
1 minute read
NATUREZA E SIMPLICIDADE em todos os ambientes
Assim como acontece na moda, a decoração e o design de interiores seguem tendências que se modificam ano após ano.
Quem geralmente está por trás dessas novas ideias são os grandes nomes e marcas do design, como a gigante sueca IKEA (líder no segmento de móveis e design de interiores) e a Pantone (referência mundial em cores).
Advertisement
As redes sociais, em especial o Pinterest e o Instagram, e institutos de pesquisa, como a WGSN, especializada na elaboração de tendências a partir da análise comportamental dos indivíduos, tam - bém são responsáveis pelas configurações de novas tendências.
Sustentabilidade, reaproveitamento e o uso de materiais naturais são consideradas palavras de ordem em 2020. Dando sequência a uma tendência (e necessidade) que cresce a cada dia, designers, arquitetos e decoradores terão a missão de inserir cada vez mais em seus projetos conceitos de sustentabilidade, com a inserção da tecnologia com sistemas de energia solar, captação de águas de chuva, materiais reaproveitados, como a madeira de demolição, por exemplo.
Bambu, cerâmica, palha, vime e outros materiais naturais também estarão ditando tendência em 2020. Eles estarão por todos os lados, desde o sofá até o revestimento da parede, passando pelos utensílios de cozinha.
Os tons clássicos e neutros como branco, cinza e preto também mostrarão sua força. Outra grande aposta para 2020 é a paleta de cores terra, como é o caso da terracota, ocre e nude. Perfeitos para combinar com os materiais naturais e o conceito de natureza que impregnará os ambientes.
O ano também é considerado como um período de se voltar para dentro, literalmente, seja para dentro de si mesmo, quanto para dentro das casas. Isso quer dizer, em termos de decoração e design, que os lares estarão mais receptivos e aconchegantes do que qualquer outra coisa.


E para atingir esse objetivo não poderão faltar almo- fadas e mantinhas macias, luminárias para criar uma iluminação especial, boas louças de cozinha para servir a si mesmo e as visitas.
Essa tendência também indica a necessidade de integração ainda maior entre os ambientes, com a derrubada de paredes e a dinamização dos espaços. O que nos leva a outra constatação: 2020 será o ano de lares em estilo loft e studio.
Ao mesmo tempo, a tecnologia avança e conquista um espaço cada vez maior no interior das residências. Demonstra que o homem moderno pode ser ecológico e sustentável, sem abrir mão de comodidade e de certas facilidades. Por isso, não se espante com o uso recorrente de aparelhos domésticos que obedecem comandos de voz e sensores inteligentes capazes de acender e apagar luzes, assim como abrir e fechar torneiras.







