Confira a edição desta semana do Guarulhos em Destaque

Page 1


Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Página 2

www.guarulhosemdestaque.com.br

Guti declara que não vai apoiar nenhum dos candidatos no 2º turno, mas afirma "Esquerda nem pensar"

Página 7

Edição nº 246 - Ano VI - Guarulhos, sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Venda proibida

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) declarou apoio ao candidato a prefeito de Guarulhos-SP pelo PL, Lucas Sanches, para o segundo turno das eleições municipais. O governador de São Paulo falou sobre o assunto durante à solenidade do 54º aniversário da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/ Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana. Indagado se, no segundo turno em Guarulhos, iria apoiar Sanches, Tarcísio profetizou, inclusive, a vitória nas urnas do liberal em 27/10. Além disso, o chefe do Executivo paulista destacou que o Governo do Estado de São Paulo está “de portas abertas” para o candidato à majoritária pelo PL, que liderou o resultado do primeiro turno, com

213.212 votos válidos:

“Lucas Sanches é o nosso candidato. Tenho certeza que ele vai ganhar a eleição e fará um grande mandato. Teremos total parceria. O Governo do Estado está de portas abertas. Vamos trabalhar muito por Guarulhos”, acrescentou Tarcísio.

Sanches e o ex-petista Eloi Pietá (Solidariedade) se credenciaram para o segundo turno das eleições em Guarulhos - segunda maior cidade do estado, com 1,3 milhão de habitantes.

De lá para cá, Sanches passou a receber o apoio do eleitorado de direita da cidade, bem como de vereadores eleitos por outras chapas majoritárias que não passaram para o segundo turno.

Partidos que caminharam com outras candidaturas em primeiro turno também já fe-

charam com o liberal, como Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante, por meio de seus Diretórios Municipais.

Segundo duas pesquisas divulgadas já na campanha em segundo turno em Guarulhos, Sanches continua à frente de Pietá, tal qual aconteceu com a eleição em primeiro turno. Dependendo do estudo, a diferença chega a ser de dez ou de quase 12 pontos percentuais. Outro dado interessante dos levantamentos do Instituto Paraná Pesquisas (TSE SP02647/2024) e do Instituto Vox Brasil (TSE SP-02124/2024) diz respeito à baixa rejeição do liberal - que vai na contramão da aversão dos eleitores ao ex-petista. Entre 40% e 42% dos entrevistados dizem que não votariam em Pietá de jeito nenhum para prefeito de Guarulhos.

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (17/10) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o candidato a prefeito de Guarulhos-SP pelo PL, Lucas Sanches, cresceu 6,3 pontos percentuais em apenas uma semana e está 14,9 pontos à frente de Elói Pietá (Solidariedade). Na análise estimulada, o liberal tem 52,3% da preferência dos guarulhenses, seguido do ex-prefeito, que soma 37,4%.

A análise estimulada do Paraná Pesquisas confirma o cenário de polarização no município, com Sanches

recebendo também o apoio do eleitorado de direita e de vereadores eleitos por outras chapas que disputaram à Prefeitura da segunda maior cidade do estado e que não se credenciaram para o segundo turno. De acordo com a pesquisa desta quinta-feira, apenas 3,5% dos entrevistados sinalizaram ainda estar indecisos sobre o voto. Brancos e nulos somam 6,9%.

“Continuamos pelas ruas, compartilhando o nosso projeto de transformação para o município na Saúde, na Educação, na Mobilidade Urba-

Paraná Pesquisas coloca Lucas Sanches quase 15% à frente de Elói Pietá

na, na Infraestrutura e na Segurança Pública, só para citar algumas áreas. Guarulhos precisa de um projeto para o futuro e não caminhar para trás”, pontua o político.

O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 800 eleitores de Guarulhos, entre 13/10 e 16/10. O grau de confiança do estudo é de 95%, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP03978/2024.

Uma operação realizada pela Polícia Militar Rodoviária e por equipes da Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da Polícia Federal, resultou na apreensão de 832 quilos de cocaína escondidos em uma carga de polenta. O flagrante aconteceu na rodovia Raposo Tavares, na cidade de Ipaussu, no inte-

rior de São Paulo, na noite de quarta-feira (16).

Os policiais realizavam a Operação Impacto Divisa quando desconfiaram de um caminhão e o abordaram. Durante a vistoria, as equipes encontraram diversos pacotes de polenta e, entre eles, 800 tijolos de cocaína.

Segundo os policiais da força-

-tarefa, a droga está avaliada em cerca de R$ 50 milhões.O motorista do veículo, que saiu de Londrina, no Paraná, tinha como destino a cidade de Diadema, na região metropolitana de São Paulo. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

O caso foi registrado na Polícia Federal de Maríli

suspende regra sobre aposentadoria

de policiais homens e mulheres

O ministro Flávio

Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil

(Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposenta-

doria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição de 1988. Segundo Dino, a Reforma da Previdência aprovada em 2019 deixou de assegurar o benefício para as mulheres.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Período: Manhã | Tarde | Noite

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Período: Manhã | Tarde | Noite

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM ESTÉTICA

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM FARMÁCIA

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM FINANÇAS

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Período: Manhã | Noite

TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Período: Manhã | Noite

O Governo do Estado de São Paulo conta com um dos principais programas no combate à insegurança alimentar da América Latina: o Bom Prato, que apenas em 2024 já serviu 29 milhões de refeições. Por isso, há motivos para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

Trata-se de uma data para discutir a situação da alimentação em todo o mundo, com foco

nas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Desde 2000, o programa de segurança alimentar do governo paulista oferece refeições nutritivas e de qualidade, a um preço simbólico de R$ 1. Hoje, o Bom Prato conta com 120 unidades em diversas regiões do estado, que servem cerca de 136 mil refeições por dia.

E o Governo de SP vem investindo em constantes melhorias do programa,

Bom Prato distribui 29 milhões de refeições em 2024

com o objetivo de ampliar seu alcance e sua qualidade.

“O Governo de São Paulo está comprometido com este que é um dos principais programas do Desenvolvimento Social”, explica a secretária Andrezza Rosalém. “É um governo que cuida das pessoas, em especial dos mais vulneráveis.”

Desde janeiro de 2023, foram criados mais 20 pontos de distribuição de refeições – com a entrega de 18 uni-

dades móveis (Bom Prato Móvel) e dois

Refeitórios. O Bom Prato Móvel é um modo de alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade social que se encontram em bolsões de pobreza. Por meio de caminhões do tipo Vuc, as marmi-

tas são transportadas de uma unidade fixa para o local de distribuição. A cada quatro meses há um rodízio de localização, e os pontos móveis de distribuição mudam de endereço.

Já nos refeitórios, localizados na

capital e no município de Bauru, o café da manhã é preparado no local. Mas o almoço e o jantar são trazidos e distribuídos pelas unidades móveis. Os refeitórios são salões climatizados com bebedouros e banheiros com acessibilidade. Houve também a ampliação dos dias de funcionamento de algumas unidades. Atualmente, 31 restaurantes populares do programa funcionam de segunda a domingo,

incluindo feriados. Isso possibilita à população em situação de vulnerabilidade ter acesso a uma alimentação saudável em dias nos quais isso não era possível.

Foi registrado um aumento no número de refeições e na ampliação dos dias de funcionamento de algumas unidades do Bom Prato. Ao todo, 13 unidades passaram a fornecer 100 refeições a mais por dia, com o objetivo de atender ao

crescimento da demanda por parte da população em situação de vulnerabilidade nas regiões onde os restaurantes populares estão localizados. Além disso, outras 31 unidades passaram a operar de segunda a domingo, incluindo feriados, garantindo que os mais vulneráveis tenham acesso a uma alimentação saudável também nos dias em que isso antes não era possível.

Os quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama – não responderam dentro do prazo à solicitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) sobre o pedido de retirar a publicidade de casas virtuais de apostas, as chamadas bets, estampada em produtos oficiais destinados ao público infantil.

A solicitação foi encaminhada aos clubes no último dia 1º, estabelecen-

do o prazo de 15 dias para resposta, que terminou na quarta-feira (16). Na manha desta quinta-feira (17), a Defensoria Pública informou à Agência Brasil que não houve retorno e que a instituição vai reiterar a solicitação.

A solicitação foi feita pela Coordenação de Infância e Juventude (CoInfância) e o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPRJ. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama têm bets como patrocínio master

(principal exposição no uniforme, na parte da frente da camisa) segmento que está sob grande escrutínio no país, devido ao montante de recursos que estão drenando na economia e impactos comportamentais nos apostadores.

O documento assinado pelos defensores Rodrigo Azambuja Martins e Thiago Henrique Cunha Basílio cita as leis 8.069/90 e 8.078/90 e a resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescen-

Clubes devem responder sobre publicidade de bets para público infantil

te (Conanda), que regulamentam a publicidade de artigos destinados ao consumo e utilização por crianças e adolescentes.

Além disso, apresenta a Portaria 1.231, de 31 de julho de 2024, da Secretaria de Prêmios e Apostas, órgão do Ministério da Fazenda. O artigo 17 assinala que “na hipótese de patrocínio por agente operador de apostas, sua logomarca não deverá ser incluída em artigos e bens cuja comercialização seja destinada a menores de 18 anos”.

Segundo a Defensoria, a iniciativa de oficiar os clubes surgiu após a instituição receber reclamações de que nomes de casas de apostas patrocinadoras dos clubes estavam estampadas em camisetas e artigos infantis. No ofício a De-

fensoria “solicita e recomenda” que os clubes se abstenham de comercializar os produtos com nome da casa de aposta e que não haja esse tipo de publicidade em competições de equipes de base que incluam atletas menores de 18 anos.

Guti declara que não vai apoiar nenhum dos candidatos no 2º turno, mas afirma "Esquerda nem pensar"

Nesta quinta-feira (17) o prefeito Guti afirmou, em uma de suas redes sociais, que não vai apoiar nenhum dos candidatos à prefeitura de Guarulhos neste segundo turno.

Apesar disto, afirmou que não vota na esquerda, representada nesta eleição pelo candidato Elói Pietá (Solidariedade). "Uma coisa eu tenho certeza: Esquerda nem pensar. Sempre combati a esquerda e vou continuar fazendo", afirmou o prefeito.

Guti não citou o nome do candidato do PL, Lucas Sanches, entretanto, disse que "do outro lado há uma pseudo direita que não representa os mesmos valores dele".

Ainda no vídeo, Guti convidou os dois candidatos para uma reunião, na próxima segunda-feira, às 9h, no Paço Municipal, com o objetivo de iniciar a transição de governo.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.