Page 1

RELATÓRIO ANUAL 2016


RELATร“RIO ANUAL - 2016 13ยบSE Grupo escoTeIro uIrapuru

2


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

primeiras palavras “Simplesmente não posso ir sem saber para aonde” Bilbo Bolseiro

Nas seguintes páginas vocês terão o resumo da nossa jornada no ano de 2016. Claro que tivemos paradas inesperadas, pequenos desvios, mas seguimos no caminho, no rumo traçado, aliás utopicamente traçado, rumo à excelência. A excelência e a utopia, parodiando a referência de Eduardo Galeano ao cineasta argentino Fernando Birri, é a linha do nosso horizonte que nos impulsa a seguir em frente, sabemos que é para lá que temos que ir, mas quando nos aproximamos elas se afastam. Claro que nesta jornada fixamos marcos concretos, e fomos além, queríamos registrar 101 membros, um crescimento de mais de 71% em relação a 2015, e superamos crescendo 83%. Queríamos nos tornar referência em Escotismo por aquilo que fazemos, a lista de espera para ingressar no Grupo atesta isto. Mas se chegamos aonde chegamos agradecemos aos diversos parceiros de jornada. Não há tempo para descanso, porque a jornada continua.

3


RELATร“RIO ANUAL - 2016 13ยบSE Grupo escoTeIro uIrapuru

4


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

QUEM SOMOS “Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter” Humberto Gessinger

BREVE HISTÓRICO O 13ºSE GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU/SEST SENAT (GEU) foi autorizado a funcionar em 03 de março de 1983, com o nome de Grupo Escoteiro Universal, recebendo o numeral 13 da Região de Sergipe. Posteriormente a denominação foi alterada pois muitos achavam que fosse um Grupo denominacional vinculado à Igreja homônima. As primeiras promessas foram realizadas na sexta-feira 13 maio de 1983, na Gruta da Pedra Furada, Município de Laranjeiras (Sergipe/ Brasil), sendo esta a sua data de fundação, conforme a regra então vigente. O início do Grupo deu-se com as Patrulhas Raposa e Tucano da Tropa de Escoteiros. O GEU nasceu fundamentado em pilares bem claros: Ser um Grupo Escoteiro inclusivo, transparente, equitativo, participativo e ativo na comunidade. Por ser inclusivo desde que foi liberada a coeducação no Escotismo buscamos implementá-la em nosso Grupo, sendo pioneiro em Sergipe. Inicialmente com o ramo Pioneiro Ramo Pioneiro (rapazes e moças na faixa etária dos 18 aos 21 anos), depois seguindo-se o Ramo Lobinho (7 a 10 anos) com uma Alcatéia Mista, a Tropa de Escoteiras (11 a 14 anos) e por último a Tropa de Guias Escoteiras (15 a 17 anos), que foi a primeira do Nordeste. Atualmente trabalha a co-educação em seções mistas. No início da coeducação a implantação exigia o cumprimento de uma série de requisitos, e só após a comprovação de que eram atendidos era emitida a autorização para receber meninas.

5


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

NOSSA GENTE Lobinhos e lobinhas

As crianças dos 6,5 aos 10 anos têm na Alcateia muita diversão com um propósito sério. Em 2016 o nosso Grupo passou a contar com duas Alcateias, A Mista Uirapuru, chefiada por Aldenise, que está no GEU desde escoteira, possui o nível avançado de formação (Insígnia de Madeira); e contou com Carol (nível Básico de formação) Cláudio e Gisele (até outubro), ambos com nível preliminar de formação como assistentes. A partir de agosto passamos a contar com a Alcateia São Francisco de Assis, chefiada por Karline, tendo como assistentes Jordana, Alexsandra e Ethiene.

Escoteiros e escoteiras

Dos 11 aos 14 anos os meninos e meninas fazem parte do Ramo Escoteiro, que em nosso Grupo conta com duas Tropas. Nessa faixa etaria participam de atividades e jogos voltados para a aventura. É oferecido um ambiente de responsabilidade, comprometimento. Através de um processo simplificado de hierarquia e democracia organizado e mantido por eles mesmos. A Tropa Escoteira Mista Uirapuru, chefiada por Ana, que possui o nível avançado de formação (Insígnia de Madeira), sendo auxiliada por Oliveira, possuidor do nível básico, Karline (até agosto), , e Luciano, ambos com o nível preliminar de formação A Tropa Escoteira São Jorge,chefiada por Roberta, com nível preliminar de formação.

6

Seniores e guias Dos 15 aos 18 anos, denominados senior ou guia. Nesta faixa etaria participam de atividades e jogos voltados para ao desafio e a auto superação. Para os adolescentes com esta idade, é oferecido um ambiente de maior esforço físico, de realização, cumplicidade e responsabilidade. . O Chefe desta Seção é Carlos Nascimento, portador da Insígnia de Madeira (Nível Avançado). e desde novembro conta com Gisele como Asistente.

Voluntários adultos Atuam diretamente com os jovens nas seções, são os escotistas, ou apoiando nas tarefas administrativas, são os dirigentes, ou ainda auxiliando como instrutores ou examinadores de conhecimentos específicos.


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

NOSSA MISSÃO O Grupo Escoteiro Uirapuru tem por missão a prática do Escotismo tal e qual delineado pela União dos Escoteiros do Brasil de modo a contribuir para o desenvolvimento dos ideais do Movimento Escoteiro, especialmente em Aracaju.

NOSSA VISÃO “Ser reconhecido pela comunidade Aracajuana e pelos órgãos integrantes do Movimento Escoteiro nos diversos níveis como referência na prática do Escotismo”

NOSSA META Ser um Grupo Escoteiro completo, composto por seções de todos os ramos, com uma Diretoria atuante, pais participativos e todas as condições materiais para a prática do Escotismo.

7


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

NOSSOS PARCEIROS “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.” A nossa principal parceria é com os pais que apoiam o nosso trabalho, e com o SEST SENAT Aracaju que nos cede as instalações para desenvolvermos atividades, e que há 10 anos contribui efetivamente para que nós sejamos o Grupo Escoteiro que somos. .

8

Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Bairro Grageru, temos uma parceria específica para Tropa Escoteira São Jorge, mas esta parceria hoje também beneficia a Região Escoteira de Sergipe que usa as instalações do Colégio Santa Maria (local de atividades da nossa Tropa 2), mantido pela Paróquia, para atividades regionais.


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

NOSSOS RECONHECIMENTOS “O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Ralph Waldo Emerson O melhor reconhecimento que um Grupo escoteiro pode receber é aquele advindo do seus membros, ex-membros e familiares, além da própria comunidade. Desde quando foi fundado o nosso Grupo se caracterizou por buscar fazer o melhor trabalho, independentemente de concorrer ou não a um prêmio, por esta razão evitavamos atividades competitivas pois em algumas, Grupos se esforçavam para conquistar um prêmio e mostrar que era “o melhor” e não para ser melhor, superar-se.

Prêmio Aurélio Azevedo Marques

Pelo terceiro ano consecutivo fomos agraciados pela União dos Escoteiros do Brasil com este prêmio. Essa premiação tem como objetivo estimular o crescimento do Movimento Escoteiro no País, reconhecendo o trabalho dos dirigentes, escotistas e membros juvenis na divulgação do Escotismo. Um dos principais critérios de avaliação leva em conta o número do efetivo registrado nas Unidades Escoteiras Locais.

Prêmio Grupo Escoteiro Padrão Ouro

O prêmio é uma forma de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcançam um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Avaliação de Atividades. Em 2016 o nosso Grupo Escoteiro foi o único de Sergipe a conquistar este prêmio na categoria ouro.

Base diamante no SJC

O JOTI - Jamboree on the Internet, é uma atividade que anualmente reune pela web escoteiros do mundo inteiro, o nosso Grupo participa desde os primóridos, no tempo da internet discada. No Brasil na mesma época é realizada a Scout Joti Challenge, uma gincana virtual na qual os participantes são desafiados a cumprir tarefas lançadas a cada hora, de acordo com o número de tarefas cumpridas as bases são classificadas em bronze, prata, prata ouro e diamante. Em 2016 as nossas duas bases, SJC Geral e SJC Lobo conquitaram o prêmio diamante.

9


RELATร“RIO ANUAL - 2016 13ยบSE Grupo escoTeIro uIrapuru

10


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

NOSSO EFETIVO “ Não force o crescimento; elimine os fatores que o limitam. Peter Senge Um Grupo Escoteiro tem o momento certo de crescer o seu efetivo, do mesmo modo não pode crescer infinitamente. No começo de 2016 adotamos uma meta ambiciosa com relação ao nosso efetivo, registrar 101 membros, o que representava crescer 73% em relação ao efetivo registrado em 2015, no final fomos além, registramos 108 membros, um crescimento de 83%.

Evolução do efetivo registrado na União dos Escoteiros do Brasil.

11


RELATร“RIO ANUAL - 2016 13ยบSE Grupo escoTeIro uIrapuru

12


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

O QUE FAZEMOS “Não basta fazer coisas boas - é preciso fazê-las bem”. Santo Agostinho Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas. Este é um dos cinco pontos do método escoteiro, as atividades não são um fim em si mesmas, são antes um meio através do qual alcançamos o objetivo do escotismo. Durante o ano o nosso Grupo Escoteiro desenvolve uma série de atividades que buscam atender não só os objetivo do escotismo, mas também fazê-lo de forma que atende aos anseios dos jovens. Nas páginas seguintes apresentamos uma parte de tudo aquilo que desenvolvemos durante o ano de 2016, sim nem tudo está neste relatório porque se fossemos descer ao detalhe das atividades desenvolvidas por cada patrulha (equipe de jovens) ou seção do Grupo Escoteiro, por menos que escrevesse sobre cada uma este rleatório teria o dobro de tamanho, por esta raão concentramos naquelas atividades desenvolvidas por todo o Grupo, ou que froam de carater regional, nacional ou internacional.

13


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

CULTURA Antes do começo das atividades regulares o nosso Grupo faz um aquecimento com o Verão Escoteiro Uirapuru, em 2016 uma das atividades foi um passeio cultural por Aracaju, visiatndo o Memorial Cidade de Aracaju e o palácio Museu Olímpio Campos Em 2016 esta atividade tão antiga quanto o GEU ganhou um novo formato, o de quermesse, porém a sua essência estava lá nas comidas típicas, no bingo junino, na quadrilha improvisada, nas roupas típicas, na participação de toda a Família Uirapuru, membros, pais e amigos

14

O nosso Grupo foi um dos 33 Grupos Escoteiros do Brasil a atender o convite da União dos Escoterios do Brasil para partcipar da Gincana Nacional Cultural Escoteira. Os nossos membros capricharam nas apresentações musicais, de dança e teatro, assim como nas exposições de fotografias e esculturas.

OGEUlloween é uma festa a fantasia misturada com gincana e movida a diversão. Ideia nascida dos próprios membros juvenis há mais de duas décadas se incorporou ao calendário do Grupo.

O programa de Auditório, marco do encerramento das atividades anuais do nosso Grupo, foi surpreendente, tanto pela qualidade das apresentações quanto pela participação dos pais que se envolveram completamente neste show de talentos que ao mesmo tempo é festa de congraçamento de todos que integram o nosso Grupo Escoteiro. Neste ano tivemos como vencedores da estrela de prata, os lobinhos Clara e Samuel, a Guia Maria, na categoria Escoteiro/Sênior e os Chefes Ana e Ricardo na categoria geral.

PASSEIO CULTURAL 23/JAN GINCANA GEUNINA 27/JUN

GINCANA CULTURAL NACIONALESCOTEIRA 22/AGO

GEULLOWEEN 31/OUT

PROGRAMA DE AUDITÓRIO 12/DEZ


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

MEIO AMBIENTE

Os nossos lobinhos e lobinhas realizaram na Escola Municipal Dep. Jaime Araújo uma ação sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, passando muita informação de forma lúdica.

COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 04/JUN

15 Anualmente os Escoteiros do Brasil se mobilizam para realizar o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica - MUTECO, uma atividade nacional escoteira descentralizada. A cada ano um tema serve como mobilizador das ações, em 2016 foi “A biodiversidade que nos une”. Neste ano o nosso Grupo voltou ao Parque Manoel Bonfim , às margenes do Rio Poxim, para desenvolver várias atividades contempladas na programação nacional do MutEco. Foi a nossa 25ª participação no Mutirão, sendo o único Grupo Escoteiro de Sergipe que participou de todas as edições deste evento,

MUTECO 05/JUN


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

COMUNITÁRIA Arrecadamos diversos tipos de donativos, alimentos, brinquedos, etc. que foram doados às famílias carentes do Povoado Triunfo em Simão Dias, local do nosso acampamento geral de grupo - Unicampo em 2016.

O MutCom - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária é uma atividade nacional de mobilização, que tem como objetivo a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade para que os jovens realizem atividades de serviço, sendo estimulados a se envolver com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade.

16

A 18ª edição desta atividade aconteceu entre 17 de setembro e 22 de outubro, com o tema “Diversidades que nos unem”. Nesse período, grupos escoteiros de todo o Brasil participaram de ações voltadas ao cuidado comunitário, à interação sadia com o outro e a perspectiva de descoberta de novos olhares. O nosso Grupo Escoteiro desenvolveu uma série de atividades centradas nos temas proposto e atividades sugeridas. Lobinhos arrecadarm brinquedos que foram posteriormente distribuídos a crianças carentes, escoteiros fizeram uma tarde das lembranças, e a Tropa Sênior realizou um Escoteiro por um Dia com crianças do Projeto Aprender Brincando, do conjunto Jardim Centenário, em Aracaju.

A Tropa Escoteira 1 realizou uma feira do desapego, o material que não foi objeto de escâmbo foi doado a instituições de caridade , dendo beneficiadas as seguintes instituições: SAME, Almir do Picolé e GACC. Além disto em todas as nossas festas as bebidas e alimentos não consumidos são doados para o Asilo do SAME.

DONATIVOS PARA O TRIUNFO

MUTCOM SET/OUT

Escoteiro por um dia

Tarde das lembranças

DOAÇÕES


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

DIA NACIONAL DE COLETA DE ALIMENTOS 05/NOV

Mais uma vez o nosso Grupo participou do Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Em 2016 nós ficamos responsável por um posto de arrecadação, o qual arrecadou 650 kg dos 2.575kg em todas as 8 bases de arrecadação, sendo o posto que mais arrecadou. 31 instituições foram beneficiadas com os produtos coletados.

Em 2016 a Boa Ação Natalina do GEUBANGEU se multiplicou e aconteceu não só no Lar Isaías Gileno Barreto, em São Cristóvão, mas também no Asilo Rio Branco, em Aracaju. Para São Cristóvão foram as Tropas Escoteira 1 e Sênior, enquanto Lobinhos e escoteiros da Tropa 2 ficaram em Aracaju. Em ambos locais vivenciamos uma intensa troca de carinho, em São Cristóvão já somos amigos antigos que compartilham lembranças, em Aracaju amigos que estamos conquistando.

RELATÓRIO ANUAL - 2016

BANGEU 03/DEZ Asilo Rio Branco

17

Lar Isaías Gileno

O Natal no SAME não é uma atividade oficial do GEU, mas de membros do Grupo que se dispõem no dia de Natal visitar os internos deste asilo aracajuano. Este é o segundo ano que acontece, e atraiu novos participantes

NATAL NO SAME 25/DEZ


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

SOCIAL Membros atuais e antigos do nosso Grupo prestaram uma homenagem a o único fundador ainda ativo, o Ch. Nascimento, pelos seus 40 anos de Escotismo, coincidentemente no mesmo dia em que a filha dele recebeu o distintivo do Cruzeiro do Sul.

O Dia da Internacional da Família é comemorado noem 15 de maio, devdio à proximidade com a data de aniversário do GEU há dois anos decidimos que este também seria o dia da família UIrapuru, quando também comemorariamos o nosso aniversário com uma grande confraternização bem no espírito escoteiro.

40 ANOS DE ESCOTISMO DO NASCIMENTO 10/ABR

ANIVERSÁRIO DO GEU/ GINCANA DA FAMÍLIA 09/MAI

18 CIVISMO Participamos das comoemroações relativas à Semana da Pátria em Aracaju inicando com o fogo simbólico da Pátria, no dia 1º, e prosseguindo com os desfiles cívicos realizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju no dia 4 de setembrona Rua Bahia, e pela Secretaria de Estado da Educação, realizado no dia 7 de setembro na Avenida Barão de Maruim.

SEMANA DA PÁTRIA 01-07/SET


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

INTERNACIONAL

O GEU participou do JamCam (Jamboree e Camporee Pan-Americano) que aconteceu na cidade e Guayaquil no Equador. O Sênior Adrian Cordeiro foi um dos jovens correspondentes internacionais selecionados.

JAMCAN 27/DEZ-2/JAN

NACIONAL Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, recebeu representantes das diversas Regiões EScoteiras do Brasil para mais um Congresso Escoteiro Nacional, evento que abrange uma série de oficinas, e inclui a realização da reunião da Assembleia Nacional Escoteira. O GEU participou desta atividade através da Escotista Aldenise Cordeiro.

O JOTI (Jambore na Internet), é um grande encontro internacional de escoteiros através da internet que acontece no terceiro final de semana de outubro desde 1996. Já o Scout JOTI Challenge, ou SJC é uma gincana, um desafio, com tarefas que são lançadas de hora em hora. O SJC tem duas versões, o SJC propriamente dito, e o SJC-Lobo, destinado aos Ramo Lobinho. As nossas base obtiveram o ranking diamante no SJC-Lobinho e no SJSC-Geral (Escoteiro/ Sênior). .

XXII CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL 21-23/ABR

JOTI 21-23/ABR

19


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

REGIONAL Estivemos presentes nas duas reuniões da Assembleia Regional, ordinária e extraordinária, assim como nas duas reuniões do Conselho Consultivo Regional. Nas reuniões do Conselho Consultivo além dos delegados incentivamos a participação de outros escotistas e dirigentes, sendo o Grupo com maior número de presentes em ambas reuniões.

Este ano a Região de Sergipe, por sugestão do nosso Grupo, retomou a realização do Grande Jogo da Cidade que foi realizado na área central de Aracaju, marcando o Dia do Escoteiro. O GEU teve o maior número de participantes (quase metade do total) e nossas patrulhas se destacaram cumprindo as tarefas

ASSEMBLEIA REGIONAL ESCOTEIRA E CONSELHO CONSULTIVO

GRANDE JOGO DA CIDADE 23/ABR

20 O ARL - Acantonamento Regional de Lobinhos - É uma das mais antigas atividades dedicadas ao Ramo no Brasil, este ano ela aconteceu na cidade de Rosário do Catete e nosso Grupo foi um dos dois que participantes, porém o que levou o maior contigente.

ARL 08-09/OUT

O ARRES - Acampamento Regional do Ramo Escoteiro - que foi realizado na cidade de Rosário do Catête, contou com a participação de somente dois Grupos, mais uma vez a participação do GEU foi majoritaria.

ARRES 08-09/OUT

A ASES - Aventura Sênior Regional do Ramo Escoteiro - teve como atividade base uma jornada entre as cidades de Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catête, passando pela cidade de Maruim, ao longo da qual foram executadas atividades.

ASES 11-16/JAN


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

AR LIVRE A Gincana de Pesca é mais uma atividade do Verão Escoteiro Uirapuru, foi ela, há mais de três décadas, que deu início ao Verão Escoteiro. Neste ano tivemos a participação dos nossos antigos chefes Joellington e Acassia, que hoje são escotistas em São Paulo. A atividade foi realizada na Praia da Atalaia Nova e no final saiu-se vencedora a Patrulha Raposa.

Nada combina mais com verão que praia, os escoteiros e sêniores fizeram uma jornada à Praia da Atalaia, com saída do Parque dos Cajueiros. Durante o trajeto também foi realizado um safaria fotográfico.

GINCANA DE PESCA ESCOTEIRA 16/JAN

JORNADA/SAFARIA FOTOGRÁFICO 30/JAN

21

O Unicampo 2016, realizado no Povoado Triunfo, Simão Dias, teve uma atração a mais, a fundação do 26ºSE Grupo Escoteiro Carcará, apadrinhado por nós. Esta é a mais importante atividade do Grupo, pois reúne todas as seções em um único campo.

UNICAMPO 2016 25-27/MAR


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

ESPIRITUAIS Marcando o dia do Escoteiro foi celebrado na noite de 23 de abril uma Missa Escoteira pelo Padre Cláudio Dionísio, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião o padre, que foi Baloo na Itália, renovou a sua promessa escoteira.

Durante o Unicampo os escoteiros católicos do nosso Grupo em colaboração com os Pioneiros do G.E. Carcará realizaram uma via sacra pelas ruas do Povoado Triunfo.

22 EXPANSÃO

Apadrinhamos o Grupo Escoteiro Carcará do Povoado Triunfo, Simã Dias, cuja a fundação foi estimulada a partir de uma atividade da nossa Alcateia no Povoado.

MISSA ESCOTEIRA 23/ABR

VIA SACRA 26/MAR


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

CAPACITAÇÃO Durante o ano realizamos palestras informativas sobre o Escotismo para os pais e novos voluntários.

Escoteiros e sêniores participaram ao longo do ano de um curso de salvamento aquático

23 Foi realizado um curso de liderança para graduados escoteiros e sêniores

Visando não só a capacitação para a especialidade, mas também a preparação para emergências, realizamos um curso de primeiros socorros.


RELATร“RIO ANUAL - 2016 13ยบSE Grupo escoTeIro uIrapuru

24


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

COMO FAZEMOS “Devemos usar o tempo sabiamente e nos darmos conta de que sempre é o momento oportuno para fazer as coisas bem” Nelson Mandela

Para que possamos fazer Escotismo de maneira impactar positivamente os nosso membros juvenis, as famílias e a comunidade, necessitamos fazer a diferença, ir além do esperado, buscar através de uma ação ética, comprometida com os valores do Escotismo, atuar buscando sempre a excelência. O Escotismo é simples, porém o seu fazer envolver questões diversas, dinâmicas e por vezes complexas, especialmente no contexto da sociedade atual. Para vencer os desafios que estas questões nos impoem temos que fazer as coisas bem. Acima de tudo temos a consciência que o nosso esforço por fazer bem não é solitário, atuamos em colaboração com diversos parceiros, e este esforço conjunto depende de recursos adequados, sejam materias, financeiros ou humanos.

25


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

ADULTOS VOLUNTÁRIOS O adulto voluntário é parte essencial para a prática do Escotismo, apesar de ser um movimento para jovens, é através da colaboração dos adultos voluntários que a mágia acontece. Em 2016 continuamos a expandir o nosso quadro de voluntários adultos. Os únicos escotistas em Sergipe com o Nível Avançado de Formação atuando no nível local estão em nosso Grupo, dos quais um com Curso de Formadores Nível – II, o que o capacitaria, se a Região Escoteira de Sergipe assim o quisesse, a dirigir cursos de Insígnia de Madeira. Aliás na área de formação os novos voluntários não necessitam recorrer a ajuda externa com Assessor Pessoal de Formação, pois temos em nosso Grupo em número suficiente para assessorar novos formandos, tanto na linha de dirigente institucional, quanto escotista (atuação técnica).

26 Os nossos adultos voluntários são incentivados a prosseguir em sua formação escoteira tanto a formal quanto a informal de forma continua. Isto se dá tanto através da interação com os Assessores Pessoais de Formação, quanto através das reuniões formais que levamos a cabo durante o ano, quer seja na efetiva participação nas oportunidades formais ofertadas pela Região Escoteira de Sergipe. A exemplo dos Cursos Preliminar e Básico, para os quais enviamos representantes. Chegamos ao final de 2016 com 3 adultos com o nível avançado, dois com o nível básico completo, sete com o nível preliminar e seis em início de formação.

A Chefe Aldenise recebeu o seu lenço de Gilwell e colar da Insígnia de Madeia por haver concluído o nível Avançado de Formação

A Chefe Carol recebeu o seu anel de Gilwell por haver concluído o nível Básico de formação.


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

RECURSOS ADEQUADOS

27 Ter os recursos adequados, tanto humanos quanto materiais, possibilita atividades mais atraentes e variadas, além de facilitar a aplicação integral do programa educativo. Na parte dos recursos materiais tudo começa com a adequada gestão financeira, isto permite que possamos adquirir, e manter, os recursos materiais necessários para as nossas atividades. Esta preocupação fez com que criassemos o cargo de Diretor de Logística e Suprimentos, para um trato adequado aos recursos materiais desde a aqusição à sua manutenção, a qual é facilitada com a correta inventariação do material Em relação aos recursos humanos, além daqueles engajados como voluntários adultos, os quais nos preocupamos em manter uma formação permanente, contamos ainda com a colaboração eventual de pessoas especializadas em determinados temas ou assuntos, que atuam como instrutores ou examinadores.


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

PROGRAMA EDUCATIVO Em nosso Grupo o Programa Educativo é plenamente aplicado, nenhum dos seus aspectos é deixado de lado. Especial enfase é dada à aplicação do método escoteiro, buscamos que cada um dos seus componentes seja totalmente aplicado através de atividades desafiadoras que propiciem experiências que dão lugar a uma aprendizagem efetiva e despertam interesse por desenvolvê-las. Por isso dizemos que são desafiantes, úteis, recompensantes e atraentes.

28 ENVOLVIMENTO DOS PAIS O GEU é mais que um Grupo Escoteiro, é uma Família de Famílias, na qual os pais participam ativamente. Este envolvimento dos pais, uns mais outros menos, é peça essencial para a qualidade que buscamos na prática do Escotismo. Deste envolvimento efetivo resultou em três novos escotistas em 2016


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

NOSSOS VOLUNTÁRIOS ALDENISE Cordeiro dos Santos - Chefe da Alcateia Mista Uirapuru ALEXSANDRA Batista Ferreira Carvalho - Assitente de Chefe da Alcateia São Francisco ANA Gardenia Nascimento - Chefe da Tropa Escoteira Mista Uirapuru (Tropa Escoteira 1) Carlos Alberto NASCIMENTO - Diretor-Presidente e Chefe da Tropa Sênior CAROLine Valeriano da Silva - Assistente de Chefe da Alcateia Mista Uirapuru Edmilson de OLIVEIRA Santos - Assistente de Chefe da Tropa Escoteira Mista Uirapuru ETHIENE Romain de Souza Carvalho - Assitente de Chefe da Alcateia São Francisco GISELE Késsia Gusmão Bizerril Gelschleiter - Assistente de Chefe da Tropa Sênior JORDANA Naftali Bomfim Lima - Assitente de Chefe da Alcateia São Francisco José CLÁUDIO dos Santos - Assistente de Chefe da Alcateia Mista Uirapuru KARLINE Araújo dos Santos - Chefe da Chefe da Alcateia São Francisco LEONARDO da Rosa - Membro da Comissão Fiscal LUCIANO Virginio Oliveira Barreto - Assistente de Chefe da Tropa Escoteira Mista Uirapuru LUIZ CLÁUDIO Ferreira da Silva Membro da Comissão Fiscal MARIA EDIJALMA SANTOS NUNES PINTO - Membro da Comissão Fiscal MARLEI Antoniolli - Diretora Administrativa e Financeira RICARDO Gelschleiter - Diretor de Suprimentos e Logística ROBERTA de Araújo Siqueira - Chefe da Tropa Escoteira São Jorge

29


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

CONQUISTAS

CORDÃO

CORDÃO

VERDE E

VERMELHO E

AMARELO

BRANCO

8

1

INSÍGNIA DA BOA AÇÃO

2

30

ESPECIALIDADES NÍVEL 1

32

89

membros juvenis conquistaram ESPECIALIDADES NÍVEL 2

27

ESPECIALIDADES NÍVEL 3

2


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

CRUZEIRO DO SUL É o distintivo especial para o Ramo Lobinho. Em 2016 Uma Lobinha e dois Lobinhos conquistaram este distintivo. O GEU é o Grupo da Região de Sergipe em que mais Lobinhos conquistaram este distintivo.

31

LIS DE OURO É o distintivo especial para o Ramo Escoteiro. Após muitos anos sem que um Escoteiro em Sergipe que o conquistasse, Adrian Cordeiro da Tropa Escoteira Mista Uirapuru o conquistou.


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2017 FEV

JAN

14 21-22

MAR ABR

Oficina do Ramo Lobinhos/Escoteiro/Sênior Curso de Administração de Grupo Escoteiro

28

Gincana de Pesca Escoteira - Coordenador: Ch. Oliveira

04

Reinício oficial das atividades

25/01-01/03 25 a 26

CARNAVAL - Curso Avançado de Escotista e Dirigente Institucional III Congresso Escoteiro Regional/ Reunião Ordinária da Assembléia Regional 2017 Indaba Regional / 1º Fórum de Jovens Líderes

1-2

Curso Preliminar

08

Atividades por seção e Reunião da Chefia+Diretoria

15

Sábado de Aleluia

23

Dia do Escoteiro

MAI

29/04 a 01/05 Unicampo 2017 - Acampamento Geral do Grupo - São Cristóvão

07

Maio Amarelo - Passeio ciclístico / 1ª Reunião do Conselho Consultivo Regional

13

34º aniversário do GEU - Gincana da Família Coordenação :Ethiene e Alexsandra

20

1º EducAÇÃO ESCOTEIRA – Tema de 2017: Desenvolvimento Sustentável - atividades em escolas

27 e 28 03 9-11

JUN

32

Retorno às atividades das Tropas Escoteiras e Sênior - SEST SENAT

Curso de Interpretação do Livro da Jângal 26º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica - MUTECO Coordenador: Luciano Curso Básico de Formação - Lobinho e Dirigente

14

Aniversário do Escotismo no Brasil – 107 anos (1910)

17

Gincana GEUnina - Coordenadora: Ch. Ana

18

Dia do Sênior

24

São João

29

Dia do Pioneiro


NOV

OUT

SET

AGO

JUL

13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

01

Atividades por seção e Reunião da Chefia+Diretoria

09

Oficina de Canções

1

Dia do Escotismo (início do acampamento de Brownsea, em 1907)

1-6

Semana do Escotismo

5

Grande Jogo da Cidade

6

Dia Interamericano do Escotista / Módulo Escotista Educador / Comemoração do dia do Escotista

3

2ª Reunião do Conselho Consultivo Regional

16

19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária - MUTCOM - Coordendora :Ch. Carol

23-24

13º ENED – Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes - Natal-RN

30

Rally do Ramo Lobinho

04

Dia do Lobinho

07

Atividades por seção e Reunião da Chefia+Diretoria

13-15

Curso Básico de Formação Escotista - Escoteiro/ Sênior/Pioneiro

20-22

60º Jota - 21º Joti Coordenação: Giselle (SJC ESP) Jordana (SJC Lobo)

28-29

Elo Nacional

02-05

Mutirão Nacional Pioneiro

04

Aniversário da UEB – 93 anos (1924)

04

GEUlloween - Heróis e vilões - Coordenadora: Ch. Roberta

18-19

DEZ

RELATÓRIO ANUAL - 2016

Curso Preliminar de Formação

26

Módulo - Ciclo de Programa

03

Bangeu - Boa Ação Natalina do GEU

08-10 17

Reservada para acampamentos por seção Programa de Auditório - Encerramento das atividades do Ano

33


RELATÓRIO ANUAL - 2016 13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO EXERCÍCIO 2016 Mensalidades

Ativo

Campanhas

10.475,00 425,00

Loja GEU

4.218,71

Doações

5.554,00

Inscrições

3.020,00

Registro complementar

1.526,00

Superavit 2015

5.724,52

TOTAL

30.943,23

Passivo

34 Material administrativo

103,90

Material permanente para atividades

533,46

Material de consumo para atividades

1.684,40

Atividades

70,00

Transportes

1.396,00

Limpeza e conservação da sede Registro institucional Mobiliário e equipamentos para sede Loja Escoteira Diversos Superavit 2016 TOTAL

30,89 10.868,24 36,25 5.601,46 715,92 9.902,71 30.943,23


13ºSE Grupo escoTeIro uIrapuru

RELATÓRIO ANUAL - 2016

GRATOS GRATÍSSIMOS “A gratidão dá sentido ao nosso passado,traz paz para o hoje,e cria uma visão para o amanhã.” Anônimo 35 O que conquistamos em 2016 não foi obra do acaso, ou de uma pessoa, mas fruto de muito trabalho e somação de várias pessoas. A maior dificuldade em agradecer por estes resultados alcançados é dar o devido e justo reconhecimento a cada pessoa que colaborou para isto, desde o Lobinho recém ingressado no Grupo ao voluntário mais experiente, passando pelos pais e várias pessoas externas ao Grupo, ao nominá-los há sempre um risco de esquecer alguém. Porém não poderíamos deixar de agradecer a Danielle Queiros, Luciana Melo e Sérgio Juraci do SEST SENAT, que sempre nos socorreram quando precisamos, e ao Padre Cláudio Dionísio da Paróquia do Grageru. Contamos com todos para em 2017 continuar fazendo muito mais, melhor e além.


www.escoteiros.tk facebook.com/geuirapuru13se instagram.com/escoteirosuirapuru geuirapuru13se@gmail.com

Relatório Anual 2016 do 13º SE Grupo Escoteiro Uirapuru  

Relatório de atividades anual 2016 do 13ºSE Grupo Escoteiro Uirapuru, de Aracaju, Sergipe, Brasil.

Advertisement