Issuu on Google+

www.radarnews.com.br

Atuação nas ruas

Semáforos de Ribeirão Preto são ambientes de trabalho para ambulantes, artistas e pessoas com baixa escolaridade Pág. 09

Lançamento

Como está a Lei Cidade Limpa Em entrevista exclusiva ao Radar News, Carlos Mihara comenta sobre a Lei Cidade Limpa em Ribeirão Preto Pág. 10

Em cima do palco

Como anda o cenário de teatro em Ribeirão Preto

Pág. 19

Edição Semanal

“Adeus, galera!” Confira a homenagem ao grande radialista Renê Andrade Pág. 23

Ano 1, Edição No 12 - De 01 a 03 de Novembro de 2013

Distribuição GRATUITA


sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Caiu no Radar

Edmilson JR Caparelli ecaparelli@grupomidia.com

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Sábado -02.11.2013 TEMP. MÍNIMA 21ºC TEMP. MÁXIMA 32ºC Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Domingo - 03.11.2013 TEMP. MÍNIMA - 24ºC TEMP. MÁXIMA - 33ºC Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Localização dos Radares

Entrevista exclusiva com João Doria Jr O publicitário João Doria Jr, Fundador do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), esteve em Ribeirão Preto, no almoço de confraternização do 2º Tennis Challenge. Em entrevista exclusiva ao Radar News, Doria falou da importância da integração dos empresariados do interior. Também comentou sobre os planos do LIDE para 2014. Acesse www.radarnews.com.br e confira o vídeo da entrevistal. Também acompanhe nossas redes sociais: Facebook (facebook.com/ RadarNewsBR) e no Twitter (@RadarNewsBR).

1/11 - Sexta-feira Av. Marechal Costa e Silva - 60km/h Av. Maurílio Biagi - 70 km/h Av. Mogiana - 60 km/h 2/11 - Sábado Av. Caramuru - 60 km/h Av. Costabile Romano - 60 km/h Av. Thomaz Alberto Whatelly - 70 km/h Radar fixo: Av. Dr. Celso Charuri - 70Km/h. Obs: A presente escala poderá ser alterada de acordo com as necessidades da TRANSERP.

Expediente

Assista o vídeo em: www.radarnews.com.br

No “Programa da Eliana”, no domingo (27/10) a cantora Sandy soltou o verbo ao falar do pastor, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Direitos Humanos Marco Feliciano. “Ele tem uma cabeça muito atrasada e retrógrada. Não tem nada a ver com o momento em que estamos vivendo. O preconceito tem que ficar para trás. Fora Feliciano”, esbravejou.

No último final de semana, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que 36 candidatos foram desclassificados durante o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por postar imagens do cartão de respostas nas redes sociais. No ano passado 67 pessoas foram eliminadas.

Todos os brasileiros viram com muita decepção uma área gigante do pré-sal, o Campo de Libra, ser leiloada pelo preço mínimo e sob um processo pouco debatido”, afirmou o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sobre o Leilão de Libra.

Sexta-feira - 01.11.2013 TEMP. MÍNIMA 20ºC TEMP. MÁXIMA 31ºC

por interesses estratégicos e principalmente financeiros. É fato que pessoas públicas devem ter direito a privacidade. No entanto, não tem direito de cancelar o livre acesso a informação. O Brasil já sofreu com a censura federal. Quase três décadas depois da volta da democracia, não pode ficar refém de algo que na prática é uma repreensão privada. Com censura prévia, não se faz jornalismo, não se faz história, não se faz nada. Faz simplesmente algazarras. Então, para que existem leis, afinal? Se alguém se sentir prejudicado por uma biografia, que recorra à justiça! Aos autores de biografias, vai um recado: se quiserem fazer um relato sobre uma personalidade vá até ela, faça uma entrevista. Insira dados verdadeiros. Não crie ofensas, calúnia ou difamação. Aproveite esta valiosa vitória: a liberdade!

Qual o limite da liberdade de expressão no Brasil? Eis a questão que se tornou um enigma indecifrável. A recente polêmica sobre a proibição da publicação de biografias não autorizadas reativou esse questionamento de forma acalorada. O assunto tem sido alvo de debates entre artistas e escritores por direitos como a privacidade. Onde esse movimento que visa autorização prévia das biografias quer chegar? Pelo jeito, querem sepultar a liberdade de expressão, uma das grandes conquistas de uma sofrida nação. E o mais estranho disso tudo é quem está no protagonismo desse movimento: consagrados artistas que no passado eram lideres da luta contra a censura. Nas décadas passadas eles diziam “é proibido proibir”. Recentemente os ideais desses ídolos sofreram hematomas, cicatrizados

Fotos: Divulgação

Sepultamento de uma vitória

Bárbara Paz aproveitou a folga nas gravações da novela ‘Amor à vida’ para posar para um catálogo de joias. As fotos, que causaram polêmica nas redes sociais, foram inspiradas em manifestações de rua, Black Blocs e até em uma alusão ao movimento ‘Cadê Amarildo?’

A atriz e apresentadora Maisa Silva, 11 anos, mais uma vez voltou a ser destaque na mídia. Ao ser questionada sobre relacionamento amoroso, a atriz disse “estou solteira, solteiríssima”. No entanto, Maisa foi um pouco mais além no assunto: “não é hora de namorar ainda, sou muito nova e não quero engravidar por enquanto”. A frase gerou polêmica nas redes sociais.

Publisher

Inovação em pontos estratégicos Com a meta de avançar no mercado editorial, o Grupo Mídia coloca a partir de novembro vários displays em locais estratégicos de Ribeirão Preto e região. Este móvel, desenvolvido exclusivamente por uma empresa na capital paulista, especializada em acrílico, a cada semana contará com novas edições do Jornal Radar News. O jornal com o conteúdo e distribuição direcionado ao público A/B está disponível em mais de 150 bancas de revistas. Além disso, possui distribuição gratuita nos principais cruzamentos de Ribeirão Preto e Sertãozinho. E conta também com um mailling nominal, com instituições públicas, empresários, assessorias e agências de comunicação, dentre outros. Segundo Rui Troncoso, Coordenador de Distribuição do jornal, essa gama de opções visa atrair novos leitores de maneiras variadas. “A população gosta de inovações. Por isso, que temos registrado uma ótima aceitação”, afirma.

O Jornal Radar News é uma publicação semanal com distribuição 100% gratuita. Produzido pelo Grupo Mídia

Publisher: Edmilson Jr. Caparelli Diretora Administrativa: Lúcia Rodrigues Diretora Editorial: Priscila Soares Prado Diretora de Marketing/ Eventos: Erica Almeida Alves Diretor Comercial: Marcelo Caparelli Diagramação e Criação: Erica Almeida Alves e Valéria Vilas Bôas

Radar News

2

Conselho Editorial: Edmilson Jr. Caparelli, Erica Almeida Alves, Jailson Rainer, Lúcia Rodrigues, Marcelo Caparelli, Priscila Soares Prado REDAÇÃO: Priscila Soares Prado, Carla de Paula Pinto, Thiago Cruz, Patricia Bonelli Comercial: Eliana Rodrigues, Evaldo Felício, Luis Carlos Arias Relações Internacionais: Jailson Rainer

Assistente Comercial: Janaiana Marques A opinião do jornal é expressa em editorial. Os artigos são de responsabilidade de seus autores. Tiragem: 20.000 exemplares Trabalhe Conosco: selecao@grupomidia.com

Fale com a gente (16) 3629-3010 Dúvidas, críticas e sugestões: radarnews@grupomidia.com. Pessoas não listadas neste expediente não estão autorizadas a falar em nome do Jornal Radar News ou a retirar qualquer material sem prévia autorização emitida pela redação.


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

3

Política luiz Rufino

rufino.politica@gmail.com A confusão demoníaca

Black Bloc extrema direita?

Faz-me rir!!!

A Fundação Rockefeller

Querem apostar?

Em recente pesquisa realizada pelo Datafolha ficou evidente que o uso de máscaras ou do rosto coberto, black blocs, durante os protestos são amplamente rejeitados pelos moradores da capital paulista, isto é, 89% são contrários, ante 9% que se dizem favoráveis.

As recentes manifestações do grupo mascarado vem dispertando a rejeição da sociedade, mas também dos jornalistas e analistas políticos de plantão que outrora eram seus defensores. Um deles aqui da terrinha chegou afirmar que os black blocs são a “extrema direita”.

Não é o uso da violência que define a “extrema direita” ou mesmo a “extrema esquerda”. Tanto uma quanto a outra admitem alternar o uso da força conforme a necessidade do momento. Agora, no caso dos “black” a liderança na passeata dos professores afirmou de microfone em punho o apoio aos camaradas mascarados.

Converse com qualquer integrante do black bloc e verá esquerdismo nas suas afirmações anti-capitalistas. Mais que isso, encontrará também o ódio típico aos símbolos do capitalismo. Agora, na prática mesmo, a esquerda sempre foi mui amiga dos bancos e de várias fundações como a Rockefeller!

Essa confusão demoníaca criada pelos analistas só pode ser compreendida se fizermos a seguinte pergunta: Quem ganha com isso? Você leitor sabe bem quem ganha. Mas e os black blocs? Agora que já serviram de massa de manobra, serão eliminados como fascistas.

Presidente apressa divulgação de verbas

Correligionários da Ex-Senadora Marina Silva e do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, apresentaram nesta semana, suas divergências em um encontro. O debate foi realizado pelos dois grupos para discutir o programa do PSB para as eleições de 2014. O Ex-Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, aliado de Campos, disse, que os integrantes da sigla precisam ser transparentes nos fatores que une e divide partido. “Até porque temos

trajetórias próprias. Não temos de ter receio de afirmar nossas diferenças e divergências”, justificou Outros lados – O programa defende as conquistas dos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como a estabilidade econômica e a inclusão social. Além disso, prega em termos genéricos a adoção de novas práticas políticas e a construção do desenvolvimento sustentável.

Corte de salários acima do teto na Câmara Nesta semana, o Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido de liminar feito pelo sindicato que representa os servidores do Legislativo.

O ministro manteve a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou o corte no salário dos funcionários que recebem acima do teto constitucional de R$ 28 mil.

Foto: Divulgação

Encontro de membros do PSB cria divergências

Deputado Chalita perde ação por danos morais O Deputado Federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) perdeu ação judicial contra o analista de sistemas Roberto Grobman. O funcionário acusava o político de enriquecimento ilícito e de ter recebido propina quando ocupava a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2003 e 2006. O peemedebista pedia indenização de R$ 135 mil porque con-

sidera que Grobman praticou os crimes de calúnia, injúria e difamação aos fazer as acusações contra ele. Chalita é investigado pelo Ministério Público Estadual e pela Procuradoria Geral da República sob suspeita de que empresas que forneciam para a Secretaria da Educação, bancaram parte da reforma de um apartamento duplex dele em São Paulo.

A Presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou a divulgação de recursos em uma série de cerimônias pelo Brasil. Essa mudança estratégica é considerada recente para os observadores políticos. De janeiro até agora, o Planalto organizou pelo menos 23 eventos para liberação de recursos. Apenas em outubro, Dilma promoveu sete solenidades, recorde no ano e número superior até ao de junho, mês das manifestações e do anúncio do tradicional Plano Safra Federal. Apesar de o Planalto negar o apelo eleitoral, a estratégia usada agora é um expediente comumente praticado às vésperas das eleições que funciona da seguinte forma: o governo anuncia uma verba de que não dispõe imediatamente e que, por isso, só vai ser paga nos próximos meses.


4

Economia

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Cresce uso de cartão pelos brasileiros um maior uso de cartões associados a benefícios e serviços, como milhas e programas de fidelidade”, declarou Marcelo Noronha, Presidente da Abec. O índice de cartões também é maior entre a população com nível superior de escolaridade, representando 93% e faixa de idade entre 25 e 44 anos, com 82%. Se dividido por sexo, tanto homens quanto mulheres representam 77%. A pesquisa também apresentou que as transações em dinheiro diminuíram de 43% para 37% nos últimos dois anos, sendo o cartão de débito tendo um crescimento de 19% para 23%.

Pedido de recuperação da OGX é feito Os advogados de Eike Batista protocolaram nesta semana o pedido de recuperação judicial da OGX no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, sede da companhia. Segundo declarado, a empresa possuí dívidas de R$ 11,2 bilhões com detentores de títulos no exterior, fornecedores e com a OSX, empresa de construção naval à qual Eike Batista também é dono. Com o maior processo de recuperação judicial da América Latina, a empresa terá 60 dias após o juiz aprovar o pedido de recuperação para fornecer o plano

de reestruturação de suas dívidas. Após o plano ser aprovado, os credores terão um mês para entregar suas manifestações. A OGX informou que ainda deve R$ 720 milhões a fornecedores como as multinacionais Schlumberger e Pride. Além disso, deve R$ 2,38 bilhões para a OSX, empresa de aluguel de plataformas e construção de navios também de Eike Batista. Porém a OGX recusa R$ 1,6 bilhão dessa dívida, o que possivelmente trará discussões entre duas empresas.

Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões – Abec, comprova que 76% da população do País utiliza cartão. Em 2008, este número era de 68%. Hoje, metade dos gastos mensais dos brasileiros é pago por meio de cartão, seja de crédito, débito ou de loja. Há dois anos, esse montante era de 42%. “Notamos uma universalização do uso e da aceitação dos cartões nos últimos meses. Também ocorreu uma mobilidade social dentro dos cartões; os cartões voltados para as classes A e B crescem mais do que para classe C. Isso indica

IGP-M desacelera 0,86% em outubro

Petrobras e Ministério da Fazenda se desentendem com relação à alta da gasolina A questão do reajuste da gasolina e do diesel para reforçar o caixa da Petrobras, garantindo o cumprimento de seu plano de investimento, causou um pequeno desentendimento entre a petroleira e o Ministério da Fazenda. O Ministério prevê criar um mecanismo que assegure a Petrobras, mas não concordou com a forma como o assunto foi apresentado ao público geral. O Ministro Guido Mantega declarou sua insatisfação com os diretores da estatal durante a semana passada, após uma reunião com o conselho de administração, órgão que ele também é presidente. Na avaliação dos assessores do Ministro, a Petrobras pres-

sionou publicamente o governo para que fosse aprovada a proposta quando ainda não havia a autorização necessária para o modelo sugerido pelos diretores da estatal. Segundo Guido Mantega, a “diretoria-executiva deliberou sobre uma metodologia de precificação a ser praticada pela companhia, que foi apresentada ao conselho de administração, que determinou a elaboração de simulações adicionais e estabeleceu o prazo de 22 de novembro para sua consideração”. Segundo o governo, não existia motivos para que a Petrobras divulgasse oficialmente ao mercado acionário uma proposta que ainda não estava finalizada e propensa a ajustes futuros.

O Índice Geral de Preços – Mercado, usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, desacelerou 0,86% em outubro, devido à pressão menor do dólar. A expectativa era de 0,92%, sendo que o índice acumulado durante todo o último ano foi de 5,27%. Segundo economistas a valorização do real em relação ao dólar e a queda de commodities no mercado externo ofereceram um respiro à inflação no atacado deste mês. O IGP-M é responsável por calcular as avaliações ocorridas entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual. Fora os contratos de aluguel, o índice também é utilizado para os contratos de energia.

Câmbio 31/10/2013 17h Compra

Venda

Variação

Dólar com.

2,2310

2,2321

+1,83%

Dólar tur.

2,1900

2,3100

+2,21%

Euro

3,0320

3,0336

+1,07%

Libra

3,5825

3,5843

+2,27%

Pesos arg.

0,3774

0,3776

+2,05%

Fonte: economia.uol.com.br/cotacoes/


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

5

7 Dias Brasil e Mundo

Brasileira presa na Rússia é “blindada” pelo Greenpeace Por enquanto, Ana Paula está excluída do grupo autorizado a se manifestar publicamente (ela só pode escrever para a família). Oficialmente, o argumento é de que isso pode prejudicá-la na Justiça local, embora outros colegas tenham se pronunciado. Dos 30 presos pelo protesto no Ártico, 26 são estrangeiros, ligados a 18 países.

Homem é acusado de infiltrar redes da Nasa Um britânico acusado pelos Estados Unidos e a Grã-Bretanha de ter hackeado sistemas informáticos do governo norte-americano foi preso na Inglaterra. De acordo com autoridades dos EUA, o homem manipulou inclusive redes militares, para se

apropriar de dados confidenciais e perturbar operações, disseram autoridades. O promotor Paul Fischman, de Nova Jersey, disse que as atividades que ocorreram de outubro de 2012 até este mês, vem causando prejuízos estimados em milhões de dólares.

Suposto autor de explosão é apedrejado Comunicado feito na terça-feira (29/10) por uma agência de notícias, informa que moradores de um povoado no Afeganistão apedrejaram um homem acusado de colocar uma bomba que matou 18 pessoas, a maioria mulheres, na região de Ander, na província de Ghazni, no leste do País.

Balanço – Conforme relatório da ONU divulgado em fevereiro, a guerra no Afeganistão causou 2.759 mortes de civis e 4.805 feridos em 2012. O documento informa que, uma das maiores ameaças para os afegãos são os chamados artefatos explosivos improvisados, colocados nas estradas.

Dr. eduardo landi

cirurgião dentista - CRO 80351 coeduardolandi@gmail.com

Implantes Foto: Divulgação

A bióloga brasileira Ana Paula Maciel, 31 anos, presa em Murmansk desde 19/9, está “blindada” pelo Greenpeace. A cúpula do movimento tem procurado quais dos 30 ativistas presos na cidade russa podem se pronunciar, por meio da imprensa. E não considera, por enquanto, o momento ideal para Ana Paula se pronunciar.

Odonto Dicas

Hidrelétrica tem obras paralisadas pela Justiça Na última segunda-feira (29/12), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região ordenou que as obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, sejam interrompidas por ilegalidade no licenciamento ambiental. Conforme o desembargador Souza Prudente na sentença, as pendências existentes em relação ao licenciamento ambiental vêm sendo indevidamente transferidas, desde a sua fase inicial, para as fases subsequentes. Segundo ele, não foram implementadas medidas que deveriam ser adotadas antes da licença prévia. A decisão atende recurso do MPF (Ministério Público Federal).

Hoje, os recursos tecnológicos em odontologia são cada vez mais sofisticados e possibilitam ou permitem maior previsibilidade dos tratamentos dentários. Este é o caso da cirurgia virtualmente guiada! Trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, planejada e guiada virtualmente com alta precisão. Os implantes são feitos através de um guia que foi planejado em um modelo virtual em 3D, feito a partir de tomografia da face do paciente. É este planejamento que faz com que

o procedimento cirúrgico seja mais rápido e eficiente. A cirurgia é sem cortes e sem pontos, realizada apenas por pequenas perfurações, possibilitando a instalação dos implantes. Sendo assim é rápida e praticamente sem sangramentos. Também é menor a terapêutica medicamentosa, possibilitando ao paciente maior conforto pós-cirúrgico e rápida recuperação. Deste modo, ou seja, sem traumas, o paciente pode retornar suas atividades rotineiras mais rapidamente.

Lei de Mídia é declarada constitucional na Argentina Nesta semana, a Suprema Corte da Argentina declarou, a constitucionalidade de quatro artigos da Lei de Mídia que eram contestados pelo Grupo Clarín, principal atingido pela medida. Com a decisão da Justiça, o governo argentino terá sinal verde para prosseguir com a aplicação integral da nova legislação.

As regras da Lei de Mídia obrigarão 21 grupos a vender parte de seus ativos sob o pretexto de “evitar a concentração”. O mais atingido será o Clarín, a maior holding multimídia da Argentina, que terá de ceder, transferir ou vender de 150 a 200 licenças, além dos edifícios e equipamentos onde estão suas emissoras.


6

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Thiago Cruz

thiagocruz@grupomidia.com

Geral

Foto: Divulgação

Após fuga, suspeitos de assalto são capturados

Adaptação de escola em RP é determinada pelo STF O Governo do Estado de São Paulo recebeu nesta semana uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão visa adaptar a Escola Professor Vicente Teodoro de Souza, no bairro Jardim Maria Goretti, em Ribeirão Preto, para garantir o acesso à pessoas com deficiência física A ação foi movida pelo Ministério Público do Estado porque alunos que usam

cadeiras de roda, não podiam acessar a parte superior da escola. As aulas eram transferidas para o primeiro andar. Obstáculos que impedem o fácil acesso dos estudantes também foram alvos da ação. A ação foi considerada improcedente em primeira instância. O Tribunal de Justiça do Estado entendeu que havia a necessidade de avaliar a disponibilidade financeira para a realização da obra.

Na segunda-feira (28/10), uma casa foi assaltada no distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto. Os dois homens suspeitos, conseguiram fugir do local e foram perseguidos pela Polícia Militar. Durante a ação, o Helicóptero Águia foi utilizado para auxiliar as buscas. Os suspeitos foram detidos na Avenida Presidente Vargas, na altura do número 1.900. A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes de Ribeirão Preto. Ninguém se feriu e a polícia não divulgou quais foram os pertences roubados.

Ossos de humano são encontrados em terreno de RP Na manhã de terça-feira (29/10), uma ossada humana foi achada, em um terreno na Avenida do Café, na Zona Oeste de Ribeirão Preto (SP). De acordo com a Polícia Civil, uma equipe que fazia o serviço de roçagem no local encontrou os restos mortais enterrados próximos a pedaços de roupas. Não havia documentos que ajudassem a identificar o corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Ribeirão.

Projeto de obras no aeroporto de RP é aprovado A Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal, aprovou o projeto de obras de ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Após essa aprovação, a licitação para a realização das obras, que serão bancadas com verbas da União, deve ocorrer

até março de 2014 para serem iniciadas em maio. O superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), Ricardo Volpi, afirmou que as reformas no Leite Lopes são necessárias para tornar o local um aeroporto mais moderno.

CPI do Transporte Público apontará omissão da TRANSERP O vereador Marcos Papa, relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Público, apontará em relatório a omissão pela TRANSERP em não exigir do Consórcio PróUrbano o cumprimento de 18 cláusulas contratuais. Papa afirmou que já existe a confirmação das irregularidades. O documento será entregue aos nove membros da comissão, possivelmente,

dentro de 30 dias, assim que a presidência conferir todas as documentações requisitadas. Mesmo sem conhecer o teor do relatório, nos bastidores da Câmara corre que o documento não deve ser aprovado pelos aliados do governo. O relator afirmou que entre os casos de omissão apurado, a TRANSERP deixou de acompanhar a contabilidade da concessionária.

Homem desaparece depois de cair em córrego Desde domingo (27/10), um homem está desaparecido depois ter caído em um córrego, na zona Norte de Ribeirão Preto. Existe a suspeita de que ele tenha sido linchado por um grupo de 20 pessoas que, conforme testemunhas, teriam usado pedaços de pau e tijolos.

O indivíduo é suspeito de ter roubado uma bicicleta. Durante as supostas agressões, ele havia caído no curso de água e não teria voltado à superfície. Os bombeiros fizeram buscas ao longo do córrego, mas não encontraram o corpo do homem.

Programa oferece 50 vagas para cursos profissionalizantes O Programa Ribeirão Jovem abriu inscrições para o preenchimento de mais 50 vagas para cursos gratuitos, em parceria com uma escola profissionalizante. Os cursos são de Informática, Rotinas Administrativas e Agente de Vendas. As inscrições são realizadas na Rua General Osório, nº 1.099, das 8h as 12h, das 14h30 as 17h, e não há uma data limite para o encerramento das mesmas. Mais informações: (16) 3610-1510.

Benefício: Nota Fiscal Ribeirãopretana A Nota Fiscal Ribeirãopretana é um programa de estímulo à cidadania, que gera créditos e direito a sorteio de prêmios em dinheiro aos cidadãos que solicitarem a nota fiscal de serviços nos estabelecimentos comerciais de Ribeirão Preto. Pode participar toda pessoa física, portador de CPF e residente em qualquer município. Para fazer uso do benefício não pode estar em débito com o município. Mais informações: www.ribeiraopreto.sp.gov. br/notaribeiraopretana

Saúde: Síndrome Pulmonar por Hantavírus A Síndrome Pulmonar por Hantavírus é uma doença, que atinge geralmente adultos jovens saudáveis que tem sintomas respiratórios agudos podendo ser grave, com óbito na metade dos casos. A transmissão para os seres humanos ocorre através da inalação de partículas dispersas no ar sob a forma de fino nevoeiro, contaminados com vírus encontrado nas fezes e urina de roedores silvestres. Se você tiver contato com roedores silvestres e apresentar os sintomas como febre, dor nos músculos e falta de ar, procure o médico imediatamente.

adriano peixoto adriano.aposentadoria@gmail.com

Entenda o que é fator previdenciário O fator previdenciário é um cálculo criado em 1999, que teve o intuito de acabar com a aposentadoria precoce no País. Esse cálculo leva em consideração a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição, e a expectativa de vida pela tábua do IBGE e pode reduzir muito a aposentadoria. Na prática, quanto mais jovem é o segurado que se aposenta, menor será seu benefício. Isto porque a Previdência entende que ele receberá a aposentadoria por mais tempo, já que sua expectativa de vida é maior. O índice apurado pelo cálculo do fator previdenciário é aplicado na média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 até a data da aposentadoria. Se você estiver em vias de aposentar-se, faça uma simulação do valor do beneficio informando suas contribuições que estão disponíveis nos postos do INSS e verifique se compensa já fazer o pedido, contribuir mais um pouco ou aguardar atingir uma idade maior para não ter uma incidência muito grande do fator previdenciário. Importante: qualquer cidadão pode ter acesso à sua relação de contribuição que pode ser adquirida nos postos da Previdência Social. Esta relação é chamada CNIS detalhado. O fator previdenciário só vale para a aposentadoria por tempo de contribuição e na aposentadoria por idade. Porém, na aposentadoria por idade ele só é considerado se elevar o valor do benefício do segurado. Questão polêmica: Atualmente, existe um projeto de Lei de autoria do senador gaúcho Paulo Paim, que está pronto para ser votado, e tem por finalidade acabar com o fator previdenciário, mas falta acordo. Governo Federal e Congresso discutem os impactos que as mudanças trariam para as finanças públicas. Porém, o fim do fator poderá acabar de vez com a aposentadoria precoce. Esse projeto cria o fator “85/95”, exemplificando, a somatória do tempo de contribuição e a idade terá que atingir 85 para mulheres e 95 para os homens. Fique sempre atento às mudanças, planeje sua aposentadoria e, em caso de dúvidas sempre busque orientações de um especialista.


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

7

Educação

Muito mais que prioridade Nos últimos 20 anos no Brasil, a Educação Infantil passou por um longo e importante processo de transformação Ainda nos tempos do Império surgiram as primeiras instituições educacionais brasileiras de atendimento às crianças de zero a seis anos, com intuito de amparar as que eram abandonadas nas ruas das cidades. Em 1924, já eram 47 as instituições entre creches e jardins de infância pelo Brasil, principalmente nas capitais. A partir daí, muitos centros de educação infantil foram construídos para atender ao grande número de crianças, principalmente os filhos dos milhares de trabalhadores operários. A partir de 1980 a sociedade passou a discutir a possibilidade de inclusão das pré -escolas na Educação Básica. Tal intenção foi concretizada na Constituição de 1988. E anos depois a Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional, de 1996, ratificou essa decisão, enfatizando que a Educação é um direito da criança e que deve, portanto, ser universal. Nesse contexto histórico, também é válido analisar a importância da criação de excelentes ambientes de aprendizagem. Pois, é nestes locais em que as crianças se socializam e ganham autonomia. Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais. Na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de diversão dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam

planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens. Especialmente nos últimos 20 anos no Brasil, o ensino infantil vem passando por um longo e permanente processo de transformação. Antes as escolas responsáveis pela fase inicial do aprendizado da criança eram de caráter assistencial, contudo, hoje essas instituições são definitivamente do segmento educacional. Matriculados – De acordo com informação publicada em setembro no Diário Oficial da União, o Censo Escolar 2013, em seu resultado preliminar, mostra que na educação infantil, o número de estudantes matriculados no Brasil em creches é 1.712.123. Já na pré-escola estão cadastrados 3.625.872. Estes

dois dados contabilizam estudantes tanto no tempo integral, quanto parcial. O número de estudantes matriculados na educação especial é 653.378, e os demais estudantes, 39.712.698. Compromisso – Grandes ci-

dades como Ribeirão Preto ainda sofrem com o deficit de vagas. Por isso, muitos municípios brasileiros precisam aumentar o compromisso ao estabelecer metas concretas para a efetiva universalização na Educação Infantil.

Programas de Apoio Existem algumas iniciativas do Governo Federal com o intuito de ampliar a educação infantil. Confira: ProInfância – Programa de assistência financeira dos municípios brasileiros para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas, especialmente

em regiões metropolitanas, onde são registrados os maiores índices de população nesta faixa etária. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Compromisso formal assumido pelos governos federal, dos Estados, municípios e do Distrito Federal, com a finalidade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


8

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

carla de paula pinto carla@grupomidia.com

Região Sertãozinho: Cemitérios se organizam para feriado de Finados A administração dos cemitérios de Sertãozinho (SP) e do Distrito de Cruz das Posses trabalhou nas últimas semanas para receber visitantes durante o Dia de Finados, que será celebrado neste sábado (2/11). No feriado, os cemitérios fun-

cionarão das 6h às 18h, sendo que neste dia, não serão permitidos reparos ou limpeza em túmulos. A expectativa da administração dos cemitérios do município é de que, aproximadamente, 25 mil pessoas visitem os memoriais.

Alterações – Nos últimos meses foram promovidas algumas benfeitorias nos três cemitérios da cidade, como pintura dos muros, das guias e demarcações de trânsito. Também houve colocação de novos bancos e reforma de capelas.

Jaboticabal: Moradores revoltam com plano de aumento no IPTU A Prefeitura de Jaboticabal apresentou um plano de aumento abusivo no IPTU. A elevação gerou revolta aos moradores do município com de cerca de 80 mil habitantes. A proposta apresentada pelo Executivo traz reajustes que variam

de 59,5% até 859,37%, de acordo com a localização dos imóveis. O projeto ainda não foi apresentado na Câmara, mas já é motivo de polêmica nas ruas. O documento também foi reprovado pelos vereadores na reunião com o executivo, eles afirmam

que uma reformulação na planta, precisa ser feita, mas não com os números apresentados. A administração municipal informou que está reavaliando o projeto de lei e que as equipes técnicas promovem mudança no projeto.

Jardinópolis: Convênio da Prefeitura contém irregularidades, diz TCE O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregular a prestação de contas de repasses públicos realizados pela Prefeitura de Jardinópolis e por uma associação sócio-comunitária, no valor de R$ 324.759,12. A verba foi utilizada para a con-

tratação de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, para complementar as equipes de agentes comunitários de saúde. O Relator, Antonio Carlos dos Santos, em seu voto, apontou que o convênio não foi realizado conforme a finalidade da

entidade. O relatório governamental, que também fala sobre a execução da parceria, não apresentou comparativos quanto às metas propostas e os resultados alcançados. O convênio não mostrou documentos que comprovassem as despesas efetuadas.

Cravinhos: Aquisição de mais ônibus vira embate político Vereadores de Cravinhos (SP) conflitaram com Prefeito José Carlos sobre o projeto que visa aquisição de novos ônibus para a frota do município. O Projeto de Lei que autoriza remanejar recursos da Educação para a compra dos veículos poderá ser votado em sessão extraordinária. Os vereadores Cláudio Telles, Dê Agrella, Francisco Vessi, Dr. Silvio Fernandes e Dr. Wagner se posicionaram por maiores informações e detalhes acerca do referido projeto. Os parlamentares se declararam favoráveis a aquisição de mais ônibus, porém, entendem que existem outras prioridades na cidade e especificamente na área da educação. Os vereadores consideram que a justificativa anexada ao projeto, não consta a quantidade de ônibus a serem adquiridos, sendo portanto um Projeto de Lei aparentemente vago.

Jaboticabal:

Câmara estuda criar departamentos e 12 cargos de assessor Vereadores da Câmara de Jaboticabal estudam propor um projeto de lei para criar três novos setores e ao menos 12 cargos de assessor. Os gastos anuais com a medida, conforme um vereador contrário ao projeto, seria de R$ 600 mil. De acordo com o estudo, os salários dos diretores também alcançariam R$ 7.987,81. Já as funções gratificadas ganhariam reajuste, ainda não definido. Para passar a valer, o projeto precisa ser aprovado pela maioria dos vereadores. O estudo é feito em cima de uma levantamento encomendado pela presidência da Câmara a uma empresa que presta serviços de consultoria ao Legislativo. O projeto ainda não foi protocolado oficialmente. A Câmara tem atualmente, dois departamentos e espaço para 26 assessores de vereadores, sendo dois para cada um dos 13 parlamentares.


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Por Patricia Bonelli e Thiago Cruz

Fotos: Thiago Cruz

Reportagem da Semana

9

NAIARA QUERIDO

Pare! Tem gente trabalhando aqui

Profissionais que atuam nos semáforos de Ribeirão Preto relatam curiosidades da luta diária

É

só sair para dar uma volta de carro que fica fácil identificar o trabalho informal pelas ruas da cidade. Dia ou noite, os semáforos das principais avenidas têm pessoas buscando o sustento necessário. Seja através da exibição de sua arte, ou então da oferta de produtos como balas, biju e garrafas de água. Naiara Querido, de 21 anos, é uma dessas trabalhadoras informais, que mesmo de baixo do sol de 40ª graus não deixa um dia sequer de sair do bairro onde reside, na Zona Norte, em direção ao centro da cidade para comercializar garrafas d’água. Vendendo cada unidade a R$2, a ambulante atribui o lucro as

condições climáticas. “Não tenho um número médio de vendas por dia. Tudo varia muito de acordo com o calor que está fazendo”, relata. O aposentado Fernando Escobar, de 70 anos, trabalha nos semáforos há seis e, para vender seus produtos, usa a experiência adquirida ao longo do tempo. “É preciso ser rápido! Muitas vezes, vários motoristas pedem o produto ao mesmo tempo e se a gente não acelerar, aparece o sinal verde e o tempo não dá”, conta Escobar, que usa este trabalho para angariar renda extra para a família. Mas a vida não é fácil para quem opta por este tipo de atividade. Além do risco de atropelamento, os trabalhadores dos semáforos en f ren t a m também a má vontade dos motoristas e a necessidade de driblar a fiscalização. “Existe muita gente que fecha o vidro, mas penso assim, se um moADRIANO HORTENCIO torista fala

não, o outro falará sim. Sobre a fiscalização, nós não temos condições de legalizar o negócio, então, fazemos como podemos”, conta Naiara. Oswaldo Braga, Chefe da Fiscalização Geral da Prefeitura, conta que atualmente, sua equipe age, principalmente, na região do quadrilátero central. Mas existe um plano do departamento para fiscalizar outras áreas, como semáforos próximos as avenidas Nove de Julho, Presidente Vargas e Independência. “Qualquer ambulante que for pego com mercadoria ilegal perde imediatamente o produto e para retirá-lo de lá a taxa é de R$437 por apreensão”, avisa. Mas há trabalho legal nas ruas também. A entrega de panfletos é um deles e pode ser encontrada nos principais semáforos da cidade. Contratados, na grande maioria das vezes, por empresas terceirizadas e especializadas neste tipo de serviço os profissionais se dispõem a exposição ao sol para ganhar o sustento da família. Carmem Camargo, de 33 anos é uma dessas pessoas. Atuando na área há três meses, a entregadora de panfletos trabalha de segunda a sábado das sete da manhã até às cinco da tarde para ganhar pouco mais de um salário mínimo. Tendo cursado

apenas até a 5ª série do ensino fundamental, ela encontrou na profissão um meio de deixar a vida de empregada doméstica. “Prefiro esta função, pois aqui, apesar do sol, faço uma coisa só. Serviço de casa não acaba nunca, quando você pensa que terminou, chega uma amiga da patroa para tomar um café e lá vem mais louça para lavar”. Sob supervisão da empresa que a contratou, Carmem corre ao sinal vermelho do semáforo para distribuir seus panfletos. A meta é de mil deles por dia. A cada parada dos carros, a entregadora consegue distribuir entre dez e 12 papéis. Conquista Com uma deficiência que o acomete desde os dois anos

de idade, o aposentado Paulo Adriano Hortêncio, de 40 anos, depende de uma cadeira de rodas para se locomover. Ao longo de sua vida, teve algumas oportunidades de trabalho formal, no entanto, não deram certo. Hoje, Hortêncio trabalha próximo a um semáforo, no bairro Jardim Paulista. No local há 23 anos, o ambulante começou vendendo balas e chicletes, entre outros doces. Hoje, trabalhando com produtos de mídia, Hortêncio fatura, em média, R$1 mil por mês. “Sempre fico parado aqui no ponto, o semáforo me ajuda a atrair os clientes. Hoje tenho meu carro próprio e minha casa, com um dinheiro conquistado da venda de produtos perto do semáforo”, declarou.

Menores nos faróis Outra cena comum de encontrar nos semáforos da cidade é o trabalho infantil. No cruzamento das avenidas Nove de Julho e Independência há crianças oferecendo produtos para os motoristas que param no sinal vermelho. A situação preocupa à Assistência Social, que aborda os menores e os encaminha ao Conselho Tutelar e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Durante a abordagem, nossa equipe tem bastante cuidado, para evitar algum atropelamento ou que eles fiquem assustados”, conta Renata Silva, Coordenadora do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que conta que o maior problema das crianças e adolescentes encontrados nos semáforos é a identificação familiar e de endereço.


10

rADAR

Cidade Limpa

10

Radar News

Supervisor de Proteção à Paisagem Urbana da Secretaria da Fazenda comenta as alterações no comércio de RP por meio da Lei Cidade Limpa

Foto: Carlos Mihara

Sob muitas polêmicas, a Lei Cidade Limpa que começou a ser válida em Ribeirão Preto em janeiro, já registrou até outubro deste ano 30 autuações de estabelecimentos ilegais. O Supervisor de Proteção à Paisagem Urbana da Secretaria da Fazenda e Coordenador do Cidade Limpa, Carlos Mihara, em entrevista ao Radar News disse que os bairros mais afastados do Centro, principalmente depois da Anhanguera, ainda estão atrasados na regulamentação.

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

01 - Quais os principais registros ilegais nestes primeiros meses da Lei? Carlos Mihara: No período de janeiro a outubro de 2013 foram aplicadas 30 autuações. O maior número de autuações se concentra no segmento dos anúncios em fachadas dos estabelecimentos e também nos painéis (outdoors). 02 - Como tem sido o empenho dos comerciantes para a adequação da Lei? Carlos Mihara: Os empresários têm buscado a adequação dos anúncios nas fachadas. Naturalmente, muitos se utilizam do recurso legal. Somente após o prazo da advertência, caso o empresário permaneça inerte que é aplicada a autuação e multa. Por tanto, muitos esperam ser advertidos para depois se adequarem. 03 - Na sua opinião, quais as principais vantagens da Lei Cidade Limpa? Carlos Mihara: Para a população, a liberação do espaço urbano é o grande ganho. As vias e os espaços públicos são mais valorizados, a numeração dos imóveis volta a ser referência e as fachadas, aos poucos, passam por projetos de revitalização e ganham novos contornos. Os estabelecimentos comerciais e industriais passam a ter anúncios em tamanhos que não invadam o espaço aéreo e o limite de tamanho obriga a uma “democratização” de anúncios, evitando o exagero e o excesso. 04 - Quais as principais dificuldades que os comerciantes alegam para reformular as fachadas? Carlos Mihara: A lei, por ser recente, impõe dúvidas. O fator costumeiro e cultural também são dificuldades, afinal o empresário sempre colocou anúncios sem nenhuma exigência de tamanho e sente-se invadido em seu direito de divulgar seus produtos e serviços. O custo também é justificativa de dificuldade. Vários imóveis estavam com suas fachadas “escondidas” pelos grandes painéis. Com a retirada, os empresários estão descobrindo que também necessitam investir em reformas, algumas até estruturais. 05 – Quais os critérios da Lei Cidade Limpa para estabelecimentos e empresas de outdoor, megalight e painéis? Carlos Mihara: Os outdoors não desaparecerão da paisagem urbana de Ribeirão Preto. No entanto, existem várias regras a serem seguidas, tais como: Os painéis não podem estar em imóveis públicos (municipais, estaduais e federais). Além disso, deverão guardar distância de cursos d’águas (30m), rotatórias

(50m), áreas de preservação (60m). Somente poderão ser instalados em terrenos (sem construções) e deverão ter estruturas de concreto ou aço. Cada painel deverá ser seguro contra acidentes, entre outras exigências. Quanto aos megalights, estes sofrerão grande redução, devendo permanecer somente 20% do total. 06 – O que devem fazer os estabelecimentos, entidades ou prestadores de serviços que pretendam divulgar seus nomes e atividades nas vias públicas? Carlos Mihara: : A publicidade em via pública somente se dará por meio de panfletos, distribuídos em cruzamentos ou por meio de anúncios especiais, conforme as normas. No mais, somente por meio de painéis (outdoors e megalights) ou balões. 07 - Quais são as regras para as vitrines? Carlos Mihara: O comerciante pode manter produtos nas vitrines com seus respectivos preços. O que é proibido é a colocação de material publicitário visando atrair a atenção para os produtos ou ofertas (adesivos, banners, faixas e cartazes). Imóveis de frente para a via pública com até 9,99m lineares, os anúncios deverão ter até 1,5 m². 08 – Uma das regras previstas na lei é a que determina que comércios removam painéis publicitários que encobrem a fachada toda. Como tem sido o cumprimento desta lei em outras regiões além da Central? Carlos Mihara: Como a Supervisão de Proteção à Paisagem Urbana (SPPU) seguiu um cronograma para sua ação, os bairros mais afastados do Centro, principalmente depois da Anhanguera, estão atrasados. 09 - As normativas nº 10 e nº 11 passaram a vigorar na Lei “Cidade Limpa”. Quais são as principais determinações destas normativas? Carlos Mihara: A IN10/2013 trata de anúncios especiais de caráter transitório, voltados para os eventos imobiliários, feirões e shows. A finalidade é disciplinar eventos que não pretendem instalar anúncios de forma permanente, e sim por determinado lapso temporal. Quanto a IN11/2013, esta visa disciplinar o artigo 22 da Lei Cidade Limpa, impondo regras de sorteio dos pontos para a distribuição de anúncios impressos em cruzamentos de nossa cidade. 10 – Para os imóveis de esquina, é possível ter mais de um anúncio indicativo? Carlos Mihara: Sim, cada frente que o imóvel possui para a via pública garante o direito de um anúncio.


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

11

O imóvel que você procura está aqui Em breve também na Internet

Um fator que deve ser imprescindível ao comprar qualquer imóvel é analisar como funciona o sistema administrativo do condomínio. Para evitar qualquer transtorno futuro é ideal o comprador se informar sobre as regras impostas no local e também quais taxas costumam ser cobradas aos moradores. Conhecer a gestão do condomínio proporciona uma melhor convivência no conjunto residencial. É por meio desse padrão administrativo que são estabelecidas as atividades operacionais, organização dos funcionários, contabilidade, além de atividades de bem estar e lazer para relacionamento. Buscar informações sobre a gestão do condomínio, evita a cobrança de despesas inesperadas. Por isso, os especialistas no assunto recomendam observar desde as condições das áreas comuns do edifício até como são geridas as receitas e gastos.

É importante participar das atividades. O novo morador pode, por exemplo, ser convocado para uma assembleia para aprovar a pintura da fachada do prédio ou para dividir um passivo gerado por ações trabalhistas. Atenção – Antes de fechar o negócio é importante procurar a administração interna do condomínio, representada pelo síndico. É por meio deste contato que será possível perceber se o síndico possui boas relações com os demais moradores. Outro fator fundamental é buscar a administradora. Também é importante ver se há ações judiciais pendentes de decisões, que gerem indenização ao condomínio. Alerte-se para o valor a ser pago, pois não deve ser discrepante com a média do mercado. Por isso, vale se informar sobre os preços praticados nos prédios vizinhos. Se o valor do condomínio for muito diferente, haverá

dificuldade para vender ou alugar o imóvel. Ter ciência desse valor é ainda mais importante para quem compra o imóvel com financiamento. As prestações são corrigidas por índices inflacionários. Por isso, a soma da prestação e do condomínio pode pesar no bolso. IDEAL – É necessário observar, ainda, a divisão das despesas. Gastos do condomínio são em maior parte, com funcionários, que absorvem cerca de 50% das despesas. Em seguida, vem a conta da água, que representa, em média, 17%. Depois, energia elétrica, com 10%, e despesas com os elevadores, que consomem algo em torno de 8%. É aconselhável que o comprador consulte a convenção do condomínio, documento que norteia a gestão do local, e o regimento interno, que reúne normas sobre o comportamento e a conduta dos moradores do prédio.

Foto: Divulgação

Importância de conhecer a gestão do condomínio ao comprar o imóvel


12

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

www.radarnews.com.br

Em breve também na Internet

A General Motors ingressa no segmento de SUVs compactos com o novo Tracker. Apesar do nome conhecido, ele chega ao mercado completamente diferente do antigo modelo. As concessionárias revendedoras da montadora em Ribeirão Preto e região já contam com este veículo, que é ideal para passeios em família. Com motor 1.8, o carro entrega 144 cv com etanol e 141 cv se o combustível for gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo chega a 18,9 mkgf com etanol, a 3.800 rpm, sendo que 90% dele está disponível a 2.200 rpm. A transmissão automática de seis marchas é a já conhecida GF6, utilizada em Cruze, Sonic e outros modelos da marca. O Tracker também preserva o sistema de trocas sequenciais por teclas na própria manopla de câmbio. No que diz respeito a desempenho, com o combustível etílico, o veículo leva 11,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, chegando aos 189 km/h. O design é bastante moderno, chegando a lembrar uma “mini-Captiva”. A frente possui faróis com parábola dupla e a grade dividida em duas seções da atual identidade vi-

sual da Chevrolet. A lateral tem para -lamas largos e marcados por vincos pronunciados que chegam à altura das maçanetas das portas traseiras. Já o desenho das lanternas imita o dos faróis, ao mesmo tempo em que também lembram a Captiva. O porta-objetos conta com 25 espaços para guardar acessórios pequenos e médios. Segundo a GM notamse também algumas peças vindas de outros modelos da linha, como o volante multifuncional do Cruze e as saídas de ar redondas do Sonic. Do hatch também vem o painel digital com iluminação azulada. Já o espaço é bom, inclusive no banco de trás. Neste primeiro momento, o modelo será vendido somente na versão LTZ. Por R$ 71.900, o carro já vem com ar-condicionado (convencional, e não digital), direção hidráulica e vidros elétricos nas quatro portas. Além disso, o SUV vem com travamento central nas portas, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, sistema multimídia MyLink e bancos com revestimento em couro. Outros itens de destaque são as rodas de liga leve com aro 18, o airbag duplo frontal e os freios ABS com EBD.

Fotos: Divulgação

Novo SUV compacto ganha design moderno e motor 1.8


www.radarnews.com.br Foto: Divulgação

Radar News

Nissan divulga teaser do Qashqai 2014 A Nissan divulgou uma imagem-teaser da segunda geração do Qashqai, que será revelado na íntegra no dia 7 de novembro. A marca japonesa afirmou que seu novo modelo foi “reinventado a partir do zero” e vai “redefinir o segmento dos crossovers estabelecendo novos padrões”. A linha de motores será com-

posta por, pelo menos, um novo motor turbo de 1.2 litros DIG-T movido a gasolina de 114 cv e um 1.5 litros DCi de 108 cv. Haverá também um motor de 1.6 litros DCI com uma potência de 129 cv. A segunda geração do Nissan Qashqai vai compartilhar uma estrutura codesenvolvida com a Renault e deve receber versões híbridas ou elétricas.

Honda apresenta o Civic Si Coupe 2014 A fabricante japonesa Honda deixou a parte externa do Si Coupe mais agressivo, assim como aumentou consideravelmente o desempenho do veículo. A partir da única foto oficial divulgada, é possível notar que a asa traseira e os para-choques foram redesenhados. O veículo parece haver um novo conjunto de rodas de liga leve.

A montadora prometeu “melhorias” consideráveis. Espera-se um desempenho de 204 cv de potência a 7.000 rpm. Também estima-se 23,45 mkgf de torque a 4.400 rpm do motor i-VTEC de 4 cilindros. O carro provavelmente estará equipado com a mesma caixa de câmbio manual de seis velocidades e o diferencial de deslizamento limitado helicoidal.

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

13

Aplicativo para o trânsito se destaca no Brasil O Waze é uma rede social com base nas informações sobre o trânsito no qual seus usuários ou “wazers” cadastrados interagem entre si buscando alternativas sobre uma melhor rota para escapar dos engarrafamentos e economizar tempo, ou o tempo que demorará para chegar ao seu destino, por exemplo. No Brasil o aplicativo tem mais de cinco milhões de usuários, ocupando a segunda posição no ranking. E com este aumento no número de usuários, já houve novos benefícios, tais como mapas mais atualizados, além de um sistema de pontuação mais ativo. Os usuários podem baixar o aplicativo gratuitamente através das lojas virtuais dos seus aparelhos (Android, Blackberry e iOS) ou ir no site oficial www. waze.com/download/ e seguir as instruções intuitivas.

Últimas unidades da Harley XR 1200X A Harley XR 1200X é uma moto de tocada singular com motor de 92cv. As últimas unidades 0km estão à venda no Brasil e devem virar “relíquia”. O seu preço está 7% acima da irmã 1200 Custom, que custa a partir de R$ 37,4 mil.

Land Rover mostra Range Rover alongado A Land Rover revelou na segunda-feira (28/10), o Range Rover L, versão alongada do veículo que será apresentada ao mundo no Salão de Dubai. Com 5,20 m de comprimento, o carro tem 20 cm a mais que o Range Rover convencional. Este aumento também se reflete na vida de quem viaja no banco traseiro, que traz 140 milímetros a mais para as pernas e pode reclinar a até 17 graus – ou 8 graus a mais frente ao modelo “normal”.

O Range Rover L será oferecido nas versões Vogue, Vogue SE, Autobiography e Autobiography Black, além da Hybrid, que chega às ruas em 2014. Conforme a fabricante, o interior deste último modelo foi cuidadosamente projetado e construído para atender às necessidades dos clientes com um nível de detalhes bastante distinto. As primeiras unidades do Range Rover L serão entregues a partir de março de 2014.

Novo modelo de entrada da McLaren Após apresentar o superesportivo P1, a fabricante britânica McLaren está planejando a introdução de um novo modelo de entrada para sua gama, previamente chamado de P13. O novo esportivo deverá ter preço próximo a 120 mil libras esterlinas, o equivalente a U$ 194 mil. O motor tende a ser o mesmo do atual 12C, 3.8 V8 tur-

bo, mas com redução de potência, ficando em torno dos 450 cavalos. O objetivo da McLaren é fazer com que o P13 se torne um rival para o Porsche 911. Com a utilização ampla de materiais leves, como fibra de carbono, o novo esportivo deverá ser apresentado no final de 2014, chegando ao mercado apenas em 2015.


14

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

www.radarnews.com.br


www.radarnews.com.br

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

O que você procura está aqui Foto: Divulgação

Em breve também na Internet

Cresce a procura do serviço de monitoramento eletrônico Nos últimos anos, o mercado de vigilância eletrônica, que inclui câmeras, alarmes e cercas elétricas, cresceu em longa escala no Brasil. Em Ribeirão Preto, Sertãozinho e outras cidades da região a instalação destas ferramentas de proteção tem sido essenciais para garantir segurança aos lares e estabelecimentos comerciais. Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o mercado de vigilância eletrônica, cresce em média 10% anualmente no Brasil. Em 2012, o setor movimentou a ordem de R$ 4,2 bilhões. Especialistas de segurança orientam que é importante contar com o apoio de profissionais que identificam a situa-

ção de perigo e tomam as providências necessárias, mesmo à distância. E com esse intuito de evitar situações como essas, as empresas que prestam serviço de monitoramento contam com sistemas que facilitam o atendimento em diversas ocorrências. No mercado é possível encontrar pacotes, com central de atendimento e profissionais preparados para acompanhar 24 horas por dia, os acontecimentos sinalizados pelos dispositivos. A maioria das empresas do setor de vigilância oferecem sistemas de monitoramento residencial com central de alarme, teclado e sirene embutidos. Além disso, existem sistemas com dois chaveiros, com funções de arme, desarme, pânico audível e silencioso.

15


16

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

www.radarnews.com.br


www.radarnews.com.br

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

17

O que você procura está aqui Em breve também na Internet

Dezenas de empresas de Ribeirão Preto, Sertãozinho e região já estão apostando nos programas de trainees para atrair jovens, ainda sem experiência, mas com potencial para se desenvolver dentro da organização. O crescimento profissional rápido, o salário alto, e a possibilidade de construir uma carreira em uma empresa de grande porte estão entre os principais atrativos dos sistemas de trainee. Geralmente, estes programas costumam ser compostos por três etapas. Os testes online é a primeira fase e grande filtro feito pela empresa, sendo a fase que mais reprova. Nessa etapa, são aplicados testes de inteligência cognitiva. Em seguida acontece o business night, um encontro entre os candidatos e executivos da companhia para que os jovens interajam e conheçam ainda mais o negócio. A última fase é o assessment center, uma avaliação presencial composta de trabalhos em grupo (dinâmica), trabalhos individu-

ais, apresentação em grupo e individuais e entrevistas. Concorrência – A concorrência nos programas pode chegar a 4.300 candidatos por vaga, caso de uma vaga ofertada por uma multinacional em 2012. A empresa brasileira teve 77.403 inscritos e apenas 18 aprovados. OPORTUNIDADE NO ESTADO DE SP – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está com inscrições abertas para concurso com vagas de trainee. O prazo para inscrição vai até 1º de novembro. Candidatos de nível médio podem concorrer a vaga de trainee, com salários que variam de R$ 1.829,00 a R$ 3.145,00. Já no nível superior, possui a opção para analista trainee com 22 vagas e assistente trainee, com 18 vagas. Os salários variam de R$ 2.599,00 a R$ 7.188,00. A prova para todos os cargos acontece no dia 15 de dezembro e outras informações podem ser obtidas no “Disque Vunesp”: (11) 3874-6300 ou no site: www.vunesp.com.br.

Fotos: Divulgação

Trainee proporciona crescimento profissional rápido e bons salários


18

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Segundo Caderno

rADAR turismo

erica alves

erica.alves@grupomidia.com

Foto: Divulgação

“O Rio de Janeiro continua lindo...”

Natureza, cultura e história encantam turistas do Rio de Janeiro

O

Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas e fotografadas do País, sendo cenário para vários filmes nacionais e internacionais. Rica em sua beleza natural, guarda importantes patrimônios históricos e culturais. A cidade foi a segunda capital do Brasil, depois de Salvador, sendo sede do governo brasileiro de 1763 até 1960, quando foi inaugurada Brasília. Oscar Niemeyer, o maior arquiteto do País, deixou sua marca no Rio de Janeiro e em Niterói com obras incríveis como o MAC – Museu de Arte Contemporânea, sendo o cartão postal mais importante da cidade de Niterói, além da Passarela Professor Darcy Ribeiro – Sambódromo e a Passarela da Rocinha no Rio de Janeiro dentre outras obras. Os atrativos turísticos mais conhecidos da capital são o Pão de Açúcar e o Corcovado, além das praias de Ipanema, Leblon, Copacabana, Barra dentre outras. Mas além da capital, o Estado re-

serva belezas e atrativos para todos que o visita. A região dos lagos, também chamada de Costa do Sol, reúne algumas das cidades mais visitadas como: Cabo Frio: A cidade possui o maior suporte para receber os turistas como restaurantes, hotéis, bancos e diversas atrações. Alguns pontos turísticos não podem deixar de ser visitados como: • Praia do Forte: é a praia mais famosa da cidade com 7,5 Km de águas transparentes; • Forte São Mateus: Construído pelo Governador do Rio de Janeiro, Martim de Sá, foi inaugurado em 1620 com o propósito de impedir a passagem de embarcações inglesas, francesas e holandesas que vinham buscar Pau-Brasil; • Praia do Peró: Suas águas são límpidas e a temperatura fica em torno dos 22º; • Praia das Conchas: É considerada uma das mais bonitas do Brasil pela cor azul turquesa de suas águas e formato de concha. Suas

águas cristalinas, mansas e costas rochosas transformam o oceano em um aquário natural com muitos peixes, ideal para prática de mergulho. Arraial do Cabo: Conhecida como a “Capital do Mergulho”, além do banho de mar as praias são propícias para a prática de esportes náuticos e a pesca. As principais praias da cidade são: •Praia Grande: Com altas ondas, a praia é boa para a prática do surf; •Prainha: Localizada na entrada da cidade, com águas mansas é uma das mais frequentadas da região; • Praia Brava: Perigosa para banhos, mas a preferida dos surfistas, o local é completamente selvagem; •As Prainhas: São duas praias separadas por uma pedra que se tornam uma só enseada quando a maré esta cheia; •Praia do Forno: De difícil acesso e com vegetação típica de restinga que se estende até a água, que é transparente, morna e esverdeada.

Saquarema: Possui como atrações principais: •Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth: O local possui uma lenda, difundida pelo antigos pescadores locais, que em 1820 o templo estava em condições precárias e tentaram construir a igreja em outro local, porém a imagem da Santa reaparecia no local original, que determinou a construção da igreja, em 1837, no promontório (ponta de terra que mais adentra em direção ao mar). A história levou a cidade a ser referência para o turismo religioso e cultural. •Praia de Itaúna: Famosa por suas ondas atrai muitos surfistas. •Praia da Vila: Para quem procura agitação este é o local ideal, com quiosques, bares e restaurantes, com uma paisagem tropical, a praia possui águas limpas e boas ondas. Armação de Búzios: A cidade é hoje destino turístico internacional, sendo o local escolhido por muitos argentinos. Com 26 praias é banhada pelas correntes marítimas

da Antártica e do Brasil. Para os amantes de Mountain Bike, Búzios possui inúmeras trilhas em lugares de vegetação fechada de mata atlântica, com passeios guiados e aluguel de bicicletas. Alguns locais que o turista não pode deixar de visitar são: •Praia de Geribá: De mar aberto e com ondas propícias para a prática do surf, wind surf e outros esportes. Possui serviço de bar e é excelente para caminhadas. •Praia de Ferradurinha: De águas calmas e pequenas dimensões é excelente para os amantes da fotografia. •Orla Bardot: Uma singela homenagem a Brigitte Bardot, foi dado o seu nome a um dos principais pontos turísticos da cidade. Apesar de toda exuberância do litoral carioca, o Estado tem muito mais a oferecer. Catedrais, Igrejas, Florestas, Fortes, Mirantes, Parques e muito mais pode ser conferido pelo turista que tem o Rio de Janeiro como destino.

Radar Gastronômico Influência portuguesa

Foto: Divulgação

A gastronomia carioca é intensamente influenciada pelos lusitanos

Os restaurantes mais tradicionais e antigos do Rio de Janeiro são de origem portuguesa como o Nova Capela, a Adega Flor de Coimbra, Rio Moinho e o Penafiel, sendo os bolinhos

de bacalhau, item imprescindível nos cardápios cariocas. Com o crescimento do gosto do brasileiro por botecos e a chegada de novas gerações de chefs ao País, a gastronomia do Rio de Janeiro garante criatividade e inovação, com releitura de pratos clássicos e criações jovens sobres pratos e ingredientes típicos. O paladar do carioca, hoje em dia, adora um desafio. Receitas ousadas

utilizando caças, cordeiros, bochechas de javali e arroz de pato, este último, um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, atraem um público fiel nos vários restaurantes espalhados pela cidade. “No começo, houve certa resistência. Os pratos mais pedidos eram os mais brasileiros, o picadinho, a carne-seca… Aos poucos, os clientes começaram a pedir receitas mais ousadas. Hoje, sirvo bochechas de javali, um dos maiores sucessos atuais, e as pessoas comem, mas antes era impensável. Também foi preciso fazer algumas adaptações. O arroz de pato, por

exemplo, na tradição portuguesa, é mais seco, mas os brasileiros queriam mais úmido, e assim fizemos. Restaurante é casa de família, tem que ser confortável. Hoje o arroz de pato é uma referência do Antiquarius, um dos mais pedidos” conta Carlos Perico, proprietário do restaurante Antiquarius. Os portugueses que vieram para o Brasil no século passado e que tanto influenciaram a gastronomia carioca trouxeram, além da tradição de se trabalhar em bares, padarias e restaurantes, diversas receitas de embutidos e carnes curadas. Um dos maiores representantes da cozinha lusitana de

raiz, as alheiras, podem ser encontradas em vários endereços, dos mais típicos, como o Adegão Português, em São Cristóvão, centro da comunidade portuguesa no Rio, e a Marisqueira, em Copacabana, até lugares como o Astor, que serve uma deliciosa porção com alheiras, batatas fritas e dois ovos estrelados por cima. A sobremesa carioca também sofre forte influência portuguesa como ovos moles, encharcada, pastel de nata, toucinho do céu, rocambole de ovos moles além criações diferentes como os ovos moles com sorvete de canela e nozes servido em uma taça de Martini.


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

rADAR cultural

19

Priscila Soares

Em cima do palco

priscila@grupomidia.com

Fotos: Divulgação

Como anda o cenário do teatro na cidade e no Brasil

Grupo Teatral Engasga Gato A arte que começou antes mesmo de Cristo foi se difundindo pelo mundo ao longo dos anos e tem se tornado uma manifestação cultural cada vez mais popular. O teatro atrai expectadores por sua força de transmitir sensações e sentimentos do modo mais real possível. Em Ribeirão Preto, cresceu muito nos últimos cinco anos, com vários grupos, coletivos de teatro, espaços culturais e pontos de cultura. “Não que antes não existia produção teatral, mas eram no máximo três grupos em especial o Grupo Fora do Sério, que foi referência nos anos 90. Atualmente, a união e o engajamento dos grupos é muito maior, com todos sentindo grande necessidade de fomentar cultura na cidade”, conta

Gabriel Galhardo, ator no Grupo Teatral Engasga Gato. O Engasga Gato é um grupo muito ativo na rua, investindo nesse tipo de arte mambembe, que atrai, encanta e oferece um pouco de cultura em meio ao caos do dia a dia. “Quem está na rua adora ser surpreendido com alguma ação cultural. Fora isso, ainda existe a aproximação do público com o centro da cidade, que está tão esquecido com o crescimento do número dos Shopping Centers. Por isso, desenvolvemos o “Projeto ReviraRua - Reconhecendo o Centro da Cidade”, que está na sua 2º edição. A proposta é que durante 12 meses façamos atividades no centro de Ribeirão como rodas de manifestações populares, sebos ao ar livre, dança, teatro,

música, xilogravura, cortejo histórico e por ai vai”, conta o ator. Como tudo começou O teatro surgiu na Grécia Antiga, durante o século VI a.C, em consequência dos rituais e cultos realizados em homenagem à Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade. Tais comemorações aconteciam durante a primavera e eram regradas à dança, música e muita festa. Em uma destas celebrações, um homem chamado Téspis fez uso de uma máscara humana enfeitada com cachos de uva, representando o deus Dionísio. Com este ato, Téspis foi considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Passando o tempo, as homenagens ao deus Dionísio começa-

ram a crescer, ficando cada vez mais elaboradas com os gregos passando a incrementar cenas do cotidiano junto às celebrações ao deus do vinho. Durante esta época, as mulheres não podiam participar das encenações, sendo todos os papéis representados pelos homens, dentro de grandes círculos. Com a popularização do teatro na Grécia, foram construídos grandes prédios, onde aconteciam as apresentações, consolidando o teatro como uma das expressões artísticas mais importantes da cultura grega. No Brasil, o teatro chegou de uma forma pedagógica, sendo que o Padre Manuel da Nóbrega encomendava “autos” ao Padre José de Anchieta para a catequização dos índios. A primeira ence-

nação foi o “Auto de Santiago”, na Bahia em 1564. Durante o século XVII, o teatro brasileiro entra em uma era romântica, com as peças “O Poeta e a Inquisição”, de Gonçalves Magalhães e “O Juiz de Paz na Roça”, de Martins Pena, autor que influenciou grandes nomes como José de Alencar, Joaquim Manoel de Macedo e Machado de Assis. Em 1880, foi fundada a primeira companhia dramática brasileira por escravos libertados na Nigéria, a Brazilian Dramatic Company. Durante a Ditadura Militar, o teatro nacional sofreu com o silêncio forçado, porém com o teatro de revista, conseguiu ter um pouco de voz ativa. Surgem aí companhias que marcaram a história como Procópio Ferreira, Eva Tudor, Dulcina de Moraes e Jaime Costa. Além das companhias, a ousadia e a coragem de grandes escritores entraram em cena para enfrentar a ditadura como Oswald de Andrade, que escreveu “O Rei da Vela”, “O Homem e o Cavalo” e a “A Morta”. O teatro moderno, feito com companhias experimentais surgiu em 1938, com a fundação do Teatro do Estudante do Brasil, por Paschoal Carlos Magno. Uma década depois, é criado o TBC, que introduziu técnicas e repertórios estrangeiros ao teatro nacional. Em 1957, acontece a inauguração do Teatro de Arena de São Paulo, marcando a entrada de muitos atores amados para o profissional, sendo a maioria conhecida hoje pelo grande público. Com o Golpe Militar de 64, o teatro passa por uma prova de fogo, com atores e diretores sendo obrigados a enfrentar uma censura absurda, abandonando os palcos e sendo exilados em outros países. Atualmente, com as leis de incentivo, como o Proac edital e ICMS, a Lei Rouanet, Editais do Minc e Funarte, o teatro ganhou força, espaço e garra em todo o País. Confira e entrevista na íntegra com o ator em www.radarnews.com.br


20

moda

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Semana de tendências para o Outono/Inverno 2014 Os desfiles realizados durante a São Paulo Fashion Week, trouxeram muitas surpresas para as próximas temporadas como as coleções de Lolitta, Guiuliana Rommanno, Der Metropol, Gabriela Sakate, Alphorria e Marcelo Sommer. Uma outra grande novidade apresentada para o evento foi a parceria entre a SPFW e a revista Vogue com o intuito de realizar ações que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento do mercado de moda no País. “É nosso papel apontar mudanças no mercado e a “Vogue”, como Condé Nast, sempre assumiu historicamente no cenário global o papel de fomentar a moda com esse olhar à frente. Nada mais natural do que replicar essa atuação no Brasil,” declara Paulo Borges, criador do Calendário Oficial da Moda Brasileira. Segundo a Diretora de Redação da “Vogue”, Daniela Falcão, a moda no Brasil vive um momento de transformação, comprovando a consolidação de diversos seto-

res, provando o sucesso dos 18 anos da SPFW. “No mundo todo a “Vogue” tem esse papel de curadora, de identificar talentos e de fortalecer a moda local. Esse tour de force para trazer novas marcas ao SPFW é apenas o início de uma longa parceria com o IN-MOD, que inclui também projetos de fomento e profissionalização das marcas de moda nacionais de grande impacto. Em breve vamos anunciar essa outra parceria, que visa garantir que estilistas promissores consigam desenvolver todo o seu potencial,” declara Daniela. Outros nomes que retornaram à semana da moda, após pularem uma temporada, foram Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço. Alexandre Herchcovitch trouxe sua coleção com um desfile exclusivamente masculino. Além disso, Pedro Lourenço apresentou sua coleção em um vídeo-desfile em Paris, com adaptação ao inverno brasileiro. Algumas coleções fizeram desfiles externos como Pedro Louren-

ço na Faap, Reinaldo Lourenço em seu showroom, Ellus e Alexandre Herchcovitch mostraram suas criações no Teatro Municipal e a Cavalera no anfiteatro aberto do Parque Villa-Lobos. Supermodelos – A SPFW contou também com a participação de grandes modelos. Gisele Bündchen retorna às passarelas brasileiras pela Colcci, após dois anos. A marca também anunciou que a modelo brasileira será a estrela de sua próxima campanha. Candice Swanepoel, Angel da Victoria´s Secret desfilou pela Forum e Karlie Kloss, pela Animale. Isabeli Fontana continua brilhando pela Tufi Duek e Carol Trentini, que acabou de ter bebê, desfilou exclusivamente para a Ellus. Para o lançamento da marca Pat Pat´s, de Andréa Viera, filha de Patrícia Viera, a marca trouxe Alice Dellal, que é prima de Andréa, ao Brasil. O desfile aconteceu na piscina do Hotel Unique, no Jardim Paulista e foi muito aclamado pela crítica.

Fotos: Divulgação

Foto: Tricia Vieira

Confira como foi a 18ª edição da São Paulo Fashion Week

Animale

Isabeli Fontana para a Tufi Duek

Osklen

Herchcovitch

Osklen

Animale

Herchcovitch


Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

21

radar social

patrícia bonelli

patricia@grupomidia.com

Sob Nova Direção Este é o nome dado a exposição do artista de Ribeirão Preto Marcelo Maimoni, que teve seu coquetel de lançamento na quinta-feira (24/10) na Galeria Adearte. São 20 obras expostas que utilizam troncos, galhos, raízes, plásticos, restos de concreto e ferro para refletir momentos contemporâneos da sociedade. A exposição tem entrada gratuita e segue até dia 14 de novembro.

José Carlos Fortes Guimaraes Jr, Victor e Reinaldo Melo

Lideranças reunidas A ABRH-SP Regional Ribeirão Preto realizou o primeiro “Temas em Debate – Os impactos das redes sociais no ambiente corporativo”, no auditório do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Denise Lustri, Diretora da Regional Ribeirão Preto, recebeu o advogado Evandro Grili, sócio do escritório, Paola Miorin, da Rebellion Comunicação e Carlos Furlaneti, que trouxe para os presentes o case Clealco, que implantou o Programa de Comunicação “Colaborador Conectado”.

Fábio Fernandes

Doria Junior,

Ricardo Almeida

Para dentro da telona Um evento inspirado nos grandes sucessos do cinema. Foi assim que aconteceu o Special Tour 2013, no último sábado (26/10). O evento trouxe decoração temática de grandes sucessos do cinema, como Jurassic Park, Piratas do Caribe e Harry Potter. As atrações da noite foram o sorteio de duas viagens para a Disney e a apresentação da dupla João Lucas e Matheus e do DJ Evandro Bianco.

Musical Infantil Uma superprodução irá encantar adultos e crianças nos dois primeiros finais de semana de novembro. O musical “Branca de Neve e os sete anões” estreia dia 1º de novembr,o no Centro de Eventos RibeirãoShopping, com mais de 50 profissionais, 180 figurinos, cinco cenários rotatórios e projeções em 3D. O espetáculo usa de ilusionismo, levitações e pirotecnia para criar um ambiente mágico que envolve o público de todas as idades.

Sala Mundo

Paula Azevedo

LIDE Interior No último sábado (26/10), o Tênis Country Clube de Ribeirão Preto recebeu cerca de 400 convidados para o almoço de confraternização do 2º Tênis Challenge, promovido pelo LIDE Interior SP em parceria com o Espaço Golf. O evento contou com atletas do tênis, inúmeros empresários e presenças ilustres como João Dória Jr., fundador do LIDE e o estilista Ricardo Almeida.

Exemplo de superação Na quinta-feira (24/10), o ex-atleta Oscar Schmidt esteve em Ribeirão Preto para dar uma palestra motivacional. O evento aconteceu no Centro de Eventos Taiwan e reuniu cerca de mil pessoas. Durante sua apresentação, o famoso jogador de basquete, conhecido como mão santa, contou parte de sua história com muito bom humor.

Oscar Schmidt Aline Rosado e Guilherme Montefeltro Neto

A Diretora do Colégio Metodista, Babete Nassif, esteve presente no Congresso Sala Mundo, em Curitiba, ao lado da psicóloga Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna. O Instituto está desenvolvendo um projeto que procura descobrir a melhor maneira de medir as habilidades não cognitivas e ofertar acesso à escola para todas as crianças e jovens, sem discriminação. Errata: Diferente do publicado nesta coluna na edição Nº11, o Gerente de Marketing do Shopping Iguatemi chama-se Felipe Barbosa e não Fernando, como foi legendado.

Henrique Azevedo

Thais, Edmilson Jr. e Lucia Caparelli

Luiz Ferriani e Cristina Menegucci

Hugo Gazola e Milena Del Arco


22

Radar News

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

MENALTON BRAFF menalton@uol.com.br

Navegar é preciso Quando procurei no mapa, encontrei a cidade lá no litoral sul, perto do fim da Ilha Comprida. Ou do início, dependendo de onde você estiver vindo. Então pensei, aproveito para ver o mar, que faz mais de um ano que não vejo. A descida foi demorada, pois havia congestionamento em algum ponto que o motorista já estava sabendo. Descemos pela Imigrantes e lá no litoral entramos à direita, como eu já tinha imaginado pelo mapa. Vários quilômetros andados, o GPS nos mandou subir na dire-

ção da BR-116. Fiquei quieto, porque não discuto com GPS, mas tive a sensação de que estava sendo sequestrado e seria levado para Curitiba. Conheço bem estas estradas que levam para o Sul. Meus conterrâneos, os gaúchos, costumam dizer que cavalo bom sabe o caminho do rincão. A comparação não me ofendeu, pois não passa de um dito popular. De repente, subimos por um viaduto e atravessamos para o outro lado da BR-116. De volta para São Paulo? Talvez o motorista estivesse arrependido.

Horóscopo Áries - 21/03 a 20/04

Semana bem complicada. Fuja dos confrontos com colegas e evite discussões com os seus superiores, porém mantenha-se firme nas suas atitudes.

Touro - 21/04 a 20/05

Mas não, pouco adiante entramos por uma estrada vicinal e muitos quilômetros depois uma ponte nos deixou dentro de Iguape. A cidade é linda, com suas casas centrais (deve ser a parte mais antiga da cidade) todas pintadas com uma barra inferior, portas e janelas emolduradas com cores diferentes da parede. Tudo pintura nova, como se estivéssemos entrando em uma cidade fantasia. Todas elas antigas, muito antigas. Mais tarde fui informado de que Cananeia é a cidade mais antiga do Brasil e a segunda é

equipe, esteve presente o Eduardo Santana, da Poiésis, agitador cultural e figura simpaticíssima que já tenho encontrado em outros eventos envolvendo a literatura. Ao fim, não sei se provei que literatura não é entretenimento, mas arte, como era meu pro -pósito. Sei apenas que foi uma oportunidade de ouro para tentar esclarecer este assunto, que tanta confusão vem gerando entre nós. Pelo que consegui observar, apesar de meu tempo bastante curto, o 1º FLI sacudiu a cidade de Iguape. Mas acabei não vendo o mar.

Câncer - 21/06 a 21/07

Libra - 23/09 a 22/10

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Leão - 22/07 a 22/08

Escorpião - 23/10 a 21/11

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12

Peixes - 20/02 a 20/03

Todas as atividades criativas estarão favorecidas durante a semana e com isto, sua capacidade para concretizar tarefas que ainda não havia encontrado solução, será redobrada.

Mantenha-se atento ao que se passa em seu redor e, de acordo com as ofertas que surgirem, tome as suas decisões. Será uma semana muito positiva.

Semana com possibilidade de desenvolvimento e evolução pessoal. Bom momento para iniciarem novas tarefas e concretizarem projetos que, por uma razão, ou outra, se encontravam numa fase de impasse.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Virgem - 23/08 a 22/09

Mudanças de emprego, novos projetos e mudanças nas suas atividades poderão acontecer nesta semana. Se bem aproveitada, a semana trará ótimos retornos.

Iguape. Meu amigo, o poeta Alfredo Rossetti, me informa que, em visita ao Brasil, Camus foi levado ao litoral por Oswald de Andrade para conhecer Iguape. A Oficina Cultural Gerson de Abreu, de Iguape, sob a coordenação da tão competente quanto simpática Leila Horiguti, organizou o 1º Festival Literário de Iguape, nos dias 17 a 20 deste mês. Minha palestra (Literatura não é entretenimento) aconteceu na noite do dia 18, com casa lotada e muita discussão final. A recepção não poderia ser melhor. Além da Leila e sua

Projetos e planos que se encontravam em fase de decisão irão finalmente se concretizar. Reconhecimento das suas capacidades, na área profissional, será intenso

A semana irá iniciar-se da melhor forma, no aspecto profissional e, ao longo deste período, irão concretizando-se projetos que se encontravam pendentes. As complicações poderão surgir em vários níveis, principalmente na relação entre colegas. Contenha os seus impulsos e poderá evitar situações desagradáveis. Na área profissional, os projetos e tarefas se mantém em pleno desenvolvimento, abrindose grandes possibilidades para iniciar e alcançar novos projetos.

Período em que terá de dar o seu melhor. Fase intensa e que irá ocupar, praticamente, o seu tempo todo. Tente ser frio de raciocínio e não se deixe influenciar por falsos conselhos. Área profissional bastante intensa e que poderá lhe criar algumas dificuldades em relação a reações temperamentais. Deverá coordenar melhor as suas tarefas e evitar os conflitos. No trabalho poderá encontrar, durante esta semana, algumas dificuldades em tomar decisões sempre que os relacionamentos entre colegas tiverem um peso nas suas opções.


Radar News

Fale com

sexta-feira e fim de semana, 01, 02 e 03 de novembro de 2013

Esportes

23

radarnews@grupomidia.com

Comercial anuncia novo técnico

Renan Leite

renan_msleite@yahoo.com.br

Já é campeão! O Cruzeiro já é mais do que virtualmente o campeão brasileiro de 2013. O time celeste apostou em jogadores não tão cobiçados, nem tão caros e, ao mesmo tempo, com certa técnica. Trouxe William, Dagoberto, Everton Ribeiro, Nilton e Cia. Ao seu lado, um técnico vitorioso no Coritiba e revelação nacional: Marcelo Oliveira. Com uma campanha inquestionável, é merecedor do título e de conquistar seu lugar na Libertadores 2014 – já como um dos favoritos no próximo ano. Excelente trabalho!

Quinta vaga Os times de São Paulo parecem que não estão se atentando a possibilidade de uma quinta vaga para a Libertadores por meio do nacional. Caso Grêmio ou Atlético-PR se tornem campeões da Copa do Brasil – estão na semifinal e, um deles, já garantido na final, a quinta vaga se abre já que ambas as equipes estão no G4. Hoje, o Santos está a cinco pontos do Goiás, enquanto o São Paulo está a seis. Com duas rodadas, ambas as equipes podem ocupar a posição. Essa é uma realidade que, aparentemente, apenas o próprio Goiás e o Vitória estão atentos. E, claro, rezando para que nenhum brasileiro conquiste a Sulamericana, que tiraria o quinto lugar na Libertadores. Complexo, mas nem tanto.

Patacolá! O atacante Alexandre Pato, crucificado pela torcida corintiana, mostrou não ter personalidade para contornar a situação. Escondido, o jogador deveria ter uma postura mais digna da sua fama e valor financeiro para o clube. Após um pênalti cobrado com tamanha displicência, o mínimo que o jogador poderia fazer era vir a público, pedir desculpas e ir para o clássico contra o Santos com sangue nos olhos. Não fez nenhuma coisa e nem outra. Pelo contrário: emitiu uma nota e, no segundo tempo do jogo em Araraquara, entrou em campo com o corpo mole como sempre. Assim, Pato parece não ter espaço nem no time de Tite e muito menos no coração da Fiel, que sempre idolatrou guerreiros em campo.

O Comercial finalmente oficializou a escolha de seu técnico para o Paulistão 2014. Toninho Cecílio foi anunciado como novo treinador do clube e vai comandar o Leão na próxima temporada. O treinador de 47 anos foi demitido do Guaratinguetá em setembro deste ano e desde então estava sem clube.

Cecílio tem passagens recentes por Avaí (SC) e Paraná Clube. O treinador comercialino jogou no início da década de 90, com Eduardo Ferreira, atual dirigente do Leão, no Palmeiras. A assessoria do Comercial informou que o treinador será apresentado na próxima segunda-feira (4/11), às 16h, no Estádio Palma Travassos.

Come-Fogo é confirmado no Paulistão 2014 Por conta da mudança no regulamento do Paulistão de 2014, um dos principais clássicos do interior brasileiro esteve ameaçado de não ser realizado. No entanto, para o alívio de botafoguenses e comercialinos,

homenagem

o Come-Fogo estará de volta à ativa na primeira divisão do Campeonato Paulista. Botafogo e Comercial caíram em grupos diferentes no sorteio realizado nesta semana, na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Corinthians enfrenta Vitória no Barradão Pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta neste domingo (3/11), às 17h, o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador (BA). O Timão que está na 12ª colocação, vem de um empate contra o Santos.

Já o rubro-negro baiano conta com o incentivo do seu torcedor para se aproximar ainda mais do grupo que se classifica para a Libertadores do ano que vem. O Vitória é o 6ª na tabela, cinco pontos atrás do Atlético -PR, quarto colocado.

Mesmo com punição, SPFC enfrentará Portuguesa no Morumbi Punido com a perda de quatro mandos de campo pelos tumultos entre torcedores e policiais no clássico contra o Corinthians, o São Paulo ainda atuará em casa mais uma vez no Campeonato Brasileiro. Amparado no regulamento geral de competições da CBF, o Tricolor enfrentará a Portuguesa, neste sábado (2/11), no

Estádio do Morumbi. Além do jogo deste final de semana, o São Paulo ainda tem mais três jogos a fazer como mandante e todos eles terão que acontecer a 100km da capital: contra Flamengo, Botafogo e Coritiba. O time ainda joga fora de casa diante de Inter, Atlético-PR, Fluminense e Criciúma.

Palmeiras precisa de três vitórias para ser campeão Mesmo com a volta à Série A garantida, o Palmeiras agora joga as últimas seis rodadas da Segunda Divisão em busca do título do Campeonato Brasileiro da série B, para isso, são necessárias três vitórias. Ciente de que ainda resta um objetivo a ser alcançado, o clube mantém os projetos das caravanas fora de casa, já contando o

jogo deste sábado (2/11), às 16h20, contra o Paraná, no Estádio Durival Britto, em Curitiba (PR). O Verdão é líder isolado da Série B com 69 pontos, nove a mais do que a vice-líder Chapecoense. O Paraná é sexto, com 50 pontos, três atrás do que o Avaí, quarto colocado e integrante do grupo de quatro equipes que subiria de divisão.

Adeus “galera”

Morre Renê Andrade, radialista e colunista do Radar News

Ribeirão Preto e região perdeu nesta semana um dos grandes ícones do rádio. O jornalista e radialista Renê Andrade, de 56 anos, conhecido pelo bordão “alô galera”, morreu na segunda-feira (28/10), em um hospital de Ribeirão Preto. Há mais de um mês, Andrade estava internado com problemas cardíacos. O radialista havia sofrido uma parada cardiorrespiratória na madrugada de sábado (26/10) e novamente na segundafeira (28/10) teve complicações. Trajetória – Há mais de 30 anos atuando como repórter esportivo, Renê Andrade era conhecido pelo carinho que tinha com o Comercial, time no qual tentou ser presidente na década de 90. Em agosto deste ano o profissional havia estreado sua coluna na versão online do Radar News. Veja o conteúdo disponível no portal: www.radarnews.com.br/category/colunistas/reneandrade/ Confira os depoimentos sobre Renê Andrade: “Existem pessoas que encontram sua verdadeira vocação profissional. E o Renê era um puro exemplo disso. Ele tinha o amor

pelo rádio. Foi um dos maiores comercialinos da história do clube. Era uma pessoa muito solidária.” Corauci Neto / Radialista “Acho que Ribeirão perdeu um grande profissional da comunicação. Toda a equipe do Comercial esteve nestes últimos meses em oração pelo Renê. No entanto, ele não resistiu. Lembro que era um dos poucos radialistas que brigava pelos times da nossa região. Era uma grande voz no esporte regional.” Rogério Vieira / Vice-Presidente do Comercial F. C “Foi um grande jornalista. É uma perda lastimável na comunicação da nossa região. O Renê foi muito importante para o desenvolvimento da crônica esportiva de Ribeirão Preto.” Gustavo Assed / Presidente do Botafogo F. C “Era uma pessoa maravilhosa, que conheço desde criança. Um ótimo companheiro profissional. Lembro que foi ele que criou o bordão no rádio, o conhecido ‘Alô galera’. Deixará muitas saudades.” JC Caparelli / Radialista


24

Radar News

www.radarnews.com.br

www.radarnews.com.br

sexta-feira e fim de semana, 01,02 e 03 de novembro de 2013

Horário de Fechamento DESTA EDIÇÃO:

22:59 Quinta-feira

Atendimento ao leitor

Redação

Rua Antônio Manoel Moquenco Pardal, 1027 - Ribeirânia - CEP: 14096-290 Ribeirão Preto-SP redacaorn@grupomidia.com Telefone: (16) 3629-3010

radarnews@grupomidia.com Telefone: (16) 3629-3010

comercial

comercialrn@grupomidia.com Telefone: (16) 3629-3010

circulação:

Ribeirão Preto e mais 15 cidades: Sertãozinho, Barrinha, Guatapará, Pontal, Jaboticabal, Jardinópolis, Pradópolis, Serrana, Serra Azul, Cravinhos, Batatais, Brodowski, Dumond, Altinópolis, Cajuru.

Produtos

Outros produtos do Grupo Mídia: HealthCare Management; HealthARQ; Full Energy; Saúde Online, dentre outros.

Ponto Final

Não chore, haja!

E

ram duas horas da tarde, um motociclista, andando pelas ruas da Zona Leste de São Paulo, foi abordado por dois homens. Com um revólver 38, o assaltante Leonardo Escarante, de 18 anos, aborda a vítima e sobe na moto roubada. Tudo isso em questão de segundos. Entretanto, logo ali estava um policial que desceu de seu veículo e disparou dois tiros. Um deles atingiu o abdômen de Leandro. Este seria mais um caso entre os milhares que ocorrem pelas ruas do Brasil se não fosse uma câmera filmadora. Tudo foi gravado e visto por milhares de pessoas, até fora do Brasil, e compartilhado nas redes sociais. Opiniões como “tem que matar bandido”, o “o policial fez sua função” rechearam posts na internet. Ao ver o vídeo, a Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, declarou-se “comovida” ao assistir o vídeo. Cabe aqui parte de seu relato: “O pior não é nem o ato em si, a violência gratuita praticada pelo

policial. O que é mais chocante é a reação das pessoas, habituadas à cultura da violência, acabam reproduzindo o discurso elitista, reacionário, neoliberal e fascista de que bandido bom é bandido morto. É necessário compreender que quando uma pessoa dessas, vítima do capitalismo selvagem, atira em alguém, fomos nós que lhes demos a arma e a municiamos.” Não raro, pessoas relacionam os direitos humanos como defesa para criminosos, afinal sendo estes humanos, logo tais direitos devem prevalecer. Eis o grande xeque-mate da universalidade dos direitos: “Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.” Desculpe-nos, Secretária, mas ao chorar por ver este vídeo, muito provavelmente a senhora não vê além dos muros de vossa casa, ou ainda

não dispôs de tempo suficiente para ler os noticiários da imprensa. Leandro é reflexo do descaso do Estado e, provavelmente, já nasceu com muito de seus direitos violados. Cometer um crime não está dissociado de fatores sociais, de desemprego, dentre outras carências. A criminalidade surge onde há omissão do Estado, e chorar pelo leite derramando de nada adianta. Mas, analisando apenas o fato em si, estaria o policial praticando violência gratuita? Em nota, a Polícia Militar informou que “a análise preliminar do vídeo sugere que a ação do policial militar foi legítima e correta”. E realmente assim foi. Afinal, se o Estado não cumpriu seu papel com Leonardo durante seus 18 anos de vida, porque então a indignação devido à ação de um policial que ali estava para defender a segurança de mais pessoas? A violência nunca é gratuita, Secretária, ela é, justamente, o reflexo deste discurso elitista ressaltado em vossas palavras, feito por décadas por aqueles que veem a realidade apenas pela

janela de casa. Mas se a senhora, Secretária, deseja mais casos para indignar-se olhe para a família de Douglas Rodrigues. O estudante, de 17 anos, passava com o irmão de 13 anos em frente a um bar, na Zona Norte de São Paulo, quando houve a aproximação dos policiais. Ele, então, foi baleado por um policial militar que afirmou ter disparado acidentalmente. “Por que o senhor atirou em mim?”, perguntou o adolescente ao policial. A resposta se justifica por um disparo acidental que, minutos depois, tirou a vida do adolescente. O Estado não chorou a morte deste trabalhador (Sim! Ele trabalhava em uma lanchonete), mas as manifestações (feitas da pior maneira possível: através da violência) tomaram conta das ruas de São Paulo e chegou, até mesmo, a bloquear a Rodovia Fernão Dias. Os Direitos Humanos estão fundamentados na premissa moral de que todas as pessoas merecem igual respeito. O Estado não pode escolher qual pessoa tem mais va-

lor que a outra. Assim como tais direitos não podem ser um empecilho para o desempenho da Polícia. Uma polícia que respeita tais direitos tem uma eficiência maior, não pratica “acidentes”, realiza ações pensadas tomadas em momentos certos. Logo, a segurança de todos prevalece. Então, Secretária, lamente-se pela corrupção inflada na polícia que mata Douglas, Amarildos e outros cidadãos de bem por “acidente”. E trabalhe para que tantos Leonardos possam ser resgatados das garras deste “capitalismo selvagem”. Afinal, conforme a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” Que o Estado defenda Direitos Humanos para humanos de direito e que tenhamos mais humanos de direito em nossa sociedade.

Colunistas da próxima edição

Eduardo Landi

RENAN LEITE Colunistas

Cirurgiãodentista com especialização em periondontia.

Jornalista com experiência em coberturas esportivas.

Menalton Braff Membro e segundo vice-presidente da UBE e escritor.

adriano peixoto Advogado especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário.

Não há nenhum segredo para o sucesso. É o resultado de preparação, trabalho duro, e aprender com o fracasso. - Gen. Colin L. Powell


Radar News 12a Edição