996
09 a 15 de Maio de 2015
Tarifa de água subirá 15,24% em junho
A
Sabesp poderá reajustar a conta de água em 15,24%, divulgou a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) na passada segundafeira (4). A medida só entrará em vigor no próximo mês de junho, porque os valores podem ser aplicados 30 dias após a publicação no “Diário Oficial do Estado”, feita na semana passada. Em março, a Arsesp havia proposto um índice de 13,87%, porém a Sabesp pediu 22,7%, com o argumento de que o reajuste sugerido pela Arsesp seria muito baixo para repor suas perdas com a redução da demanda e aumento do custo de energia elétrica. Uma vez negociado um valor entre as duas propostas, a agência explicou que o reajuste autorizado, de 15,24% é composto pelo IPCA (inflação oficial) medido entre os meses de março de 2014 e de 2015, descontado um fator de produtividade, o aumento com energia elétrica e uma diferença devido ao fato de a companhia ter aplicado um reajuste autorizado em maio de 2014 somente em dezembro. Devido a uma provável falta de recursos, além do reajuste na conta de água abaixo do que a Sabesp considera necessário, alguns programas de investimentos da Sabesp serão adiados. As obras de melhoria no saneamento básico podem ser uma das áreas prejudicadas, em abril com base na expectativa de um aumento na tarifa de água de 22,7% o setor já receberia um corte de 55% nos investimentos em esgoto para priorizar as obras de abastecimento de água, com o reajuste abaixo do estipulado a Sabesp deve reduzir ainda mais os investimentos no setor de saneamento básico.
Presidente da AESUL estabelece metas para seu mandato “Existem muitas ideias para realizarmos em curto e médio prazo e é importante lembrar que nesta gestão a participação do associado é extremamente importante e bem-vinda”, ressalta Juarez Amaro. Pág.
MISTO Papel FSC® C113259
08
Divulgação/ PMSP
Programação Cata Bagulho na Capela do Socorro A Subprefeitura Capela do Socorro realiza a “Operação Cata Bagulho” no mês de maio nas seguintes datas: 9, 16, 23 e 30, a partir das 7h até às 11h. É recomendado que os objetos inservíveis sejam descartados em um período próximo ao dia em que o serviço de limpeza irá passar na rua de sua residência ou estabelecimento comercial. Ajudar a manter a cidade limpa é um dever do cidadão. Pág.
Santo Amaro intensifica combate à dengue Segundo o Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo registrou 169 mortes causadas por dengue este ano; É o maior número de vítimas em São Paulo desde 1990, quando começou o balanço oficial. Pág.
03
Prova pode aumentar em 10,5% o salário dos professores
A
greve de professores completou 55 dias e a falta de acordo com o governo, os docentes reivindicam um reajuste salarial de 75,5%, faz com que seja aberto um processo judicial. Por outro lado a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está promovendo uma Prova de Valorização do Mérito. A seleção garante aos professores, supervisores e diretores de escola pública um aumento salarial de 10,5%, valor bem abaixo do estipulado pela APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) nos protestos. As inscrições
estarão abertas entre os dias 14 e 30 de maio. A partir deste ano candidatos que estão na faixa 1 e visam evoluir para faixa 2, também poderão participar da valorização. A promoção pode ser conseguida gradualmente até a faixa 4 e é exclusiva oferecida a titulares de cargo efetivos ou ocupantes de funções atividades com atuação na rede há, no mínimo, três anos, e avalia outros critérios como a assiduidade. Para inscrição, os interessados devem acessar o Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) onde há um link direcionando ao site de cadastro.
Deputado quer disseminar a política de proteção animal
Goulart considera que a política de segurança dos animais está integrada nas políticas de saúde, educação e meio ambiente e é aos poucos que isso vai sendo introduzido na sociedade. Pág.
08
Antecipe o Dia das Mães na
ESPECIAL
Dia dasMães Página 3
Página 3
Esta publicação é impressa em papel certificado FSC®, garantia de manejo florestal responsável, pela S. A. O Estado de S. Paulo.
08
Página 4 e 5
@gazetadesantoamaro
/gazetadesantoamaro
Recicle a informação: Passe este jornal para outro leitor.