
1 minute read
Guarulhos receberá investimentos de R$ 1,7 bilhão no tratamento de esgoto nos próximos 4 anos
Há quatro anos atuando em Guarulhos, a Sabesp anunciou nesta quarta-feira (14/6) um investimento de R$ 1,7 bilhão previsto para o município até 2026 pelo IntegraTietê, projeto estadual para recuperar o rio Tietê. Dentro do programa, já foram iniciados contratos para obras na bacia dos córregos Cabuçu de Cima e Baquirivu-Guaçu. Os investimentos se destinam à universalização da coleta e tratamento de esgoto, beneficiando a população com mais qualidade de vida, além do Tietê e seus afluentes.
O anúncio foi feito em evento de balanço dos serviços de saneamento básico no município. A cerimônia no Teatro Adamastor contou com a presença do prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, e autoridades locais, além do diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, e funcionários da Companhia.
Advertisement

"O dia de hoje é um marco para a cidade de Guarulhos. Saímos de mais de 90% da cidade com rodízio de água e agora estamos mostrando os avanços da nossa parceira com a Sabesp. São resultados que podemos ver todos os dias nas ruas", disse o prefeito Guti.
A Sabesp assumiu o saneamento do município em janeiro de 2019 e acabou com o rodízio de água que atingia cerca de 1,2 milhão de pessoas. Também construiu reservatórios e investiu em ações para redução de perdas de água. Além de oferecer serviços digitais, implantou no município seis agências de atendimento.
"Nossa missão na Sabesp são as pessoas. Essa preocupação se traduz em investimentos, em levar água todos os dias para todos, para que tenham dignidade e qualidade de vida.
Já corrigimos a questão da água e agora vamos centrar no esgoto. Esse é o nosso compromisso", afirmou Salcedo. Atualmente, o foco é a ampliação do atendimento dos serviços em esgotamento sanitário. Entre 2019 e 2023, foi aplicado na cidade mais de R $ 1 bilhão. No momento, a cobertura de esgoto está em 92,1%. Sobre o tratamento, a meta é atingir 50% até o fim de 2025. Quando a Sabesp assumiu os serviços de esgotamento sanitário de Guarulhos, o índice de tratamento era de 3%.
“O avanço da cidade no quesito saneamento básico é inegável. Desde que a Sabesp assumiu o serviço em Guarulhos, há quatro anos, todos os indicadores de abastecimento de água e tratamento de esgo- to melhoraram. Sempre há o que ser feito e ampliado, mas a cidade é outra desde que a companhia chegou à cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, vereador Ticiano Americano (Cidadania).