Page 1

Relat贸rio de responsabilidade

socioambiental

2012


4


Apresentação Tem sido uma tradição do Grupo Protege a divulgação do Relatório de Responsabilidade Socioambiental, com publicação a cada final de ano, chegando em 2012 à sua sétima edição. Hoje somos aproximadamente 22 mil colaboradores, presentes em todas as regiões do território nacional. Considerando essa abrangência e a responsabilidade que isso nos impõe, o ano de 2012 serviu como desafio para a expansão dos projetos voltados à preservação do meio ambiente, à cultura e à educação. Sendo assim, neste relatório procuramos registrar todas as ações realizadas na perspectiva da responsabilidade socioambiental.

5


6

mensagem do presidente

É com satisfação que apresentamos a sétima edição do Balanço Socioambiental do Grupo Protege, consolidando o resultado das ações e projetos de 2012, realizados nos vários locais onde atuamos. Quando ainda definíamos os objetivos para este exercício que se finda, a responsabilidade socioambiental estava no centro das atenções, fato esse que nos levou a buscar novas parcerias, que vieram somar às demais instituições que já vinham sendo assistidas pelo Grupo Protege. No âmbito geral, constatamos que o crescimento da nossa empresa tem sido uma marca em toda a sua trajetória, e isso se evidencia quando olhamos para o número do nosso efetivo, reunindo atualmente 22 mil colaboradores. Os nossos diretores e demais executivos da empresa, juntamente com os vários níveis de liderança e, em especial, os que executam as nossas operações, efetivamente são os responsáveis por esse cenário que se aperfeiçoa a cada ano. Essa trajetória de crescimento, em 2012, foi contemplada com a abertura de novas bases operacionais no Estado de Minas Gerais, a reforma e a modernização de diversas unidades, a aquisição de novos caminhões para os nossos serviços de transporte de valores, além de um forte investimento em tecnologia e treinamento. Também enfrentamos momentos difíceis, o que tem sido cada vez mais frequente em um segmento de risco tão elevado como o nosso; porém, em sua maioria, conseguimos transformar os problemas em opor-


tunidades. Verificamos com entusiasmo o crescimento nas ações de voluntariado em diversas bases operacionais, tanto em benefício dos familiares dos nossos colaboradores quanto de instituições beneficentes que foram atendidas através de campanhas e projetos especiais ao longo deste ano. Nesse sentido, destacamos a importância e a nossa preocupação com as questões socioambientais, razão pela qual divulgamos este relatório envolvendo o trabalho de todas as nossas equipes e reiteramos para 2013 esse compromisso, com o desejo de ampliarmos ainda mais as nossas ações e projetos.

Compartilhamos com todos a nossa alegria e renovamos a nossa determinação de continuar a atender os nossos clientes com excelência e total dedicação, superando sempre as expectativas nos serviços que realizamos. O Grupo Protege caminha forte em sua vocação de liderança nos diversos segmentos de atuação, com muito orgulho de ser brasileira e de contribuir com a sociedade na geração de empregos e nas parcerias com clientes, fornecedores e instituições sociais.

Marcelo Baptista de Oliveira Presidente do Grupo Protege

7


8

Histórico da organização

O Grupo Protege iniciou suas atividades no ano de 1971, época em que ainda era denominada Gelre, e se destinava exclusivamente à Segurança Patrimonial. Em 1979, a empresa passa a atuar com o nome de Protege. Além de investir fortemente na ampliação e diversificação dos serviços prestados, foi uma fase em que deu início às operações de Transporte de Valores, Processamento de Numerário, Guarda e Custódia de Valores, entre outros. A partir da década de 80 a empresa também iniciou a sua expansão para as diversas regiões do território nacional, marcando presença nos principais centros econômicos do país. Hoje o Grupo Protege está entre as maiores empresas prestadoras de serviços do Brasil, aliando qualidade e tecnologias nas atividades realizadas, além de um contínuo investimento no aperfeiçoamento de seus profissionais. Visando atender a demanda e a necessidade do mercado, atualmente o Grupo Protege é integrado pelas seguintes empresas:


MISSÃO

Oferecer serviços e soluções em segurança que atendam e satisfaçam as necessidades dos nossos clientes.

VISÃO

Ser líder nacional de mercado em nossos segmentos de atuação, prestando serviços de maneira eficaz.

VALORES

• Compromisso e responsabilidade; • Competência e inovação; • Interação socioambiental; • Parceria de respeito com clientes e colaboradores; • Foco nos resultados; • Estratégia e competitividade ética.

9


10

RELATÓRIO DE AÇÕES SOCIAIS O Projeto Aprender tem como principal objetivo prestar suporte aos colaboradores que visam continuar os seus estudos, por meio de divulgações de datas e locais de provas, programas governamentais de apoio a jovens e adultos, além de contar com diversos livros didáticos em nosso acervo.

O Projeto Crescer visa incentivar e desenvolver a prática sociocultural entre os colaboradores do Grupo Protege e seus respectivos familiares. Por meio de eventos especiais, o projeto tem como objetivo realizar a integração entre os participantes e a empresa, gerando o sentimento da família se fazer presente no ambiente de trabalho do colaborador.


ações realizadas no decorrer do ano: Recesso Escolar

dia dos pais

Esse ano o evento realizado em referência ao período de recesso escolar, no mês de julho, contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre colaboradores e familiares das unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo.

Durante a primeira semana do mês de agosto, as regionais do Rio Grande do Sul e Interior de São Paulo realizaram diversos eventos contemplando o Dia dos Pais. O evento contou com a participação de corais e músicos homenageando os colaboradores do Grupo Protege que são pais.

O evento foi realizado no Zoológico de São Paulo e teve como principal objetivo a integração entre os familiares dos colaboradores, a empresa e a natureza.

dia da pátria A Base Operacional de Presidente Prudente realizou um concurso de desenhos entre os familiares dos colaboradores, com a entrega de brindes e lembranças, realçando e homenageando a Semana da Pátria.

11


12

dia das crianças Em homenagem ao Dia das Crianças foram realizadas inúmeras atividades abrangendo as seguintes unidades da empresa:

Salvador organizou um passeio ao zoológico com direito a um biólogo-guia voltando o olhar para o Meio Ambiente.

São José dos Campos, Campinas e Bauru realizaram campanhas de doações de brinquedos a entidades.

Em São Paulo tivemos a integração entre os colaboradores e seus filhos através de um Campeonato de Futebol Infantil além de uma Campanha de Arrecadação de Brinquedos.

Presidente Prudente organizou uma integração contando com diversas atividades lúdicas além de dedicar esse momento para o Meio Ambiente com cartilhas sobre reciclagem e distribuição de mudas de árvores para colaboradores e seus filhos. Em Porto Alegre, além das doações de brinquedos, nossos colaboradores e suas famílias tiveram um dia agradável e de integração, com muitas atividades.

Goiânia organizou uma programação em parceria com o SESI. Rio de Janeiro realizou uma festa em parceria com o SEST SENAT.


campeonato de futebol infantil No mês de outubro, o Grupo Protege organizou um evento que já se tornou tradicional em seu calendário. Com a presença de colaboradores e familiares, o Campeonato de Futebol Infantil de 2012 teve a participação de vários times, com idade entre 06 e 14 anos, integrados pelos filhos dos colaboradores das unidades da Região Metropolitana de São Paulo. Contando com o apoio dos colaboradores, o Programa Protege Solidária vem auxiliando constantemente instituições e comunidades carentes por meio de doações e ações diferenciadas. Durante todo o ano de 2012 foram realizadas diversas Campanhas visando alcançar todas as regiões do país, sendo elas: Campanha de Agasalho, Campanha de Arrecadação de Materiais Escolares, Campanha de Arrecadação de Brinquedos, além de outras ações previstas para ocorrerem no período natalino. No mês de outubro, referente ao Dia das Crianças, tivemos em várias unidades da empresa a Campanha de Arrecadação de Brinquedos e, posteriormente, as entregas foram realizadas em instituições beneficentes, escolhidas pelas respectivas localidades participantes.

13


14

parcerias com instituições de ensino

biblioteca

Visando o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, o Grupo Protege possui parceria com mais de 60 Instituições, incluindo: Universidades, Escolas de Idiomas, Escolas de Informática, entre outras, proporcionando descontos aos colaboradores e seus respectivos familiares.

O Grupo Protege possui uma biblioteca com mais de 1000 títulos de assuntos variados, que estão disponíveis para empréstimo aos colaboradores. Mensalmente são adquiridos novos livros, visando manter esse acervo atualizado. O sistema de empréstimo de livros alcança a empresa toda, independentemente da localidade de trabalho de cada colaborador. Periodicamente é realizada uma divulgação dos livros, além das sugestões de leituras feitas pelos próprios colaboradores.


programa de trainee

inclusão de pessoas com deficiência

O Programa Trainee está em sua quinta edição e busca desenvolver talentos internos e externos, recém-formados em cursos de graduação e/ou pós-graduação, para atender as necessidades de mão-de-obra qualificada para cargos de liderança nas unidades do Grupo Protege. O programa tem proporcionado oportunidades de aprendizagem teórica e prática. Vale destacar que muitos dos nossos atuais gestores são oriundos das turmas anteriores.

O Grupo Protege tem o propósito de ir muito além do que prevê o artigo 93 da Lei 8.213 de 24/07/1991 e entende que, por razões éticas, possui importante papel na contratação de pessoas com deficiência, bem como na sua inserção no sistema produtivo. Por esse motivo, não faz qualquer discriminação a esses profissionais, proporcionando-lhes chances iguais de capacitação e desenvolvimento desde o momento da contratação.

Em 2012 o programa atraiu mais de 3.000 inscrições, sendo que os finalistas estão realizando as atividades com bastante sucesso, passando pelas principais áreas da empresa e em breve estarão preparados para atuarem.

15


16

saúde e qualidade de vida

protege bem estar

Em parceria com instituições e profissionais da área de serviços médicos, o Grupo Protege realiza em diversas unidades programas de promoção da saúde e ações que contribuem para melhor qualidade de vida. Em 2012 ocorreram palestras com o objetivo de orientar os participantes sobre hábitos saudáveis, aconselhando mudanças comportamentais e direcionando para prevenção e tratamento precoce.

O programa Protege Bem Estar consiste em informativos periódicos com dicas sobre saúde, cuidados com a alimentação, orientações sobre atividades físicas e divulgação de eventos esportivos. Esse programa tem como principal objetivo incentivar e orientar os nossos colaboradores sobre a importância do equilíbrio entre trabalho, lazer e a prática de alguma atividade física.


ginástica laboral

pesquisa de clima organizacional

Desde 2007, o Grupo Protege investe no Programa de Ginástica Laboral, com o objetivo de promover integração, motivação e bem estar para os colaboradores.

A pesquisa de satisfação tem sido uma importante ferramenta de gestão de pessoas, cujo objetivo consiste no levantamento de dados para verificarmos como os nossos colaboradores estão avaliando o ambiente interno da Organização.

Através de atividades planejadas por profissionais altamente qualificados, o Grupo Protege tem contribuído com melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores.

A novidade em 2012 foi a transição desse processo, que vinha sendo realizado em formulário específico (papel) e agora está totalmente informatizado.

Os resultados apontam que as atividades realizadas no ambiente de trabalho, além de aumentar a disposição e a motivação dos colaboradores, proporciona integração entre as equipes, contribuindo com a melhoria do clima organizacional. Hoje, o programa acontece em diversas unidades do Grupo Protege e a meta para 2013 é levar os benefícios da Ginástica Laboral para as localidades que ainda não adotaram essa prática.

17


18

gestão por competências

programa de educação a distância

A Gestão por Competências é um instrumento de avaliação para identificação dos GAP’s (pontos a serem desenvolvidos) dos nossos colaboradores, levando em conta os vários cargos e funções desempenhadas na empresa.

Através da metodologia e-Learning (via Web), o Grupo Protege vem ampliando cada vez mais os investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

A utilização desse instrumento de gestão consiste, entre outras coisas, na capacitação dos colaboradores através do Treinamento de Correção de GAP’s, aproximando-os ao máximo das competências esperadas para a realização das suas atividades e, também, em atendimento aos objetivos da Organização.

Além de mantermos uma parceria com a instituição Catho, em um programa de cursos que já contou com mais de mil participantes, em 2012 o Grupo Protege deu mais um importante passo, adquirindo a sua própria plataforma de ensino a distância. Essa metodologia de ensino permite aplicar o mesmo curso em diferentes unidades do Grupo e, também, cada uma das áreas da empresa pode desenvolver um módulo específico voltado às suas atividades e necessidades.


plano de carreira

treinamento e desenvolvimento de pessoas

Em nosso segmento o Plano de Carreira tem sido um diferencial, capaz de valorizar e reconhecer os talentos internos, priorizando essa forma de preenchimento das vagas decorrentes do próprio crescimento da empresa.

Treinamento e desenvolvimento são duas palavras que fazem parte da trajetória do Grupo Protege. As ações destinadas a esse fim são conduzidas com base no Plano Anual de Treinamento.

Uma das características do Grupo Protege é a visão de crescimento e de oportunidades internas. Isso se evidencia nas divulgações que o RH vem realizando há mais de um ano no informativo intitulado “Histórias de Sucesso”. No informativo “Histórias de Sucesso” são apresentados diversos exemplos de colaboradores que cresceram na empresa através do Plano de Carreira, muitos deles inclusive hoje atuam em cargos gerenciais.

A importância que a empresa dedica ao treinamento está diretamente relacionada ao seu compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos. Cada colaborador precisa sentir-se apto ao exercício de suas respectivas tarefas, segundo as expectativas dos nossos clientes, para que possamos atendê-los em um nível de excelência.

19


20

RELATÓRIO DE AÇÕES SOCIAIS

aacd A instituição AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente atua desde 1950 em prol do bem estar de pessoas com deficiência física, visando atender crianças e adolescentes. Criada pelo Dr. Renato da Costa Bomfim, com o auxilio de um grupo de idealistas, a AACD nasceu com o intuito de desenvolver um centro de reabilitação com a mesma qualidade e atuação de instituições similares existentes no exterior. No início a instituição atuava somente na cidade de São Paulo, em dois sobrados alugados. Porém, com o auxilio dos doadores pioneiros, a AACD fundou o seu primeiro centro de reabilitação em um terreno cedido pela Prefeitura da cidade.


graacc

ação comunitária

O GRAACC é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu em 1991 com o principal intuito de garantir que crianças e adolescentes com câncer tenham o direito de receber um tratamento digno, alcançando a possibilidade de cura, por meio de ações voltadas à qualidade de vida.

A Ação Comunitária é uma entidade que desenvolve há mais de 40 anos programas socioeducativos que tem como foco a inclusão de crianças, adolescentes e jovens de 42 comunidades da zona sul de São Paulo.

Atualmente o hospital do GRAACC realiza cerca de 2500 atendimentos mensais, entre sessões de quimioterapia, cirurgias, consultas etc. Vale ressaltar que além de diagnosticar e oferecer o tratamento do câncer infantil, o GRAACC auxilia no desenvolvimento de pesquisas.

A abrangência dessa instituição é a zona sul da cidade de São Paulo, atendendo 22 organizações dessa região, por meio de formação continuada e integrada. Através de parcerias estratégicas com organizações de bairro, instituições privadas, governamentais e religiosas, a Ação Comunitária consolida-se como referência no Terceiro Setor. O Grupo Protege é um dos parceiros que investe, apóia e admira o trabalho realizado pela Ação Comunitária na busca da inclusão social de crianças e adolescentes.

21


22

instituto ayrton senna

casa de repouso luiza de marillac

Através da aliança com o Grupo Líderes Empresariais/Empresários pelo Desenvolvimento Humano LIDE/EDH, o Grupo Protege apóia os seguintes programas desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna:

O Grupo Protege apóia há vários anos a Casa de Repouso Luiza de Marillac, conhecida como Casa Milla, localizada na cidade de Cotia – região metropolitana de São Paulo.

Se Liga – alfabetiza alunos, que apesar de frequentar as aulas, ainda não sabem ler e escrever.

A entidade atende os idosos acima de 60 anos, que participam de diversas atividades, destacando-se a atuação de profissionais que trabalham com a arte de contar histórias.

Acelera – permite que os alunos frequentem a série que mais se aproxima da sua idade. Circuito Campeão – políticas de alfabetização e acompanhamento do desempenho nas séries do ensino fundamental com o objetivo de erradicar o analfabetismo e qualificar o ensino. Gestão Nota 10 – oferece capacitação e ferramentas gerenciais para os gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino).


Foto: Luciana Ferra

doutores da alegria

associação solidários amigos de betânia

A instituição “Os Doutores da Alegria” nasceu em setembro de 1991, tendo como principal objetivo levar alegria a pessoas hospitalizadas e profissionais da área da saúde, por meio da arte desenvolvida por palhaços.

A instituição ASAB - Associação Solidários Amigos de Betânia tem como principal objetivo auxiliar moradores de rua a recuperarem a dignidade e cidadania, através da educação, capacitação profissional, tratamento da dependência química, melhoria da auto-estima e ações voltadas à saúde.

Atualmente a instituição atende quatorze hospitais nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de incentivar as manifestações culturais em outros sete hospitais no Estado do Rio de Janeiro. Além das apresentações nos hospitais, os “Doutores da Alegria” atuam em mais dois projetos: “Palhaços em Rede” e “Formação de Palhaços para Jovens”, para levar cultura às comunidades carentes, por meio da linguagem circense.

Atualmente a ASAB conta com 22 funcionários e 84 voluntários, tendo realizado 1.450 atendimentos a moradores de rua, auxiliando-os em sua inclusão social.

23


24

programas motivacionAIS

programa de reconhecimento O Programa de Reconhecimento tem como principal objetivo realçar uma atitude especial e diferenciada realizada pelo colaborador em seu local de trabalho, principalmente quando a ação despertar um desejo do próprio cliente em homenageá-lo ou, ainda, para premiar aqueles que evitaram ou ajudaram a evitar sinistros, em defesa de pessoas e patrimônio. Além da premiação realizada na presença dos líderes do respectivo colaborador homenageado, é confeccionado um informativo para divulgação interna.

sugestões de melhorias O Programa Sugestões de Melhorias tem como principal objetivo incentivar os colaboradores a analisarem os processos e serviços da empresa, identificando problemas e/ou oportunidades, e a pensarem em soluções criativas e inovadoras que tragam cada vez mais qualidade e credibilidade. A partir deste ano, o processo sofreu as seguintes alterações: todo o fluxo de cadastro de idéias, aprovações serão realizados de forma digital; o programa será contínuo e a premiação acontecerá para as sugestões que forem implementadas.


programa destaque do ano

festa de final de ano

O Programa Destaque do Ano é uma importante ferramenta de reconhecimento e motivação para o público interno do Grupo Protege, cujo objetivo é escolher mensalmente os colaboradores que mais se destacaram na realização das suas atividades.

A Festa de Final de Ano do Grupo Protege é um evento grandioso, sendo dividido em três partes: momento das homenagens, jantar especial e, por último, um show artístico, proporcionando um ambiente agradável, com clima de descontração e integração.

Em uma próxima etapa, o colaborador pode ser eleito Destaque Regional, sendo homenageado com o recebimento de um troféu personalizado e certificado de reconhecimento pelo excelente trabalho realizado durante o ano, além de concorrer ao título de Destaque Nacional.

Participam desse evento os colaboradores que completaram 10, 20 ou 30 anos de dedicação ao Grupo Protege, os vencedores do Programa Destaque do Ano, executivos da empresa, além de clientes e convidados especiais.

Ao final do ano, os indicados a Destaque Nacional participam de um processo de avaliação e os 15 escolhidos são homenageados e premiados na Festa de Final de Ano, juntamente com os colaboradores que completaram 10, 20 ou 30 anos de empresa.

25


26

meio ambiente Em 2012 o Grupo Protege desenvolveu-se ainda mais na questão socioambiental, realizando a criação de um Comitê de Responsabilidade especialmente para dar tratativas às ações voltadas a esse assunto. A criação do Comitê de Responsabilidade Socioambiental tem como objetivo integrar, mobilizar e incentivar os colaboradores a adotarem novos hábitos e, assim, contribuir efetivamente com a preservação do Meio Ambiente.


coleta seletiva

projeto squeeze

O Projeto de Coleta Seletiva tem como principal objetivo dar o destino correto aos resíduos gerados nas unidades do Grupo Protege, como: papel, plástico, vidro, metal e orgânicos, a fim de contribuir com o meio ambiente.

Durante o ano de 2012, o Grupo Protege intensificou a substituição dos copos duráveis encaminhados anteriormente com o lançamento do squeeze (garrafinhas plásticas) e, consequentemente, a minimização do uso de copos descartáveis.

Vale ressaltar que durante este ano esse projeto se expandiu para novas unidades da empresa, incentivando os nossos colaboradores a participarem desse processo de educação ambiental e cidadania.

controle de emissão de poluentes O Grupo Protege, preocupado com a emissão de poluentes, continuou com o processo de manutenção e fiscalização em sua frota de veículos, realizando diversas revisões periódicas e controle de emissão de poluentes em seus carros fortes.

27


www.protege.com.br 11 3156-0800 Rua Visconde de Ouro Preto, 72/74 – São Paulo SP

facebook.com/GrupoProtegeOficial

twitter.com/grupo_protege

youtube.com/grupoprotegeoficial

Relatório de Sustentabilidade 2012 - Grupo Protege  

Disponibilizamos aqui uma versão virtual do Relatório de Sustentabilidade 2012 - Grupo Protege