
2 minute read
Embalagens sustentáveis são boas para o planeta e agradam consumidores
Ibema Naturale, papelcartão de alta rigidez produzido com fonte renovável e 70% menos adição de químicos
Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br
Advertisement
Recentemente, pesquisadores de instituições dos Estados Unidos, Austrália, Suécia e Chile descobriram que os oceanos do mundo estão poluídos por cerca de 171 trilhões de partículas de plásticos. Reunido, o material pesaria cerca de 2,3 milhões de toneladas. O estudo “A growing plastic smog, now estimated to be over 170 trillion plastic particles afloat in the world’s oceans – Urgent solutions required” (“Uma crescente poluição de plástico, agora estimada em mais de 170 trilhões de partículas de plástico flutuando nos oceanos do mundo – Soluções urgentes necessárias”, em tradução livre) foi publicado em março deste ano na revista científica PLOS ONE. Os cientistas alertam que se políticas imediatas de contenção não forem colocadas em prática, a taxa de plásticos que chegam aos oceanos pode aumentar cerca de 2,6 vezes até 2040. “Pesquisas como essa reforçam a urgência de substituirmos o plástico por materiais mais sustentáveis, que promovam alta performan -
Professora da EMEF Professor Nelson Pimentel
Queiroz se destaca por práticas antirracistas
Ativista pelos direitos das mulheres e dos negros, co-autora do livro “Linebeiju: Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil”, ao escrever o capítulo “Abdemi e seu vestido amarelo”, contadora de histórias e professora de Inglês. Essa é Ana Gilda Leocádio, educadora da EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz e que tem se destacado nos últimos anos por elaborar uma série de projetos sobre Educação Antirracista. Através de materiais afrorreferenciados, a ativista se apropria de bonecas, livros, vídeos, filmes, músicas e quadros relevantes para a cultura negra para elaborar projetos e trabalhos que abordem pautas sociais relevantes, como questões de gênero, equidade e racismo.
“A naturalização do racismo é muito perigosa na Educação, porque ele é um impeditivo do ir e vir dos negros. Por isso é tão importante combater atitudes racistas desde o começo, ainda na Educação Infantil, para que a criança cresça entendendo sobre a importância desse tema”, afirmou. Em suas aulas, ela introduz tanto personagens negros históricos, como Nelson Mandela, quanto personalidades menos conhecidas pelo público em geral, como a escritora nigeriana Chimamanda Adichie. Apesar de dar mais destaque a assuntos relacionados aos povos africanos e afro-brasileiros, a contadora de histórias também contribui com a Educação Antirracista ao tratar dos refugiados e dos povos indígenas.

mais em: www.jornalveracidade.com.br ce ao mesmo tempo que geram resíduos com maior taxa de reciclagem e biodegradação mais rápida”, afirma Diego Gracia, gerente de Marketing e Estratégia da Ibema Papelcartão. A afirmação é corroborada pela percepção dos consumidores. Ano passado, o Mercado Livre divulgou o estudo “Tendências de consumo online com impacto positivo”, elaborado com base em dados da plataforma referentes ao período de abril de 2021 a março de 2022 e a compras realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México. No período, 4,3 milhões de consumidores adquiriram mais de 7,3 milhões de produtos sustentáveis ou de impacto positivo, que geram benefícios socioambientais ou reduzem os impactos no meio ambiente. Foi com o objetivo de oferecer um produto que conversasse com o mundo sustentável e mantivesse a experiência de consumo intacta que a Ibema desenvolveu o Ibema Naturale. Um papelcartão de alta rigidez produzido com fonte renovável e 70% menos adição de químicos, ideal para embalar alimentos de fast food, delivery e takeaway, além de cosméticos e itens de higiene pessoal e do lar destinados ao e-commerce. “O Ibema Naturale, junto dos outros produtos sustentáveis da empresa, foi lançado para abrir o diálogo com esse novo mundo, pautado pela sustentabilidade, e com esse consumidor mais consciente, que ganha cada vez mais espaço e poder de compra”, pontua Diego Gracia, gerente de Marketing e Estratégia da Ibema Papelcartão.
Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br