2 minute read

Instituto

do Câncer reforça campanha contra o HPV e câncer do colo do útero

Vírus está relacionado a 100% dos casos de câncer do colo do útero Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Advertisement

OInstituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, retoma a campanha contra o papilomavírus humano (HPV), com atividades que têm o intuito de levar informações de forma dinâmica e auxiliar na conscientização e prevenção do vírus.

Na semana do Dia Inter- nacional de Conscientização sobre o HPV, 4 de março, o Instituto contará com uma programação especial na sua página do Instagram @institutodocancersp, com vídeos de perguntas da população a respeito do vírus, no modelo “Povo Fala”, que serão respondidas pela equipe do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp.

O HPV é um vírus que possui mais de 100 tipos, e que se instala na pele e em mucosas, sendo sua principal forma de transmissão por meio da rela- ção sexual. Mais raramente, pode acontecer também pelo contato com as mãos, objetos ou roupas de uso pessoal contaminados e de mãe para filho, durante o parto.

O uso do preservativo é uma barreira parcial na transmissão do HPV e é sempre recomendável por ser muito eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Entretanto, a melhor maneira de se prevenir contra o HPV continua sendo a vacinação.

Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

1º Torneio de Futebol Feminino de X1 para comemorar o Dia Internacional da Mulher no Complexo Pedreira

CUFA Pedreira reúne 30 atletas na Cidade Júlia com inscrições gratuitas para os desafios Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br

Aemoção dentro da quadra desta vez promete reunir muita adrenalina no 1° Desafio Feminino de X1 do Complexo Pedreira. O evento tem 15 equipes na briga pelo título e ocorre a partir das 13h, sábado (11) / 8h, na quadra do Inter, Rua Maria Tereza, 178, Cidade Júlia. Ramos Jesus, presidente da CUFA Pedreira, organizadora deste 1º Torneio

Feminino, diz que a iniciativa surgiu a partir de uma enquete com as mulheres da região, que se sentem mais do que preparadas para esta atividade esportiva.

As atividades, para e com as mulheres, iniciam às 08h sendo recepcionadas com um café da manhã comunitário.

A modalidade X1 é disputada por duas atletas de cada equipe, sendo uma goleira e uma jogadora de linha. A X2 é formada por uma jogadora de linha a mais. Será distribuído mil reais em prêmios. A equipe campeã de cada modalidade receberá o valor de R$ 300,00. Já o vice ficará com a quantia de R$ 200,00. O torneio será transmitido pelo streaming Alvarenga TV (HTTPS://alvarenga. tv.br/aovivo) e pelo Instagram da CUFA Pedreira, @cufapedreira. A narração ficará por conta de Adilson Morais (narrador esportivo do Paulista de Motovelocidade e comentarista esportivo da Rádio Trianon). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7, por meio das lideranças locais da CUFA Veja mais em: www.gruposulnews.com.br

This article is from: