3 minute read

A crise no Brasil e o impacto nas empresas de Grajaú Pág

A crise no Brasil e o Impacto nas empresas de Grajaú

Desde 2016, as notícias ruins sobre a economia brasileira não foram poucas, juntamente com a crise política, a turbulência econômica não deixou de causar, entre vários números negativos, recessão e aumento do desemprego

Advertisement

Grajaú e a crise fiscal

A crise econômica acertou em cheio as empresas brasileiras, de janeiro a março deste ano, os pedidos de falência cresceram 31,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. As pequenas empresas foram atingidas com mais força, representando 88% do total dos pedidos. As médias foram responsáveis por 9% dos pedidos, e as grandes, por 3%. Cresceram também, com força, os pedidos de recuperação judicial.

A crise se espalhou por todos os setores, nenhum escapou. Todos os números foram negativos: na agropecuária (-6,6%), na indústria (-3,8%) nos serviços (-2,7%), no consumo do governo (-0,6%), no consumo famílias (-4,2%) e nos investimentos (-10,2%).

Os impactos em nossas empresas

A retomada da economia agora em 2017/2018 deve ser lenta. O governo, as empresas e as famílias estão endividados e a taxa de desemprego é muito alta. Os reflexos desses números negativos nas empresas de Grajaú são quedas nas vendas, inadimplência alta, tributação elevada, muitas empresas estão fechando as portas, outras declarando falências, demitindo seus funcionários e não conseguindo cumprir com suas obrigações tributarias e financeiras, são vários os fatores que contribuíram para esse cenário, e as consequências ficarão por muito tempo.

Como driblar a crise no comércio

Estamos vivendo uma grave crise financeira com a economia em recessão, e sem perspectiva de crescimento para este ano. O comércio vem sofrendo com a queda de faturamento, e esse é o principal vilão. Nesse caso, vale parar para pensar, refletir, planejar e organizar algumas saídas para fugir da crise e estabilizar o seu faturamento.

O primeiro passo é cortar ou diminuir investimentos em itens que têm pouca saída ou pouca margem de lucros. Invista na compra de itens que dão mais lucros e que vendam, de preferência, ainda dentro do mês para dar fôlego no seu fluxo de caixa.

Estoque parado é prejuízo seja em tempos de crise ou não, mas tome cuidado para não deixar faltar produtos também, pois você corre o risco de perder não só a venda, mas o cliente também. Lembre-se que a crise também atinge seu fornecedor, então negocie melhores condições e parcerias para que todos possam atingir suas metas.

A importância do setor de contabilidade em uma empresa

Nesse contexto, a contabilidade vai ajudar e muito nas tomadas de decisões, é importante saber como sua empresa está nesse cenário. É de fundamental importância que o empresário saiba qual o regime de tributação é melhor para seu segmento, fazendo um planejamento tributário. Nesses relatórios fornecidos pela contabilidade, o empresário pode analisar todos os cenários e se adequar no que for mais favorável.

Buscando parcerias entre público e privado, os governos federais, estaduais e municipais estão dando incentivos fiscais através da anistia de multas e juros sobre o capital, além de parcelamentos de débitos. Em Grajaú foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei 317/2017 que dispõe sobre o “Programa de exceção de desconto, parcelamento e recuperação fiscal do município de Grajaú”, que dará um grande incentivo fiscal, trazendo benefícios para todos os grajauenses. Assim os cidadãos poderão, de maneira justa, se adequar com o fisco municipal.

A Associação dos Contadores de Grajaú (ACONGRA) contribui na elaboração desse projeto, participando conjuntamente com o setor tributário da Prefeitura Municipal de Grajaú nas discussões e aperfeiçoamento da lei, que permitirá o executivo municipal administrar e viabilizar projetos de interesse da população, além de chamar aqueles que tenham débitos com a prefeitura e que queiram regularizar a situação para virem renegociá-los e voltarem a ser um contribuinte adimplente.

uVandSon SilVa Saboia Presidente da acongra diretor administrativo da acont Contabilidade Pós-graduado em Contabilidade Pública, responsabilidade Fiscal, Gerenciamento de Cidades e Gestão empresarial

This article is from: