Relatório Anual de Atividades 2014 - Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT

Page 1

RELATÓRIO ANUAL 2014

grupo escoteiro

uirapuru SEST SENAT ARACAJU


2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 3

primeiras palavras “Porque a vida segue. Mas o que foi bonito fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos nem o tempo apaga” Caio Fernando Abreu

D

e quantos momentos bonitos foi feito 2014? Em nosso Grupo Escoteiro foram muitos momentos. Para algumas pessoas podem até não ter sido grandiosos, mas para nós foram significativos.

Estes momentos bonitos não estão nos prêmios que recebemos, mas nas conquistas de cada criança e jovem que integra o nosso Grupo Escoteiro; nas parcerias que construímos e fortalecemos; em cada atividade realizada com cuidado; no retorno de antigos membros à casa (quem foi GEU é sempre GEU, nunca ex); no crescimento da família uirapuru, no apoio de pais e familiares; e sobretudo nos pequenos gestos que nos impulsionam a seguir em frente. Nas páginas seguintes vamos tentar capturar alguns destes nossos momentos bonitos, porém por mais preciso que seja o nosso relatório ele não registrará todos os sorrisos e alegria dos momentos vividos.


4 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 5

quem somos Breve histórico O 13ºSE GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU (GEU) foi autorizado a funcionar em 03 de março de 1983, com o nome de Grupo Escoteiro Universal, recebendo o numeral 13 da Região de Sergipe. Posteriormente a denominação foi alterada pois muitos achavam que fosse um Grupo denominacional vinculada à Igreja homônima. As primeiras promessas foram realizadas na sexta-feira 13 de maio de 1983, na Gruta da Pedra Furada, Município de Laranjeiras (Sergipe/Brasil), sendo esta a nossa data de fundação. O início do Grupo deu-se com as Patrulhas Raposa e Tucano da Tropa de Escoteiros.

Coeducação O GEU foi o primeiro Grupo Escoteiro em Sergipe a adotar a co-educação, inicialmente com o Ramo Pioneiro (rapazes e moças na faixa etária dos 18 aos 21 anos), depois seguindo-se o Ramo Lobinho (7 a 10 anos) com uma Alcatéia Mista, a Tropa de Escoteiras (11 a 14 anos) e por último a Tropa de Guias Escoteiras (15 a 17 anos). Atualmente trabalha a co-educação em seções mistas.

Nossa missão O Grupo Escoteiro Uirapuru tem por missão a prática do Escotismo tal e qual delineado pela União dos Escoteiros do Brasil de modo a contribuir para o desenvolvimento dos ideais do Movimento Escoteiro, especialmente em Aracaju.

Nossa visão “Ser reconhecido pela comunidade Aracajuana e pelos órgãos integrantes do Movimento Escoteiro nos diversos níveis como referência na prática do Escotismo”.

Nossa meta Ser um Grupo Escoteiro completo, composto por seções de todos os ramos, com uma Diretoria atuante, pais participativos e todas as condições materiais para a prática do Escotismo.


6 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

nossa gente Lobinhos e lobinhas

As crianças dos 7 aos 10 anos têm na Alcateia muita diversão com um propósito sério. Em nosso Grupo funciona uma Alcateia Mista, foi a primeira Alcatéia Mista de Sergipe e uma das primeiras do Brasil, a qual é chefiada por Aldenise, que está no GEU desde escoteira, possui o nível básico de formação.

Escoteiros e escoteiras

As meninas e os meninos de 11 a 14 anos integram, em nosso Grupo, uma Tropa Escoteira Mista, com as Patrulhas funcionando de forma mista. . A Chefe da Seção é a Ch. Ana, portadora de IM (Curso Avançado), sendo auxiliada por Vandeilson, mais conhecido como “Peu”, que iniciou a sua vida escoteira na Bahia

Seniores e guias

Dos 15 aos 18 anos, os rapazes e moças integram a Tropa Sênior, no caso do GEU uma tropa mista. O Chefe desta Seção é Carlos Nascimento, portador da IM.

nossos parceiros A nossa principal parceria é com os pais que apoiam o nosso trabalho, e com o SEST SENAT Aracaju que nos cede as instalações para desenvolvermos as nossas atividades. Porém ao longo de 2014 tivemos o apoio de outras instituições como a TV Sergipe que auxiliou na divulgação da campanha Doe o seu Celular; da Faculdade Maurício de Nassau, do Fisk e Secretaria Municipal do Meio Ambiente que apoiaram a Campanha doe o seu celular servindo de ponto de coleta.

nossos reconhecimentos Coroando o ano de atividades recebemos da União dos Escoteiros do Brasil os prêmios Grupo Escoteiro Padrão Prata e Aurélio Azevedo Marques. O prêmio Grupo Padrão é uma forma de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcançam um padrão mínimo de qualidade nas áreas de administração, formação de adultos, aplicação do método escoteiro, participação na comunidade, divulgação do Movimento Escoteiro e avaliação de atividades. Já o prêmio Aurélio Azevedo Marques é um reconhecimento ao trabalho de divulgação do Escotismo e crescimento do efetivo do Grupo. Também recebemos o prêmio destaque Regional dos Escoteiros do Brasil/Sergipe em três categorias: atividades regionais, atividades comunitárias e registro, sendo o único a conseguir este feito.


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 7

nosso efetivo Evolução do efetivo registrado na União dos Escoteiros do Brasil. No total de 2014 estão computados dois membros que se transferiram para um Grupo Escoteiro em outro estado.

47 38 29 24 18

2010

2011

2012

2013

2014


8 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 9

o que FAZEmos N

ós não (somente) ajudamos velhinhas a atravessar a rua, ou talvez alguns dos nossos membros tenham até feito isto, e não só para velhinhas e velhinhos, mas tenham ajudado a crianças, pessoas com deficiência,e todos quantos tenham necessitado de ajuda para atravessar a rua, porém esta não é a nossa única atividade, fazemos muito mais que isto, inclusive até nos preparamos para fazer estes e outros serviços para quem precise, quer seja uma pessoa, uma comunidade, a cidade ou ações que geram impacto para uma comunidade muito maior, e assim contribuir para um mundo melhor. Durante 2014 fizemos muitas atividades, e isto fez com que fossemos reconhecidos, muito mais que conhecidos.


1 0 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

cultura DOIDIMPíADAS 22/FEV

GINCANA GEUNINA 21/jun

DIA mundial DO brincar 21/mai

Uma competição esportiva, ou quase, que reune “países” inventados, juntamente com as suas roupas típicas, hino e bandeira, numa mostra de pura criatividade dos participantes, que disputam esportes malucos, como o remo sobre skate, cuspe a distância, dentre outros. A imaginação corre solta, e todos correm para o Absurdistão, país sede permanente destes jogos.

A Gincana GEUnina é uma celebração às tradições de Sergipe, e um momento de congraçamento da família UIrapuru, pois todos se reunem em equipes num evento que conta com a efetiva participação dos pais. As atividades da Ginacana compreendem jogos tradicionais do período, a exemplo da corrida de saco e quebra-pote ( a mais esperada), assim como tarefas especialmente elaboradas, além do tradicional casamento do tabaréu, culminando com a quadrilha improvisada. É claro que não pode deixar de faltar as comidas típicas e o movimentado bingo junino que premia os vencedores com balaios..

O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar! Este brincar não é um brincar qualquer, mas aqueles que promovem a socialização, a criatividade, a inclusão, as regras, etc. Nós do GEU aproveitamos a data para fazer uma reunião especial sobre o tema, aproveitando para convidar crianças e jovens não escoteiras a vivenciar isto.


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 1 1

DIA DO FOLCLORE 23/ago

GEULLOWEEN 01/NOV

PROGRAMA DE AUDITÓRIO 20/dez

No mês de agosto nós dedicamos uma data à atividades relacionadas como as nossas tradições folcloricas, usualmente é o sábado mais próximo ao 22 de agosto, Dia do Folclore. Jogos, canções, parlendas, brincadeiras tradicionais, muitas das quais os nossos membros desconhecem, são apresentadas à crianças e jovens que vivenciam atividades lúdicas que usam objetos simples, ou às vezes nem precisam deles, tal qual faziam seus pais e avós nos tempos que era até possível brincar nas ruas.

A origem do GEUlloween foi uma festa de halloween organizada por escoteiros, porém, com o passar dos anos, e lá se vão quase duas décadas, a atividade foi mudando até se tornar o que é hoje, um misto de gincana com festa a fantasia, na qual o que vale é a criatividade, especialmente nos anos temáticos. O melhor é que a cada ano que passa contamos com um maior envolvimento dos pais que colaboram não só com as comidas e bebidas, mas com a realizaçãoo da atividade em si, por exemplo ajudando a maquiar e vestir os participantes.

A nossa mais tradicional atividade é um misto de confraternização com show de talentos. A cada ano membros do GEU se apresentam em busca da estrela de prata, o prêmio para o vencedor, mas não é só isto, tem também o tradicional amigo secretíssimo no qual a criatividade é posta a prova, o bingo natalino, que muito mais que arrecadar recursos para o Grupo é uma grande farra, e por fim a confraternização propriamente dita que marca o encerramento das ativdades no ano.


1 2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

MEIO AMBIENTE DOE SEU CELULAR

Doe seu celular’ é uma campanha de conscientização ambiental que a UEB lançou em parceria com a Reciclecel. Estima-se que existam nas casas brasileiras mais de 150 milhões de celulares parados e que cada família tem pelo menos 2 celulares parados. Infelizmente, só 2% dessa quantia é reciclada. Por isso é importante conscientizar o público sobre a importância de dar um destino correto para os celulares antigos e em desuso. O GEU participou ativamente deste projeto tendo arrecadado 207 celulares e sendo alvo de reportagem na TV Sergipe (afiliada Globo) e jornais locais, conseguindoa adesão de parceiros como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Faculdade Maurício de Nassau e Fisk.

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica - MUTECO é uma atividade nacional escoteira descentralizada. Anualmente os Escoteiros do Brasil em suas unidades locais desenvolvem atividades ambientais sob um tema comum, em 2014 foi Terra: Construindo o mundo que queremos. O GEU é o único Grupo Escoteiro de Sergipe que participou de todas as edições deste evento, e em 2014 trabalahmos a reciclagem tendo os escoteiros construído um banco e pufs utilizando garrafas PET.

MUTECO 07/JUN

“A felicidade é obtida ao se enfrentar dificuldades, mas a vida é insatisfatória quando os esforços são dirigidos somente para si mesmo; o serviço ao próximo é o que realmente propícia a grande recompensa”.

Baden-Powelll


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 1 3

COMUNIDADE mutcom 27/SET

O 16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade - em especial com as comunidades abrangidas pelos Grupos Escoteiros espalhados por todo o território nacional. O MutCom é uma oportunidade de proporcionar aos jovens atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, no intuito de promover a formação do indivíduo que queremos entregar à sociedade. Em 2014 a atividade teve como tema “Viver a Melhor Idade”, e nós do GEu propiciamos um encontro de gerações com os membros juvenis trazendo seus avós para participar, e não apenas serem espectadores, de uma série de atividades.

DIA DE DOAR 06/dez

Em 2014 foi realizado pela segunda vez a versão brasileira do Giving Tuesday, como o nome de Dia de Doar, celebrado no dia 02 de dezembro, durante a semana o nosso Grupo fez arrecadação de livros, pois quisemos doar cultura. Por problemas operacionais a fizalização da arrecadação foi feita no dia 6 de dezembro.

BANGEU 13/DEZ

O ano no GEU não se encerra sem que façamos uma visita à nossa antiga capital, São Cristóvão, e especialmente ao Lar Isaías Gileno possibilitando aos nossos membros juvenis o contato com a realidade daqueles que, mesmo tendo família, têm que viver em uma casa de acolhimento. Neste dia levamos presentes, comidas especiais, e sobretudo atenção.


1 4 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

social DIA DA MULHER/30 ANOS DE COEDUCAÇÃO 08/MAR

Aproveitamos a data de celebração do Dia Internacional da Mulher para comemorar os 30 anos de coeducação em nosso Grupo Escoteiro, que foi o pioneiro em Sergipe. Membros juvenis, mães e antigas escoteiras se reuniram para, juntamente com os meninos e os mais crescidinhos festejar esta data duplamente marcante.

aniversário do geu/dia das mães 10/MAI

Celebramos antecipadamente o dia das mães (11 de maio) e o aniversário do nosso Grupo (13 de maio) com a cerimônia de retorno do lenço tradicional, pois até esta data estavamos usando o lenço comemorativo dos 30 anos do GEU.

dia dos pais 09/AGO

No sábado que antecedeu o dia dos pais reunimos pais e filhos para comemorar a data realizando atividades em conjunto. Pais e filhos se divertiram juntos, cooperaram e juntos viveram atividades escoteiras.


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 1 5

cidadania desFILES CÍVICOS 31/AGO e 07/SET

Participamos dos desfiles cívicos comemorativos ao Dia da Independência. No dia 31 de agosto na Rua Bahia estivemos presentes no evento promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju e no dia 07 de setembro participamos da parada cívico-militar promovida pelo Governo do Estado de Sergipe na Avenida Barão de Maruim em Aracaju.

culinaria CUCA 27/NOV

O CUCA - Concurso Uirapuru de Culinaria para Acampamentos é um desafio culinario para para as equipes participantes, as quais dispões de apenas 1h30min para preparar uma refeição completa, incluindo sobremesa deixando o ambiente e materiais totalmente limpos. A Patrulha Falcão foi a vencedora do CUCA deste ano.


1 6 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U

SEST SENAT copa sest senat DE FUTEBOL SOCIETY 19/mai

Mais uma vez tivemos a honra de constituir o pelotão de bandeiras na abertura da fase sergipana da Copa SEST SENAT de Futebol Society, prestigiando esta atividade do nosso grande parceiro, ao memso tempo em que reafirmamos nossos vínculos com a instituição.

dia das crianças no sest senat 19/out

Participamos ativamente das atividades promovidas pelo SEST SENAT Aracaju em comemoração ao Dia das Crianças aproveitando a ocasião para fazer a divulgação do nosso Grupo Escoteiro.


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 1 7

nacional congresso nacional escoteiro 01-04/MAI

O XX Congresso Nacional Escoteiro foi realizado em Belo Horizonte-MG e o GEU esteve representando através da Chefe Aldenise, que também participou na qualidade de delegada da Região de Sergipe da reunião da Assembleia Nacional Escoteira, um dos eventos integrantes da programação do Congresso.

ENED 12-14/set

O X ENED - Encontro Nordeste de Escotista e Dirigente Escoteiros foi realizado pela primeira vez em Aracaju, e o GEU marcou presença desta atividade na qual foram apresentados e discutidos importantes temas para o Escotismo Nordestino. Além da participação efetiva das Chefes Aldenise e Ana, tivemos participação parceial e também indireta do Ch. Nascimento que foi autor do logotipo do evento.

joti 18-19/out

O JOTI - Jamboree na Internet é um atividade mundial que reúne no terceiro final de semana de outubro escoteiros de todo o mundo porpiciando encontros via internet. O nosso Grupo participa do evento desde a sua segunda edição, quando o acesso à internet era limitado e a participação de Grupos Escoteiros do Brasil ainda era rara.


1 8 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

AR LIVRE VERÃO ESCOTEIRO

Como forma de proporcionar atividades para aqueles que durante as férias escolares não viajaram ou retornaram antes o nosso Grupo realiza anualmente o Verão Escoteiro Uirapuru, um conjunto de atividades informais normalmente relacionadas ao verão.

GINCANA DE PESCA ESCOTEIRA 11/jan

A Gincana de Pesca Escoteira foi a atividade que deu origem ao Verão Escoteiro, e lá se vão décadas. Neste ano a Gincana foi realizada no local conhecido como Atalainha na Atalaia Nova, Município de Barra dos Coqueiros e contou também com a partcipação dos pais. A Alcateia foi a equipe vencedora da Gincana.

um dia no parque 18/jan

O Parque da Cidade, localizado na Zona Norte de Aracaju, é uma APA - Área de Proteção Ambiental, reminiscente da Mata Atlântica, além da natureza exuberante o espaço conta com zoológico, e teleférico., além das trilhas, proporcionando um espaço fantástico para atividaes escoteiras. dentro da malha urbana de Aracaju.


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 1 9

AR LIVRE ESCOTEIRO por um dia 05/04

unicampo 2014 18-21/abr

bivaque ebal 18/jul

Promovida pela Região Escoteira de Sergipe esta atividade tem o objetivo de divulgar o Movimento Escoteiro. Em 2014, como forma de apoiar a interiorização do Escotismo, foi realizada na cidade de Rosário do Catete, reunindo participantes de três Grupos Escoteiros além do GEU. Nossas patrulhas se destacaram na participação.

O Unicampo é o acampamento geral do GEU, em um único campo se reúnem todas as seções. Esta edição foi realizada na Fazenda Brilho Verde localizada no munic´pio de Salgado, um espaço com matas nativas e uma infra-estrutura que nos proporcionou realizar excelentes atividades.

En virtude do cancelamento do ARRES - Acampamento Regional do Ramo Escoteiro de Sergipe, o nosso Grupo, juntamente com o 7ºSE G.E. Baden-Powell realizaram um bivaque no EBAL em São Cristóvão com uma movimentada programação. ESta foi a nossa última atividade de campo com a participação do Ch. Orlando do 7ºSE que viria a falecer no final de 2014.


2 0 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 2 1

COMO FAZEmos “O saber agir se aproxima da noção de competência, ou seja, capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho” Gondim, S. M. G. e Cols. (2003). Perfil Profissional, Formação Escolar e Mercado de Trabalho segundo a Perspectiva de Profissionais de Recursos Humanos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 3 (2), pp 119 – 152

Mais importante do que o que fazemos é como fazemos, isto implica em compromissos dos quais não abrimos mão, especialmente aqueles que estão relacionados com a transparência, fundamentos do escotismo e participação da família. Em nosso Grupo Escoteiro prezamos por uma padrão de qualidade nas atividades que fazemos, tudo é pensado, planejado e executado visando propiciar para os membros e para a comunidade uma excelência no fazer. O resultado disto pode ser medido nos prêmios que recebemos tanto da Diretoria Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, quanto da região Escoteira de Sergipe, sendo o único Grupo Escoteiro a receber o prêmio destaque regional nas três categorias: atividades regionais, participamos de todas as realizadas; atividades comunitárias, e registro, além de termos feito tempestivamente o registro junto à União dos Escoteiros do Brasil também registramos crescimento.


2 2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

adultos voluntários Apesar de não termos tantos quantos desejamos ter, o nosso Grupo contou ao longo de 2014 com uma equipe de adultos voluntários comprometidos e em constante capacitação. Temos os dois únicos adultos com Curso de Insígnia de Madeira (último curso da linha de formação para voluntários escoteiros) na Região de Sergipe, em atividade no nível local, um dos quais capacitado para Dirigir Cursos de Insígnia de Madeira. Os novos voluntários não necessitam recorrer a ajuda externa com Assessor Pessoal de Formação, pois temos em nosso Grupo em número suficiente para assessorar novos formandos, tanto na linha de dirigente institucional, quanto escotista (atuação técnica)

envolvimento dos pais Desde a primeira entrevista, quando da inscrição de um membro juvenil em nosso Grupo, deixamos claro que são os pais que estão se associando, e que é essencial a participação deles na vida do Grupo Escoteiro. Hoje dizermos que o GEU é uma família não é uma mera figura de retórica, contamos com a participação efetiva dos pais, uns mais, outros menos, na vida do Grupo, isto influi efetivamente na qualidade do Escotismo que praticamos. E o melhor é que hoje percebemos que há um envolvimento que ultrapassa as relações com o Grupo, mas há um relacionamento entre as diversas famílias que compõem a grande Família Uirapuru.


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 2 3

PROGRAMA educativo

Em nosso Grupo o Programa Educativo é plenamente aplicado, nenhum dos seus aspectos é deixado de lado. Especial enfase é dada à aplicação do método escoteiro, buscamos que cada um dos seus componentes seja totalmente aplicado através de atividades desafiadoras que propiciem experiências que dão lugar a uma aprendizagem efetiva e despertam interesse por desenvolvê-las. Por isso dizemos que são desafiantes, úteis,recompensantes e atraentes.

RECURSOS ADEQUADOS Para a melhor aplicação do programa buscamos ter os recursos adequados, sejam materias, sejam humanos. Isto possibilita que façamos atividades atraentes divertidas e variadas. No tocante a recursos humanos em 2014 contamos com a colaboração de diversas pessoas que se somaram ao nosso Grupo para a aplicação do programa educativo, a exemplo dos guarda-vidas do SEST SENAT- Aracaju, que atuaram como examinadores e instrutores de especialidades, do estudantes do Curso de Nutrição da UFS, de pais e mães. Quanto aos recursos materiais buscamos ter ou conseguir por empréstimo tudo aquilo que for preciso para o desenvolvimento das atividades.


2 4 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Calendário de Atividades 2014 JANEIRO 17

Verão Escoteiro

Parque da Cidade

24

Verão Escoteiro

Atalaia Nova

31

Verão Escoteiro

CCTECA-Planetário

FEVEREIRO 07

Verão Escoteiro

SEST SENAT

21

Retorno às atividades

SEST SENAT

MARÇO ABRIL 25

Escoteiro por um Dia

Parque dos Cajueiros

MAIO 1-3

Unicampo

Salgado

09

Comemoração do Dia das Mães SEST SENAT e aniversário do GEU

13

Aniversário do GEU JUNHO

27

Gincana GEUnina e Bingo Junino SEST SENAT JULHO

04

MUTECO


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 2 5

AGOSTO 08

Comemoração do Dia dos Pais

15-16

ELO Nacional

22

Reunião Especial/Dia do Folclore

SEST SENAT

SEST SENAT

SETEMBRO 07

Desfile da Independência

19

MutCom

26

Clean Up the World

Aracaju

OUTUBRO 11-12

Reservado acampamentos de seção

17

JOTI - Jamboree na Internet NOVEMBRO

07

GEUlloween

SEST SENAT

DEZEMBRO 05

BANGEU

São Cristóvão

12

Programa de Auditório e Bingo Natalino

SEST SENAT

19

Recesso


2 6 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Demonstrativo Financeiro Exercício 2014 Ativo Mensalidades

3.435,00

Registro

483,00

Campanhas

250,00

Diversos

7,60

Loja GEU

727,60

Superavit 2013

2.877,69

TOTAL

7.780,89

Passivo Registro 2014

965,70

Registro 2015

513,60

Transporte

120,00

Material de Consumo

47,90

Material permanente

397,62

Loja GEU

271,35

Diversos

1.200,52

Superavit 2014

4.264,20

TOTAL

7.780,89


1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 4 | 2 7

GRATOS

GRATÍSSIMOS “ Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão”. - Jean de La Bruyère O nosso sucesso foi conseguido graças à colaboração de várias pessoas, às quais queremos agradecer profundamente. Primeiro aos nossos membros juvenis pelo amor e dedicação ao Grupo. Aos nossos voluntarios adultos que se desdobram entre os afazeres pessoais e profissionais e sempre arranjam tempo para dedicar-se não só ao GEU, mas ao Escotismo. de uma forma em geral . Aos pais e mães que se somaram ao Grupo fazendo com que Família Uirapuru fosse muito mais que uma retórica. Por fim, porém não muito importante a todos aqueles que fazem o SEST SENAT Aracaju, em especial a Danielle Queiroz, a diretora, Luciana Melo, coordenadora do SEST e Sérgio Juraci, “o cara” dos Esportes e Lazer


www.escoteiros.tk facebook.com/geuirapuru13se geuirapuru13se@gmail.com reuni천es: Av. Tancredo Neves, 5657 SEST SENAT Bairro Capucho - Aracaju-SE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.