ano.


08 GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

A folha do passageiro

Especial

www.folhadoponto.com.br

PRECISA-SE DE

DINHEIRO Depois De propor até 60% De aumento Do iptu, o que possibilitará aumento Da arrecaDação em r$ 50 milhões, prefeitura De Guarulhos quer abrir capital Do saae por meio De parceria público-privaDa Gil Campos

As suspeitas de que a Prefeitura de Guarulhos está vivendo um momento de crise financeira podem ser comprovadas pelos projetos de lei – que visam aumentar a arrecadação municipal – encaminhados à Câmara pelo prefeito Sebastião Almeida. Depois de propor o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 60%, o que garantirá aumento na arrecadação neste ano em R$ 50 milhões, conforme revelou o próprio secretário de Finanças, Nestor Seabra, Almeida quer

abrir o capital do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia responsável pelo abastecimento de água da cidade, para a iniciativa privada por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A proposta, que deverá ser deliberada nesta quinta-feira, dia 29, em sessões extraordinárias, visa suprir a demanda de Guarulhos os 100% do tratamento de esgoto que, conforme a própria administração municipal, não será possível com recursos próprios. A cidade deverá agregar valores que podem atingir R$ 1,4 bilhão nos próximos 30 anos.

Uma das maiores preocupações de Almeida, conforme próprio informou à Câmara, está no cumprimento do acordo firmado com o Ministério Público, que prevê 100% de tratamento de esgoto do Município até 2017. Para isso, a administração ainda precisará investir R$ 235 milhões em água e R$ 876 milhões em esgoto. Baseando-se nisto, nos anos de 2012 e 2020, o Saae ficaria com um déficit de caixa de, aproximadamente, R$ 1 bilhão. “A alternativa da PPP parte de premissas fundamentais para sua sustentação. Em primeiro lugar cumpre

o cronograma de investimentos até 2017 e conseguintemente o Acordo firmado com o MP. Em segundo lugar não prevê majoração tarifária além dos reajustes e recomposições de custos anualmente promovidos pela administração. Por fim, não prescinde da autonomia municipal sobre os serviços de saneamento, um valor constitucional fundamental a ser preservado. O possível parceiro privado guarda mais características de um prestador de serviços que o de um concessionário de serviços públicos”, explicou Almeida na justificativa dos projetos.

Projeto pretende criar agência com salário de até R$ 10,9 mil

Uma das Estações de Tratamento de Esgoto construídas pela administração municipal em Guarulhos

Entre os projetos de mudanças na reestruturação do Saae, está o que cria a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos (AGRU) e 10 cargos para sua administração, com salários que vão de R$ 1,8 mil até R$ 10,9 mil. “A criação da AGRU é de suma importância para este município, tendo em vista que é, de fato, a real possibilidade de uniformização das normas impostas aos prestadores de serviços de saneamento básico, facilitando sua compreensão e seu cumprimento em favor dos usu-

ários de seus serviços”, justifica a administração municipal. Outro projeto encaminhado à Câmara no “pacote” que trata do abastecimento e saneamento da cidade, está o que institui a Política Municipal dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, que consiste no “conjunto de planos, programas e ações promovidas pelo Município, isoladamente ou em cooperação com particulares ou com outros entes da Federação, com vistas a assegurar o direito à salubridade ambiental”.


GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

A folha do passageiro

Especial Fundo Municipal O prefeito Sebastião Almeida também pretende criar o Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD), “que terá por finalidade prestar garantia de pagamento de obrigações pecuniárias assumidas pela administração direta ou indireta da Prefeitura Municipal de Guarulhos, em contratos de parcerias público-privadas firmados por estes entes”, como assegura o artigo 1º do projeto encaminhado à Câmara.

09

www.folhadoponto.com.br

Carlos Roberto fala em “busca insana por recursos” O presidente do PSDB Guarulhos e segundo colocado nas eleições a prefeito da cidade no último pleito, Carlos Roberto, disse que a prefeitura, ao propor o aumento de até 60% do o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e, agora, a privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), mostra que deu início a uma busca insana por recursos. “Os projetos encaminhados pelo prefeito Almeida à Câmara e nem os outros que virão me causaram estranheza. O que está faltando é visão de gestão na administração municipal do PT. Começou uma procura insana por recursos”, afirmou o tucano.

Abrir o capital do Saae para a iniciativa privada não chega a ser positivo, na opinião de Carlos Roberto. “O que tem que ser feito é administrar recursos e não deixar vazar os recursos existentes. É preciso, hoje, competência de gestão na administração. É preciso colocar em prática uma reengenharia do Saae com profissionalismo. Para se ter ideia, temos ainda na cidade tubulações de ferro fundido e o desperdício de água chega a 40%”, acusou. Ele também criticou a proposta de aumento do IPTU, e por três vezes, durante a entrevista, enfatizou que “o governo está desesperado”. “A população foi enganada depois das eleições, e temos um governo fracassado”.

MAIS DE 1,3 MIL SERVIDORES

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é uma autarquia responsável pelo abastecimento de Guarulhos. Ele foi criado em 30 de junho de 1967, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Hoje, trabalham no Saae, pouco mais de 1.300 funcionários. Caso a mudança proposta pelo prefeito Sebastião Almeida seja aprovada no Legislativo, o Saae se transformará numa empresa de economia mista, assim como a Proguaru, que também enfrenta momentos de dificuldades financeiras e terá orçamento do próximo ano 40% inferior ao deste ano, devido à crise econômica por qual passa a prefeitura.


10 GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

A folha do passageiro

Especial

www.folhadoponto.com.br

PARA OPOSIÇÃO, É “CHEQUE EM BRANCO”; ALIADOS APOIAM O líder do PSDB na Câmara, Geraldo Celestino, disse que a bancada vê com simpatia a Parceria Público-Privada proposta pelo prefeito Sebastião Almeida para o Saae, mas afirmou que, da forma como o projeto foi encaminhado ao Legislativo, se aprovado, representa um “cheque em branco”. “A bancada do PSDB vai apresentar emenda possibilitando a Câmara de fiscalizar essa pareceria. Agora, aprovando, a proposta vira decreto e, simplesmente, acabou. É um cheque em branco. Temos que dar ao governo um cheque preenchido”, observou Celestino.

Já o líder do governo Zé Luiz explicou que a cidade cresceu e a perspectiva é de continuar crescendo, por isso a importância do projeto do Executivo. “Em 20 anos, será necessário duplicar o investimento, baseado no endividament do governo com obras já realizadas, como as Estações de Tratamento de Esgoto, por exemplo. Por isso, a importância da PPP”. Para o petista, a proposta garantirá ao Saae acompanhar as novas tecnologias em sua área. “Somente com o poder público, sabemos que é mais complicado”.

Zé Luiz, líder do governo petista no Legislativo

Geraldo Celestino vê as PPPs com simpatia

O QUE PENSA A POPULAÇÃO SOBRE O IPTU “Não é certo esse aumento. Porque esse aumento não é revertido para a melhoria para a população, para cidade” AQUINATON RODRIGUES, 30 ANOS, MOTORISTA - JARDIM ACÁCIO

“É sempre assim, as pessoas mais humildes que não podem pagar IPTU caro. É tanto imposto que não temos como pagar. É conta de luz, conta de água. A dificuldade é grande. É preciso uma solução”. JUAREZ GALVÃO SANTOS, 75 ANOS, APOSENTADO – JARDIM FORTALEZA

“Chega de roubalheira. Eles não tem dó da gente. Já sofremos com o desemprego. O povo está morrendo de fome, e querem que pague mais IPTU. A gente votou pra ele ajudar e não pra jogar a povo na rua. É uma falta de vergonha tudo isso.” EVA MIRIAN CARCERES, 52 ANOS, COMERCIANTE - VILA DAS PALMEIRAS

“Não é correto, não deve aumentar. O salário não acompanha, e a população não tem condições de pagar, então acaba deixando de pagar e ficam devendo para prefeitura. O salário não é proporcional, então não tem porquê aumentar o IPTU.” JULIO TOMÉ DA SILVA PEREIRA, 50 ANOS, CAIXA ADMINISTRATIVO – CENTRO

“Não deve aumentar. É só promessa. Já tem duas eleições que eu não voto. Votei em branco. Eu estou desacreditado dessa turma. Só falam, só prometem. E depois esquecem do que prometeram.” FERNANDO ANTONIO , 76 ANOS, CASEIRO CENTRO

“O aumento é ridículo. O rico que tem que pagar, não os pobres que ganham pouco. Eu tenho um estabelecimento, mas não posso colocar nenhuma placa de identificação, se não vem uma taxa pra descontar por mês.” LAURA MARIA DO NASCIMENTO, 63 ANOS, COMERCIANTE – MACEDO

“Eu não concordo com a proposta de aumento do IPTU, muitas famílias carentes não têm condição de pagar. Dentro de uma casa com quatro ou cinco pessoas, e uma só trabalhando, não consegue arcar com todas as despesas. E aumentar o IPTU dificulta muito.” ISABEL MOREIRA DE ALMEIDA ROCHA, 55 ANOS, ENFERMEIRA- JARDIM SÃO JOÃO

“Eu gosto do PT. Mas imposto tem que ser pra rico, e não para o pobre. Antigamente eu pagava três impostos, hoje eu sou isenta. O PT me ajudou muito, e foram eles que melhoraram Guarulhos . É Injusto cobrar imposto de classe média baixa. Tem que cobrar de quem pode pagar”. MALVINA NERI PRACHETTI , 80 ANOS, APOSENTADA - CENTRO

“Não tem porquê de aumentar. Almeida se reelegeu pra aumentar tudo? Agora vai aumentar o valor da passagem. Isso não é certo com a população”. JOSÉ RAIMUNDO, 62 ANOS, AMBULANTE – JARDIM PARAISO

“ Eu acho que é muito errado. Eles têm que abaixar o valor, porque ninguém ganha salário alto, ganha salário de fome” NATHÁLIA DOS SANTOS, 68 ANOS, APOSENTADA – MACEDO


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

11


12

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

www.folhadoponto.com.br

A folha do passageiro

Cidade

Natal chega ao Maia no dia 1º de dezembro O Bosque Maia, tradicional cartão postal de Guarulhos, ganhará no dia 1º de dezembro, sábado, uma decoração natalina especial. A árvore de Natal decorada e iluminada com 40 metros de altura, com mais de 100 mil lâmpadas e 35 laços já está no parque. O Bosque Maia também terá o tradicional presépio, a Casa do Papai Noel, com o Bom Velhinho recebendo as crianças, além da grande novidade para 2012: um carrossel que será disponibilizado gratuitamente a todas as crianças, das 18h às 22h. A inauguração oficial será feita ao som de um coral e outras bandas que animarão os presentes em meio a uma grande queima de fogos. O

local, que habitualmente é um dos locais mais visitados pela população nesta época do ano, funciona todos os dias das 8 às 23 horas, e terá ao todo mais de um milhão de microlâmpadas em suas árvores. A ornamentação de Natal contempla ainda os terminais urbanos Pimentas e São João, os principais logradouros do Centro, como o Viaduto da Cidade de Guarulhos, que em parceria com a GruAirport, concessionária do Aeroporto Internacional de Cumbica, receberá uma iluminação especial. A iluminação pode ser conferida até o dia 6 de janeiro. Serviço - O Bosque Maia fica na avenida Paulo Faccini, s/ nº, e funciona diariamente das 8h às 23h

Fábio Nunes Teixeira/PMG

A decoração natalina no Bosque Maia, na região central, será inaugurada pela prefeitura no próximo dia 1o de dezembro


A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

Esportes

13

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS FICA COM A OITAVA COLOCAÇÃO NOS JOGOS ABERTOS

Guarulhos conquistou 71, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 29 de bronze nos Jogos Abertos do Interior - Bauru 2012. O número total inclui as premiações das modalidades coletivas e também as medalhas trazidas pelos atletas premiados individualmente. As equipes guarulhenses medalhistas foram handebol feminino

(ouro), vôlei feminino e masculino (prata), vôlei de praia masculino (bronze), tênis feminino (bronze), tênis de mesa feminino e masculino (ouro e bronze, respectivamente), tae kwon do masculino (bronze) xadrez masculino (bronze), luta olímpica feminina (ouro), damas (bronze), ginástica artística sub-14 feminina (ouro),

futebol masculino (prata), capoeira feminina (bronze), bocha (ouro) e basquete masculino (bronze). Com 176,5 pontos, a cidade ficou em 8º lugar na classificação geral da primeira divisão da competição que terminou neste sábado, dia 24, após as finais do basquete livre, no ginásio Panela de Pressão.

Um total de 47 equipes defenderam Guarulhos nesta edição dos JAI. A delegação de Guarulhos em Bauru contou com mais de 600 pessoas, incluindo atletas, comissões técnicas e pessoal de apoio. Mais informações sobre os jogos estão disponíveis em www.jogosabertosdebauru2012.com.br

CONFERÊNCIA DISCUTE A COPA DO MUNDO 2014 A partir do tema “Guarulhos tem Turismo: Avanços, Desafios e Perspectivas após uma década”, a cidade irá sediar nesta quinta-feira (29) a 10a Conferência Municipal de Turismo. Agendado das 9 às 17 horas, no Hotel Slaviero, à rua Rafael Balzani, 32 - Centro, o evento terá programação extensa que contar a discussão sobre as potencialidades turísticas do município para os próximos anos, elaboração de políticas públicas e oportunidades

trazidas pelos próximos eventos esportivos mundiais que o país sediará. A Copa do Mundo de 2014 deverá centralizar as discussões. Com entrada franca, a conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Será emitido certificado aos participantes. A abertura será às 9h. Na primeira palestra será discutido o “Histórico da Atividade Turística

e das Políticas Públicas em Guarulhos”, com Josefa Leôncio (gestora do Departamento de Turismo de Guarulhos), em seguida, representante do IBGE discutirá o “Perfil de Guarulhos”. Às 11h, haverá Leitura e Apresentação da Carta de Compromisso com a Política de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, com o presidente do Comtur, Danilo Duarte Ramalho. Após intervalo para o almoço, as palestras prosseguem às 14h, quando será iniciada “A

Copa do Mundo e os Grandes Eventos”, com Paulo Kazuhiro Izumi (Sebrae). Haverá ainda a apresentação dos trabalhos acadêmicos de Turismo que inspiraram políticas públicas e lançamento de Concurso/ Painel para Melhores Trabalhos Acadêmicos para a 11ª Conferência. No encerramento, às 17h, outro ciclo de debates terá início, com a manifestação de vários representantes da sociedade.


14 GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DEZEMBRO DE 2012

A folha do passageiro


A folha do passageiro Mari

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

TÁ NO P O NTO!

www.mariblogandogeral.blogspot.com

Mari@folhadoponto.com.br

Reflexão

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. As coisas só mudarão se mudar-mos ... - Olhe para dentro de si e reveja seus conceitos. “Interiormente estamos sendo renovados dia após dia” II Coríntios 4:16 CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

Carla Prata

CURTAS

É o Tchan...

Carla Perez divulgou uma nota através de sua assessoria, negando a sua participação e a do marido Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, no DVD de comemoração da volta do grupo É o Tchan, prometida para 2013. Atualmente, Carla apresenta um programa infantil diário na Bahia e, ao ser informada sobre o possível retorno, disparou: “O tempo que sobra da minha vida de mãe e esposa, eu dedico ao meu programa “Clube da Alegria”, que não é mole, é bem puxado. Além dos shows com o meu grupo Algodão Doce pelo Brasil”.

A BELDADE QUE ESTÁ EM FORMA GARANTE “NÃO TENHO CELULITE”

© Revistas COQUETEL 2012

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

Funções da pele

A PELE é uma importante parte do CORPO do ser HUMANO. Saiba algumas curiosidades sobre ela: é o maior órgão do corpo humano e, também, o mais PESADO; possui a importante função de PROTEGER contra qualquer agente estranho EXTERNO, impedindo-o de entrar facilmente; evita que a ÁGUA do corpo se perca, retendo-a; controla a temperatura quando há EXCESSO de calor, por meio do SUOR, que ajuda a resfriar a superfície cutânea; nela existem muitos tipos de microrganismos, e eles são bons para a nossa saúde, pois nos auxiliam na LIMPEZA dela, eliminando R E S Í D U O S e IMPUREZAS; possui um certo grau de elasticidade que serve como AMORTECEDOR e inibidor de TRAUMAS.

O

T

L

I

M

P

E

Z

A

Z

O

J

U

X

U

D

O

A

G

N

L

U

P

U

C

A

O

A

U

U

U

T

q

S

A

Z

E

R

U

P

M

I

J

S

A

A

E

N

O

V

U

O

J

U

U O

I

M

O

N

R

E

T

X

E

U

U

A

I

D

I

K

O

I

O

U

R

I

H

E

E

D

P

A

S

U

O

H

O

G

S

W

G

M

E

S

O

U

R

D

I

B

K

O

B

I

L

C

O

A

A

A

R

B

H

F

U

E

E

X

T

S

I

O

I

O

T

W

R

E

O

A

E

N

D

V

A

R

U

E

C

G

O

P

Z

E

O

E

A

M

S

R

A

A

J

M

C

N

I

U

O

I

N

E

O N

N

V

E

I

B

M

G

D

U

T

M

E

T

A

J

A

S

U

D

F

A

Z

K

R

J

I

S

M

O

Y

O

M

H

O

O

C

U

U

A

S

A

U

U

C

V

M

L

P

q

U

Z

F

O

H

E

V

A

B

D

q

O

S

A

C

D

I

T

J

J

B

O

U

U

G

I

U

W

C

C

D

E

A

G

N

A

D

O

O

O

E

F

I

A

O

E

C

W

S

Y

R

U

S

R

E

A

S

U

F

A

I

P

H

E

X

C

E

S

S

O

I

Z

O

I

F

E

G

N

A

q

E

q

A

E

S

R

E

G

E

T

O

R

P

O

W

L

A

N

P

O

O

E

J

V 45

Solução R C O R P O

E

E X

G C

E E

T S

O S

R

P

O

A G U

O D A S E P

R O D E C E T R O M A

A O N A M U H

R E S I D U O S

T R A U M A S

A ex-repórter do “Domingão do Faustão” já recusou duas propostas de revistas masculinas, sem pestanejar, e precisou contar até 10 para aceitar o convite do Paparazzo para um ensaio sensual. Aos 31 anos, Carla acredita estar em sua melhor fase. Tanto é que a rainha de bateria da Grande Rio disse que as pessoas não lhe dão a idade que realmente tem, e que não tem celulite. “Sou muito vaidosa e acho que estou na minha melhor idade, na melhor fase. Tanto é que estou conseguindo tudo o que sempre quis”.

Baladeiro...

Livre e desimpedido, Zezé Di Camargo só quer saber de curtir a vida. Cheio de animação, o cantor foi a nada menos que três festas na noite da última terça-feira, dia 27. Esbanjando simpatia, ele foi um dos mais assediados nos camarotes. Mesmo assim, o ex-marido de Zilu ignorou todas as cantadas e voltou sozinho para casa. Tá podendo!

E L E P

O S A

N E

Z

I

L

R R M

E U P

T P E

X M Z

E I

S U O R

A

Horóscopo Geremy Batins

Libra - 23/09 a 22/10

Áries - 21/03 a 19/04

Talvez deva refletir sobre a forma como se relaciona com os seus familiares. Aja com paciência.

Touro - 21/04 a 20/05

Possivelmente passará por um momento difícil na vida, aceite ajuda de membros da família.

Precisará da sua maturidade para lidar com pequenos problemas em casa. Tenha paciência. Tenderá ter uma discussão com alguém especial mas lembre-se que nem sempre tem a razão. Gêmeos - 21/05 a 20/06

Uma pessoa da família talvez reapareça, aproveite para relembrar grandes momentos. Câncer - 21/06 a 21/07

Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12

Mostre quem é e o que vale, procurando causar nos outros uma impressão positiva. Seja mais carinhoso. Capricórnio - 22/12 a 20/01

Talvez seja bom de vez em quando deixar-se seduzir. Novos projetos provavelmente vão aparecer.

Se agir de um modo excessivamente orgulhoso ou arrogante tenderá perder a pessoa amada.

Evite ser muito rabugento com o seu amor, seja mais compreensivo ou é possível que se arrependa.

Dê mais atenção às suas necessidades. Domine as situações de conflito em família.

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

A fase traz o desafio de lidar com o conflito entre o que você tem a oferecer em seus relacionamentos .

15

Aquário - 21/01 a 19/02

Peixes - 20/02 a 20/03

Aproveite o momento que se vive, repleto de sensualidade e mistério. Aproveite para cuidar da mente.

“Minha Novela” Lado a lado- 18h05, Globo Oswaldo exige que Catarina garanta sua integridade para publicar a notícia sobe Laura. Bonifácio contrata Caniço. Margarida fala mal de Albertinho para Esther. Celinha se decepciona por Guerra não querer se casar. Catarina pede para Neusinha ser sua camareira. Isabel conversa com Diva sobre a venda do Alheira.

Próximas emoções... Guerra dos sexos-19h05, Globo Lucilene avisa a Nieta que Carolina foi sequestrada. Fábio afirma a Juliana que Manoela quer trabalhar na Charlo’s para vigiá-lo. Roberta acredita que Nando queira se declarar para ela. Analú teme as ameaças de Kiko. Dino flagra Nando e Roberta juntos e pede para falar com ela.

VEGETANDO. Ontem, minha esposa e eu estávamos sentados na sala, falando das muitas coisas da vida. Estávamos falando de viver ou morrer. Eu lhe disse: “Nunca me deixe viver em estado vegetativo, dependendo de uma máquina e de líquidos. Se você me vir nesse estado, desligue tudo o que me mantém vivo sem pensar duas vezes, por favor”. Você acredita que ela levantou, desligou a televisão e jogou minha cerveja fora...

. Salve Jorge-21h0, Globo Wanda teme que Morena desista de viajar por causa de Theo. Bianca e Zyah ficam juntos na caverna. yla garante a Tamar que seu noivo não se envolverá com turistas. Zyah vai com Bianca para Istambul. Morena procura Theo. Áurea conta para Érica que Theo terminou seu noivado. Sarila vê Zyah com Bianca em Istambul.

CURTO E GROSSO... A mulher apaixonada envia uma mensagem de texto ao celular de seu marido carinhosamente dizente dizendo: Meu amor, Se você está dormindo, me envie teus sonhos! Se você está rindo, me envie teu sorriso! Se você está chorando, me envie tuas lágrimas! Eu te amo! E o homem: Meu amor, Eu estou cagando... Quer que te envie alguma coisa?

Marina Alceu - Cumbica Hélio Sandro - São João Envie também sua piada para mari@folhadoponto.com.br


16

GUARULHOS, DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2012

A folha do passageiro


Edição 177