Confira a edição desta semana do Jornal Guarulhos em Destaque

Page 1


Prefeitura implantará Centro de Apoio aos Motoboys na região da Vila Augusta

Página 2

www.guarulhosemdestaque.com.br

GCM apreende veículos por tranporte clandestino de passageiros no aeroporto

Página 7

Edição nº 253 - Ano VI - Guarulhos, quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Venda proibida

Prefeitura implantará Centro de Apoio aos Motoboys na região da Vila Augusta

A Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a Casa São Bento, implantará o primeiro Centro de Apoio aos Motoboys da cidade, em uma área cedida pela padaria que fica na avenida Guarulhos, 1.784, na Vila Augusta. O novo espaço contará com vagas demarcadas para as motos, local para esquentar as refeições, banheiros, tomadas para carregar os celulares, Wi-Fi gratuito, poltronas para descansar e ar-condicionado.

O novo espaço é fruto de uma proposta do prefeito Lucas Sanches, que levou a ideia à Casa São Bento. “O centro de apoio não contará com recursos públicos. Todo o investimento na infraestrutura do local virá da Casa São Bento, que é nossa parceira. É uma conquista para essa categoria de trabalhadores de nossa cidade”, disse Lucas, que foi conferir nesta segunda-feira (27) a área onde será o centro de apoio.

João Araújo, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, falou que o centro terá a supervisão da pasta e adiantou que outras regiões da cidade deverão ganhar um centro de apoio. “O prefeito, que pretende dialogar de forma transparente com a categoria, nos pediu para encontrar novas áreas nos bairros de Guarulhos para implantarmos os centros de apoio”, informou.

Café

No próximo domingo (2), das 10h às 13h, no CEU Bonsucesso, volta à cena cultural guarulhense o Café Moda e Viola. O evento mensal, que já tem oito anos de existência, celebra a história e a preservação da música caipira em Guarulhos. Além das músicas, os aficionados pelo gênero também podem apreciar um cafezinho caipira com muito bolo, pão, biscoito e frutas. Em um ambiente acolhedor, cujo objeti-

vo é estreitar laços entre o público e os violeiros, os participantes confraternizam, recordam sucessos e estreitam laços culturais e afetivos.

Os shows têm apresentação e coordenação de Vera Bianca, que também compartilha seus dons musicais com o público junto de seu grupo regional e de duplas convidadas para essa grande festa.

O projeto, realizado pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, acontece tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês, e com essa edição encerra longa temporada no CEU Bonsucesso, retornando em março ao CEU Ponte Alta.

Serviço O CEU Bonsucesso fica na avenida Paschoal Thomeu, s/nº – Bonsucesso.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), Silvio Alves, tem se empenhado em estabelecer um diálogo construtivo com a nova administração municipal, reafirmando o compromisso da entidade em contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade. Em reuniões realizadas recentemente com o secretário de Governo, Santiago, e com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Prata, Alves apresentou propostas e demandas estratégicas do setor produtivo local.

Presidente da ACE, Silvio Alves intensifica diálogo com o novo governo municipal

Encontros com os secretários de Governo e Desenvolvimento Urbano serviram para troca de ideias para fortalecer o setor produtivo de Guarulhos

Durante o encontro com Santiago, foram discutidas iniciativas para a criação de um plano fiscal arrojado, voltado à redução de taxas e à simplificação de processos burocráticos, visando criar um ambiente mais favorável para o comércio, os serviços e o empreendedorismo. "Nosso objetivo é colaborar com a nova gestão, propondo soluções que fortaleçam a economia e os empreendedores e beneficiem a população", afirmou Silvio. Ele também destacou que a ACE-Guarulhos possui diversas sugestões para ampliar a arrecadação municipal sem onerar os contribuintes.

sição para contribuir com sugestões que possam tornar o ambiente econômico de Guarulhos mais competitivo e atrativo. "A desburocratização é um passo fundamental para destravar o desenvolvimento e promover mais oportunidades de negócios na cidade", ressaltou Silvio.

Já na reunião com Rodrigo Prata, o foco foi a desburocratização e a melhoria nos processos de licenciamento, essenciais para estimular novos investimentos e garantir maior agilidade nas demandas do setor produtivo. Alves se colocou à dispo-

A ACE-Guarulhos reafirma sua expectativa de que o novo governo atue com transparência, eficiência e diálogo, promovendo ações que beneficiem tanto a economia quanto a qualidade de vida dos cidadãos.

"Saúde, educação e segurança continuam sendo prioridades, mas é igualmente essencial garantir que o setor produtivo tenha condições de prosperar e gerar empregos", concluiu o presidente.

Defesa Civil intensifica combate à dengue e mobiliza ação na Grande São Paulo

Nesta quarta-feira (29), a partir das 7h30, a cidade de Osasco será palco da ação “Defesa Civil nas Cidades no Combate à Dengue”, que visa reforçar as estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação integra o Centro de Operações de Emergências (COE) e faz parte dos esforços do Governo estadual em combater a doença.

O ponto de encontro será na Praça Antônio Menck s/n – Centro – Osasco, em frente à estação da

Linha 9-Esmeralda, da Via Mobilidade, com ação de panfletagem no interior da estação. A partir do local, as equipes especializadas darão início às atividades de conscientização com os moradores, vistorias nas residências, limpeza urbana nos espaços públicos, inspeção e eliminação de criadouros do mosquito nos arredores da região.

A ação contará com o apoio de agentes do Controle de Zoonoses, agentes da Via Mobilidade, das Defesas Civis do Estado e do Município de Osasco com apoio dos municípios da região.

O objetivo é reduzir os focos do Aedes Aegypti, exterminar mosquitos adultos e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Para isso, serão realizadas visitas aos imóveis com inspeções em quintais, ca-

convivência será realizada para remover entulhos e objetos que possam acumular água.

lhas, vasos e caixas d’água, onde criadouros serão eliminados imediatamente e os imóveis em condições críticas registrados para futuras fiscalizações. Além disso, a limpeza de espaços públicos como praças, terrenos baldios e áreas de

A nebulização, mais conhecida como fumacê, também será aplicada nas áreas com maior risco de proliferação, e os moradores serão previamente avisados para que mantenham portas e janelas abertas durante o procedimento. Paralelamente, agentes estarão em pontos estratégicos, como semáforos e entradas de comércios, distribuindo panfletos educativos e orientando a população sobre medidas de prevenção,

como evitar o acúmulo de água parada.

O combate ao Aedes aegypti é fundamental, especialmente em períodos de chuva, quando os índices de proliferação do mosquito aumentam. A Defesa Civil destaca que mais de 80% dos criadouros estão localizados dentro das residências, reforçando a importância da colaboração dos moradores. “A participação de cada cidadão é essencial para reduzir os casos de dengue e garantir a saúde da comunidade”, ressalta Tenente Coronel Claudia Bemi, Diretora da Defesa Civil estadual.

A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (28) o principal suspeito de matar o delegado Josenildo Belarmino de Moura durante um assalto no último dia 14 de janeiro. O homem foi encontrado na região de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

O criminoso foi identificado após um trabalho de investigação que envolveu policiais dos 11° Distrito Policial, onde a vítima trabalhava, e outras seccionais do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

No dia do crime, a ví-

tima caminhava na rua quando foi abordada pelo criminoso que fingia ser um entregador. Ele anunciou o assalto e atirou no delegado, que não esboçou reação.

Os investigadores levantaram provas sobre a autoria do crime e conseguiram, junto à Justiça, o mandado de prisão.

Participaram da operação policiais do Decap, com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

Polícia Civil prende suspeito de matar delegado em São Paulo

Após a onda de fake news de uma falsa taxação do Pix, o volume de transações voltou a aproximar-se da média histórica na terceira semana de janeiro. Dos dias 16 a 27 deste mês, o número de transferências totalizou 1,923 bilhões, alta de 0,24% em relação aos mesmos dias de novembro, segundo as estatísticas do Sistema de Pagamentos Instantâneo (SPI) do Banco Central (BC). O levantamento vai do dia seguinte à revogação da norma que modernizava a fiscalização do Pix

e de outros tipos de transferências financeiras até segunda-feira (27). Por causa de uma onda de desinformação, que acarretou fraudes, como falsos boletos de cobrança de impostos e crimes à ordem econômica, como cobrança de preços diferenciados entre Pix e outras modalidades, a Receita Federal cancelou a instrução normativa que tinha entrado em vigor em 1º de janeiro. Em relação a dezembro, o volume de transferências via Pix caiu 13,1% na comparação entre os

Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro

dias 16 e 27. No entanto, o último mês do ano historica-

mente tem um pico de transferências por causa do paga-

mento do décimo terceiro salário, das compras de Natal e

das férias de fim de ano. Dessa forma, o padrão histórico

mais apropriado de comparação é com o mesmo período de novembro.

A onda de mentiras sobre o Pix que circulou na primeira quinzena de janeiro fez o volume de transações cair 13,4% de 1º a 15 de janeiro em relação a dezembro. Na comparação com o mesmo período de novembro, o recuo chegou a 6,7%. Se considerar o período entre 1 e 14 de janeiro, a queda chega a 15,7% em relação a dezembro e a 7,9% em relação a novembro.

Além de revogar

a norma, o governo editou uma medida provisória que reforça a isenção de impostos e o sigilo bancário sobre o Pix, princípios já garantidos pela Constituição. A MP também proíbe a cobrança de preços diferenciados pelo comércio para transações via Pix. Embora a Receita Federal tenha esclarecido que a instrução normativa não acarretaria cobrança de impostos pelo Pix, o crescimento na circulação de fake news sobre o tema forçou o cancelamento das novas regras.

GCM apreende veículos por transporte clandestino de passageiros no aeroporto

Agentes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam na noite desta segunda-feira (27) dois veículos, um Renault Duster preto e um Toyota CCross branco, cujos condutores angariavam passageiros no Terminal 2 de desembarque do aeroporto internacional.

As equipes efetuavam o patrulhamento preventivo de fiscalização e de segurança viária para controlar o cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito. Na averiguação, confirmaram a falta de autorização do poder público para que os motoristas realizassem os serviços.

Diante disso, os veículos foram autuados, apreendidos e removidos ao pátio de recolhimento.

A GCM fiscaliza, coíbe e autua o transporte clandestino, funções autorizadas pelo decreto 38.001/2021, cujo objetivo principal é minimizar riscos aos usuários, muitas vezes expostos aos perigos de uma condução não habilitada ou sem os treinamentos específicos para a prestação do serviço. Além disso, é preciso ter a autorização do município para atuar com transporte privado individual remunerado de passageiros em Guarulhos, conforme estabelece o decreto 35.617/2019.

Base Aérea de São Paulo passa a ter novo comando

O tenente-coronel Fernando Campos Montenegro assumiu na manhã desta terça-feira (28) o comando da Base Aérea de São Paulo (Basp) em solenidade que ocorreu na sede da unidade militar da aeronáutica, em Cumbica, e que contou com a presença do prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches.

“A história da Base Aérea é marcada por mais de 80 anos de conquistas. Trata-se de uma instituição que se mantém firme no seu propósito de auxiliar a população brasileira por meio de uma série de ações que demonstram o alto nível operacional, de formação e de dedicação dos nossos oficiais”, comentou Montenegro.

O novo comandante da Basp citou algumas tragédias recentes após as quais as populações atingidas receberam o apoio dos oficiais cuja base de treinamentos é Guarulhos, como o acolhimento de brasileiros provenientes de conflitos políticos na Ve-

nezuela e no Líbano, as enchentes no Rio Grande do Sul, as chuvas em São Sebastião e o terremoto na Turquia, entre outras. As ações dos oficiais da Basp nesses casos incluem, por exemplo, a entrega de donativos diversos e de medicamentos.

Montenegro substitui o coronel Leonar Tiago Barbosa, comandante da Basp nos últimos dois anos. “Desejo sucesso ao tenente-coronel Montenegro e também ao prefeito Lucas Sanches ao longo de seu mandato. Nossa gestão positiva foi fruto da harmonia entre os militares que atuam aqui na Base Aérea. Todos fazem parte de uma engrenagem vital. Liderar exige precisão e confiança mútua e cada conquista nossa é o testemunho de nossa união”, comentou Barbosa.

A Base Aérea de São Paulo foi criada em maio de 1941 e teve como sede o aeroporto Campo de Marte até janeiro de 1945, quando foi transferida pra Guarulhos.

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.