Distribuição Gratuita
Gazeta de Santo Amaro
Gazeta do Brooklin & Campo Belo
Interlagos News
Jornal de Moema
São Paulo, 06 a 12 de Fevereiro de 2016
Ano 56 - Edição 2852
www.gruposulnews.com.br
Santo Amaro dá boas vindas aos seus novos advogados
Foto: Divulgação
VOCÊ TEM UMA CAUSA?
Então, junto a sua à nossa, e venha com a gente fazer uma nova história no mundo! Página 7
TODOS SEUS EXAMES EM UM SÓ LUGAR Página 3
EXPEDIENTE CARNAVAL Na sexta-feira (29), a subseção entregou 128 carteiras funcionais da instituição a advogados e estagiários, em cerimônia realizada no Teatro Paulo Gourlat, no Clube Banespa. Pág.
10
Devido ao feriado de Carnaval, o Grupo Sul News retorna às atividades na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, às 08h30. Neste sábado (06), o expediente se mantém inalterado, das 08h30 às 13h. Até breve!
Paulinho Moska em formato voz e violão, Blocos reúnem multidão em no Sesc Vila Mariana torno do Parque Ibirapuera O formato, mais intimista, seduz pela relação mais direta entre o artista e seu público. As canções ficam mais fiéis às composições originais e ganham a força de expressão do autor tocando e cantando “do mesmo jeito que foram compostas”.
Pág.
06
Pág.
Planetário do Ibirapuera redefine distribuição de senhas e classificação etária
R
eaberto no último dia 24 de janeiro, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, localizado no Parque Ibirapuera, reclassificou a faixa etária das sessões para a partir dos 5 anos de idade. Além disso, as senhas para assistir as exibições serão distribuídas com uma hora de antecedência. Para o público geral, são oferecidas sessões gratuitas às 10, 12, 15 e 17 horas, de terça-feira a domingo nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e de-
zembro). Nos meses letivos, o atendimento será nos finais de semana e feriados, nos mesmos horários. Já as sessões escolares ocorrem nos meses letivos (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro), de terça a sexta-feira, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. É necessário fazer o agendamento pelo telefone 5575-5206 (dias úteis e no horário comercial) ou pelo e-mail agendamentoescolarplanetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br.
Incêndio atinge a Cinemateca Brasileira N
Foto: Reprodução
a madrugada de quartafeira (3), um incêndio atingiu parte do prédio da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino. Um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950, pegou fogo. O nitrato de celulose, por conta de sua composição físico-química, pode entrar em combustão espontânea, dependendo da temperatura no ambiente. Segundo o Ministério da Cultura, os bombeiros farão a perícia, com vistas a tentar identificar a causa do incêndio. Cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados. Destes, 17 são curtas-metragens e o restante são cinejornais. A maioria está conservada em outras mídias/ suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias. O arquivo de matrizes audiovisuais, filmes de depósito legal e todas as coleções da instituição, com cerca de 250 mil rolos de filmes, não foram afetados e seguem com suas câmaras intactas. O incêndio destruiu pouco menos de 0,4% do total do acervo. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h30 e 12 bombeiros participaram da ocorrência. Um dos profissionais passou mal com a fumaça durante a operação e precisou de atendimento. Às
MISTO Papel FSC® C113259
6h20, o fogo já havia sido totalmente controlado. Também foi feito resfriamento dos prédios vizinhos. Não há registro de vítimas. “Estamos apurando as perdas e as razões do incêndio. O nitrato de prata torna o material autoinflamável, por isso o galpão já era isolado. Felizmente, quase todo o material perdido tem cópias que correspondem diretamente aos originais, sem perda de qualidade”, afirmou o secretário-executivo do MinC, João Brant. “O processo de reestruturação da Cinemateca continuará e se intensificará nos próximos meses, e a política de ampliação do acesso digital aos acervos é uma das prioridades”, completou. Esse é o quarto incêndio registrado no local. Os outros três aconteceram em 1957, 1969 e 1982. Na quarta-feira, funcionários da Cinemateca ainda retiravam outros três mil rolos de nitrato que estavam em outras câmaras. a Cinemateca ficará fechada até depois do Carnaval, e após o feriado, também divulgará o tamanho do prejuízo.
Esta publicação é impressa em papel certificado FSC®, garantia de manejo florestal responsável, pela S. A. O Estado de S. Paulo.
Rico acervo A Cinemateca Brasileira conta com o maior acervo de imagens em movimento da América Latina, formado por cerca de 200 mil rolos de filmes, que correspondem a 30 mil títulos. São obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895. A instituição surgiu em 1946, quando foi formado o Segundo Clube de Cinema de São Paulo. O primeiro foi fechado em 1941, durante a repressão da ditadura pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Desde 1984, a Cinemateca Brasileira faz parte da estrutura do Ministério da Cultura. É responsável por assegurar o registro e guardar a produção intelectual cinematográfica e audiovisual nacional. Além disso, exerce atividades de restauro e preservação da produção cinematográfica nacional.
@gazetadesantoamaro
/gazetadesantoamaro
Recicle a informação: Passe este jornal para outro leitor.
04