
A 9 dias das eleições, candidatos mudam estratégias nas redes sociais e miram em propostas
Página 3


www.guarulhosemdestaque.com.br



Página 2
A 9 dias das eleições, candidatos mudam estratégias nas redes sociais e miram em propostas
Página 3
www.guarulhosemdestaque.com.br
Página 2
Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Brasil, na última quarta-feira (25), colocou o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) liderando a corrida para a prefeitura de Guarulhos , com 27,2% das intenções de voto.
Página 3
O Guarulhos em Destaque traz alguns pontos importantes para orientar os guarulhenses aptos a votar no próximo domingo nas eleições 2024, como por exemplo: que documentos levar; horário e local da votação; a ordem da votação, entre outras dúvidas e regras.
Os documentos com foto são obrigatórios também para quem tem e-Título (é possível verificar o local de votação no aplicativo) com a biometria registrada na Justiça Eleitoral.
O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro, das 8h às
Para acessar a urna, o eleitor deve apresentar, obrigatoriamente, um documento pessoal com foto para comprovar a identidade (RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte, entre outros). O título de eleitor físico não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda tê-lo em mãos para verificar o local de votação.
17h (horário de Brasília). Vale lembrar que só ocorrerá segundo turno se nenhum dos candidatos à prefeitura atingirem mais de 50% dos votos válidos. Neste caso, os eleitores voltarão as urnas no dia 27 de outubro, no mesmo horário.
Se o munícipe estiver em duvida em relação ao local de votação, basta consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo e-Título. É necessário fornecer o nome, número do tí-
tulo ou CPF do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor também pode fazer a consulta pelo WhatsApp automatizado do TSE, no número (61) 9637-1078. Basta entrar e marcar a opção 6. É possível obter o e-Título por meio do aplicativo e-Título, dis-
ponível para os aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android.
Nesta eleição, o
eleitor escolherá representantes para apenas dois cargos: vereador e prefeito, nesta ordem. Também é permitido levar um papel com a cola eleitoral, com os números dos candidatos anotados. É proibido o uso do celular na cabine da urna eletrônica. O eleitor poderá usar o aparelho para apresentar o e-Título aos mesários, mas deverá deixar o celular com eles — é ilegal fotografar ou filmar o processo de votação seu ou de terceiros.
Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Brasil, na última quarta-feira (25), colocou o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) liderando a corrida para a prefeitura de Guarulhos , com 27,2% das intenções de voto. Na sequência, em segundo lugar, Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), com 23,9% dos votos. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
Em terceiro vem Lucas Sanches (PL), que tem 19,5% das intenções de voto. Ele está tecnicamente empatado com Jorge Wilson Alencar Santana (PT) aparece com 12,1%; Márcio Nakashima (PDT) tem 6,3%; e Waldomiro Ramos (PSB) soma 2,6% das intenções de voto. Brancos e nulos são 4,1%. Não sabem, 4,3%.
O instituto ouviu 1200 eleitores de 21 a 23 de setembro.
A estratégia parece ter mudado. Ao contrário do início da campanha em Guarulhos, período de inúmeras trocas de acusações entre os candidatos nas redes sociais, os prefeituráveis adotaram o caminho das propostas para conquistar votos e multiplicaram postagens falando de propostas, a 9 dias das eleições municipais.
Vale lembrar que no 1º turno da última eleição, em 2020, Guarulhos teve 44.313 (6.32%) votos brancos (aquele em que a eleitora ou o eleitor não manifesta preferência por nenhuma dos candidatos), 84.230 (12.02%) votos nulos (quando o eleitor manifesta a vontade de anular o voto, ao digitar na urna eletrônica um número que não corresponde ao de nenhum candidato ou do partido político) e 172.116 (19.72%) abstenções ( número de eleitores que não compareceram para votar).
Pensando em diminuir esta estatística no dia 6 de outubro, nesta semana, Jorge Wilson (Republicanos), falou sobre implementar o padrão
Poupatempo na saúde, com o Facilita Saúde. De acordo com o vídeo em sua rede social, os exames serão feitos dentro das Cemegs, logo após a consulta, além de estender o horário de atendimento das UBs, ampliar o SAMU e criar o programa Remédio Fácil.
Eloi Pietá (Solidariedade) também abordou o tema saúde em suas postagens, propondo a retomada das obras do Hospital da Mulher, mais dois novos andares no Hospital Pimentas-Bonsucesso. No trânsito, Pietá falou em construir novos terminais de ônibus e ampliar o tempo de uso do Bilhete Único.
Já Lucas Sanches (PL) anunciou que, se eleito, vai melhorar o Hospital da Criança e levar atendimento de qualidade também aos bairros distantes, com mais profissionais e melhor estrutura.
O trânsito foi mais um tema discutido em um de seus vídeos, a respeito do semáforo inteligente, ferramenta que o candidato afirma que auxiliará o munícipe em regiões de
tráfego mais intenso.
O candidato Alencar Santana (PT), assinou uma carta-compromisso entregue pelos Conselhos Tutelares e OAB Guarulhos sobre Políticas públicas em defesa das crianças e dos adolescentes. Alencar disse que vai aumentar o número de atendimento nas creches e escolas municipais, e na saúde, irá garantir uma UPA 24h aos moradores da região da Vila Any.
Segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo, Guarulhos tem também o segundo maior eleitorado, com 872.880 votantes, atrás apenas de São Paulo, que contabiliza mais de 8 milhões.
Com sete zonas eleitorais e 247 locais de votação, o município da Região Metropolitana de São Paulo conta com 2.244 urnas eletrônicas, uma para cada seção eleitoral da cidade.
As Polícias Militar e Civil realizaram a Operação Resgate Requalificação na região do fluxo, no centro de São Paulo, na quarta-feira (25), com o objetivo de combater o tráfico de drogas e colaborar para a reabilitação de usuários que frequentam o local. Na ação, 115 infratores com alguma restrição judicial foram identificados violando as regras. Além disso, um homem procurado pela Justiça foi preso em flagrante.
As equipes contabilizaram 874 pessoas no local, sendo 737 homens e 137 mulheres. Dos envolvidos, 53 não foram identificados nos sistemas da polícia, sendo necessário coletar as impressões dactiloscópicas feitas por meio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IRRGD), que apoiou a ação.
Foram empenhados 116 poli-
ciais militares e 51 policiais civis para a operação. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também apoiou os trabalhos com 53 agentes.
Durante as buscas no local, as equipes apreenderam R$ 475 e duas balanças usadas para pesar drogas.
Os infratores flagrados descumprindo as regras judiciais foram encaminhados à delegacia para registro e formalização das medidas administrativas e liberados. O procurado capturado permaneceu preso.
Nesta sexta-feira (27), a partir das 13h30, o portal de notícias G1, do grupo Globo, realiza o último debate do primeiro turno entre os candidatos à Prefeitura de Guarulhos. O jornalista José Roberto Burnier será o mediador do evento, que terá transmissão pelo site, YouTube e TikTok.
Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Alencar Santana (PT), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB) vão se enfrentar pela quarta vez nesta campanha. As outras três oportunidades anteriores foram promovidas pela Revista Veja, TV Bandeirantes e ACE-Guarulhos. O debate do G1 terá quatro blocos, sendo dois com temas determinados (Saúde, Segurança Pública ou Educação) e dois com temas livres. No último bloco, eles poderão fazer as considerações finais.
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp) promove neste domingo (29) a terceira etapa do Circuito Mais Mulher:SP Por Todas, às 7h, na Rua Lidio Francisco de Santana, em Guarulhos.
O circuito terá caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km. Todas as inscritas terão acesso
a buffet de café da manhã, frutas, água e isotônico, além da medalha de participação. Os kits são compostos por uma viseira, camiseta e sacola. No dia da prova, a Sesp vai oferecer também serviços de aferição de pressão, glicemia, massagem, entre outros. No local haverá guarda-
-volumes.
A retirada dos kits acontece neste sábado (28), das 10h às 16h, na Tenda Grande do Bosque Maia.
O circuito contará com seis etapas, sendo 3 mil inscrições gratuitas em cada uma delas. Para mais detalhes acesse: circuitomaismulher.sp.gov.br.
São Paulo – 13/10
Ribeirão Preto – 03/11
Araçatuba – 08/12
Circuito Mais Mulher
O Circuito Mais Mulher tem como objetivo promover a atividade física, saúde, bem-estar e autoestima da mulher. As etapas trazem conceitos importantes e que influenciam no cotidiano do público feminino, como motivação, foco, superação
de limites, integração e autovalorização, transmitindo-os de forma dinâmica por meio do esporte e das atividades secundárias que os integram. Nesta terceira edição, o Circuito Mais Mulher se juntou ao movimento São Paulo por Todas, do
Governo do Estado de São Paulo, que dá destaque às iniciativas no âmbito social, econômico e de segurança das mulheres, e cria novas medidas como o Abrigo Amigo e Protocolo Não Se Cale. Mais informações em portaldamulherpaulista.sp.gov.br.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Período: Manhã | Tarde | Noite
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Período: Manhã | Tarde | Noite
TÉCNICO EM RADIOLOGIA
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM ESTÉTICA
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM FARMÁCIA
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM FINANÇAS
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM ELETRÔNICA
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Período: Manhã | Noite
TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET
Período: Manhã | Noite
A importação e distribuição de azeites das marcas Serrano e Cordilheira – extra virgem, com 0,5% de acidez - por empresas de procedência desconhecida no Brasil levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir a venda dos dois produtos no país.
A resolução nº 3.508, de 20 de setembro, foi publicada ontem (24) no Diário Oficial da União, e trouxe também a suspensão da comercialização de um lote de coco ralado da marca Coco & Cia.
A proibição da fabricação, da propa-
ganda e do uso dos azeites ocorreu porque os produtos foram importados por empresas sem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), portanto, desconhecidas no país. De acordo com a Anvisa, a falta de identificação não permite garantir a segurança e a qualidade dos produtos.
A Anvisa também suspendeu a comercialização e determinou o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. Conforme a agência, foi registrada no produto a presença de dióxido de enxofre, um con-
servante, acima do permitido.
A Coco & Cia, em nota, afirmou ter sido surpreendida pela decisão da Anvisa. A fabricante disse que já havia recolhido o pedido por conta própria, em 29 de julho, assim que recebeu o comunicado da agência.
"A inconformidade estava presente apenas no lote já citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado. Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê da Resolução – RE Nº 3.508 ter sido divulgada meses após o ocorrido ser resolvido", destacou o comunicado da empresa.