
17 minute read
NOVIDADES
Os cheiros como porta de entrada para as emoções
A N&L Indústria está desenvolvendo fragrâncias exclusivas para os novos produtos que, serão lançados em 2022. Aguardem que bons cheiros virão por aí!
Advertisement
Que tal parar por alguns segundos e tentar identificar os cheiros que sente agora? O produto de limpeza usado na sala, o xampu que passou nos cabelos, o perfume que usou antes de sair de casa. A junção de todos esses odores compõe uma soma única, à qual só você tem acesso nesse momento. Cada um de nós tem praticamente uma “digital” olfativa diferente.
Ah, os cheiros! São eles que trazem lembranças de afagos, sorrisos e de uma infinidade de memórias afetivas. Sabia que eles dizem muito sobre quem somos? O cheiro de terra molhada, do verde da mata e do bolo de milho pode remeter a casa de sítio. O cheiro de pão de queijo quentinho, que os tios mineiros preparavam a cada nova visita. Nós goianos então, quando o cheiro é de pequi é quase sinônimo de mesa farta e cheia de histórias.

Os cheiros dizem muito sobre quem somos e sobre quem queremos ser: a escolha de um perfume, por exemplo, costuma ser um reflexo da personalidade que se quer transmitir.
Bem-estar que as fragrâncias trazem

Você sabia que o perfume é capaz de influenciar até no estado de espírito das pessoas? Isso porque quando a gente o inspira, esse cheiro entra em contato com o sishistoria-do-perfume límbico do nosso cérebro. Ou seja, o responsável por nossos sentimentos, memórias e emoções.
Nesse instante, uma mensagem aromática começa a nos fornecer sensações como relaxamento, euforia, estimulações neuroquímicas e até sedação. Por exemplo, a lavanda é ótima para auxiliar na hora de dormir. Enquanto isso a bergamota ajuda a melhorar sentimentos tristes.
Alguns perfumes são nostálgicos para nós, outros reconfortantes e, muitos, repulsivos. O engraçado é que, na maioria das vezes, nem sabemos o motivo. Acredita-se que desenvolvemos essas reações desde muito jovens, logo quando começamos a associar os cheiros às memórias, sejam elas boas ou más.
A aromaterapia ajuda a devolver o equilíbrio e a harmonia ao corpo e à mente, e também a encher a nossa casa de cheiros bons e de energias positivas. Os óleos essenciais são capazes de tornar o local mais confortável e agradável. É importante escolher a essência de acordo com o efeito que pretende gerar.
CONFIRA ALGUNS EXEMPLOS:

LAVANDA
A fragrância tem propriedades calmantes e promove o sono, por isso seu lugar deve ser principalmente nos quartos.
ARTEMÍSIA
É uma planta medicinal com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O cheiro que exala afasta a negatividade e facilita o relaxamento em momentos de estresse.
ALECRIM
É um estimulante magnífico. Combate o estresse e a ansiedade, além de melhorar a concentração e a capacidade de memória, sendo um grande aliado na hora dos exames.
VERBENA
Possui essência cítrica. Aumenta a criatividade e aumenta a capacidade de trabalho, o que o torna ideal para ambientes de trabalho. Mas também tem propriedades antidepressivas, por isso ajuda a revitalizar o humor.
Parceria da N&L Indústria com a Firmenich
A Firmenich é uma empresa multinacional que desenvolve e produz fragrâncias para todos os tipos de produto, desde perfumes finos até produtos para limpeza da casa. Para que isso seja possível, a empresa investe muito no desenvolvimento de novas matérias-primas de perfumaria e no treinamento de seus perfumistas, que são responsáveis pela “receita” da fragrância.
Na concepção de Wellington Freitas a parceria da N&L Indústria com a Firmenich é uma aliança. Uma relação de forte união entre as famílias Alves e Firmenich. Pois, um cliente com o potencial da N&L

“Uma frase muito presente no mundo da perfumaria diz que nós desenvolvedores de fragrâncias não vendemos apenas o produto perfume e sim vendemos sentimentos”
Wellington Freitas, Account Manager da divisão de Consumer Fragrances da Firmenich.
Indústria não precisa apenas de fornecedores, mas sim de parceiros estratégicos para entrar de forma assertiva no segmento de Home Care. Para juntos ganharem participação no mercado nacional.
Quando tive a oportunidade de conhecer o time da N&L Indústria e saber um pouco da história do Grupo José Alves, foi imediata a comparação das duas grandes empresas familiares, criativas, tecnológicas, estratégicas, com pilares de sustentabilidade como fortaleza, que têm as pessoas sua maior riqueza, assim como a importância com o legado que deixaremos para as próximas gerações que habitarão nosso planeta.’

Equipe da N&L Indústria: (da direita para esquerda). Gabriel Laudari, Wellington Freitas (Firmenich), Danielle Dias, Karin Hagy, Emerson Santos, Juliane Leite, Nara Marques, Lais Oliveira e Lys Leopoldina em treinamento olfativo ministrado pela perfumista Ana Flora Marcon da Firmenich



Um pouco de história
Engana-se quem pensa que o uso de perfumes só apareceu na modernidade. Muito antes da descoberta do Brasil, por volta de 3.000 A.C os povos Egípcios utilizavam em seus rituais uma fumaça aromatizada. Eles usavam fragrâncias em tudo, desde cerimônias religiosas às cerimônias fúnebres, e mesmo para o dia a dia. Daí surgiu o perfume, utilizando os termos egípcios “per” (através) “fummun” (fumaça).
O perfume surgiu da necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos por maior tempo. Além do Egito, a arte da perfumaria também existiu na Índia, onde foi utilizada e aperfeiçoada pelos persas e romanos. O perfume é uma mistura de óleos essenciais e aromáticos, incorporados ao álcool e a água.
Por volta de 800 A.C, os gregos iniciaram a exportação de óleos extraídos de flores e plantas maceradas. E alguns séculos depois, a Babilônia se tornou o grande centro comercial de perfumaria da época.
Como já foi dito, o perfume existe há milhares de anos, entretanto, o perfume moderno, que nós conhecemos hoje, surgiu com os húngaros. Ou seja, foram eles que produziram perfumes com óleos essenciais e uma solução com álcool.
Aliás, o primeiro de todos, foi feito para a Rainha Elizabeth da Hungria. Ele ficou conhecido como Água Húngara em toda a Europa. Em sua composição havia ingredientes naturais, como por exemplo, tomilho e alecrim.
ACONTECEU NO REPÚBLICA STREET MALL: 2° edição Exposição Fotográfica Pluralidades: Transição, Tranças e Turbantes
O República Street Mall recebeu de 22 a 24 de novembro a exposição fotográfica que retratou a Beleza da Mulher Negra “Inspiramos mulheres de cor a se acharem lindas, e acreditarem que toda mulher pode ser o que quiser inclusive modelo fotográfica”

A segunda edição da exposição Pluralidade em parceria com Instituto Ana Hickmann Goiânia, aconteceu a semana de comemoração ao Dia da
Consciência Negra. Para falar sobre o empoderamento e a beleza Negra convidamos a jornalista Francis Teles coordenadora da mostra.

EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA: BELEZA E REFLEXÕES
Identidade e Resistência: A Exposição Fotográfica ressalta a beleza da mulher negra e combate padrões de beleza
No mês em que falamos sobre o Dia da Consciência Negra no Brasil, em Goiânia conseguimos chamar atenção para a Beleza da Mulher Negra, o objetivo foi promover durante o mês de novembro reflexões sobre nossos padrões e mostrar que a mulher preta ainda possui muito pouca visibilidade no mundo da moda, da mídia e na sociedade. Essas mulheres que travam uma batalha diária na busca por valorização, reconhecimento e igualdade.
É no empoderamento que elas encontram forças para continuar rompendo os desafios de ser mulher e negra no país. Quando fazemos esse tipo de ação como a Exposição Fotográfica Pluralidades: Transição, tranças e turbantes, que aconteceu em vários locais no mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra dá pra ver que o olhar das pessoas muda e elas começam a enxergar a cultura negra de outra forma.
A trajetória histórica do país reflete, hoje, na disparidade social entre negros e brancos, mulheres e homens. Logo, as mulheres negras são as mais afetadas socialmente e economicamente.
Lutar para empoderar essas mulheres é lutar para termos uma sociedade melhor. Hoje o empoderamento acontece de maneiras distintas. A autoaceitação e valorização do ser feminino negro como pessoa de valor é uma delas. Promover reflexões e ações que valorizem a beleza da mulher negra reforça a importância de se ter diariamente uma mulher empoderada e forte na sociedade.
Nesse sentido um grupo de profissionais e empresas conectados a esses valores e princípios se reuniu para produzir a 2ª Edição da Mostra Fotográfica Pluralidades: Transição, tranças e turbantes, para retratar a Beleza da Mulher Negra.

Exposição Fotográfica



Estilistas: Erika Santos Nyna Koxta
A Exposição Fotográfica retrata a beleza da Mulher Negra e foi realizada em vários locais de Goiânia durante o mês da Consciência Negra. A produção coletiva visa promover uma reflexão sobre conceito de beleza em nosso país. Seis modelos foram selecionadas e participaram de duas etapas de fotos. As inscrições aconteceram no Instagram do Instituto Ana Hickmam Goiânia, um dos parceiros envolvidos, ao todo 120 mulheres se inscreveram na ação. As modelos escolhidas moram em Goiânia, Aparecida, Anápolis, Goianira, com idade entre 18 e 36 anos. As fotos foram tiradas no Bosque dos Buritis, em Goiânia, um dos cartões postais da capital. Todas as modelos passaram pelo processo de transição capilar. Cuidados, aceitação e redescoberta da beleza natural. O uso do cabelo natural (cacheado, crespo, negroide de vários tipos) sem imposição é um ato de reconstrução e de empoderamento da mulher negra, que diz não aos padrões que descaracterizam a essência da mulher preta. A jornalista Francis Telles, coordenadora da Exposição Fotográfica ressalta a importância de criar oportunidades como essa para mulheres negras, pois ainda não temos representações suficientes da nossa sociedade. “Em um país onde mais da metade da população é preta, o conceito de beleza é europeu e as oportunidades segmentadas para as brasileiras, principalmente para as retintas e com traços do povo Diretor de fotografia: africano”, explica. Ulisses Paixão


Fotógrafos:
Cássio Cardoso J. Júnior

Modelos:
Camila Aguiar Thaís Melo Jocélia Martins Erivania Marques Valquiria Lima Mariene Julieta
Apoio:
institutoanahickamann.goiania - Iris Rober
Parceiros Depoimentos das Modelos
Sobre Francislene Teles
O trabalho fotográfico foi feito por dois fotógrafos Cássio Cardoso e J. Júnior que retrataram de forma única a essência de cada modelo. O ensaio contou com a participação de Ulisses Paixão, no auxílio de direção de fotos, de Luis Henrique Batista, do Instituto Ana Hickmamm, responsável pelas maquiagens. As modelos usaram roupas da marca goiana, Njinga Moda Africana de Erika Santos e acessórios da guineense Nyna Koxta, NK Moda Africana. As modelos de 2ª edição da mostra fotográfica são: Camila dos Santos, Erivania Marques, Jocélia Martins, Taís de Melo, Valquíria Rodrigues. Contamos ainda com o apoio importante de Iris Rober Ferreira e Diego Juarez da Silva do Instituto Ana Hickmann Goiânia. “Amei a experiência de participar das fotos para a exposição. Me motivou muito a ser quem eu sou. Sem medo sem vergonha de soltar meu cabelo, de me libertar. Sem se camuflar, mostrar quem eu sou realmente”. Erivania Marques

“Sou da Comunidade Quilombola Nossa Senhora de Aparecida, de Aparecida de Goiânia, fui uma das modelos selecionadas, e me sinto muito orgulhosa por participar já que todas as mulheres são lindíssimas. Sempre estou em busca de conhecimento e envolvida em tudo que possa agregar valor as minhas origens. Hoje me sinto realizada como mulher, com a autoestima empoderada. Depois de participar desse trabalho recebi vários convites para falar em escolas, sobre a cultura do povo negro. Estou muito feliz”. Mariene Julieta
“Minha experiência relacionada a esse lindo projeto foi maravilhosa. Foi única. Eu percebi que através das nossas fotos nós levamos representatividade e empoderamento, além da nossa beleza. Agradeço a todos os envolvidos que nos proporcionaram isso. Quero dizer a todas as mulheres negras que se aceitem e se amem como são”. Taís de Melo

Natural de Goiânia, Goiás, graduada em Comunicação Social Jornalismo (Instituto de Ensino Superior de Brasília) IESB – Graduada desde 2002. Pós Graduada em Docência Universitária – Universidade Estadual de Goiás (UEG) MBA em Mídias Digitais e Assessoria de imprensa – (Faculdade Araguaia) Cursando Cultura Afro brasileira - Faculdade Signorelli Rio de Janeiro.
As festividades de fim de ano trazem com elas a esperança de dias melhores. Essa época é de estender a mão, sorrir abertamente e fortalecer laços entre amigos e familiares. Muito além das mesas fartas são os corações, que precisam estar cheios de boas expectativas sobre o que virá. Exatamente, como esses depoimentos recheados de superação, aprendizado e gratidão pela vida.

“Com a pandemia, aprendi que a vida é muito frágil e que tudo pode mudar em questão de dias e meses. Portanto, o aprendizado que levo comigo para 2022 é demonstrar todos os dias o amor às pessoas, à família e aos amigos. Ou seja, valorizar as pessoas, a vida, a saúde, pois nos pequenos momentos fazemos toda a diferença.”

Dima Apolinário - Operador de Máquinas / BANDEIRANTES
“Para 2022, como uma pessoa dedicada à educação e ao Desenvolvimento, espero poder aprofundar meus estudos, porque fica cada dia mais evidente a importância de entendermos o nosso país, região e demandas sociais para compartilharmos projetos para melhorias em nossas vidas”. “Para o próximo ano teremos um ano de restruturação, acredito que estamos mais maduros, em relacionarmos enquanto pessoas e profissionais, então minhas perspectivas são ótimas e com certeza juntos somos mais fortes e poderemos alcançar o melhor para todos”.
Higor Albuquerque - Professor / COLÉGIO ALFA
“Com essa pandemia, aprendi a dar muito valor ao meu próximo, tratando sempre da melhor forma. Isso nos mostrou que a vida pode se tornar curta e devemos cuidar dos nossos amigos e das pessoas que gostamos.”
“Temos a esperança de que o amanhã será melhor e que voltaremos ao normal em breve, para poder abraçar a quem a gente tanto ama. Acreditar sempre que dias melhores estarão nos aguardando, com a visão de um futuro melhor para todos.”

Diego Rocha - Operador de Máquinas / BANDEIRANTES Vanessa Basílio - Inspetora de Qualidade / REBICA
“2021 me ensinou que valorizar o amor ao próximo, ter empatia pela história do outro, trabalhar com qualidade e dedicação são bens maiores. Quero levar para 2022 todas essas coisas boas”.
“Que venha 2022, com otimismo e esperança pelo ano que está por vir. Eu agradeço a Deus por estar bem e com saúde. Que venha 2022 com muita inovação, gratidão, esperança, otimismo e fé! Feliz Ano Novo para todos!”
Jaime Pereira - Operador de Máquina / REMBAL Ana Paula dos Santos – Auxiliar de
Produção / VITAMEDIC
“Minhas expectativas para o Natal é poder reunir a família. Estar junto com as pessoas que a gente ama, aproveitando cada segundo ao lado delas, sendo feliz dentro do nosso núcleo familiar. Para 2022, espero que seja um ano de muito trabalho, um ano de superação, vamos continuar se reinventando”.
Fabiana Cunha – Professora / UNIALFA

“Devemos aproveitar a vida, pois o amanhã é uma incerteza e o tempo é algo que não controlamos.
Que o ano de 2021 seja de conhecimentos para que em 2022 estejamos cada vez mais fortes”. “A VITAMEDIC é uma grande empresa, em todos os sentidos. Está em fase de crescimento e tem me dado grandes oportunidades. É um bom lugar para se trabalhar e 2022, quero seguir sempre trabalhando com dedicação, companheirismo e sabendo que qualquer mudança precisa começar por mim”.
Antônio Joelson – Auxiliar de Produção / VITAMEDIC
Alexandre de Souza - Operador de Máquina / REMBAL
“Nesse ano de 2021, tive muitas perdas de pessoas amadas e com essa dor aprendi a valorizar mais, amar mais, brincar mais, superar mais e agradecer mais. Boas festas a todos!”
Ediogrei Almeida – Supervisor de Segurança / NL IMOBILIÁRIA

“Tive a sabedoria de não me deixar levar pelas angustias, ansiedade e pelo medo das incertezas. Aprendi que devemos sempre confiar em Deus!
Não tenho dúvidas de que para o ano de 2022, levo a esperança de conquistar muito mais a fé e sempre tentar sem medo.”
David Salomão - Auxiliar de Produção / REBICA “A reflexão que eu faço sobre o período que estamos vivendo é que possamos ser mais gratos a Deus pela saúde que nos possibilita correr atrás de nossos sonhos, pela família, amigos e trabalho”.
Juarez Morais – Mecânico Industria / REMBAL
“Nosso final de ano se divide em 2 momentos: primeiro é o Natal onde nossa família se reúne intimamente para celebrarmos o ano que tivemos com as conquistas e desafios que enfrentamos neste momento difícil de restrição, agradecendo pela saúde e bem-estar de todos nós. Celebramos nossa reunião, nossa família, estando perto ou longe. Nosso segundo momento é a expectativa pelo Ano Novo e por todos os novos desafios e oportunidades a serem vividos. É o nosso momento mais festivo com a família e amigos, pelas esperanças renovadas e fé em dias sempre melhores.”.
Dario Fonseca Junior – Gerente de Auditoria Interna / HOLDING
“Com pensamento positivo para 2022 é possível captarmos novos alunos e continuarmos sendo referência na educação superior em São Paulo”.
Lindaiane Ferreira – Assistente do Stricto Sensu / FADISP

“Aprendi em 2021, que todos os meus esforços têm trazido bons frutos para meu crescimento pessoal e profissional. Ganhei experiências para toda a vida!”
Kleiton Dias – Operador de Máquina III / VITAMEDIC “Esse ano de 2021 foi um ano de desafios, muita superação e agradeço a Deus por superar com saúde e determinação. Que o ano de 2022 nos traga ainda mais esperança e coragem para enfrentarmos os desafios que surgirem pela frente”.
Edimar Cardoso - operador de máquina / REMBAL
“Para 2022 peço mais paz, esperança e saúde. Novas conquistas e realizações na área profissional. Que venha um ano de luz!”
Josiane da Silva Oliveira
Auxiliar Administrativo / REBICA

“O ano de 2021 foi um ano que fez cada pessoa dar valor à saúde e aos momentos que, antes, passavam despercebidos. Com a chegada das celebrações de fim de ano, a fé, a solidariedade, os pensamentos positivos renovam a esperança de dias melhores. Desejo um Feliz 2022 para todos!”
“Aprendi me relacionar melhor com as pessoas e isso fez com que na rotina do trabalho eu fosse mais participativo, interativo e disciplinado. Antes, eu era bem mais fechado e hoje consigo me relacionar melhor com os meus amigos do trabalho”.
Carlos Eduardo - Operador de Máquina / REBICA Douglas Nunes - Operador de Máquinas / BANDEIRANTES
“Ver a empresa crescendo apesar dos percalços, faz com que eu leve para 2022, essa sede de continuar fazendo sempre o meu melhor, ainda que não seja perfeito. Continuar evoluindo como profissional, como pessoa e aproveitar cada minuto e cada oportunidade”.
“Tenho uma expectativa muito boa para o novo ano que está se aproximando, que Deus abençoe nossa empresa, colaboradores, parceiros e familiares.
Um Feliz natal e prospero ano novo!”
Lucas Sousa – Inspetor de qualidade / VITAMEDIC
Max Rezende – Gerente de Produção de TI / UNIALFA

“Tivemos que aprender a conviver com o uso da máscara. Com o uso constante de álcool em gel em todos os ambientes e lugares. Aprendemos a valorizar mais os cuidados com a saúde.
Tenho 11 anos de empresa e vou levar esses aprendizados para a vida”.
Henrique Cardoso - Operador de Máquina / REBICA
“Depois de enfrentarmos um ano cheio de desafios, medos e incertezas, precisamos chegar ao final com um coração grato pela vida e pelas oportunidades de poder contar uma história difícil como a que vivenciamos e poder afirmar que sobrevivemos”.
Jeislaine Lobo – Assistente na Clínica de Psicologia / UNIALFA
“Desafio e mudanças de hábitos: 2021 foi um ano de mudanças. Tivemos que mudar nossa forma de nos relacionarmos com nossos familiares e colegas de trabalho. Um ano de mudanças, no qual aprendemos a valorizar nossa vida, familiares e amigos.”
Wilmar Ferreira - Operador de Máquina / REMBAL
“Chega de máscaras! Essa é a minha expectativa, pois precisamos continuar vivendo em comunidade.”
Adriano Santos – Bibliotecário / FADISP